Infelizmente não vale nada a pena. Ailton Graça não convence como um velho e cheio de tradição. E esta Jéssica que faz a Rita é PÉSSIMA. História muito mal contada, roteiro bem capenga, até a direção deixa a desejar. Nota 4,7.
Já não tava gostando desde o início do filme, desde a #1 cena já desgostei, daí vem aquela cena da piscina, como assim um homem forte daqueles não tem força para deter uma mulher?! Muito forçado, forçado e forçado, e eu não perdoo JAMAIS.
Pra carimbar de vez ,a protagonista fica a meia hora final
Curtir, e muito. Me emocionei. A cena da irmãzinha fazendo o tratamento no peito do irmão é muito fofo, pena que muito rápida. E o final agradável. Nem sentir falta de não ter nenhuma explicação do sumiço da mãe, Sério, o filme foi tão gostoso de acompanhar que não fez falta saber do por quê. Amei as atuações dos garotos, principalmente do menino.
Adorei. Gratíssima surpresa!!!! Pra mim é o #2 melhor, só atrás do meu amado #4. Sim, não gosto da trilogia original hahahaha. Os dois últimos superam e muito os 3 primeiros?! Pra mim com toda a certeza!!!! Posso ser o ÚNICO ser a achar isto mas é isto?! Sim, mas vou fazer o quê?!
Nota 7,6. Telecine Pipoca 25 de setembro de 2022.
Agora vou deixar registrado meu rank #polêmico:
#1 Pânico 4 >>> 4,0/5 >> nota 8,6 - Nos Favoritos!!! #2 Pânico 5 >>> 3,5/5 >> nota 7,6 #3 Pânico >>> 2,5/5 >> nota 5,5 #4 Pânico 2 >>> 2,5/5 >> nota 5,2 #5 Pânico 3 >>> 2,0/5 >> nota 4,3.
Porquê da insistência da indústria com este PÉSSIMO Sam Worthington?! Não é possível que achem que ele é bom ator, não é possível.... CREDO!!!!
O cara tem SEMPRE a MESMÍSSIMA cara pra tudo: pra triste, alegre, com raiva, com dor, assustado etc etc. Isto quebra qualquer envolvimento maior com a trama, é um asco veio...
Reassistir e nossa, agora sim eu compreendi toda a proposta e adorei por demais, agora sim entendo todo o hype e repercussão em cima dele e agora posso afirmar: É Merecido!!!!!
Filmão da porra, ultra reflexivo, potente, avassalador. Atuação de milhões do grande Norton, um dos melhores atores da #7 arte. E que final hein?! Isto sim, pra mim fechou com chave de Diamante. E agora sim também quase entrou para os meus favoritos e na lista de melhores filmes já vistos.
O filme só tem um defeito, como que ele mata duas pessoas, uma com crueldade e só fica preso míseros 3 anos?! É total incoerente ainda mais nos EUA, se fosse Brasil ok, até pior, mas lá?! Nem a pau, muito inverossímil.... É como disse um crítico: "Enquanto isso, por seu abate frio, Derek recebe apenas três anos. No mundo real um crime tão grotesco levaria o noticiário nacional por semanas e ele pelo menos ganharia vida, mas o filme precisa de Derek de volta às ruas." É isto, como precisava dele fora com o irmão ainda adolescente daí tiveram que recorrer a esta manobra forçada.
Mas é o único defeito que não tira o brilho da grande obra quase prima. Filmaço de respeito e admiração. Nota 9,2.
Ótimo longa, mostra bem da realidade sujeita a mulher no Irã. SPOILER: só não gostei da mãe não aparecer mais desde 1h de filme, achei grande falha nisso. Mas é pq o longa é dividido em pouco mais da metade focado na mãe e seu conflito e os 40 minutos finais é todo focado no filho.
E também não entendi, porque o filho não poderia morar junto do padrasto mas a filha pequena que também não era filha dele poderia ficar?! Estranho...
Não entendi poooooorra nenhuma e também não faço NENHUMA questão. Detestei, e só conseguir chegar até o fim pq sabia que seriam 3 estórias diferentes, daí pelo menos não entediava tanto. Mas é pra nunca mais afffff.
Nota 3,7. Desta vez foi mal hein Telecine Cult. 20/09/22.
