Muito dificil quando não é para ser Tô com medo de começar a chorar e nao conseguir parar
Falando do outro moço (o outro lado da historia) É engraçado (sqn) quando voce nao é o amor da vida de alguem, mas é o amor para o resto da vida desse alguem é preciso saber lidar com isso e ele soube. E é suficiente
Para quem não tinha tido nenhum contato com a história, o filme preencheu bem. Claro que aprofundar em cada personagem, cada morte por vez e mais detalhes complexos da luta pela sobrevivência seria legal, mas é impossível fazer isso em um filme, então esse foi bem em contar de forma sensacional visualmente a história e plantar curiosidade sobre mais detalhes do antes e depois deles. Achei um puta filme principalmente pela cena da queda e pelas atuações.
Ela ficou sem "respostas" na busca dela sobre a historia e paradeiro do refugiado (mas ela pode afirmar que foi a injustiça e teve falta de apoio de varios órgãos ao moço)
e eu fiquei sem "respostas" sobre muitos dos sentimentos dela sobre tudo. (mas posso afirmar, que seja lá o que de injusto ela passou, ela tem apoio)
O ritmo é lento, a ideia é ser cotidiano, realidade, mazelas do viver diario gostei em partes e outras não muito
mas esse texto/narração é claramente a minha coisa favorita do filme:
"Minha mãe é tunisiana. Não dá para notar em mim. Meu nome é meu único vínculo com minhas origens Minha mãe tentou apagar os traços do filho da imigrante, para evitar problemas na época Sou um bastardo de classe, um desertor de classe, um transclasse, um burguês-boêmio, um proletário também, um pobre que finge viver como rico. Tenho o tempo que os altos salários permitem, mas a urgência dos mais modestos. A perspectiva e o cinismo de uma classe sobre outra e a ambição dos crentes.
Não pertenço a nada, é uma aflição contemporânea Este vazio urgente em que estamos nos afogando Eu me tornei tudo que odiava. Uma certa ideia de cultura como prova de inteligência. Sou o palhaço dos ricos. Perguntam sobre a precariedade da minha vida para verem que ela existe. Não há prazer em roubar, nem satisfação em trair. Para sobreviver precisamos ter energia."
O sentimento de perda + o de não ser o suficiente é paralisante
Confesso ter vivido um misto de sentimentos pela personagem, ora completamente irritada e ora compreendendo a "existência sem existir" dela e a apatia com o desmoronamento
O posicionamento da câmera volta e meia dava uma sensação de sufocamento, de não estar bem consigo e de querer se afastar de si, que foi basicamente o sentimento dela durante todo o filme
Achei um divisor de aguas quando o cara pediu um beijo e ela recusou. Um verdadeiro grito de "não preciso viver assim." "não preciso tapar esse buraco fazendo merda, destruindo os outro e a mim" "não tô pronta para isso, meu foco é outro"
Esse é um filme de paciencia, para quem assiste e para a personagem.
Com esse final, nunca achei que usaria a palavra "bonita" mas é impossivel nao usar a direção está impecável e o baque durante todo o filme só vai aumentando
a cena do menino atirando no policial a intercalação das manifestações e do sexo a cena da morte com todas as frases de efeito e não menos importante, a cena que a gente descobre que foram traídos por um preto
Os recortes de classe no tema sexo e sexualidade me deixaram de "boca aberta"
Destaque para a senhora que fala que é casada há 35 anos e vê-se claramente paixão viva nela ainda (enquanto exalta o marido) quando eu já estava pronta para o tombo, ao ser questionada sobre a legalização do divorcio, ela nao pestaneja e diz que é a favor, se nao está feliz, separa. (Apaixonada? sim Coerente? tambem)
Alberto Moravia e Cesare Musatti deram uma aula a parte.
Outro momento que me deixou anestesiada foi na fala sobre a "anormalidade" causar indignação/escandalização.
"Pasolini: O escândalo como elemento de instinto de sobrevivência, o que diria para concluir? Moravia: Diria isso: que uma crença que foi adquirida pelo uso da razão e pela observação precisa da realidade é suficientemente flexível para jamais causar indignação. Enquanto que uma crença que é recebida, sem análise séria da razão pela qual foi recebida, aceita por tradição, por preguiça, por educação passiva, é um conformismo. Pasolini: O conformismo como certeza teimosa dos indecisos. Moravia: Por exemplo, os homens fortemente crentes jamais se indignam/escandalizam. Cristo não teria jamais se indignado, os fariseus, eles se indignaram/escandalizaram."
Quem teve vivencia na igreja sabe que para um cristão/religioso chato, esse dialogo foi pior que um tiro na alma.
