E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, lança a crítica do filme Guardiões da Ordem, do diretor francês Nicolas Boukhrief. O filme conta com a participação no elenco de Cécile De France e Fred Testot. Por Conde Fouá Anderaos.
E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, critica um dos principais filmes de Spike Lee, incisivo e real. Por Maurício Owada.
Na época em que o furação Beatles esteve em maior destaque na música pop, o filme foi lançado para completar o círculo de publicidade de uma das maiores bandas da história. Indicado a dois oscars, e vencedor na categoria de melhor roteiro original, Os Reis do Iê Iê Iê é um grande musical, onde reúne músicas inesquecíveis da banda, e mostra a rotina mais que agitada dos garotos de Liverpool. Para cinéfilos ou apaixonados por música, Os Reis... é um filme alegre, bem realizado, e indispensável.
Indicado a 9 oscars, e vencedor na categoria de Melhor Filme, esta é um clássico de Alfred Hitchcock. Aparentemente de teor dramático, o filme é bem mais que as aparências: possui clima, direção, reunião de técnicas indispensáveis como edição e direção de arte para compor esta ótima obra-prima. Com atuações fabulosas de dois grandes atores da época - Laurence Olivier e Joan Fontaine - Rebecca é um marco no cinema, pois utiliza uma narrativa persistentemente repleta de altos e baixos. Um grande filme!
Indicado ao oscar de melhor animação, este é um filme de Miyazaki. Trata de magia, reis e bruxas em um mundo onde pessoas e fantasmas convivem entre si. É uma belíssima obra, e saboreá-la apenas como uma mera animação é uma atitude obviamente errônea.
É um filme de Louis Malle, que trata assim como outros do holocausto na grande guerra. Porém, ainda assim é diferente de muitas películas sobre o genocídio de judeus em 1944, já que Adeus, Meninos aborda substancialmente a convivência de garotos em um colégio interno da França, e as relações deles com o preconceito concebido através da política nazista. Bastante delicado, e seguindo para uma narrativa extremamente sombria e angustiante, o filme é uma alvorada desse gênero tão cheio de camadas. Vencedor dos prêmios Cesar e Leão de Ouro, e indicado a melhor filme em língua estrangeira no oscar e globo de outro, "Au revoir les enfants" é um retrato real do diretor na sua infância, e é considerado uma obra-prima de um humanista.
Em homenagem ao Dia do Escritor, o E Aí, Cinéfilo, Cadê Você? selecionou alguns filmes que mostram seus personagens escritores em situações de perplexidade, assim como algumas biografias de grandes mestres da literatura. Por Wendell Marcel.
E Aí, Cinéfilo, Cadê Você, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa um dos primeiros filmes do grande diretor Paul Thomas Anderson, o mesmo de Magnólia e Sangue Negro. Por Kaio Feliphe.
Considerado por muitos como o melhor filme de Alan Park, O Expresso da Meia-Noite é na verdade o mais original deste ótimo diretor. O filme têm algo perturbador em sua estrutura narrativa, onde os acontecimentos assim como a elaboração das personagens, são, comparado à produção de Copolla, intrigantes. Mais do que poesia mórbida, O Expresso da Meia-Noite (reconhecido no Oscar de 1979 , quatro indicações e dois prêmios) é escrito por Oliver Stone, e ofereceu a ele seu único Oscar de Melhor Roteiro. Também foi um sucesso no Globo de Ouro, do mesmo ano.
Segundo filme que assisto com Gregory Peck, o primeiro sendo Da Terra Nascem os Homens, este Círculo do Medo (no original Cape Fear) é um filme bem particular, pois trata de uma história incrivelmente normal, assim como alguns poucos outros filmes, mas mesmo assim possui um clima e uma tensão prazerosa.
E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa o espetacular A Mulher Faz o Homem, filme de Frank Capra, indicado a 8 oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor ator para James Stewart. Por Conde Fouá.
E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa Na Roda da Fortuna, filme de Joel Coen, roteiro do mesmo e de Ethan Coen e Sam Raimi. Por Maurício Owada.
E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa um dos grandes filmes de Tarantino, referência inigualável de seu estilo próprio e surpreendente. Por Mauricio Owada.
Religião, pobreza, humildade, traição, ganância, música, extravagância, impunidade, delicadeza, amor, ódio, paixão, destruição, sofrimento, cinema brasileiro! São palavras soltas que estão reunidas nesse filme brasileiro de 1962. O Pagador de Promessas é dirigido e roteirizado por Anselmo Duarte, conta com a participação de Leonardo Villar e Glória Menezes no elenco. No ano em que o filme foi apresentado ao prêmio de Cannes, o diretor e roteirista François Truffat ficou extasiado com tamanha imponência e impacto dessa obra: o grande mestre frânces aplaudiu de pé e aos gritos o nosso cinema. O diretor frânces nunca tinha feito tamanha exaltação, e foi nesse ano que o Brasil recebeu sua primeira Palma de Ouro.