E esta duração está errada, tanto aqui quanto no IMDb e Letterboxd [ambos com 1h50] e tbm no Adoro Cinema (com 1h45).
O correto são 1h58/118min, pois eu revi no Telecine Cult que sabemos bem, é direto sem nenhuma pausa, tanto que a duração na grade do filme é de 2h10 (sendo geralmente 10 minutos de um filme pra outro).
Só está correto no TMDb, no Rotten Tomatoes e no Wikipédia (neste último está com 120 min, mas é mais certo).
Acabei de ver esta pérola no Telecine Cult e estou apaixonado!!!!! Que filmão do bom. Que estória e amizades femininas inspiradoras, e recheado de reviravoltas, uma em cima da outra, muito bom mesmo. Vale cada momento, é único. Infelizmente dos raríssimos filmes indianos que vi e é só por enquanto o #1 que favorito. Preciso urgente ver muitos outros....
Mostra tão bem a realidade e o machismo perpétuo daquela sociedade, um machismo revoltante, aquele policial é um escroto de merda.
Nota 9,2. Obrigadíssimooooooo e sempre Telecine Cult Amado e venerado por mim.
Revi ontem e posso afirmar: é apenas um filme bom, nada mais, nada de Extraordinário. Mas é um filme histórico, um marco do nosso cinema, mais de 3 décadas na liderança da bilheteria nacional.
O título só faz razão de ser quando ela tem os 2 maridos só nos 20 minutos finais e isto achei uma falha grande. Mas é um bom longa sim que deve ser conferido. Só que é bem inferior a minissérie de 98 da Globo. Agora logo vou ver o remake com o Marcelo Faria e também queria achar o remake antigo americano...
Vi sem ter nenhuma ideia que era sexo explícito puro e praticamente um pornô. Mas curti, não é uma maravilha mas vale a sessão. Nota 6,5. 09/09/22 Telecine Cult.
Ótimo!!! Em 85 minutos acontece muita coisa, vc não dispersa em nenhum momento, pois o filme é redondinho e com uma protagonista que nos cativa por demais. Curtir muito, drama excelente e reflexivo.
Nota 8,3. Novamente Gratoooo Telecine Cult. 05 de setembro/22.
Longa super redondinho [reiterando o Messias logo abaixo], são 2h que passam voando e muito fascínio a cada desenrolar e condução da narrativa.
Como só 129 pessoas marcaram que viram?! Inacreditável!!!!
Uma das construções de amizades entre duas gerações mais gostosas de acompanhar da #7 arte, e sendo nacional o que me agrada mais ainda [sempre afirmo que é o meu cinema Favorito e com muito orgulho!!!!].
Uma das melhores surpresas da década atual ainda em seus primeiros anos.
Lançou nos cinemas em plena pandemia, será que por isto foi tão pouco assistido e conhecido?!
Lendo todos os comentários suponho que este deva ser o filme deste século onde mais reclamam que o filme é lento, parado e nada acontece e que deveria ser muito mais curto etc, sério, a maioria destes 318 reclamam muito disso.
No entanto, eu não achei lento nem monótono, nem tive sono em nenhum momento, não achei arrastado, achei a condução até que interessante, me prendeu todo o tempo. Charlie Hunnam que é um péssimo ator mas aqui até se saiu bem, fez o trabalho ser convincente. Curtir, mas não veria de novo. Mas é um bom passatempo. Nota 7,2. Telecine Cult dia 04/09/22.
E com certeza já entrou pra lista dos melhores filmes que já vi na vida, está bem rankeado agora no meu Top 100 e dos meus melhores Favoritos.
Tudo nele é perfeito, o roteiro, a narrativa e desenvolvimento, as atuações, a direção, a fotografia exuberante, toda a técnica visual, a montagem, só a trilha sonora que não é marcante porque quase não tem mas também não faz nenhuma falta. Filmaço sem defeitos, merecia ter ganho dezenas e mais dezenas de prêmios, é o melhor de 2019 agora pra mim, acho que deve ser melhor que todos indicados ao Oscar de 2020 pra cá.
