Ahhhhhhhhhhhhh. Que lindo! Tenho até dificuldades em comentar. Não lançarei mão de usar o simbolismo recorrente na obra de Jodo. Abstenho-me também de seguir a opção de analisar a obra baixo a ótica da história chilena do século XX, por mais relevante que seja. Tampouco me enveredarei pelos tortuosos caminhos das explicações psicanalíticas, mesmo que as teorias psicodinâmicas encontrem respaldos por toda a narrativa. Restrinjo-me apenas a contemplar e me emocionar com a opinião de que todos deveríamos ter a oportunidade de revisitar e ressignificar a própria biografia através de uma obra surrealista. Perfeito!
[/spoiler] Sombrio como o diabo pastelão indo cobrar as almas prometidas. Simbólico como os aldeões cuspindo as hóstias pra fazer armas. Sentimental como o lobo voyeur. E sobretudo visceral como a poção do amor feito de bosta. Simplesmente incrível!
Audaz na medida certa, mas sem deixar de ser chistoso. Um dos filmes mais lídimos que vi nos últimos tempos. A fotografia nas montanhas prazenteiras da Tajiquistão torna tudo mais pulcro. O roteiro originalmente loquaz e jubilante com a as atuações gaiteiras, principalmente a da hem-ditosa protagonista torna a experiência de assistir profundamente aprazível
Quero falar sobre o filme, mas ao falar o desrespeito. Como posso ousar descrever essa obra, se ela em sua proposta é silenciosa e parcimoniosa no uso das palavras? Com que pretensão descreverei os elementos históricos lituanos em uma rede social brasileira sobre cinema? Assim, a melhor homenagem que posso fazer a esse filme são o meu silêncio e as minhas sinceras lágrimas. Obrigado, Sharunas Bartas por tornar a minha existência melhor
Quanto conteúdo espiritual sob a capa de um filme vendido como trash. Lendas budistas? Tem! Diferenças de crenças entre algumas vertentes budistas (tibetano, tailandês, nepalês)? Tem! Ensinamentos de artes marciais dos templos shaolins? Tem! Transcrições quase literais de alguns textos sagrados (Sutra da luz colorida, Sutra da lágrima de Buda, As sete renúncias de monge tibetano)? Tem! Obra prima. Depois dessa, preciso urgentemente me reaproximar do budismo, voltar a praticar muay thai e entrar em abstinência de álcool e de sexo
Inevitavelmente algumas pessoas em suas ânsias por fazerem análises rasas do conteúdo de uma obra, deixarão de lado algo indubitavelmente necessário para a compreensão deste longa: ele fala sobre relações de poder, sejam elas entre idades, entre gêneros ou entre religiões. Fora isso, que divino é poder contemplar essa preciosidade repleta de poesia e uma implacável fotografia, além de uma trilha sonora perfeita, com as composições de Gustav Mahler (boa parte con contribuições de sua injustiçada mulher)
Até que demorei pra assistir essa cine-biografia sobre meu poeta armênio favorito. E o que tenho a dizer agora é que preciso reler tudo que já li de Sayat Nova. Sinto-me profundamente emocionada ao perceber a que leitura feita pelo diretor se encaixa perfeitamente com o que eu sentia ao ler os poemas após beber umas doses de rum, enquanto meus amigos estavam na balada. Tenho certeza que alguns entre vocês sentiu o mesmo
Simplesmente poético. Constato com assombração que alguns espectadores relatam não terem gostado do filme, a despeito de gostarem do surrealismo. Talvez isto se deva à própria distorção tão frequente do que significa o surrealismo em si, cabendo aqui um resgate histórico. A proposta surrealista sempre foi a expressão dos aspectos inconscientes do ser humano, tendo como premissa a descrição do aparelho psíquico feito pela psicanálise freudiana. No filme podemos perceber a fidelidade a essa proposta ao compararmos com as teorias muito bem descritas por Sigmund Freud em suas primeiras obras psicológicas, como a Interpretação dos Sonhos e A Psicopatologia da Vida Cotidiana, como a relação não excludentes entre os opostos. Na obra