Ficou difícil conter as lágrimas quando chegou a parte do prêmio do Brasil. No documentário, excepcional, vêmos sua vida e sua carreira convertendo-se numa novela que parava o Brasil. Inclusive, o próprio formato do documentário respeita essa narrativa: Gravações raras, como reuniões entre Senna, presidentes e demais pilotos mostram que ele era o mesmo na pista e fora dela, oque contribui para uma volta no tempo refulgente em que protagonista, antagonista(Prost) são vistos pelo telespectador, que acompanha a sucessão dos fatos pelas imagens e tira suas conclusões. O dia de sua morte, suas conquistas e seu lado carinhoso e caridoso são realçados por suas atitudes que superavam os próprios limites revelando uma personalidade brasileira que prezava pela honra do País. Airton Senna marcou o tempo em que o Brasil teve a chance de ser representado por alguém que amava o que fazia. Desde pelé o Brasil não se via tão bem-representado. E até agora sentimos falta desse tipo de diligência por parte dos esportistas brasilleiros. Um dos melhores documentários que eu já ví. Até quem não viveu a era-Senna sente saudades ao assistí-lo.
Crepúculo dos Deuses é filme sobre a megalomania. Podemos ver essa insanidade contagiando não apenas astros famosos, que não aceitam a decadência sob pena de perderem sua auto-imagem apoteótica.. De modo que a destruíção, ou cura deste tipo de condição desigual avança em tempos atuais, noto que a autoconsciência popular busca fugir desses transtornos mais por medo do ridículo do que por outra coisa, hoje parece que o pudor invadiu o mundo da arte, racionalizando-a. De qualquer forma, o glamour desse filme está na homenagem aos espíritos imortais, numa quase metalinguagem que objetiva a realidade do show business sob poto de vista do ator consagradado por sua geração.
Um filme sobre amor que foi uma referência clara um filme de enorme sucesso da nossa geração: Efeito Borboleta. Em Em Alguns Lugar do Passado, percebe-se a influência do misticismo do inconsciente, o qual confere a possibilidade de Richard, através de uma especie de auto-hipnóse, não apenas lembrar de quem um dia foi, mas de através do ato de recordar, viver de fato sua antiga vida. Dessa forma, o paradoxo temporal no filme ganha um aspecto de viagem ao inconsciente do protagonista. Além de encarar o amor sob o ponto de vista do seu poder além da existência terrena, e levar ao público uma trilha que parece ter sido feita por encomenda do casal que nos remete às nossas próprias estórias de amor, Somewhere in Time é uma obra-prima capaz de transmitir algo comum À todos os que sabem o que significa amar de verdade alguém.
Esse filme é uma manifestação profunda do real sentido da museologia. A sacralidade oculta no que nos inspira à construir santuários históricos é encontrada aqui, assim como próprio desejo de imortalidade que nos assola desde o início dos tempos. Toda a sacralidade encontrada no filme, isto é, que é contada diretamente por ele, parece ter sua fonte nesse desejo. Acho que isso diz muito sobre muita coisa. No entanto, além disso, podemos viver a experiência única de viajar no tempo à Russia em seu apogeu imperialista. Uma aula de filosofia da história - e uma aula de história.
Esse curto, e não "pusilânime" filme, me deixou impressionado. A direção fora uma das coisas que me fizeram parar durante alguns instantes do filme para degustar de dentre outros elementos, dos ângulos que apareciam sempre em momentos em que deveriam aparecer. Sem contar com ritmo único impresso ao filme, que imita a realidade de um doente mental ao mesmo tempo que conta imagéticamente o trágico destino do seu pai, revelando as causas desse destino com flashs que conectam, de acordo com idéias de teoria da psicanálise, os fatos no filme. Em termos de material de estudo dos temas tratados: Funcional. Em termos de bom filme: Além.
