É sério que é uma nota tão baixa para uma animação que debate para crianças a sociedade consumo, o neoliberalismo, a importância da ecologia e ambientalismo e de quebra especismo?
Pouquíssimas pessoas entenderam o filme, ainda mais com sua popularização, que fez a nota dele cair aqui. O filme fala muito mais do individualismo, do vazio existencial do mundo contemporâneo, da construção e crise da identidade masculina atual do que propriamente de sexo. Brandon, mesmo bem sucedido e com seu apartamento em área nobre, não tem muito sentido na vida e acaba recorrendo ao um vicio, o sexo - mas poderia ser qualquer outro. Sua compulsão cabe muito bem em um mundo que prega o sucesso e o individualismo, a meritocracia, que só o sucesso financeiro importa. Ele é incapaz de construir relações sólidas e duradouras, até mesmo com a família, e não consegue fazer sexo com quem ama, o que mostra que sua patologia é mais mental do que química ou biológica. O filme parece ser sobre subjetividade - e é mesmo sobre imersão de uma mente - mas acaba revelando sobre o mundo em que estamos, a frase de sua irmã "Não somos más pessoas, apenas viemos de um lugar ruim."
O filme mais incômoda do que dá respostas, por isso causou tanto estranhamento. Mas é essa justamente a proposta de Ridley Scott, as respostas que o ser humano buscava em Prometheus não importam mais, a extravagância e soberba dos criadores (isso incluí os engenhieros que criaram seres humanos e os seres humanos que criaram sintéticos), incluindo seus erros por pensarem que são superiores, só alastraram o universo com desespero e miséria. É isso que o filme mostra, o início dessa fase que marcará a franquia do Alien: "Meu nome é Ozymandias, rei dos reis: Contemplem minhas obras, ó poderosos, e desesperai-vos! Nada resta: junto à decadência Das ruínas colossais, ilimitadas e nuas As areias solitárias e inacabáveis estendem-se à distância." (Ozymandias, Percy Bysshe Shelley, 1818)
Não só o filme se passa nos anos 90, mas o diretor conseguiu criar uma atmosfera dos anos 90, desde o tema, as tomadas, as estética do filme. O final pode ser previsível, mas eu amei a ambientação e a forma como a narrativa te embala. Nunca mais confio na nota dos pseudo-cinéfilos.
Uma crítica ácida às políticas liberais que favorecem o lucro de bancos em épocas de crise, como a contemporânea, sem, no entanto, deixar te entreter, divertir e se apegar aos personagens. Um tema necessário e emergente junto ao entretenimento hollywoodiano de sempre. Parece fácil mas é difícil juntar as duas coisas e, por isso, tem o mérito de ter sido indicado.
Recado para a DC/Warner: Continue fazendo seus filmes sombrios, com grandes enredos (mesmo controvérsos) e sem piadinhas. É isso que esperamos (mesmo os que criticam) e isso que ficamos acostumados, talvez desde a trilogia do Nolan. Querer seguir a fórmula Marvel mas continuar com seu viés não casa e talvez por isso não rolou para muita gente. Outro ponto é que, de fato, a montagem das cenas é estranha mas o filme não é ruim, tem muitas coisas boas nele como a ótima performance da Margot Robbie. Ele só está no mesmo nível de diversos filmes da fox e Marvel como Homem de Ferro 3, Thor e Hulk. Essa é a questão, os críticos não julgam este filme comparando a outros filmes de heróis, mas ao padrão DC que fomos acostumados (Trilogia Dark Knight/ Watchmen).
