Não sei se eu interpretei certo o filme, mas pelo que eu pude entender um dos assuntos que o filme trata é sobre a impermanência; a ideia de que nada é permanente ou eterno, o universo está sempre em eterna transformação.
Mesmo a 9ª Sinfonia de Beethoven, que é uma das obras mais resistentes ao tempo, um dia irá ser esquecida, já que até a humanidade irá perecer. Então de nada adianta resistir às transformações, como o fantasma que ficou "preso" à casa (ficando lá mesmo quando a casa não existia mais); é preciso "terminar o ciclo" e seguir em frente, que foi o que a "M" fez ao sair da casa (ela já queria sair de lá quando ele estava vivo, enquanto ele relutava pra sair, dando como motivo que gostava do "passado" da casa, o que revela uma dificuldade dele de realizar mudanças antes mesmo de morrer) e arranjar um novo companheiro.
Talvez seja triste pra muitas pessoas pensar que tudo vai acabar um dia e que todos nós seremos esquecidos, mas isso não faz dos momentos que vivemos menos especiais:
a emoção de escutar uma música pela primeira vez, o aconchego da pessoa amada, a risada compartilhada com alguém, todos esses acontecimentos, ainda que momentâneos, fazem a vida valer a pena.
Mal dirigido, com erros de continuidade evidentes, atuações terríveis, cenários grotescos e efeitos especiais mal feitos: esses foram os ingredientes para "Plano 9 do Espaço Sideral" figurar entre os piores filmes já feitos. Mas, apesar dos pesares, "Plano 9 do Espaço Sideral" não está entre os piores filme que eu já vi (embora esteja longe de estar entre os melhores); o filme, de certa forma, tem uma certa simpatia. A narração em off do Criswell, embora seja feita de frases bobas, dá um toque clássico ao filme, parecendo contos de terror que se conta para crianças. A ideia do filme também não é ruim, se o roteiro fosse um pouco mais caprichado, com um final melhor elaborado, e a direção fosse de algum diretor bom, até que acabaria sendo filme decente. Ed Wood, na ânsia de contar a sua história, ignora os fundamentos mais básicos de direção, privilegiando o conteúdo em detrimento à aparência. Claro que, no cinema, que é uma arte audiovisual, isso é um erro grave: para o cinema, a imagem e o som são os meios pelo qual é transmitido o conteúdo, e por isso que os grandes diretores são reconhecidos não só por contar boas histórias, mas também pelo apuro estético de seus filmes. Ed Wood, ao ignorar isso, acabou se tornando conhecido como "o pior diretor do mundo", mas dá pra ver pelos seus filmes que ele tinha uma enorme paixão pelo cinema, o que, para mim, o torna muito mais respeitável do que muito figurão de Hollywood.
Não se enganem, tem que ser um gênio para fazer esse filme. Ainda que se esforçassem em fazer o pior filme possível, raros são os diretores que conseguiriam fazer um filme tão incoerente, tão mal feito e tão sem noção como The Room. Isso se deve por causa do talento especial de Tommy Wiseau em fazer um filme ficar especialmente ruim, um filme que tem uma ruindade sincera, pois, diferente dos filmes trash que tem a intenção de ser ruim, The Room foi feito de forma séria, pretendendo ser bom. Muito tempo, dinheiro (o custo do filme foi estimado em SEIS MILHÕES DE DÓLARES) e energia foram dedicados a esse filme, fatores esses que, juntos com o entusiasmo de Tommy Wiseau em seu projeto, fizeram com que The Room fosse um filme dotado de uma singeleza única, sendo um filme tão singelo que, se não fosse a direção, o roteiro e as atuações, o filme seria mais um clássico do cinema. Mas, apesar dos pesares, Tommy marcou a história do cinema ao fazer um obra única, impossível de imitar, sendo reverenciada até hoje pelos seus fãs.
mais alguém imaginou que o que houve no colégio não passou de um incêndio comum, e que a vingança da Carrie não passou de uma coisa imaginada pela cabeça atormentada da Sue?
Cidade dos Sonhos não é um filme inexplicável, depois de assistir duas vezes e de ter lido bastante sobre esse filme eu consegui entender quase todo ele. Mas, ainda sim, o pouco que eu não entendi está me deixando louco, não vai demorar muito para eu querer ver de novo esse maravilhoso quebra-cabeça do Lynch!
