Se despir da vaidade para apresentar um equivoco é o grande mérito de João Moreira Salles quando nos apresenta Santiago. Num documentário que nasceu com a intenção apenas intimista de registrar a historia da própria família, o material, anos depois, se transforma na apresentação de Santiago, o mordomo que por vinte anos serviu os Salles, figura extraordinária no tipo de visão ampla e ao mesmo tempo limitada como olha e lida com a vida. A maneira sincera como o documentarista mostra seus erros na condução da entrevista com a complexa figura, acabam por se transformarem numa aula de como não se deve conduzir e induzir um personagem retratado nesse tipo de formato. Afinal, como manifesta o diretor na própria narração, praticamente nada é exatamente aquilo que aparenta ser, mesmo quando estamos falando de um documentário. Exemplo obrigatório, na formação de quem, por ventura, deseje retratar o mundo ou simplesmente a própria historia, através das lentes de uma câmera. Bravo! [NOTA 8.2]
Curioso pelo trabalho do Pernambucano Claudio Assis desde que assisti o recente e surpreendente “Febre do Rato”, fui atrás de “Amarelo Manga”. Outro soco no estomago! Mais uma vez, usando Recife como o perfeito pano de fundo, é deixada de lado a estética suave que vem contaminando o cinema nacional nos últimos tempos, indo alem e conseguindo chegar onde se propõe, ser uma provocação à vida como um fenômeno humano, questionando ao mesmo tempo aquilo que conhecemos como o certo e o errado, seja no intimo ou no trato com o outro, e isso sem nenhuma demarcação de limite entre esses vários aspectos . Visceral sem medidas é para quem tem estomago forte. Brilha mais uma vez a atuação de Matheus Nachtergaele (Alguém aí lembra de alguma atuação ruim desse cara?), cercado por um elenco de ótimo nível, vale a nota também da participação musical do grande Fred Zero Quatro. Posso dizer que a produção é uma prova de que é possível fazer um cinema forte e comprometido (no melhor sentido da palavra), sem que para isso seja preciso estar alavancado pelo sistema que funciona como uma locomotiva quase obrigatória para quem produz um filme hoje em dia no Brasil. Ou como gritou o próprio Claudio Assis em recente entrevista: “FODA-SE O EIXO RIO-SÃO PAULO! FODA-SE!” [NOTA 9,1]
Seria repetitivo dizer que o livro é melhor que o filme (já que ainda não fui testemunha de nenhum exemplo contrario), o que não quer dizer que o filme não seja bom. Uma trama bem amarrada e divertida com ótimas atuações de Marco Nanini (para mim a melhor no filme), Claudio Marzo, Anthony Odonnell (ator americano que faz um divertidíssimo Watson) e as aparições rápidas, mas não menos brilhantes de Jo Soares (autor do livro em que se baseia o filme), Agildo Ribeiro e Castrinho. Leiam o livro e assistam o filme que os dois valem a pena! [NOTA 7,4]
Fui ao cinema pela curiosidade de ver o que faz essa sequencia (assisti as duas partes anteriores uma semana antes, pela TV a cabo) ser ao mesmo tempo amada e odiada por tanta gente. Minha conclusão é que não existe motivo nem para uma coisa, nem para a outra. O filme prende sua atenção e isso já é boa parte daquilo a que deve se propor uma produção de cinema. Particularmente achei a parte Eclipse mais interessante do que as duas sequencias finais. Bons efeitos especiais (com alguns escorregões), belas tomadas (que também oscilam em alguns momentos), e no que diz respeito as atuações individuais, nem tenho muito a comentar, afinal, essa não é definitivamente a proposta de quem realizou o trabalho. Resumindo, um bom entretenimento feito apenas para divertir, e se esse era o objetivo, eles chegaram onde queriam chegar. [NOTA 5,8]
Selton Mello mostra a sensibilidade e o talento que já fazem dele uma das maiores figuras do seu tempo na dramaturgia brasileira. O filme retrata a vida de quem faz o circo, mostrando o lado duro escondido por trás do espetáculo. Alem disso também trata de forma muito feliz do dilema que se instala em cada um de nós em algum momento da vida sobre que caminho devemos seguir e o que realmente sentimos que somos. Recomendo pra valer! [NOTA 8,4]
Fazer um filme sobre a vida de Ramón Sampedro (Um espanhol que tetraplégico desde os 25 anos, lutou na justiça pelo direito de morrer dignamente através de uma eutanásia assistida, tendo em vista sua incapacidade física de suicidar-se), foi sem duvida uma ideia interessante. O que, na minha opinião, limitou o resultado final, foi o fato de o roteiro dar enfase demasiada a questão emocional e menos a polemica ética em que se tornou o caso na vida real. Uma linda fotografia, ótima atuação de Javier Bardem, mesmo com as limitações obvias do personagem, mas a sensação ao final é de que se trata de um bom filme, mas que poderia ter ido muito alem! [NOTA 6,8]