Batman V Superman é um filme de super-herói que faz você se sentir mal e incomodado do começo ao fim. Essa é a grande questão! Na minha opinião, as pessoas tentaram colocar os motivos dessa sensação em possíveis falhas no roteiro, em atuações. Mas qual filme de super-héroi não tem? BVS não te deixa anestesiado quando você saí do cinema, não tem aquelas fotografias de heróis se juntando no final no raiar do sol como muitos filmes (aliás, seu concorrente atual que não vou citar, tem). Numa sociedade em que a maioria ignora os problemas sociais e também seu próprio intímo e sua escurridão, por estarem sempre plugadas umas as outras com smathpones e internet, isso seria o resultado esperado. A arte do filme está em exatamente transpor o incomodo "a febre, a raiva, a sensação de impotência" que os super-heróis, que não são deuses, podem sentir. De um lado, Superman que quer cumprir a promessa des seus pais - tanto terráqueo, que sonhava em um mundo onde o superman seria possível e kriptoniado, que sonhava em uma ponte entre dois mundos - mas que se viu pego de supresa em um mundo que não entende onde um ser com mais poderes pode existir, colocando em cheque a própria razão de existência e as próprias práticas políticas da sociedade. De outro, um vigilante que viu muitas promessas caírem, seus aliados mortos e a sensação de fracasso iminente em sua vida. Temos também até uma guerreira imortal que não acredita mais no "homem" enquanto sociedade, as guerras abalaram sua sensação de progresso. Todos procuram uma redenção no seu íntimo, todos esperam uma salvação dos que os cercam e de si mesmos. Uma pena de que muitos que assistiram neguem isso neles mesmos.
Achei particularmente excelente mas entendo a bifurcação gigantesca de opiniões. O filme não é para um grande público, adolescentes, e muito menos aos críticos de filmes em geral. Se a Warner/DC/Snyder queriam esse público, de fato, erraram. O filme é um tributo aos fãs da DC! Para entender qualquer referência sem achar que é furo de roteiro, é necessário ter lido ou visto "Liga da Justiça", Hqs do Batman e Superman e tudo mais. Para mim está ótimo! Sou fã, quero service!
Para quem foi ver sustos ou filme rasos de bruxa (como queles que homens brancos-bombados matam criaturas de jogos de video-game), realmente não teve o que fazer ali. The Witch fala pouco de bruxaria/magia mas te coloca na profundidade do pensamento mediaval/moderno (o filmes está na transição das eras) e ainda explora os abusos do patriarcado que transita entre os períodos.
Ensinando filmes atuais como pode ter muita ação e, ao mesmo tempo, uma temática complexa, quando repensado. O filme pode causar debates desde a sobrevivência e o futuro do planeta como sobre a influência das religiões, alienação, ditadura política e a urgência de uma revolução feminista.
Na época em que foi lançado eu vi e fiquei meio desapontado. Na verdade fui ofuscado e distraído com as explosões e efeitos dos filmes pipocas da Marvel e da Fox. Quando "O Homem de aço" foi lançado havia muitos outros filmes de heróis, muitos reunindo diversos personagens e etc. Mas com o tempo, revendo, percebi que estava errado. Aqueles filmes são líquidos, passaram, nem lembro mais dos enredos e das cenas. Os filmes da DC, como a trilogia do cavaleiro das trevas e "O Homem de aço", ficam na memória, não só através de suas belas e suaves narrativas com suas esplêndidas trilhas sonoras mas permeiam debates mais profundos sobre a natureza humana e aspectos da sociedade. Isso marca a diferença entre filme como arte e filme como fast-food.
A inesperada virtude da ignorância ou o egocentrismo do ocidente. Uma crítica, como mencionado nos comentários anteriores, do próprio meio artístico mas que também revela as pretensões e os anseios que estão sendo tomados por nossa sociedade. Épico!
Acostumados com a direção "bloock booster" norte-americana, a maioria das pessoas perdeu o olhar para assistir filmes de terror-suspense. O filme não é, obviamente, um dos melhores do gênero, mas aposta em um clima realista, um roteiro fechado e envolvente e alguns sustos dignos. Tudo isso garante um entretenimento muito melhor que os famosos "Entidade Paranormal" e portanto deveria estar acima dessa pontuação do Filmow.
Quem não gostou do Evil Dead novo porque é trash não entende o conceito desse tipo de filme. Filme de terror é trash na sua essência, na verdade, foram as super-produções que estragam e mal acostumaram nós a vermos filmes com sangue censurados e com finais felizes. Filmes de terror tem que ter absurdos sim, bem como falhas no roteiro grotescas, péssimas interpretações, ser rápido e tenso, bastante sangue, estupros e mortes sem motivo algum (e bizarros). Isso caracteriza um filme de TERROR! ( e não confundam com filme de suspense). Nesse sentido, eu amei o Evil Dead novo :D
Sim, existem aspectos da obra que poderiam ter sido melhor trabalhados e sim, o filme se torna cansativo com o passar do tempo. No entanto, cenas como a de Anne Hathaway interpretando e cantando "A dream i dreamed" foram uma das melhores experiências cinematográficas que já tive!
