Até que limites iremos em nome dos nossos sonhos? Personagens como Sara do qual seu sonho era mostrar ao mundo o que se orgulhava em sua vida(filho, marido), e em nome deste sonho todas as dificuldades possíveis lhe seriam pequenas ao tamanho poder deste sonho. Harry, Marion e Tyrone seduzidos por dinheiro fácil, para assim realizarem a felicidade que tanto sonhavam, tiveram para si, diferentes destinos, mas todos eles tão deprimentes e sórdidos, onde o vicio e os diversos problemas desencadeados, transformaram-os em escravos, seja de heroína e suas consequências, seja de lembranças. Até que limites iremos em nome dos nossos sonhos?
Novamente grace, na tentativa de igualdade, liberdade, fraternidade essas coisas, repete seu erro, sem saber que o esta fazendo, refletindo agora o filme sobre a escravidão, se achega novamente o dilema, seja em dogville o da segurança/vigilância, como em manderlay; liberdade/ escravidão, sendo estes dilemas, redundantes e parecidos, o enredo que se encaminha o filme é instigante, um filme que em relação ao anterior dogville, reflete a importância da singularidade para um coletivo e vice-versa, coisa da qual grace acaba suprimindo sem saber, construindo em seu poder, uma ditadura, seja essa ditadura propondo uma democracia, a voz da maioria, que acaba abafando minorias naquele circulo de pessoas. Divididos por personalidades, que por impressões, são confundidos. As vezes o que os olhos vêem não é o que se esta mostrando.
A segurança tem um preço. Preço este que é pago de modo contraditório, seja na pequena cidade, seja em capitais, condicionando nossa relação social pela vigilância; "estou te protegendo e você me protege" essa é a norma, o seu lado aceitável socialmente, mas esconde em sua manga um outro objetivo; pra ser livre tende ser preso, ser se preciso punido, se ir contra o que esta instituído socialmente, segurança, cárcere, duas coisas em uma só. Vingança é poder estar seguro de que a segurança que se tem não irá contra si mesmo, no caso de Grace, fugindo de sua origem, indo contra ao que sempre viveu, buscando algo novo, a paz talvez, encontrando no seu sonho de igualdade e aceitação, a rejeição do próximo, em dois sentidos; o de ser rejeitada; não tendo respeito, sendo dominada pelos desejos coletivos, pela vontade plural, e o desejo de vingar o preço da rejeição; rejeitando assim todos os demais, em nome de sua singularidade abalada. A segurança tem um preço, basta questionarmos a quem ela protege e a quem exerce punição. Dogvile seja hoje ou anos trinta, vivemos sua mensagem ...
Um filme, indigerível. Aflição, agonia, monotonia. Ingredientes de um ser humano a finalizar sua passagem na terra, a ter uma velhice já muito esperada, a lidar com seus males, com a sua morte. Película que vem nos preencher de um vazio existencial, lacuna silenciosa, dor incomunicável, desespero. Resquício de um casal duradouro, de um respeito incompreendido, de um amor, que nada nos remete a sinônimos belos.
Uma constante verdade da vida, que nos encaminha para o nada, uma fagulha da ânsia que temos, diante do que nos é desconhecido, uma tristeza sem porque, tendo enfrente a isso, uma unica e extrema resposta. Morte.
As aventuras de Pi, um filme que, em grande escala, disse muito sobre a solidão, como esta se refugia na distancia, no caso no naufrágio, e como a solidão nos faz lidar com a perda, com a eminente distancia do que nos era habitualmente próximos, Pi ao deparar-se só, só consigo, com os animais, fez de cada animal um dos seus principais elementos de força, dos quais gradualmente foi perdendo, ao decorrer da morte de algum deles, que representavam seus mais fortes pilares, foi fazendo da imensidão marina, sua nova terra. Cada animal ali representado, ao meu ver, deixa explicito cada comportamento humano. A zebra deixa explicito o sofrimento e o ato de suporta-lo, a Orangotango deixa-me claro aquele sentimento em que temos, raríssimas vezes, ou não, de zelo, de cuidado, de afeto, de proteção. A hiena é a perda da lucidez, a loucura, que na circunstancia de Pi era a mais que propicia e livre de repressão, o desespero de uma alma só no oceano. Por fim, o tigre, o nosso antônimo, nosso instinto em conflito com o que nos é dito e permitido, nosso descontrole ao qual queremos doma-lo; no caso de Pi nada de alguma regra imposta, lhe serviria, dando ela vazão ao seu instinto, seu complemento, que ao chegar em terra firme, lhe trai pela floresta a dentro, fazendo com que retorne toda a sua bagagem cultural, ao mundo, ou seja a civilização. Enfim, acho me empolguei, a minha critica foi extensa, mas espero que apreciem intensamente esta sincera analise, desde já vos agradeço !