Fizessem a mim a clássica pergunta de quais são meus dez filmes favoritos e esse certamente estaria na minha prosaica listinha. Nos primeiros trinta e cinco minutos o filme consegue retratar de maneira extremamente certeira a relação que a grande maioria dos brasileiros tem com o dinheiro, o poder e a miséria. Daí em diante o personagem principal do filme enlouquece (essa pode ser uma das interpretações) e a historia toma um outro rumo, mas não menos interessante, pois retrata o dilema que em grande ou pequena medida todos nós nos deparamos alguma vez na vida, sobre tomar uma decisão baseada em conceitos éticos ou em beneficio próprio, quando as duas opções parecem não andar juntas. Pedro Cardoso, Miguel Falabella e Fernanda Montenegro formam o trio que da um show de interpretação, mas é possível destacar também Lucio Mauro e Tonico Pereira, já que ninguém no elenco deixa a desejar. Um grande filme que vale a pena! [NOTA 9,2]
Há algum tempo, presenteei uma grande amiga com o livro de Marçal Aquino, confesso que apenas seduzido pelo charmoso titulo (nem sei ao certo se a presenteada chegou a ler o romance, coisa que também não o fiz), pois nada sabia a respeito do autor ou da trama literária em questão. Quando soube da adaptação para o cinema fiquei bastante curioso para ver o resultado na tela. Os primeiros trinta minutos soam como algo estranho e meio sem forma muito definida, a partir daí o filme da sinais que vai decolar, especialmente com a aparição, mesmo que rápida de Gero Camilo, de longe a melhor atuação do elenco. Infelizmente o brilho do filme também dura pouco e o que fica é mais um exemplo do quão difícil é o trabalho de transformar uma obra literária em cinema de qualidade. Uma historia densa, fotografia interessante, mas um roteiro cheio de altos e baixos, acabam por trazer um resultado geral apenas mediano. [NOTA 6,3]
Fui ao cinema instigado a ver Ney Matogrosso na telona e chegando la me deparei com um filme de ótimo texto e fotografia, mas com um roteiro fraco, que na tentativa de satirizar o contato policia-bandido mostrou ali uma ideia interessante, mas que executada de forma desastrada teve resultado desastroso. O elenco se mostra competente, com aparições rápidas e surpreendentes de Bruna Lombardi e Luiz Thunderbird. Quanto ao Ney, nisso eu tinha razão, ele da um show na narrativa e (quando o roteiro permite) na interpretação, me deixando conhecedor de mais uma faceta deste artista completo!
Por se tratar a diretora ISA FERRAZ, de uma sobrinha do biografado, poderia se supor uma certa falta de distanciamento necessário na feitura desse tipo de trabalho. O que se vê no entanto é um documentário muito bem resolvido, alem da qualidade técnica, a competência está em se conseguir retratar a historia (muitas vezes pouco lembrada) desse importante ícone da luta contra a repressão no Brasil, mesmo sem registros em vídeo do biografado. Deixo como unica critica a minha impressão de que o filme poderia ser mais curto, pois para aqueles que assistem apenas pela curiosidade, não tendo apego pelo tema, pode-se tornar cansativa a uma hora e quarenta minutos de duração.
TENDO COMO FORTE PANO DE FUNDO O LADO PARALELO DE EXCLUSÃO DO RECIFE (TALVEZ O MAIS POÉTICO DA CIDADE), O FILME ABRE MÃO DE UM ROTEIRO MAIS ELABORADO E SEQUENCIAL PARA TER COMO INSTRUMENTOS SOBRETUDO A PALAVRA E A IMAGEM. A PALAVRA LIRICA E A RUDE SE MISTURAM DE MANEIRA PERFEITA E NAS IMAGENS VEMOS O MESMO, NOS FAZENDO FLUTUAR DAS MAIS AGRADÁVEIS ESTÉTICAS A ASPEREZA DO GRITO DA BUSCA DOS ANSEIOS MAIS ÍNTIMOS E DESESPERADOS. O ELENCO TODO MOSTRA UMA ÓTIMA ATUAÇÃO, EU DESTACARIA MATEUS NACHTERGAELE QUE MESMO COM UM PAPEL DE POUCO LASTRO CONSEGUE SER DESTAQUE (COMO SEMPRE), NANDA COSTA QUE CRESCE DURANTE O FILME E MOSTRA SEU TALENTO ADORNADO PELA SUA DOCE E NOTÁVEL BELEZA, E É CLARO, IRANDHIR SANTOS QUE TEM UMA ATUAÇÃO ESPETACULAR DO INICIO AO FIM. TECNICAMENTE O SOM DEIXA A DESEJAR, MAS É POSSÍVEL QUE ATE ISSO SEJA PROPOSITAL, VISTO QUE OS RUÍDOS TAMBÉM TRABALHAM EM FAVOR DAQUILO QUE PARECE SER A MIRA MAIS FORTE TRABALHADA NA OBRA, QUE É MEXER COM TODOS OS SENTIDOS (DA CONSCIÊNCIA A LIBIDO) DE QUEM ESTA NA POLTRONA DO CINEMA, E SE ESSE, ERA O INTENTO DO AUTOR, CREIO QUE ELE TEVE EXITO. É SEM DUVIDA UM FILME QUE REQUER POR PARTE DE QUEM ASSISTE A MESMA LIBERDADE DE ALMA DE QUEM O EXECUTOU, ENTÃO, SE VOCÊ TEM A ALMA LIVRE, VÁ AO CINEMA E SE DEIXE MERGULHAR NESSA PERTURBADORA VIAGEM!