Passei o filme inteiro com um nó na garganta catando para mim a instabilidade e confusão sentimental de todas diante da transição E torcendo para que a alegria das imagens gravadas da infancia das crianças voltasse para a familia
"Voltar para casa é terrível. Seja recebido com lambidas no rosto pelos cães ou não. Tenha você uma esposa ou apenas uma solidão em forma de esposa esperando por você, voltar para casa é terrivelmente solitário. De tal modo que você pensará na opressora pressão barométrica lá de onde acabou de voltar com afeição, pois tudo é pior após chegar em casa. Você pensa nas pragas grudadas nos talos da grama...longas horas na estrada, assistência mecânica, e sorvetes, e as formas peculiares de certas nuvens, e silêncios com nostalgia, porque você não queria voltar. Voltar para casa é simplesmente terrível. Os silêncios de casa e as nuvens não ajudam em nada além do mal-estar geral. As nuvens, daquela maneira, são até suspeitas são feitas de um material diferente das que deixou para trás. Você mesmo foi cortado de um outro trapo anuviado, devolvido, sobrado, malfadado pelo luar, infeliz por estar de volta, esgarçado onde não era para esgarçar. Um terno desfiado, maltrapilho, surrado. você volta para casa, do mundo da lua, alheio. A força gravitacional da Terra, um esforço agora redobrado, que solta seus cadarços e te arrasta pelos ombros, entalhando mais fundo a estrofe de preocupação em sua testa. Você volta para casa afundado um poço ressequido ligado ao amanhã por um frágil fio de... enfim. Você lamenta a dor de dias idênticos, que é melhor aceitar, de uma vez. Bem...enfim, você voltou. O sol sobe e desce como uma puta cansada, o mau tempo imóvel como um membro quebrado enquanto você não para de envelhecer. Nada se move além das marés de sal no seu corpo. Sua vista embaça, você carrega seu mau tempo com você, a grande baleia azul, uma escuridão esquelética. Você retorna com uma visão de raio x, seus olhos se tornaram famintos. Você volta para casa com seus dons mutantes, para uma casa de osso. Tudo que você vê agora, é tudo osso."
Nasci em 1994. Quando o "1995" veio no filme, ele veio com um peso, uma tristeza, uma desesperança na vida, nas coisas, nas gentes' que eu não consigo explicar ou dimensionar.
"Actually, it was special. We were right on the edge of town. And our backyard looks out at this huge open space. It was just desert, desert, desert, all the way to the mountains. THERE WAS NOTHIN' IN OUR WAY."
quando ela diz que não tinha nada no caminho deles, eu senti que foi muito mais para o lado figurado, daquela sensação de que não tinha nenhum impedimento no caminho deles juntos, pois era especial. Mas aí ele morreu. Que tristeza o todo
Já vi filmes que mostram um bullying muito mais para o lado psicológico do que para o físico, e particularmente, compreendo esses como mais comuns, mas não entendi as críticas que colocaram sobre esse filme pegar muito mais o lado fisico, como se isso tornasse tudo menos real.
Sobre a duração também achei que dava para ser menor, mas particularmente, senti cansaço maior pelo tema e crueza das cenas, do que pelo tempo de duração.
Vidas Passadas
4.2 720 Assista AgoraMuito dificil quando não é para ser
Tô com medo de começar a chorar e nao conseguir parar
Falando do outro moço (o outro lado da historia)
É engraçado (sqn) quando voce nao é o amor da vida de alguem, mas é o amor para o resto da vida desse alguem
é preciso saber lidar com isso e ele soube. E é suficiente
Professor Marston e as Mulheres Maravilhas
3.9 167 Assista Agorarapaz...
Triângulo da Tristeza
3.6 730 Assista AgoraTem que estar muito louco de dorgas para fazer esse roteiro
Mas a intenção de fazer todo mundo ser muito odiavel, deu certo
A Sociedade da Neve
4.2 709 Assista AgoraPara quem não tinha tido nenhum contato com a história, o filme preencheu bem.
Claro que aprofundar em cada personagem, cada morte por vez e mais detalhes complexos da luta pela sobrevivência seria legal, mas é impossível fazer isso em um filme, então esse foi bem em contar de forma sensacional visualmente a história e plantar curiosidade sobre mais detalhes do antes e depois deles.
Achei um puta filme principalmente pela cena da queda e pelas atuações.
Django Livre
4.4 5,8K Assista AgoraIsso não é um filme, isso é uma experiência
É arte
Como pode 2h45minutos causarem essa delicia de sentimento?
Demorei para ver, pois sou uma corna, mas a pressão de sair do catalogo da HBO me fez reagir
Valeu cada segundo!
