A edição rápida e o ritmo frenético que conduz a trama transformam "Whiplash" em um filme agradável e essencial. J.K. Simmons entrega uma das suas melhores atuações.
Em Birdman todos os personagens lutam contra algo, a atmosfera geral é de incômodo reforçado pela trilha sonora que permeia praticamente todos os momentos com a sua batida angustiante e contínua. Iñárritu entrega um filme pretensioso e complexo, que requer um olhar mais apurado para enfim descobrir-se “A inesperada virtude da Ignorância" expressa no título.
Visualmente o filme não é um primor, mas a boa condução do roteiro ácido que escolhe o mundo glamoroso de Hollywood como pano de fundo, apresenta uma trama interessante que compensa cada minuto. Cronenberg está mais acessível, mas nem por isso menos contundente.
Um filme simples, objetivo e com uma narrativa bem estruturada que, no entanto, não deixa ser uma obra singular em meio à sofrível safra de "filmes" nacionais. Leandra Leal carrega o filme sozinha e cumpre muito bem esta incumbência. Este sim seria um bom representante do Brasil no Oscar.
Que experiências a brancura das telas de cinema pode proporcionar? Como uma página em branco, ali se projetam sonhos, alegrias, tristezas, medos e um turbilhão de sentimentos que não exigem uma explicação objetiva, apenas suplicam a apreciação de seu observador/voyeur. Assim o faz Ana, quando pela primeira vez crava seus olhos gigantes e inocentes na figura estranha de Frankenstein e logo o transporta para seu mundo lúdico que desconhece os horrores da guerra, embarcando assim em sua própria história. Passa a ser a projetista de sua própria tela, agora iluminada por seu subjetivismo.
A encantadora estética kitsch da película, somada a direção de Demy, une o clássico ao moderno e consegue a proeza de tratar do incesto de forma autêntica e delicada para vários públicos sem perder a sua candura. Deneuve, no alto de toda a sua classe e beleza, reafirma a sua essencialidade para a história do cinema.
"... E Vadim criou o mito Bardot". Este poderia muito bem ser o título desta película, pois diretor enaltece sua atriz desde a cena inicial quando primeiramente apresenta ao espectador o corpo de sua musa, para depois personificá-la através do rosto da jovem Bardot. Infelizmente este fora o estigma que a seguira durante sua carreira, na qual o seus atributos físicos sempre falaram mais alto que seu talento.
O chef Jon Favreau serve para seus espectadores um prato leve, saboroso e despretensioso, acompanhado por uma trilha sonora latina apimentada e um elenco no ponto certo. O único efeito colateral causado pela cuisine de Favreau é a vontade de repetir o prato.
A experiência cinematográfica proporcionada por Boyhood é singular. Acompanhar o envelhecimento das personagens aproxima o espectador da película, gerando muitas vezes uma fusão entre ficção e realidade. A opção por definir a cronologia apenas através de referências como as músicas e as febres adolescentes (Harry Potter, High School Musical, Facebook e outros) reaviva o passado recente de toda uma geração tornando-o ainda mais crível. Uma obra que pode ter levado 12 anos para ser concluída, mas sem duvida levará muito menos tempo para ser alçada ao panteão do cinema.
O filme teria tudo para funcionar bem: uma atriz superlativa, trilha sonora sob medida, uma fotografia gélida e um argumento promissor. Infelizmente tudo desmorona à medida que a personagem vai descobrindo a complexidade das relações humanas. Parece-me que Under the Skin esconde-se sob a pele de sua atriz e esquece que, conforme sugere o seu título, por debaixo dessa pele deve haver algo com conteúdo suficiente para sustentar suas ambições de filme "cult".
Williams demonstra a sua incrível habilidade performática e timing cômico, em um filme que opta por fugir do habitual ao retratar o conflito do Vietnã fora do front de guerra.
Entretenimento na sua forma mais pura. “Guardiões” sustenta-se em vários pontos altos, desde a sua trilha sonora nostálgica até a sua trama despretensiosa e divertida, fatores estes que, combinados ao elenco e à grife Marvel, garantem o ingresso e a volta ao cinema.
A abordagem pragmática e os diálogos precisos fundem-se a câmera de Lumet que respeita a singularidade de cada um dos "12 homens", nos convidando a participar do debate através dos vários pontos de vista apresentados.
A reconstituição acurada da chegada dos exploradores, juntamente com a inserção dos diálogos em tupi e a trilha sonora evocando os rituais indígenas, imprime um tom documental à película. Nelson Pereira não procura a redenção do colonizador ou dos índios, não se buscam heróis ou vilões, apenas o retrato de um conflito cultural, de uma diversidade de olhares e definições do "novo".