#3 melhor filme que vi este ano, e olha que vi grandes clássicos este ano que eu gostei muito como: Cinema Paradiso, O Homem Elefante, Cidadão Kane, O Castelo Animado, A Viagem de Chihiro, Túmulo dos Vagalumes, Donnie Darko, Dançando do Escuro, A Fraternidade é Vermelha, Sete Homens e um Destino e vários outros, até mais que CODA [que também entrou para meus seletos Favoritos] e até mais que A Lista de Schindler e Um Sonho de Liberdade (isto mesmo), sério, gostei muito de todos estes BUT não supera este filme alemão de 2019 que dos que vi este ano só fica atrás de Mary e Max e Love Story. Novamente: isto é muita coisa demais.
Benni é a criança/jovem mais complicada que já vi na #7 arte, é um indivíduo Furacão, o mais disparado de qualquer pessoa de qualquer idade no geral que já vi do cinema, sério. Será que existe quantas crianças até 12 anos assim como ela no mundo?! Fiquei curioso.
Com toda certeza é um dos filmes mais duros e cruéis que já vi, mais arrasador e avassalador total!!!! É porrada do início ao fim, não tem um minuto sequer de descanso e tranquilidade, é pauleira 100%. Frenético e extasiante até no talo, um dos filmes mais dramáticos que possa existir, sim, porque achei bem mais dramático que Noites de Cabíria e O Homem Elefante por exemplo, só pra ter noção.
A atuação irrepreensível e Irretocável da garota é a melhor atuação infantil desde o Trevor de A Corrente do Bem (2000 e que é o meu filme Favorito), ou seja, é a #2 melhor atuação infanto-juvenil do século XXI pra mim. Isto é muita coisa.
Este sim é a maior definição de soco no estômago, pra mim nenhum outro até agora o supera neste quesito, e eu até não cheguei a chorar mas em boa parte do longa era como se minha alma fosse abatida, dilacerada, esmurrada, agredida. Filmaço do cacete pra caramba.
Mas confesso que em algumas partes eu dei gargalhadas altas como quando ela
bate a cabeça da garota na mesa na sala de aula e faz xixi em frente a porta kkkkkk
Eu só achei que a passagem pela "floresta" que na verdade é um tipo de sítio, chácara etc, mas não floresta e sim zona rural, achei que fosse durar muito mais tempo, achei que foi rápido, a sinopse faz crer que duraria a maior parte da projeção e não é mesmo.
Adorei a relação com o Micha, ao mesmo tempo que angustiante foi prazeroso de acompanhar a jornada.
E também confesso que por um momento, quando acham ela
Mesmo o nome da Lady Francisco abrindo o filme eu nem desconfiei que ela fazia o protagonista feio, me surpreendi msm ao final na revelação, e mesmo vendo o nome dela nem tinha me tocado que ela "não tinha aparecido" hahaha.
O Pai da Rita
2.7 7 Assista AgoraInfelizmente não vale nada a pena. Ailton Graça não convence como um velho e cheio de tradição. E esta Jéssica que faz a Rita é PÉSSIMA. História muito mal contada, roteiro bem capenga, até a direção deixa a desejar. Nota 4,7.
Undine
3.6 25Já não tava gostando desde o início do filme, desde a #1 cena já desgostei, daí vem aquela cena da piscina, como assim um homem forte daqueles não tem força para deter uma mulher?! Muito forçado, forçado e forçado, e eu não perdoo JAMAIS.
Pra carimbar de vez ,a protagonista fica a meia hora final
sumida sem aparecer e termina sem a gente saber o paradeiro dela
Nota 5,2. Telecine Cult 29/09/22.
A Nossa Espera
3.4 12Curtir, e muito. Me emocionei. A cena da irmãzinha fazendo o tratamento no peito do irmão é muito fofo, pena que muito rápida. E o final agradável. Nem sentir falta de não ter nenhuma explicação do sumiço da mãe, Sério, o filme foi tão gostoso de acompanhar que não fez falta saber do por quê. Amei as atuações dos garotos, principalmente do menino.
Nota 8,4. Telecine Cult 28 de set/22.
Pânico
3.4 1,1K Assista AgoraAdorei. Gratíssima surpresa!!!! Pra mim é o #2 melhor, só atrás do meu amado #4. Sim, não gosto da trilogia original hahahaha. Os dois últimos superam e muito os 3 primeiros?! Pra mim com toda a certeza!!!! Posso ser o ÚNICO ser a achar isto mas é isto?! Sim, mas vou fazer o quê?!
Nota 7,6. Telecine Pipoca 25 de setembro de 2022.