Pelos comentários, percebi que muitos reduziram o filme à uma crítica ao capitalismo e ao consumismo, mas o filme vai muito além disso; Clube da Luta é niilismo puro, é sobre o que as pessoas podem fazer quando estão em um estado de anomia, é sobre se sentir vivo, nem que seja pela dor. Esta é a nossa vida, e ela está acabando a cada minuto, então porque perdemos tempo com tantas coisas banais? Se somos matéria orgânica em decomposição, porque insistimos em viver um vida fútil, em repetir atos vazios de sentido? Num mundo com tanta alienação, Clube da Luta é um soco no estômago. Correr riscos, se apegar somente ao que tem importância, sentir algo, nem que seja dor, isso é que é vida!
Eu não estava com muita vontade de ver este filme quando fui ao cinema, por conta das críticas acreditava que Noé era uma espécie de Senhor dos Anéis mal feito baseado em uma história bíblica, mas fui ver Noé e no fim das contas ele me surpreendeu positivamente!
Apesar de boa parte do filme ser uma aventura fantástica bem ao estilo blockbuster americano, ou seja, muita ação e pouco conteúdo, Noé até que tem várias reflexões interessantes, que, se não o faz ter tanto conteúdo quanto um filme do Ingmar Bergman ou do Fellini, já o faz bem mais interessante que uma Avatar. Algumas das questões interessantes de Noé que eu vi: Confronto entre criador x criatura - um assunto que até já virou um clichê do cinema, mas que em Noé teve como inovação o fato de o criador ser "O Criador" e de ele ter como ajuda uma criatura para teoricamente destruir as outras criaturas. Fanatismo religioso (o que, neste caso, poderia representar qualquer outro fanatismo) - Noé estava tão empenhado em seguir as ordens de seu "superior" que estava disposto até a destruir a própria espécie e matar os próprios parentes o qual amava. Decadência da sociedade diante de uma crise, crise esta que faz as pessoas fiquem cada vez menos humanas e se entreguem à completa barbárie e a própria destruição. Uma coisa que eu acho que poderia ter sido melhor utilizado era o papel do vilão do filme, que era um personagem bem interessante por ser o líder da "resistência" dos humanos, querendo que estes tivessem total domínio sobre a terra considerada sua e passassem a agir sem subordinação a ninguém, e que no fim das contas acabou ficando como um personagem que só fez o papel de incomodar o Noé na realização dos seus planos.
É incrível como em filmes como este algumas pessoas ficam ofendidas com o politicamente incorreto, como se nós estivéssemos nos anos 50 e todo mundo tivesse que prezar pela moral e pelos bons costumes.
O Cavaleiro das Trevas está em uma lista de filmes conservadores da última década que um comentarista político fez para o The Telegraph (a lista de filmes está aqui http://blogs.telegraph.co.uk/news/nilegardiner/100020772/the-top-10-conservative-movies-of-the-last-decade/). Neste filme eu vi referências politicamente conservadoras ainda mais claras do que no filme anterior.
A Miranda e o Bane são pessoas marginalizadas pela sociedade que recrutam outras pessoas que também são marginalizadas para o plano deles, que é conquistar Gotham City e promover a desordem, o que põe todas as pessoas em igualdade social, e depois disto destruir completamente a cidade. Talvez esta destruição seja uma metáfora para a destruição que a sociedade supostamente sofreria se ela se tornasse uma sociedade comunista (ou sou eu viajando na maionese). Já o Bruce Wayne é exatamente ao contrário, sendo uma pessoa que nasceu rica e que quer não só manter Gotham City como era como levar Gotham ao progresso, com um grande projeto de energia. Além disso, Gotham é extremamente dependente dele de uma forma positiva, sendo ele o cara rico que Gotham City precisa para ser uma cidade boa. Antes que alguém me interprete errado, afirmo que apesar destas possíveis referências à política que eu falei acima, o filme é muito mais do que um mero instrumento de propaganda política, com muitos elementos que pra mim tornam toda esta trilogia do Batman em um dos clássicos do cinema e serem uns dos meus filmes favoritos.
Este filme tem 41% de aprovação no Rotten Tomatoes. Qual o problema dos críticos de cinema? É por isto que eu me levo muito mais a sério a opinião popular do que na opinião da "crítica especializada".
Um justiceiro que viaja sem destino, um garoto que tem como vestimenta apenas um chapéu, um bandido que tem o fetiche de chupar sapatos femininos... menos de 30 minutos de filme e eu já sabia que estava diante de um clássico!