Wes Anderson imprime em cada frame de suas películas um estilo peculiar de condução da narrativa, contando sempre com um elenco superlativo e uma criativa direção de arte. Os travellings e as mudanças de formato da imagem demostram que nesta obra nenhum detalhe é colocado em cena apenas por mero embelezamento, eles fundem-se a outros elementos criando uma atmosfera singular e bela.
A honestidade do roteiro e trilha sonora talvez sejam os pontos fortes da película, mas isso não é o suficiente para cobrir o elenco fraco e a direção regular.
Uma exemplar screwball comedy com seus diálogos rápidos e uma pantomima bem coordenada. Grant e Hepburn esbanjam talento para a comédia, transformando a câmera fixa e os ângulos abertos de Hawks no palco perfeito para o seu show.
O uso inteligente da fotografia em um Technicolor vibrante, combinado ao figurino e a persona controversa de Ava Gardner dão o tom magistral à beleza da diva que, assim como sua personagem, despertou paixões dilacerantes.
Apesar da força das atuações de seu elenco, o destaque dessa película é o primoroso trabalho de iluminação que combinado com a fotografia em preto e branco fortalece a teatralidade da obra original de Tennessee Williams.
Whiplash: Em Busca da Perfeição
4.4 4,1K Assista AgoraA edição rápida e o ritmo frenético que conduz a trama transformam "Whiplash" em um filme agradável e essencial. J.K. Simmons entrega uma das suas melhores atuações.
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
3.8 3,4K Assista AgoraEm Birdman todos os personagens lutam contra algo, a atmosfera geral é de incômodo reforçado pela trilha sonora que permeia praticamente todos os momentos com a sua batida angustiante e contínua. Iñárritu entrega um filme pretensioso e complexo, que requer um olhar mais apurado para enfim descobrir-se “A inesperada virtude da Ignorância" expressa no título.
A Teoria de Tudo
4.1 3,4K Assista AgoraEddie Redmayne entrega uma performance física incrível, imerge completamente na figura frágil e paradoxalmente poderosa de Stephen Hawking.
Grace de Mônaco
3.0 240 Assista AgoraNicole Kidman e sua inexpressividade afundam o filme, o único ponto de destaque aqui são mesmo os figurinos.
Mapas para as Estrelas
3.3 477 Assista AgoraVisualmente o filme não é um primor, mas a boa condução do roteiro ácido que escolhe o mundo glamoroso de Hollywood como pano de fundo, apresenta uma trama interessante que compensa cada minuto. Cronenberg está mais acessível, mas nem por isso menos contundente.
O Lobo Atrás da Porta
4.0 1,3KUm filme simples, objetivo e com uma narrativa bem estruturada que, no entanto, não deixa ser uma obra singular em meio à sofrível safra de "filmes" nacionais. Leandra Leal carrega o filme sozinha e cumpre muito bem esta incumbência. Este sim seria um bom representante do Brasil no Oscar.
O Espírito da Colméia
4.2 145 Assista AgoraQue experiências a brancura das telas de cinema pode proporcionar? Como uma página em branco, ali se projetam sonhos, alegrias, tristezas, medos e um turbilhão de sentimentos que não exigem uma explicação objetiva, apenas suplicam a apreciação de seu observador/voyeur. Assim o faz Ana, quando pela primeira vez crava seus olhos gigantes e inocentes na figura estranha de Frankenstein e logo o transporta para seu mundo lúdico que desconhece os horrores da guerra, embarcando assim em sua própria história. Passa a ser a projetista de sua própria tela, agora iluminada por seu subjetivismo.
O Juiz
3.8 783 Assista AgoraUm duelo de gigantes em uma trama, que apesar de tensa, proporciona momentos de alívio cômico.
Pele de Asno
3.8 78A encantadora estética kitsch da película, somada a direção de Demy, une o clássico ao moderno e consegue a proeza de tratar do incesto de forma autêntica e delicada para vários públicos sem perder a sua candura. Deneuve, no alto de toda a sua classe e beleza, reafirma a sua essencialidade para a história do cinema.
...E Deus Criou a Mulher
3.5 113 Assista Agora"... E Vadim criou o mito Bardot". Este poderia muito bem ser o título desta película, pois diretor enaltece sua atriz desde a cena inicial quando primeiramente apresenta ao espectador o corpo de sua musa, para depois personificá-la através do rosto da jovem Bardot. Infelizmente este fora o estigma que a seguira durante sua carreira, na qual o seus atributos físicos sempre falaram mais alto que seu talento.