O modus-operandi deste filme é muito similar a uma tele-novela, apresenta acontecimentos que te fazem acreditar ver uma daquelas novelas mexicanas, demasiadas melosas e com dialogos bem comum a tematica novelistica, em determinados momentos distante de uma linguagem cinematográfica, mostrou-se enfim, uma micro novela de uma hora e pouquinho de duração.
Este filme distópico é um chute na nuca, é de uma certa forma, a intrigante bofetada que tira alguns de uma letargica vida mediocre, um livro que de alguma forma podemos ainda adptar sua mensagem, o exterminio da literatura seja ela: romance,filosófica,informativa,poética etc, é bastante compativel com o que hoje acontece, sendo obviamente, não jogados ao fogo, mas sim abafados ou até relegados e esquecedidos ao olhar da maioria, que busca conforto no meio televiso e na internet, que com a massificação destes instrumentos, que de alguma maneira inteligente poderia ser melhor usufruida por todos, mas que, geralmente, tem seu uso restritamente ligado aos canais mais apelativos e sujos, ou seja, os canais abertos, e no caso da internet, se limitar apenas ao uso de batepapo, youtube, futilidades que não abrangem conhecimento produtivo, sendo infelizmente esta maioria sufocada pelo mal uso destes aparelhos. Fazendo que, a literatura em geral fique fechada a um pequeno grupo social.
"E nunca me senti tão profundo e ao mesmo tempo tão alheio de mim e tão presente no mundo". (Albert Camus)
Esta frase simplesmente sintetiza a vida do personagem henry, e também a vida de Mersault no proprio livro de camus "O estrangeiro",a pelicula parece-me em partes ou em base, tão similar e proximo ao romance de camus, a indiferença, o sentimento prevalecente que é nunca deixar-se estabelecer, não manter uma sedentarização, um condicional modo emocional, como acontece com mersault e também com henry, viver subjetivamente e externamente de um certa forma nomade, assim permanecer em um eterno e intermitente "Desapego".
Agora fazendo uma breve analise contextual do filme, pois bem, o filme é carregado da temática pungente do fracasso profissional, existencial, comportamental de professores e alunos, a esperança de uma vida dedicada aos estudos e informações que tem por principal anseio, ensinar a olhar uma realidade que em si é tão hiper-idealizada, para que de forma critica os demais alunos observem o que em si é verdadeiro, a inexcrupulosa realidade mundana que tende a camuflar-se sobre a farda da ignorancia e de uma ideia idealizada de fututo da qual o enraizado slogan é: " Tudo vai dar certo"! Ai tem uma certa inconpatibilidade,os anacronicos discursos, onde tudo tende a cair o pesado fardo para ao educador, muitos dos quais, que no filme, foi exposto com exatidão, pais e filhos carregados de um discurso onde a culpa não seja do comportamento do filho mas tende a ser do professor e não de uma educação familiar onde se mostra a constante negligencia e que não tem o devido acompanhamento e observação na personalidade dos filhos em casa. Tudo isto resultante, não só do sistema educacional ineficaz, onde mostra uma indiferente maioria dos diretores e professores em relação a educação, mas também de uma certa inconsciencia social do papel e da importancia que tem a educação, tendo quase sempre frustado suas espectativas de ensino o bom educador e a escola são reduzidos aquela velha e conservadora opinião, da qual "Terminado a vida escolar nuncar mais quero pisar na escola", ou, "Jamais irei ser um professor".
Me excedi um pouco, mas é porque este filme tem uma forte mensagem, seja ela pedagógica, critica, e existencial. Se possivel assistam!!!
Ótimo filme, a base do roteiro em si, mostra que não tem nada de original,ou seja mostra a dicotomia de classes, que é muito enfatizada por muitos filmes. Adicionando a temática infantil, a amizade, seja num chile pré ditadura pinochet, denota uma acentuada diferenciação das estruturas familiares, e também uma certa inocencia, pois, seja gonzalo ou machuca, em sua relação de amizade esquecem as barreiras sociais, para usufruir de uma amizade sincera. O filme é super interessante mostra a iniciação de uma ditadura e seus efeitos em dois extremos da sociedade chilena. Uma pelicula boa pra caralho.
