assisti esse filme no início dos anos 90, ainda garoto. não gostei muito. hoje, conhecendo a filmografia do linch e tendo o eleito como um dos meus diretores favoritos, revisitei o clássico oitentista. personagens muito profundos. ao mesmo tempo que descortina um mundo podre e delirante, lynch nos brinda com o arquétipo do amor perfeito. esse contraponto, pra mim, é exatamente o que dá perfeição ao filme e é sua principal marca. sempre vemos imagens evocativas de cada um desses universos, como uma vela que se apaga e um canteiro florido. o real de dor e crueza é constantemente confrontado pelo sonho (olha o elemento onírico aí) juvenil de um amor, uma casa, um jardim e uma familia......nota de destaque para um dos vilões mais detestáveis e caricatos do cinema, que é o frank de dennis hopper. enfim, impecável!!!
Um excelente filme para quem não leu a obra do Charles Dickens. Já o amante de literatura fica um pouco chateado com o quanto o diretor (excelente David Lean) alterou o original, suprimindo um relevante núcleo de personagens e distorcendo a história de oliver twist. Sempre me pergunto o porque de grandes diretores de hollywood, invariavelmente, tentarem "arrumar" obras de escritores do nível de Charles Dickens (não sei se aqui se aplica a justificativa padrão: "para caber na tela").
Me impressiona que regimes ditatoriais contem com algum apoio popular e que os que lutam contra os usurpadores são chamados de terroristas, quando, na verdade, doam sua vida (quase sempre com um destino triste e violento) para combater a nojeira militar e as afrontas à liberdade. Exemplos no Brasil são Lamarca, Mariguela, Mariele e outros do passado e do presente. Esse filme ressoa com a época atual, em que vemos 30% da população brasileira alinhada com ideais autoritários, fundamentalistas religiosos, ignorantes, anticulturais, revisionistas e, sobretudo, predatórios, em que querem jogar por terra as conquistas de civilidade que eles veem como sinal de fraqueza moral. Mas o fato é que os fascistas sempre são lembrados como a vergonha e terão seu lugar sempre reservado no esgoto da história.
Cara, é um filme B, sem dúvidas, marcado por atuações fraquíssimas e efeitos especiais de baixo orçamento para a época (o filme é de 2006, logo posterior a matrix e o senhor dos aneis, para termos uma ideia). Mas a grande força está na mente genial de Stephen King, autor do livro que deu origem ao filme. Com isso temos uma história que prende do início ao fim. E aquele final?......bem, o final é uma coisa sinistra e desesperada que não nos deixa muitas palavras.....um suspense genial!!!!!!
Apesar de algumas diferenças para a obra de Oscar Wilde (creio que para não trazer às telas questões terríveis para a época, como homossexualismo, adultério, prostituição e abuso de drogas), o filme é muito bom, criando uma atmosfera bastante agonizante e perfazendo de forma brilhante o trajeto de Dorian desde a sua glória juvenil até a decrepitude da alma.
Não consigo gostar dos filmes do hitchcock que fogem do suspense. Esse é mais um exemplo que, na minha opinião, ficou lento, confuso e até um pouco chato. Atuações brilhantes, mas o filme tem um buraco que deixa o espectador sempre com uma sensação de que há um débito, algo ainda por vir.......
Fico imaginando que esse filme merecia um reboot. Tem uma história bastante interessante, com um amor tendo, por pano de fundo, um conflito entre brancos e índios. Imagina essa história com a carga dramática da moderna visão que a sociedade tem dos índios, dando aos personagens um elemento menos maniqueista (índios maus e ingleses bons). Acho que seria interessante....
o que me impressiona nesse filme é que ele foi feito durante a guerra (em 1943 - a guerra terminou em 1945) e já trouxe, no final, um clima de antecipação otimista da vitória aliada. Creio que em 1943 já havia quase que a certeza de que vencer os nazistas seria só questão de tempo........
Não sou de musicais, mas alguns têm profundidade, como Moulin Rouge e essa versão do Cyrano de Bergerac. As músicas são muito envolventes (a cena das cartas de guerra é realmente emocionante), Peter Dinklage é um ator maiúsculo e a história por si já é um clássico eterno e cheio de beleza. Uma das mais gratas surpresas que tive nesse oscar 2022 esquecível.
