A honra, sempre presente nos filmes da cultura oriental, está bem aqui representada através dos diversos sacrifícios que os personagens fazem durante o filme, sempre em prol de algo maior. O meu destaque fica para a cena final.
As belas paisagens chinesas foram retratadas com tomadas panorâmicas e com cores predominantemente enaltecidas. Destaque para a cena dos bambus, onde os personagens também usavam roupas verdes, um belo exemplo de tom sobre tom, num tipo de camuflagem
Jane March é fascinante no papel de uma pobre adolescente francesa que na década de 1920 conhece um importante e abastado diplomata chinês (Tony Leung) durante uma travesia do rio Mekong. Fascinada pela riqueza e elegância dele, a jovem deixa-se levar pela vertigem do amor e os dois envolvem-se numa relação clandestina e tórrida. Mas se os amantes conseguem ultrapassar as diferenças de idade, raça e classe, a sociedade colonial francesa da Indochina jamais permitirá que se ultrapassem as diferenças culturais.
Quem não conhece terá uma grande surpresa neste filme que consagrou o futuro diretor de "O Último Tango em Paris" e "O Último Imperador". É muito ousado na sua temática, realizado com sensibilidade e elegância. É brilhante.
Não tem muita ação, nem artes marciais, mas é um thriller psicológico muito bem realizado e que merece ser descoberto. Hoje já considerado um clássico do gênero.
Um filme espetacular, em que, num momento de sublime autoconsciência crítica, um letreiro invade a tela: ESTE FILME DEVERIA SE CHAMAR ‘OS FILHOS DE MARX E COCA-COLA'. Jean-Luc Godard é e sempre foi um gênio político aplicado no próprio cotidiano!
Em Como era verde meu vale, Ford colocou a questão da degradação do ambiente muito antes do primeiro ecologista. Sua visão da questão social no filme tem uma maturidade que deve irritar os esquerdistas esquemáticos.
Eu acompanhei pelos noticiários esse fato e até onde eu me lembro o filme retrata bem o ocorrido. Não sei se era o caso para o Oscar mas o filme é mesmo bom.
Para quem passou pelo momento e quer revivê-lo. Para quem nasceu muitos anos depois e quer entendê-lo, mesmo que na sua essência indescritível. Tropicália é um filme para ser visto com olhos atentos, ouvido com deleite saudosista e experimentado com o espírito da novidade constante, que o movimento jamais perdeu.
Fortemente inspirado pelos filmes neo-realistas de Roberto Rossellini, Bergman utilizou locações reais e abordou temas polêmicos, como o aborto ilegal e a ineficácia dos reformatórios.
Através da magia da montagem cinematográfica com astros famosos do passado, em cenas extraídas de filmes dos anos 40, o filme conta uma história atual, com um ótimo roteiro.
Um dos grandes clássicos do cinema noir. É um daqueles filmes sombrios, magistralmente narrado em flashbacks e cujos meandros da trama vão se tornando cada vez mais abstratos e secundados pelo clima.
A fotografia escura, a direção de arte opressiva, os enquadramentos claustrofóbicos e a trilha sonora solene ajudam a sublinhar estes sentimentos familiares represados, entalados na garganta, prestes a explodir. O diretor e roteirista James Gray, o mesmo de Fuga Para Odessa, conduz este seu segundo longa-metragem de maneira sóbria, linear, sem cair na tentação fácil do momento espetacular. Resiste à correria e enfatiza o drama interior do personagem principal. O resultado é um filme maduro, introspectivo como o protagonista que retrata. Um trabalho adulto, de poucas concessões, que abre mão das fórmulas prontas que o tema facilmente poderia proporcionar.
Roma, Cidade Aberta, quase sessenta anos após sua realização, continua a ser um dos momentos mais fortes da história do cinema. O impacto estético conseguido por Rossellini, nasce, por um lado, de uma violenta absorção da realidade, e, por outro, de uma construção dramática que foge inteiramente às regras de um cinema narrativo então hegemônico.