AOS MAIS CONSERVADORES PODE-SE SOAR COMO UM FILME FEITO PARA TRATAR A QUESTÃO DO HOMOSSEXUALISMO, MAS ELE VAI MUITO ALEM! TRATA DA CONSTRUÇÃO QUE AS PESSOAS TENTAM (OU DESISTEM) FAZER DA PRÓPRIA HISTORIA DE VIDA, MERGULHADAS NOS SEUS DESEJOS E ANGUSTIAS. ÓTIMAS ATUAÇÕES DE REMO ROCHA E ROBERTO BOMTEMPO, SOMADAS A TRILHA SONORA DE MARIA GADU DÃO O TEMPERO ESPECIAL A UMA TRAMA CONDUZIDA DE FORMA CONTUNDENTE E FINALIZADA COM UMA SURPRESA CORTANTE. O CONTRADITÓRIO DO FILME FICA POR CONTA DE UMA AUTO CENSURA DE PUDOR TOLO CLARAMENTE DEMONSTRADA NOS CORTES DAS CENAS DE SEXO, AFINAL, NADA ALI FICARIA DEMAIS. DE QUALQUER FORMA, PARA A SUA PRIMEIRA EXPERIENCIA NUM LONGA METRAGEM, O DIRETOR CLAUDIO SOH REALMENTE MANDA MUITO BEM!
FILME FORTE E UM ROTEIRO CHEIO DE ALTERNATIVAS, CARACTERÍSTICAS PRESENTES NOS FILMES DO DIRETOR CARLOS GERBASE. BOAS ATUAÇÕES DE ROBERTO BOMTEMPO (ALGO ESPERADO) E DE MAITE PROENÇA (ALGO SURPREENDENTE). O RESTANTE DO ELENCO PODERIA TER SIDO MELHOR ESCOLHIDO, MAS ISSO NÃO TIRA O LADO INTERESSANTE DA PELÍCULA. VALE A PENA CONFERIR!
O AMOR ALIMENTA A LOUCURA. OU SERIA O CONTRARIO? JÁ FAZIA UM BOM TEMPO QUE UM FILME NÃO ME IMPRESSIONAVA TANTO! SEM SE DEIXAR LEVAR POR NENHUM CLICHÊ BARATO, O ROTEIRO É UM MERGULHO NA LOUCURA, NO AMOR E NAS OBSESSÕES HUMANAS, NUMA TRAMA BEM CONSTRUÍDA QUE PRENDE A ATENÇÃO DO INICIO AO FIM. PASSAM BATIDOS OS ESCORREGÕES TÉCNICOS EM DUAS OU TRÊS CENAS, QUE EM NADA REBAIXAM A QUALIDADE DA OBRA. A ATUAÇÃO ESPETACULAR DE FELIPE KANNENBERG É A CEREJA NO BOLO DESSA PRODUÇÃO GAUCHA QUE NÃO DEIXA NADA A DESEJAR SE COMPARADO A UM AUTENTICO ALMODÔVAR. MAIS DO QUE RECOMENDO!
UM RETRATO DE UMA FIGURA QUE SOUBE ENTENDER O BRASIL COMO POUCOS. JORNALISTA, MILITANTE POLITICO E DESPORTISTA, JOÃO SALDANHA COMENTAVA FUTEBOL E POLITICA COM O MESMO BRILHANTISMO, CORAGEM E INDEPENDÊNCIA. SEM DUVIDA UMA VIDA PARA SER CONTADA E ESTE DOCUMENTÁRIO SOUBE FAZE-LO, MOSTRANDO MAIS DO QUE UMA BIOGRAFIA, MAS UMA POSTURA A SER VISLUMBRADA COMO EXEMPLO DE UM HOMEM QUE FOI VERDADEIRAMENTE UM GRANDE BRASILEIRO. SALVE JOÃO SALDANHA!
A IDEIA DE RETRATAR COMO O UNIVERSO MASCULINO LIDA COM SEUS RELACIONAMENTOS É ATE INTERESSANTE, O RESULTADO É QUE DEIXA MUITO A DESEJAR. NA ÂNSIA DE SER ENGRAÇADO E DESPOJADO, O FILME FLERTA COM O EXAGERO DO MAL GOSTO. DE BOM AS ATUAÇÕES DE BRUNO MAZZEO (SE MOSTRA BEM MELHOR DO QUE EM CILADA.COM) E DE SEU JORGE, FELIZ SURPRESA A QUEM ESPERO VER EM ATUAÇÕES FUTURAS. FORA ISSO, FICA MAIS UMA VEZ A SENSAÇÃO DE QUE O CINEMA BRASILEIRO AINDA PRECISA APRENDER A FAZER COMÉDIA.
POR SE TRATAR DE UM FILME CONCEITUAL É NECESSÁRIO IR PARA A FRENTE DA TELA SEM AS AMARRAS LIMITADORAS DO CHAMADO LUGAR COMUM. O ROTEIRO BUSCA RETRATAR DE FORMA METAFÓRICA E PERFORMÁTICA O QUANTO OS DESEJOS, MEDOS, AFAGOS E INCÔMODOS DA VIDA ACABAM POR SE ESBARRAREM NAS NOSSAS BUSCAS E INQUIETAÇÕES. A BELEZA DOCE E O GRANDE TALENTO DE MARIANA LIMA SÃO A LUZ MAIOR NA PELÍCULA. FERNANDO CARUSO TAMBÉM MANDA BEM. VALE A PENA CONFERIR!
ROTEIRO E TEXTO SOFRÍVEIS, ASSIM COMO A PERFORMANCE POUCO INSPIRADA DO ELENCO, A COMEÇAR POR THIAGO LACERDA, O QUE NESSE CASO NÃO É DE SE ESPANTAR. DE BOM APENAS A ATUAÇÃO DO SEMPRE COMPETENTE MILTON GONÇALVES. SOANDO QUASE COMO UMA PROPAGANDA INSTITUCIONAL DE GOVERNO, MINHA DICA É DE QUE NÃO PERCAM DUAS HORAS DO SEU TEMPO PARA ASSISTIR ESSE FILME!