Não é que o filme é bom? a ideia de lutar contra um deus egoísta é interessante. os heróis são carismáticos e os efeitos visuais são legais. Claro que tem a marvelice de sempre, mas não é um dos piores filmes de herói não. quero ver a continuação.
triste é pouco para esse filme. uma beleza triste, com cara de ingmar bergman, já que aborda o cotidiano sufocante de duas irmãs que tentam sonhar, apesar da vida.
o melhor filme de herói que vejo em séculos. Fugiu da mesmice da Marvel que já estava enjoativa (vingadores, x-men.....) e trouxe os velhos clichês do amigo da vizinhança para nossa felicidade!
uma clara referência à obra de tarkovsky, principalmente solaris. É um filme bom. Nada de espetacular, mas bem orquestrado. Talvez tenha faltado um pouco mais de profundidade na exploração dos personagens (poderia ter menos personagens mais profundos). O final é bem legal (e previsível), mas conseguiu trazer um toque poético muito belo, com a ajuda da ótima canção dos créditos. Um cult movie em um futuro, com certeza (em uns 30 anos, talvez).
gostei pra caramba. é um blockbuster bobinho de carros que viram robôs, mas que clima gostoso o filme todo, com aquele revival oitentista e a velha fórmula da amizade improvável. Nem só de cinema cult vive o homem. kkkkkkkkk
que figura intrigante é van gogh. que belo filme. que atuação do dafoe. pena que, esse ano, a concorrência está pesada para oscar de melhor ator. mas se ele ganhasse seria legal.
O filme é médio, tendo como ponto alto a atuação do Cliff, que venceu o oscar por ela (se bem que imaginei um Charly bem diferente quando li o livro). Mas a pergunta que não quer calar é porque os roteiristas e diretores pegam um livro perfeito como FLORES PARA ALGERNON e distorcem a história criando algo que é mera sombra do que o escritor desenvolveu com maestria ímpar? Não é cortar pra caber em um filme, mas inventar cenas pobres diante de tantas maravilhosas do livro. Sei que tem a questão da formatação para as telas, mas é quase um pecado não explorar os conflitos entre Charly deficiente mental e Charly Gênio, as relações familiares conturbadas (e riquíssimas) e o declínio dramático do personagem principal até o ponto de partida (ou pior. E põe pior nisso). Por essas e outras que grandes escritores não veem os filmes de suas obras ou ficam putos da vida ao vê-los (exemplo: alan moore e V de vingança). Se você leu o livro vai saber do que estou falando.
Peter Dinklage mostra, cada vez mais, não ser apenas o Tyrion Lannister. Um grande ator. Vale a pena dar uma olhada em "i think we´re alone now" e "rememory".
filme com altos e baixos. ora uma excelente obra, explorando o drama histórico e toda a tensão do relacionamento do triângulo amoroso (destaque para a lágrima que rola pelos olhos de Sabine, quando seu namorado diz que largou tudo pra ficar com ela), ora um clichezão medíocre, como na dramatização do fim da vida da cadela karenin (e olha que amo cães). 3 estrelas porque, no geral, vale a pena!!!!
Veludo Azul
3.9 776 Assista Agoraassisti esse filme no início dos anos 90, ainda garoto. não gostei muito. hoje, conhecendo a filmografia do linch e tendo o eleito como um dos meus diretores favoritos, revisitei o clássico oitentista. personagens muito profundos. ao mesmo tempo que descortina um mundo podre e delirante, lynch nos brinda com o arquétipo do amor perfeito. esse contraponto, pra mim, é exatamente o que dá perfeição ao filme e é sua principal marca. sempre vemos imagens evocativas de cada um desses universos, como uma vela que se apaga e um canteiro florido. o real de dor e crueza
é constantemente confrontado pelo sonho (olha o elemento onírico aí) juvenil de um amor, uma casa, um jardim e uma familia......nota de destaque para um dos vilões mais detestáveis e caricatos do cinema, que é o frank de dennis hopper. enfim, impecável!!!