Acho que erraram em por uma obra dessas em um só filme, os acontecimentos ficaram muito resumidos, poucos personagens foram aprofundados o suficiente para criar uma empatia do público com estes e os fatos do livro acabaram perderam o "peso" que tem. Apesar deste problema, o filme compensa com as boas atuações de Fernanda Montenegro e Thiago Lacerda, que me surpreendeu positivamente como capitão Rodrigo, além da bela fotografia.
Faltou uma batalha final entre a Mulher-Gato (a perigosa bandida que acaba salvando o Batman) e a Miranda (a boa moça que se revelou a grande vilã). Bom, pelo menos assim a Marion Cotillard teria uma morte decente!
Bom na parte cômica, com várias cenas que fizeram todos que estavam no cinema rir em vários momentos, ruim na parte dramática/romântica, tendo um casal que, pra quem vê o filme, não dá nenhum motivo pra torcer que eles fiquem juntos. Apesar de não ser uma maravilha, é bem melhor que a grande maioria das comédia brasileiras e garante diversão pra quem vê, mas ainda sonho em ver uma comédia brasileira que não seja um amontoado de piadas em meio a um roteiro qualquer.
Sombras da Vida
3.8 1,3K Assista AgoraNão sei se eu interpretei certo o filme, mas pelo que eu pude entender um dos assuntos que o filme trata é sobre a impermanência; a ideia de que nada é permanente ou eterno, o universo está sempre em eterna transformação.
Mesmo a 9ª Sinfonia de Beethoven, que é uma das obras mais resistentes ao tempo, um dia irá ser esquecida, já que até a humanidade irá perecer. Então de nada adianta resistir às transformações, como o fantasma que ficou "preso" à casa (ficando lá mesmo quando a casa não existia mais); é preciso "terminar o ciclo" e seguir em frente, que foi o que a "M" fez ao sair da casa (ela já queria sair de lá quando ele estava vivo, enquanto ele relutava pra sair, dando como motivo que gostava do "passado" da casa, o que revela uma dificuldade dele de realizar mudanças antes mesmo de morrer) e arranjar um novo companheiro.
Talvez seja triste pra muitas pessoas pensar que tudo vai acabar um dia e que todos nós seremos esquecidos, mas isso não faz dos momentos que vivemos menos especiais:
a emoção de escutar uma música pela primeira vez, o aconchego da pessoa amada, a risada compartilhada com alguém, todos esses acontecimentos, ainda que momentâneos, fazem a vida valer a pena.
Rogue One: Uma História Star Wars
4.2 1,7K Assista AgoraSaw Guerrera me lembra um tanto Frank Booth, de Veludo Azul (pelo menos com relação à inalar coisas estranhas que os fazem agir de modo esquisito).
Cinderela Baiana
2.0 1,1KÓtima atuação do Perry Salles como Márcio Canuto.
Plano 9 do Espaço Sideral
3.1 227 Assista AgoraMal dirigido, com erros de continuidade evidentes, atuações terríveis, cenários grotescos e efeitos especiais mal feitos: esses foram os ingredientes para "Plano 9 do Espaço Sideral" figurar entre os piores filmes já feitos. Mas, apesar dos pesares, "Plano 9 do Espaço Sideral" não está entre os piores filme que eu já vi (embora esteja longe de estar entre os melhores); o filme, de certa forma, tem uma certa simpatia. A narração em off do Criswell, embora seja feita de frases bobas, dá um toque clássico ao filme, parecendo contos de terror que se conta para crianças. A ideia do filme também não é ruim, se o roteiro fosse um pouco mais caprichado, com um final melhor elaborado, e a direção fosse de algum diretor bom, até que acabaria sendo filme decente. Ed Wood, na ânsia de contar a sua história, ignora os fundamentos mais básicos de direção, privilegiando o conteúdo em detrimento à aparência. Claro que, no cinema, que é uma arte audiovisual, isso é um erro grave: para o cinema, a imagem e o som são os meios pelo qual é transmitido o conteúdo, e por isso que os grandes diretores são reconhecidos não só por contar boas histórias, mas também pelo apuro estético de seus filmes. Ed Wood, ao ignorar isso, acabou se tornando conhecido como "o pior diretor do mundo", mas dá pra ver pelos seus filmes que ele tinha uma enorme paixão pelo cinema, o que, para mim, o torna muito mais respeitável do que muito figurão de Hollywood.
Interlúdio
4.0 269 Assista AgoraSó o Hitchcock pra me deixar aflito por causa de champanhe e café (sem falar na chave).