vida e morte, passado e presente, imaginação e realidade não apenas coexistem como também não se contradizem. Levando mais adiante, podemos pescar da fonte de Totem e Tabu e, seguindo a mesma lógica, vermos a relação de ambivalência dos sentimentos, sobretudo em relação ao genitor (conceito posteriormente distorcido por Lacan). Obviamente não é necessário ter lido e assimilado completamente a obra do pai da psicanálise para entender completamente, uma vez que trata de algo que ocorre com todos nós: o funcionamento vivo do inconsciente (basta observar os próprios sonhos para entender. Eles não estão obviamente querendo nos mostrar algo, mesmo que de imediato não consigamos entender o seus significados?). Assim, também não faz sentido querer buscar na história da Polônia a interpretação, uma vez que a história é sobre o intra e não sobre o extra, apresentando, inclusive, de forma simbólica, vários elementos relacionados ao continente americano, o Novo Mundo, o que está a ser descoberto e explorado, como nosso psiquismo. O Sanatório e todas as suas velharias nunca foi sobre o pai de Joseph, mas sim sobre ele mesmo, em uma dolorosa busca de compreensão e remissão diante de seus sentimentos de culpa
Se tem a diva Emmanuelle Riva, musa dos sonhos lésbicos rsrsrs é certeza de que vou assistir. Ainda mais sendo um filme leve de roteiro conciso e de fácil assimilação. Ideal para assistir em um dia que não quiser gastar muitos neurônios interpretando
Uma verdadeira pornochanchada alemã, divertida, sensual e crítica. Recomendo fortemente que pesquisem a respeito do universo pornográfico alemão para compreenderem melhor as críticas
Tenho certeza que o diretor leu Para além do princípio do prazer de Sigmund Freud, só assim para retratar com tanta precisão a eterna luta entre Eros e Tânatos
Um soco no estômago que primeiro faz doer, nos faz retorcer sentindo o golpe pra só depois, pouco a pouco começarmos a respirar mais confortavelmente até chegar o ponto de sentirmos prazer e passamos dias e dias pensando no que vimos, como fazemos com uma experiência sexual nova
O filme tem quase quatro horas de duração, mas nem parece. O ritmo e a intensidade são tão marcantes que o tamanho do longa não influenciam a experiência. Eu particularmente já assisti três vezes. Passamos metade do filme esperando pelo tão anunciado milagre, até descobrir que esse nem era o clímax. Apenas Sion Sono consegue nos manipular a ponto de nos vermos torcendo pelo êxito em um relacionamento entre um sequestrador pervertido assumido que fotografa calcinhas e a sequestrada alienada por uma igreja esquizofrênica
Obra prima do mestre do surrealismo tcheco e, a meu ver, o menos surrealista de todos os seus filmes. Pena que muitos irão assistir sem tirar os opacos óculos da moralidade judaico-cristã-ocidental e sem conhecer as inúmeras referências intertextuais presentes no filme, esvaziando assim a experiência de assistir a essa obra de arte. Ideal para assistir em um feriado entediante em crise existencial
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Adeus Século 20
3.4 10Onde acho a legenda? Baixei faz um tempo já e ainda não de pra assistir
Rosa de Areia
4.7 1Alguém me ajuda, por favor!! Onde encontro esse?
A Dança da Realidade
4.2 81Ahhhhhhhhhhhhh. Que lindo! Tenho até dificuldades em comentar. Não lançarei mão de usar o simbolismo recorrente na obra de Jodo. Abstenho-me também de seguir a opção de analisar a obra baixo a ótica da história chilena do século XX, por mais relevante que seja. Tampouco me enveredarei pelos tortuosos caminhos das explicações psicanalíticas, mesmo que as teorias psicodinâmicas encontrem respaldos por toda a narrativa. Restrinjo-me apenas a contemplar e me emocionar com a opinião de que todos deveríamos ter a oportunidade de revisitar e ressignificar a própria biografia através de uma obra surrealista. Perfeito!