"ESSE FILME DEVERIA SER EXIBIDO OBRIGATORIAMENTE EM NOSSAS ESCOLAS. MOSTRA DE FORMA SECA E CERTEIRA O RASGO CRUEL QUE REPRESENTOU O REGIME MILITAR, NÃO SÓ NA CIDADANIA, COMO NO LADO HUMANO DAS PESSOAS, ALEM DO QUANTO LIMITOU A QUASE NADA A VISÃO CRITICA DA NOSSA SOCIEDADE, O QUE ALIAS, SE REFLETE ATE HOJE, NA PREGUIÇA DE PENSAR DE BOA PARTE DA GERAÇÃO DOS DIAS ATUAIS. DESTACO AS ATUAÇÕES DE REGINALDO FARIA E NATALIA DO VALLE "
UM DOCUMENTÁRIO GOSTOSO DE ASSISTIR. PERSONAGEM PARA MUITOS ARROGANTE, CAETANO VELOSO MOSTRA AQUI SEU LADO HUMANO, COM DUVIDAS E INCERTEZAS, ALEM DE UMA MANEIRA DOCE DE LIDAR COM A ARTE, AMIGOS E FAMÍLIA. OUTRO ASPECTO BELO QUE TAMBÉM CHAMA ATENÇÃO É A ENTREGA FORTE, CARINHOSA E DEDICADA QUE MOSTRA PAULA LAVIGNE (A ÉPOCA DO DOCUMENTÁRIO SUA ESPOSA E PRODUTORA), CUIDANDO DE TODOS OS PASSOS E DETALHES DA TURNÊ FILMADA. FAZ BEM ASSISTIR!
LITERATURA E CINEMA SÃO DUAS LINGUAGENS DISTINTAS, DUAS MANEIRAS DIFERENTES DE SE SABOREAR A ARTE, E É NECESSÁRIO PRECISÃO QUANDO SE VAI TRANSPOR UMA OBRA ENTRE OS DOIS UNIVERSOS. INFELIZMENTE NESSE CASO A TENTATIVA FOI MUITO MAL SUCEDIDA. O REGISTRO POSITIVO FICA PARA A APARIÇÃO RÁPIDA, MAS BEM INTERESSANTE DE XICO SA. DESSA VEZ NO ENTANTO, NEM SELTON MELO SALVOU A PÁTRIA. POSSO RESUMIR O FILME COMO UMA TENTATIVA OUSADA, MAS DE RESULTADO SOFRÍVEL.
APENAS UM RAZOÁVEL ROMANCE POLICIAL. BOM ELENCO, FOTOGRAFIA MEDIANA, EM UM FILME QUE SE PERDE NOS CLICHÊS. A PRATICA DE ENTRELAÇAR DUAS ESTORIAS PARALELAS FAZ SUA TENTATIVA DE SE TORNAR INSINUANTE, TENTATIVA SEM MUITO SUCESSO. TONY RAMOS E MILTON GONÇALVES VÃO BEM, MAS SE DESTACAR DE VERDADE SÓ JUCA DE OLIVEIRA, QUE FAZ DA SUA PONTA NO FILME UMA DAS POUCAS COISAS QUE FAZEM A PELÍCULA VALER A PENA. COMO JÁ DISSE, RAZOÁVEL, APENAS RAZOÁVEL.
APESAR DO ROTEIRO FRÁGIL (O TEXTO AO MENOS CARREGA UM HUMOR INTELIGENTE), O FILME VALE A PENA POR MAIS UMA DE TANTAS ÓTIMAS ATUAÇÕES DE WAGNER MOURA, BEM COMO PELAS LINDAS IMAGENS DAS VARIADAS RIQUEZAS CULTURAIS E NATURAIS DO NORDESTE BRASILEIRO. A BELA PALOMA DUARTE TAMBÉM SE DESTACA, FICANDO UMA ATUAÇÃO APENAS RAZOÁVEL PARA AQUELE QUE EM TESE SERIA A ESTRELA DO ELENCO, ANTONIO FAGUNDES.
O CINEMA ARGENTINO DE FATO USA UM OUTRO TOM NAS SUAS PELÍCULAS, NESSE CASO, UMA COMÉDIA SÚTIL E DE MUITO BOM GOSTO, DIFERENTE DA MAIORIA DAS COMÉDIAS RASGADAS QUE VEMOS NO CINEMA BRASILEIRO. UMA MISTURA DE GRAÇA E SENSIBILIDADE MOSTRA O QUANTO PODE EXISTIR DE HILÁRIO NO LADO MAIS TEDIOSO DA VIDA. RICARDO DARIN E IGNÁCIO HUANG VÃO MUITO BEM NUMA ATUAÇÃO QUE VAI DO CÔMICO AO DRAMA NA MEDIDA CERTA, SEM EXAGEROS!
