"Já ouviu falar de política dos insetos? Nem eu. Insetos não têm política. São totalmente brutais. Não tem compaixão. Não aceitam o meio-termo. Não se pode confiar num inseto. Gostaria de me tornar o primeiro inseto político."
"- O que estou fazendo nesse mundo? - E se fosse embora comigo? Ensino-a a andar na corda bamba, onde todas as luzes a iluminam.
[...] - Mas Zampano não ficaria com você se não lhe servisse para algo. [...] - Tudo que existe nesse mundo tem um propósito. Veja aquela pedra, por exemplo. - Qual? -Qualquer uma. Até essa pedrinha serve para alguma coisa. - E para o que serve? - Serve ... Sei lá!Se soubesse, saberia por que estou aqui. O Pai eterno é que sabe tudo. Quando se nasce, quando se morre ... Ninguém sabe. Não sei para que serve essa pedra, mas deve servir para algo. Pois se ela for inútil, então tudo é inútil. Até as estrelas. Quem sabe. Até você serve para alguma coisa ... com sua cabeça de alcachofra. "
"- Destruir é melhor do que criar, quando não se cria o essencial. Será que há algo tão claro e justo no mundo que mereça viver? Para ele, um filme fracassado é só um fato econômico, mas para o senhor, ao ponto em que chegou, podia ser o fim. É melhor derrubar tudo e espalhar sal em cima como se fazia para purificar os campos de batalha! No fundo, só precisaríamos de um pouco de higiene, de limpeza, de desinfetante! Estamos sufocados por palavras, por imagens, por sons que não têm razão de ser que saem do nada e se dirigem para o nada! A um artista que realmente seja de tal nome só se devia pedir a lealdade de educar-se para o silêncio. Lembra do elogio de Mallarmé à página em branco? E de Rimbaud? ... Se não se pode ter o todo, o nada é a verdadeira perfeição. Perdoe tantas citações, mas nós, críticos, fazemos o que podemos. A nossa verdadeira missão é varrer os milhares de abortos que todo dia tentam obscenamente vir ao mundo. E o senhor pretendia deixar atrás de si todo um filme como o aleijado deixa no chão a sua pegada disforme? Que presunção monstruosa, achar que seria útil a alguém o esquálido catálogo dos seus erros! E de que lhe adiantaria unir os farrapos da sua vida, suas vagas lembranças, os rostos daqueles que nunca soube amar?" . . "- O que é esta faísca de felicidade que me faz tremer, me dá forças? Desculpem, doces criaturas, eu não tinha entendido, não sabia como é justo aceitar, amar vocês, e como é simples! Luisa, sinto-me como que libertado. Tudo me parece bom, tudo tem um sentido, tudo é real! Como eu gostaria de saber explicar, mas não sei dizer. Pronto, tudo está de novo como antes, tudo está confuso. Mas esta confusão sou eu. Eu como eu sou, e não como eu queria ser, e não tenho medo de dizer a verdade, aquilo que não sei, que procuro e não achei. Só assim vivo, e posso olhar teus olhos fiéis sem sentir vergonha. A vida é uma festa, vamos vivê-la juntos. Só sei dizer isto, Luisa, a você e aos outros. Aceite-me, se puder. Só assim poderemos tentar nos encontrar."
"Um conselho? Talvez ... que devam escrever o que quiserem. Que usem os ritmos que quiserem. Que experimentem diversos instrumentos. Que sentem ao piano e destruam as métricas! Que gritem, em vez de cantar. Que soprem um violão e também um trompete. Que odeie a matemática e abrace o caos. A criação é um pássaro sem plano de voo que jamais voará em linha reta."
"Porque nem Kit nem Port nunca tiveram uma vida regular. Ambos cometeram o grande erro de ignorar a existência do tempo. Um ano era como qualquer outro. Tudo poderia acontecer. " * "-Aqui o céu é tão estranho que é quase sólido. Como se nos protegesse do resto. Olhe. -O que é o resto? - Não é nada. Só a noite. - Gostaria de ser como você, mas eu não posso. - Talvez tenhamos medo da mesma coisa - Não, não temos. Você não tem medo de ficar só. E você não precisa de nada. Não precisa de ninguém. Poderia viver sem mim. - Sabe que pra mim o amor é amar você. Mesmo com problemas, não há lugar para outra pessoa. Talvez tenhamos medo de amar demais." * "Por não sabermos quando morremos achamos que a vida é inacabável. Mas algumas coisas acontecem de vez em quando. Poucas, aliás. Quantas vezes vai se lembrar de uma certa tarde na infância ... Uma tarde que faz parte de você, tanto que você não imagina sua vida sem ela. Mais 4 ou 5 vezes. Talvez nem isso. Mais quantas vezes vai ver a lua cheia? Umas 20 talvez. Ainda assim, tudo parece limitado."
Em Estrela Solitária Howard é um homem quebrado, sem memória, vivendo constantemente de momentos fulgazes. Uma imagem do homem moderno. Ele não consegue se prender às coisas, às pessoas. Parece um precipício tendo só o vazio e o eco da própria voz como referências na vida.
"-Por que a revolução não é feita pelos homens mais humanos? -Por que os homens mais humanos não fazem revoluções, senhorita. Eles fazem bibliotecas. - E cemitérios." . "Matar um homem para defender uma ideia, não é defender uma ideia. É matar um homem." . "Quando tudo termina, nada mais é como antes. A violência ... a violência deixa marcas profundas. O ultraje do extermínio é indelével. A confiança no mundo que o terror aniquila é irrecuperável. Ver o próximo se voltar contra você gera um sentimento de horror incrustado na pele para sempre. A violência rompeu a linha da vida. O sobrevivente não é só outro, ele é um outro. A regra é sobreviver. O pesadelo será de quem ficar pelo caminho. Cada um é perigoso para o outro. O corpo é uma arma em potencial." . "Quem age nunca tem a capacidade de contar ou pensar adequadamente sobre o que fez. Inversamente, quem conta ou compõe versos não sabe do que fala. Pense em Mao Tsé-Tung." . "O mundo em que vivemos necessita desesperadamente, para subsistir da existência de pessoas pacíficas e de poetas como Valente Jorge San Malino." . "Se nossa época alcançou uma interminável força de destruição é preciso fazer uma revolução que crie uma indeterminável força de criação que fortaleça as lembranças, que delineie os sonhos que materialize as imagens." . "A luz é o primeiro animal visível do invisível."
"- Mahmoud Darwich, você escreveu que aquele que escreve sua história herda a terra dessas palavras. E quando você diz que não há mais espaço para Homero e que você tenta ser o poeta dos troianos e ama os vencidos, você começa a falar como um judeu! -Hoje em dia isso é bem visto. A verdade sempre tem duas faces. Nós ouvimos a voz da vítima troiana pela boca do grego Eurípedes. Troia não contou sua história. Um povo ou um país que tem grandes poetas terá o direito de vencer um povo que não tem poetas? Pode um povo ser forte sem escrever poesia? Eu sou filho de um povo não reconhecido até pouco tempo atrás e quero falar em nome dos ausentes, em nome do poeta de Troia. Há mais inspiração e riqueza humana na derrota do que na vitória. Se eu pertencesse ao partido dos vencedores participaria das manifestações de solidariedade pelas vítimas." . "Se o comunismo alguma vez existiu? Sim. O comunismo existiu uma vez por dois tempos de 45 minutos quando o Honved, de Budapeste, derrotou a Inglaterra por 6 a 3. Os ingleses jogaram individualmente, e os húngaros, em equipe." . "Dizem que a linguagem faz um recorte arbitrário dos objetos na realidade. Dizem isso como se nós fôssemos os culpados." . "Campo e contracampo são expressões bem conhecidas do cinema." . "Por exemplo: em 1948, os israelitas entram na água rumo à Terra Prometida. Os palestinos entram na água rumo ao afogamento. Campo e contracampo. Campo e contracampo. O povo judeu se torna ficção. O povo palestino, documentário." . "Elsinore: o real Hamlete: o imaginário Campo e contracampo Imaginário: certeza Real: incerteza O princípio do cinema: ir até a luz e apontá-la para a nossa noite. Nossa música." . "A relação entre mim e o outro não é simétrica. A princípio, pouco me importa o que é o outro em relação a mim. É problema dele. Para mim, inicialmente, ele é aquele por quem sou responsável: aqui, um muçulmano e um croata. 'Somos todos culpados de tudo e de todos e eumais do que os outros'." . "O estado de nossa pobreza é preciso. A paisagem tem muito arame farpado, o céu está rubro de explosões. Já que esta ruína não poupou a própria noção de cultura é preciso ter coragem de dispensá-la. É preciso se virar com pouco. Quando a casa já está em chamas, é absurdo querer salvar móveis. Se há uma chance a ser agarrada, é a dos derrotados." . "Sim, como estava lhe dizendo somos incapazes de nos libertar. E chamamos isso de democracia. Para Claude Lefort, as democracias modernas por terem instituído a política como atividade intelectual distinta as democracias modernas predispõem ao totalitarismo." . "A vida é uma luta pela existência com a certeza da derrota. Sem conceder a si mesmo um pouco de cinismo é quase insuportável ouvir vítimas sem sentir raiva ou asco pelo ponto a que chegaram conosco ou apesar de nós. Por isso damos voz às vítimas. Por isso todos são convidados a se expressar como vítimas. - O mundo hoje se divide entre aqueles que se apressam a manifestar sua desgraça e aqueles para quem essa demonstração pública fornece a dose de conforto moral por sua dominação. - Fala-se muito da chave do problema, mas nunca da fechadura. - O que vemos diante de nós é uma história sem pensamento, como se herdada duma vontade impossível. Mais do que nunca, sem dúvida, estamos diante do nada."
" Não, não posso recuar! Não quero. Eles são horríveis. Tudo é horrível. Eles não sabem o que fazem ... mas eu ainda sou pior. Vou te salvar, meu filho. Meu Deus! Meu Deus! Me ajuda! Me dá forças, o entendimento e a coragem!"
Redemoinho é um filme lento, em que na maior parte do tempo não se passa nada, assim como nas cidades pequenas. As horas não passam, nada acontece. Eu encarei essa narrativa do Villamarim por esse lado, visto que é uma narrativa densa e vazia de acontecimentos. Vivi 24 anos da minha vida em uma cidade do interior de Minas Gerais cortada por uma ferrovia e a vida se passa exatamente dessa forma. .
Uma definição para redemoinho -> "Ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão." . O encontro dos amigos de infância Luzimar ( o que se muda para SP) e Gildo, o operário da indústria têxtil ( que permanece na pequena Cataguases) causa esse aquecimento do ponto em que se encontram, fazendo elevar as temperaturas fazendo surgir o redemoinho quando começam a reavaliar suas vidas, o que fizeram delas, quem se deu melhor: o que foi ou o que ficou. . Um filme com uma problemática importante a ser discutida, porém, não é para qualquer um. Poucos conseguirão apreciar o que está escondido por trás desse redemoinho do Villamarim.
"A vida seria suportável se não existissem os prazeres."
-"Será que nunca se diverte? - Me divirto assim. -Na casa, também há uma moça que está bem sozinha. É ela que lê "Os sonambulos". É uma moça bonita.
- Hoje em dia falar de riqueza é um absurdo. Não existem mais ricos. Mas, se alguém quiser pensar na riqueza, só tenho um conselho: Não se preocupar com o dinheiro. Eu sempre pensei nas minhas empresas como obras de arte. E aquilo que eu lucrava quase não me interessava. Porque o importante para mim é criar algo sólido ... que sobreviva.