Parece que ainda se fazem clássicos do cinema como antigamente: a obra é impecável, o tema não poderia ser mais oportuno, e o tratamento que os irmãos Coen dão aos detalhes de cada cena é coisa de se notar. A tensão funciona tanto nas cenas com diálogos intimidadores no "sentido catarsico", como nas em que apenas a habilidade com a câmera direciona a a-tensão do telespectador. Penso também que a roupagem psicologica dada, sobretudo aos demais personagens do filme, e em especial ao xerife local, que é pertubado pelo seu próprio pandemônio inconsciente, cujo o reflexo do seu medo é fruto da convicção da sua inferioridade reconhecida por ele mesmo em seus sonhos.
São sempre enriquecedores depoimentos de artistas como Tom Zé. É um bom documentário que foca na literatura dos compositores brasileiros, que escrevem cada qual à sua maneira e que fazem da musica popular brasileira fonte de inspiração intelectual.
Penso que entendê-lo como uma fábrica de peripécias (reviravoltas) que explodem na imaginação de quem assiste não seja a única alternativa...Mas do que mergulhar dentro da narrativa para a construção dela, David Lynch parece dar saltos para superficie, criando ilusões palpáveis que enganam quem espera um desfecho diferente daquela continua metamorfose cinematográfica que transignifica a coexistência dos fatos em cena, levando-nos à crer que a função objetiva do filme se resume ao evaporar de pré-concepções, o que de forma alguma as torna irreis, ou menos persistentes, mas que, com sutileza, torna possível certo contato, ainda que intuitivo, com o nada na direção da estrada perdida dos desejos multáveis.
Baixei por acaso, e acompanhando os depoimentos a catarse vem fácil... não chega a ser um mega documentário, mas é importante atentar para seu caráter denuncista.
Forografia revolucionária. É uma das mais realistas representações da cultura brasileira de forma que seu expoênte hibrido mais enfático é a herança africana que sobrevive sobretudo ainda hoje em vários lugares do país: antropologicamente interessante, além de ser um bom filme, capaz de amortecer qualquer tipo de choque cultural através da sua arte Glauberiana que transforma o ordinário em bom gosto.
Cinema de arte tem em Godard um significado quase sempre inquietante. A odisséia política nesse filme percorre de forma provocativa e livre todo o processo de revisão social pelo qual passava o mundo em meados de 60, 70...As ideologias abordadas e primordialmente dissecadas por Jean-Luc Godard em a Chinesa continuam atuais, tendo em vista, convenientemente, no caso do Brasil as ideiologias adotadas regrediram em termos de função política por causa dos atores (usando palavras de em "A chinesa") esqueceram que estavam em uma peça de teatro em execução e montaram no povo de modo que a sublevação hoje é contagiante. Esse é um dos melhores filmes de Jean-Luc Godard, e todos os fatores que fazem dele atual são os mesmos que fazem com que eu queira revê-lo várias e várias vezes.
O destaque do documentário foi a releitura que fez o Saramago do mito da caverna, de Platão: Ao que ele chamou de mundo "Audio visual" que cada vez mais caminha em direção ao interior da caverna. O que, enfatiza: faz com que nos desencontremos de nós mesmos. Entende a visão muito mais como desfunção, se comparada às imagens mentais, ou à abstração da alma. Isso lhe inspira, claro: "Ensaio sobre cegueira". Me chamou bastante atenção também o trecho que se fala precisamente da incapacidade de prestarmos atenção verdadeiramente em algo por conta da exigência feita exclusivamente ao ato vulgarizado de ver, olhar, assistir. Nada mais é profundo, nada mais é sentido... Mas simplesmente visto e esquecido.
Grande direção, dizer que David Lynch consegue despertar em nos o prazer de acompanharmos histórias "bem-contadas" com um enredo tão simples, cativante, intimista, livre, não é papo furado. Assim como dizer que a trilha sonora é uma das mais lindas que já ouvi também não é.
Bruno Drumont parece investigar as entrelinhas na leitura de uma humanidade sem disfarces. E parece projetar essa lupa na capacidade do seu protagonista, dotando-lhe de notável perceptividade introspectiva, ao que para o publico poderá ser traduzido em tela num misto de viceralidade e contradição que se assemelha, de forma pitoresca, à uma mimese intuitiva do cotidiano humano.
A BBC fez a melhor tentativa de reconstrução dos encontros que o Einstein fez na Inglatera, onde obteve o mérito dos seus estudos. E onde realmente é levado À sério! Considero, como fã do Einstein e tendo visto vários outros filmes dele, esse, o melhor.
