O retrato do encantamento entre duas pessoas..tão bonito os olhares singelos, o toque delicado das mãos, a fotografia bucólica, a trilha sonora fazendo referência à bossa nova, ao Brasil. Um filme de detalhes, delicado, lindo! E o que torna tudo mais charmoso, é saber que Pierre e Anouk se apaixonaram de verdade durante as filmagens. Enchanté..
Acabei de ver e uow, que frenesi!!! Logo no início, George diz a Martha antes dos convidados chegarem: "espero que não faça mais uma de suas ceninhas", e o que se vê em seguida é delírio puro! Diálogos ácidos, insanos, regados à muito álcool em que toda a sujeira é jogada no ventilador. Um tapa na cara da sociedade hipócrita - representada pelo casal convidado - e quase uma histeria coletiva, em que os mesmos também vão revelando seus podres...incomoda e agride. Nunca me senti tão constrangida ao ver um filme...ia me encolhendo a cada cena e a cada reflexão! Lembrou Cenas de um casamento do Bergman (me causou emoções parecidas) embora com outra abordagem e atuações mais viscerais, onde Elizabeth Taylor está deliciosamente neurótica, dramática, vigorosa e Richard Burton vai pela mesma linha, com uma atuação forte e sarcástica. Genial demais! Que noite longa..ainda bem que amanheceu, ufa!
"Vocês são todos malucos, loucos." "É nosso refúgio quando a irrealidade do mundo é pesada demais, relaxe, aceite. Você não é melhor do que ninguém."
A premissa de Boyhood é super bacana, mas por ter sido filmado durante doze anos com o mesmo ator tornou-se superestimado. Temos aqui uma abordagem antropológica, em que acompanhamos a vida de Mason e de sua família, através de saltos. Porém ao meu ver, o filme falhou em alguns aspectos. Primeiro no roteiro, que gera expectativas e quando se pensa que irá se desenvolver, cai na mesmice. A quantidade de questões sociais abordadas de forma tão superficial, a exemplo da própria adolescência do personagem poderia ter sido mais explorada. Faltaram diálogos mais desenrolados e muita coisa ficou no ar. Senti falta de mergulhar com mais profundidade no universo de Mason (esperei por isso), afinal pelas três horas de filme isso teria sido possível. Enfim, a impressão que dá ao final, é que estamos na condição de meros expectadores da evolução biológica do protagonista (e talvez seja essa a proposta), que vai espichando, mudando o cabelo, o tom de voz, a barba, vivendo algumas experiências novas, a vida vai seguindo, e só. De todo modo, vale uma espiada, embora não surpreenda.
Luzes da Ribalta é uma história de amor, mas sobretudo de amor à arte! Que lindas referências ao cinema mudo, ao ballet, teatro, à música...Ri-se e chora-se simultaneamente no embalo de uma trilha sonora encantadora. A entrega de Chaplin, a paixão, e a doçura de seu olhar para a câmera querendo nos fazer sentir, são o que tornam seu cinema tão mágico e sempre uma experiência única quando assistimos. E o final? Ah, uma explosão de sensibilidade, que nos deixa com um riso bobo, como de quem acaba de receber um presente! Muito obrigada Mr. Chaplin.
Magnólia é incrível! Bem dirigido, com ótimas atuações e histórias bem amarradas. E tão humano, sensível, real...me senti girando freneticamente dentro desse filme como nunca. Envolvente por demais..
Sem palavras para esse filme! Coração apertado e a certeza de que esse mundo não é mesmo para todos. "Alguém tem que morrer pra que os outros valorizem a vida. É um contraste." Pohan!
Tudo funciona nesse filme. O drama pessoal de cada personagem vivido dentro de uma conjuntura de ruptura de vínculos familiar. Tons pastéis do figurino combinando com o cenário minimalista (de cores idem) em consonância à aspereza das situações, os tons de roupas vibrantes que chegam com Pearl, simbolizando alteração na dinâmica familiar. O silêncio. Ambientes fechados, intimistas... Tudo muito sincrônico para contar essa história. Um trabalho bem diferente do Allen (porém não menos genial que os outros), que deixou de lado a veia cômica, para acertar em cheio nesse dramão.
