A 3° temporada tem grandes méritos, em meio a falhas não comuns para a série, provocadas pela disrupção do que a série foi em 2 temporadas. Há erros técnicos nas cenas de ação, problemas de direção, falta de verossimilhança e regras que ora valem, ora não valem, vide o impacto dos tiros e as consequências deles. Alguns podem ser justificados, como o primeiro tiro tomado pela Dolores, propositalmente, ela se aproxima de Caleb. Há falhas em desenvolvimento de personagens, como o pouco espaço dado de tela para alguns protagonistas, além da falsa ilusão de que alguns personagens eram grandes, mas são apenas marionetes. A qualidade do roteiro e a intrincada sucessão de acontecimentos dá lugar a diálogos óbvios e uma estrutura linear. Apesar dos erros, as reflexões são inúmeras, com o plano da Dolores, a motivação emotiva da Maeve, a personalidade quebrada do Salomon, o enigma do Rehoboam e a independência da Charlotte/Dolores. A trilha sonora, o visual, as referências a obras clássicas de sci-fi, a abertura para discussões filosóficas, tudo isso está na 3° temporada e foram bem representadas. Entendo as críticas, e a maioria são plausíveis, a série realmente mudou e teve perda de qualidade em alguns aspectos, mas o que acho mais estranho é questionarem todas as motivações emotivas dos personagens. As simulações foram bem reais para os hosts e o mundo real não aparenta ser muito diferente neste sentido. Assim como os traumas são motivadores de vingança, os bons momentos justificam as ações. E a Dolores deixa bem claro isso quando escolhe enxergar a beleza.
Apesar de todos os detalhes técnicos parecerem bem caros, não garante imersão. Um tom teatral e mais colorido poderia ser mais eficaz e talvez até mais barato. Uma grande expectativa era ver algo do desenho e dos jogos de snes e megadrive transposto na tela. Foi frustrada. Vale a assistida pelo bom gênio do Will Smith e pelas canções clássicas.
Após assistir esse documentário, consegui entender o motivo de demorar tanto para escolher um filme. Contemplo a capa, a sinopse, busco referências de diretor, atores, comparo com outros, pondero sobre quais assistir, como se a lista que faço na cabeça fosse a escolha das fitas que ia alugar. São velhos hábitos que nunca morrem. É também um belo registro de nascimento e declínio de uma indústria. Em pouco tempo, temos o início ingênuo, a dificuldade em definir o conceito de pirataria, o lobby, a organização inicial dos profissionais da área, a batalha pela regulação, o marketing, os diferenciais competitivos, a paixão e conhecimento do negócio, a variedade, busca por nichos, criação de marcas, diversificação com os cartuchos de games... Tudo isso em uma ou duas gerações.
Há uma inversão de valores quando as frases do Pai são colocadas em primeiro plano. Quando nos lembramos da infância, o que fica são os acontecimentos marcantes, e se os acontecimentos marcantes foram violências bizarras, então nada de bom supera essas memórias traumáticas, nem estrelas, nem castelos, nem ensinamentos distorcidos de coragem. Há também romantização de uma relação extremamente tóxica e perigosa entre pais e filhos. Apenas com o que foi contado no filme, temos vários crimes sendo cometidos, justificados anos depois por uma falsa cicatrização e amadurecimento das vítimas. Aqueles filhos, além de todo esforço pela sobrevivência, tiveram sorte. A empatia e amor demonstrado pelo pai é apenas mais uma faceta de um relacionamento abusivo. Ele (o pai), de fato, acredita que ama seus filhos e esposa, de fato, passa mensagens encorajadoras e tenta ensinar algo, porém, ele impõe sua visão de maneira autoritária e egoísta. Cada acontecimento bizarro poderia ou gerou traumas irreversíveis, necessitando de intervenção do Estado para conter todas as violências que as crianças estavam sofrendo. Sob os aspectos técnicos, destaco as atuações, bastante críveis. A mãe, feita pela Naomi Watts, tem uma bela atuação, de um personagem contido, espremido, que estava entregue a esse relacionamento doentio. Por outro lado, temos outra atuação belíssima de Woody Harrelson, com um personagem que exigia exagero.