Tudo no filme é tão lindo, tão bem trabalhado por Anselmo Duarte e seu diretor de fotografia, que nem mesmo pequenos erros de sequência interferem no resultado final. Que cena maravilhosa, da sequência final. Assim como o diretor disse, numa entrevista a uma emissora de TV, "O Pagador de Promessas foi feito para ganhar a Palma de Ouro, e surpreender os espectadores", mas é além de tudo isto, a película fez marco no cinema brasileiro e serve de grande estudo cinematográfico para o cinema mundial.
Obviamente, agora, está na minha lista de seletos!
Com apenas oito cortes, e utilizada uma técnica para disfarçá-las visualmente, Festim Diabólico é um filme imperdível! O magnífico do filme é cometer grandes lances de filmagens num pequeno espaço de cenografia, articulando focos, expandindo ângulos, elaborando diálogos extraordinariamente persuasivos; é saboroso de se ver, e também marcante por ser totalmente original.
Sendo o primeiro filme colorido de Hitchcock, em Rope o personagem Rupert foi pensado para Cary Grant, contudo quem o realizou foi James Stewart, um dos últimos grandes atores do cinema americano.
Você sentirá com certeza tensão, pelas tomadas longas (plano-sequência) e os diálogos empolgantes, e terá vontade (assim como eu) em assistir a filmografia desse grande diretor de suspense.
Me chamou a atenção a direção de De Sica, bastante prática.. Não se preocupou com regras de ângulo, enquadramento linear, na verdade percebi certa alínea pessoal desse grande diretor, que tanto admiro! Já Sophia Loren e Marcello Mastroianni são um par perfeito, transbordando a tela de paixão e sensualidade.
Na verdade, não é uma grande história, mas vale a pena assistir pela equipe de peso.
Poucos diretores dão a liberdade que foi concedida a Robin Williams. Não que Barry Levinson seja um diretor altamente liberto, mas ele acertou em cheio para escalar Williams como o DJ comédia do exército americano, sendo que este vinha de produções baixas e sem qualidade. Mas o que chama atenção em Bom Dia, Vietnã é mais que a história pode oferecer. É um dos poucos filmes sobre a Guerra do Vietnã que mostra os vietnamitas como pessoas que viveram, sofreram, e não foram sequer questionados por toda aquela situação massante! Como um rio ligeiro, que banha suas nascentes, Bom Dia, Vietnã me foi uma espetacular experiência sobre as contradições da guerra e do homem como arma de mudança!
Assisti a A Comédia dos Acusados por puro idolatrismo de James Stewart, do qual sou fã assumido, e não é que É uma gostosa comédia! São personagens caricatos, obviamente, mas possui um sting inegavelmente atraente, uma narrativa ligeira, diálogos e sacadas inteligentíssimas... e foi assim, nas sequências seguintes que me apaixonei pelo filme, tanto pela surpresa do roteiro e direção, como pelos personagens marcantes, ainda que rispidamente desenvolvidos. É um filme de Van Dyke, e o roteiro é assinado por Albert Hackett e Dashiell Hammett.
Ainda insisto no "talento" de Marilyn Monroe, então ainda prossigo na minha derradeira aventura por sua filmografia. Em Os Desajustados, não vi tanto glamour e nem talento da sexy symbol, mas tive o prazer de ver três grandes monstros do cinema em cena, duelando (instintivamente) entre si, como numa caçada ao prazer submetido à existência da vida. Com um roteiro fraco e direção executadamente perdida, Os Desajustados foi um déjávu para a grande musa, e como não ficar espinhento quando Gable produz: "você vai viver para sempre"...
Guardiões da Ordem
2.9 5E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, lança a crítica do filme Guardiões da Ordem, do diretor francês Nicolas Boukhrief. O filme conta com a participação no elenco de Cécile De France e Fred Testot. Por Conde Fouá Anderaos.
A crítica:
Malcolm X
4.1 267 Assista AgoraE Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, critica um dos principais filmes de Spike Lee, incisivo e real. Por Maurício Owada.
Critica:
Os Reis do Iê Iê Iê
4.1 270Na época em que o furação Beatles esteve em maior destaque na música pop, o filme foi lançado para completar o círculo de publicidade de uma das maiores bandas da história.
Indicado a dois oscars, e vencedor na categoria de melhor roteiro original, Os Reis do Iê Iê Iê é um grande musical, onde reúne músicas inesquecíveis da banda, e mostra a rotina mais que agitada dos garotos de Liverpool.
Para cinéfilos ou apaixonados por música, Os Reis... é um filme alegre, bem realizado, e indispensável.