DocoBANKSY
3.0 2 Assista AgoraBastante ruim e mal conduzido
Tempo que não recupero mais
A Human Position
3.0 4Ela ficou sem "respostas" na busca dela sobre a historia e paradeiro do refugiado (mas ela pode afirmar que foi a injustiça e teve falta de apoio de varios órgãos ao moço)
e eu fiquei sem "respostas" sobre muitos dos sentimentos dela sobre tudo. (mas posso afirmar, que seja lá o que de injusto ela passou, ela tem apoio)
eu tô assim: '-' olhando para a tela do Mubi
30 Noites com minha ex
2.8 6 Assista AgoraAchei aleatoriamente no Star+ e achei um passatempo ok
É um tema complicado
O Mundo Atrás de Nós
3.3 11O ritmo é lento, a ideia é ser cotidiano, realidade, mazelas do viver diario
gostei em partes e outras não muito
mas esse texto/narração é claramente a minha coisa favorita do filme:
"Minha mãe é tunisiana.
Não dá para notar em mim.
Meu nome é meu único vínculo com minhas origens
Minha mãe tentou apagar os traços do filho da imigrante, para evitar problemas na época
Sou um bastardo de classe, um desertor de classe, um transclasse, um burguês-boêmio, um proletário também, um pobre que finge viver como rico. Tenho o tempo que os altos salários permitem, mas a urgência dos mais modestos.
A perspectiva e o cinismo de uma classe sobre outra e a ambição dos crentes.
Não pertenço a nada, é uma aflição contemporânea
Este vazio urgente em que estamos nos afogando
Eu me tornei tudo que odiava.
Uma certa ideia de cultura como prova de inteligência.
Sou o palhaço dos ricos.
Perguntam sobre a precariedade da minha vida para verem que ela existe.
Não há prazer em roubar, nem satisfação em trair.
Para sobreviver precisamos ter energia."
Actual People
3.5 12O sentimento de perda + o de não ser o suficiente é paralisante
Confesso ter vivido um misto de sentimentos pela personagem, ora completamente irritada e ora compreendendo a "existência sem existir" dela e a apatia com o desmoronamento
O posicionamento da câmera volta e meia dava uma sensação de sufocamento, de não estar bem consigo e de querer se afastar de si, que foi basicamente o sentimento dela durante todo o filme
Achei um divisor de aguas quando o cara pediu um beijo e ela recusou. Um verdadeiro grito de "não preciso viver assim." "não preciso tapar esse buraco fazendo merda, destruindo os outro e a mim" "não tô pronta para isso, meu foco é outro"
Esse é um filme de paciencia, para quem assiste e para a personagem.
Procurando Dory
4.0 1,8K Assista AgoraToda vez via partes, finalmente vi inteiro
uma fofurinha
Queen & Slim
4.3 298 Assista AgoraÉ uma cena mais bonita que a outra
Com esse final, nunca achei que usaria a palavra "bonita" mas é impossivel nao usar
a direção está impecável e o baque durante todo o filme só vai aumentando
a cena do menino atirando no policial
a intercalação das manifestações e do sexo
a cena da morte com todas as frases de efeito
e não menos importante, a cena que a gente descobre que foram traídos por um preto
isso é elite em fazer cinema.
Aftersun
4.1 699Como é que tira esse nó na garganta e esse aperto no peito que esse filme deixou?
Comícios de Amor
4.2 13Isso é uma aula de sociologia
Os recortes de classe no tema sexo e sexualidade me deixaram de "boca aberta"
Destaque para a senhora que fala que é casada há 35 anos e vê-se claramente paixão viva nela ainda (enquanto exalta o marido) quando eu já estava pronta para o tombo, ao ser questionada sobre a legalização do divorcio, ela nao pestaneja e diz que é a favor, se nao está feliz, separa. (Apaixonada? sim Coerente? tambem)
Alberto Moravia e Cesare Musatti deram uma aula a parte.
Outro momento que me deixou anestesiada foi na fala sobre a "anormalidade" causar indignação/escandalização.
"Pasolini: O escândalo como elemento de instinto de sobrevivência, o que diria para concluir?
Moravia: Diria isso:
que uma crença que foi adquirida pelo uso da razão
e pela observação precisa da realidade é suficientemente flexível para jamais causar indignação. Enquanto que uma crença que é recebida, sem análise séria da razão pela qual foi recebida, aceita por tradição, por preguiça, por educação passiva, é um conformismo.
Pasolini: O conformismo como certeza teimosa dos indecisos.
Moravia: Por exemplo, os homens fortemente crentes jamais se indignam/escandalizam.