A história se desenrola em um romance de guerra, que pouco me agrada na segunda metade do filme. Contudo, a história é bem contada e tem belas atuações. Confesso que esperava um foco no trabalho do Sérgio e no papel da ONU em alguns eventos importantes, mas ainda assim, a experiência é valida.
A relação incestuosa pouco incomoda, devido a construção narrativa recheada de contexto e que, se por um lado não justifica, tampouco julga. O que me incomoda mais são as ações intempéries do trio de irmãos. Mesmo com acesso a educação de alto nível, na escola e em casa, estavam envoltos em uma bolha burguesa recheada de arroubos imaturos, ações desmedidas, desrespeito com os empregados e visão de mundo limitada.
Um filme datado, apenas pela ingenuidade da trama tecnológica, mas ao mesmo tempo, visionário por ser um dos pioneiros de filmes de hacker. É com carinho que vejo a empolgação do protagonista com seu computador pessoal e periféricos. A perspectiva ou argumento sobre a inteligência artificial, guerra fria e teoria dos jogos, envelheceu bem. São cativantes o tímido romance adolescente, a paixão do cientista pela sua criação e a conclusão da história.
Um ótimo exemplar de terror brasileiro, construindo personagens complexos, envoltos em um contexto social que ajuda a desenvolver a história e, com atuações comedidas, explorando mais o corpo para gerar e comunicar sentimentos. Tem duas partes bem divididas, cada parte com seus atos bem fechados (início, meio e fim). A primeira parte é melhor.
Uma grande produção, com excelente elenco, abordando um tema sério, necessário e urgente. De forma infeliz, o roteiro e a construção de algumas cenas apelam para o nonsense, quando claramente buscam uma aura de realidade. Os pequenos conflitos gerados para dar continuidade a série poderiam ser resolvidos facilmente. Cito alguns exemplos só dos primeiros episódios:
A personagem da Leandra Leal vai buscar uma amostra do rio. Ela precisava arrombar um portão e acessar justamente a área do rio que estava protegida? A primeira morte se dá por conta de um documento salvo em um pen-drive, que seria entregue no outro dia. Sério que ele não fez backup, nem compartilhou o documento na nuvem?
Essas soluções fáceis que o roteiro entrega, quando filmadas, soam infantis e vergonhosas. Uma pena, pois fui assistir com altas expectativas.
Um filme bem infeliz nas escolhas: o flashback traz uma complexidade falsa e irrisória para a trama; o exagero e o nonsense, característicos da personagem, foram mal utilizados; a frieza e calculismo da Arlequina foram deixados de lado, dando lugar a uma Arlequina que sobrevive pela sorte e que não tem instinto de sobrevivência; o fim do relacionamento como impulsionador das ações tomadas pela personagem, deveria ser tratado em um certo momento, mas não, em todo o filme, parece que todas as ações da personagem se resumem a sentimentos ligados ao Coringa. É um filme que tinha potencial imenso em desenvolver uma anti-heroína feminina, mas entregou uma personagem afetada emocionalmente e que justifica suas ações por conta de um homem.
Os homens e a criatura são acuados por um sistema que tem seus próprios monstros, repletos de sentimentos egoístas. Interessante notar que as cenas da criatura são divertidas, já as cenas com figuras de poder são repletas de horror. As pequenas nuances em cenas pontuais aumentam a qualidade e a diversidade de críticas sociais que esse filme desperta (a cena do velório, a ajuda do mendigo, a mídia glorificando o general americano, a trama do sem teto, etc). E se essas nuances ficam nas entrelinhas, é para não atrapalhar o plot principal, que se trata de um resgate. Mesmo com todas as mazelas individuais, a família se une a um único propósito.
Que reservem salas em todos os horários em diversos países do mundo para está pérola sul coreana. Ele já tinha ganho o maior prêmio do cinema mundial, e ontem ainda quebrou recorde no Oscar.
Embarcando pela primeira vez em Doramas, acabei comparando com as características do formato de novela brasileira. A história flui com rapidez, mesmo contextualizando ambientes diversos. Tem uma ingenuidade que mistura comédia pela narrativa e pelo cotidiano. O romance é clássico, com uma aversão inicial, com a paixão que vai despertando aos poucos. A produção remete mais a uma série americana, o que potencializa a qualidade da novela. É uma satisfação conhecer a cultura coreana pelos Doramas.