"Raiva" é o sentimento que se identifica nas vítimas de abuso, constatamos ao assistir esse documentário que apesar da pouca idade que possuem, crianças podem mentir tão bem quanto adultos: para si mesmas e para os outros...Resta-nos entender as causas de situações terríveis como essas para que não crescão predadores em potencial que emulam significado humano.
Aquilo que no filme MADE U.S.A não me fugiu à compreensão (por tratar de temas politicos tão densos, e de forma tão madura), me trouxe, mais uma vez, o universo político subjetivado, o qual é marca do cineasta...
Gostei da idéia do filme, a sinopse deixa-nos facilmente interessados por se tratar da aventura vivída por um homem comum que vira um gênio no dia do seu aniversário... Ao assistí, senti um clima dos filmes-90's - sessão da tarde SBT - E adorei tanto isso, como o perfil do protagonista.
Uma "fotografia" da vida: Uma simplificação de perspectivas. Tudo leva ao homem, tudo leva à tempestade. "A vida é bela": apesar da dor, tudo não passa de um sonho.
Zizek!
4.0 13Aborda as idéias de Zizek e sua personalidade com a mesma intensidade. Algumas de suas idéias expostas no documentário são inacreditáveis.
Senna
4.4 683 Assista AgoraFicou difícil conter as lágrimas quando chegou a parte do prêmio do Brasil. No documentário, excepcional, vêmos sua vida e sua carreira convertendo-se numa novela que parava o Brasil. Inclusive, o próprio formato do documentário respeita essa narrativa: Gravações raras, como reuniões entre Senna, presidentes e demais pilotos mostram que ele era o mesmo na pista e fora dela, oque contribui para uma volta no tempo refulgente em que protagonista, antagonista(Prost) são vistos pelo telespectador, que acompanha a sucessão dos fatos pelas imagens e tira suas conclusões. O dia de sua morte, suas conquistas e seu lado carinhoso e caridoso são realçados por suas atitudes que superavam os próprios limites revelando uma personalidade brasileira que prezava pela honra do País. Airton Senna marcou o tempo em que o Brasil teve a chance de ser representado por alguém que amava o que fazia. Desde pelé o Brasil não se via tão bem-representado. E até agora sentimos falta desse tipo de diligência por parte dos esportistas brasilleiros. Um dos melhores documentários que eu já ví. Até quem não viveu a era-Senna sente saudades ao assistí-lo.
Crepúsculo dos Deuses
4.5 795 Assista AgoraCrepúculo dos Deuses é filme sobre a megalomania. Podemos ver essa insanidade contagiando não apenas astros famosos, que não aceitam a decadência sob pena de perderem sua auto-imagem apoteótica.. De modo que a destruíção, ou cura deste tipo de condição desigual avança em tempos atuais, noto que a autoconsciência popular busca fugir desses transtornos mais por medo do ridículo do que por outra coisa, hoje parece que o pudor invadiu o mundo da arte, racionalizando-a. De qualquer forma, o glamour desse filme está na homenagem aos espíritos imortais, numa quase metalinguagem que objetiva a realidade do show business sob poto de vista do ator consagradado por sua geração.
Em Algum Lugar do Passado
3.9 601 Assista AgoraUm filme sobre amor que foi uma referência clara um filme de enorme sucesso da nossa geração: Efeito Borboleta. Em Em Alguns Lugar do Passado, percebe-se a influência do misticismo do inconsciente, o qual confere a possibilidade de Richard, através de uma especie de auto-hipnóse, não apenas lembrar de quem um dia foi, mas de através do ato de recordar, viver de fato sua antiga vida. Dessa forma, o paradoxo temporal no filme ganha um aspecto de viagem ao inconsciente do protagonista. Além de encarar o amor sob o ponto de vista do seu poder além da existência terrena, e levar ao público uma trilha que parece ter sido feita por encomenda do casal que nos remete às nossas próprias estórias de amor, Somewhere in Time é uma obra-prima capaz de transmitir algo comum À todos os que sabem o que significa amar de verdade alguém.