Agora vou deixar registrado meu rank #polêmico:
#1 Pânico 4 >>> 4,0/5 >> nota 8,6 - Nos Favoritos!!!
#2 Pânico 5 >>> 3,5/5 >> nota 7,6
#3 Pânico >>> 2,5/5 >> nota 5,5
#4 Pânico 2 >>> 2,5/5 >> nota 5,2
#5 Pânico 3 >>> 2,0/5 >> nota 4,3.
E Tendo Dito. 🤗🙃😝
A Cabana
3.6 828 Assista AgoraPorquê da insistência da indústria com este PÉSSIMO Sam Worthington?! Não é possível que achem que ele é bom ator, não é possível.... CREDO!!!!
O cara tem SEMPRE a MESMÍSSIMA cara pra tudo: pra triste, alegre, com raiva, com dor, assustado etc etc. Isto quebra qualquer envolvimento maior com a trama, é um asco veio...
Nota 6,3.
A Outra História Americana
4.4 2,2K Assista AgoraReassistir e nossa, agora sim eu compreendi toda a proposta e adorei por demais, agora sim entendo todo o hype e repercussão em cima dele e agora posso afirmar: É Merecido!!!!!
Filmão da porra, ultra reflexivo, potente, avassalador. Atuação de milhões do grande Norton, um dos melhores atores da #7 arte. E que final hein?! Isto sim, pra mim fechou com chave de Diamante. E agora sim também quase entrou para os meus favoritos e na lista de melhores filmes já vistos.
O filme só tem um defeito, como que ele mata duas pessoas, uma com crueldade e só fica preso míseros 3 anos?! É total incoerente ainda mais nos EUA, se fosse Brasil ok, até pior, mas lá?! Nem a pau, muito inverossímil.... É como disse um crítico: "Enquanto isso, por seu abate frio, Derek recebe apenas três anos. No mundo real um crime tão grotesco levaria o noticiário nacional por semanas e ele pelo menos ganharia vida, mas o filme precisa de Derek de volta às ruas." É isto, como precisava dele fora com o irmão ainda adolescente daí tiveram que recorrer a esta manobra forçada.
Mas é o único defeito que não tira o brilho da grande obra quase prima. Filmaço de respeito e admiração. Nota 9,2.
Filho-Mãe
3.8 3 Assista AgoraÓtimo longa, mostra bem da realidade sujeita a mulher no Irã. SPOILER: só não gostei da mãe não aparecer mais desde 1h de filme, achei grande falha nisso. Mas é pq o longa é dividido em pouco mais da metade focado na mãe e seu conflito e os 40 minutos finais é todo focado no filho.
E também não entendi, porque o filho não poderia morar junto do padrasto mas a filha pequena que também não era filha dele poderia ficar?! Estranho...
Nota 7,8. Telecine Cult 20/09/22.
Sorte Cega
4.1 62 Assista AgoraNão entendi poooooorra nenhuma e também não faço NENHUMA questão. Detestei, e só conseguir chegar até o fim pq sabia que seriam 3 estórias diferentes, daí pelo menos não entediava tanto. Mas é pra nunca mais afffff.
Nota 3,7. Desta vez foi mal hein Telecine Cult. 20/09/22.
Dona Flor e Seus Dois Maridos
3.5 171 Assista AgoraE esta duração está errada, tanto aqui quanto no IMDb e Letterboxd [ambos com 1h50] e tbm no Adoro Cinema (com 1h45).
O correto são 1h58/118min, pois eu revi no Telecine Cult que sabemos bem, é direto sem nenhuma pausa, tanto que a duração na grade do filme é de 2h10 (sendo geralmente 10 minutos de um filme pra outro).
Só está correto no TMDb, no Rotten Tomatoes e no Wikipédia (neste último está com 120 min, mas é mais certo).
Concertem caramba!!!!!!!! 😒😵😤😡
Confidencial
3.2 71Porquê não tem cadastrado o diretor do filme?????? Que saco isso velho. Affffff Vou te Contarrrrrrrrrr.
O nome do diretor é Douglas McGrath.
Deusas Em Fúria
3.8 8 Assista AgoraAcabei de ver esta pérola no Telecine Cult e estou apaixonado!!!!! Que filmão do bom. Que estória e amizades femininas inspiradoras, e recheado de reviravoltas, uma em cima da outra, muito bom mesmo. Vale cada momento, é único. Infelizmente dos raríssimos filmes indianos que vi e é só por enquanto o #1 que favorito. Preciso urgente ver muitos outros....