O Wonka da versão original não tem conflito com doces, não é tão afetado, nem tão caricato. Beira mais um sábio incompreendido. A questão familiar também não é tão explorada. De fato, essa falta de elementos dramáticos garante uma comédia mais leve do que o remake. As soluções técnicas para elaboração das cenas, com o passar do tempo, se tornam boas surpresas.
O filme apresenta um tom sóbrio, sendo quase um documentário. Me senti dentro do processo lento e mordaz da construção do relatório. Essa indiferença e negação de elementos pessoais dos personagens contribuiu com isso. O filme tem foco, e o título escancara qual é o foco: resumir um relatório de milhares de páginas mostrando como ele foi feito. Se quisesse ser ainda mais disruptivo no âmbito dos filmes sobre poder e política, poderia jogar fora os flashbacks das torturas. Os personagens estão ali como meros elementos substituíveis para te apresentar o relatório de forma didática e sintética.
Te faz refletir sobre culpa e insegurança, através da conexão estabelecida com a protagonista. A história é previsível, e talvez, a frustração venha de todo o clima de suspense criado pela atmosfera do filme. Ainda que não haja uma trama mirabolante, o filme cumpre bem seu papel.
A recompensa pela aceitação do crime é descontruída, o luxo do crime é ignorado, a violência gráfica não é mais glorificada. O fim, não é a morte motivada por traição, mas a velhice e toda incapacidade que ela pode trazer. Fidelidade não significa amizade. A derrota vem durante o curso da vida, derrota maior com a família, e principalmente com as mulheres da família. O silêncio e os olhares da filha, a cada cena com ela, quebra a aura positiva criada no subgênero do crime e dos filmes de máfia. Um filme maduro e que nega as características de um subgênero que o próprio diretor ajudou a consolidar. Já estava atrasado.
Um excelente estudo de personagem, com uma conclusão fria e solitária, assim como o personagem principal. O som do filme é imersivo, assim como o monólogo do personagem do Brad. São duas horas calmantes, reflexivas, terapêuticas.
Apesar do tom didático e da aparente revolta reprimida do Stephen King em relação ao que Kubrick fez, o filme consegue ser muito bom. Entre os acertos, a escolha dos personagens, essa aura de sessão da tarde tornando o filme uma aventura sobrenatural, e a divisão em atos, delimitando claramente um gênero em cada ato, drama, aventura e terror. Essa mistura de sentimentos empoderadores e de superação em um filme de "terror", deixa tudo mais interessante. Uma obra de sequência que homenageia em equilíbrio King e Kubrick.
Não entendo a estratégia de divulgação. A versão completa e consequentemente melhor editada iŕa para a TV. Qual o motivo de levar para o cinema alguns meses antes, pra ser um fracasso de bilheteria?
O momento mais angustiante envolveu o drama familiar após um acidente. Filme de terror maduro, que ajuda a elevar o gênero terror com proposta inovadora e que discute temas mundanos em um contexto metafórico do sobrenatural
Foco na vitima, investigação que transparece verossimilhança, contexto bem apresentado dos personagens, didatismo entre procedimentos certos e errados, bem feito, bem dirigido, bem atuado, envolvente e necessário. Uma aula de cinema do gênero investigação.
Hellraiser: Renascido do Inferno
3.5 857 Assista AgoraUm raro exemplo de maquiagem salvando um filme de terror. É marcante a retratação dos Cenobitas. Merece ser visto quase que somente por isso.