1°O cachimbo representava o cotidiano algo que todos em determinados momentos almejam a distancia, a fuga dos que nos parece preso a monotonia, solidão e fatidica repetidida rotina diaria, mas que não conseguimos ficar uma longa duração distante que já sentimos falta do que nos aflinge e que também nos faz satisfeitos, pois o que seria do humano sem o coditiano? Sem a repetição que parece eterna? Não buscariamos razões, ou interesse em algo novo que faça com que nos desloquemos do que é dessa realidade tão sólida, pesada e em momentos raros tão boa.
2° O nivel do mar se elevando, representa para mim, uma constante adpatação as mudanças do tempo, a caminho da nova reconstrução de nossas vidas, de nossas estruturas existencias e de nosso olhar sobre os demais humanos ou demais coisas que nele compõe. Também denota a uma emerção dos valores antigos, das felicidades, dos desejos, que nos foge a consciencia, e que de certa maneira natural se deixa levar pelas profundezas do nosso incosciente.
3° O quando observamos que nossa dependencia é tamanha ao que nos é habitual, e passamos a nos vestir com as roupas adequadas de mergulho, é que de subito vamos ao encontro de nós mesmos, a nossas lembranças seja elas agradaveis, ou não, mas que passamos a lembrar de nossos principais momentos que marcaram o que esteve enterrado ou submerso.
4° A casa que nada mais é do o tempo e suas mudanças agindo sobre nós seres humanos.
A Casa de Pequenos Cubos é uma espetacular e brilhante estória de importancia do tempo em nossas vidas, indico a todos que ainda não assistiram e também aos já familiarizados que leram este comentário que vejam e revejam, pois é um otimo curta metragem, simples mas com uma mensagem abstrata e reflexiva que nos mostra - novamente enfatizando ao meu modo de ver - uma nova perspectiva de se analizar a doce e amarga vida!
Acho otimo o tema em que este filme propõe mas, não chegou em minhas espectativas o que eu pensei que seria a pelicula, mas não deixa de ser uma boa obra.
Um dos trabalhos mais bem produzidos em que eu tive o prestigio de assistir, Petrov é um eximio diretor, mas como animador usa um metodo um tanto peculiar que impressiona, com as sua pontas dos dedos e seu talento como pintor faz de obras tão marcantes e tão unicas em simplicidade se desenrolar em uma estória, fico atonito com o grandioso talento de petrov em projetar em pintura o que é tão belo em obra literaria. Tanto O velho e o mar e O sonho de um homem ridiculo me deixaram a imaginar o laborioso trabalho em que petrov teve de se empenhar mas com, penso, correspondente esforço, faz transbordar de admiração a todos espero eu, ou a quase todos o que produziu com tanto estima.
Um filme que se distancia do arquetipo familiar tradicional(Patriarcado). Uma familia matriarca, acolhedora e independente. Situado no campo, um lugar onde são muito fixos os valores reacionários, a morte de sua mãe faz com que antonia retorne a antiga morada e mude por completo o cotidiano de varias daquelas pessoas daquele ciclo social fechado na religião e na supremacia masculina. Bem, cada personagem expressa um valor impar na história, começando pela propria antonia, e seguido de muitos outros. Dedo torto um filosofo nietzscheano e schopenhaueriano é um dos personagens mais marcante e peculiar desta trama, seu ateismo, seu pessimismo sobre a vida. Eu fiquei inquieto sobre o que é alimentar essa vida em que todos nos fugimos de um futuro previsível, de uma certeza natural e pertinente que é a morte. Em nossa vida urbana como nos preparamos para "viver", tendo um bom emprego, casa, filhos, até então estamos construindo nosso "projeto de vida", depois desta laboriosa e monótona vida, conseguimos uma "redenção" da realidade de trabalho, nos aposentamos como se a partir dai desfrutaríamos do nosso prazer de viver. Mera ilusão. Bem para não me estender muito, quero parabenizar a diretora e roteirista deste filme Marleen Gorris por tamnho maestria na construção deste bela arte cinematográfica.