- Aquilo que sustenta um escritor, vamos usá-lo como exemplo ...não é o pensamento do lucro, mas um sentimento de necessidade. Escreve, pois sabe que para você e para os outros é necessário.
- Vá por mim. A vida é aquela que nós criamos com nossas obras. O que faria se não escrevesse?
"Quantas vezes um escritor se pergunta se escrever não é um instinto inevitável, mas antiquado. Esse trabalho solitário, artesanal, o esforço de colocar uma palavra atrás da outra. É um trabalho impossível de mecanizar."
- Mas vocês industriais, têm a vantagem de criar com pessoas reais, casas reais, cidades reais. Têm nas mãos o ritmo da vida e do tempo. Talvez até o futuro.
- Você é mais um que se preocupa com o futuro. Eu organizo o futuro ... mas me basta o presente. Já tenho muito o que fazer. E, além disso, o futuro, lembre-se, talvez nunca exista.
- Acho que o amor limita a pessoa. Algo de errado que cria um vazio em volta. - Mas não dentro. Os sentimentos estão voltando à moda. - Entendi. Está trabalhando esta noite. - Não. Acho que nem sou mais capaz de escrever. Não o que escrever, mas como escrever. Chamem de crise. É muito comum entre nós, mas para mim é uma coisa secreta que diz respeito a toda minha vida. - É um homem fraco ... como eu. Porque me diz essas coisas? Talvez eu não entenda. No fundo eu gosto de golfe, tênis, de carros, festas. - Nada mais? Não gosta de mais nada? - Sim. De tudo.
"-É difícil saber o que guardar ou jogar fora para um intelectual. - O dinheiro jamais se joga fora - Nossa época, caro senhor, é antifilosófica e vil. Não há coragem para se dizer o que tem valor e o que não tem. E a democracia, usando palavras pobres ... significa: "faça aquilo que sucede".
"Por que as coisas não são menos complicadas? Você diz que eu gostaria de ver as coisas claramente. Gostaria de ver as coisas claramente ..."
"- Tenho medo que a Anna volte... Alguns dias atrás, só em pensar que Anna poderia estar morta , eu sentia que iria morrer também. Agora eu nem mesmo choraria. Temo que ela possa estar viva! Tudo está se tornando assustadoramente simples. Mesmo que seja para se livrar da dor."
- Ninguém nunca deve desejar ser levada por tons tão melodramáticos.
- Você tem razão. Por que deveria chorar? Estou cansada de ser desse jeito"
"Se não encontramos a imortalidade, ao menos encontramos a realidade. Tínhamos começado numa fábula e encontramos a vida, mas ... é esta vida a realidade? Não. É um filme. Câmeras, recuem o zoom! Somos imagens, sonhos, fotografias. Não devemos ficar aqui, prisioneiros. Devemos romper a ilusão. Isto é magia! Digamos adeus à Montanha Sagrada! A vida real nos espera."
*Os parentes são como as botas, quanto mais estreitos mais machucam. * Todas as manhãs é a mesma coisa. A moto em casa. Malditos sejam vocês dois! Vou acabar quebrando essa moto. Está aqui sem pagar e nem sequer é meu filho! * Ninguém gosta de mim. Estou só, só como um cachorro. * Eles tratam de tudo. Veja quantos são. Nem me lembro de todos. Só um cientista para contá-los! Aqui há mais parentes do que ratos. E se parecem com os ratos. * Delinquentes, criminosos! Matar o próprio pai! Depois de todos os sacrifícios que fiz por eles. E no entanto viram que monstro de mulher tive que aceitar para que eles nascessem! Alías, agora melhorou! Perdeu um pouco de barba. - Mas não são ruins, não. São Selvagens." . . .
Filme interessante para se pensar a ideia do termo [Lumpen] o símbolo do excluído.
"No início de 1843 a Europa está dominada por monarquias absolutas e numa situação de escassez, crises institucionais e econômicas. Está à beira de mudanças profundas. Na Inglaterra a revolução industrial perturba a ordem mundial e cria a nova classe dos proletários. Em todos os lugares surgem organizações de trabalhadores fundadas na noção comunista de uma sociedade na qual todos os homens são irmãos. Dois jovens alemães vão abalar as concepções utópicas destas organizações, transformando sua luta ... e o futuro do mundo."
"- Até agora, os filósofos limitaram-se a interpretar. Interpretam o mundo. Porém, o mundo deve ser transformado."3639
"O verdadeiro preço de tudo o que um bem realmente vale àquele que quer adquiri-lo é o trabalho e a dificuldade de adquirí-lo."
"O verdadeiro valor de um bem para aquele que o adquiriu, e para aquele que o vendeu ou trocou por outra coisa, é o trabalho ou os problemas que poderá poupar a ele mesmo e que pode impor a outra pessoa."
"O trabalho foi o primeiro preço. O dinheiro de compra original, que foi pago por todas as coisas." 4012
"Sem revolta não há felicidade. Revolta contra a ordem existente, contra o mundo velho. É nisso que acredito."
"- O que acha do Rafael, do Da Vinci e do Michelangelo? -Rejeito todos. A arte do futuro vai ser coletiva e para o coletivo."
"O ponto essencial é a mercadoria. O trabalho, o seu trabalho é uma mercadoria. Vocês vendem a sua força de trabalho para o patrão como se fosse uma mercadoria. Porém, vocês não são livres, são obrigados a vendê-la para conseguirem viver. E a vendem por um preço baixo! Sempre existirão patrões e operários! - Sempre existirão patrões e operários! - Não, nem sempre! Dizer que "sempre haverá" é uma ideia burguesa. É o que o capital quer que pensemos, mas tudo muda. Tudo está sujeito a alterações. Nada é eterno. Todas as relações sociais escravidão, servidão, salariato são históricas e transtórias. Na verdade, as condições atuais têm de mudar. O burguês é sempre livre para usar o trabalho e o trabalhador é sempre obrigado a vendê-lo. O burguês adora falar de liberdade, mas a liberdade é apenas para eles, não é para vocês, como bem sabem. Vocês sentem isso na pele, todos os dias, dia após dia! Assim sendo, não é um jogo justo. Isto é óbvio. Está manipulado."
"Creio que o importante é afirmar que o materialismo, tal como o concebemos, difere do materialismo burguês, já que ele visa uma sociedade humanizada."
"A crítica devora tudo o que existe. E quando não tem mais nada, ela devora a si mesma."
"Provavelmente, há aqui pessoas que choram, quando ouvem as palavras bondade, amabilidade e fraternidade. Mas as lágrimas não dão poder, o poder não derrama lágrimas. A burguesia não é amável com vocês e não vão conquistá-la com bondade."
"- A burguesia e os trabalhadores são irmãos? - Não, não são. Eles são inimigos."
"O antagonismo entre o proletariado e a burguesia só pode conduzir a uma revolução total. E enquanto houver classes, a última palavra da ciência social será sempre, tal como George Sand disse, a luta ou a morte, o combate sangrento ou o nada."
"A revolução industrial criou o escravo moderno, este escravo é o proletariado, que ao se libertar, liberta toda a humanidade, e essa liberdade tem um nome: comunismo."
"Um espectro assombra a Europa, é o espectrodo comunismo.Todos os poderes da velha Europa uniram-se numa santa aliança para exorcizar este espectro."
"A história de todas as sociedades até nossa época tem sido a história das lutas de classes. A sociedade burguesa divide-se cada vez mais, em dois grandes campos inimigos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado. A burguesia fez da dignidade pessoal, um simples valor de troca, e substituiu as diversas liberdades conquistadas com tanto esforço pela única e implacável liberdade do comércio e do lucro. Ela rasgou o véu de emoção sentimental que cobria as relaçoes familiares, reduzindo-as a simples relações monetárias.Ela afogou os mais celestiais êxtases de fervor religioso, do sentimentalismo filisteu, nas águas geladas do cálculo egoísta."
"As crises comerciais, com a sua periodicidade, ameaçam cada vez mais a socidade burguesa.Impelida pela constante necessidade de novos mercados, a burguesa invade todo o globo. E assim se desenvolve uma burguesia comercial generalizada e uma interdependência generalizada das nações."
"A burguesia moderna se assemelha a um feiticeiro que já não sabe como controlar os poderes infernais que invocou."
"As armas de que a burguesia usou para derrubar o feudalismo, voltam-se contra ela."
"O que está por vir é uma história impossível. Estamos encarando uma espécie de zero."
"Certa vez encontrei o Nada. E era muito maior do que alguém possa imaginar."
"Você está certo, eu não amo nenhum povo. Nem os franceses, nem os americanos, nem os alemães. Nem o povo judeu, nem o povo negro. - Com seus olhos rasgados.- Eu amo só aos meus amigos. - Formato Dólar - -Cinemascópio -"
"Todo movimento em uma superfície plana que não é ditado por uma necessidade física, resultado em uma afirmação espacial dele mesmo, seja ao construir um Império, ou ao se fazer turismo."
"Qualquer um pode fazer algo porque Deus não está aqui. Mas o que mudou hoje em dia é que os canalhas são sinceros."
"A Arte ... e a faca. A Guerra. Então ..."
"Por que a luz está aqui? Porque há escuridão"
"Normal. O dinheiro foi inventado para que as pessoas não tivessem que se olhar nos olhos."
"Sempre dizem que só se pode comparar o que se é comparável. De fato, só se pode comparar o incomparável com o não comparável."
"Uma vez, em 1942, eu encontrei o Nada e era muito maior do que alguém possa imaginar."
"Pobres coisas só tem os nomes que nós as impusemos.Não há nada mais conveniente que um texto. Nós só temos livros postos nos livros. Mas e se colocarmos a realidade em um livro? E se colocarmos a realidade na realidade?"
"O pensamento dialético é um modo simples de se analisar a realidade. Na medida em que é parte do todo, na medida em que nega este todo, na medida em que o todo a inclui, a condiciona e a nega, na medida em que, em consequência, é de uma só vez positiva e negativa em relação ao todo, na medida em que seu movimento deve ser destrutivo e conservador em relação ao todo."
"A mente tira da matéria percepções que transforma em seu alimento e o devolve em forma de movimento no qual expressa sua liberdade."
"Pobre Europa. Não se purificaram, se corromperam pelo sofrimento. Não se sentiram exaltados, e sim humilhados pela conquista da felicidade. Imagine um deserto."
"Existe algum único ato no mundo do qual se possa dizer hoje fui eu que fiz?
"A França está enfrentando hoje um dos maiores riscos de sua história. Como dizer "nós" antes de dizer "eu". Um drama que debatemos, com esperança de chegar a um fim. Uma tragédia? Nem um pouco. Tudo permanece em ordem. Tudo fica entre nós. Ignoramo-nos. Guerras por todos os lados durante os últimos cinquenta anos. Nos vemos na guerra como em um espelho. E vai se ganhando tempo ... É necessário coragem para se pensar. Amar o próximo? Ridículo. É necessário amar você mesmo para não fazer mal ao próximo. Hoje isso se torna impossível. Seguir a lei ou quebrá-la ...
... Então eu lhe pergunto: por que não nos amam? As ideias nos separam, mas o sonhos nos aproximam. - Não, o pesadelo."
"Sim, sim ... a todos vocês. Sou capaz de acabar com todos. Também atacarei o sol se este uma vez me atacar."