Oliver Twist
4.0 34Um excelente filme para quem não leu a obra do Charles Dickens. Já o amante de literatura fica um pouco chateado com o quanto o diretor (excelente David Lean) alterou o original, suprimindo um relevante núcleo de personagens e distorcendo a história de oliver twist. Sempre me pergunto o porque de grandes diretores de hollywood, invariavelmente, tentarem "arrumar" obras de escritores do nível de Charles Dickens (não sei se aqui se aplica a justificativa padrão: "para caber na tela").
Estado de Sítio
4.3 39Me impressiona que regimes ditatoriais contem com algum apoio popular e que os que lutam contra os usurpadores são chamados de terroristas, quando, na verdade, doam sua vida (quase sempre com um destino triste e violento) para combater a nojeira militar e as afrontas à liberdade. Exemplos no Brasil são Lamarca, Mariguela, Mariele e outros do passado e do presente. Esse filme ressoa com a época atual, em que vemos 30% da população brasileira alinhada com ideais autoritários, fundamentalistas religiosos, ignorantes, anticulturais, revisionistas e, sobretudo, predatórios, em que querem jogar por terra as conquistas de civilidade que eles veem como sinal de fraqueza moral. Mas o fato é que os fascistas sempre são lembrados como a vergonha e terão seu lugar sempre reservado no esgoto da história.
O Nevoeiro
3.5 2,6K Assista AgoraCara, é um filme B, sem dúvidas, marcado por atuações fraquíssimas e efeitos especiais de baixo orçamento para a época (o filme é de 2006, logo posterior a matrix e o senhor dos aneis, para termos uma ideia). Mas a grande força está na mente genial de Stephen King, autor do livro que deu origem ao filme. Com isso temos uma história que prende do início ao fim. E aquele final?......bem, o final é uma coisa sinistra e desesperada que não nos deixa muitas palavras.....um suspense genial!!!!!!
O Retrato de Dorian Gray
3.9 88 Assista AgoraApesar de algumas diferenças para a obra de Oscar Wilde (creio que para não trazer às telas questões terríveis para a época, como homossexualismo, adultério, prostituição e abuso de drogas), o filme é muito bom, criando uma atmosfera bastante agonizante e perfazendo de forma brilhante o trajeto de Dorian desde a sua glória juvenil até a decrepitude da alma.
O Homem Errado
3.9 96 Assista AgoraNão consigo gostar dos filmes do hitchcock que fogem do suspense. Esse é mais um exemplo que, na minha opinião, ficou lento, confuso e até um pouco chato. Atuações brilhantes, mas o filme tem um buraco que deixa o espectador sempre com uma sensação de que há um débito, algo ainda por vir.......
Os Inconquistáveis
3.6 7 Assista AgoraFico imaginando que esse filme merecia um reboot. Tem uma história bastante interessante, com um amor tendo, por pano de fundo, um conflito entre brancos e índios. Imagina essa história com a carga dramática da moderna visão que a sociedade tem dos índios, dando aos personagens um elemento menos maniqueista (índios maus e ingleses bons). Acho que seria interessante....
Cinco Covas no Egito
3.9 28 Assista Agorao que me impressiona nesse filme é que ele foi feito durante a guerra (em 1943 - a guerra terminou em 1945) e já trouxe, no final, um clima de antecipação otimista da vitória aliada. Creio que em 1943 já havia quase que a certeza de que vencer os nazistas seria só questão de tempo........
Cyrano
3.3 65Não sou de musicais, mas alguns têm profundidade, como Moulin Rouge e essa versão do Cyrano de Bergerac. As músicas são muito envolventes (a cena das cartas de guerra é realmente emocionante), Peter Dinklage é um ator maiúsculo e a história por si já é um clássico eterno e cheio de beleza. Uma das mais gratas surpresas que tive nesse oscar 2022 esquecível.
Eternos
3.4 1,1K Assista AgoraNão é que o filme é bom? a ideia de lutar contra um deus egoísta é interessante. os heróis são carismáticos e os efeitos visuais são legais. Claro que tem a marvelice de sempre, mas não é um dos piores filmes de herói não. quero ver a continuação.