Queda Livre
3.8 20Aí, aí, esses húngaros e seu cinema hiperbomastestésico. Me senti muito anemística assistindo, menos no final que achei meio depronemo
November
3.8 78Aí, aí, ai, esses bálticos. Só eles mesmo.
[/spoiler] Sombrio como o diabo pastelão indo cobrar as almas prometidas. Simbólico como os aldeões cuspindo as hóstias pra fazer armas. Sentimental como o lobo voyeur. E sobretudo visceral como a poção do amor feito de bosta. Simplesmente incrível!
[spoiler]
Luna Papa
3.8 29Audaz na medida certa, mas sem deixar de ser chistoso. Um dos filmes mais lídimos que vi nos últimos tempos. A fotografia nas montanhas prazenteiras da Tajiquistão torna tudo mais pulcro. O roteiro originalmente loquaz e jubilante com a as atuações gaiteiras, principalmente a da hem-ditosa protagonista torna a experiência de assistir profundamente aprazível
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A Casa
4.0 14Quero falar sobre o filme, mas ao falar o desrespeito. Como posso ousar descrever essa obra, se ela em sua proposta é silenciosa e parcimoniosa no uso das palavras? Com que pretensão descreverei os elementos históricos lituanos em uma rede social brasileira sobre cinema? Assim, a melhor homenagem que posso fazer a esse filme são o meu silêncio e as minhas sinceras lágrimas. Obrigado, Sharunas Bartas por tornar a minha existência melhor
The Boxer's Omen
3.6 27Quanto conteúdo espiritual sob a capa de um filme vendido como trash. Lendas budistas? Tem! Diferenças de crenças entre algumas vertentes budistas (tibetano, tailandês, nepalês)? Tem! Ensinamentos de artes marciais dos templos shaolins? Tem! Transcrições quase literais de alguns textos sagrados (Sutra da luz colorida, Sutra da lágrima de Buda, As sete renúncias de monge tibetano)? Tem! Obra prima. Depois dessa, preciso urgentemente me reaproximar do budismo, voltar a praticar muay thai e entrar em abstinência de álcool e de sexo
Mahler, Uma Paixão Violenta
3.8 4 Assista AgoraInevitavelmente algumas pessoas em suas ânsias por fazerem análises rasas do conteúdo de uma obra, deixarão de lado algo indubitavelmente necessário para a compreensão deste longa: ele fala sobre relações de poder, sejam elas entre idades, entre gêneros ou entre religiões. Fora isso, que divino é poder contemplar essa preciosidade repleta de poesia e uma implacável fotografia, além de uma trilha sonora perfeita, com as composições de Gustav Mahler (boa parte con contribuições de sua injustiçada mulher)
A Cor da Romã
4.1 133Até que demorei pra assistir essa cine-biografia sobre meu poeta armênio favorito. E o que tenho a dizer agora é que preciso reler tudo que já li de Sayat Nova. Sinto-me profundamente emocionada ao perceber a que leitura feita pelo diretor se encaixa perfeitamente com o que eu sentia ao ler os poemas após beber umas doses de rum, enquanto meus amigos estavam na balada. Tenho certeza que alguns entre vocês sentiu o mesmo
O Sanatório da Clepsidra
3.9 24Simplesmente poético. Constato com assombração que alguns espectadores relatam não terem gostado do filme, a despeito de gostarem do surrealismo. Talvez isto se deva à própria distorção tão frequente do que significa o surrealismo em si, cabendo aqui um resgate histórico. A proposta surrealista sempre foi a expressão dos aspectos inconscientes do ser humano, tendo como premissa a descrição do aparelho psíquico feito pela psicanálise freudiana. No filme podemos perceber a fidelidade a essa proposta ao compararmos com as teorias muito bem descritas por Sigmund Freud em suas primeiras obras psicológicas, como a Interpretação dos Sonhos e A Psicopatologia da Vida Cotidiana, como a relação não excludentes entre os opostos. Na