Pois bem, Seul contre tous mostra como uma vida incomum, ausente de uma familia constituida e comum tem poder sobre um individio de uma maneira estrondosa suas frustrações amorosas, seu estranho relacionamento com a filha, seus desprazer com a mulher que sustenta um relacionamento, e posteriormente muitas acontecimentos que o faz pensar sobre a sua existencia cada vez mais fudida. A manifestação deste filme excita a pensar que todos os nossos instintos mais primitivos sejam cada vez mais reprimidos pelo o que a civilização nos impoe, como estes principios morais nos prende e que em certos momentos nos dá a vontade de fazer o que os nossos instintos mandam. O filme nada mais é do que essa constante batalha individual do ser humano contra o que seus instintos lhe provocam e a dificudade de se condicionar aos principios exteriores, que a civilização tende a controlar cada ser, muito bom, gaspar noé chega a pontos importantes, e como determinada atitude dessa luta contra si mesmo pode causar proporções catastróficas.
Um documentário forte e polêmico. O enfoque se direciona muito bem as visões de cada localidade,a mutiplicidade cultural, e como cada uma delas encherga o personagem Che Guevara, mostrando que este "ícone" vem carregado de interpretações, sendo elas fiéis a veracidade histórica, ou simplesmente o ato de depositar a crença sem a noção do papel de Ernesto. Sobre a sua história penso eu que é ainda um tanto ambiguo a personalidade de Che até para historiadores. As muitas táticas publicitárias e artisticas que colocam uma visão muito carregada do personagem o elevando de um guerrilheiro argentino a um herói mundial, um simbolo de beleza, e o transformando em um homem tão "bom" e "humano" que o tornam santo, fazendo desta forma que este seja um padrão cravado nas ideias de muitos, que lhe façam de exemplo de como devem ser os todos os seres humanos, os condicionando, os resumindo e relegando a individualidade de cada ser. O documentário mostra como é latente a admiração de pessoas que praticamente desconhecem sua história, como se é levado ao ensino escolar, como se interpreta as ideias de um ser que era comunista, a aceitação de Che como exemplo de luta seja ela cotidiana, ou neo-nazista movem pessoas de ideias extremamente opostas e conflitantes as ideias de Che a aderirem sua imagem como da maneira que mais vos convem, entre tantos outros exemplo. Indico a todos o documentário. Mas também aconselho a fazer uma breve pesquisa histórica sobre o personagem, onde este estava ambientado e como agia na circusntancia histórica em que foi "protagonista", que isso seja para melhor compreenção do que é o homem por trás do mito, e que também possa dar a devida segurança na hora de você decidir "QUAL É O SEU CHE?"
Um eximio curta surrealista. O que interpretei deste curta foi que o homem que tinha as moscas rodiadas sobre sua mão tinha uma gama de personalidades, uma mistura de esquisofrenia com bipolaridade. Com doses metaforicas intensamente confusas, a cena que a mulher tem seu globo ocular sendo cortado, mostrava a cegueira ou simplesmente o sono, e que aquilo tudo havia entrando num mundo onirico e dubio. No momento em que homem está deitado sobre a cama, e o seu eu, ou gemeo o acorda denota que é são sonhos dentro de sonhos e que isso acaba deturpando a noção temporal. Grande cinematografia, confusa, e onirica, em quinze minutos fez eu ter uma analise mais minuciosa do que muitos longas metragens, enfim um filme surrelista do caralho!
Bem, o filme não era o que eu esperava, alguns detalhes fogem do conteudo histórico estudado, mas os detalhes são minimos, herzog teve ótimas ideias e sacadas a colocar no personagem histórico gaspar hauser.
Réquiem para um Sonho
4.3 4,4K Assista AgoraAté que limites iremos em nome dos nossos sonhos? Personagens como Sara do qual seu sonho era mostrar ao mundo o que se orgulhava em sua vida(filho, marido), e em nome deste sonho todas as dificuldades possíveis lhe seriam pequenas ao tamanho poder deste sonho. Harry, Marion e Tyrone seduzidos por dinheiro fácil, para assim realizarem a felicidade que tanto sonhavam, tiveram para si, diferentes destinos, mas todos eles tão deprimentes e sórdidos, onde o vicio e os diversos problemas desencadeados, transformaram-os em escravos, seja de heroína e suas consequências, seja de lembranças. Até que limites iremos em nome dos nossos sonhos?