Santiago
4.1 134Se despir da vaidade para apresentar um equivoco é o grande mérito de João Moreira Salles quando nos apresenta Santiago. Num documentário que nasceu com a intenção apenas intimista de registrar a historia da própria família, o material, anos depois, se transforma na apresentação de Santiago, o mordomo que por vinte anos serviu os Salles, figura extraordinária no tipo de visão ampla e ao mesmo tempo limitada como olha e lida com a vida. A maneira sincera como o documentarista mostra seus erros na condução da entrevista com a complexa figura, acabam por se transformarem numa aula de como não se deve conduzir e induzir um personagem retratado nesse tipo de formato. Afinal, como manifesta o diretor na própria narração, praticamente nada é exatamente aquilo que aparenta ser, mesmo quando estamos falando de um documentário. Exemplo obrigatório, na formação de quem, por ventura, deseje retratar o mundo ou simplesmente a própria historia, através das lentes de uma câmera. Bravo! [NOTA 8.2]
Amarelo Manga
3.8 543 Assista AgoraCurioso pelo trabalho do Pernambucano Claudio Assis desde que assisti o recente e surpreendente “Febre do Rato”, fui atrás de “Amarelo Manga”. Outro soco no estomago! Mais uma vez, usando Recife como o perfeito pano de fundo, é deixada de lado a estética suave que vem contaminando o cinema nacional nos últimos tempos, indo alem e conseguindo chegar onde se propõe, ser uma provocação à vida como um fenômeno humano, questionando ao mesmo tempo aquilo que conhecemos como o certo e o errado, seja no intimo ou no trato com o outro, e isso sem nenhuma demarcação de limite entre esses vários aspectos . Visceral sem medidas é para quem tem estomago forte. Brilha mais uma vez a atuação de Matheus Nachtergaele (Alguém aí lembra de alguma atuação ruim desse cara?), cercado por um elenco de ótimo nível, vale a nota também da participação musical do grande Fred Zero Quatro. Posso dizer que a produção é uma prova de que é possível fazer um cinema forte e comprometido (no melhor sentido da palavra), sem que para isso seja preciso estar alavancado pelo sistema que funciona como uma locomotiva quase obrigatória para quem produz um filme hoje em dia no Brasil. Ou como gritou o próprio Claudio Assis em recente entrevista: “FODA-SE O EIXO RIO-SÃO PAULO! FODA-SE!” [NOTA 9,1]
O Xangô de Baker Street
3.2 160 Assista AgoraSeria repetitivo dizer que o livro é melhor que o filme (já que ainda não fui testemunha de nenhum exemplo contrario), o que não quer dizer que o filme não seja bom. Uma trama bem amarrada e divertida com ótimas atuações de Marco Nanini (para mim a melhor no filme), Claudio Marzo, Anthony Odonnell (ator americano que faz um divertidíssimo Watson) e as aparições rápidas, mas não menos brilhantes de Jo Soares (autor do livro em que se baseia o filme), Agildo Ribeiro e Castrinho. Leiam o livro e assistam o filme que os dois valem a pena! [NOTA 7,4]
A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2
3.0 4,0K Assista AgoraFui ao cinema pela curiosidade de ver o que faz essa sequencia (assisti as duas partes anteriores uma semana antes, pela TV a cabo) ser ao mesmo tempo amada e odiada por tanta gente. Minha conclusão é que não existe motivo nem para uma coisa, nem para a outra. O filme prende sua atenção e isso já é boa parte daquilo a que deve se propor uma produção de cinema. Particularmente achei a parte Eclipse mais interessante do que as duas sequencias finais. Bons efeitos especiais (com alguns escorregões), belas tomadas (que também oscilam em alguns momentos), e no que diz respeito as atuações individuais, nem tenho muito a comentar, afinal, essa não é definitivamente a proposta de quem realizou o trabalho. Resumindo, um bom entretenimento feito apenas para divertir, e se esse era o objetivo, eles chegaram onde queriam chegar. [NOTA 5,8]
O Palhaço
3.6 2,2K Assista AgoraSelton Mello mostra a sensibilidade e o talento que já fazem dele uma das maiores figuras do seu tempo na dramaturgia brasileira. O filme retrata a vida de quem faz o circo, mostrando o lado duro escondido por trás do espetáculo. Alem disso também trata de forma muito feliz do dilema que se instala em cada um de nós em algum momento da vida sobre que caminho devemos seguir e o que realmente sentimos que somos. Recomendo pra valer! [NOTA 8,4]
Mar Adentro
4.2 607Fazer um filme sobre a vida de Ramón Sampedro (Um espanhol que tetraplégico desde os 25 anos, lutou na justiça pelo direito de morrer dignamente através de uma eutanásia assistida, tendo em vista sua incapacidade física de suicidar-se), foi sem duvida uma ideia interessante. O que, na minha opinião, limitou o resultado final, foi o fato de o roteiro dar enfase demasiada a questão emocional e menos a polemica ética em que se tornou o caso na vida real. Uma linda fotografia, ótima atuação de Javier Bardem, mesmo com as limitações obvias do personagem, mas a sensação ao final é de que se trata de um bom filme, mas que poderia ter ido muito alem! [NOTA 6,8]