Que coisa mais linda e emocionante esse filme!!! Sem dúvida uma das maravilhas da sétima arte. O retrato do encantamento com o cinema, visto nos olhos marejados da platéia do Cinema Paradiso são cenas que jamais esquecerei..
Angustiante, daqueles que te tiram do eixo! E que personagem interessante a Érika, tão ambígua e tão bem construída por Isabelle Huppert, que arrepia com suas expressões gélidas e "monalísticas". O ponto de partida para entender sua perversão é a relação doentia com a mãe, que a leva a outras relações de dominação, seja em manter-se como a única especialista em Schubert (desprezando Anna e Klemmer), seja em seu jogo sexual com este último. Quando Klemmer modifica o roteiro imposto por ela, assumindo o controle, o jogo perde o sentido. Érika então, começa a se dissolver aos nossos olhos, entrando em colapso. E é Impressionante como Haneke nos faz mudar de posição. Passa-se fácil da irritação à compaixão pela personagem, sendo doloroso vê-la mergulhada em seus conflitos. O filme é muito rico em análises sobre a subjetividade humana e vai muito além da temática sado-masoquista, propondo uma reflexão profunda sobre as relações e a sexualidade. Dispa-se dos seus valores morais e assista! A cena final é um arraso:
Ahh que trilogia mais apaixonante! São três filmes muitos especiais e saber que o primeiro foi inspirado em um encontro real do diretor com uma moça, Amy Lehrhaupt, aumenta ainda mais o charme da história. Eu particularmente gostei mais do segundo - Antes do pôr-do-sol, por retratar um momento crucial, de expectativas e escolhas. Impossível não se apegar aos personagens...já estou com saudades das caminhadas e dos diálogos intermináveis entre eles. Me identifiquei muito com Celine e achei uma pena vê-la perdendo a leveza. É preciso saber viver o ônus do amor.. e a frase de Jesse sintetiza isso no final: "A vida real não é perfeita, não é perfeita mas é a real"... Filme pra vida ♥
De um lirismo e sensibilidade tocantes. A forma singela como questões delicadas são abordadas, alivia um pouco o peso para quem o assiste. Porém é uma história triste. Retrata a dor, mas sobretudo o amor. É também permeada por violência psicológica, e como isso dói..chorei sem cessar a partir dos primeiros 20 mins. O mais bonito é observar Rudi se ressignificando ao mergulhar no universo da esposa, mais por amor do que por arrependimento, acredito. O lindo tom de azul que passeia por todo o filme (em alusão ao casaco de Trudi) colorindo a fotografia é poesia para os olhos... sem falar na cena do Monti Fuji, uma das mais lindas e mágicas que já vi! Estou encantada. Filme super recomendado a quem se interessa por gerontologia, há muitos significados a serem interpretados ali.
Um filme psicológico, daqueles que tocam a alma. Personagens que se fundem e nos confudem, tudo sob uma belíssima fotografia em p&b. Liv Ullmann, impecável - que espetáculo de atriz - fala tudo sem dizer (quase) nada. E o riso irônico de Elisabeth? Sinto que ela chacoteava com a tragédia...
Cenas de um casamento é quase uma terapia aberta assustadora. Bergman impressiona com uma franqueza e sensibilidade sem tamanho ao evidenciar a psiquê humana. Impossível não se identificar em diversos momentos, enquanto se observa um cotidiano sufocante esvaindo-se pelas falas dos personagens. Sem falar na Liv Ullmann, quanta honestidade em sua interpretação! Rouba as cenas com o olhar. Estou muito tumultuada e dolorida. Que catarse! Máximo respeito por Bergman, esse é um dos filmes das minha vida.
- Só não estou disposto a rodar o mundo num calor escaldante.. não se posso estar pescando. - Então será tudo como sempre. - Marianne, será a vida tão traiçoeira que possa dar errado de repente, quase que imperceptivelmente? - Refere-se a nós? - Seria uma questão de fazer a escolha errada? Ou seguimos a mesma trilha sem pensar, até acabarmos num monte de lixo?