"Quando falo comigo mesma utilizo as palavras de outro. Assim, eu falo a mim mesma. Quando alguém ouve sua própria voz, de onde ela vem?"
"O outro é a si mesmo. Si mesmo está em outro."
"Existe a lei. Mas também existem os deveres. Ao menos diga isso. Estamos entrando em uma era de tecnologia digital onde, por várias razões, a humanidade enfrentará problemas sem o luxo de poderem expressar a si mesmos. Alguém tem que dizer ... a Revolução e a Fraternidade ... São Agostinho. Conto como meus amigos aqueles que desaprovam meus atos, mas não minha existência. Ainda sorrio, embora não tenha um motivo há tempos. Minhas palavras que entram ... fazem uma confusão. Permaneço assim. Já tive o suficiente. A linguagem entra. A boca se fecha. Forma uma linha reta agora. Acabou-se. Eu fiz a imagem."
"- Então, em minha humilde opinião, a África mais uma vez começa mal. - Como não é parte da história, acostumou-se a penasr assim. Não muda o fato de que sempre haverá canalhas. Mas o que é diferente hoje é que os canalhas são sinceros. - Creem com sinceridade na Europa, exato. A Europa costumava ser um músico alemão, um escritor francês, os cantores italianos ..."
"- De qualquer maneira, não há nada para dizer. Mostrar, antes de tudo. Mostrar o que é possível. Isso é tudo."
"Não falar sobre o invisível. Mostrá-lo."
"-Você quer mais poder? - Nenhum poder. Uma sociedade, não um Estado. - Desculpe Florine, eu não entendi. - O sonho do Estado é ser sozinho. O sonho do indivíduo é tornar-se dois."
"Tenha claro na sua mente a razão de sua luta porque você pode conquistá-la."
"Viver ou contar ... nós não temos escolha.
"- Monsieur ... o que são essas imagens, tão livres e ainda tão trancadas? Essa enorme ideia,onde as figuras passam e as cores brilham. - Madame ... era o espaço. E o espaço está morrendo."
"Antigamente, na resistência, não muito longe de Toulouse, havia um pequeno grupo parte do movimento "Combat", a família Martin com o seu próprio lema: liberdade e federação."
"O Sol e a Morte nunca se olha de frente."
"E assim, em sua imagem, os historiadores não buscam, encontram. Proteger estas imagens da linguagem é servir-se delas, porque elas estão no deserto e é aqui onde se deve procurá-las."
"Clareza através da escuridão"
"Este país é um vulcão. E chegará o dia em que a língua vai se voltar contra aqueles que a falam. E esta é a razão pela qual as jovens o adoram. Leve-me para uma caminhada, deixe-me correr atrás de você. O Rei me convida à sua câmara. Um prisioneiro do amor. E o segundo anjo derramou sua taça sobre o mar e ela se transformou no sangue de um morto."
"Em seu segundo curso na Escola Livre de Es tudos Avançados de Nova Iorque, Roman Jakobson demonstra, durante o inverno de 1942/43, que é impossível dissociar o som do significado e que apenas a noção do fonema pode resolver esse mistério. Escrever para duas vozes só pode obter êxito se as dissonâncias forem anunciadas por uma nota comum."
"Democracia e tragédia eram casadas em Atenas, sob Péricles e Sófocles. Um único filho: a Guerra Civil. O herói grego trágico. A exibição mortal de um corpo sem palavras no local e no lugar de uma declaração impossível."
"A liberdade é cara. Mas não se pode comprá-la com ouro e nem com sangue, mas com covardia, prostituição e traição."
"Quando a lei não é justa a justiça passa por cima da lei."
"Aqui é o nosso protagonista agora. Mas seria cansativo apresentá-lo já. Além do mais ele está simplesmente passando o tempo sem viver a sua vida. Noutras palavras, ele não está realmente vivo."
"De fato, este homem está morto há mais de 20 anos. Antes disso, ele viveu um pouco."
"Ele estava esgotado das minúcias da máquina da burocracia e do desenvolvimento inexpressivo desta atividade. Ocupado, sempre ocupado. Mas o fato é que este homem não fazia absolutamente nada."
"O melhor caminho para proteger o seu lugar no mundo é não fazer nada.E é isso que a vida é realmente?"
- "Vocês precisam tratar disso com a Engenharia. Mesa 8. - Como se atreve? Pare de nos enrolar. Que diabos este cartaz quer dizer? Ajude-nos a matar o tempo? - Nós chamamos pessoas como vocês de matadores de tempo. Todos nós queremos que aquela fossa fique limpa. Se é Engenharia, Esgoto, Saúde, Sanitário ou depto de Incêndio o órgão deveria resolver. - Esqueça. Nós não o incomodaremos mais. - Você está-se a rir de nós? Isto é um escárnio da democracia."
"- O seu estômago? - Sim, o meu estômago está mal também. É o que ele chama de crônico. Nesses dias dificilmente me sinto vivo a menos que meu estômago doa."
"-Aquele paciente tem um ano? -Não,eu dar-lhe-ia seis meses. - Seis meses? - Sim. O que faria se tivesse só seis meses de vida como ele?"
"-Watanabe-San saiu para o trabalho como de costume. -O que? Mas ele não regressou. Isto foi há cinco dias, mas ele não disse que estava doente.O sub-chefe da seção pediu-me para verificar."
"- Mas então, o que você está fazendo é loucura. - Sim, é embaraçoso, mas ... - Mas ... é um suicídio beber quando se tem cancro no estômago. - Mas ... eu não posso morrer.Eu desistiria e morreria. Eu quero, mas eu não posso ... morrer. Noutras palavras, não posso aguentar com a minha própria morte. Eu não sei o que fiz da minha vida todos estes anos."
"-Eu sou tão estúpido. Estou tão furioso comigo mesmo. Até alguns dias atrás eu nunca comprei uma bebida com o meu próprio dinheiro. Somente agora, que sei que não tenho muito tempo de vida é que finalmente ... - Eu entendo, mas beber é um plano louco"
"- Realmente é fascinante. Percebo que é forte chamá-lo de fascinante, mas você é um sujeito fora do comum. Eu sou um parvo imatura que escreve novelas inexpressivas. Você realmente fez-me pensar esta noite. Percebi que o que ele dizem sobre a nobreza do infortúnio é verdade. Porque o infortúnio ensina-nos muita coisa. O seu cancro abriu os seus olhos para a sua própria vida. Nós somos tão descuidados. Só percebemos como a vida é bonita quando estamos perto da morte. Mas poucos de nós somos realmente capazes de encarar a morte. O pior é que ninguém sabe nada da vida até que morra. Você é admirável. Lutando pela vida nesta idade. A luta do seu espírito mexeu comigo. Você foi escravo da sua própria vida. Agora se tornará o mestre. Estou a dizer-lhe, nós devemos aproveitar a vida. Desperdiçando-a você profana um presente de Deus. Temos que ser gananciosos com a vida. Aprendemos que a ganância é um vício, mas ganância é uma virtude. Especialmente esta ganância com a vida. Vamos! Vamos recuperar a vida que você perdeu. Esta noite será uma satisfação para mim ser o seu Mefistófeles. Um bom Mefistófeles que não busca recompensa."
"- Ouça. Estas bolas prateadas ... elas são você. Elas são a sua própria vida. Esta máquina liberta pessoas que se estrangulam a elas mesmas no cotidiano das suas vidas. Uma máquina de vender sonhos e obsessões."
"- Por que tu és tão cheia de vida? Tu é tão viva. É porque sou invejoso. Esta múmia velha inveja-te. Antes de morrer quero viver um dia contigo. Eu viverei assim antes de morrer. Até que eu faça isso não posso desistir e morrer. Por outras palavras eu quero alguma coisa para ..."
"Eu quero fazer alguma coisa. Mas é que não sei o que. Mas tu sabes. - Mas tudo o que faço é trabalhar e comer. - E o que mais? - Isto é tudo. Tudo o que faço são estas pequenas coisas. Mesmo fazendo estas coisas é muito divertido. Sinto como se estivesse brincando com todos os bebês no Japão. Por que não tenta fazer alguma coisa também? - O que posso eu fazer naquele escritório? - Você está certo. É impossível fazer algo lá. Então saia e vá - É tarde demais. Não é tarde demais. Não é impossível. Eu sei que posso fazer algo lá. Só tenho que descobrir o que. Há alguma coisa que eu possa fazer ..."
"-O mundo é um lugar sombrio e a sua dedicação foi inútil. - Este é um lugar sombrio."
"Às vezes ele até me dava arrepios."
"-Isto é imperdoável. Andamos nisto há duas semanas. No mínimo eles poderiam dizer se os fundos estão lá ou não. A administração é cruel. Eles dividiram o capital de qualquer modo. Não é dinheiro pessoal deles. - Ora, ora. - Mas você não fica furioso quando eles o tratam deste modo? - Não. Eu não posso permitir-me odiar as pessoas. Eu não tenho tempo para isso."
" - Mas alguns de nós fomos bons quando começamos na Câmara. Mas quanto mais você fica ... até mesmo eu costumava ser ... - Você não precisa fazer nada lá.Não fazendo nada, mas nada é radical. Temos que agir como se fizéssemos algo, mas não fazer nada. - É o seguinte ... para limpar o lixo de algum lugar você precisa de um monte de formulários para isso. - Isto é desculpa. Estamos roubando às pessoas o seu valioso tempo."
"-Mas a questão é que dentro desse complexo sistema, é impossível."
" - O fato é mesmo dentro de um sistema onde não se consegue um grande feito e lutando contra um cancro de estômago como aquele ...Watanabe-san admnistrou muito bem a sua obra."
"Como você acha que ele se sentiu agonizando sozinho no parque? Só pensando sobre isto ..."
"Ele demonstrou e deixou claras coisas que as pessoas não queriam ouvir , muito menos na Alemanha Ocidental da época. Porém, na Alemanha Oriental da época também não. Ele não se adaptava a lugar nenhum. E hoje tampouco se adaptaria."
"48 peças, ninguém foi mais encenado do que ele,exceto Shakespeare. Poemas 2.334"
"Quem fica nos brinquedos do parque não chega a burguês.E ele não queria ser um burguês, absolutamente, mas um poeta."
"Brecht se aborrecia muito quando sozinho. Se não se aborrecesse tanto, jamais teria sido um grande poeta."
"A I Guerra Mundial logo vira tema para o jovem Brecht.Para ser publicado pela imprensa, ele precisa ter o tom da época. "Ser mãe é sofrer!" escreve ele ... e escolhe "Berthold Eugen" como seu pseudônimo".
"A Lenda do Soldado Morto" faria incluir o nome de Brecht, posteriormente, na lista negra dos nazistas em um proeminente quinto lugar, servindo de motivo para que fosse expatriado.
"É um teatro comum, tábuas e uma lua de papel, e, atrás, o matadouro a única coisa real. "Nenhuma visão muito romântica."
"Brecht fazia teatro antiburguês."
"Para Brecht, a palavra "engraçado" era um digamos, um grande superlativo do julgamento de ações."
"Para se tornar um poeta ele precisa da metrópole!"
"Berlim. A frieza da cidade fascina-o. Ele a chama de "bosque" e "selva".
" A cidade da luz, Berlim. A diversão aqui é "commodity". Surge uma nova indústria cultural. E Brecht a serve. Escreve "shows" e canções. A obra artística agora é uma mercadoria. Brecht reconhece isso e aproveita as leis do mercado. "
"Não só a comercialização, a apresentação da obra de arte também mudou. Ao poeta já não bastam um pouco de solidão e uma pena. Isso só serve para pequeno chalés. Grandes edifícios não podem ser erguidos assim. Para tal, precisa-se do coletivo!"