Mostra tão bem a realidade e o machismo perpétuo daquela sociedade, um machismo revoltante, aquele policial é um escroto de merda.
Nota 9,2. Obrigadíssimooooooo e sempre Telecine Cult Amado e venerado por mim.
Dona Flor e Seus Dois Maridos
3.5 171 Assista AgoraRevi ontem e posso afirmar: é apenas um filme bom, nada mais, nada de Extraordinário. Mas é um filme histórico, um marco do nosso cinema, mais de 3 décadas na liderança da bilheteria nacional.
O título só faz razão de ser quando ela tem os 2 maridos só nos 20 minutos finais e isto achei uma falha grande. Mas é um bom longa sim que deve ser conferido. Só que é bem inferior a minissérie de 98 da Globo. Agora logo vou ver o remake com o Marcelo Faria e também queria achar o remake antigo americano...
Nota 7,2. A média do site é justíssima.
A Boa Esposa
3.0 17 Assista AgoraGostosinho, bom passatempo, apenas. Nota 6,5. Telecine Cult 13/09/22.
Feliz Aniversário
3.3 12 Assista AgoraEu jurava que teria uma nota maior aqui e que muito mais gente tivesse visto, fiquei surpreso ao constatar o contrário.
O #3 ato é super, hiper, mega #Tenso
Que situação... família desastre mesmo.
Detestei o filho metido a cineasta, um mala sem alça. Mas o filme vale a conferida. Nota 7. Telecine Cult 11/09/22.
Vento Seco
3.2 89Vi sem ter nenhuma ideia que era sexo explícito puro e praticamente um pornô. Mas curti, não é uma maravilha mas vale a sessão. Nota 6,5. 09/09/22 Telecine Cult.
Olga
3.8 9 Assista AgoraÓtimo!!! Em 85 minutos acontece muita coisa, vc não dispersa em nenhum momento, pois o filme é redondinho e com uma protagonista que nos cativa por demais. Curtir muito, drama excelente e reflexivo.
Nota 8,3. Novamente Gratoooo Telecine Cult. 05 de setembro/22.
Aos Olhos de Ernesto
4.0 20Longa super redondinho [reiterando o Messias logo abaixo], são 2h que passam voando e muito fascínio a cada desenrolar e condução da narrativa.
Como só 129 pessoas marcaram que viram?! Inacreditável!!!!
Uma das construções de amizades entre duas gerações mais gostosas de acompanhar da #7 arte, e sendo nacional o que me agrada mais ainda [sempre afirmo que é o meu cinema Favorito e com muito orgulho!!!!].
Uma das melhores surpresas da década atual ainda em seus primeiros anos.
Lançou nos cinemas em plena pandemia, será que por isto foi tão pouco assistido e conhecido?!
Nota 8,5. CONFIRAM E APRECIEM. 😉😘🙃
Z: A Cidade Perdida
3.4 320 Assista AgoraLendo todos os comentários suponho que este deva ser o filme deste século onde mais reclamam que o filme é lento, parado e nada acontece e que deveria ser muito mais curto etc, sério, a maioria destes 318 reclamam muito disso.
No entanto, eu não achei lento nem monótono, nem tive sono em nenhum momento, não achei arrastado, achei a condução até que interessante, me prendeu todo o tempo. Charlie Hunnam que é um péssimo ator mas aqui até se saiu bem, fez o trabalho ser convincente. Curtir, mas não veria de novo. Mas é um bom passatempo. Nota 7,2. Telecine Cult dia 04/09/22.
Transtorno Explosivo
4.0 158 Assista AgoraE com certeza já entrou pra lista dos melhores filmes que já vi na vida, está bem rankeado agora no meu Top 100 e dos meus melhores Favoritos.
Tudo nele é perfeito, o roteiro, a narrativa e desenvolvimento, as atuações, a direção, a fotografia exuberante, toda a técnica visual, a montagem, só a trilha sonora que não é marcante porque quase não tem mas também não faz nenhuma falta. Filmaço sem defeitos, merecia ter ganho dezenas e mais dezenas de prêmios, é o melhor de 2019 agora pra mim, acho que deve ser melhor que todos indicados ao Oscar de 2020 pra cá.