Febre do Rato
4.0 657POESIA !!!!
Manderlay
4.0 297 Assista AgoraNovamente grace, na tentativa de igualdade, liberdade, fraternidade essas coisas, repete seu erro, sem saber que o esta fazendo, refletindo agora o filme sobre a escravidão, se achega novamente o dilema, seja em dogville o da segurança/vigilância, como em manderlay; liberdade/ escravidão, sendo estes dilemas, redundantes e parecidos, o enredo que se encaminha o filme é instigante, um filme que em relação ao anterior dogville, reflete a importância da singularidade para um coletivo e vice-versa, coisa da qual grace acaba suprimindo sem saber, construindo em seu poder, uma ditadura, seja essa ditadura propondo uma democracia, a voz da maioria, que acaba abafando minorias naquele circulo de pessoas. Divididos por personalidades, que por impressões, são confundidos. As vezes o que os olhos vêem não é o que se esta mostrando.
Dogville
4.3 2,0K Assista AgoraA segurança tem um preço. Preço este que é pago de modo contraditório, seja na pequena cidade, seja em capitais, condicionando nossa relação social pela vigilância; "estou te protegendo e você me protege" essa é a norma, o seu lado aceitável socialmente, mas esconde em sua manga um outro objetivo; pra ser livre tende ser preso, ser se preciso punido, se ir contra o que esta instituído socialmente, segurança, cárcere, duas coisas em uma só. Vingança é poder estar seguro de que a segurança que se tem não irá contra si mesmo, no caso de Grace, fugindo de sua origem, indo contra ao que sempre viveu, buscando algo novo, a paz talvez, encontrando no seu sonho de igualdade e aceitação, a rejeição do próximo, em dois sentidos; o de ser rejeitada; não tendo respeito, sendo dominada pelos desejos coletivos, pela vontade plural, e o desejo de vingar o preço da rejeição; rejeitando assim todos os demais, em nome de sua singularidade abalada. A segurança tem um preço, basta questionarmos a quem ela protege e a quem exerce punição. Dogvile seja hoje ou anos trinta, vivemos sua mensagem ...
Amor
4.2 2,2K Assista AgoraUm filme, indigerível. Aflição, agonia, monotonia. Ingredientes de um ser humano a finalizar sua passagem na terra, a ter uma velhice já muito esperada, a lidar com seus males, com a sua morte. Película que vem nos preencher de um vazio existencial, lacuna silenciosa, dor incomunicável, desespero. Resquício de um casal duradouro, de um respeito incompreendido, de um amor, que nada nos remete a sinônimos belos.
Uma constante verdade da vida, que nos encaminha para o nada, uma fagulha da ânsia que temos, diante do que nos é desconhecido, uma tristeza sem porque, tendo enfrente a isso, uma unica e extrema resposta. Morte.
As Aventuras de Pi
3.9 4,4KAs aventuras de Pi, um filme que, em grande escala, disse muito sobre a solidão, como esta se refugia na distancia, no caso no naufrágio, e como a solidão nos faz lidar com a perda, com a eminente distancia do que nos era habitualmente próximos, Pi ao deparar-se só, só consigo, com os animais, fez de cada animal um dos seus principais elementos de força, dos quais gradualmente foi perdendo, ao decorrer da morte de algum deles, que representavam seus mais fortes pilares, foi fazendo da imensidão marina, sua nova terra. Cada animal ali representado, ao meu ver, deixa explicito cada comportamento humano. A zebra deixa explicito o sofrimento e o ato de suporta-lo, a Orangotango deixa-me claro aquele sentimento em que temos, raríssimas vezes, ou não, de zelo, de cuidado, de afeto, de proteção. A hiena é a perda da lucidez, a loucura, que na circunstancia de Pi era a mais que propicia e livre de repressão, o desespero de uma alma só no oceano. Por fim, o tigre, o nosso antônimo, nosso instinto em conflito com o que nos é dito e permitido, nosso descontrole ao qual queremos doma-lo; no caso de Pi nada de alguma regra imposta, lhe serviria, dando ela vazão ao seu instinto, seu complemento, que ao chegar em terra firme, lhe trai pela floresta a dentro, fazendo com que retorne toda a sua bagagem cultural, ao mundo, ou seja a civilização. Enfim, acho me empolguei, a minha critica foi extensa, mas espero que apreciem intensamente esta sincera analise, desde já vos agradeço !