Westworld (3ª Temporada)
3.6 322A 3° temporada tem grandes méritos, em meio a falhas não comuns para a série, provocadas pela disrupção do que a série foi em 2 temporadas. Há erros técnicos nas cenas de ação, problemas de direção, falta de verossimilhança e regras que ora valem, ora não valem, vide o impacto dos tiros e as consequências deles. Alguns podem ser justificados, como o primeiro tiro tomado pela Dolores, propositalmente, ela se aproxima de Caleb. Há falhas em desenvolvimento de personagens, como o pouco espaço dado de tela para alguns protagonistas, além da falsa ilusão de que alguns personagens eram grandes, mas são apenas marionetes. A qualidade do roteiro e a intrincada sucessão de acontecimentos dá lugar a diálogos óbvios e uma estrutura linear. Apesar dos erros, as reflexões são inúmeras, com o plano da Dolores, a motivação emotiva da Maeve, a personalidade quebrada do Salomon, o enigma do Rehoboam e a independência da Charlotte/Dolores. A trilha sonora, o visual, as referências a obras clássicas de sci-fi, a abertura para discussões filosóficas, tudo isso está na 3° temporada e foram bem representadas. Entendo as críticas, e a maioria são plausíveis, a série realmente mudou e teve perda de qualidade em alguns aspectos, mas o que acho mais estranho é questionarem todas as motivações emotivas dos personagens. As simulações foram bem reais para os hosts e o mundo real não aparenta ser muito diferente neste sentido. Assim como os traumas são motivadores de vingança, os bons momentos justificam as ações. E a Dolores deixa bem claro isso quando escolhe enxergar a beleza.
Aladdin
3.9 1,3K Assista AgoraApesar de todos os detalhes técnicos parecerem bem caros, não garante imersão. Um tom teatral e mais colorido poderia ser mais eficaz e talvez até mais barato. Uma grande expectativa era ver algo do desenho e dos jogos de snes e megadrive transposto na tela. Foi frustrada. Vale a assistida pelo bom gênio do Will Smith e pelas canções clássicas.
CineMagia - A História das Videolocadoras de São Paulo
4.0 109Após assistir esse documentário, consegui entender o motivo de demorar tanto para escolher um filme. Contemplo a capa, a sinopse, busco referências de diretor, atores, comparo com outros, pondero sobre quais assistir, como se a lista que faço na cabeça fosse a escolha das fitas que ia alugar. São velhos hábitos que nunca morrem. É também um belo registro de nascimento e declínio de uma indústria. Em pouco tempo, temos o início ingênuo, a dificuldade em definir o conceito de pirataria, o lobby, a organização inicial dos profissionais da área, a batalha pela regulação, o marketing, os diferenciais competitivos, a paixão e conhecimento do negócio, a variedade, busca por nichos, criação de marcas, diversificação com os cartuchos de games... Tudo isso em uma ou duas gerações.
O Castelo de Vidro
3.8 269 Assista AgoraHá uma inversão de valores quando as frases do Pai são colocadas em primeiro plano. Quando nos lembramos da infância, o que fica são os acontecimentos marcantes, e se os acontecimentos marcantes foram violências bizarras, então nada de bom supera essas memórias traumáticas, nem estrelas, nem castelos, nem ensinamentos distorcidos de coragem. Há também romantização de uma relação extremamente tóxica e perigosa entre pais e filhos. Apenas com o que foi contado no filme, temos vários crimes sendo cometidos, justificados anos depois por uma falsa cicatrização e amadurecimento das vítimas. Aqueles filhos, além de todo esforço pela sobrevivência, tiveram sorte. A empatia e amor demonstrado pelo pai é apenas mais uma faceta de um relacionamento abusivo. Ele (o pai), de fato, acredita que ama seus filhos e esposa, de fato, passa mensagens encorajadoras e tenta ensinar algo, porém, ele impõe sua visão de maneira autoritária e egoísta. Cada acontecimento bizarro poderia ou gerou traumas irreversíveis, necessitando de intervenção do Estado para conter todas as violências que as crianças estavam sofrendo.
Sob os aspectos técnicos, destaco as atuações, bastante críveis. A mãe, feita pela Naomi Watts, tem uma bela atuação, de um personagem contido, espremido, que estava entregue a esse relacionamento doentio. Por outro lado, temos outra atuação belíssima de Woody Harrelson, com um personagem que exigia exagero.
Sérgio
3.2 222A história se desenrola em um romance de guerra, que pouco me agrada na segunda metade do filme. Contudo, a história é bem contada e tem belas atuações. Confesso que esperava um foco no trabalho do Sérgio e no papel da ONU em alguns eventos importantes, mas ainda assim, a experiência é valida.