Ruby Sparks é uma metáfora encantadora e muito bem colocada. Fez lembrar uma frase que gosto muito do inesquecível brasileiro - Romance: "A pessoa por quem nos apaixonamos é sempre uma invenção" e como somos egoístas! O "outro" não merece carregar o peso de ser tão superestimado. O final, embora clichê é coisa linda de se ver e deixa a mensagem de que só o amor liberta, mesmo que pra isso precise doer... "Ruby era apenas Ruby, feliz ou triste, do jeito que ela se sentia (..) Ela era livre." ♥ Momento frenesi:
Essa é a minha terceira tentativa de gostar dos filmes do Godard e continua sendo um diretor que por seu "time" diferente, me causa muito estranhamento. Porém Acossado, ganhou meu respeito pelos diálogos de Michel e Patricia (principalmente o do hotel)
Chega a ser engraçadinho. Sexo, drogas e rock´n roll, utilizados como elementos para os passageiros extravasarem quem sabe, seus últimos minutos de vida. Mas não colou. Para mim o filme mais fraco de Almodóvar, que aliás (a não ser pelos atores já comuns em seus filmes) nem parece ter sido dirigido por ele.
Um Homem, Uma Mulher
4.1 87O retrato do encantamento entre duas pessoas..tão bonito os olhares singelos, o toque delicado das mãos, a fotografia bucólica, a trilha sonora fazendo referência à bossa nova, ao Brasil. Um filme de detalhes, delicado, lindo! E o que torna tudo mais charmoso, é saber que Pierre e Anouk se apaixonaram de verdade durante as filmagens. Enchanté..
"É uma loucura recusar a felicidade."
Quem Tem Medo de Virginia Woolf?
4.3 497 Assista AgoraAcabei de ver e uow, que frenesi!!!
Logo no início, George diz a Martha antes dos convidados chegarem: "espero que não faça mais uma de suas ceninhas", e o que se vê em seguida é delírio puro! Diálogos ácidos, insanos, regados à muito álcool em que toda a sujeira é jogada no ventilador. Um tapa na cara da sociedade hipócrita - representada pelo casal convidado - e quase uma histeria coletiva, em que os mesmos também vão revelando seus podres...incomoda e agride. Nunca me senti tão constrangida ao ver um filme...ia me encolhendo a cada cena e a cada reflexão! Lembrou Cenas de um casamento do Bergman (me causou emoções parecidas) embora com outra abordagem e atuações mais viscerais, onde Elizabeth Taylor está deliciosamente neurótica, dramática, vigorosa e Richard Burton vai pela mesma linha, com uma atuação forte e sarcástica. Genial demais! Que noite longa..ainda bem que amanheceu, ufa!
"Vocês são todos malucos, loucos."
"É nosso refúgio quando a irrealidade do mundo é pesada demais, relaxe, aceite. Você não é melhor do que ninguém."
Boyhood: Da Infância à Juventude
4.0 3,7K Assista AgoraA premissa de Boyhood é super bacana, mas por ter sido filmado durante doze anos com o mesmo ator tornou-se superestimado. Temos aqui uma abordagem antropológica, em que acompanhamos a vida de Mason e de sua família, através de saltos. Porém ao meu ver, o filme falhou em alguns aspectos. Primeiro no roteiro, que gera expectativas e quando se pensa que irá se desenvolver, cai na mesmice. A quantidade de questões sociais abordadas de forma tão superficial, a exemplo da própria adolescência do personagem poderia ter sido mais explorada. Faltaram diálogos mais desenrolados e muita coisa ficou no ar. Senti falta de mergulhar com mais profundidade no universo de Mason (esperei por isso), afinal pelas três horas de filme isso teria sido possível.
Enfim, a impressão que dá ao final, é que estamos na condição de meros expectadores da evolução biológica do protagonista (e talvez seja essa a proposta), que vai espichando, mudando o cabelo, o tom de voz, a barba, vivendo algumas experiências novas, a vida vai seguindo, e só. De todo modo, vale uma espiada, embora não surpreenda.
Luzes da Ribalta
4.5 281 Assista AgoraLuzes da Ribalta é uma história de amor, mas sobretudo de amor à arte! Que lindas referências ao cinema mudo, ao ballet, teatro, à música...Ri-se e chora-se simultaneamente no embalo de uma trilha sonora encantadora. A entrega de Chaplin, a paixão, e a doçura de seu olhar para a câmera querendo nos fazer sentir, são o que tornam seu cinema tão mágico e sempre uma experiência única quando assistimos. E o final? Ah, uma explosão de sensibilidade, que nos deixa com um riso bobo, como de quem acaba de receber um presente! Muito obrigada Mr. Chaplin.