A Ilha da Morte
2.8 6O modus-operandi deste filme é muito similar a uma tele-novela, apresenta acontecimentos que te fazem acreditar ver uma daquelas novelas mexicanas, demasiadas melosas e com dialogos bem comum a tematica novelistica, em determinados momentos distante de uma linguagem cinematográfica, mostrou-se enfim, uma micro novela de uma hora e pouquinho de duração.
Fahrenheit 451
4.2 419Este filme distópico é um chute na nuca, é de uma certa forma, a intrigante bofetada que tira alguns de uma letargica vida mediocre, um livro que de alguma forma podemos ainda adptar sua mensagem, o exterminio da literatura seja ela: romance,filosófica,informativa,poética etc, é bastante compativel com o que hoje acontece, sendo obviamente, não jogados ao fogo, mas sim abafados ou até relegados e esquecedidos ao olhar da maioria, que busca conforto no meio televiso e na internet, que com a massificação destes instrumentos, que de alguma maneira inteligente poderia ser melhor usufruida por todos, mas que, geralmente, tem seu uso restritamente ligado aos canais mais apelativos e sujos, ou seja, os canais abertos, e no caso da internet, se limitar apenas ao uso de batepapo, youtube, futilidades que não abrangem conhecimento produtivo, sendo infelizmente esta maioria sufocada pelo mal uso destes aparelhos. Fazendo que, a literatura em geral fique fechada a um pequeno grupo social.
O Substituto
4.4 1,7K Assista Agora"E nunca me senti tão profundo e ao mesmo tempo tão alheio de mim e tão presente no mundo". (Albert Camus)
Esta frase simplesmente sintetiza a vida do personagem henry, e também a vida de Mersault no proprio livro de camus "O estrangeiro",a pelicula parece-me em partes ou em base, tão similar e proximo ao romance de camus, a indiferença, o sentimento prevalecente que é nunca deixar-se estabelecer, não manter uma sedentarização, um condicional modo emocional, como acontece com mersault e também com henry, viver subjetivamente e externamente de um certa forma nomade, assim permanecer em um eterno e intermitente "Desapego".
Agora fazendo uma breve analise contextual do filme, pois bem, o filme é carregado da temática pungente do fracasso profissional, existencial, comportamental de professores e alunos, a esperança de uma vida dedicada aos estudos e informações que tem por principal anseio, ensinar a olhar uma realidade que em si é tão hiper-idealizada, para que de forma critica os demais alunos observem o que em si é verdadeiro, a inexcrupulosa realidade mundana que tende a camuflar-se sobre a farda da ignorancia e de uma ideia idealizada de fututo da qual o enraizado slogan é: " Tudo vai dar certo"! Ai tem uma certa inconpatibilidade,os anacronicos discursos, onde tudo tende a cair o pesado fardo para ao educador, muitos dos quais, que no filme, foi exposto com exatidão, pais e filhos carregados de um discurso onde a culpa não seja do comportamento do filho mas tende a ser do professor e não de uma educação familiar onde se mostra a constante negligencia e que não tem o devido acompanhamento e observação na personalidade dos filhos em casa. Tudo isto resultante, não só do sistema educacional ineficaz, onde mostra uma indiferente maioria dos diretores e professores em relação a educação, mas também de uma certa inconsciencia social do papel e da importancia que tem a educação, tendo quase sempre frustado suas espectativas de ensino o bom educador e a escola são reduzidos aquela velha e conservadora opinião, da qual "Terminado a vida escolar nuncar mais quero pisar na escola", ou, "Jamais irei ser um professor".
Me excedi um pouco, mas é porque este filme tem uma forte mensagem, seja ela pedagógica, critica, e existencial. Se possivel assistam!!!
Machuca
4.3 281Ótimo filme, a base do roteiro em si, mostra que não tem nada de original,ou seja mostra a dicotomia de classes, que é muito enfatizada por muitos filmes. Adicionando a temática infantil, a amizade, seja num chile pré ditadura pinochet, denota uma acentuada diferenciação das estruturas familiares, e também uma certa inocencia, pois, seja gonzalo ou machuca, em sua relação de amizade esquecem as barreiras sociais, para usufruir de uma amizade sincera. O filme é super interessante mostra a iniciação de uma ditadura e seus efeitos em dois extremos da sociedade chilena. Uma pelicula boa pra caralho.