Arca Russa
4.0 184Esse filme é uma manifestação profunda do real sentido da museologia. A sacralidade oculta no que nos inspira à construir santuários históricos é encontrada aqui, assim como próprio desejo de imortalidade que nos assola desde o início dos tempos. Toda a sacralidade encontrada no filme, isto é, que é contada diretamente por ele, parece ter sua fonte nesse desejo. Acho que isso diz muito sobre muita coisa. No entanto, além disso, podemos viver a experiência única de viajar no tempo à Russia em seu apogeu imperialista. Uma aula de filosofia da história - e uma aula de história.
Distúrbio Fatal
2.9 34 Assista AgoraEsse curto, e não "pusilânime" filme, me deixou impressionado. A direção fora uma das coisas que me fizeram parar durante alguns instantes do filme para degustar de dentre outros elementos, dos ângulos que apareciam sempre em momentos em que deveriam aparecer. Sem contar com ritmo único impresso ao filme, que imita a realidade de um doente mental ao mesmo tempo que conta imagéticamente o trágico destino do seu pai, revelando as causas desse destino com flashs que conectam, de acordo com idéias de teoria da psicanálise, os fatos no filme. Em termos de material de estudo dos temas tratados: Funcional. Em termos de bom filme: Além.
Onde os Fracos Não Têm Vez
4.1 2,4K Assista AgoraParece que ainda se fazem clássicos do cinema como antigamente: a obra é impecável, o tema não poderia ser mais oportuno, e o tratamento que os irmãos Coen dão aos detalhes de cada cena é coisa de se notar. A tensão funciona tanto nas cenas com diálogos intimidadores no "sentido catarsico", como nas em que apenas a habilidade com a câmera direciona a a-tensão do telespectador. Penso também que a roupagem psicologica dada, sobretudo aos demais personagens do filme, e em especial ao xerife local, que é pertubado pelo seu próprio pandemônio inconsciente, cujo o reflexo do seu medo é fruto da convicção da sua inferioridade reconhecida por ele mesmo em seus sonhos.
Palavra (En)Cantada
4.4 96 Assista AgoraSão sempre enriquecedores depoimentos de artistas como Tom Zé. É um bom documentário que foca na literatura dos compositores brasileiros, que escrevem cada qual à sua maneira e que fazem da musica popular brasileira fonte de inspiração intelectual.
Estrada Perdida
4.1 469 Assista AgoraPenso que entendê-lo como uma fábrica de peripécias (reviravoltas) que explodem na imaginação de quem assiste não seja a única alternativa...Mas do que mergulhar dentro da narrativa para a construção dela, David Lynch parece dar saltos para superficie, criando ilusões palpáveis que enganam quem espera um desfecho diferente daquela continua metamorfose cinematográfica que transignifica a coexistência dos fatos em cena, levando-nos à crer que a função objetiva do filme se resume ao evaporar de pré-concepções, o que de forma alguma as torna irreis, ou menos persistentes, mas que, com sutileza, torna possível certo contato, ainda que intuitivo, com o nada na direção da estrada perdida dos desejos multáveis.
A Morte Inventada
4.0 16Baixei por acaso, e acompanhando os depoimentos a catarse vem fácil... não chega a ser um mega documentário, mas é importante atentar para seu caráter denuncista.
Barravento
3.9 70Forografia revolucionária. É uma das mais realistas representações da cultura brasileira de forma que seu expoênte hibrido mais enfático é a herança africana que sobrevive sobretudo ainda hoje em vários lugares do país: antropologicamente interessante, além de ser um bom filme, capaz de amortecer qualquer tipo de choque cultural através da sua arte Glauberiana que transforma o ordinário em bom gosto.
A Chinesa
3.9 135Cinema de arte tem em Godard um significado quase sempre inquietante. A odisséia política nesse filme percorre de forma provocativa e livre todo o processo de revisão social pelo qual passava o mundo em meados de 60, 70...As ideologias abordadas e primordialmente dissecadas por Jean-Luc Godard em a Chinesa continuam atuais, tendo em vista, convenientemente, no caso do Brasil as ideiologias adotadas regrediram em termos de função política por causa dos atores (usando palavras de em "A chinesa") esqueceram que estavam em uma peça de teatro em execução e montaram no povo de modo que a sublevação hoje é contagiante. Esse é um dos melhores filmes de Jean-Luc Godard, e todos os fatores que fazem dele atual são os mesmos que fazem com que eu queira revê-lo várias e várias vezes.