Cristo não teria jamais se indignado, os fariseus, eles se indignaram/escandalizaram."
Quem teve vivencia na igreja sabe que para um cristão/religioso chato, esse dialogo foi pior que um tiro na alma.
A Perfectly Normal Family
3.5 10 Assista AgoraPassei o filme inteiro com um nó na garganta catando para mim a instabilidade e confusão sentimental de todas diante da transição
E torcendo para que a alegria das imagens gravadas da infancia das crianças voltasse para a familia
ainda bem que o final me deu isso.
Malcolm X
4.1 268 Assista AgoraAulas cria
Que homem!
Um Fascinante Novo Mundo
3.5 123 Assista AgoraEu tô intrigada em TODAS as camadas do personagem Dyer
Tudo Bem no Natal Que Vem
3.5 563Não sabia da existencia do filme, vi no Venus e fui assistir bem hoje, no dia do velorio de Marilia mendonça, não sei nem explicar o que tô sentindo
Coisas Insignificantes
3.8 98HBO Max resolveu minha dificuldade para achar esse filme
Estou Pensando em Acabar com Tudo
3.1 1,0K Assista AgoraSolidão, velhice e arrependimentos
"Voltar para casa é terrível.
Seja recebido com lambidas
no rosto pelos cães ou não.
Tenha você uma esposa ou apenas uma solidão em forma de esposa
esperando por você,
voltar para casa
é terrivelmente solitário.
De tal modo que você pensará
na opressora pressão barométrica
lá de onde acabou de voltar com afeição,
pois tudo é pior após chegar em casa.
Você pensa nas pragas grudadas
nos talos da grama...longas horas na estrada,
assistência mecânica, e sorvetes,
e as formas peculiares de certas nuvens,
e silêncios com nostalgia,
porque você não queria voltar.
Voltar para casa é simplesmente terrível.
Os silêncios de casa e as nuvens não ajudam em nada
além do mal-estar geral.
As nuvens, daquela maneira,
são até suspeitas são feitas de um material diferente
das que deixou para trás.
Você mesmo foi cortado
de um outro trapo anuviado, devolvido, sobrado, malfadado pelo luar,
infeliz por estar de volta,
esgarçado onde não era para esgarçar.
Um terno desfiado, maltrapilho, surrado.
você volta para casa, do mundo da lua,
alheio.
A força gravitacional da Terra, um esforço agora redobrado,
que solta seus cadarços e te arrasta pelos ombros,
entalhando mais fundo a estrofe
de preocupação em sua testa.
Você volta para casa afundado um poço ressequido ligado ao amanhã
por um frágil fio de... enfim.
Você lamenta a dor de dias idênticos,
que é melhor aceitar, de uma vez.
Bem...enfim, você voltou.
O sol sobe e desce como uma puta cansada,
o mau tempo imóvel como um membro quebrado
enquanto você não para de envelhecer.
Nada se move além das marés de sal no seu corpo.
Sua vista embaça,
você carrega seu mau tempo com você, a grande baleia azul,
uma escuridão esquelética.
Você retorna com uma visão de raio x,
seus olhos se tornaram famintos. Você volta para casa
com seus dons mutantes, para uma casa de osso.
Tudo que você vê agora, é tudo osso."
Me Sinto Bem com Você
3.1 28 Assista AgoraAchei bem uma vibezinha Gregocio no filme Apenas o Fim
Quo Vadis, Aida?
4.2 177 Assista AgoraNasci em 1994.
Quando o "1995" veio no filme, ele veio com um peso, uma tristeza, uma desesperança na vida, nas coisas, nas gentes'
que eu não consigo explicar ou dimensionar.
Nomadland
3.9 895 Assista Agora"Actually, it was special.
We were right on the edge of town.
And our backyard looks out at this huge open space.
It was just desert, desert, desert, all the way to the mountains.
THERE WAS NOTHIN' IN OUR WAY."
Eu amei essa frase, pois
quando ela diz que não tinha nada no caminho deles, eu senti que foi muito mais
para o lado figurado, daquela sensação de que não tinha nenhum impedimento no caminho deles juntos, pois era especial. Mas aí ele morreu. Que tristeza o todo
Dias Melhores
3.9 139 Assista AgoraJá vi filmes que mostram um bullying muito mais para o lado psicológico do que para o físico, e particularmente, compreendo esses como mais comuns, mas não entendi as críticas que colocaram sobre esse filme pegar muito mais o lado fisico, como se isso tornasse tudo menos real.
Sobre a duração também achei que dava para ser menor, mas particularmente, senti cansaço maior pelo tema e crueza das cenas, do que pelo tempo de duração.
morri, mas passo bem