Rebecca, a Mulher Inesquecível
4.2 359 Assista AgoraIndicado a 9 oscars, e vencedor na categoria de Melhor Filme, esta é um clássico de Alfred Hitchcock.
Aparentemente de teor dramático, o filme é bem mais que as aparências: possui clima, direção, reunião de técnicas indispensáveis como edição e direção de arte para compor esta ótima obra-prima.
Com atuações fabulosas de dois grandes atores da época - Laurence Olivier e Joan Fontaine - Rebecca é um marco no cinema, pois utiliza uma narrativa persistentemente repleta de altos e baixos. Um grande filme!
O Castelo Animado
4.5 1,3K Assista AgoraIndicado ao oscar de melhor animação, este é um filme de Miyazaki.
Trata de magia, reis e bruxas em um mundo onde pessoas e fantasmas convivem entre si. É uma belíssima obra, e saboreá-la apenas como uma mera animação é uma atitude obviamente errônea.
Taxi Driver
4.2 2,5K Assista AgoraDirigido por Martin Scorsese, Taxi Driver possui um dos melhores quadros do cinema, e desse modo influenciou excelentes diretores da atualidade.
Adeus, Meninos
4.2 257 Assista AgoraÉ um filme de Louis Malle, que trata assim como outros do holocausto na grande guerra.
Porém, ainda assim é diferente de muitas películas sobre o genocídio de judeus em 1944, já que Adeus, Meninos aborda substancialmente a convivência de garotos em um colégio interno da França, e as relações deles com o preconceito concebido através da política nazista.
Bastante delicado, e seguindo para uma narrativa extremamente sombria e angustiante, o filme é uma alvorada desse gênero tão cheio de camadas.
Vencedor dos prêmios Cesar e Leão de Ouro, e indicado a melhor filme em língua estrangeira no oscar e globo de outro, "Au revoir les enfants" é um retrato real do diretor na sua infância, e é considerado uma obra-prima de um humanista.
O Iluminado
4.3 4,0K Assista AgoraEm homenagem ao Dia do Escritor, o E Aí, Cinéfilo, Cadê Você? selecionou alguns filmes que mostram seus personagens escritores em situações de perplexidade, assim como algumas biografias de grandes mestres da literatura. Por Wendell Marcel.
A Matéria:
A Garota que Conquistou o Tempo
4.1 320E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa a excelente animação de Mamoru Hosoda. Por Maurício Owada.
A crítica:
Boogie Nights: Prazer Sem Limites
4.0 551 Assista AgoraE Aí, Cinéfilo, Cadê Você, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa um dos primeiros filmes do grande diretor Paul Thomas Anderson, o mesmo de Magnólia e Sangue Negro. Por Kaio Feliphe.
A crítica:
O Expresso da Meia-Noite
4.1 476 Assista AgoraConsiderado por muitos como o melhor filme de Alan Park, O Expresso da Meia-Noite é na verdade o mais original deste ótimo diretor.
O filme têm algo perturbador em sua estrutura narrativa, onde os acontecimentos assim como a elaboração das personagens, são, comparado à produção de Copolla, intrigantes.
Mais do que poesia mórbida, O Expresso da Meia-Noite (reconhecido no Oscar de 1979 , quatro indicações e dois prêmios) é escrito por Oliver Stone, e ofereceu a ele seu único Oscar de Melhor Roteiro.
Também foi um sucesso no Globo de Ouro, do mesmo ano.
Círculo do Medo
3.9 85 Assista AgoraSegundo filme que assisto com Gregory Peck, o primeiro sendo Da Terra Nascem os Homens, este Círculo do Medo (no original Cape Fear) é um filme bem particular, pois trata de uma história incrivelmente normal, assim como alguns poucos outros filmes, mas mesmo assim possui um clima e uma tensão prazerosa.
A Mulher Faz o Homem
4.3 171 Assista AgoraE Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa o espetacular A Mulher Faz o Homem, filme de Frank Capra, indicado a 8 oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor ator para James Stewart.
Por Conde Fouá.
A análise:
Na Roda da Fortuna
3.6 97E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa Na Roda da Fortuna, filme de Joel Coen, roteiro do mesmo e de Ethan Coen e Sam Raimi. Por Maurício Owada.
A análise:
Cães de Aluguel
4.2 1,9K Assista AgoraE Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa um dos grandes filmes de Tarantino, referência inigualável de seu estilo próprio e surpreendente. Por Mauricio Owada.
A crítica:
Big Catch
2.8 6Excepcionalmente ... desmotivador!
Chop Chop
3.3 2Simples, simpático e bastante objetivo!
O Pagador de Promessas
4.3 363 Assista AgoraReligião, pobreza, humildade, traição, ganância, música, extravagância, impunidade, delicadeza, amor, ódio, paixão, destruição, sofrimento, cinema brasileiro!