Licorice Pizza
3.5 597eu terminei o filme sem saber o porquê do nome........
A Tragédia de Macbeth
3.7 191 Assista AgoraMuito fiel à peça de Shakespeare. belissimo filme.
A Vida Invisível
4.3 645triste é pouco para esse filme. uma beleza triste, com cara de ingmar bergman, já que aborda o cotidiano sufocante de duas irmãs que tentam sonhar, apesar da vida.
El Camino: Um Filme de Breaking Bad
3.7 843 Assista Agorapoxa, esperava mais.
Homem-Aranha: Longe de Casa
3.6 1,3K Assista Agorao melhor filme de herói que vejo em séculos. Fugiu da mesmice da Marvel que já estava enjoativa (vingadores, x-men.....) e trouxe os velhos clichês do amigo da vizinhança para nossa felicidade!
Privacidade Hackeada
3.8 119 Assista Agorapra aprofundar tem o "ted talks" da carole cadwalladr "o papel do facebook no brexit e a ameaça à democracia". imperdível,
High Life: Uma Nova Vida
3.1 175 Assista Agorauma clara referência à obra de tarkovsky, principalmente solaris. É um filme bom. Nada de espetacular, mas bem orquestrado. Talvez tenha faltado um pouco mais de profundidade na exploração dos personagens (poderia ter menos personagens mais profundos). O final é bem legal (e previsível), mas conseguiu trazer um toque poético muito belo, com a ajuda da ótima canção dos créditos. Um cult movie em um futuro, com certeza (em uns 30 anos, talvez).
Eles Não Envelhecerão
4.3 49war never changes.
Bumblebee
3.5 538gostei pra caramba. é um blockbuster bobinho de carros que viram robôs, mas que clima gostoso o filme todo, com aquele revival oitentista e a velha fórmula da amizade improvável. Nem só de cinema cult vive o homem. kkkkkkkkk
No Portal da Eternidade
3.8 348 Assista Agoraque figura intrigante é van gogh. que belo filme. que atuação do dafoe. pena que, esse ano, a concorrência está pesada para oscar de melhor ator. mas se ele ganhasse seria legal.
Os Dois Mundos de Charly
3.3 26O filme é médio, tendo como ponto alto a atuação do Cliff, que venceu o oscar por ela (se bem que imaginei um Charly bem diferente quando li o livro). Mas a pergunta que não quer calar é porque os roteiristas e diretores pegam um livro perfeito como FLORES PARA ALGERNON e distorcem a história criando algo que é mera sombra do que o escritor desenvolveu com maestria ímpar? Não é cortar pra caber em um filme, mas inventar cenas pobres diante de tantas maravilhosas do livro. Sei que tem a questão da formatação para as telas, mas é quase um pecado não explorar os conflitos entre Charly deficiente mental e Charly Gênio, as relações familiares conturbadas (e riquíssimas) e o declínio dramático do personagem principal até o ponto de partida (ou pior. E põe pior nisso). Por essas e outras que grandes escritores não veem os filmes de suas obras ou ficam putos da vida ao vê-los (exemplo: alan moore e V de vingança). Se você leu o livro vai saber do que estou falando.
[spoiler][/spoiler]
Meu Jantar com Hervé
3.5 27Peter Dinklage mostra, cada vez mais, não ser apenas o Tyrion Lannister. Um grande ator. Vale a pena dar uma olhada em "i think we´re alone now" e "rememory".
A Insustentável Leveza do Ser
3.8 338 Assista Agorafilme com altos e baixos. ora uma excelente obra, explorando o drama histórico e toda a tensão do relacionamento do triângulo amoroso (destaque para a lágrima que rola pelos olhos de Sabine, quando seu namorado diz que largou tudo pra ficar com ela), ora um clichezão medíocre, como na dramatização do fim da vida da cadela karenin (e olha que amo cães). 3 estrelas porque, no geral, vale a pena!!!!
Camille Claudel
4.0 90Um drama dos cinemas que poderia muito bem ser uma história real, da mulher criativa e competente que se vê mergulhada na desgraça de um amor maldito!