Chef
3.7 784 Assista AgoraO chef Jon Favreau serve para seus espectadores um prato leve, saboroso e despretensioso, acompanhado por uma trilha sonora latina apimentada e um elenco no ponto certo. O único efeito colateral causado pela cuisine de Favreau é a vontade de repetir o prato.
Boyhood: Da Infância à Juventude
4.0 3,7K Assista AgoraA experiência cinematográfica proporcionada por Boyhood é singular. Acompanhar o envelhecimento das personagens aproxima o espectador da película, gerando muitas vezes uma fusão entre ficção e realidade. A opção por definir a cronologia apenas através de referências como as músicas e as febres adolescentes (Harry Potter, High School Musical, Facebook e outros) reaviva o passado recente de toda uma geração tornando-o ainda mais crível. Uma obra que pode ter levado 12 anos para ser concluída, mas sem duvida levará muito menos tempo para ser alçada ao panteão do cinema.
No Olho do Tornado
3.0 632 Assista AgoraTirando os efeitos especiais, não sobra muita coisa para ser aproveitada.
Sob a Pele
3.2 1,4K Assista AgoraO filme teria tudo para funcionar bem: uma atriz superlativa, trilha sonora sob medida, uma fotografia gélida e um argumento promissor. Infelizmente tudo desmorona à medida que a personagem vai descobrindo a complexidade das relações humanas. Parece-me que Under the Skin esconde-se sob a pele de sua atriz e esquece que, conforme sugere o seu título, por debaixo dessa pele deve haver algo com conteúdo suficiente para sustentar suas ambições de filme "cult".
Bom Dia, Vietnã
3.8 243 Assista AgoraWilliams demonstra a sua incrível habilidade performática e timing cômico, em um filme que opta por fugir do habitual ao retratar o conflito do Vietnã fora do front de guerra.
Guardiões da Galáxia
4.1 3,8K Assista AgoraEntretenimento na sua forma mais pura. “Guardiões” sustenta-se em vários pontos altos, desde a sua trilha sonora nostálgica até a sua trama despretensiosa e divertida, fatores estes que, combinados ao elenco e à grife Marvel, garantem o ingresso e a volta ao cinema.
12 Homens e Uma Sentença
4.6 1,2K Assista AgoraA abordagem pragmática e os diálogos precisos fundem-se a câmera de Lumet que respeita a singularidade de cada um dos "12 homens", nos convidando a participar do debate através dos vários pontos de vista apresentados.
Como Era Gostoso o Meu Francês
3.6 51A reconstituição acurada da chegada dos exploradores, juntamente com a inserção dos diálogos em tupi e a trilha sonora evocando os rituais indígenas, imprime um tom documental à película. Nelson Pereira não procura a redenção do colonizador ou dos índios, não se buscam heróis ou vilões, apenas o retrato de um conflito cultural, de uma diversidade de olhares e definições do "novo".
O Grande Hotel Budapeste
4.2 3,0KWes Anderson imprime em cada frame de suas películas um estilo peculiar de condução da narrativa, contando sempre com um elenco superlativo e uma criativa direção de arte. Os travellings e as mudanças de formato da imagem demostram que nesta obra nenhum detalhe é colocado em cena apenas por mero embelezamento, eles fundem-se a outros elementos criando uma atmosfera singular e bela.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
4.1 3,2K Assista AgoraA honestidade do roteiro e trilha sonora talvez sejam os pontos fortes da película, mas isso não é o suficiente para cobrir o elenco fraco e a direção regular.
Levada da Breca
4.0 165Uma exemplar screwball comedy com seus diálogos rápidos e uma pantomima bem coordenada. Grant e Hepburn esbanjam talento para a comédia, transformando a câmera fixa e os ângulos abertos de Hawks no palco perfeito para o seu show.
Cabaret
4.2 253As coreografias e a câmera de Fosse, juntamente com brilho de uma Liza Minnelli em ascensão, dão um tom superior a este musical essencial.
Os Amores de Pandora
3.6 23O uso inteligente da fotografia em um Technicolor vibrante, combinado ao figurino e a persona controversa de Ava Gardner dão o tom magistral à beleza da diva que, assim como sua personagem, despertou paixões dilacerantes.
Vidas em Fuga
3.9 45 Assista AgoraApesar da força das atuações de seu elenco, o destaque dessa película é o primoroso trabalho de iluminação que combinado com a fotografia em preto e branco fortalece a teatralidade da obra original de Tennessee Williams.