Me impressiona um pouco esse filme passar tão abaixo do radar, ele é MUITO competente e merecia ser mais lembrado. Gostei muito do ritmo e do quanto ele consegue ser claro em como a situação começou a dar errado, quem já fez pelo menos uma trilha alguma vez na vida deve ter se identificado com alguma das situações,
Filme depende de MUITA suspensão de descrença para funcionar, mas se você aceitar embarcar na experiência acho que vale a pena. Mas ele é cheio daqueles momentos "isso tá conceitual ou chato pra caralho? 😶🌫️"
Tem documentário que é soco no estômago, esse é um espancamento completo e a pá de cal que os EUA precisavam. Serviu para refletirem o quanto a invasão que fizeram no Vietnam na melhor das hipóteses não fazia sentido, e na pior, foi um crime que aconteceu a céu aberto, com câmeras e documentação bem robusta.
Extremamente pesado em sua forma e conteúdo, acredito que ao mesmo tempo que mostra um pedaço bem angustiante do passado, também consegue nos trazer questões da nosso próprio presente.
A cena em que o estadunidense começa a refletir que o exército que estão apoiando é totalmente financiado por estrangeiros enquanto lutam contra um povo que vive em situações insalubres em nome do que acreditam, e que isso mostra que talvez eles sejam o lado errado, é um tipo de reflexão que apesar de ter como alvo a invasão do Vietnam acaba sendo acertando em cheio outras guerras que acontecem nos dias de hoje.
Quantos vezes não vemos conflitos onde a mídia noticia um lado como totalmente errado enquanto passa um pano absurdo para o outro independente das atrocidades realizadas?
Considero o Vietnam um exemplo de país que conseguiu conquistar o seu próprio direito de fazer a sua própria história, temos muito o que aprender com ele e fico extremamente feliz que atualmente seja um país exemplo de crescimento, não pelos EUA, mas apesar dos EUA.
Filme interessante, e de certa forma bem complexo dado a época em que foi feito (não existiam tantos filmes ou documentários sobre a resistência a ditadura militar como existe hoje).
Todas as produções que tratam sobre a terrível época da ditadura militar brasileira levam consigo uma grande responsabilidade, visto que estão tratando de adaptar pessoas que tinham sonhos, famílias e esperanças e que hoje são mártires. Ao mesmo tempo precisam lidar com toda realidade de um país que não teve uma plena superação dessa época, no sentido de não terem punido os culpados nem feito políticas efetivas de memória, como criação de museus sobre o período ou mesmo superação de aparatos de repressão da época (como a polícia militar).
Na verdade nem preciso ir tão longe, fui ver as críticas do ano do lançamento e tinha muito militar se doendo e fazendo declaração, depois de tudo que fizeram sinceramente ainda terem alguma voz é inacreditável. Milico não dá palpite.
Sobre as escolhas que o filme faz, sinto apenas que pesaram a mão na forma que a guerrilha é tratada como ingênua e idealista, o que pouco combina com o marxismo-leninismo. Sinto que a forma que as cenas foram organizadas na montagem dão um ritmo vagaroso ao filme, faz com que flashbacks percam o peso e algumas cenas se tornem anticlimáticas, por exemplo, o final:
no lugar do Lamarca simplesmente levar os tiros, podiam inserir o flashback onde ele conversa com o pai e basicamente explica as motivações dele poder futuramente se tornar guerrilheiro, daria um final poético, um homem que morreu pelo que acreditava
. Da forma que fizeram deu apenas a sensação de que poderia ser melhor.
Ainda assim, foi um bom filme para mostrar os caminhos que os próximos poderiam trilhar, e de fato, os que vieram posteriormente conseguiram um equilíbrio melhor de tudo aquilo que considerei pouco refinado. Enfim, ainda é uma obra digna para alguém que ousou lutar e ousou tentar vencer.