Redentor
3.2 166 Assista AgoraFizessem a mim a clássica pergunta de quais são meus dez filmes favoritos e esse certamente estaria na minha prosaica listinha. Nos primeiros trinta e cinco minutos o filme consegue retratar de maneira extremamente certeira a relação que a grande maioria dos brasileiros tem com o dinheiro, o poder e a miséria. Daí em diante o personagem principal do filme enlouquece (essa pode ser uma das interpretações) e a historia toma um outro rumo, mas não menos interessante, pois retrata o dilema que em grande ou pequena medida todos nós nos deparamos alguma vez na vida, sobre tomar uma decisão baseada em conceitos éticos ou em beneficio próprio, quando as duas opções parecem não andar juntas. Pedro Cardoso, Miguel Falabella e Fernanda Montenegro formam o trio que da um show de interpretação, mas é possível destacar também Lucio Mauro e Tonico Pereira, já que ninguém no elenco deixa a desejar. Um grande filme que vale a pena! [NOTA 9,2]
Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios
3.5 554 Assista AgoraHá algum tempo, presenteei uma grande amiga com o livro de Marçal Aquino, confesso que apenas seduzido pelo charmoso titulo (nem sei ao certo se a presenteada chegou a ler o romance, coisa que também não o fiz), pois nada sabia a respeito do autor ou da trama literária em questão. Quando soube da adaptação para o cinema fiquei bastante curioso para ver o resultado na tela. Os primeiros trinta minutos soam como algo estranho e meio sem forma muito definida, a partir daí o filme da sinais que vai decolar, especialmente com a aparição, mesmo que rápida de Gero Camilo, de longe a melhor atuação do elenco. Infelizmente o brilho do filme também dura pouco e o que fica é mais um exemplo do quão difícil é o trabalho de transformar uma obra literária em cinema de qualidade. Uma historia densa, fotografia interessante, mas um roteiro cheio de altos e baixos, acabam por trazer um resultado geral apenas mediano. [NOTA 6,3]
Luz nas Trevas: A Volta do Bandido da Luz Vermelha
3.1 31Fui ao cinema instigado a ver Ney Matogrosso na telona e chegando la me deparei com um filme de ótimo texto e fotografia, mas com um roteiro fraco, que na tentativa de satirizar o contato policia-bandido mostrou ali uma ideia interessante, mas que executada de forma desastrada teve resultado desastroso. O elenco se mostra competente, com aparições rápidas e surpreendentes de Bruna Lombardi e Luiz Thunderbird. Quanto ao Ney, nisso eu tinha razão, ele da um show na narrativa e (quando o roteiro permite) na interpretação, me deixando conhecedor de mais uma faceta deste artista completo!
Marighella
4.1 112Por se tratar a diretora ISA FERRAZ, de uma sobrinha do biografado, poderia se supor uma certa falta de distanciamento necessário na feitura desse tipo de trabalho. O que se vê no entanto é um documentário muito bem resolvido, alem da qualidade técnica, a competência está em se conseguir retratar a historia (muitas vezes pouco lembrada) desse importante ícone da luta contra a repressão no Brasil, mesmo sem registros em vídeo do biografado. Deixo como unica critica a minha impressão de que o filme poderia ser mais curto, pois para aqueles que assistem apenas pela curiosidade, não tendo apego pelo tema, pode-se tornar cansativa a uma hora e quarenta minutos de duração.
Febre do Rato
4.0 657TENDO COMO FORTE PANO DE FUNDO O LADO PARALELO DE EXCLUSÃO DO RECIFE (TALVEZ O MAIS POÉTICO DA CIDADE), O FILME ABRE MÃO DE UM ROTEIRO MAIS ELABORADO E SEQUENCIAL PARA TER COMO INSTRUMENTOS SOBRETUDO A PALAVRA E A IMAGEM. A PALAVRA LIRICA E A RUDE SE MISTURAM DE MANEIRA PERFEITA E NAS IMAGENS VEMOS O MESMO, NOS FAZENDO FLUTUAR DAS MAIS AGRADÁVEIS ESTÉTICAS A ASPEREZA DO GRITO DA BUSCA DOS ANSEIOS MAIS ÍNTIMOS E DESESPERADOS. O ELENCO TODO MOSTRA UMA ÓTIMA ATUAÇÃO, EU DESTACARIA MATEUS NACHTERGAELE QUE MESMO COM UM PAPEL DE POUCO LASTRO CONSEGUE SER DESTAQUE (COMO SEMPRE), NANDA COSTA QUE CRESCE DURANTE O FILME E MOSTRA SEU TALENTO ADORNADO PELA SUA DOCE E NOTÁVEL BELEZA, E É CLARO, IRANDHIR SANTOS QUE TEM UMA ATUAÇÃO ESPETACULAR DO INICIO AO FIM. TECNICAMENTE O SOM DEIXA A DESEJAR, MAS É POSSÍVEL QUE ATE ISSO SEJA PROPOSITAL, VISTO QUE OS RUÍDOS TAMBÉM TRABALHAM EM FAVOR DAQUILO QUE PARECE SER A MIRA MAIS FORTE TRABALHADA NA OBRA, QUE É MEXER COM TODOS OS SENTIDOS (DA CONSCIÊNCIA A LIBIDO) DE QUEM ESTA NA POLTRONA DO CINEMA, E SE ESSE, ERA O INTENTO DO AUTOR, CREIO QUE ELE TEVE EXITO. É SEM DUVIDA UM FILME QUE REQUER POR PARTE DE QUEM ASSISTE A MESMA LIBERDADE DE ALMA DE QUEM O EXECUTOU, ENTÃO, SE VOCÊ TEM A ALMA LIVRE, VÁ AO CINEMA E SE DEIXE MERGULHAR NESSA PERTURBADORA VIAGEM!