Um filme pueril, para não dizer infantilóide, mas divertido para quem embarcar nesse tipo de deleite descompromissado da bagunça. E a falta de rigor narrativo, o descaso total pela verossimilhança, todos esses elementos transformam Os Últimos Dias do Mundo num tipo de produto anacrônico, nem muito adulto nem juvenil, nem exatamente comercial nem “cult”., ou seja, é Cinema Fantástico.
Alguns filmes são, sim, imortais. Passam-se anos, décadas, mas a sua força narrativa de ganha qualquer tipo de espectador, a qualquer tempo. Fúria Sanguinária, clássico absoluto dos chamados “filmes de gângster”, entra facilmente nessa lista. Raoul Walsh mostra que o cinema pode ser conciso, claro e poderoso ao mesmo tempo.
O filme Amém, dirigido pelo diretor grego Costas-Gavras, apresenta uma crítica às autoridades, seja ela militar ou religiosa. A “acusação” principal é dirigida ao Papa Pio XII, por se calar durante a 2º Guerra Mundial em meio ao holocausto alemão. ÓTIMO
Trata-se de um filme perturbador. Dividido em três partes - Inferno, Purgatório e Paraíso -, aborda a força dos símbolos visuais e a sua manipulação na chamada "Era das Imagens" em que vivemos.
O Clã das Adagas Voadoras
3.8 367 Assista AgoraA honra, sempre presente nos filmes da cultura oriental, está bem aqui representada através dos diversos sacrifícios que os personagens fazem durante o filme, sempre em prol de algo maior. O meu destaque fica para a cena final.
As belas paisagens chinesas foram retratadas com tomadas panorâmicas e com cores predominantemente enaltecidas. Destaque para a cena dos bambus, onde os personagens também usavam roupas verdes, um belo exemplo de tom sobre tom, num tipo de camuflagem
O Amante
3.8 149Jane March é fascinante no papel de uma pobre adolescente francesa que na década de 1920 conhece um importante e abastado diplomata chinês (Tony Leung) durante uma travesia do rio Mekong. Fascinada pela riqueza e elegância dele, a jovem deixa-se levar pela vertigem do amor e os dois envolvem-se numa relação clandestina e tórrida. Mas se os amantes conseguem ultrapassar as diferenças de idade, raça e classe, a sociedade colonial francesa da Indochina jamais permitirá que se ultrapassem as diferenças culturais.
O Conformista
4.1 84 Assista AgoraQuem não conhece terá uma grande surpresa neste filme que consagrou o futuro diretor de "O Último Tango em Paris" e "O Último Imperador". É muito ousado na sua temática, realizado com sensibilidade e elegância. É brilhante.
Conflitos Internos
4.0 111Não tem muita ação, nem artes marciais, mas é um thriller psicológico muito bem realizado e que merece ser descoberto. Hoje já considerado um clássico do gênero.
Masculino-Feminino
3.9 159 Assista AgoraUm filme espetacular, em que, num momento de sublime autoconsciência crítica, um letreiro invade a tela: ESTE FILME DEVERIA SE CHAMAR ‘OS FILHOS DE MARX E COCA-COLA'. Jean-Luc Godard é e sempre foi um gênio político aplicado no próprio cotidiano!
Sozinho Contra Todos
4.0 313Forte e perturbador.
Como Era Verde Meu Vale
4.1 152 Assista AgoraEm Como era verde meu vale, Ford colocou a questão da degradação do ambiente muito antes do primeiro ecologista. Sua visão da questão social no filme tem uma maturidade que deve irritar os esquerdistas esquemáticos.
Argo
3.9 2,5KEu acompanhei pelos noticiários esse fato e até onde eu me lembro o filme retrata bem o ocorrido. Não sei se era o caso para o Oscar mas o filme é mesmo bom.
Tropicália
4.1 289Para quem passou pelo momento e quer revivê-lo. Para quem nasceu muitos anos depois e quer entendê-lo, mesmo que na sua essência indescritível. Tropicália é um filme para ser visto com olhos atentos, ouvido com deleite saudosista e experimentado com o espírito da novidade constante, que o movimento jamais perdeu.