"No Festival de Música de Câmara em Baden-Baden o coletivo de Brecht apresenta um novo tipo de peça, a peça didática. Na verdade, o público não é necessário a peça didática ensina os atores. Em certa cena, os braços e pernas de um palhaço são serrados. Um escândalo. O fim da festa da música! Na apresentação de "O homem é um homem",em Berlim soldados em pernas-de-pau e arames surgiam como grandes monstruosidades. Tudo isso ele denominava de teatro épico.
"Com a quebra da bolsa de Nova York, começa a grande depressão. Os brutais impactos do capitalismo tornam-se tema de suas peças. Seis milhões de pessoas ficam desempregadas na Alemanha. Com "Santa Joana dos Matadouros", Brecht quer mostrar que as reformas já não ajudam os oprimidos."
"Na peça didática "A Decisão" um jovem camarada é condenado à morte por falta de disciplina revolucionária.Ele está de acordo com seu julgamento O tribunal é interpretado por vários coros de trabalhadores. "A Decisão"é duramente criticada pelos comunistas do partido. Ela contradiz os fatos da realidade revolucionária!O intelectual sem partido Brecht torna-se suspeito, aos comunistas.
"Reunir belas palavras não é arte. Como a arte pode mover as pessoas se elas próprias não são afastadas do destino dos homens?"
"Fascina-se pelo artista chinês Mei Lan Fang que faz uma performance em Moscou, apresentando-se também como mulher. Brecht vê paralelos com seu teatro épico e escreve sobre o efeito do "estranhamento" na arte chinesa. "Estranhamento", para ele, é tomar o óbvio de um evento e criar um deslumbramento a partir daí."
"Nesses tempos sombrios, Brecht escreve uma peça "A terra se Move", que depois se chamaria "A Vida de Galileu"a história do físico que lutou contra a ignorância e a barbárie por uma nova era científica."
"O teatro épico. Mostre que mostra. Mostrar o teatro como teatro. Tornar visíveis os contextos sociais ocultos. Prazeroso, sensual, leve. Agora, Brecht traz peças ao palco que no exílio deixara na gaveta. Sua expressão favorita é "O sabor do pudim sente-se ao comer", ou seja, se não tem sabor, deve ser modificado. Texto, encenação. Tudo para ele é temporário, é experiência."
Mas sempre me diziam: "como é isso de você ficar perto de você? Como você fica perto de você? Eu não fazia ideia do que diziam. Em meus dez anos no "Berliner Ensemble" nunca ouvi a palavra "estranhamento". Nunca, nenhuma vez. Era algo cultivado por Brecht que nos ensaios dele quando se admirava com algo e podia rir esse era para ele um critério de acerto."
"Muitos que ficavam com Brecht entendiam que, com a relação sexual não se trocava apenas algo específico mas o cérebro de um passava para o outro. Acusa-se Brecht de ter trarado mal suas mulheres e as explorado. É,mas elas poderiam ter ido embora. Por que não foram embora? Ele não as mantinha acorrentadas."
"A arte de viver como a mais elevada arte e como condição da paz. Para isso Brecht leva muita coisa em conta."
Fellini mais atual do que nunca mostrando Roma e sua comeria, suas putarias, suas ruas e monumentos regados a muito humor e ironia. Críticas à igreja também são visíveis, e acredito ter um certo tom nostálgico. Com esse filme de Fellini percebi que o povo italiano fala mais que a boca. Foi difícil acompanhar as legendas.
"Bem, você me pergunta por que um escritor americano gostaria de morar em Roma. Em primeiro lugar, porque gosto dos romanos. Não dão importância se você está morto ou vivo. São neutros como gatos. Roma é a cidade das ilusões. Não por acaso, você tem aqui a igreja, o governo, o cinema. Cada um produz ilusões ... como você faz e como eu faço. Estamos chegando mais próximos e mais próximos do fim do mundo porque há muitas pessoas, muitos carros, tóxicos. E que cidade é melhor do que Roma, que tem renascido tão frequentemente? Que lugar poderia ser mais calmo para esperar pelo fim da poluição e superpopulação? É a cidade ideal para esperar para ver se realmente terá fim ou não."
Haja fôlego! São 5h de um filmaço sobre a questão das lutas de classes.
"Talvez a verdade seja que quando um homem não faz nada a vida inteira, tenha muito tempo para pensar. E de tanto pensar fica senil."
"- Avô, que são fura-greves? - Umas bestas que vão trabalhar quando se está em greve! - Por que é que eles não gostam da greve? - Porque são mais pobres e ignorantes do que nós."
"- Será isso o socialismo? Os ricos suando e nós pobres aqui debaixo de uma àrvore de barriga para o ar. Bom demais para durar. - Tem sorte, Olmo D'Alcó. - Por quê? - Por quê? Eu levei 73 anos para ver um patrão trabalhando."
"O comunismo é a juventude do mundo."
"- Então estou vendido. - Faz parte do contrato. Cavalos, vendedor e merda incluída. - Ouviram? Ele me vendeu! Ele me vendeu! Como um animal! Mas eu não dou leite, não posso ser ordenhado. Não como feno! Portanto, não sou um animal. Sou um camponês! Um camponês como vocês."
"Os fascistas não são como os cogumelos que nascem da noite para o dia. Não! Foram os patrões que semearam os fascistas, quiseram-os e mantiveram-os. Com os fascistas, os patrões ganharam mais e mais, até já não saberem o que fazer com o dinheiro! Assim inventaram a guerra. Mandaram-nos para a África, para Rússia, para a Grécia, para a Albânia, para a Espanha ... mas quem paga somos sempre nós! O proletário, os operários, os camponeses, os pobres!"
"Quando começo a fazer papel de bobo pouca coisa pode me deter. Se soubesse o que ia dar, não teria nem começado. Se estivesse com a cabeça no lugar. Mas quando a vi, já não estava com a cabeça no lugar fazia tempo."
"Certa vez na costa do Brasil eu vi o mar negro de sangue enquanto o sol sumia no horizonte. Paramos em Fortaleza. E alguns de nós estavam pescando. Consegui a primeira fisgada, era um tubarão. Então veio outro, e mais outro. Todo o mar estava coberto de tubarões, e continuavam surgindo, nem conseguia ver a água. Meu tubarão se feriu no anzol, e o cheiro de sangue enquanto se debatia deixou os outros loucos. Então as feras começaram a comer uns aos outros. Em seu frenesi comeram a si mesmos. Podia sentir seu gosto por matar, como um cisco dentro do olho. Podia sentir o cheiro de morte exalando do oceano. Nunca vi nada pior ...até esse piquenique. E sabem de uma coisa, nenhum tubarão naquele cardume sobreviveu."
Assim como na Zona da narrativa do Tarkovisk, não tem como sair desse filme o mesmo, nem voltar pelo mesmo lugar. Ele realmente nos desloca, desestabiliza qualquer um. Até agora o melhor filme que eu já vi.
" - Não vê que tudo para mim é uma prisão?"
"- Meu amor, o mundo é enfadonho até demais. Não há nada, nem telepatia, nem fantasmas, nem discos voadores. Nada disso existe. O mundo é regido pelas leis do ferro-fundido. É triste. Infelizmente, estas leis são invioláveis. Elas não sabem violar-se a si próprias. "
"-Como posso saber o nome daquilo que quero? Como posso saber que, no fundo, não quero o que quero? Ou que, digamos, não quero de fato o que não quero? São coisas efêmeras, basta dar-lhes um nome, e perdem o sentido. Este, derrama-se como uma água viva ao sol. A minha consciência quer a vitória do vegetarianismo por todo o mundo, mas o meu subconsciente morre por um bife suculento. E eu? O que eu quero? - Dominar o mundo, no mínimo."
"-O homem escreve porque sofre, porque duvida de si. Tem que provar a ele próprio, e a quem o rodeia que tem algum valor. E se souber, de antemão, que sou um gênio, para que então escrever? Qual o sentido?"
- "Seja como for, toda a sua tecnologia altos-fornos, rodas, e outras idiotices são para trabalhar menos e comer mais. Tudo isso são muletas, próteses. No entanto, a humanidade existe para criar obras de arte. Ao contrário de todas outras atividades humanas, esta é altruísta. Que ilusões! Imagens da verdade absoluta!"
-"Vocês estavam falando do significado de nossa vida, do altruísmo da arte. Vejamos por exemplo, a música. Está ligada à realidade menos do que qualquer outra coisa. Ou melhor, se está ligada à você, então não é por ideias mas mecanicamente sem associações. Apesar de tudo milagrosamente a música penetra na alma. Por que este barulho reduzido à harmonia produz tanto efeito? O que é que o converte em fonte de deleite e comoção, unindo-nos? Para quê tudo isto? Quem precisa disto?"
-"antes, o futuro era apenas a continuação do presente. transformações vislumbravam-se muito longe, no horizonte. agora, porém, o futuro e o presente fundiram-se. estarão eles pronto para isto? não querem saber de nada! apenas devoram! "
- "-Dinheiro, mulheres, vingança, o chefe debaixo dum carro, tudo bem. Mas o domínio do mundo, a sociedade justa, o reino de Deus na terra, isto já não são desejos, mas ideologia, ação, concepções. A compaixão inconsciente não pode realizar-se como um vulgar desejo instintivo. -Poderá haver felicidade à custa da felicidade alheia? - Agora, vejo claramente que decidiu abalar a humanidade com um bem difícil de imaginar."
-"Aqui estamos nós, no limiar. Este é o momento mais importante da vida de vocês. Quero que saibam, que aqui se cumprirá o seu desejo mais querido, mais sincero, mais sofrido!"
-"Nada mais nos resta na Terra! Este é o único lugar onde podemos vir quando nada mais nos dá esperança. Vocês vieram! Por que quer destruir a esperança?"
-"Tudo o que tenho está aqui, compreende? Aqui, na Zona! A felicidade, a liberdade, a dignidade, tudo está aqui! Trago aqui pessoas tão desafortunadas e deprimidas como eu. Que perderam a esperança."
-"Se soubessem como estou cansado. Só Deus sabe! E se dizem intelectuais, escritores, cientistas.Não acreditam em nada! Têm o órgão da fé atrofiado. Não precisam dele! Só pensam em não perder, em vender-se por mais dinheiro. Querem que todo o trabalho do espírito lhes seja pago. Pensam que não nasceram em vão, que são predestinados. Acham que só se vive uma vez. Podem pessoas iguais a estas acreditar em algo?"
A Mosca
3.7 1,1K"Já ouviu falar de política dos insetos? Nem eu. Insetos não têm política. São totalmente brutais. Não tem compaixão. Não aceitam o meio-termo. Não se pode confiar num inseto. Gostaria de me tornar o primeiro inseto político."
A Estrada da Vida
4.3 228 Assista Agora"- O que estou fazendo nesse mundo?
- E se fosse embora comigo? Ensino-a a andar na corda bamba, onde todas as luzes a iluminam.
[...]
- Mas Zampano não ficaria com você se não lhe servisse para algo.
[...]
- Tudo que existe nesse mundo tem um propósito. Veja aquela pedra, por exemplo.
- Qual?
-Qualquer uma. Até essa pedrinha serve para alguma coisa.
- E para o que serve?
