Você está em
  1. > Home
  2. > Listas
  3. > Filmes baseados nas vidas ou obras de grandes pintores
Lista criada por itmeanswar itmeanswar
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em avaliações em comum

Filmes baseados nas vidas ou obras de grandes pintores

http://www.arteducacao.pro.br/filmes-baseados-nas-vidas-ou-obras-de-grandes-pintores.html

1) Frida (não foi por acaso que a mexicana Frida Kahlo tornou-se um mito. além de sua arte genial, seus relacionamentos amorosos, com homens e mulheres, entre eles o pintor Diego Rivera e Leon Trotski, sua personalidade forte e sua saúde sempre debilitada, pela polio na infância e por um grave acidente aos 20. o grande papel de Salma Hayek)

2) A Vida de Leonardo da Vinci é considerado o melhor e mais completo filme sobre esse grande mestre. Uma superprodução milionária da RAI filmada nas locações reais nas quais o artista viveu, e baseada numa meticulosa pesquisa histórica. Este digistack com 02 DVDs apresenta a minissérie completa em versão restaurada e remasterizada, com mais de cinco horas de duração. Conheça toda a história de Leonardo da Vinci (1452-1519), de sua infância em Florença à sua morte na França, incluindo sua rivalidade com Michelangelo e a amizade com Botticelli.

3) Van Gogh (dentre as biografias do mestre impressionista, esta versão de Maurice Pialat é a melhor. o filme mostra os últimos 67 dias de vida do mestre. em 1890 muda-se para os arredores de Paris para tratar-se, mas acaba se matando)

4) Camille Claudel (em Paris de 1885, a jovem escultora torna-se aprendiz e amante do grande Rodin, o que a torna mal vista pela sociedade. rompe com o escultor e entra numa espiral de loucura. grandes interpretações de Isabelle Adjani e Gerard Depardieu)

5) Basquiat (o jovem artista negro Jean Michel Basquiat vive na mendicância pelas ruas de Nova York, até ser descoberto por Andy Warhol - vivido por David Bowie - e virar uma estrela no mundo das artes. mas o sucesso não é tão fácil de lidar)

6) Pollock (Ed Harris está fenomenal na pele de Jackson Pollock, o primeiro grande artista plástico norte-americano, que de querido da imprensa cai em depressão e num comportamento auto-destrutivo)

7) Caravaggio (lindo exercício estético de Derek Jarman, nesta biografia de um dos maiores pintores do renascimento. sua sexualidade, sua relação com o poder e com seus modelos são suplantados pela beleza estética do filme, que remete às cores e texturas de suas obras)

8) Agonia e Êxtase (biografia de Michelângelo, dirigida por Carol Reed em 65. apesar de esquemático e da canastrice de Charlton Heston, mostra bem as divergências entre o artista e o papa Julio II durante a longa construção da capela Sistina)

9) Moça Com Brincos De Pérolas; A Pintura Rapariga Ou Moça Com O Brinco De Pérola (Holandês: Het Meisje Met De Parel) É Uma Das Obras-Primas Do Pintor Holandês Johannes Vermeer. Como O Seu Nome Indica, É Utilizado Um Brinco De Pérola Como Ponto Focal. A Pintura Está No Mauritshuis De Haia. É Muitas Vezes Referido Como "A Mona Lisa Do Norte" Ou "A Mona Lisa Holandesa".

Em Pleno Século XVII Vive Griet (Scarlett Johansson), Uma Jovem Camponesa Holandesa. Devido A Dificuldades Financeiras, Griet É Obrigada A Trabalhar Na Casa De Johannes Vermeer (Colin Firth), Um Renomado Pintor De Sua Época. Aos Poucos Johannes Começa A Prestar Atenção Na Jovem De Apenas 17 Anos, Fazendo Dela Sua Musa Inspiradora Para Um De Seus Mais Famosos Trabalhos: A Tela “Girl With A Pearl Earring”.

10) Rembrandt: O filme mostra o pintor holandês no auge da fama, quando sua esposa morre e ele faz mudanças em seu estilo.

11) Sombras de Goya: (Estados Unidos, Espanha, 2006) – O cenário é o início do século XIX durante a Inquisição Espanhola e a iminente invasão francesa comandada por Napoleão Bonaparte. Mesmo com seu reconhecimento na corte do Rei Carlos IV, Francisco Goya (Stellan Skarsgard) não consegue evitar que sua musa Inés (Natalie Portman) seja injustamente condenada por heresia. Javier Bardem interpreta o influente Frei Lorenzo.

12) Modigliani, Paixão Pela Vida (Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Romênia, Inglaterra, 2004) – O filme mostra o último ano de vida do pintor italiano Amedeo Modigliani interpretado por Andy Garcia. 1918- 1919 época de revolução cultural, de grandes pintores dividindo espaço na bela Paris, entre eles estão Modigliani e Picasso… Pode-se resumir que a história mostra as paixões e tragédias da vida do artista.

13) Os Amores De Picasso: O filme mostra Pablo Picasso um artista consagrado aos 60 anos e sua relação com Françoise Gilot (Natascha McElhone), mãe de seus filhos Claude e Paloma. Anthony Hopkins faz o papel do pintor e o filme conta ainda com Julianne Moore como a poeta, pintora e fotógrafa Dora Maar quarta mulher de Picasso.