Magnólia
4.1 1,3K Assista AgoraMagnólia é incrível! Bem dirigido, com ótimas atuações e histórias bem amarradas. E tão humano, sensível, real...me senti girando freneticamente dentro desse filme como nunca. Envolvente por demais..
As Horas
4.2 1,4KSem palavras para esse filme! Coração apertado e a certeza de que esse mundo não é mesmo para todos.
"Alguém tem que morrer pra que os outros valorizem a vida. É um contraste."
Pohan!
Interiores
4.0 230Tudo funciona nesse filme. O drama pessoal de cada personagem vivido dentro de uma conjuntura de ruptura de vínculos familiar. Tons pastéis do figurino combinando com o cenário minimalista (de cores idem) em consonância à aspereza das situações, os tons de roupas vibrantes que chegam com Pearl, simbolizando alteração na dinâmica familiar. O silêncio. Ambientes fechados, intimistas... Tudo muito sincrônico para contar essa história. Um trabalho bem diferente do Allen (porém não menos genial que os outros), que deixou de lado a veia cômica, para acertar em cheio nesse dramão.
Cinema Paradiso
4.5 1,4K Assista AgoraQue coisa mais linda e emocionante esse filme!!! Sem dúvida uma das maravilhas da sétima arte. O retrato do encantamento com o cinema, visto nos olhos marejados da platéia do Cinema Paradiso são cenas que jamais esquecerei..
A Professora de Piano
4.0 684 Assista AgoraAngustiante, daqueles que te tiram do eixo! E que personagem interessante a Érika, tão ambígua e tão bem construída por Isabelle Huppert, que arrepia com suas expressões gélidas e "monalísticas". O ponto de partida para entender sua perversão é a relação doentia com a mãe, que a leva a outras relações de dominação, seja em manter-se como a única especialista em Schubert (desprezando Anna e Klemmer), seja em seu jogo sexual com este último. Quando Klemmer modifica o roteiro imposto por ela, assumindo o controle, o jogo perde o sentido. Érika então, começa a se dissolver aos nossos olhos, entrando em colapso. E é Impressionante como Haneke nos faz mudar de posição. Passa-se fácil da irritação à compaixão pela personagem, sendo doloroso vê-la mergulhada em seus conflitos.
O filme é muito rico em análises sobre a subjetividade humana e vai muito além da temática sado-masoquista, propondo uma reflexão profunda sobre as relações e a sexualidade. Dispa-se dos seus valores morais e assista!
A cena final é um arraso:
. O ato de se ferir é simbólico? Era Klemmer o alvo, ou aquilo foi uma forma de se penitenciar?
Across the Universe
4.1 2,2K Assista AgoraSalva-se pelos Beatles e pelo Bono. No mais, nem a lisergia de algumas cenas convence...uma pena, esperava bem mais.
Antes da Meia-Noite
4.2 1,5K Assista AgoraAhh que trilogia mais apaixonante! São três filmes muitos especiais e saber que o primeiro foi inspirado em um encontro real do diretor com uma moça, Amy Lehrhaupt, aumenta ainda mais o charme da história. Eu particularmente gostei mais do segundo - Antes do pôr-do-sol, por retratar um momento crucial, de expectativas e escolhas. Impossível não se apegar aos personagens...já estou com saudades das caminhadas e dos diálogos intermináveis entre eles. Me identifiquei muito com Celine e achei uma pena vê-la perdendo a leveza. É preciso saber viver o ônus do amor.. e a frase de Jesse sintetiza isso no final: "A vida real não é perfeita, não é perfeita mas é a real"...
Filme pra vida ♥
Antes do Pôr-do-Sol
4.2 1,5K Assista AgoraAquela valsinha ♥
Meu favorito da trilogia.
Hanami: Cerejeiras em Flor
4.4 291De um lirismo e sensibilidade tocantes. A forma singela como questões delicadas são abordadas, alivia um pouco o peso para quem o assiste. Porém é uma história triste. Retrata a dor, mas sobretudo o amor. É também permeada por violência psicológica, e como isso dói..chorei sem cessar a partir dos primeiros 20 mins.