Experiência interessante, ainda que algumas coisas tenham me tirado um pouco da imersão. Aparentemente tentaram fazer um estilo de filme onde existem coisas acontecendo nas entrelinhas do que os personagens falam e fazem, o problema é que aparentemente os atores não estão a vontade o suficiente com o texto ou com a coreografia das cenas, isso faz algumas cenas finalizadas parecerem um mero ensaio.
como a atração que a protagonista sente pelo mano hipster ou a desconfiança do marido dela
tem a sutileza de uma marreta sob vidro. Não sei se algum responsável pela produção temia que o expectador médio não entendesse certas intenções, mas isso gera uma roda gigante no quesito de qualidade das cenas, sendo uma ótima seguida de outra ruim e depois outra acima da média...isso até o final do filme.
Recomendo, vale muito o tempo investido principalmente por tratar de temas bem maduros com uma certa maturidade que é incomum nesse tipo de produção. Principalmente do meio para o final, a qualidade dele só vai aumentando até chegar aos finalmentes, deixando uma baita boa impressão enquanto os créditos finais sobem.
É um filme mais importante do que divertido. Possui um ritmo extremamente desbalanceado e nem todas as soluções criativas conseguem ser atrativas o suficiente para manter a atenção do expectador. Dito isso, possui alguns momentos chave que são tão bons e emocionantes que compensam os defeitos. Recomendaria para aqueles que estão com muita paciência, e querendo experimentar filmes históricos com ritmo diferente do padrão hollywoodiano, tanto em forma quanto em conteúdo.
Filme excelente em tudo que se propõe. Direção fabulosa de Satoshi Kon, sendo esse um dos seus melhores trabalhos, sei que parece estranho para algumas pessoas a quantidade de elogios, mas é necessário lembrar que esse é o Cisne Negro antes do Cisne Negro,
é um filme que tem a cena da banheira antes de Réquiem pra um sonho (não que o torne inferior, ambas são igualmente espetaculares em seus devidos contextos)
e consegue passar todos os sentimentos da personagem principal com maestria, adoro esse filme.
[spoiler][/spoiler]
Comprar Ingressos
Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.
Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.
O Assassino
3.3 514Real acho que se fosse um filme fosse exatamente do jeito que é, mas dirigido por qualquer outra pessoa aleatória ninguém perceberia a diferença.
Filme não tem uma identidade forte, ritmo sofrível e enredo pouco engajante.
Tem uma cena de luta que é muito bem coreografada mas a iluminação é inacreditavelmente ruim...tão escura que tinha até ruído
Na Selva
3.5 227 Assista AgoraMe impressiona um pouco esse filme passar tão abaixo do radar, ele é MUITO competente e merecia ser mais lembrado. Gostei muito do ritmo e do quanto ele consegue ser claro em como a situação começou a dar errado, quem já fez pelo menos uma trilha alguma vez na vida deve ter se identificado com alguma das situações,
como o colega que não está seguindo o mesmo ritmo dos demais, e o humor do grupo variando de acordo com a sorte ou falta dela, achei bem real,
fizeram um bom trabalho. Muito boa a sensação de estar procurando um tipo mega específico de filme e conseguir achar 😌.
Dentro
2.8 94 Assista AgoraFilme depende de MUITA suspensão de descrença para funcionar, mas se você aceitar embarcar na experiência acho que vale a pena. Mas ele é cheio daqueles momentos "isso tá conceitual ou chato pra caralho? 😶🌫️"
e a resposta é...sim
Meu Malvado Favorito
4.0 2,8K Assista AgoraPOETIC CINEMA
Che
3.7 210 Assista AgoraBaita filme, digno da figura histórica e de tudo que ela representa! Espero que a parte 2 mantenha o ritmo.
Corações e Mentes
4.5 47Tem documentário que é soco no estômago, esse é um espancamento completo e a pá de cal que os EUA precisavam. Serviu para refletirem o quanto a invasão que fizeram no Vietnam na melhor das hipóteses não fazia sentido, e na pior, foi um crime que aconteceu a céu aberto, com câmeras e documentação bem robusta.
Extremamente pesado em sua forma e conteúdo, acredito que ao mesmo tempo que mostra um pedaço bem angustiante do passado, também consegue nos trazer questões da nosso próprio presente.
A cena em que o estadunidense começa a refletir que o exército que estão apoiando é totalmente financiado por estrangeiros enquanto lutam contra um povo que vive em situações insalubres em nome do que acreditam, e que isso mostra que talvez eles sejam o lado errado, é um tipo de reflexão que apesar de ter como alvo a invasão do Vietnam acaba sendo acertando em cheio outras guerras que acontecem nos dias de hoje.