- Serve ... Sei lá!Se soubesse, saberia por que estou aqui. O Pai eterno é que sabe tudo. Quando se nasce, quando se morre ... Ninguém sabe. Não sei para que serve essa pedra, mas deve servir para algo. Pois se ela for inútil, então tudo é inútil. Até as estrelas. Quem sabe. Até você serve para alguma coisa ... com sua cabeça de alcachofra. "
8½
4.3 409 Assista Agora"- Destruir é melhor do que criar, quando não se cria o essencial. Será que há algo tão claro e justo no mundo que mereça viver? Para ele, um filme fracassado é só um fato econômico, mas para o senhor, ao ponto em que chegou, podia ser o fim. É melhor derrubar tudo e espalhar sal em cima como se fazia para purificar os campos de batalha! No fundo, só precisaríamos de um pouco de higiene, de limpeza, de desinfetante! Estamos sufocados por palavras, por imagens, por sons que não têm razão de ser que saem do nada e se dirigem para o nada! A um artista que realmente seja de tal nome só se devia pedir a lealdade de educar-se para o silêncio. Lembra do elogio de Mallarmé à página em branco? E de Rimbaud? ... Se não se pode ter o todo, o nada é a verdadeira perfeição. Perdoe tantas citações, mas nós, críticos, fazemos o que podemos. A nossa verdadeira missão é varrer os milhares de abortos que todo dia tentam obscenamente vir ao mundo. E o senhor pretendia deixar atrás de si todo um filme como o aleijado deixa no chão a sua pegada disforme? Que presunção monstruosa, achar que seria útil a alguém o esquálido catálogo dos seus erros! E de que lhe adiantaria unir os farrapos da sua vida, suas vagas lembranças, os rostos daqueles que nunca soube amar?"
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"- O que é esta faísca de felicidade que me faz tremer, me dá forças? Desculpem, doces criaturas, eu não tinha entendido, não sabia como é justo aceitar, amar vocês, e como é simples! Luisa, sinto-me como que libertado. Tudo me parece bom, tudo tem um sentido, tudo é real! Como eu gostaria de saber explicar, mas não sei dizer. Pronto, tudo está de novo como antes, tudo está confuso. Mas esta confusão sou eu. Eu como eu sou, e não como eu queria ser, e não tenho medo de dizer a verdade, aquilo que não sei, que procuro e não achei. Só assim vivo, e posso olhar teus olhos fiéis sem sentir vergonha. A vida é uma festa, vamos vivê-la juntos. Só sei dizer isto, Luisa, a você e aos outros. Aceite-me, se puder. Só assim poderemos tentar nos encontrar."
Violeta Foi para o Céu
4.0 107 Assista Agora"Um conselho? Talvez ... que devam escrever o que quiserem. Que usem os ritmos que quiserem. Que experimentem diversos instrumentos. Que sentem ao piano e destruam as métricas! Que gritem, em vez de cantar. Que soprem um violão e também um trompete. Que odeie a matemática e abrace o caos. A criação é um pássaro sem plano de voo que jamais voará em linha reta."
O Céu Que Nos Protege
3.7 85"Porque nem Kit nem Port nunca tiveram uma vida regular. Ambos cometeram o grande erro de ignorar a existência do tempo. Um ano era como qualquer outro. Tudo poderia acontecer. "
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"-Aqui o céu é tão estranho que é quase sólido. Como se nos protegesse do resto. Olhe.
-O que é o resto?
- Não é nada. Só a noite.
- Gostaria de ser como você, mas eu não posso.
- Talvez tenhamos medo da mesma coisa
- Não, não temos. Você não tem medo de ficar só. E você não precisa de nada. Não precisa de ninguém. Poderia viver sem mim.
- Sabe que pra mim o amor é amar você. Mesmo com problemas, não há lugar para outra pessoa. Talvez tenhamos medo de amar demais."
*
"Por não sabermos quando morremos achamos que a vida é inacabável. Mas algumas coisas acontecem de vez em quando. Poucas, aliás. Quantas vezes vai se lembrar de uma certa tarde na infância ... Uma tarde que faz parte de você, tanto que você não imagina sua vida sem ela. Mais 4 ou 5 vezes. Talvez nem isso. Mais quantas vezes vai ver a lua cheia? Umas 20 talvez. Ainda assim, tudo parece limitado."
Estrela Solitária
3.8 19Em Estrela Solitária Howard é um homem quebrado, sem memória, vivendo constantemente de momentos fulgazes. Uma imagem do homem moderno. Ele não consegue se prender às coisas, às pessoas. Parece um precipício tendo só o vazio e o eco da própria voz como referências na vida.
Nossa Música
3.8 35"-Por que a revolução não é feita pelos homens mais humanos?
-Por que os homens mais humanos não fazem revoluções, senhorita. Eles fazem bibliotecas.
- E cemitérios."
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"Matar um homem para defender uma ideia, não é defender uma ideia. É matar um homem."
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"Quando tudo termina, nada mais é como antes. A violência ... a violência deixa marcas profundas. O ultraje do extermínio é indelével. A confiança no mundo que o terror aniquila é irrecuperável. Ver o próximo se voltar contra você gera um sentimento de horror incrustado na pele para sempre. A violência rompeu a linha da vida. O sobrevivente não é só outro, ele é um outro. A regra é sobreviver. O pesadelo será de quem ficar pelo caminho. Cada um é perigoso para o outro. O corpo é uma arma em potencial."
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"Quem age nunca tem a capacidade de contar ou pensar adequadamente sobre o que fez. Inversamente, quem conta ou compõe versos não sabe do que fala. Pense em Mao Tsé-Tung."
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"O mundo em que vivemos necessita desesperadamente, para subsistir da existência de pessoas pacíficas e de poetas como Valente Jorge San Malino."
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"Se nossa época alcançou uma interminável força de destruição é preciso fazer uma revolução que crie uma indeterminável força de criação que fortaleça as lembranças, que delineie os sonhos que materialize as imagens."
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"A luz é o primeiro animal visível do invisível."
"- Mahmoud Darwich, você escreveu que aquele que escreve sua história herda a terra dessas palavras. E quando você diz que não há mais espaço para Homero e que você tenta ser o poeta dos troianos e ama os vencidos, você começa a falar como um judeu!
-Hoje em dia isso é bem visto. A verdade sempre tem duas faces. Nós ouvimos a voz da vítima troiana pela boca do grego Eurípedes. Troia não contou sua história. Um povo ou um país que tem grandes poetas terá o direito de vencer um povo que não tem poetas? Pode um povo ser forte sem escrever poesia? Eu sou filho de um povo não reconhecido até pouco tempo atrás e quero falar em nome dos ausentes, em nome do poeta de Troia. Há mais inspiração e riqueza humana na derrota do que na vitória. Se eu pertencesse ao partido dos vencedores participaria das manifestações de solidariedade pelas vítimas."
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"Se o comunismo alguma vez existiu? Sim. O comunismo existiu uma vez por dois tempos de 45 minutos quando o Honved, de Budapeste, derrotou a Inglaterra por 6 a 3. Os ingleses jogaram individualmente, e os húngaros, em equipe."
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"Dizem que a linguagem faz um recorte arbitrário dos objetos na realidade. Dizem isso como se nós fôssemos os culpados."
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"Campo e contracampo são expressões bem conhecidas do cinema."
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"Por exemplo: em 1948, os israelitas entram na água rumo à Terra Prometida. Os palestinos entram na água rumo ao afogamento. Campo e contracampo. Campo e contracampo. O povo judeu se torna ficção. O povo palestino, documentário."
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"Elsinore: o real
Hamlete: o imaginário
Campo e contracampo
Imaginário: certeza
Real: incerteza
O princípio do cinema: ir até a luz e apontá-la para a nossa noite. Nossa música."
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"A relação entre mim e o outro não é simétrica. A princípio, pouco me importa o que é o outro em relação a mim. É problema dele. Para mim, inicialmente, ele é aquele por quem sou responsável: aqui, um muçulmano e um croata. 'Somos todos culpados de tudo e de todos e eumais do que os outros'."
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"O estado de nossa pobreza é preciso. A paisagem tem muito arame farpado, o céu está rubro de explosões. Já que esta ruína não poupou a própria noção de cultura é preciso ter coragem de dispensá-la. É preciso se virar com pouco. Quando a casa já está em chamas, é absurdo querer salvar móveis. Se há uma chance a ser agarrada, é a dos derrotados."
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"Sim, como estava lhe dizendo somos incapazes de nos libertar. E chamamos isso de democracia. Para Claude Lefort, as democracias modernas por terem instituído a política como atividade intelectual distinta as democracias modernas predispõem ao totalitarismo."
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"A vida é uma luta pela existência com a certeza da derrota. Sem conceder a si mesmo um pouco de cinismo é quase insuportável ouvir vítimas sem sentir raiva ou asco pelo ponto a que chegaram conosco ou apesar de nós. Por isso damos voz às vítimas. Por isso todos são convidados a se expressar como vítimas.
- O mundo hoje se divide entre aqueles que se apressam a manifestar sua desgraça e aqueles para quem essa demonstração pública fornece a dose de conforto moral por sua dominação.
- Fala-se muito da chave do problema, mas nunca da fechadura.
- O que vemos diante de nós é uma história sem pensamento, como se herdada duma vontade impossível. Mais do que nunca, sem dúvida, estamos diante do nada."
Luzes da Cidade
4.6 625 Assista Agora"Ao povo desta cidade doamos este monumento: paz e prosperidade."
Stromboli
4.0 40" Não, não posso recuar! Não quero. Eles são horríveis. Tudo é horrível. Eles não sabem o que fazem ... mas eu ainda sou pior. Vou te salvar, meu filho. Meu Deus! Meu Deus! Me ajuda! Me dá forças, o entendimento e a coragem!"
Redemoinho
3.5 71Redemoinho é um filme lento, em que na maior parte do tempo não se passa nada, assim como nas cidades pequenas. As horas não passam, nada acontece. Eu encarei essa narrativa do Villamarim por esse lado, visto que é uma narrativa densa e vazia de acontecimentos. Vivi 24 anos da minha vida em uma cidade do interior de Minas Gerais cortada por uma ferrovia e a vida se passa exatamente dessa forma.
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Uma definição para redemoinho -> "Ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão."
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O encontro dos amigos de infância Luzimar ( o que se muda para SP) e Gildo, o operário da indústria têxtil ( que permanece na pequena Cataguases) causa esse aquecimento do ponto em que se encontram, fazendo elevar as temperaturas fazendo surgir o redemoinho quando começam a reavaliar suas vidas, o que fizeram delas, quem se deu melhor: o que foi ou o que ficou.
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Um filme com uma problemática importante a ser discutida, porém, não é para qualquer um. Poucos conseguirão apreciar o que está escondido por trás desse redemoinho do Villamarim.
O Eclipse
4.1 90 Assista Agora"Há dias em que ter na mão ... tecido, um livro, um homem é a mesma coisa "
A Noite
4.2 103"A vida seria suportável se não existissem os prazeres."
-"Será que nunca se diverte?
- Me divirto assim.
-Na casa, também há uma moça que está bem sozinha. É ela que lê "Os sonambulos". É uma moça bonita.
- Hoje em dia falar de riqueza é um absurdo. Não existem mais ricos. Mas, se alguém quiser pensar na riqueza, só tenho um conselho: Não se preocupar com o dinheiro. Eu sempre pensei nas minhas empresas como obras de arte. E aquilo que eu lucrava quase não me interessava. Porque o importante para mim é criar algo sólido ... que sobreviva.