Janela da Alma
4.3 192 Assista AgoraO destaque do documentário foi a releitura que fez o Saramago do mito da caverna, de Platão: Ao que ele chamou de mundo "Audio visual" que cada vez mais caminha em direção ao interior da caverna. O que, enfatiza: faz com que nos desencontremos de nós mesmos. Entende a visão muito mais como desfunção, se comparada às imagens mentais, ou à abstração da alma. Isso lhe inspira, claro: "Ensaio sobre cegueira".
Me chamou bastante atenção também o trecho que se fala precisamente da incapacidade de prestarmos atenção verdadeiramente em algo por conta da exigência feita exclusivamente ao ato vulgarizado de ver, olhar, assistir.
Nada mais é profundo, nada mais é sentido... Mas simplesmente visto e esquecido.
Uma História Real
4.2 298Grande direção, dizer que David Lynch consegue despertar em nos o prazer de acompanharmos histórias "bem-contadas" com um enredo tão simples, cativante, intimista, livre, não é papo furado. Assim como dizer que a trilha sonora é uma das mais lindas que já ouvi também não é.
A Humanidade
3.5 25Bruno Drumont parece investigar as entrelinhas na leitura de uma humanidade sem disfarces. E parece projetar essa lupa na capacidade do seu protagonista, dotando-lhe de notável perceptividade introspectiva, ao que para o publico poderá ser traduzido em tela num misto de viceralidade e contradição que se assemelha, de forma pitoresca, à uma mimese intuitiva do cotidiano humano.
A Hora da Estrela
3.9 522 Assista Agoraótima adaptação nacional...Acho o livro da Clarice um roteiro quase pronto... Macabéa salta das páginas para a pele da atriz Marcelia Cartaxo.
Einstein e Eddington
3.9 28 Assista AgoraA BBC fez a melhor tentativa de reconstrução dos encontros que o Einstein fez na Inglatera, onde obteve o mérito dos seus estudos. E onde realmente é levado À sério! Considero, como fã do Einstein e tendo visto vários outros filmes dele, esse, o melhor.
A Ira de um Anjo
4.0 281Triste: "facadas no coração". É o que melhor expressa as catarses sentidas ao assistir essa reconstituição.
A Ira de um Anjo
4.0 281"Raiva" é o sentimento que se identifica nas vítimas de abuso, constatamos ao assistir esse documentário que apesar da pouca idade que possuem, crianças podem mentir tão bem quanto adultos: para si mesmas e para os outros...Resta-nos entender as causas de situações terríveis como essas para que não crescão predadores em potencial que emulam significado humano.
Made in U.S.A.
3.6 30Aquilo que no filme MADE U.S.A não me fugiu à compreensão (por tratar de temas politicos tão densos, e de forma tão madura), me trouxe, mais uma vez, o universo político subjetivado, o qual é marca do cineasta...
Holy Motors
3.9 651 Assista AgoraÉ um filme sobre filmes... E a prova de que o cinema é uma arte infinita enquanto motor de possibilidades..
Um Corpo que Cai
4.2 1,3K Assista AgoraBernard Herrmann e seus violinos constituem o espirito deste corpo vertiginoso em forma de película.
Fenômeno
3.4 165 Assista AgoraGostei da idéia do filme, a sinopse deixa-nos facilmente interessados por se tratar da aventura vivída por um homem comum que vira um gênio no dia do seu aniversário... Ao assistí, senti um clima dos filmes-90's - sessão da tarde SBT - E adorei tanto isso, como o perfil do protagonista.
Pássaros, Órfãos e Tolos
4.3 39Uma "fotografia" da vida: Uma simplificação de perspectivas. Tudo leva ao homem, tudo leva à tempestade. "A vida é bela": apesar da dor, tudo não passa de um sonho.