The Room
2.3 492Não se enganem, tem que ser um gênio para fazer esse filme. Ainda que se esforçassem em fazer o pior filme possível, raros são os diretores que conseguiriam fazer um filme tão incoerente, tão mal feito e tão sem noção como The Room. Isso se deve por causa do talento especial de Tommy Wiseau em fazer um filme ficar especialmente ruim, um filme que tem uma ruindade sincera, pois, diferente dos filmes trash que tem a intenção de ser ruim, The Room foi feito de forma séria, pretendendo ser bom. Muito tempo, dinheiro (o custo do filme foi estimado em SEIS MILHÕES DE DÓLARES) e energia foram dedicados a esse filme, fatores esses que, juntos com o entusiasmo de Tommy Wiseau em seu projeto, fizeram com que The Room fosse um filme dotado de uma singeleza única, sendo um filme tão singelo que, se não fosse a direção, o roteiro e as atuações, o filme seria mais um clássico do cinema. Mas, apesar dos pesares, Tommy marcou a história do cinema ao fazer um obra única, impossível de imitar, sendo reverenciada até hoje pelos seus fãs.
O Ano Passado em Marienbad
4.2 156 Assista AgoraAlguém mais percebeu
a imagem do Hitchcock flutuando? O que é aquilo? o.O
Carrie, a Estranha
3.7 1,4K Assista AgoraNão li o livro, então isso pode ser viagem minha, mas
mais alguém imaginou que o que houve no colégio não passou de um incêndio comum, e que a vingança da Carrie não passou de uma coisa imaginada pela cabeça atormentada da Sue?
Donnie Darko
4.2 3,8K Assista AgoraFilme estranho (foi um elogio).
Cidade dos Sonhos
4.2 1,7K Assista AgoraCidade dos Sonhos não é um filme inexplicável, depois de assistir duas vezes e de ter lido bastante sobre esse filme eu consegui entender quase todo ele. Mas, ainda sim, o pouco que eu não entendi está me deixando louco, não vai demorar muito para eu querer ver de novo esse maravilhoso quebra-cabeça do Lynch!
Clube da Luta
4.5 4,9K Assista AgoraÉ incrível como eu nunca me canso de ver esse filme, acabei de ver pela milionésima vez e de novo fiquei entusiasmado ao ver!
Pelos comentários, percebi que muitos reduziram o filme à uma crítica ao capitalismo e ao consumismo, mas o filme vai muito além disso; Clube da Luta é niilismo puro, é sobre o que as pessoas podem fazer quando estão em um estado de anomia, é sobre se sentir vivo, nem que seja pela dor. Esta é a nossa vida, e ela está acabando a cada minuto, então porque perdemos tempo com tantas coisas banais? Se somos matéria orgânica em decomposição, porque insistimos em viver um vida fútil, em repetir atos vazios de sentido?
Num mundo com tanta alienação, Clube da Luta é um soco no estômago. Correr riscos, se apegar somente ao que tem importância, sentir algo, nem que seja dor, isso é que é vida!
O Poderoso Chefão
4.7 2,9K Assista AgoraUm dos raros casos de filmes em que o nome em português fica melhor do que a tradução literal do título.
Encontros e Desencontros
3.8 1,7K Assista AgoraDá vontade de mandar fazer um quadro da Scarlett Johansson em "Encontros e Desencontros", é muito charme e beleza pra uma só mulher!
Noé
3.0 2,6K Assista AgoraEu não estava com muita vontade de ver este filme quando fui ao cinema, por conta das críticas acreditava que Noé era uma espécie de Senhor dos Anéis mal feito baseado em uma história bíblica, mas fui ver Noé e no fim das contas ele me surpreendeu positivamente!
Apesar de boa parte do filme ser uma aventura fantástica bem ao estilo blockbuster americano, ou seja, muita ação e pouco conteúdo, Noé até que tem várias reflexões interessantes, que, se não o faz ter tanto conteúdo quanto um filme do Ingmar Bergman ou do Fellini, já o faz bem mais interessante que uma Avatar. Algumas das questões interessantes de Noé que eu vi:
Confronto entre criador x criatura - um assunto que até já virou um clichê do cinema, mas que em Noé teve como inovação o fato de o criador ser "O Criador" e de ele ter como ajuda uma criatura para teoricamente destruir as outras criaturas.
Fanatismo religioso (o que, neste caso, poderia representar qualquer outro fanatismo) - Noé estava tão empenhado em seguir as ordens de seu "superior" que estava disposto até a destruir a própria espécie e matar os próprios parentes o qual amava.
Decadência da sociedade diante de uma crise, crise esta que faz as pessoas fiquem cada vez menos humanas e se entreguem à completa barbárie e a própria destruição.