- Aquilo que sustenta um escritor, vamos usá-lo como exemplo ...não é o pensamento do lucro, mas um sentimento de necessidade. Escreve, pois sabe que para você e para os outros é necessário.
- Vá por mim. A vida é aquela que nós criamos com nossas obras. O que faria se não escrevesse?
"Quantas vezes um escritor se pergunta se escrever não é um instinto inevitável, mas antiquado. Esse trabalho solitário, artesanal, o esforço de colocar uma palavra atrás da outra. É um trabalho impossível de mecanizar."
- Mas vocês industriais, têm a vantagem de criar com pessoas reais, casas reais, cidades reais. Têm nas mãos o ritmo da vida e do tempo. Talvez até o futuro.
- Você é mais um que se preocupa com o futuro. Eu organizo o futuro ... mas me basta o presente. Já tenho muito o que fazer. E, além disso, o futuro, lembre-se, talvez nunca exista.
- Acho que o amor limita a pessoa. Algo de errado que cria um vazio em volta.
- Mas não dentro. Os sentimentos estão voltando à moda.
- Entendi. Está trabalhando esta noite.
- Não. Acho que nem sou mais capaz de escrever. Não o que escrever, mas como escrever. Chamem de crise. É muito comum entre nós, mas para mim é uma coisa secreta que diz respeito a toda minha vida.
- É um homem fraco ... como eu. Porque me diz essas coisas? Talvez eu não entenda. No fundo eu gosto de golfe, tênis, de carros, festas.
- Nada mais? Não gosta de mais nada?
- Sim. De tudo.
"-É difícil saber o que guardar ou jogar fora para um intelectual.
- O dinheiro jamais se joga fora
- Nossa época, caro senhor, é antifilosófica e vil. Não há coragem para se dizer o que tem valor e o que não tem. E a democracia, usando palavras pobres ... significa: "faça aquilo que sucede".
A Aventura
4.1 112 Assista Agora"Por que as coisas não são menos complicadas? Você diz que eu gostaria de ver as coisas claramente. Gostaria de ver as coisas claramente ..."
"- Tenho medo que a Anna volte... Alguns dias atrás, só em pensar que Anna poderia estar morta , eu sentia que iria morrer também. Agora eu nem mesmo choraria. Temo que ela possa estar viva! Tudo está se tornando assustadoramente simples. Mesmo que seja para se livrar da dor."
- Ninguém nunca deve desejar ser levada por tons tão melodramáticos.
- Você tem razão. Por que deveria chorar? Estou cansada de ser desse jeito"
A Montanha Sagrada
4.3 467"Se não encontramos a imortalidade, ao menos encontramos a realidade.
Tínhamos começado numa fábula e encontramos a vida, mas ... é esta vida a realidade? Não. É um filme. Câmeras, recuem o zoom! Somos imagens, sonhos, fotografias. Não devemos ficar aqui, prisioneiros. Devemos romper a ilusão. Isto é magia! Digamos adeus à Montanha Sagrada! A vida real nos espera."
Feios, Sujos e Malvados
4.2 107 Assista Agora*Os parentes são como as botas, quanto mais estreitos mais machucam.
* Todas as manhãs é a mesma coisa. A moto em casa. Malditos sejam vocês dois! Vou acabar quebrando essa moto. Está aqui sem pagar e nem sequer é meu filho!
* Ninguém gosta de mim. Estou só, só como um cachorro.
* Eles tratam de tudo. Veja quantos são. Nem me lembro de todos. Só um cientista para contá-los! Aqui há mais parentes do que ratos. E se parecem com os ratos.
* Delinquentes, criminosos! Matar o próprio pai! Depois de todos os sacrifícios que fiz por eles. E no entanto viram que monstro de mulher tive que aceitar para que eles nascessem! Alías, agora melhorou! Perdeu um pouco de barba.
- Mas não são ruins, não. São Selvagens."
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Filme interessante para se pensar a ideia do termo [Lumpen] o símbolo do excluído.
O Jovem Karl Marx
3.6 272 Assista Agora"No início de 1843 a Europa está dominada por monarquias absolutas e numa situação de escassez, crises institucionais e econômicas. Está à beira de mudanças profundas. Na Inglaterra a revolução industrial perturba a ordem mundial e cria a nova classe dos proletários. Em todos os lugares surgem organizações de trabalhadores fundadas na noção comunista de uma sociedade na qual todos os homens são irmãos. Dois jovens alemães vão abalar as concepções utópicas destas organizações, transformando sua luta ... e o futuro do mundo."
"- Até agora, os filósofos limitaram-se a interpretar. Interpretam o mundo. Porém, o mundo deve ser transformado."3639
"O verdadeiro preço de tudo o que um bem realmente vale àquele que quer adquiri-lo é o trabalho e a dificuldade de adquirí-lo."
"O verdadeiro valor de um bem para aquele que o adquiriu, e para aquele que o vendeu ou trocou por outra coisa, é o trabalho ou os problemas que poderá poupar a ele mesmo e que pode impor a outra pessoa."
"O trabalho foi o primeiro preço. O dinheiro de compra original, que foi pago por todas as coisas." 4012
"Sem revolta não há felicidade. Revolta contra a ordem existente, contra o mundo velho. É nisso que acredito."
"- O que acha do Rafael, do Da Vinci e do Michelangelo?
-Rejeito todos. A arte do futuro vai ser coletiva e para o coletivo."
"O ponto essencial é a mercadoria. O trabalho, o seu trabalho é uma mercadoria. Vocês vendem a sua força de trabalho para o patrão como se fosse uma mercadoria. Porém, vocês não são livres, são obrigados a vendê-la para conseguirem viver. E a vendem por um preço baixo! Sempre existirão patrões e operários!
- Sempre existirão patrões e operários!
- Não, nem sempre! Dizer que "sempre haverá" é uma ideia burguesa. É o que o capital quer que pensemos, mas tudo muda. Tudo está sujeito a alterações. Nada é eterno. Todas as relações sociais escravidão, servidão, salariato são históricas e transtórias. Na verdade, as condições atuais têm de mudar. O burguês é sempre livre para usar o trabalho e o trabalhador é sempre obrigado a vendê-lo. O burguês adora falar de liberdade, mas a liberdade é apenas para eles, não é para vocês, como bem sabem. Vocês sentem isso na pele, todos os dias, dia após dia! Assim sendo, não é um jogo justo. Isto é óbvio. Está manipulado."
"Creio que o importante é afirmar que o materialismo, tal como o concebemos, difere do materialismo burguês, já que ele visa uma sociedade humanizada."
"A crítica devora tudo o que existe. E quando não tem mais nada, ela devora a si mesma."
"Provavelmente, há aqui pessoas que choram, quando ouvem as palavras bondade, amabilidade e fraternidade. Mas as lágrimas não dão poder, o poder não derrama lágrimas. A burguesia não é amável com vocês e não vão conquistá-la com bondade."
"- A burguesia e os trabalhadores são irmãos?
- Não, não são. Eles são inimigos."
"O antagonismo entre o proletariado e a burguesia só pode conduzir a uma revolução total. E enquanto houver classes, a última palavra da ciência social será sempre, tal como George Sand disse, a luta ou a morte, o combate sangrento ou o nada."
"A revolução industrial criou o escravo moderno, este escravo é o proletariado, que ao se libertar, liberta toda a humanidade, e essa liberdade tem um nome: comunismo."
"Um espectro assombra a Europa, é o espectrodo comunismo.Todos os poderes da velha Europa uniram-se numa santa aliança para exorcizar este espectro."
"A história de todas as sociedades até nossa época tem sido a história das lutas de classes. A sociedade burguesa divide-se cada vez mais, em dois grandes campos inimigos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado. A burguesia fez da dignidade pessoal, um simples valor de troca, e substituiu as diversas liberdades conquistadas com tanto esforço pela única e implacável liberdade do comércio e do lucro. Ela rasgou o véu de emoção sentimental que cobria as relaçoes familiares, reduzindo-as a simples relações monetárias.Ela afogou os mais celestiais êxtases de fervor religioso, do sentimentalismo filisteu, nas águas geladas do cálculo egoísta."
"As crises comerciais, com a sua periodicidade, ameaçam cada vez mais a socidade burguesa.Impelida pela constante necessidade de novos mercados, a burguesa invade todo o globo. E assim se desenvolve uma burguesia comercial generalizada e uma interdependência generalizada das nações."
"A burguesia moderna se assemelha a um feiticeiro que já não sabe como controlar os poderes infernais que invocou."
"As armas de que a burguesia usou para derrubar o feudalismo, voltam-se contra ela."
Film Socialisme
3.2 128"Dinheiro é um bem público. Como a àgua."
"O que está por vir é uma história impossível. Estamos encarando uma espécie de zero."
"Certa vez encontrei o Nada. E era muito maior do que alguém possa imaginar."
"Você está certo, eu não amo nenhum povo. Nem os franceses, nem os americanos, nem os alemães. Nem o povo judeu, nem o povo negro.
- Com seus olhos rasgados.-
Eu amo só aos meus amigos.
- Formato Dólar -
-Cinemascópio -"
"Todo movimento em uma superfície plana que não é ditado por uma necessidade física, resultado em uma afirmação espacial dele mesmo, seja ao construir um Império, ou ao se fazer turismo."
"Qualquer um pode fazer algo porque Deus não está aqui. Mas o que mudou hoje em dia é que os canalhas são sinceros."
"A Arte ... e a faca. A Guerra. Então ..."
"Por que a luz está aqui? Porque há escuridão"
"Normal. O dinheiro foi inventado para que as pessoas não tivessem que se olhar nos olhos."
"Sempre dizem que só se pode comparar o que se é comparável. De fato, só se pode comparar o incomparável com o não comparável."
"Uma vez, em 1942, eu encontrei o Nada e era muito maior do que alguém possa imaginar."
"Pobres coisas só tem os nomes que nós as impusemos.Não há nada mais conveniente que um texto. Nós só temos livros postos nos livros. Mas e se colocarmos a realidade em um livro? E se colocarmos a realidade na realidade?"
"O pensamento dialético é um modo simples de se analisar a realidade. Na medida em que é parte do todo, na medida em que nega este todo, na medida em que o todo a inclui, a condiciona e a nega, na medida em que, em consequência, é de uma só vez positiva e negativa em relação ao todo, na medida em que seu movimento deve ser destrutivo e conservador em relação ao todo."
"A mente tira da matéria percepções que transforma em seu alimento e o devolve em forma de movimento no qual expressa sua liberdade."
"Pobre Europa. Não se purificaram, se corromperam pelo sofrimento. Não se sentiram exaltados, e sim humilhados pela conquista da felicidade. Imagine um deserto."
"Existe algum único ato no mundo do qual se possa dizer hoje fui eu que fiz?
"A França está enfrentando hoje um dos maiores riscos de sua história. Como dizer "nós" antes de dizer "eu". Um drama que debatemos, com esperança de chegar a um fim. Uma tragédia? Nem um pouco. Tudo permanece em ordem. Tudo fica entre nós. Ignoramo-nos. Guerras por todos os lados durante os últimos cinquenta anos. Nos vemos na guerra como em um espelho. E vai se ganhando tempo ... É necessário coragem para se pensar. Amar o próximo? Ridículo. É necessário amar você mesmo para não fazer mal ao próximo. Hoje isso se torna impossível. Seguir a lei ou quebrá-la ...