A Casa de Pequenos Cubinhos
4.5 766A minha interpretação deste curta foi a seguinte:
1°O cachimbo representava o cotidiano algo que todos em determinados momentos almejam a distancia, a fuga dos que nos parece preso a monotonia, solidão e fatidica repetidida rotina diaria, mas que não conseguimos ficar uma longa duração distante que já sentimos falta do que nos aflinge e que também nos faz satisfeitos, pois o que seria do humano sem o coditiano? Sem a repetição que parece eterna? Não buscariamos razões, ou interesse em algo novo que faça com que nos desloquemos do que é dessa realidade tão sólida, pesada e em momentos raros tão boa.
2° O nivel do mar se elevando, representa para mim, uma constante adpatação as mudanças do tempo, a caminho da nova reconstrução de nossas vidas, de nossas estruturas existencias e de nosso olhar sobre os demais humanos ou demais coisas que nele compõe. Também denota a uma emerção dos valores antigos, das felicidades, dos desejos, que nos foge a consciencia, e que de certa maneira natural se deixa levar pelas profundezas do nosso incosciente.
3° O quando observamos que nossa dependencia é tamanha ao que nos é habitual, e passamos a nos vestir com as roupas adequadas de mergulho, é que de subito vamos ao encontro de nós mesmos, a nossas lembranças seja elas agradaveis, ou não, mas que passamos a lembrar de nossos principais momentos que marcaram o que esteve enterrado ou submerso.
4° A casa que nada mais é do o tempo e suas mudanças agindo sobre nós seres humanos.
A Casa de Pequenos Cubos é uma espetacular e brilhante estória de importancia do tempo em nossas vidas, indico a todos que ainda não assistiram e também aos já familiarizados que leram este comentário que vejam e revejam, pois é um otimo curta metragem, simples mas com uma mensagem abstrata e reflexiva que nos mostra - novamente enfatizando ao meu modo de ver - uma nova perspectiva de se analizar a doce e amarga vida!
O Sonho de um Homem Ridículo
4.5 140Me delicio perante tamanha beleza!
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
4.3 4,7K Assista AgoraAcho otimo o tema em que este filme propõe mas, não chegou em minhas espectativas o que eu pensei que seria a pelicula, mas não deixa de ser uma boa obra.
O Velho e o Mar
4.4 101Um dos trabalhos mais bem produzidos em que eu tive o prestigio de assistir, Petrov é um eximio diretor, mas como animador usa um metodo um tanto peculiar que impressiona, com as sua pontas dos dedos e seu talento como pintor faz de obras tão marcantes e tão unicas em simplicidade se desenrolar em uma estória, fico atonito com o grandioso talento de petrov em projetar em pintura o que é tão belo em obra literaria. Tanto O velho e o mar e O sonho de um homem ridiculo me deixaram a imaginar o laborioso trabalho em que petrov teve de se empenhar mas com, penso, correspondente esforço, faz transbordar de admiração a todos espero eu, ou a quase todos o que produziu com tanto estima.
Eu Sou Cuba
4.5 62 Assista AgoraExplendido!
A Excêntrica Família de Antonia
4.3 359Um filme que se distancia do arquetipo familiar tradicional(Patriarcado). Uma familia matriarca, acolhedora e independente.
Situado no campo, um lugar onde são muito fixos os valores reacionários, a morte de sua mãe faz com que antonia retorne a antiga morada e mude por completo o cotidiano de varias daquelas pessoas daquele ciclo social fechado na religião e na supremacia masculina.
Bem, cada personagem expressa um valor impar na história, começando pela propria antonia, e seguido de muitos outros. Dedo torto um filosofo nietzscheano e schopenhaueriano é um dos personagens mais marcante e peculiar desta trama, seu ateismo, seu pessimismo sobre a vida.
Eu fiquei inquieto sobre o que é alimentar essa vida em que todos nos fugimos de um futuro previsível, de uma certeza natural e pertinente que é a morte. Em nossa vida urbana como nos preparamos para "viver", tendo um bom emprego, casa, filhos, até então estamos construindo nosso "projeto de vida", depois desta laboriosa e monótona vida, conseguimos uma "redenção" da realidade de trabalho, nos aposentamos como se a partir dai desfrutaríamos do nosso prazer de viver. Mera ilusão.
Bem para não me estender muito, quero parabenizar a diretora e roteirista deste filme Marleen Gorris por tamnho maestria na construção deste bela arte cinematográfica.