Potiche - Esposa Troféu
3.5 163Como uma brincadeira que homenageia um tempo passado, a emancipação da “mulher objeto”.
Porto
3.6 16Fortemente inspirado pelos filmes neo-realistas de Roberto Rossellini, Bergman utilizou locações reais e abordou temas polêmicos, como o aborto ilegal e a ineficácia dos reformatórios.
Cliente Morto Não Paga
3.7 64 Assista AgoraAtravés da magia da montagem cinematográfica com astros famosos do passado, em cenas extraídas de filmes dos anos 40, o filme conta uma história atual, com um ótimo roteiro.
Adorável Vagabundo
4.0 42 Assista AgoraO filme é uma mistura de humor e drama e sentimentalismo. um pouco longo, mas irresistível.
Viver
4.4 166 Assista AgoraUma reflexão sobre a morte focando o inferno da vida.
Persuasão
3.6 60Não li o livro da Jane Austen mas o filme até que é bom considerando o estilo dela.
Os Assassinos
3.8 61 Assista AgoraUm dos grandes clássicos do cinema noir. É um daqueles filmes sombrios, magistralmente narrado em flashbacks e cujos meandros da trama vão se tornando cada vez mais abstratos e secundados pelo clima.
Caminho Sem Volta
3.4 52A fotografia escura, a direção de arte opressiva, os enquadramentos claustrofóbicos e a trilha sonora solene ajudam a sublinhar estes sentimentos familiares represados, entalados na garganta, prestes a explodir. O diretor e roteirista James Gray, o mesmo de Fuga Para Odessa, conduz este seu segundo longa-metragem de maneira sóbria, linear, sem cair na tentação fácil do momento espetacular. Resiste à correria e enfatiza o drama interior do personagem principal. O resultado é um filme maduro, introspectivo como o protagonista que retrata. Um trabalho adulto, de poucas concessões, que abre mão das fórmulas prontas que o tema facilmente poderia proporcionar.
Roma, Cidade Aberta
4.3 119 Assista AgoraRoma, Cidade Aberta, quase sessenta anos após sua realização, continua a ser um dos momentos mais fortes da história do cinema. O impacto estético conseguido por Rossellini, nasce, por um lado, de uma violenta absorção da realidade, e, por outro, de uma construção dramática que foge inteiramente às regras de um cinema narrativo então hegemônico.
Les Derniers Jours Du Monde
3.1 15Um filme pueril, para não dizer infantilóide, mas divertido para quem embarcar nesse tipo de deleite descompromissado da bagunça. E a falta de rigor narrativo, o descaso total pela verossimilhança, todos esses elementos transformam Os Últimos Dias do Mundo num tipo de produto anacrônico, nem muito adulto nem juvenil, nem exatamente comercial nem “cult”., ou seja, é Cinema Fantástico.
O Jardim de Cimento
3.8 65É mesmo muito perturbador e no filme tudo parece tão natural.
Fúria Sanguinária
4.2 56 Assista AgoraAlguns filmes são, sim, imortais. Passam-se anos, décadas, mas a sua força narrativa de ganha qualquer tipo de espectador, a qualquer tempo. Fúria Sanguinária, clássico absoluto dos chamados “filmes de gângster”, entra facilmente nessa lista. Raoul Walsh mostra que o cinema pode ser conciso, claro e poderoso ao mesmo tempo.
Amém
4.0 94 Assista AgoraO filme Amém, dirigido pelo diretor grego Costas-Gavras, apresenta uma crítica às autoridades, seja ela militar ou religiosa. A “acusação” principal é dirigida ao Papa Pio XII, por se calar durante a 2º Guerra Mundial em meio ao holocausto alemão. ÓTIMO
An ordinary execution
3.2 6Filme permeado com uma realidade angustiante sobre um período histórico que está insuficientemente compreendido na Rússia de hoje.
Nossa Música
3.8 35Trata-se de um filme perturbador. Dividido em três partes - Inferno, Purgatório e Paraíso -, aborda a força dos símbolos visuais e a sua manipulação na chamada "Era das Imagens" em que vivemos.