Caramba, que filmão. "Late Night With The Devil" é um filmaço daqueles que você fica babando, porque tecnicamente é muito imersivo com uma tensão crescente que consegue capturar os talks shows do anos 70, mas com uma vibe totalmente voltada para o terror. A construção narrativa é um primor, elevado por uma direção primorosa e uma parte técnica impecável. Essa tática de fazer um "falso documentário" foi uma ótima ideia e nos faz realmente pensar que poderia ser algo real. O ator David Dastmalchian é sensacional, presença de tela, vibe inescrupulosa e um pouco de charme, faz dele um protagonista bacana. Gostei da atuação da Ingrid Torelli também, principalmente naquela cena. O filme ganha muito força na parte da possessão e o terceiro só não é perfeito, porque sinto um exagero gráfico, que poderia ser um pouco mais contido. No geral, é um dos grandes filmes deste ano, sério, quero rever de novo. Recomendação máxima.
Desnecessário? Sim, mas divertido. "Kung Panda 4" foi feito para Illumination e a Universal ganharem dinheiro, mas ao menos o filme é diversão garantida para toda a família. Prá mim a saga tinha fechado no ótimo terceiro, mas arranjaram uma forma de ter mais um filme com esse plot estranho de encontrar o próximo Dragão Guerreiro, o Po nem tá velho ainda, achei precipitado, mas isso é apenas uma desculpa para o plot do camaleão tomar forma. Narrativamente o longa não faz muito sentido, mas ao menos entrega um visual maneiro, comédia rasteira que se você tiver no humor certo funciona, além de boas sequências de ação. No geral, vale se você gosta da franquia, mas se quiser algo mais, pode se decepcionar. Recomendo.
Gostei bem mais desse. Algumas coisas que faltaram na parte 1, a parte 2 entrega bem. "Rebel Moon: Parte 2 - A Marcadora de Cicatrizes" é um épico de guerra que tem uma primeira metade mais calma e depois escala para um longa de ação ininterrupto onde Snyder consegue dar mais destaque ao seu elenco principal e entrega uma ação honesta com sequências de luta boas que acabam entregando uma boa diversão em um universo que se expande cada vez mais. Sofia Boutella como Kora é boa demais, sou fã. É um filme para quem gosta do gênero ópera espacial e gosta das maluquices do Snyder, que for com essa intenção, com certeza vai curtir. Recomendo muito.
Leia minha crítica completa aqui (tire os espaços para acessar o link): https: //hypenegro .com / 2024/04/20/rebel- moon-parte-2-a- marcadora-de-cicatrizes /
Acabei revendo ontem e continua pontuando que tem defeitos, mas continuo dizendo que tem muito potencial. Jimmy continua sendo meu personagem preferido junto como Nemesis.
Ridículo, mas tem seus momentos. "Imaginário: Brinquedo Diabólico" é aquele filme de terror que tinha tudo para dar certo, mas peca por entregar sustos fáceis e que despertam risos involuntários numa narrativa que se perde por ter diálogos expositivos demais. Não existe uma atmosfera consistente, mas sim irregular, onde nos ganhas nos momentos de tensão com a criatura na sombra acompanhando o brinquedo, mas se peca quando abraça a aura de filme B no desastroso terceiro ato. A verdade é que este é o segundo filme da Blumhouse este ano que não consegue entregar aquilo que se espera, no final das contas quando terminamos de assistir, parece que foi uma perda de tempo.
Ótimo!!! Thriller investigativo e jornalístico de primeira esse "A Grande Entrevista" a narrativa é envolvente, tem um tom urgente e revelador, além de ser elevado pelas boas atuações de Billie Piper, Gillian Anderson e Rufus Sewell. O filme dirigido por Philip Martin não traz nada de novo ao gênero, mas é competente o suficiente para te deixar curioso, principalmente se você não lembra das polêmicas envolvendo o Príncipe Andrew. O filme não cai um segundo e o momento da entrevista é o ponto alto da narrativa, toda a sequência é muito bem dirigida e com uma carga dramática e tensão muito bem estabelecida. No geral "A Grande Entrevista" prá quem gosta de drama neste estilo, vale cada segundo.
Gostei, mas não funcionou muito prá mim. O filme "Lisa Frankenstein" é o maior exemplo de como matar uma boa ideia com 20 minutos de narrativa. Não é possível que conseguiram matar um filme que tinha tudo para ser cult classic para os jovens atuais. Kathryn Newton não merecia isso, apesar dela estar muito bem nesse filme. Eu amei a estética do filme. Eu adorei a pegada anos 80 com uma vibe meio Edwards Mão de Tesoura, só que não dá, cada decisão que o filme tomava me perdia. Não era para se levar tão a sério assim. Para quem gosta de um filme estranho e maluco, pode ir tranquilo que esse vale a pena. Recomendo.