O mais bonito é observar Rudi se ressignificando ao mergulhar no universo da esposa, mais por amor do que por arrependimento, acredito. O lindo tom de azul que passeia por todo o filme (em alusão ao casaco de Trudi) colorindo a fotografia é poesia para os olhos... sem falar na cena do Monti Fuji, uma das mais lindas e mágicas que já vi! Estou encantada. Filme super recomendado a quem se interessa por gerontologia, há muitos significados a serem interpretados ali.
Meu Mestre, Minha Vida
4.0 111 Assista AgoraClássico inesquecível da sessão da tarde. Ótimo pra quem se interessa pela temática..filme pra ser revisto muitas vezes.
Quando Duas Mulheres Pecam
4.4 1,1K Assista AgoraUm filme psicológico, daqueles que tocam a alma. Personagens que se fundem e nos confudem, tudo sob uma belíssima fotografia em p&b. Liv Ullmann, impecável - que espetáculo de atriz - fala tudo sem dizer (quase) nada. E o riso irônico de Elisabeth? Sinto que ela chacoteava com a tragédia...
Cenas de um Casamento
4.4 232Cenas de um casamento é quase uma terapia aberta assustadora. Bergman impressiona com uma franqueza e sensibilidade sem tamanho ao evidenciar a psiquê humana. Impossível não se identificar em diversos momentos, enquanto se observa um cotidiano sufocante esvaindo-se pelas falas dos personagens. Sem falar na Liv Ullmann, quanta honestidade em sua interpretação! Rouba as cenas com o olhar. Estou muito tumultuada e dolorida. Que catarse!
Máximo respeito por Bergman, esse é um dos filmes das minha vida.
- Só não estou disposto a rodar o mundo num calor escaldante.. não se posso estar pescando.
- Então será tudo como sempre.
- Marianne, será a vida tão traiçoeira que possa dar errado de repente, quase que imperceptivelmente?
- Refere-se a nós?
- Seria uma questão de fazer a escolha errada? Ou seguimos a mesma trilha sem pensar, até acabarmos num monte de lixo?
Ruby Sparks - A Namorada Perfeita
3.8 1,4KRuby Sparks é uma metáfora encantadora e muito bem colocada. Fez lembrar uma frase que gosto muito do inesquecível brasileiro - Romance: "A pessoa por quem nos apaixonamos é sempre uma invenção" e como somos egoístas! O "outro" não merece carregar o peso de ser tão superestimado. O final, embora clichê é coisa linda de se ver e deixa a mensagem de que só o amor liberta, mesmo que pra isso precise doer...
"Ruby era apenas Ruby, feliz ou triste, do jeito que ela se sentia (..) Ela era livre." ♥
Momento frenesi:
A cena em que Calvin controla Ruby através da máquina e ela dá "tiute", foi demais.
Uma Passagem para Mário
3.7 22Louca pra ver esse doc. alguém sabe onde consigo?
Acossado
4.1 510 Assista AgoraEssa é a minha terceira tentativa de gostar dos filmes do Godard e continua sendo um diretor que por seu "time" diferente, me causa muito estranhamento. Porém Acossado, ganhou meu respeito pelos diálogos de Michel e Patricia (principalmente o do hotel)
"Seu sorriso visto de lado é a coisa mais bonita que você tem"
"Nós nos olhamos nos olhos e não serve de nada"
e também pela ironia do protagonista na cena final.
Godard, embora reconheça sua importância para a Nouvelle Vague, com você eu paro por aqui.
Febre do Rato
4.0 657Já dizia Raul: "Eu não sou louco, é o mundo que não entende minha lucidez."
O Ciúme
3.2 76O amor, o desamor e o vazio de uma relação sob uma atmosfera melancólica.
Os Amantes Passageiros
3.1 648 Assista AgoraChega a ser engraçadinho. Sexo, drogas e rock´n roll, utilizados como elementos para os passageiros extravasarem quem sabe, seus últimos minutos de vida. Mas não colou. Para mim o filme mais fraco de Almodóvar, que aliás (a não ser pelos atores já comuns em seus filmes) nem parece ter sido dirigido por ele.
As Canções
4.2 162Porque a vida tem trilha sonora.. Ramon, Elaine e Silvia
(fechando com Retrato em branco e preto)
Meu Amigo Harvey
4.2 131 Assista AgoraDowd é tão gentil que chega a constranger. Gentileza gera gentileza e acho que vou amar esse filme pra sempre ♥
"Posso lhe dar o meu cartão?".