O Sopro do Coração
4.0 97A relação incestuosa pouco incomoda, devido a construção narrativa recheada de contexto e que, se por um lado não justifica, tampouco julga. O que me incomoda mais são as ações intempéries do trio de irmãos. Mesmo com acesso a educação de alto nível, na escola e em casa, estavam envoltos em uma bolha burguesa recheada de arroubos imaturos, ações desmedidas, desrespeito com os empregados e visão de mundo limitada.
Jogos de Guerra
3.5 89 Assista AgoraUm filme datado, apenas pela ingenuidade da trama tecnológica, mas ao mesmo tempo, visionário por ser um dos pioneiros de filmes de hacker. É com carinho que vejo a empolgação do protagonista com seu computador pessoal e periféricos. A perspectiva ou argumento sobre a inteligência artificial, guerra fria e teoria dos jogos, envelheceu bem. São cativantes o tímido romance adolescente, a paixão do cientista pela sua criação e a conclusão da história.
As Boas Maneiras
3.5 648 Assista AgoraUm ótimo exemplar de terror brasileiro, construindo personagens complexos, envoltos em um contexto social que ajuda a desenvolver a história e, com atuações comedidas, explorando mais o corpo para gerar e comunicar sentimentos. Tem duas partes bem divididas, cada parte com seus atos bem fechados (início, meio e fim). A primeira parte é melhor.
Aruanas (1ª Temporada)
4.2 47Uma grande produção, com excelente elenco, abordando um tema sério, necessário e urgente. De forma infeliz, o roteiro e a construção de algumas cenas apelam para o nonsense, quando claramente buscam uma aura de realidade. Os pequenos conflitos gerados para dar continuidade a série poderiam ser resolvidos facilmente. Cito alguns exemplos só dos primeiros episódios:
A personagem da Leandra Leal vai buscar uma amostra do rio. Ela precisava arrombar um portão e acessar justamente a área do rio que estava protegida? A primeira morte se dá por conta de um documento salvo em um pen-drive, que seria entregue no outro dia. Sério que ele não fez backup, nem compartilhou o documento na nuvem?
Essas soluções fáceis que o roteiro entrega, quando filmadas, soam infantis e vergonhosas. Uma pena, pois fui assistir com altas expectativas.
Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa
3.4 1,4KUm filme bem infeliz nas escolhas: o flashback traz uma complexidade falsa e irrisória para a trama; o exagero e o nonsense, característicos da personagem, foram mal utilizados; a frieza e calculismo da Arlequina foram deixados de lado, dando lugar a uma Arlequina que sobrevive pela sorte e que não tem instinto de sobrevivência; o fim do relacionamento como impulsionador das ações tomadas pela personagem, deveria ser tratado em um certo momento, mas não, em todo o filme, parece que todas as ações da personagem se resumem a sentimentos ligados ao Coringa. É um filme que tinha potencial imenso em desenvolver uma anti-heroína feminina, mas entregou uma personagem afetada emocionalmente e que justifica suas ações por conta de um homem.
O Hospedeiro
3.6 549 Assista AgoraOs homens e a criatura são acuados por um sistema que tem seus próprios monstros, repletos de sentimentos egoístas. Interessante notar que as cenas da criatura são divertidas, já as cenas com figuras de poder são repletas de horror. As pequenas nuances em cenas pontuais aumentam a qualidade e a diversidade de críticas sociais que esse filme desperta (a cena do velório, a ajuda do mendigo, a mídia glorificando o general americano, a trama do sem teto, etc). E se essas nuances ficam nas entrelinhas, é para não atrapalhar o plot principal, que se trata de um resgate. Mesmo com todas as mazelas individuais, a família se une a um único propósito.
Parasita
4.5 3,6K Assista AgoraQue reservem salas em todos os horários em diversos países do mundo para está pérola sul coreana. Ele já tinha ganho o maior prêmio do cinema mundial, e ontem ainda quebrou recorde no Oscar.