Uma coisa que eu acho que poderia ter sido melhor utilizado era o papel do vilão do filme, que era um personagem bem interessante por ser o líder da "resistência" dos humanos, querendo que estes tivessem total domínio sobre a terra considerada sua e passassem a agir sem subordinação a ninguém, e que no fim das contas acabou ficando como um personagem que só fez o papel de incomodar o Noé na realização dos seus planos.
Fazendo Fita
4.2 5Um clássico subestimado, uma comédia bem melhor que a grande maioria das comédias atuais. A cena da Peggy chorando é simplesmente impagável!
O Lobo de Wall Street
4.1 3,4K Assista AgoraÉ incrível como em filmes como este algumas pessoas ficam ofendidas com o politicamente incorreto, como se nós estivéssemos nos anos 50 e todo mundo tivesse que prezar pela moral e pelos bons costumes.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
4.2 6,4K Assista AgoraO Cavaleiro das Trevas está em uma lista de filmes conservadores da última década que um comentarista político fez para o The Telegraph (a lista de filmes está aqui http://blogs.telegraph.co.uk/news/nilegardiner/100020772/the-top-10-conservative-movies-of-the-last-decade/). Neste filme eu vi referências politicamente conservadoras ainda mais claras do que no filme anterior.
A Miranda e o Bane são pessoas marginalizadas pela sociedade que recrutam outras pessoas que também são marginalizadas para o plano deles, que é conquistar Gotham City e promover a desordem, o que põe todas as pessoas em igualdade social, e depois disto destruir completamente a cidade. Talvez esta destruição seja uma metáfora para a destruição que a sociedade supostamente sofreria se ela se tornasse uma sociedade comunista (ou sou eu viajando na maionese).
Já o Bruce Wayne é exatamente ao contrário, sendo uma pessoa que nasceu rica e que quer não só manter Gotham City como era como levar Gotham ao progresso, com um grande projeto de energia. Além disso, Gotham é extremamente dependente dele de uma forma positiva, sendo ele o cara rico que Gotham City precisa para ser uma cidade boa.
Antes que alguém me interprete errado, afirmo que apesar destas possíveis referências à política que eu falei acima, o filme é muito mais do que um mero instrumento de propaganda política, com muitos elementos que pra mim tornam toda esta trilogia do Batman em um dos clássicos do cinema e serem uns dos meus filmes favoritos.
Barbarella
3.2 276 Assista Agora"Só um minuto, vou me vestir."
"Não se preocupe, é assunto político."
(Barbarella nua se apresentando ao presidente da Terra)
Flores do Oriente
4.2 774 Assista AgoraEste filme tem 41% de aprovação no Rotten Tomatoes. Qual o problema dos críticos de cinema? É por isto que eu me levo muito mais a sério a opinião popular do que na opinião da "crítica especializada".
El Topo
4.0 219Um justiceiro que viaja sem destino, um garoto que tem como vestimenta apenas um chapéu, um bandido que tem o fetiche de chupar sapatos femininos... menos de 30 minutos de filme e eu já sabia que estava diante de um clássico!
O Tempo e o Vento
3.6 453 Assista AgoraAcho que erraram em por uma obra dessas em um só filme, os acontecimentos ficaram muito resumidos, poucos personagens foram aprofundados o suficiente para criar uma empatia do público com estes e os fatos do livro acabaram perderam o "peso" que tem. Apesar deste problema, o filme compensa com as boas atuações de Fernanda Montenegro e Thiago Lacerda, que me surpreendeu positivamente como capitão Rodrigo, além da bela fotografia.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
4.2 6,4K Assista AgoraFaltou uma batalha final entre a Mulher-Gato (a perigosa bandida que acaba salvando o Batman) e a Miranda (a boa moça que se revelou a grande vilã). Bom, pelo menos assim a Marion Cotillard teria uma morte decente!
Mato Sem Cachorro
3.0 544Bom na parte cômica, com várias cenas que fizeram todos que estavam no cinema rir em vários momentos, ruim na parte dramática/romântica, tendo um casal que, pra quem vê o filme, não dá nenhum motivo pra torcer que eles fiquem juntos. Apesar de não ser uma maravilha, é bem melhor que a grande maioria das comédia brasileiras e garante diversão pra quem vê, mas ainda sonho em ver uma comédia brasileira que não seja um amontoado de piadas em meio a um roteiro qualquer.
A Porta da Loucura
2.7 25 Assista AgoraEsse filme é tão exagerado e tosco que chega a ser divertido de ver!