Ótimo filme. Assisti hoje pela primeira vez e a trama realmente me pegou de surpresa. A estética única, todo o plot de vingança com AQUELA reviravolta final, é realmente um grande filme. Daqueles bem dirigido, bem pensado e cheio de boas reflexões sobre vingança, ganância e obsessão. Não é um filme que deve agradar a todos, mas é um grande filme que tem seus momentos datados, mas parece bastante atual. Recomendo muito.
Gostei, mas queria ter amado. Bom, assisti ao filme #Musica do Rudy Mancuso no Prime Vídeo. É um filme curioso, usa ritmo de música para tocar uma narrativa que mistura comédia romântica e a busca do amadurecimento de um homem adulto. O filme tem boas intenções, alguns bons momentos, mas nunca decola porque parece que tá vivendo numa eterna crise de identidade cultural. O filme é falado em inglês, mas tem vários diálogos em português, parece um caldeirão cultural, talvez seja até intencional para mostrar o quão confuso pode ser você ser filho de pais de duas nacionalidades diferentes vivendo num país estrangeiro que tem dificuldades de aceitar imigrantes. Pra mim falta foco ao filme, não é um desperdício, mas poderia ser muito melhor. Achei a edição muito boa e criativa, além da trilha sonora excelente. Camila Mendes tá bem. Mas é isso, diverte, porém longe de ser memorável.
Quase bom!!! Esse remake de "Matador de Aluguel" é um festival de clichês, poderia ser um filme de ação legal, bem aos moldes anos 80 e 90, mas não se sustenta. Jake Gyllenhaal é ótimo ator, mas seu carisma aqui é muito meia boca e não convence como herói de ação. As sequências de luta são decentes, mas muito pouco inspiradas. Do momento que a trama começa, você sabe exatamente onde ela vai terminar. Algumas histórias são apresentadas, depois são deixadas de lado. Algumas atuações são meia boca. O filme não chega a ser um total fracasso, as vezes como passatempo passa, mas no geral fica a sensação que é um filme de ação abaixo do que Doug Liman costuma entregar.
Realmente não gostei. "Eu, Capitão" é um drama que acerta em mostrar a dura realidade de imigrantes africanos para chegar na Europa, mas o tom do filme, a forma como aborda a temática como se fosse uma jornada até o paraíso é uma ilusão muito grande. A narrativa é pesada e sinto que falta uma sensibilidade na direção em determinados momentos. As partes que intercalam fantasia com realidade em meio a morte é muito fora de contexto. A trilha sonora também me incomodou bastante. A sequência final no barco é angustiante e a cena final prá mim não foi emocionante, porque vende uma ideia que a gente sabe que não é verdade, que países europeus recebem essa quantidade de imigrantes de braços abertos. Prá mim o grande destaque mesmo fica por conta de Seydou Sarr, até quando o texto falha em dar verossimilhança ao personagem, o ator consegue segurar bem as pontas. Enfim "Io Capitano" é um filme que até pode ter boas intenções, mas falha em conseguir executá-las de uma forma mais crível, talvez pela visão eurocêntrica sobre uma história que deveria ter sido feita por cineastas africanos.
Leia minha crítica completa aqui: https:// hypenegro. com /2024/04/01/ eu-capitao-critica/ (retire os espaços para ler)
Um filme muito bom e necessário. "Shirley Para Presidente" é um longa que consegue se elevar devido a ótima performance de Regina King. É notável que a história de Shirley Chisholm é bastante importante, enfrentando não só o machismo e racismo, mas todo um sistema político que insiste afastar mulheres do meio político e isto era ainda mais acentuado nos anos 70. Acredito que John Ridley entrega um trabalho sólido numa biografia que ganha pontos por conseguir pegar um período crucial da vida de Shirley e mostrar numa importância na evolução da política estadunidense. Destaco também as atuações de Lance Reddick (vai fazer muita falta), Lucas Hedge e Chistina Jackson. O filme não é um drama para todos os gostos, mas para quem gosta de história e figura marcantes, este cai como uma luva. Recomendo muito.
Leia minha crítica completa aqui: https:// hypenegro. com /2024/03/25/ shirley-para-presidente-critica/ (retire os espaços para acessar o link)
Magnífico!!! Assisti ontem de manhã a animação #Wolfwalkers, belíssima em todos sentidos. Visualmente é um deleite. Narrativamente é lindíssima. E cara, os personagens são encantadores com aquele sotaque irlandês maravilhoso. É um filme mágico, deslumbrante, envolvente, simplesmente brilhante. Recomendação máxima.