Considero o Vietnam um exemplo de país que conseguiu conquistar o seu próprio direito de fazer a sua própria história, temos muito o que aprender com ele e fico extremamente feliz que atualmente seja um país exemplo de crescimento, não pelos EUA, mas apesar dos EUA.
Lamarca
3.3 52 Assista AgoraFilme interessante, e de certa forma bem complexo dado a época em que foi feito (não existiam tantos filmes ou documentários sobre a resistência a ditadura militar como existe hoje).
Todas as produções que tratam sobre a terrível época da ditadura militar brasileira levam consigo uma grande responsabilidade, visto que estão tratando de adaptar pessoas que tinham sonhos, famílias e esperanças e que hoje são mártires. Ao mesmo tempo precisam lidar com toda realidade de um país que não teve uma plena superação dessa época, no sentido de não terem punido os culpados nem feito políticas efetivas de memória, como criação de museus sobre o período ou mesmo superação de aparatos de repressão da época (como a polícia militar).
Na verdade nem preciso ir tão longe, fui ver as críticas do ano do lançamento e tinha muito militar se doendo e fazendo declaração, depois de tudo que fizeram sinceramente ainda terem alguma voz é inacreditável. Milico não dá palpite.
Sobre as escolhas que o filme faz, sinto apenas que pesaram a mão na forma que a guerrilha é tratada como ingênua e idealista, o que pouco combina com o marxismo-leninismo. Sinto que a forma que as cenas foram organizadas na montagem dão um ritmo vagaroso ao filme, faz com que flashbacks percam o peso e algumas cenas se tornem anticlimáticas, por exemplo, o final:
no lugar do Lamarca simplesmente levar os tiros, podiam inserir o flashback onde ele conversa com o pai e basicamente explica as motivações dele poder futuramente se tornar guerrilheiro, daria um final poético, um homem que morreu pelo que acreditava
Ainda assim, foi um bom filme para mostrar os caminhos que os próximos poderiam trilhar, e de fato, os que vieram posteriormente conseguiram um equilíbrio melhor de tudo aquilo que considerei pouco refinado. Enfim, ainda é uma obra digna para alguém que ousou lutar e ousou tentar vencer.
A Porta ao Lado
2.7 8Experiência interessante, ainda que algumas coisas tenham me tirado um pouco da imersão. Aparentemente tentaram fazer um estilo de filme onde existem coisas acontecendo nas entrelinhas do que os personagens falam e fazem, o problema é que aparentemente os atores não estão a vontade o suficiente com o texto ou com a coreografia das cenas, isso faz algumas cenas finalizadas parecerem um mero ensaio.
Coisas que deveriam ser sutis
como a atração que a protagonista sente pelo mano hipster ou a desconfiança do marido dela
Recomendo, vale muito o tempo investido principalmente por tratar de temas bem maduros com uma certa maturidade que é incomum nesse tipo de produção. Principalmente do meio para o final, a qualidade dele só vai aumentando até chegar aos finalmentes, deixando uma baita boa impressão enquanto os créditos finais sobem.
A Fundação de uma República
3.6 15É um filme mais importante do que divertido. Possui um ritmo extremamente desbalanceado e nem todas as soluções criativas conseguem ser atrativas o suficiente para manter a atenção do expectador. Dito isso, possui alguns momentos chave que são tão bons e emocionantes que compensam os defeitos.
Recomendaria para aqueles que estão com muita paciência, e querendo experimentar filmes históricos com ritmo diferente do padrão hollywoodiano, tanto em forma quanto em conteúdo.
Perfect Blue
4.3 815Filme excelente em tudo que se propõe. Direção fabulosa de Satoshi Kon, sendo esse um dos seus melhores trabalhos, sei que parece estranho para algumas pessoas a quantidade de elogios, mas é necessário lembrar que esse é o Cisne Negro antes do Cisne Negro,
é um filme que tem a cena da banheira antes de Réquiem pra um sonho (não que o torne inferior, ambas são igualmente espetaculares em seus devidos contextos)
[spoiler][/spoiler]