Muito genial, pena que poucas pessoas entenderam o real significado e tema do filme. Na verdade, eu acho bom que não entenderam, pois nunca vai ser um filme modinha, embora faça uma revolução em termos de roteiro. O filme tem bastante referências filosóficas desde Platão a Hegel e passa muitas coisas ao mesmo tempo, muitas sensações em apenas 3 horas ( e teve gente que reclamou que era muito. O filme não se importa em fazer ligações, embora elas sejam feitas durante, este não é a estrutura do longa. Na verdade, o filme quer mostrar como em várias épocas há sempre um elemento, diferente dos outros que se destacam e são responsáveis pelas mudanças e pelo progresso. Tbm existe sempre um elemento contrário (atuando sempre pelo mesmo ator) que serve para lutar e impedir esse avanço, na verdade, esse é muito importante, pois sem lutas e contradições não haveria o progresso. É a dialética histórica em um filme!!!
Vingadores: Ultimato
4.3 2,6K Assista AgoraInfelizmente, o filme mais fraco dos Vingadores.
Shazam!
3.5 1,2K Assista AgoraBom para crianças até 9 anos
O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida
3.5 762 Assista AgoraÉ sério que é uma nota tão baixa para uma animação que debate para crianças a sociedade consumo, o neoliberalismo, a importância da ecologia e ambientalismo e de quebra especismo?
Desobediência
3.7 720 Assista AgoraLindo
Shame
3.6 2,0K Assista AgoraPouquíssimas pessoas entenderam o filme, ainda mais com sua popularização, que fez a nota dele cair aqui. O filme fala muito mais do individualismo, do vazio existencial do mundo contemporâneo, da construção e crise da identidade masculina atual do que propriamente de sexo. Brandon, mesmo bem sucedido e com seu apartamento em área nobre, não tem muito sentido na vida e acaba recorrendo ao um vicio, o sexo - mas poderia ser qualquer outro. Sua compulsão cabe muito bem em um mundo que prega o sucesso e o individualismo, a meritocracia, que só o sucesso financeiro importa. Ele é incapaz de construir relações sólidas e duradouras, até mesmo com a família, e não consegue fazer sexo com quem ama, o que mostra que sua patologia é mais mental do que química ou biológica. O filme parece ser sobre subjetividade - e é mesmo sobre imersão de uma mente - mas acaba revelando sobre o mundo em que estamos, a frase de sua irmã "Não somos más pessoas, apenas viemos de um lugar ruim."
Lady Bird: A Hora de Voar
3.8 2,1K Assista AgoraSem sal e sem açucar
Invasão Zumbi
4.0 2,0K Assista AgoraMelhor que todos os filmes Resident Evil e mais um pouco!
Alien: Covenant
3.0 1,2K Assista AgoraO filme mais incômoda do que dá respostas, por isso causou tanto estranhamento. Mas é essa justamente a proposta de Ridley Scott, as respostas que o ser humano buscava em Prometheus não importam mais, a extravagância e soberba dos criadores (isso incluí os engenhieros que criaram seres humanos e os seres humanos que criaram sintéticos), incluindo seus erros por pensarem que são superiores, só alastraram o universo com desespero e miséria. É isso que o filme mostra, o início dessa fase que marcará a franquia do Alien:
"Meu nome é Ozymandias, rei dos reis:
Contemplem minhas obras, ó poderosos, e desesperai-vos!
Nada resta: junto à decadência
Das ruínas colossais, ilimitadas e nuas
As areias solitárias e inacabáveis estendem-se à distância." (Ozymandias, Percy Bysshe Shelley, 1818)
Regressão
2.8 535 Assista AgoraNão só o filme se passa nos anos 90, mas o diretor conseguiu criar uma atmosfera dos anos 90, desde o tema, as tomadas, as estética do filme. O final pode ser previsível, mas eu amei a ambientação e a forma como a narrativa te embala. Nunca mais confio na nota dos pseudo-cinéfilos.
A Qualquer Custo
3.8 803 Assista AgoraUma crítica ácida às políticas liberais que favorecem o lucro de bancos em épocas de crise, como a contemporânea, sem, no entanto, deixar te entreter, divertir e se apegar aos personagens. Um tema necessário e emergente junto ao entretenimento hollywoodiano de sempre. Parece fácil mas é difícil juntar as duas coisas e, por isso, tem o mérito de ter sido indicado.
A Chegada
4.2 3,4K Assista AgoraUma falta de respeito a Academia não indicar Amy Adams ao Oscar, entre as oito indicações. Ela simplesmente é o filme!
A Luz Entre Oceanos
3.8 357 Assista AgoraIsso sim são atores!
Esquadrão Suicida
2.8 4,0K Assista AgoraRecado para a DC/Warner: Continue fazendo seus filmes sombrios, com grandes enredos (mesmo controvérsos) e sem piadinhas. É isso que esperamos (mesmo os que criticam) e isso que ficamos acostumados, talvez desde a trilogia do Nolan. Querer seguir a fórmula Marvel mas continuar com seu viés não casa e talvez por isso não rolou para muita gente. Outro ponto é que, de fato, a montagem das cenas é estranha mas o filme não é ruim, tem muitas coisas boas nele como a ótima performance da Margot Robbie. Ele só está no mesmo nível de diversos filmes da fox e Marvel como Homem de Ferro 3, Thor e Hulk. Essa é a questão, os críticos não julgam este filme comparando a outros filmes de heróis, mas ao padrão DC que fomos acostumados (Trilogia Dark Knight/ Watchmen).
Batman vs Superman - A Origem da Justiça
3.4 5,0K Assista AgoraBatman V Superman é um filme de super-herói que faz você se sentir mal e incomodado do começo ao fim. Essa é a grande questão! Na minha opinião, as pessoas tentaram colocar os motivos dessa sensação em possíveis falhas no roteiro, em atuações. Mas qual filme de super-héroi não tem? BVS não te deixa anestesiado quando você saí do cinema, não tem aquelas fotografias de heróis se juntando no final no raiar do sol como muitos filmes (aliás, seu concorrente atual que não vou citar, tem). Numa sociedade em que a maioria ignora os problemas sociais e também seu próprio intímo e sua escurridão, por estarem sempre plugadas umas as outras com smathpones e internet, isso seria o resultado esperado. A arte do filme está em exatamente transpor o incomodo "a febre, a raiva, a sensação de impotência" que os super-heróis, que não são deuses, podem sentir. De um lado, Superman que quer cumprir a promessa des seus pais - tanto terráqueo, que sonhava em um mundo onde o superman seria possível e kriptoniado, que sonhava em uma ponte entre dois mundos - mas que se viu pego de supresa em um mundo que não entende onde um ser com mais poderes pode existir, colocando em cheque a própria razão de existência e as próprias práticas políticas da sociedade. De outro, um vigilante que viu muitas promessas caírem, seus aliados mortos e a sensação de fracasso iminente em sua vida. Temos também até uma guerreira imortal que não acredita mais no "homem" enquanto sociedade, as guerras abalaram sua sensação de progresso. Todos procuram uma redenção no seu íntimo, todos esperam uma salvação dos que os cercam e de si mesmos. Uma pena de que muitos que assistiram neguem isso neles mesmos.
Batman vs Superman - A Origem da Justiça
3.4 5,0K Assista AgoraAchei particularmente excelente mas entendo a bifurcação gigantesca de opiniões. O filme não é para um grande público, adolescentes, e muito menos aos críticos de filmes em geral. Se a Warner/DC/Snyder queriam esse público, de fato, erraram. O filme é um tributo aos fãs da DC! Para entender qualquer referência sem achar que é furo de roteiro, é necessário ter lido ou visto "Liga da Justiça", Hqs do Batman e Superman e tudo mais. Para mim está ótimo! Sou fã, quero service!
A Bruxa
3.6 3,4K Assista AgoraPara quem foi ver sustos ou filme rasos de bruxa (como queles que homens brancos-bombados matam criaturas de jogos de video-game), realmente não teve o que fazer ali. The Witch fala pouco de bruxaria/magia mas te coloca na profundidade do pensamento mediaval/moderno (o filmes está na transição das eras) e ainda explora os abusos do patriarcado que transita entre os períodos.
Perdido em Marte
4.0 2,3K Assista AgoraAchei a maior falácia esse filme ter tantas indicações e "Interstellar" não ter concorrido nada. Abaixo ao oscar!
Mad Max: Estrada da Fúria
4.2 4,7K Assista AgoraEnsinando filmes atuais como pode ter muita ação e, ao mesmo tempo, uma temática complexa, quando repensado. O filme pode causar debates desde a sobrevivência e o futuro do planeta como sobre a influência das religiões, alienação, ditadura política e a urgência de uma revolução feminista.
O Homem de Aço
3.6 3,9K Assista AgoraNa época em que foi lançado eu vi e fiquei meio desapontado. Na verdade fui ofuscado e distraído com as explosões e efeitos dos filmes pipocas da Marvel e da Fox. Quando "O Homem de aço" foi lançado havia muitos outros filmes de heróis, muitos reunindo diversos personagens e etc. Mas com o tempo, revendo, percebi que estava errado. Aqueles filmes são líquidos, passaram, nem lembro mais dos enredos e das cenas. Os filmes da DC, como a trilogia do cavaleiro das trevas e "O Homem de aço", ficam na memória, não só através de suas belas e suaves narrativas com suas esplêndidas trilhas sonoras mas permeiam debates mais profundos sobre a natureza humana e aspectos da sociedade. Isso marca a diferença entre filme como arte e filme como fast-food.
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
3.8 3,4K Assista AgoraA inesperada virtude da ignorância ou o egocentrismo do ocidente. Uma crítica, como mencionado nos comentários anteriores, do próprio meio artístico mas que também revela as pretensões e os anseios que estão sendo tomados por nossa sociedade. Épico!
Chernobyl: Sinta a Radiação
2.1 1,5KAcostumados com a direção "bloock booster" norte-americana, a maioria das pessoas perdeu o olhar para assistir filmes de terror-suspense. O filme não é, obviamente, um dos melhores do gênero, mas aposta em um clima realista, um roteiro fechado e envolvente e alguns sustos dignos. Tudo isso garante um entretenimento muito melhor que os famosos "Entidade Paranormal" e portanto deveria estar acima dessa pontuação do Filmow.
A Morte do Demônio
3.2 3,9K Assista AgoraQuem não gostou do Evil Dead novo porque é trash não entende o conceito desse tipo de filme. Filme de terror é trash na sua essência, na verdade, foram as super-produções que estragam e mal acostumaram nós a vermos filmes com sangue censurados e com finais felizes. Filmes de terror tem que ter absurdos sim, bem como falhas no roteiro grotescas, péssimas interpretações, ser rápido e tenso, bastante sangue, estupros e mortes sem motivo algum (e bizarros). Isso caracteriza um filme de TERROR! ( e não confundam com filme de suspense). Nesse sentido, eu amei o Evil Dead novo :D
Os Miseráveis
4.1 4,2K Assista AgoraSim, existem aspectos da obra que poderiam ter sido melhor trabalhados e sim, o filme se torna cansativo com o passar do tempo. No entanto, cenas como a de Anne Hathaway interpretando e cantando "A dream i dreamed" foram uma das melhores experiências cinematográficas que já tive!
A Viagem
3.7 2,5K Assista AgoraMuito genial, pena que poucas pessoas entenderam o real significado e tema do filme. Na verdade, eu acho bom que não entenderam, pois nunca vai ser um filme modinha, embora faça uma revolução em termos de roteiro. O filme tem bastante referências filosóficas desde Platão a Hegel e passa muitas coisas ao mesmo tempo, muitas sensações em apenas 3 horas ( e teve gente que reclamou que era muito. O filme não se importa em fazer ligações, embora elas sejam feitas durante, este não é a estrutura do longa. Na verdade, o filme quer mostrar como em várias épocas há sempre um elemento, diferente dos outros que se destacam e são responsáveis pelas mudanças e pelo progresso. Tbm existe sempre um elemento contrário (atuando sempre pelo mesmo ator) que serve para lutar e impedir esse avanço, na verdade, esse é muito importante, pois sem lutas e contradições não haveria o progresso. É a dialética histórica em um filme!!!