Se colar, colou (essa é a forma que a Sony toca o barco). Ontem assisti "Madame Teia" e achei meia boca, mas é aquele tipo de filme que você assiste se estiver passando na TV. É um filme que não tem razão de existir no final das contas. Tinha muito potencial se explorasse melhor o lado da Cassie vidente. O vilão é pífio. O trio de coadjuvantes senão estivessem na trama, não fariam diferença alguma. As cenas de dejá vú são legais, mas o filme é tão fraco, que quando estabelece algo legal, destrói tudo na cena seguinte com alguma resolução idiota. O filme tem duas jornadas da protagonista, enquanto o plot do filme simplesmente para, só prá ela adquirir alguma informação sobre seu passado. É loucura a narrativa ficar em espera uma semana prá ela viajar para o Peru. As sequências de ação transitam entre o aceitável e o mal executado, no final não empolgam. Enfim, descartável, uma pena, fico pesaroso pela Dakota Johnson, Sidney Sweeney, Isabelle Merced e Celeste O'Connor, elas mereciam coisa melhor.
Impactante!!! "Origin" é um filme incrível, daqueles que te pegam de jeito, com uma trama envolvente que mistura drama e thriller investigativo, colocando em pauta o sistema de casta como base de todos conflitos e segregações que vivenciamos até hoje. Ava DuVernay no seu melhor trabalho entrega uma obra necessária e surpreendente elevado por uma atuação estupenda de Aunjanue Ellis. É um filme que possui sensibilidade, mas não se retrai na hora de mostrar o que precisa ser mostrado, com imagens fortes e tocantes. No geral é preciso assistir este denso drama que vai fazer você pensar muito, um relato histórico e importante. Um dos grandes de 2023. Recomendação máxima.
Leia minha crítica completa aqui: https:// hypenegro. com /2024/03/18/ origin-critica/ (retire os espaços para acessar o link)
Uma montanha russa!!! Prá quem não conhecia a história real como a minha pessoa, "Garra de Ferro" foi uma pancada e tanto, é um bom filme, faltou um pouco para ser um grande filme. Sean Durkin traz uma direção bem executada num filme que tem um bom ritmo focado primariamente na família Von Erich, a primeira metade é bem desenvolvida e as atuações convence bastante, as sequências de luta livre não me empolgaram, mas como a história vai evoluindo me agradou bastante, principalmente por mostrar uma das história que mais exemplificam o puro suco da masculinidade tóxica e patriarcado autodestrutivo, chega a dar ódio. Zac Efron apresenta a melhor atuação da carreira. Gostei bastante da atuação da Maura Tierney também, inclusive gostaria de mais espaço prá ela na trama como matriarca da família. A segunda metade é tensa e extremamente triste e o final querendo ser agridoce, não convenceu. Ainda assim, recomendo demais.
Divertido!!! Assisti "Pedido Irlandês" com a sensação de estar vendo uma comédia clichê boa para ver no final de semana e é isso mesmo, um filme descompromissado, que você sabe como começa e sabe como termina. Lindsay Lohan tá bem e entrega o que se pede dela, acho importante a atriz pegar essas pequenas pérolas para voltar ao cenário dos filmes. Ed Speelers não canastrão e tem boa química com a Lindsay. A comédia em si tem uma vibe meio mágica, ajudado pelas belíssimas imagens externas da Irlanda (sério, muito bonito os lugares mostrados), mas fala de forma bem simples sobre relacionamentos e sobre fazer escolhas certas. No geral, vale se você não estiver procurando algo elaborado. Recomendo.
Chocante!!!! Documentário impactante, nunca pensei que teria uma coisa tão brutal, desumana e aterrorizante acontecendo no Brasil naquele hospício em Barbacena. Uma atrocidade tremenda a forma como os pacientes com problema mental eram tratados. Morreu mais de 60 mil pessoas no hospício, um absurdo. A normalização da barbárie mostrada pelo documentário com relatos na época foi ainda mais chocante. Terminei de ver sem palavras. É um retrato brutal do descaso e também do racismo e pobreza, assim como causa repúdio como tudo isso era institucionalizado com aval de muitas autoridades o que fica ainda pior. É uma obra bem feita que serve como registro histórico bastante importante e necessário. Recomendação máxima.
Bonito e devastador. A animação "Meu Amigo Robô" é maravilhosa e tocante. Fala sobre amizade, fala sobre seguir em frente e fala sobre momentos. A maturidade de entender que amizade evolui com o tempo é a maior dádiva do filme. As vezes é triste, as vezes é melancólico, mas também é o retrato da vida. A animação é retrato de como amizades vem e vão, mas o sentimentos das boas memórias é que ficam. Recomendo muito.
Mais ou menos. "Argylle" é um filme cansativo. A história é até interessante, você acaba comprando bastante a ideia da narrativa, gosto da Bryce Dallas Howard como protagonista e gosto da dupla que ela faz com Sam Rockwell. Porém o filme cansa um pouco, são muitas informações, muitos personagens, um vai e vem entre realidade e ficção, quando chegou em 80 minutos de filme, eu pensei que já estava assistindo fazia três horas. O ritmo e a execução de Matthew Vaugh opera entre o frenético e o inchado, fazendo o expectador perder o interesse logo. Para não dizer que não gostei de nada, gostei de duas sequências de ação (aquela da patinação do olho foi boa) e uma reviravolta no meio do filme. No geral, achei que não valeu tanto a pena ter assistido.
Bom demais! Estou surpreso com o quanto eu gostei deste filme, sai do clichê ao inverter completamente a narrativa colocando uma heroína enfrentando um dragão. O filme tem lá suas conveniências de roteiro que alguns momentos tornam tudo meio previsível, mas a narrativa diverte e empolga em vários momentos, sabendo dosar bem ação, suspense e aventura. É claro que os personagem poderiam ser melhor aprofundados, mas funcionam dentro que a narrativa propõe. Millie Bobby Brown tá bem demais, consegue segurar bem o filme. Cara eu amo dragões e com a voz da Shohreh Aghdashloo ficou ainda melhor. Prá mim o Juan Carlos Fresnadillo dirige bem, é bom tê-lo de volta depois de um grande hiatus. O elenco coadjuvante com Angela Bassett, Robin Wright e Ray Winstone é um bom complemento. Se você precisa de um filme descompromissado, bem acabado, com bons efeitos e aventura de primeira, este aqui irá cair como uma luva. O final é magnífico. Recomendo muito.
Espetáculo!!! Assisti ontem "Duna: Parte 2", mas só pude comentar hoje, porém rapaz que filme maravilhoso. A imersão de assistir essa obra numa tela grande é sem precedentes. A segunda parte do livro é a melhor e o Denis Villeneuve não decepcionou ao conseguir adaptar da melhor forma possível o arco final conseguindo enfatizar a crítica ao imperialismo e o fanatismo religioso de uma forma tão satisfatória, assim como todo o jogo político rolando nos bastidores. Se a parte 1 foi um ensaio, a parte 2 foi uma monumental execução daquilo que se espera desse grande universo. Timothee Chalamet, Zendaya e Rebecca Ferguson são fenomenais em seus respectivos papéis, na verdade todo o elenco tá ótimo. Em termos técnicos o filme tá impecável. As sequências de ação estão fantásticas. No geral é um filmaço que merece ser visto no cinema. Recomendação Máxima.
Leia minha crítica completa aqui: https:// hypenegro. com/ 2024/03/06/ duna-parte-2-critica/ (retire os espaços para acessar o link).
Muito interessante. "O Astronauta" é ao mesmo tempo simplório e em diversos momentos fascinante. Uma epopeia espacial que nos leva a diálogos francos entre uma aranha alienígena e um humano. Adam Sandler está bem, assim como Carey Mulligan. Gosto do fascínio da direção do Johan Renck pelo desconhecido e o abstrato. Nem sempre as ideias ganham corpo e substância, mas nada que atrapalhe a experiência. O filme flerta muito entre o sci-fi filosófico e a crise existencial de um romance que hipnotizante quando os personagens encontram seus próprios caminhos. Não deve agradar a todos, mas aguça os sentidos. O final é melancólico e lindo. Recomendo.
Muito bom!!! "O Sequestro do Voo 375" não é um gênero muito familiarizado/utilizado do cinema BR, mas acho que conseguiram fazer bem uma narrativa que mistura tensão e adrenalina na medida em um filme que prende a atenção do começo ao fim. Tem uma barbeiragem aqui e ali, algumas atuações difíceis de engolir, uns efeitos meio artificias, mas no geral é um filme bom de assistir. Por mais filmes nacionais que se arrisquem no gênero suspense e thriller de ação. Fiquei chocado sobre essa história, se brincar pouca gente conhece, o desfecho foi melancólico. Recomendo.
Tarde da Noite Com o Diabo
3.5 161Caramba, que filmão. "Late Night With The Devil" é um filmaço daqueles que você fica babando, porque tecnicamente é muito imersivo com uma tensão crescente que consegue capturar os talks shows do anos 70, mas com uma vibe totalmente voltada para o terror. A construção narrativa é um primor, elevado por uma direção primorosa e uma parte técnica impecável. Essa tática de fazer um "falso documentário" foi uma ótima ideia e nos faz realmente pensar que poderia ser algo real. O ator David Dastmalchian é sensacional, presença de tela, vibe inescrupulosa e um pouco de charme, faz dele um protagonista bacana. Gostei da atuação da Ingrid Torelli também, principalmente naquela cena. O filme ganha muito força na parte da possessão e o terceiro só não é perfeito, porque sinto um exagero gráfico, que poderia ser um pouco mais contido. No geral, é um dos grandes filmes deste ano, sério, quero rever de novo. Recomendação máxima.
Kung Fu Panda 4
3.0 43Desnecessário? Sim, mas divertido. "Kung Panda 4" foi feito para Illumination e a Universal ganharem dinheiro, mas ao menos o filme é diversão garantida para toda a família. Prá mim a saga tinha fechado no ótimo terceiro, mas arranjaram uma forma de ter mais um filme com esse plot estranho de encontrar o próximo Dragão Guerreiro, o Po nem tá velho ainda, achei precipitado, mas isso é apenas uma desculpa para o plot do camaleão tomar forma. Narrativamente o longa não faz muito sentido, mas ao menos entrega um visual maneiro, comédia rasteira que se você tiver no humor certo funciona, além de boas sequências de ação. No geral, vale se você gosta da franquia, mas se quiser algo mais, pode se decepcionar. Recomendo.
Rebel Moon - Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes
2.6 60 Assista AgoraGostei bem mais desse. Algumas coisas que faltaram na parte 1, a parte 2 entrega bem. "Rebel Moon: Parte 2 - A Marcadora de Cicatrizes" é um épico de guerra que tem uma primeira metade mais calma e depois escala para um longa de ação ininterrupto onde Snyder consegue dar mais destaque ao seu elenco principal e entrega uma ação honesta com sequências de luta boas que acabam entregando uma boa diversão em um universo que se expande cada vez mais. Sofia Boutella como Kora é boa demais, sou fã. É um filme para quem gosta do gênero ópera espacial e gosta das maluquices do Snyder, que for com essa intenção, com certeza vai curtir. Recomendo muito.
Leia minha crítica completa aqui (tire os espaços para acessar o link): https: //hypenegro .com / 2024/04/20/rebel- moon-parte-2-a- marcadora-de-cicatrizes /
Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo
2.6 289 Assista AgoraAcabei revendo ontem e continua pontuando que tem defeitos, mas continuo dizendo que tem muito potencial. Jimmy continua sendo meu personagem preferido junto como Nemesis.
Imaginário: Brinquedo Diabólico
1.9 67Ridículo, mas tem seus momentos. "Imaginário: Brinquedo Diabólico" é aquele filme de terror que tinha tudo para dar certo, mas peca por entregar sustos fáceis e que despertam risos involuntários numa narrativa que se perde por ter diálogos expositivos demais. Não existe uma atmosfera consistente, mas sim irregular, onde nos ganhas nos momentos de tensão com a criatura na sombra acompanhando o brinquedo, mas se peca quando abraça a aura de filme B no desastroso terceiro ato. A verdade é que este é o segundo filme da Blumhouse este ano que não consegue entregar aquilo que se espera, no final das contas quando terminamos de assistir, parece que foi uma perda de tempo.
A Grande Entrevista
3.3 20 Assista AgoraÓtimo!!! Thriller investigativo e jornalístico de primeira esse "A Grande Entrevista" a narrativa é envolvente, tem um tom urgente e revelador, além de ser elevado pelas boas atuações de Billie Piper, Gillian Anderson e Rufus Sewell. O filme dirigido por Philip Martin não traz nada de novo ao gênero, mas é competente o suficiente para te deixar curioso, principalmente se você não lembra das polêmicas envolvendo o Príncipe Andrew. O filme não cai um segundo e o momento da entrevista é o ponto alto da narrativa, toda a sequência é muito bem dirigida e com uma carga dramática e tensão muito bem estabelecida. No geral "A Grande Entrevista" prá quem gosta de drama neste estilo, vale cada segundo.
Lisa Frankenstein
3.3 35Gostei, mas não funcionou muito prá mim. O filme "Lisa Frankenstein" é o maior exemplo de como matar uma boa ideia com 20 minutos de narrativa. Não é possível que conseguiram matar um filme que tinha tudo para ser cult classic para os jovens atuais. Kathryn Newton não merecia isso, apesar dela estar muito bem nesse filme. Eu amei a estética do filme. Eu adorei a pegada anos 80 com uma vibe meio Edwards Mão de Tesoura, só que não dá, cada decisão que o filme tomava me perdia. Não era para se levar tão a sério assim. Para quem gosta de um filme estranho e maluco, pode ir tranquilo que esse vale a pena. Recomendo.
Oldboy
4.3 2,3K Assista AgoraÓtimo filme. Assisti hoje pela primeira vez e a trama realmente me pegou de surpresa. A estética única, todo o plot de vingança com AQUELA reviravolta final, é realmente um grande filme. Daqueles bem dirigido, bem pensado e cheio de boas reflexões sobre vingança, ganância e obsessão. Não é um filme que deve agradar a todos, mas é um grande filme que tem seus momentos datados, mas parece bastante atual. Recomendo muito.
Música
3.0 38Gostei, mas queria ter amado. Bom, assisti ao filme #Musica do Rudy Mancuso no Prime Vídeo. É um filme curioso, usa ritmo de música para tocar uma narrativa que mistura comédia romântica e a busca do amadurecimento de um homem adulto. O filme tem boas intenções, alguns bons momentos, mas nunca decola porque parece que tá vivendo numa eterna crise de identidade cultural. O filme é falado em inglês, mas tem vários diálogos em português, parece um caldeirão cultural, talvez seja até intencional para mostrar o quão confuso pode ser você ser filho de pais de duas nacionalidades diferentes vivendo num país estrangeiro que tem dificuldades de aceitar imigrantes. Pra mim falta foco ao filme, não é um desperdício, mas poderia ser muito melhor. Achei a edição muito boa e criativa, além da trilha sonora excelente. Camila Mendes tá bem. Mas é isso, diverte, porém longe de ser memorável.
Matador de Aluguel
3.1 245 Assista AgoraQuase bom!!! Esse remake de "Matador de Aluguel" é um festival de clichês, poderia ser um filme de ação legal, bem aos moldes anos 80 e 90, mas não se sustenta. Jake Gyllenhaal é ótimo ator, mas seu carisma aqui é muito meia boca e não convence como herói de ação. As sequências de luta são decentes, mas muito pouco inspiradas. Do momento que a trama começa, você sabe exatamente onde ela vai terminar. Algumas histórias são apresentadas, depois são deixadas de lado. Algumas atuações são meia boca. O filme não chega a ser um total fracasso, as vezes como passatempo passa, mas no geral fica a sensação que é um filme de ação abaixo do que Doug Liman costuma entregar.
Eu, Capitão
4.0 68Realmente não gostei. "Eu, Capitão" é um drama que acerta em mostrar a dura realidade de imigrantes africanos para chegar na Europa, mas o tom do filme, a forma como aborda a temática como se fosse uma jornada até o paraíso é uma ilusão muito grande. A narrativa é pesada e sinto que falta uma sensibilidade na direção em determinados momentos. As partes que intercalam fantasia com realidade em meio a morte é muito fora de contexto. A trilha sonora também me incomodou bastante. A sequência final no barco é angustiante e a cena final prá mim não foi emocionante, porque vende uma ideia que a gente sabe que não é verdade, que países europeus recebem essa quantidade de imigrantes de braços abertos. Prá mim o grande destaque mesmo fica por conta de Seydou Sarr, até quando o texto falha em dar verossimilhança ao personagem, o ator consegue segurar bem as pontas. Enfim "Io Capitano" é um filme que até pode ter boas intenções, mas falha em conseguir executá-las de uma forma mais crível, talvez pela visão eurocêntrica sobre uma história que deveria ter sido feita por cineastas africanos.
Leia minha crítica completa aqui: https:// hypenegro. com /2024/04/01/ eu-capitao-critica/ (retire os espaços para ler)
Shirley para Presidente
3.3 10Um filme muito bom e necessário. "Shirley Para Presidente" é um longa que consegue se elevar devido a ótima performance de Regina King. É notável que a história de Shirley Chisholm é bastante importante, enfrentando não só o machismo e racismo, mas todo um sistema político que insiste afastar mulheres do meio político e isto era ainda mais acentuado nos anos 70. Acredito que John Ridley entrega um trabalho sólido numa biografia que ganha pontos por conseguir pegar um período crucial da vida de Shirley e mostrar numa importância na evolução da política estadunidense. Destaco também as atuações de Lance Reddick (vai fazer muita falta), Lucas Hedge e Chistina Jackson. O filme não é um drama para todos os gostos, mas para quem gosta de história e figura marcantes, este cai como uma luva. Recomendo muito.
Leia minha crítica completa aqui: https:// hypenegro. com /2024/03/25/ shirley-para-presidente-critica/ (retire os espaços para acessar o link)
Wolfwalkers
4.3 236 Assista AgoraMagnífico!!! Assisti ontem de manhã a animação #Wolfwalkers, belíssima em todos sentidos. Visualmente é um deleite. Narrativamente é lindíssima. E cara, os personagens são encantadores com aquele sotaque irlandês maravilhoso. É um filme mágico, deslumbrante, envolvente, simplesmente brilhante. Recomendação máxima.
Madame Teia
2.1 230 Assista AgoraSe colar, colou (essa é a forma que a Sony toca o barco). Ontem assisti "Madame Teia" e achei meia boca, mas é aquele tipo de filme que você assiste se estiver passando na TV. É um filme que não tem razão de existir no final das contas. Tinha muito potencial se explorasse melhor o lado da Cassie vidente. O vilão é pífio. O trio de coadjuvantes senão estivessem na trama, não fariam diferença alguma. As cenas de dejá vú são legais, mas o filme é tão fraco, que quando estabelece algo legal, destrói tudo na cena seguinte com alguma resolução idiota. O filme tem duas jornadas da protagonista, enquanto o plot do filme simplesmente para, só prá ela adquirir alguma informação sobre seu passado. É loucura a narrativa ficar em espera uma semana prá ela viajar para o Peru. As sequências de ação transitam entre o aceitável e o mal executado, no final não empolgam. Enfim, descartável, uma pena, fico pesaroso pela Dakota Johnson, Sidney Sweeney, Isabelle Merced e Celeste O'Connor, elas mereciam coisa melhor.
Origin
4.1 6Impactante!!! "Origin" é um filme incrível, daqueles que te pegam de jeito, com uma trama envolvente que mistura drama e thriller investigativo, colocando em pauta o sistema de casta como base de todos conflitos e segregações que vivenciamos até hoje. Ava DuVernay no seu melhor trabalho entrega uma obra necessária e surpreendente elevado por uma atuação estupenda de Aunjanue Ellis. É um filme que possui sensibilidade, mas não se retrai na hora de mostrar o que precisa ser mostrado, com imagens fortes e tocantes. No geral é preciso assistir este denso drama que vai fazer você pensar muito, um relato histórico e importante. Um dos grandes de 2023. Recomendação máxima.
Leia minha crítica completa aqui: https:// hypenegro. com /2024/03/18/ origin-critica/ (retire os espaços para acessar o link)
Garra de Ferro
3.9 94Uma montanha russa!!! Prá quem não conhecia a história real como a minha pessoa, "Garra de Ferro" foi uma pancada e tanto, é um bom filme, faltou um pouco para ser um grande filme. Sean Durkin traz uma direção bem executada num filme que tem um bom ritmo focado primariamente na família Von Erich, a primeira metade é bem desenvolvida e as atuações convence bastante, as sequências de luta livre não me empolgaram, mas como a história vai evoluindo me agradou bastante, principalmente por mostrar uma das história que mais exemplificam o puro suco da masculinidade tóxica e patriarcado autodestrutivo, chega a dar ódio. Zac Efron apresenta a melhor atuação da carreira. Gostei bastante da atuação da Maura Tierney também, inclusive gostaria de mais espaço prá ela na trama como matriarca da família. A segunda metade é tensa e extremamente triste e o final querendo ser agridoce, não convenceu. Ainda assim, recomendo demais.
Pedido Irlandês
2.7 110Divertido!!! Assisti "Pedido Irlandês" com a sensação de estar vendo uma comédia clichê boa para ver no final de semana e é isso mesmo, um filme descompromissado, que você sabe como começa e sabe como termina. Lindsay Lohan tá bem e entrega o que se pede dela, acho importante a atriz pegar essas pequenas pérolas para voltar ao cenário dos filmes. Ed Speelers não canastrão e tem boa química com a Lindsay. A comédia em si tem uma vibe meio mágica, ajudado pelas belíssimas imagens externas da Irlanda (sério, muito bonito os lugares mostrados), mas fala de forma bem simples sobre relacionamentos e sobre fazer escolhas certas. No geral, vale se você não estiver procurando algo elaborado. Recomendo.
Holocausto Brasileiro
4.4 144Chocante!!!! Documentário impactante, nunca pensei que teria uma coisa tão brutal, desumana e aterrorizante acontecendo no Brasil naquele hospício em Barbacena. Uma atrocidade tremenda a forma como os pacientes com problema mental eram tratados. Morreu mais de 60 mil pessoas no hospício, um absurdo. A normalização da barbárie mostrada pelo documentário com relatos na época foi ainda mais chocante. Terminei de ver sem palavras. É um retrato brutal do descaso e também do racismo e pobreza, assim como causa repúdio como tudo isso era institucionalizado com aval de muitas autoridades o que fica ainda pior. É uma obra bem feita que serve como registro histórico bastante importante e necessário. Recomendação máxima.
Meu Amigo Robô
4.0 84Bonito e devastador. A animação "Meu Amigo Robô" é maravilhosa e tocante. Fala sobre amizade, fala sobre seguir em frente e fala sobre momentos. A maturidade de entender que amizade evolui com o tempo é a maior dádiva do filme. As vezes é triste, as vezes é melancólico, mas também é o retrato da vida. A animação é retrato de como amizades vem e vão, mas o sentimentos das boas memórias é que ficam. Recomendo muito.
Argylle: O Superespião
2.8 81Mais ou menos. "Argylle" é um filme cansativo. A história é até interessante, você acaba comprando bastante a ideia da narrativa, gosto da Bryce Dallas Howard como protagonista e gosto da dupla que ela faz com Sam Rockwell. Porém o filme cansa um pouco, são muitas informações, muitos personagens, um vai e vem entre realidade e ficção, quando chegou em 80 minutos de filme, eu pensei que já estava assistindo fazia três horas. O ritmo e a execução de Matthew Vaugh opera entre o frenético e o inchado, fazendo o expectador perder o interesse logo. Para não dizer que não gostei de nada, gostei de duas sequências de ação (aquela da patinação do olho foi boa) e uma reviravolta no meio do filme. No geral, achei que não valeu tanto a pena ter assistido.
Donzela
3.1 280 Assista AgoraBom demais! Estou surpreso com o quanto eu gostei deste filme, sai do clichê ao inverter completamente a narrativa colocando uma heroína enfrentando um dragão. O filme tem lá suas conveniências de roteiro que alguns momentos tornam tudo meio previsível, mas a narrativa diverte e empolga em vários momentos, sabendo dosar bem ação, suspense e aventura. É claro que os personagem poderiam ser melhor aprofundados, mas funcionam dentro que a narrativa propõe. Millie Bobby Brown tá bem demais, consegue segurar bem o filme. Cara eu amo dragões e com a voz da Shohreh Aghdashloo ficou ainda melhor. Prá mim o Juan Carlos Fresnadillo dirige bem, é bom tê-lo de volta depois de um grande hiatus. O elenco coadjuvante com Angela Bassett, Robin Wright e Ray Winstone é um bom complemento. Se você precisa de um filme descompromissado, bem acabado, com bons efeitos e aventura de primeira, este aqui irá cair como uma luva. O final é magnífico. Recomendo muito.
Duna: Parte 2
4.4 573Espetáculo!!! Assisti ontem "Duna: Parte 2", mas só pude comentar hoje, porém rapaz que filme maravilhoso. A imersão de assistir essa obra numa tela grande é sem precedentes. A segunda parte do livro é a melhor e o Denis Villeneuve não decepcionou ao conseguir adaptar da melhor forma possível o arco final conseguindo enfatizar a crítica ao imperialismo e o fanatismo religioso de uma forma tão satisfatória, assim como todo o jogo político rolando nos bastidores. Se a parte 1 foi um ensaio, a parte 2 foi uma monumental execução daquilo que se espera desse grande universo. Timothee Chalamet, Zendaya e Rebecca Ferguson são fenomenais em seus respectivos papéis, na verdade todo o elenco tá ótimo. Em termos técnicos o filme tá impecável. As sequências de ação estão fantásticas. No geral é um filmaço que merece ser visto no cinema. Recomendação Máxima.
Leia minha crítica completa aqui: https:// hypenegro. com/ 2024/03/06/ duna-parte-2-critica/ (retire os espaços para acessar o link).
O Astronauta
2.9 116 Assista AgoraMuito interessante. "O Astronauta" é ao mesmo tempo simplório e em diversos momentos fascinante. Uma epopeia espacial que nos leva a diálogos francos entre uma aranha alienígena e um humano. Adam Sandler está bem, assim como Carey Mulligan. Gosto do fascínio da direção do Johan Renck pelo desconhecido e o abstrato. Nem sempre as ideias ganham corpo e substância, mas nada que atrapalhe a experiência. O filme flerta muito entre o sci-fi filosófico e a crise existencial de um romance que hipnotizante quando os personagens encontram seus próprios caminhos. Não deve agradar a todos, mas aguça os sentidos. O final é melancólico e lindo. Recomendo.
O Sequestro do Voo 375
3.8 189 Assista AgoraMuito bom!!! "O Sequestro do Voo 375" não é um gênero muito familiarizado/utilizado do cinema BR, mas acho que conseguiram fazer bem uma narrativa que mistura tensão e adrenalina na medida em um filme que prende a atenção do começo ao fim. Tem uma barbeiragem aqui e ali, algumas atuações difíceis de engolir, uns efeitos meio artificias, mas no geral é um filme bom de assistir. Por mais filmes nacionais que se arrisquem no gênero suspense e thriller de ação. Fiquei chocado sobre essa história, se brincar pouca gente conhece, o desfecho foi melancólico. Recomendo.