Pousando no Amor
4.5 247Embarcando pela primeira vez em Doramas, acabei comparando com as características do formato de novela brasileira. A história flui com rapidez, mesmo contextualizando ambientes diversos. Tem uma ingenuidade que mistura comédia pela narrativa e pelo cotidiano. O romance é clássico, com uma aversão inicial, com a paixão que vai despertando aos poucos. A produção remete mais a uma série americana, o que potencializa a qualidade da novela. É uma satisfação conhecer a cultura coreana pelos Doramas.
A Fantástica Fábrica de Chocolate
4.0 1,1K Assista AgoraO Wonka da versão original não tem conflito com doces, não é tão afetado, nem tão caricato. Beira mais um sábio incompreendido. A questão familiar também não é tão explorada. De fato, essa falta de elementos dramáticos garante uma comédia mais leve do que o remake. As soluções técnicas para elaboração das cenas, com o passar do tempo, se tornam boas surpresas.
O Relatório
3.5 111 Assista AgoraO filme apresenta um tom sóbrio, sendo quase um documentário. Me senti dentro do processo lento e mordaz da construção do relatório. Essa indiferença e negação de elementos pessoais dos personagens contribuiu com isso. O filme tem foco, e o título escancara qual é o foco: resumir um relatório de milhares de páginas mostrando como ele foi feito. Se quisesse ser ainda mais disruptivo no âmbito dos filmes sobre poder e política, poderia jogar fora os flashbacks das torturas. Os personagens estão ali como meros elementos substituíveis para te apresentar o relatório de forma didática e sintética.
Pássaro do Oriente
3.1 180Te faz refletir sobre culpa e insegurança, através da conexão estabelecida com a protagonista. A história é previsível, e talvez, a frustração venha de todo o clima de suspense criado pela atmosfera do filme. Ainda que não haja uma trama mirabolante, o filme cumpre bem seu papel.
O Irlandês
4.0 1,5K Assista AgoraA recompensa pela aceitação do crime é descontruída, o luxo do crime é ignorado, a violência gráfica não é mais glorificada. O fim, não é a morte motivada por traição, mas a velhice e toda incapacidade que ela pode trazer. Fidelidade não significa amizade. A derrota vem durante o curso da vida, derrota maior com a família, e principalmente com as mulheres da família. O silêncio e os olhares da filha, a cada cena com ela, quebra a aura positiva criada no subgênero do crime e dos filmes de máfia. Um filme maduro e que nega as características de um subgênero que o próprio diretor ajudou a consolidar. Já estava atrasado.
Ad Astra: Rumo às Estrelas
3.3 850 Assista AgoraUm excelente estudo de personagem, com uma conclusão fria e solitária, assim como o personagem principal. O som do filme é imersivo, assim como o monólogo do personagem do Brad. São duas horas calmantes, reflexivas, terapêuticas.
Kairo
3.4 165Que filme de terror!!!
Doutor Sono
3.7 1,0K Assista AgoraApesar do tom didático e da aparente revolta reprimida do Stephen King em relação ao que Kubrick fez, o filme consegue ser muito bom. Entre os acertos, a escolha dos personagens, essa aura de sessão da tarde tornando o filme uma aventura sobrenatural, e a divisão em atos, delimitando claramente um gênero em cada ato, drama, aventura e terror. Essa mistura de sentimentos empoderadores e de superação em um filme de "terror", deixa tudo mais interessante. Uma obra de sequência que homenageia em equilíbrio King e Kubrick.
Hebe: A Estrela do Brasil
3.4 182Não entendo a estratégia de divulgação. A versão completa e consequentemente melhor editada iŕa para a TV. Qual o motivo de levar para o cinema alguns meses antes, pra ser um fracasso de bilheteria?
Hereditário
3.8 3,0K Assista AgoraO momento mais angustiante envolveu o drama familiar após um acidente. Filme de terror maduro, que ajuda a elevar o gênero terror com proposta inovadora e que discute temas mundanos em um contexto metafórico do sobrenatural
Inacreditável
4.4 424 Assista AgoraFoco na vitima, investigação que transparece verossimilhança, contexto bem apresentado dos personagens, didatismo entre procedimentos certos e errados, bem feito, bem dirigido, bem atuado, envolvente e necessário. Uma aula de cinema do gênero investigação.