14) Lautrec: O filme mostra a vida do pintor francês Henri de Toulouse-Lautrec. Sua vida boêmia, as noites passadas no famoso cabaré Moulin Rouge e a relação com sua modelo Suzanne. // *O filme foi bastante elogiado pelo retrato bem feito da época.

15) Renoir: O filme se passa em 1915, na Riviera Francesa, litoral sul do país, e relata a chegada do pintor Renoir (Michel Bouquet), que já sofre as doenças da idade, e de Andrée (Christa Théret), uma jovem que se converterá em modelo do artista e transtornará a vida de toda a família, incluindo a de Jean, filho (Vincent Rottiers) do artista.

16) Edvard Munch: a Versátil apresenta o inédito “Edvard Munch”, a magnífica cinebiografia do genial pintor expressionista norueguês Edvard Munch (1863-1944). Dirigido pelo renomado documentarista britânico Peter Watkins, vencedor do Oscar® por “O Jogo da Guerra”, esse clássico é considerado um dos melhores filmes já realizados sobre o processo de criação artística. Esta Edição Especial apresenta a obra em sua versão integral com quatro horas de duração. Watkins se concentra nos anos de formação de Munch, tanto do homem quanto do artista. Acompanhamos seus problemas familiares, seu conturbado relacionamento com uma mulher casada, sua amizade com o dramaturgo August Strindberg e a criação de seus principais telas, como “O Grito” (1893).

17) A Dama Dourada: O Filme Recria A Longa Batalha Jurídica Entre Maria Altmann , Austríaca Que Fugiu Com O Marido Para Os Estados Unidos Durante A Guerra, Contra O Governo Da Áustria, Para Recuperar Obras De Arte Da Coleção De Seu Pai. Entre As Peças Estava O Famoso Quadro De Klimt, Que Retrata Sua Tia Adele, E Que Até 2006 Era O Orgulho Da Galeria Nacional Belvedere, Em Viena. Naquele Ano, Após Vencer A Causa Com O Seu Advogado, Ronald Schoenberg (Ryan Reynolds), Maria Vendeu O Retrato De Adele Para Ronald Lauder, Cofundador Da Neue Galery, De Nova York, Por US$ 135 Milhões, O Maior Valor Pago Por Uma Pintura Até Então.

18) O Código Da Vinci: O famoso simbologista e professor Robert Langdon (Tom Hanks) é convocado a comparecer ao Museu do Louvre uma certa noite, onde o curador foi assassinado, deixando para trás um rastro de pistas e símbolos misteriosos.Com a própria vida em jogo e a ajuda da agente Sophie Neveu (Audrey Tautou), criptóloga da polícia, Langdon descobre uma série de mensagens atordoantes ocultas nas obras de Leonardo da Vinci, que levam a uma sociedade secreta cuja missão é proteger um segredo secular que permanece guardado há 2.000 anos.

19) Grandes Olhos: O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane (Amy Adams), uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane (Christoph Waltz) afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.

Lista editada há 6 dias

19 0

0%
Você já viu 0 dos 19 filmes desta lista.
  1. Frida (Frida)

    Frida

    4.2 1,0K
  2. A Vida de Leonardo da Vinci (La Vita di Leonardo Da Vinci)

    A Vida de Leonardo da Vinci

    4.2 10
  3. Van Gogh (Van Gogh)

    Van Gogh

    3.7 17
  4. Camille Claudel (Camille Claudel)

    Camille Claudel

    4.0 81
  5. Basquiat - Traços de uma Vida (Basquiat)

    Basquiat - Traços de uma Vida

    3.7 84
  6. Pollock (Pollock)

    Pollock

    3.7 93
  7. Caravaggio (Caravaggio)

    Caravaggio

    3.5 46
  8. Agonia e Êxtase (The Agony and the Ecstasy)

    Agonia e Êxtase

    3.9 39
  9. Moça com Brinco de Pérola (Girl with a Pearl Earring)

    Moça com Brinco de Pérola

    3.6 388
  10. Rembrandt (Rembrandt)

    Rembrandt

    3.6 3
  11. Sombras de Goya (Goya's Ghosts)

    Sombras de Goya

    3.8 187
  12. Modigliani - A Paixão pela Vida (Modigliani)

    Modigliani - A Paixão pela Vida

    4.2 142
  13. Os Amores de Picasso (Surviving Picasso)

    Os Amores de Picasso

    3.4 35
  14. Lautrec (A vida de Toulouse-Lautrec)

    Lautrec

    3.9 1
  15. Renoir (Renoir)

    Renoir

    3.5 161
  16. Edvard Munch (Edvard Munch)

    Edvard Munch

    4.5 12
  17. A Dama Dourada (Woman in Gold)

    A Dama Dourada

    4.0 222
  18. O Código Da Vinci (The Da Vinci Code)

    O Código Da Vinci

    3.4 1,5K
  19. Grandes Olhos (Big Eyes)

    Grandes Olhos

    3.8 859

Comentar: