Esse roteiro pode ser usado em escolas de cinema, especialmente pela utilização dos coadjuvantes para reforçar os dramas e as dúvidas das protagonistas
Assisti por causa da trilha do grande Liverpool, precursor do rock nacional, mas me surpreendi com a qualidade do filme. Bom demais, um dos grandes exemplos da importância da Nouvelle Vague, onda que entregou a protagonismo do cinema para os jovens e "descolados". A ideologia jovem pós-maio de e Nouvelle Vague é tão gritante que, quando os pais e diretores conversam, o espectador sequer os ouve. O som que entra no lugar é o da banda jovem Liverpool. Como é lindo quando uma obra respinga ideologia (nesse caso, artística) e frescor
Uma direção impecável que consegue preencher cada plano e cada fala com conteúdo relevante sobre os personagens, aumentando assim a complexidade deles. Nada ali é banal. Uma aula de roteiro e de diálogos para quem curte filmes redundantes como História de um Casamento, por exemplo
Esse filme tem mais influência do cinema ocidental que os outros da década de 50, como os de Ozu e Mizoguchi, por exemplo. Ao mesmo tempo, a protagonista da história é resistente ao "novo Japão" onde as outras mulheres em cena já vivem. A trilha que traz a misteriosa união entre um Jazz universal e a música típica do Japão parece representar bem essa questão. "Elegante" e "maduro" são dois bons adjetivos para esse drama que cresce a cada assistida
Vibe L'Amour à Vingt Ans, do George Delerue, dentro do Antoinne e Colette, do Truffaut. Não é superficial o filme. Ele é jovem e intenso, com o frescor de um romance de verão e a adição da dramaticidade típica da idade e dos que morrem nesse período tão lindo da vida.
Um ser perturbado, que depois de muita luta conseguiu o perdão divino por ter gerado um filho do diabo na sua virgem do mal! A Santa Maria abraçada a ele no final é sensacional, é a purificação do herói que antes estava a serviço de forças malignas. O protagonista é um José bíblico às avessas, que só voltou a ter paz quando conseguiu "apagar" tudo que fez, ao perder a cabeça. Um filme bíblico de dar inveja a Cecil B. DeMille!
A única coisa que faz Jacobo expressar alguma reação humana é a rivalidade com o irmão, no jogo (quando ele se empenha para ajudar Marta a ganhar do irmão) e no amor (quando o irmão começa a querer conquistar Marta). No mais, ele é um ser inanimado com o piloto automático ligado e acostumado a viver de uma forma que não é dele, mas de uma espécie impulsionada pelos anseios mais básicos e frios. Um filme muito bom, que peca pelo quê de antissemitismo
Sobre algumas questões levantadas nos comentários:
1 - A paixão entre eles é repentina justamente porque na época era assim. Se na maioria das vezes o casamento era arranjado e em outras a noiva conhecia o marido somente no dia do casamento, se apaixonar à primeira vista é bem verossímel.
2 - Sobre ela ignorar a morte do irmão, não é bem assim! Ela bate no Tony, o xinga, grita com ele e depois toma a decisão de perdoar. É bem poético e bonito, na verdade, porque mostra a Maria superando algo ruim e depois tendo a maturidade necessária para seguir adiante em vez de ficar presa ao passado, tudo no ritmo de um musical bem ágil! Também tem relação com a cultura da época: as pessoas eram educadas para construir a própria família com seu cônjuge, e irmãos deixavam de ser prioridade na vida adulta! E no contexto do roteiro, também precisamos lembrar que o irmão era o maior empecilho para o amor dos dois!
Nos dias de hoje somos ensinados a ser vingativos e frios, por isso é difícil entender quando um perdão acontece de forma tão romântica (cinematograficamente falando) e ao mesmo tempo prática, porque a vida do irmão não voltaria e perder o amor da vida dela seria uma segunda falta!
Arandir livre!! Essa obra mostra de forma magistral como as massas podem ser manipuladas por uma história inventada por poderosos que querem perseguir uma pessoa inocente. Vimos isso acontecer com o presidente Lula na vida real. Nelson Rodrigues genial
Consegue fazer o que Apresentando os Ricardos e King Richards não conseguem: tratar de um tema que interessa pouca gente sem ser maçante e focando mais nos dramas pessoais! Chastain está brilhante e, a meu, ver só está abaixo de Nicole Kidman entre as concorrentes do Oscar
Primeiro que dois problemas sociais diferentes afetaram as crianças: a mãe da Ana não ajudou a cuidar da filha da Janis porque tinha que viajar a trabalho }(busca por um lugar ao sol na carreira prejudicando as relações familiares) e a filha da Ana era provavelmente vítima de um estupro que acabou impune porque ela tinha medo de denunciar (machismo). Tanto o bisavô da Janis como a filha dela morreram longe da família, por questões sociais (incompetência dos profissionais do hospital também pode ser vista como tal). O homem que ajudou a dar o enterro digno ao bisavô foi o mesmo que deu à Janis uma segunda chance de ser mãe, servindo como conector das duas histórias. Também temos a questão da mãe da Janis, que homenageou a cantora de rock e morreu aos 27 anos como ela, deixando apenas um nome como herança, literalmente. Uma curiosidade, que talvez seja uma referência da história, é que a Janis Joplin da vida real fez um aborto porque (adivinhem?) não sabia quem era o pai
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A Janis da vida real arrependida pelo aborto, a Janis do filme perdendo a filha sem que ela fosse reconhecida como tal e a filha do perseguido político acabam todas unidas pela mesma dor
Um dos poucos filmes que fogem de uma tendência que tomou conta do cinema nas últimas duas ou três décadas, de os personagens serem forçadamente reais (ou o mais próximo possível de pessoas da vida real). E é ótimo que seja assim. Paul Thomas Anderson já havia ousado dessa forma na criação do Reynolds Woodcock, de Trama Fantasma. A criação desse improvável casal é tão livre de amarras e essencialmente artística em vez de documental que os espectadores estranham! Para aqueles que não gostaram, encarem como um "A Doce Vida hippie"
Educação
3.8 1,2K Assista AgoraEsse roteiro pode ser usado em escolas de cinema, especialmente pela utilização dos coadjuvantes para reforçar os dramas e as dúvidas das protagonistas
Marcelo Zona Sul
3.8 14Assisti por causa da trilha do grande Liverpool, precursor do rock nacional, mas me surpreendi com a qualidade do filme. Bom demais, um dos grandes exemplos da importância da Nouvelle Vague, onda que entregou a protagonismo do cinema para os jovens e "descolados". A ideologia jovem pós-maio de e Nouvelle Vague é tão gritante que, quando os pais e diretores conversam, o espectador sequer os ouve. O som que entra no lugar é o da banda jovem Liverpool. Como é lindo quando uma obra respinga ideologia (nesse caso, artística) e frescor
Carne Trêmula
4.0 582Uma direção impecável que consegue preencher cada plano e cada fala com conteúdo relevante sobre os personagens, aumentando assim a complexidade deles. Nada ali é banal. Uma aula de roteiro e de diálogos para quem curte filmes redundantes como História de um Casamento, por exemplo
Brasil 2002: Os Bastidores do Penta
3.8 71Senti falta das narrações do Galvão Bueno
Quando a Mulher Sobe a Escada
4.2 18Esse filme tem mais influência do cinema ocidental que os outros da década de 50, como os de Ozu e Mizoguchi, por exemplo. Ao mesmo tempo, a protagonista da história é resistente ao "novo Japão" onde as outras mulheres em cena já vivem. A trilha que traz a misteriosa união entre um Jazz universal e a música típica do Japão parece representar bem essa questão. "Elegante" e "maduro" são dois bons adjetivos para esse drama que cresce a cada assistida
A Família do Barulho
3.6 22Primeiras cenas FemDom do cinema brasileiro?
Trinta Anos Esta Noite
4.3 142O que é fátuo?
Verão de 85
3.5 172 Assista AgoraVibe L'Amour à Vingt Ans, do George Delerue, dentro do Antoinne e Colette, do Truffaut. Não é superficial o filme. Ele é jovem e intenso, com o frescor de um romance de verão e a adição da dramaticidade típica da idade e dos que morrem nesse período tão lindo da vida.
Eraserhead
3.9 922 Assista AgoraUm ser perturbado, que depois de muita luta conseguiu o perdão divino por ter gerado um filho do diabo na sua virgem do mal! A Santa Maria abraçada a ele no final é sensacional, é a purificação do herói que antes estava a serviço de forças malignas. O protagonista é um José bíblico às avessas, que só voltou a ter paz quando conseguiu "apagar" tudo que fez, ao perder a cabeça. Um filme bíblico de dar inveja a Cecil B. DeMille!
Whisky
3.8 111A única coisa que faz Jacobo expressar alguma reação humana é a rivalidade com o irmão, no jogo (quando ele se empenha para ajudar Marta a ganhar do irmão) e no amor (quando o irmão começa a querer conquistar Marta). No mais, ele é um ser inanimado com o piloto automático ligado e acostumado a viver de uma forma que não é dele, mas de uma espécie impulsionada pelos anseios mais básicos e frios. Um filme muito bom, que peca pelo quê de antissemitismo
Amor, Sublime Amor
3.4 355 Assista AgoraSobre algumas questões levantadas nos comentários:
1 - A paixão entre eles é repentina justamente porque na época era assim. Se na maioria das vezes o casamento era arranjado e em outras a noiva conhecia o marido somente no dia do casamento, se apaixonar à primeira vista é bem verossímel.
2 - Sobre ela ignorar a morte do irmão, não é bem assim! Ela bate no Tony, o xinga, grita com ele e depois toma a decisão de perdoar. É bem poético e bonito, na verdade, porque mostra a Maria superando algo ruim e depois tendo a maturidade necessária para seguir adiante em vez de ficar presa ao passado, tudo no ritmo de um musical bem ágil! Também tem relação com a cultura da época: as pessoas eram educadas para construir a própria família com seu cônjuge, e irmãos deixavam de ser prioridade na vida adulta! E no contexto do roteiro, também precisamos lembrar que o irmão era o maior empecilho para o amor dos dois!
Nos dias de hoje somos ensinados a ser vingativos e frios, por isso é difícil entender quando um perdão acontece de forma tão romântica (cinematograficamente falando) e ao mesmo tempo prática, porque a vida do irmão não voltaria e perder o amor da vida dela seria uma segunda falta!
O Signo do Leão
3.9 12O menos inspirado filme que já vi da Nouvelle Vague
O Beijo no Asfalto
3.8 124Arandir livre!! Essa obra mostra de forma magistral como as massas podem ser manipuladas por uma história inventada por poderosos que querem perseguir uma pessoa inocente. Vimos isso acontecer com o presidente Lula na vida real. Nelson Rodrigues genial
Jackie
3.4 739 Assista AgoraPortman em uma das melhores atuações da história. Surreal e comovente em cada fala, cada gesto.
Os Olhos de Tammy Faye
3.3 177 Assista AgoraConsegue fazer o que Apresentando os Ricardos e King Richards não conseguem: tratar de um tema que interessa pouca gente sem ser maçante e focando mais nos dramas pessoais! Chastain está brilhante e, a meu, ver só está abaixo de Nicole Kidman entre as concorrentes do Oscar
Mães Paralelas
3.7 411Sério que vocês não estão conectando a questão política com o drama atual da vida da Janis?
Primeiro que dois problemas sociais diferentes afetaram as crianças: a mãe da Ana não ajudou a cuidar da filha da Janis porque tinha que viajar a trabalho }(busca por um lugar ao sol na carreira prejudicando as relações familiares) e a filha da Ana era provavelmente vítima de um estupro que acabou impune porque ela tinha medo de denunciar (machismo). Tanto o bisavô da Janis como a filha dela morreram longe da família, por questões sociais (incompetência dos profissionais do hospital também pode ser vista como tal). O homem que ajudou a dar o enterro digno ao bisavô foi o mesmo que deu à Janis uma segunda chance de ser mãe, servindo como conector das duas histórias. Também temos a questão da mãe da Janis, que homenageou a cantora de rock e morreu aos 27 anos como ela, deixando apenas um nome como herança, literalmente. Uma curiosidade, que talvez seja uma referência da história, é que a Janis Joplin da vida real fez um aborto porque (adivinhem?) não sabia quem era o pai
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A Janis da vida real arrependida pelo aborto, a Janis do filme perdendo a filha sem que ela fosse reconhecida como tal e a filha do perseguido político acabam todas unidas pela mesma dor
O roteiro é redondinho!
No Ritmo do Coração
4.1 751 Assista AgoraNunca ouvi ninguém falando mal desse filme. A família da protagonista também não.
Licorice Pizza
3.5 596Um dos poucos filmes que fogem de uma tendência que tomou conta do cinema nas últimas duas ou três décadas, de os personagens serem forçadamente reais (ou o mais próximo possível de pessoas da vida real). E é ótimo que seja assim. Paul Thomas Anderson já havia ousado dessa forma na criação do Reynolds Woodcock, de Trama Fantasma. A criação desse improvável casal é tão livre de amarras e essencialmente artística em vez de documental que os espectadores estranham! Para aqueles que não gostaram, encarem como um "A Doce Vida hippie"
Maus Hábitos
3.6 187Acho mto doido como tem gente que só descobre os filmes quando a Netflix resolve incluir no catálogo!
Licorice Pizza
3.5 596Alguém sabe a data oficial de lançamento? Será antes do Oscar ?
A Pistoleira de Virginia
2.8 3 Assista AgoraThe Ghost of Belle Starr, she hand down her wits to Jezebel The Nun who knits... Valeu pra conhecer a história da lenda, mas o filme...
Lua de Papel
4.3 156 Assista AgoraSumiu do Telecine play. Que lástima
Não Olhe para Cima
3.7 1,9K Assista AgoraUm filme bem intencionado porém muito óbvio e simples. Vale demais pelo estilo do McKay, que segue sendo um diretor incrível
Levada da Breca
4.0 165Minha comédia preferida, com roteiro impecável e uma dinâmica muito boa, além do show de Grant e Hepburn