obra vida e morte, passado e presente, imaginação e realidade não apenas coexistem como também não se contradizem. Levando mais adiante, podemos pescar da fonte de Totem e Tabu e, seguindo a mesma lógica, vermos a relação de ambivalência dos sentimentos, sobretudo em relação ao genitor (conceito posteriormente distorcido por Lacan). Obviamente não é necessário ter lido e assimilado completamente a obra do pai da psicanálise para entender completamente, uma vez que trata de algo que ocorre com todos nós: o funcionamento vivo do inconsciente (basta observar os próprios sonhos para entender. Eles não estão obviamente querendo nos mostrar algo, mesmo que de imediato não consigamos entender o seus significados?). Assim, também não faz sentido querer buscar na história da Polônia a interpretação, uma vez que a história é sobre o intra e não sobre o extra, apresentando, inclusive, de forma simbólica, vários elementos relacionados ao continente americano, o Novo Mundo, o que está a ser descoberto e explorado, como nosso psiquismo. O Sanatório e todas as suas velharias nunca foi sobre o pai de Joseph, mas sim sobre ele mesmo, em uma dolorosa busca de compreensão e remissão diante de seus sentimentos de culpa
Problemas Femininos
4.0 99O dedo foi enfiado na xoxota, mas sem nenhum nenhum consentimento e não há nenhum prazer nisso. Quem tiver olhos olhos pra ver que veja
Pafnucio Santo
3.2 1Assisti tantas vezes que já sei cantar todas as músicas. A melhor cena é a da mulher demônio tentando o menino Pafnucio no deserto em árabe
Irei Como um Cavalo Louco
3.9 25Se tem a diva Emmanuelle Riva, musa dos sonhos lésbicos rsrsrs é certeza de que vou assistir. Ainda mais sendo um filme leve de roteiro conciso e de fácil assimilação. Ideal para assistir em um dia que não quiser gastar muitos neurônios interpretando
A Vingança de Dorothea
3.5 12Uma verdadeira pornochanchada alemã, divertida, sensual e crítica. Recomendo fortemente que pesquisem a respeito do universo pornográfico alemão para compreenderem melhor as críticas
Vida e Morte de uma Gangue Pornô
3.4 37Tenho certeza que o diretor leu Para além do princípio do prazer de Sigmund Freud, só assim para retratar com tanta precisão a eterna luta entre Eros e Tânatos
Mistérios e Paixões
3.8 312Um soco no estômago que primeiro faz doer, nos faz retorcer sentindo o golpe pra só depois, pouco a pouco começarmos a respirar mais confortavelmente até chegar o ponto de sentirmos prazer e passamos dias e dias pensando no que vimos, como fazemos com uma experiência sexual nova
Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas
3.6 196Apenas curta a maravilhosa cena da cachoeira, a princesa e o peixe. Uma das cenas mais perfeitas já filmadas
Love Exposure
4.2 93O filme tem quase quatro horas de duração, mas nem parece. O ritmo e a intensidade são tão marcantes que o tamanho do longa não influenciam a experiência. Eu particularmente já assisti três vezes. Passamos metade do filme esperando pelo tão anunciado milagre, até descobrir que esse nem era o clímax. Apenas Sion Sono consegue nos manipular a ponto de nos vermos torcendo pelo êxito em um relacionamento entre um sequestrador pervertido assumido que fotografa calcinhas e a sequestrada alienada por uma igreja esquizofrênica
Insanidade
4.2 64Obra prima do mestre do surrealismo tcheco e, a meu ver, o menos surrealista de todos os seus filmes. Pena que muitos irão assistir sem tirar os opacos óculos da moralidade judaico-cristã-ocidental e sem conhecer as inúmeras referências intertextuais presentes no filme, esvaziando assim a experiência de assistir a essa obra de arte. Ideal para assistir em um feriado entediante em crise existencial