São palavras soltas que estão reunidas nesse filme brasileiro de 1962.
O Pagador de Promessas é dirigido e roteirizado por Anselmo Duarte, conta com a participação de Leonardo Villar e Glória Menezes no elenco.
No ano em que o filme foi apresentado ao prêmio de Cannes, o diretor e roteirista François Truffat ficou extasiado com tamanha imponência e impacto dessa obra: o grande mestre frânces aplaudiu de pé e aos gritos o nosso cinema.
O diretor frânces nunca tinha feito tamanha exaltação, e foi nesse ano que o Brasil recebeu sua primeira Palma de Ouro.
Tudo no filme é tão lindo, tão bem trabalhado por Anselmo Duarte e seu diretor de fotografia, que nem mesmo pequenos erros de sequência interferem no resultado final. Que cena maravilhosa, da sequência final.
Assim como o diretor disse, numa entrevista a uma emissora de TV, "O Pagador de Promessas foi feito para ganhar a Palma de Ouro, e surpreender os espectadores", mas é além de tudo isto, a película fez marco no cinema brasileiro e serve de grande estudo cinematográfico para o cinema mundial.
Obviamente, agora, está na minha lista de seletos!
Festim Diabólico
4.3 882 Assista AgoraCom apenas oito cortes, e utilizada uma técnica para disfarçá-las visualmente, Festim Diabólico é um filme imperdível!
O magnífico do filme é cometer grandes lances de filmagens num pequeno espaço de cenografia, articulando focos, expandindo ângulos, elaborando diálogos extraordinariamente persuasivos; é saboroso de se ver, e também marcante por ser totalmente original.
Sendo o primeiro filme colorido de Hitchcock, em Rope o personagem Rupert foi pensado para Cary Grant, contudo quem o realizou foi James Stewart, um dos últimos grandes atores do cinema americano.
Você sentirá com certeza tensão, pelas tomadas longas (plano-sequência) e os diálogos empolgantes, e terá vontade (assim como eu) em assistir a filmografia desse grande diretor de suspense.
Os Girassóis da Rússia
4.1 106Me chamou a atenção a direção de De Sica, bastante prática..
Não se preocupou com regras de ângulo, enquadramento linear, na verdade percebi certa alínea pessoal desse grande diretor, que tanto admiro!
Já Sophia Loren e Marcello Mastroianni são um par perfeito, transbordando a tela de paixão e sensualidade.
Na verdade, não é uma grande história, mas vale a pena assistir pela equipe de peso.
Eles Vivem
3.7 728 Assista AgoraE Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog que faz parte de sua leitura diária, analisa o excelente Eles Vivem, um B de John Carpenter.
Crítica do filme:
Bom Dia, Vietnã
3.8 243 Assista AgoraPoucos diretores dão a liberdade que foi concedida a Robin Williams. Não que Barry Levinson seja um diretor altamente liberto, mas ele acertou em cheio para escalar Williams como o DJ comédia do exército americano, sendo que este vinha de produções baixas e sem qualidade.
Mas o que chama atenção em Bom Dia, Vietnã é mais que a história pode oferecer. É um dos poucos filmes sobre a Guerra do Vietnã que mostra os vietnamitas como pessoas que viveram, sofreram, e não foram sequer questionados por toda aquela situação massante!
Como um rio ligeiro, que banha suas nascentes, Bom Dia, Vietnã me foi uma espetacular experiência sobre as contradições da guerra e do homem como arma de mudança!
A Comédia dos Acusados
4.0 12 Assista AgoraAssisti a A Comédia dos Acusados por puro idolatrismo de James Stewart, do qual sou fã assumido, e não é que É uma gostosa comédia!
São personagens caricatos, obviamente, mas possui um sting inegavelmente atraente, uma narrativa ligeira, diálogos e sacadas inteligentíssimas... e foi assim, nas sequências seguintes que me apaixonei pelo filme, tanto pela surpresa do roteiro e direção, como pelos personagens marcantes, ainda que rispidamente desenvolvidos.
É um filme de Van Dyke, e o roteiro é assinado por Albert Hackett e Dashiell Hammett.
Os Desajustados
3.8 134 Assista AgoraAinda insisto no "talento" de Marilyn Monroe, então ainda prossigo na minha derradeira aventura por sua filmografia.
Em Os Desajustados, não vi tanto glamour e nem talento da sexy symbol, mas tive o prazer de ver três grandes monstros do cinema em cena, duelando (instintivamente) entre si, como numa caçada ao prazer submetido à existência da vida.
Com um roteiro fraco e direção executadamente perdida, Os Desajustados foi um déjávu para a grande musa, e como não ficar espinhento quando Gable produz: "você vai viver para sempre"...