#3 melhor filme que vi este ano, e olha que vi grandes clássicos este ano que eu gostei muito como: Cinema Paradiso, O Homem Elefante, Cidadão Kane, O Castelo Animado, A Viagem de Chihiro, Túmulo dos Vagalumes, Donnie Darko, Dançando do Escuro, A Fraternidade é Vermelha, Sete Homens e um Destino e vários outros, até mais que CODA [que também entrou para meus seletos Favoritos] e até mais que A Lista de Schindler e Um Sonho de Liberdade (isto mesmo), sério, gostei muito de todos estes BUT não supera este filme alemão de 2019 que dos que vi este ano só fica atrás de Mary e Max e Love Story. Novamente: isto é muita coisa demais.
Benni é a criança/jovem mais complicada que já vi na #7 arte, é um indivíduo Furacão, o mais disparado de qualquer pessoa de qualquer idade no geral que já vi do cinema, sério. Será que existe quantas crianças até 12 anos assim como ela no mundo?! Fiquei curioso.
Transtorno Explosivo
4.0 158 Assista AgoraCom toda certeza é um dos filmes mais duros e cruéis que já vi, mais arrasador e avassalador total!!!! É porrada do início ao fim, não tem um minuto sequer de descanso e tranquilidade, é pauleira 100%. Frenético e extasiante até no talo, um dos filmes mais dramáticos que possa existir, sim, porque achei bem mais dramático que Noites de Cabíria e O Homem Elefante por exemplo, só pra ter noção.
A atuação irrepreensível e Irretocável da garota é a melhor atuação infantil desde o Trevor de A Corrente do Bem (2000 e que é o meu filme Favorito), ou seja, é a #2 melhor atuação infanto-juvenil do século XXI pra mim. Isto é muita coisa.
Este sim é a maior definição de soco no estômago, pra mim nenhum outro até agora o supera neste quesito, e eu até não cheguei a chorar mas em boa parte do longa era como se minha alma fosse abatida, dilacerada, esmurrada, agredida. Filmaço do cacete pra caramba.
Mas confesso que em algumas partes eu dei gargalhadas altas como quando ela
bate a cabeça da garota na mesa na sala de aula e faz xixi em frente a porta kkkkkk
Eu só achei que a passagem pela "floresta" que na verdade é um tipo de sítio, chácara etc, mas não floresta e sim zona rural, achei que fosse durar muito mais tempo, achei que foi rápido, a sinopse faz crer que duraria a maior parte da projeção e não é mesmo.
Adorei a relação com o Micha, ao mesmo tempo que angustiante foi prazeroso de acompanhar a jornada.
E também confesso que por um momento, quando acham ela
no final "desacordada" lá na "floresta" eu cheguei a achar que tinha morrido e que esta seria mesmo infelizmente a melhor solução
Quero rever esta joia dolorosa mas primorosa no futuro. Nota 9,4. OBRIGADO de novo Telecine Cult.
Nós Duas
4.0 43 Assista AgoraQue filme Lindo!!!!! Que atuações majestosas e que química e SINTONIA entre as protagonistas, um show de talento.
Eu fiquei puto com uma raiva astronômica daquela filha que parecia
que era tão amável com a mãe, de que era certo que iria compreender o amor homoafetivo dela, tive ódio quando não foi o que aconteceu
Mas a cena final compensa tudo. Bom termos filmes como este, uma dádiva e lição para os hipócritas. Nota 8,3. 02/09/22 Telecine Cult.
Os Rapazes das Calçadas
2.5 5Mesmo o nome da Lady Francisco abrindo o filme eu nem desconfiei que ela fazia o protagonista feio, me surpreendi msm ao final na revelação, e mesmo vendo o nome dela nem tinha me tocado que ela "não tinha aparecido" hahaha.
Monos: Entre o Céu e o Inferno
3.3 39 Assista AgoraA única coisa que adorei foi quando a Dra. afirmou que o Homem-Aranha é o maior super-herói full time.
Filme fraco, confuso e mediano. Nota 5,5. 01/09/22 no Telecine Cult.
Gladiador
4.2 1,7K Assista AgoraÓtimo filme e produção, é inquestionável.
Agora só achei forçado no final o Commodus ter
aceitado lutar com ele, mas como?! Se ele sabia que seria morto por ele, era óbvio, e aí ele vai lá e luta?!