Correndo com Tesouras
3.8 264 Assista AgoraÓtimo filme.
Sozinho Contra Todos
4.0 313Pois bem, Seul contre tous mostra como uma vida incomum, ausente de uma familia constituida e comum tem poder sobre um individio de uma maneira estrondosa suas frustrações amorosas, seu estranho relacionamento com a filha, seus desprazer com a mulher que sustenta um relacionamento, e posteriormente muitas acontecimentos que o faz pensar sobre a sua existencia cada vez mais fudida.
A manifestação deste filme excita a pensar que todos os nossos instintos mais primitivos sejam cada vez mais reprimidos pelo o que a civilização nos impoe, como estes principios morais nos prende e que em certos momentos nos dá a vontade de fazer o que os nossos instintos mandam. O filme nada mais é do que essa constante batalha individual do ser humano contra o que seus instintos lhe provocam e a dificudade de se condicionar aos principios exteriores, que a civilização tende a controlar cada ser, muito bom, gaspar noé chega a pontos importantes, e como determinada atitude dessa luta contra si mesmo pode causar proporções catastróficas.
Personal Che
4.1 24Um documentário forte e polêmico. O enfoque se direciona muito bem as visões de cada localidade,a mutiplicidade cultural, e como cada uma delas encherga o personagem Che Guevara, mostrando que este "ícone" vem carregado de interpretações, sendo elas fiéis a veracidade histórica, ou simplesmente o ato de depositar a crença sem a noção do papel de Ernesto.
Sobre a sua história penso eu que é ainda um tanto ambiguo a personalidade de Che até para historiadores. As muitas táticas publicitárias e artisticas que colocam uma visão muito carregada do personagem o elevando de um guerrilheiro argentino a um herói mundial, um simbolo de beleza, e o transformando em um homem tão "bom" e "humano" que o tornam santo, fazendo desta forma que este seja um padrão cravado nas ideias de muitos, que lhe façam de exemplo de como devem ser os todos os seres humanos, os condicionando, os resumindo e relegando a individualidade de cada ser. O documentário mostra como é latente a admiração de pessoas que praticamente desconhecem sua história, como se é levado ao ensino escolar, como se interpreta as ideias de um ser que era comunista, a aceitação de Che como exemplo de luta seja ela cotidiana, ou neo-nazista movem pessoas de ideias extremamente opostas e conflitantes as ideias de Che a aderirem sua imagem como da maneira que mais vos convem, entre tantos outros exemplo.
Indico a todos o documentário. Mas também aconselho a fazer uma breve pesquisa histórica sobre o personagem, onde este estava ambientado e como agia na circusntancia histórica em que foi "protagonista", que isso seja para melhor compreenção do que é o homem por trás do mito, e que também possa dar a devida segurança na hora de você decidir "QUAL É O SEU CHE?"
Who's Hungry?
4.0 113 Assista AgoraUma nova interpretação de João e Maria. Loco muito bom!
Caramuru - A Invenção do Brasil
3.1 335Curti mas seria mais interessantes eles mostrarem os traços do povo tupinambá que é tem pouco estudo envolvido, mas o filme é legal.
Um Cão Andaluz
4.1 707Um eximio curta surrealista. O que interpretei deste curta foi que o homem que tinha as moscas rodiadas sobre sua mão tinha uma gama de personalidades, uma mistura de esquisofrenia com bipolaridade. Com doses metaforicas intensamente confusas, a cena que a mulher tem seu globo ocular sendo cortado, mostrava a cegueira ou simplesmente o sono, e que aquilo tudo havia entrando num mundo onirico e dubio. No momento em que homem está deitado sobre a cama, e o seu eu, ou gemeo o acorda denota que é são sonhos dentro de sonhos e que isso acaba deturpando a noção temporal. Grande cinematografia, confusa, e onirica, em quinze minutos fez eu ter uma analise mais minuciosa do que muitos longas metragens, enfim um filme surrelista do caralho!
O Enigma de Kaspar Hauser
4.0 328Bem, o filme não era o que eu esperava, alguns detalhes fogem do conteudo histórico estudado, mas os detalhes são minimos, herzog teve ótimas ideias e sacadas a colocar no personagem histórico gaspar hauser.
Méliès e Meu Quarto
3.1 8Simples e criativo. Parabéns!