Teus Olhos Meus
4.0 577AOS MAIS CONSERVADORES PODE-SE SOAR COMO UM FILME FEITO PARA TRATAR A QUESTÃO DO HOMOSSEXUALISMO, MAS ELE VAI MUITO ALEM! TRATA DA CONSTRUÇÃO QUE AS PESSOAS TENTAM (OU DESISTEM) FAZER DA PRÓPRIA HISTORIA DE VIDA, MERGULHADAS NOS SEUS DESEJOS E ANGUSTIAS. ÓTIMAS ATUAÇÕES DE REMO ROCHA E ROBERTO BOMTEMPO, SOMADAS A TRILHA SONORA DE MARIA GADU DÃO O TEMPERO ESPECIAL A UMA TRAMA CONDUZIDA DE FORMA CONTUNDENTE E FINALIZADA COM UMA SURPRESA CORTANTE. O CONTRADITÓRIO DO FILME FICA POR CONTA DE UMA AUTO CENSURA DE PUDOR TOLO CLARAMENTE DEMONSTRADA NOS CORTES DAS CENAS DE SEXO, AFINAL, NADA ALI FICARIA DEMAIS. DE QUALQUER FORMA, PARA A SUA PRIMEIRA EXPERIENCIA NUM LONGA METRAGEM, O DIRETOR CLAUDIO SOH REALMENTE MANDA MUITO BEM!
Tolerância
3.0 79FILME FORTE E UM ROTEIRO CHEIO DE ALTERNATIVAS, CARACTERÍSTICAS PRESENTES NOS FILMES DO DIRETOR CARLOS GERBASE. BOAS ATUAÇÕES DE ROBERTO BOMTEMPO (ALGO ESPERADO) E DE MAITE PROENÇA (ALGO SURPREENDENTE). O RESTANTE DO ELENCO PODERIA TER SIDO MELHOR ESCOLHIDO, MAS ISSO NÃO TIRA O LADO INTERESSANTE DA PELÍCULA. VALE A PENA CONFERIR!
Menos que Nada
3.5 108O AMOR ALIMENTA A LOUCURA. OU SERIA O CONTRARIO? JÁ FAZIA UM BOM TEMPO QUE UM FILME NÃO ME IMPRESSIONAVA TANTO! SEM SE DEIXAR LEVAR POR NENHUM CLICHÊ BARATO, O ROTEIRO É UM MERGULHO NA LOUCURA, NO AMOR E NAS OBSESSÕES HUMANAS, NUMA TRAMA BEM CONSTRUÍDA QUE PRENDE A ATENÇÃO DO INICIO AO FIM. PASSAM BATIDOS OS ESCORREGÕES TÉCNICOS EM DUAS OU TRÊS CENAS, QUE EM NADA REBAIXAM A QUALIDADE DA OBRA. A ATUAÇÃO ESPETACULAR DE FELIPE KANNENBERG É A CEREJA NO BOLO DESSA PRODUÇÃO GAUCHA QUE NÃO DEIXA NADA A DESEJAR SE COMPARADO A UM AUTENTICO ALMODÔVAR. MAIS DO QUE RECOMENDO!
João Saldanha - Uma Vida em Jogo
4.0 5UM RETRATO DE UMA FIGURA QUE SOUBE ENTENDER O BRASIL COMO POUCOS. JORNALISTA, MILITANTE POLITICO E DESPORTISTA, JOÃO SALDANHA COMENTAVA FUTEBOL E POLITICA COM O MESMO BRILHANTISMO, CORAGEM E INDEPENDÊNCIA. SEM DUVIDA UMA VIDA PARA SER CONTADA E ESTE DOCUMENTÁRIO SOUBE FAZE-LO, MOSTRANDO MAIS DO QUE UMA BIOGRAFIA, MAS UMA POSTURA A SER VISLUMBRADA COMO EXEMPLO DE UM HOMEM QUE FOI VERDADEIRAMENTE UM GRANDE BRASILEIRO. SALVE JOÃO SALDANHA!
E Aí... Comeu?
2.6 1,6KA IDEIA DE RETRATAR COMO O UNIVERSO MASCULINO LIDA COM SEUS RELACIONAMENTOS É ATE INTERESSANTE, O RESULTADO É QUE DEIXA MUITO A DESEJAR. NA ÂNSIA DE SER ENGRAÇADO E DESPOJADO, O FILME FLERTA COM O EXAGERO DO MAL GOSTO. DE BOM AS ATUAÇÕES DE BRUNO MAZZEO (SE MOSTRA BEM MELHOR DO QUE EM CILADA.COM) E DE SEU JORGE, FELIZ SURPRESA A QUEM ESPERO VER EM ATUAÇÕES FUTURAS. FORA ISSO, FICA MAIS UMA VEZ A SENSAÇÃO DE QUE O CINEMA BRASILEIRO AINDA PRECISA APRENDER A FAZER COMÉDIA.
Rua dos Bobos
3.3 2POR SE TRATAR DE UM FILME CONCEITUAL É NECESSÁRIO IR PARA A FRENTE DA TELA SEM AS AMARRAS LIMITADORAS DO CHAMADO LUGAR COMUM. O ROTEIRO BUSCA RETRATAR DE FORMA METAFÓRICA E PERFORMÁTICA O QUANTO OS DESEJOS, MEDOS, AFAGOS E INCÔMODOS DA VIDA ACABAM POR SE ESBARRAREM NAS NOSSAS BUSCAS E INQUIETAÇÕES. A BELEZA DOCE E O GRANDE TALENTO DE MARIANA LIMA SÃO A LUZ MAIOR NA PELÍCULA. FERNANDO CARUSO TAMBÉM MANDA BEM. VALE A PENA CONFERIR!
