Hoje é aniversário de um dos maiores atores de todos os tempos, o britânico Daniel Day-Lewis. Para comemorar, veja abaixo algumas curiosidades sobre a vida do ator:
Começou a ficar famoso por mergulhar dentro de seus personagens em O Último dos Moicanos. Durante as filmagens, construiu uma canoa, aprendeu a rastrear e tirar pele de animais, e tornou-se perito em utilizar uma espingarda do século 19, que ele carregava para todos os lugares – incluindo um jantar de Natal.
No início de sua carreira, se referia a Robert De Niro como seu campeão.
Ao descobrir que Michael Madsen não poderia interpretar Vincent Vega em Pulp Fiction – Tempo de Violência, tentou conseguir o papel – um dos únicos papeis que ele realmente correu atrás. Mas Quentin Tarantino já tinha John Travolta em mente para viver o assassino.
No início do século 21, cansado de atuar, havia se aposentado e vivia em Florença, exercendo a profissão de seu avô: sapateiro. Voltou ao cinema depois que Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio o enganaram, inventando um pretexto qualquer para que ele encontrasse com a dupla em Nova York. Era tudo um plano dos dois para convencê-lo a atuar em Gangues de Nova York.
Em uma noite no final dos anos 80, ao interpretar Hamlet nos palcos ingleses, afirmou que teve a estranha sensação de estar falando com seu verdadeiro pai (morto quando o ator tinha 15 anos). Nervoso, abandonou o palco e não retornou mais. Até hoje se recusa a comentar o assunto.
É um dos únicos cinco atores a receber três Oscar: os outros são Walter Brennan, Ingrid Bergman, Jack Nicholson e Meryl Streep. Estes atores foram ultrapassados somente por Katharine Hepburn, que recebeu quatro estatuetas.
Ao criar a voz que usaria para interpretar o personagem-título
em Lincoln, gravou uma fita e enviou ao diretor Steven Spielberg. Para ter
certeza de que ninguém além do cineasta ouviria a gravação, colocou um crânio e
ossos na caixa.
Recusou papeis em O Exterminador do Futuro: A Salvação, O Segredo de Mary Reilly, A Ilha da Garganta Cortada, O Paciente Inglês, Filadélfia e O Santo. E, mais de uma vez, Peter Jackson lhe ofereceu o papel de Aragorn na trilogia O Senhor dos Anéis. Mais recentemente, não aceitou interpretar Jor-El em O Homem de Aço, que estreia este ano.