... Então eu lhe pergunto: por que não nos amam? As ideias nos separam, mas o sonhos nos aproximam.
- Não, o pesadelo."
"Sim, sim ... a todos vocês. Sou capaz de acabar com todos. Também atacarei o sol se este uma vez me atacar."
"Quando falo comigo mesma utilizo as palavras de outro. Assim, eu falo a mim mesma. Quando alguém ouve sua própria voz, de onde ela vem?"
"O outro é a si mesmo. Si mesmo está em outro."
"Existe a lei. Mas também existem os deveres. Ao menos diga isso. Estamos entrando em uma era de tecnologia digital onde, por várias razões, a humanidade enfrentará problemas sem o luxo de poderem expressar a si mesmos. Alguém tem que dizer ... a Revolução e a Fraternidade ... São Agostinho. Conto como meus amigos aqueles que desaprovam meus atos, mas não minha existência. Ainda sorrio, embora não tenha um motivo há tempos. Minhas palavras que entram ... fazem uma confusão. Permaneço assim. Já tive o suficiente. A linguagem entra. A boca se fecha. Forma uma linha reta agora. Acabou-se. Eu fiz a imagem."
"- Então, em minha humilde opinião, a África mais uma vez começa mal.
- Como não é parte da história, acostumou-se a penasr assim. Não muda o fato de que sempre haverá canalhas. Mas o que é diferente hoje é que os canalhas são sinceros.
- Creem com sinceridade na Europa, exato. A Europa costumava ser um músico alemão, um escritor francês, os cantores italianos ..."
"- De qualquer maneira, não há nada para dizer. Mostrar, antes de tudo. Mostrar o que é possível. Isso é tudo."
"Não falar sobre o invisível. Mostrá-lo."
"-Você quer mais poder?
- Nenhum poder. Uma sociedade, não um Estado.
- Desculpe Florine, eu não entendi.
- O sonho do Estado é ser sozinho. O sonho do indivíduo é tornar-se dois."
"Tenha claro na sua mente a razão de sua luta porque você pode conquistá-la."
"Viver ou contar ... nós não temos escolha.
"- Monsieur ... o que são essas imagens, tão livres e ainda tão trancadas? Essa enorme ideia,onde as figuras passam e as cores brilham.
- Madame ... era o espaço. E o espaço está morrendo."
"Antigamente, na resistência, não muito longe de Toulouse, havia um pequeno grupo parte do movimento "Combat", a família Martin com o seu próprio lema: liberdade e federação."
"O Sol e a Morte nunca se olha de frente."
"E assim, em sua imagem, os historiadores não buscam, encontram. Proteger estas imagens da linguagem é servir-se delas, porque elas estão no deserto e é aqui onde se deve procurá-las."
"Clareza através da escuridão"
"Este país é um vulcão. E chegará o dia em que a língua vai se voltar contra aqueles que a falam. E esta é a razão pela qual as jovens o adoram. Leve-me para uma caminhada, deixe-me correr atrás de você. O Rei me convida à sua câmara. Um prisioneiro do amor. E o segundo anjo derramou sua taça sobre o mar e ela se transformou no sangue de um morto."
"Em seu segundo curso na Escola Livre de Es tudos Avançados de Nova Iorque, Roman Jakobson demonstra, durante o inverno de 1942/43, que é impossível dissociar o som do significado e que apenas a noção do fonema pode resolver esse mistério. Escrever para duas vozes só pode obter êxito se as dissonâncias forem anunciadas por uma nota comum."
"Democracia e tragédia eram casadas em Atenas, sob Péricles e Sófocles. Um único filho: a Guerra Civil. O herói grego trágico. A exibição mortal de um corpo sem palavras no local e no lugar de uma declaração impossível."
"A liberdade é cara. Mas não se pode comprá-la com ouro e nem com sangue, mas com covardia, prostituição e traição."
"Quando a lei não é justa a justiça passa por cima da lei."
Viver
4.4 166 Assista Agora"Aqui é o nosso protagonista agora. Mas seria cansativo apresentá-lo já. Além do mais ele está simplesmente passando o tempo sem viver a sua vida. Noutras palavras, ele não está realmente vivo."
"De fato, este homem está morto há mais de 20 anos. Antes disso, ele viveu um pouco."
"Ele estava esgotado das minúcias da máquina da burocracia e do desenvolvimento inexpressivo desta atividade. Ocupado, sempre ocupado. Mas o fato é que este homem não fazia absolutamente nada."
"O melhor caminho para proteger o seu lugar no mundo é não fazer nada.E é isso que a vida é realmente?"
- "Vocês precisam tratar disso com a Engenharia. Mesa 8.
- Como se atreve? Pare de nos enrolar. Que diabos este cartaz quer dizer? Ajude-nos a matar o tempo?
- Nós chamamos pessoas como vocês de matadores de tempo. Todos nós queremos que aquela fossa fique limpa. Se é Engenharia, Esgoto, Saúde, Sanitário ou depto de Incêndio o órgão deveria resolver.
- Esqueça. Nós não o incomodaremos mais.
- Você está-se a rir de nós? Isto é um escárnio da democracia."
"- O seu estômago?
- Sim, o meu estômago está mal também. É o que ele chama de crônico. Nesses dias dificilmente me sinto vivo a menos que meu estômago doa."
"-Aquele paciente tem um ano?
-Não,eu dar-lhe-ia seis meses.
- Seis meses?
- Sim. O que faria se tivesse só seis meses de vida como ele?"
"-Watanabe-San saiu para o trabalho como de costume.
-O que? Mas ele não regressou. Isto foi há cinco dias, mas ele não disse que estava doente.O sub-chefe da seção pediu-me para verificar."
"- Mas então, o que você está fazendo é loucura.
- Sim, é embaraçoso, mas ...
- Mas ... é um suicídio beber quando se tem cancro no estômago.
- Mas ... eu não posso morrer.Eu desistiria e morreria. Eu quero, mas eu não posso ... morrer. Noutras palavras, não posso aguentar com a minha própria morte. Eu não sei o que fiz da minha vida todos estes anos."
"-Eu sou tão estúpido. Estou tão furioso comigo mesmo. Até alguns dias atrás eu nunca comprei uma bebida com o meu próprio dinheiro. Somente agora, que sei que não tenho muito tempo de vida é que finalmente ...
- Eu entendo, mas beber é um plano louco"
"- Realmente é fascinante. Percebo que é forte chamá-lo de fascinante, mas você é um sujeito fora do comum. Eu sou um parvo imatura que escreve novelas inexpressivas. Você realmente fez-me pensar esta noite. Percebi que o que ele dizem sobre a nobreza do infortúnio é verdade. Porque o infortúnio ensina-nos muita coisa. O seu cancro abriu os seus olhos para a sua própria vida. Nós somos tão descuidados. Só percebemos como a vida é bonita quando estamos perto da morte. Mas poucos de nós somos realmente capazes de encarar a morte. O pior é que ninguém sabe nada da vida até que morra. Você é admirável. Lutando pela vida nesta idade. A luta do seu espírito mexeu comigo. Você foi escravo da sua própria vida. Agora se tornará o mestre. Estou a dizer-lhe, nós devemos aproveitar a vida. Desperdiçando-a você profana um presente de Deus. Temos que ser gananciosos com a vida. Aprendemos que a ganância é um vício, mas ganância é uma virtude. Especialmente esta ganância com a vida. Vamos! Vamos recuperar a vida que você perdeu. Esta noite será uma satisfação para mim ser o seu Mefistófeles. Um bom Mefistófeles que não busca recompensa."
"- Ouça. Estas bolas prateadas ... elas são você. Elas são a sua própria vida. Esta máquina liberta pessoas que se estrangulam a elas mesmas no cotidiano das suas vidas. Uma máquina de vender sonhos e obsessões."
"- Por que tu és tão cheia de vida? Tu é tão viva. É porque sou invejoso. Esta múmia velha inveja-te. Antes de morrer quero viver um dia contigo. Eu viverei assim antes de morrer. Até que eu faça isso não posso desistir e morrer. Por outras palavras eu quero alguma coisa para ..."
"Eu quero fazer alguma coisa. Mas é que não sei o que. Mas tu sabes.
- Mas tudo o que faço é trabalhar e comer.
- E o que mais?
- Isto é tudo.
Tudo o que faço são estas pequenas coisas. Mesmo fazendo estas coisas é muito divertido. Sinto como se estivesse brincando com todos os bebês no Japão. Por que não tenta fazer alguma coisa também?
- O que posso eu fazer naquele escritório?
- Você está certo. É impossível fazer algo lá. Então saia e vá
- É tarde demais. Não é tarde demais. Não é impossível. Eu sei que posso fazer algo lá. Só tenho que descobrir o que. Há alguma coisa que eu possa fazer ..."
"-O mundo é um lugar sombrio e a sua dedicação foi inútil.
- Este é um lugar sombrio."
"Às vezes ele até me dava arrepios."
"-Isto é imperdoável. Andamos nisto há duas semanas. No mínimo eles poderiam dizer se os fundos estão lá ou não. A administração é cruel. Eles dividiram o capital de qualquer modo. Não é dinheiro pessoal deles.
- Ora, ora.
- Mas você não fica furioso quando eles o tratam deste modo?
- Não. Eu não posso permitir-me odiar as pessoas. Eu não tenho tempo para isso."
" - Mas alguns de nós fomos bons quando começamos na Câmara. Mas quanto mais você fica ... até mesmo eu costumava ser ...
- Você não precisa fazer nada lá.Não fazendo nada, mas nada é radical. Temos que agir como se fizéssemos algo, mas não fazer nada.
- É o seguinte ... para limpar o lixo de algum lugar você precisa de um monte de formulários para isso.
- Isto é desculpa. Estamos roubando às pessoas o seu valioso tempo."
"-Mas a questão é que dentro desse complexo sistema, é impossível."
" - O fato é mesmo dentro de um sistema onde não se consegue um grande feito e lutando contra um cancro de estômago como aquele ...Watanabe-san admnistrou muito bem a sua obra."
"Como você acha que ele se sentiu agonizando sozinho no parque? Só pensando sobre isto ..."
A Vida de Bertolt Brecht
3.8 6"Ele demonstrou e deixou claras coisas que as pessoas não queriam ouvir , muito menos na Alemanha Ocidental da época. Porém, na Alemanha Oriental da época também não. Ele não se adaptava a lugar nenhum. E hoje tampouco se adaptaria."
"48 peças, ninguém foi mais encenado do que ele,exceto Shakespeare. Poemas 2.334"
"Quem fica nos brinquedos do parque não chega a burguês.E ele não queria ser um burguês, absolutamente, mas um poeta."
"Brecht se aborrecia muito quando sozinho. Se não se aborrecesse tanto, jamais teria sido um grande poeta."
"A I Guerra Mundial logo vira tema para o jovem Brecht.Para ser publicado pela imprensa, ele precisa ter o tom da época. "Ser mãe é sofrer!" escreve ele ... e escolhe "Berthold Eugen" como seu pseudônimo".
"A Lenda do Soldado Morto" faria incluir o nome de Brecht, posteriormente, na lista negra dos nazistas em um proeminente quinto lugar, servindo de motivo para que fosse expatriado.
"É um teatro comum, tábuas e uma lua de papel, e, atrás, o matadouro a única coisa real. "Nenhuma visão muito romântica."
"Brecht fazia teatro antiburguês."