Segurança Nacional
1.7 218ROTEIRO E TEXTO SOFRÍVEIS, ASSIM COMO A PERFORMANCE POUCO INSPIRADA DO ELENCO, A COMEÇAR POR THIAGO LACERDA, O QUE NESSE CASO NÃO É DE SE ESPANTAR. DE BOM APENAS A ATUAÇÃO DO SEMPRE COMPETENTE MILTON GONÇALVES. SOANDO QUASE COMO UMA PROPAGANDA INSTITUCIONAL DE GOVERNO, MINHA DICA É DE QUE NÃO PERCAM DUAS HORAS DO SEU TEMPO PARA ASSISTIR ESSE FILME!
Pra Frente, Brasil
3.7 76"ESSE FILME DEVERIA SER EXIBIDO OBRIGATORIAMENTE EM NOSSAS ESCOLAS. MOSTRA DE FORMA SECA E CERTEIRA O RASGO CRUEL QUE REPRESENTOU O REGIME MILITAR, NÃO SÓ NA CIDADANIA, COMO NO LADO HUMANO DAS PESSOAS, ALEM DO QUANTO LIMITOU A QUASE NADA A VISÃO CRITICA DA NOSSA SOCIEDADE, O QUE ALIAS, SE REFLETE ATE HOJE, NA PREGUIÇA DE PENSAR DE BOA PARTE DA GERAÇÃO DOS DIAS ATUAIS. DESTACO AS ATUAÇÕES DE REGINALDO FARIA E NATALIA DO VALLE "
Coração Vagabundo
3.6 76UM DOCUMENTÁRIO GOSTOSO DE ASSISTIR. PERSONAGEM PARA MUITOS ARROGANTE, CAETANO VELOSO MOSTRA AQUI SEU LADO HUMANO, COM DUVIDAS E INCERTEZAS, ALEM DE UMA MANEIRA DOCE DE LIDAR COM A ARTE, AMIGOS E FAMÍLIA. OUTRO ASPECTO BELO QUE TAMBÉM CHAMA ATENÇÃO É A ENTREGA FORTE, CARINHOSA E DEDICADA QUE MOSTRA PAULA LAVIGNE (A ÉPOCA DO DOCUMENTÁRIO SUA ESPOSA E PRODUTORA), CUIDANDO DE TODOS OS PASSOS E DETALHES DA TURNÊ FILMADA. FAZ BEM ASSISTIR!
O Cheiro do Ralo
3.7 1,1K Assista AgoraLITERATURA E CINEMA SÃO DUAS LINGUAGENS DISTINTAS, DUAS MANEIRAS DIFERENTES DE SE SABOREAR A ARTE, E É NECESSÁRIO PRECISÃO QUANDO SE VAI TRANSPOR UMA OBRA ENTRE OS DOIS UNIVERSOS. INFELIZMENTE NESSE CASO A TENTATIVA FOI MUITO MAL SUCEDIDA. O REGISTRO POSITIVO FICA PARA A APARIÇÃO RÁPIDA, MAS BEM INTERESSANTE DE XICO SA. DESSA VEZ NO ENTANTO, NEM SELTON MELO SALVOU A PÁTRIA. POSSO RESUMIR O FILME COMO UMA TENTATIVA OUSADA, MAS DE RESULTADO SOFRÍVEL.
Bufo & Spallanzani
3.1 49 Assista AgoraAPENAS UM RAZOÁVEL ROMANCE POLICIAL. BOM ELENCO, FOTOGRAFIA MEDIANA, EM UM FILME QUE SE PERDE NOS CLICHÊS. A PRATICA DE ENTRELAÇAR DUAS ESTORIAS PARALELAS FAZ SUA TENTATIVA DE SE TORNAR INSINUANTE, TENTATIVA SEM MUITO SUCESSO. TONY RAMOS E MILTON GONÇALVES VÃO BEM, MAS SE DESTACAR DE VERDADE SÓ JUCA DE OLIVEIRA, QUE FAZ DA SUA PONTA NO FILME UMA DAS POUCAS COISAS QUE FAZEM A PELÍCULA VALER A PENA. COMO JÁ DISSE, RAZOÁVEL, APENAS RAZOÁVEL.
Deus É Brasileiro
3.0 336 Assista AgoraAPESAR DO ROTEIRO FRÁGIL (O TEXTO AO MENOS CARREGA UM HUMOR INTELIGENTE), O FILME VALE A PENA POR MAIS UMA DE TANTAS ÓTIMAS ATUAÇÕES DE WAGNER MOURA, BEM COMO PELAS LINDAS IMAGENS DAS VARIADAS RIQUEZAS CULTURAIS E NATURAIS DO NORDESTE BRASILEIRO. A BELA PALOMA DUARTE TAMBÉM SE DESTACA, FICANDO UMA ATUAÇÃO APENAS RAZOÁVEL PARA AQUELE QUE EM TESE SERIA A ESTRELA DO ELENCO, ANTONIO FAGUNDES.
Um Conto Chinês
4.0 852 Assista AgoraO CINEMA ARGENTINO DE FATO USA UM OUTRO TOM NAS SUAS PELÍCULAS, NESSE CASO, UMA COMÉDIA SÚTIL E DE MUITO BOM GOSTO, DIFERENTE DA MAIORIA DAS COMÉDIAS RASGADAS QUE VEMOS NO CINEMA BRASILEIRO. UMA MISTURA DE GRAÇA E SENSIBILIDADE MOSTRA O QUANTO PODE EXISTIR DE HILÁRIO NO LADO MAIS TEDIOSO DA VIDA. RICARDO DARIN E IGNÁCIO HUANG VÃO MUITO BEM NUMA ATUAÇÃO QUE VAI DO CÔMICO AO DRAMA NA MEDIDA CERTA, SEM EXAGEROS!