"Para Brecht, a palavra "engraçado" era um digamos, um grande superlativo do julgamento de ações."
"Para se tornar um poeta ele precisa da metrópole!"
"Berlim. A frieza da cidade fascina-o. Ele a chama de "bosque" e "selva".
" A cidade da luz, Berlim. A diversão aqui é "commodity". Surge uma nova indústria cultural. E Brecht a serve. Escreve "shows" e canções. A obra artística agora é uma mercadoria. Brecht reconhece isso e aproveita as leis do mercado. "
"Não só a comercialização, a apresentação da obra de arte também mudou. Ao poeta já não bastam um pouco de solidão e uma pena. Isso só serve para pequeno chalés. Grandes edifícios não podem ser erguidos assim. Para tal, precisa-se do coletivo!"
"No Festival de Música de Câmara em Baden-Baden o coletivo de Brecht apresenta um novo tipo de peça, a peça didática. Na verdade, o público não é necessário a peça didática ensina os atores. Em certa cena, os braços e pernas de um palhaço são serrados. Um escândalo. O fim da festa da música! Na apresentação de "O homem é um homem",em Berlim soldados em pernas-de-pau e arames surgiam como grandes monstruosidades. Tudo isso ele denominava de teatro épico.
"Com a quebra da bolsa de Nova York, começa a grande depressão. Os brutais impactos do capitalismo tornam-se tema de suas peças. Seis milhões de pessoas ficam desempregadas na Alemanha. Com "Santa Joana dos Matadouros", Brecht quer mostrar que as reformas já não ajudam os oprimidos."
"Na peça didática "A Decisão" um jovem camarada é condenado à morte por falta de disciplina revolucionária.Ele está de acordo com seu julgamento O tribunal é interpretado por vários coros de trabalhadores. "A Decisão"é duramente criticada pelos comunistas do partido. Ela contradiz os fatos da realidade revolucionária!O intelectual sem partido Brecht torna-se suspeito, aos comunistas.
"Reunir belas palavras não é arte. Como a arte pode mover as pessoas se elas próprias não são afastadas do destino dos homens?"
"Fascina-se pelo artista chinês Mei Lan Fang que faz uma performance em Moscou, apresentando-se também como mulher. Brecht vê paralelos com seu teatro épico e escreve sobre o efeito do "estranhamento" na arte chinesa. "Estranhamento", para ele, é tomar o óbvio de um evento e criar um deslumbramento a partir daí."
"Nesses tempos sombrios, Brecht escreve uma peça "A terra se Move", que depois se chamaria "A Vida de Galileu"a história do físico que lutou contra a ignorância e a barbárie por uma nova era científica."
"O teatro épico. Mostre que mostra. Mostrar o teatro como teatro. Tornar visíveis os contextos sociais ocultos. Prazeroso, sensual, leve. Agora, Brecht traz peças ao palco que no exílio deixara na gaveta. Sua expressão favorita é "O sabor do pudim sente-se ao comer", ou seja, se não tem sabor, deve ser modificado. Texto, encenação. Tudo para ele é temporário, é experiência."
Mas sempre me diziam: "como é isso de você ficar perto de você? Como você fica perto de você? Eu não fazia ideia do que diziam. Em meus dez anos no "Berliner Ensemble" nunca ouvi a palavra "estranhamento". Nunca, nenhuma vez. Era algo cultivado por Brecht que nos ensaios dele quando se admirava com algo e podia rir esse era para ele um critério de acerto."
"Muitos que ficavam com Brecht entendiam que, com a relação sexual não se trocava apenas algo específico mas o cérebro de um passava para o outro. Acusa-se Brecht de ter trarado mal suas mulheres e as explorado. É,mas elas poderiam ter ido embora. Por que não foram embora? Ele não as mantinha acorrentadas."
"A arte de viver como a mais elevada arte e como condição da paz. Para isso Brecht leva muita coisa em conta."
Roma de Fellini
4.1 65 Assista AgoraFellini mais atual do que nunca mostrando Roma e sua comeria, suas putarias, suas ruas e monumentos regados a muito humor e ironia. Críticas à igreja também são visíveis, e acredito ter um certo tom nostálgico. Com esse filme de Fellini percebi que o povo italiano fala mais que a boca. Foi difícil acompanhar as legendas.
"Bem, você me pergunta por que um escritor americano gostaria de morar em Roma. Em primeiro lugar, porque gosto dos romanos. Não dão importância se você está morto ou vivo. São neutros como gatos. Roma é a cidade das ilusões. Não por acaso, você tem aqui a igreja, o governo, o cinema. Cada um produz ilusões ... como você faz e como eu faço. Estamos chegando mais próximos e mais próximos do fim do mundo porque há muitas pessoas, muitos carros, tóxicos. E que cidade é melhor do que Roma, que tem renascido tão frequentemente? Que lugar poderia ser mais calmo para esperar pelo fim da poluição e superpopulação? É a cidade ideal para esperar para ver se realmente terá fim ou não."
1900
4.3 102 Assista AgoraHaja fôlego! São 5h de um filmaço sobre a questão das lutas de classes.
"Talvez a verdade seja que quando um homem não faz nada a vida inteira, tenha muito tempo para pensar. E de tanto pensar fica senil."
"- Avô, que são fura-greves?
- Umas bestas que vão trabalhar quando se está em greve!
- Por que é que eles não gostam da greve?
- Porque são mais pobres e ignorantes do que nós."
"- Será isso o socialismo? Os ricos suando e nós pobres aqui debaixo de uma àrvore de barriga para o ar. Bom demais para durar.
- Tem sorte, Olmo D'Alcó.
- Por quê?
- Por quê? Eu levei 73 anos para ver um patrão trabalhando."
"O comunismo é a juventude do mundo."
"- Então estou vendido.
- Faz parte do contrato. Cavalos, vendedor e merda incluída.
- Ouviram? Ele me vendeu! Ele me vendeu! Como um animal!
Mas eu não dou leite, não posso ser ordenhado. Não como feno! Portanto, não sou um animal. Sou um camponês! Um camponês como vocês."
"Os fascistas não são como os cogumelos que nascem da noite para o dia. Não! Foram os patrões que semearam os fascistas, quiseram-os e mantiveram-os. Com os fascistas, os patrões ganharam mais e mais, até já não saberem o que fazer com o dinheiro! Assim inventaram a guerra. Mandaram-nos para a África, para Rússia, para a Grécia, para a Albânia, para a Espanha ... mas quem paga somos sempre nós! O proletário, os operários, os camponeses, os pobres!"
A Dama de Shanghai
4.0 103 Assista Agora"Quando começo a fazer papel de bobo pouca coisa pode me deter. Se soubesse o que ia dar, não teria nem começado. Se estivesse com a cabeça no lugar. Mas quando a vi, já não estava com a cabeça no lugar fazia tempo."
"Certa vez na costa do Brasil eu vi o mar negro de sangue enquanto o sol sumia no horizonte. Paramos em Fortaleza. E alguns de nós estavam pescando. Consegui a primeira fisgada, era um tubarão. Então veio outro, e mais outro. Todo o mar estava coberto de tubarões, e continuavam surgindo, nem conseguia ver a água. Meu tubarão se feriu no anzol, e o cheiro de sangue enquanto se debatia deixou os outros loucos. Então as feras começaram a comer uns aos outros. Em seu frenesi comeram a si mesmos. Podia sentir seu gosto por matar, como um cisco dentro do olho. Podia sentir o cheiro de morte exalando do oceano. Nunca vi nada pior ...até esse piquenique. E sabem de uma coisa, nenhum tubarão naquele cardume sobreviveu."
Febre do Rato
4.0 657Poesia pura ♥
Stalker
4.3 503 Assista AgoraAssim como na Zona da narrativa do Tarkovisk, não tem como sair desse filme o mesmo, nem voltar pelo mesmo lugar. Ele realmente nos desloca, desestabiliza qualquer um. Até agora o melhor filme que eu já vi.
" - Não vê que tudo para mim é uma prisão?"
"- Meu amor, o mundo é enfadonho até demais. Não há nada, nem telepatia, nem fantasmas, nem discos voadores. Nada disso existe. O mundo é regido pelas leis do ferro-fundido. É triste. Infelizmente, estas leis são invioláveis. Elas não sabem violar-se a si próprias. "
"-Como posso saber o nome daquilo que quero? Como posso saber que, no fundo, não quero o que quero? Ou que, digamos, não quero de fato o que não quero? São coisas efêmeras, basta dar-lhes um nome, e perdem o sentido. Este, derrama-se como uma água viva ao sol. A minha consciência quer a vitória do vegetarianismo por todo o mundo, mas o meu subconsciente morre por um bife suculento. E eu? O que eu quero?
- Dominar o mundo, no mínimo."
"-O homem escreve porque sofre, porque duvida de si. Tem que provar a ele próprio, e a quem o rodeia que tem algum valor. E se souber, de antemão, que sou um gênio, para que então escrever? Qual o sentido?"
- "Seja como for, toda a sua tecnologia altos-fornos, rodas, e outras idiotices são para trabalhar menos e comer mais. Tudo isso são muletas, próteses. No entanto, a humanidade existe para criar obras de arte. Ao contrário de todas outras atividades humanas, esta é altruísta. Que ilusões! Imagens da verdade absoluta!"
-"Vocês estavam falando do significado de nossa vida, do altruísmo da arte. Vejamos por exemplo, a música. Está ligada à realidade menos do que qualquer outra coisa. Ou melhor, se está ligada à você, então não é por ideias mas mecanicamente sem associações. Apesar de tudo milagrosamente a música penetra na alma. Por que este barulho reduzido à harmonia produz tanto efeito? O que é que o converte em fonte de deleite e comoção, unindo-nos? Para quê tudo isto? Quem precisa disto?"
-"antes, o futuro era apenas a continuação do presente. transformações vislumbravam-se muito longe, no horizonte. agora, porém, o futuro e o presente fundiram-se. estarão eles pronto para isto? não querem saber de nada! apenas devoram! "
- "-Dinheiro, mulheres, vingança, o chefe debaixo dum carro, tudo bem. Mas o domínio do mundo, a sociedade justa, o reino de Deus na terra, isto já não são desejos, mas ideologia, ação, concepções. A compaixão inconsciente não pode realizar-se como um vulgar desejo instintivo.
-Poderá haver felicidade à custa da felicidade alheia?
- Agora, vejo claramente que decidiu abalar a humanidade com um bem difícil de imaginar."
-"Aqui estamos nós, no limiar. Este é o momento mais importante da vida de vocês. Quero que saibam, que aqui se cumprirá o seu desejo mais querido, mais sincero, mais sofrido!"
-"Nada mais nos resta na Terra! Este é o único lugar onde podemos vir quando nada mais nos dá esperança. Vocês vieram! Por que quer destruir a esperança?"
-"Tudo o que tenho está aqui, compreende? Aqui, na Zona! A felicidade, a liberdade, a dignidade, tudo está aqui! Trago aqui pessoas tão desafortunadas e deprimidas como eu. Que perderam a esperança."
-"Se soubessem como estou cansado. Só Deus sabe! E se dizem intelectuais, escritores, cientistas.Não acreditam em nada! Têm o órgão da fé atrofiado. Não precisam dele!
Só pensam em não perder, em vender-se por mais dinheiro. Querem que todo o trabalho do espírito lhes seja pago. Pensam que não nasceram em vão, que são predestinados. Acham que só se vive uma vez. Podem pessoas iguais a estas acreditar em algo?"