Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Eddie Murphy (I)

Eddie Murphy (I)

Nomes Alternativos: Edward Regan Murphy

4132Número de Fãs

Nascimento: 3 de Abril de 1961 (56 years)

Brooklyn, New York City, New York - Estados Unidos da América

Edward Regan "Eddie" Murphy (Brooklyn, Nova York, 3 de abril de 1961) é um comediante, premiado ator, dublador, roteirista, produtor, diretor e músico estadunidense.

O rendimento bruto dos filmes de Murphy fizeram dele o segundo ator de maior público nos Estados Unidos. Ele integrou o elenco do programa Saturday Night Live de 1980 a 1984 e trabalhou como comediante de stand-up. Ele é o número 10 na lista do Comedy Central dos 100 Maiores Stand-ups de todos os tempos.

Murphy recebeu indicações ao Globo de Ouro por suas atuações em 48 Hrs., Beverly Hills Cop, Trading Places, e The Nutty Professor. Em 2007, ele recebeu o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante e uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante por sua interpretação do cantor de soul James "Thunder" Early em Dreamgirls.

Murphy também é reconhecido como dublador, fazendo a voz de Thurgood Stubbs em The PJs, do Burro na quadrilogia Shrek e do dragão Mushu no filme da Disney Mulan. Em alguns de seus filmes, ele interpreta vários papéis, além de seu personagem principal, como uma homenagem a um de seus ídolos Peter Sellers, que interpretou mais de um papel em Dr. Strangelove. Murphy interpretou vários personagens em Coming to America, Vampire in Brooklyn de Wes Craven, e nos filmes Nutty Professor (onde interpretou o papel-título em duas encarnações, além de seu pai, irmão, mãe e avó), Bowfinger, Norbit, e Meet Dave.

Eddie Murphy nasceu no Brooklyn , Nova York, e foi criado no bairro Bushwick. Sua mãe, Lillian, trabalhava numa operadora de telefone, e seu pai, Charles Edward Murphy, era um policial de trânsito e um ator e comediante amador.

Seu pai morreu quando ele era jovem. Quando a mãe de Murphy ficou doente, a oito anos de idade, ele e seu irmão mais velho viveram em um orfanato por um ano. Em entrevistas, Eddie Murphy disse que seu tempo em um orfanato foi influente no desenvolvimento de seu senso de humor. Mais tarde, ele e seu irmão mais velhoCharlie foram criados em Roosevelt, Nova Iorque por sua mãe e seu padrasto Vernon Lynch, um chefe de uma fábrica de sorvete.

Em torno da idade de 15 anos, Murphy estava escrevendo e realizando suas próprias rotinas, que foram fortemente influenciados por Bill Cosby e Richard Pryor.

Em 1980, aos dezenove anos de idade, pouco depois de se graduar no ensino médio, participou do programa da NBC Saturday Night Live. Na temporada de 1983-1984, Murphy salvou o programa que apesar de contar com figuras como John Belushi e Chevy Chase, não alcançava boas audiências, depois de apenas 2 temporadas, Eddie Murphy já era grande demais para a televisão, e abandonou o programa para poder consolidar sua carreira como ator de cinema. Em 1984 foi premiado com um Grammy por seu álbum de comédia Eddie Murphy: Comedian de 1983. Murphy fez uma quantidade enorme de sucessos no gênero de comédia, mais que qualquer outro comediante, incluindo a bem-sucedida série Beverly Hills Cop (conhecida no Brasil como Um Tira da Pesada e em Portugal como O Caça Polícias), Coming to America, The Nutty Professor e Dr. Dolittle. Murphy foi indicado ao prêmio Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical por sua performance nos filmes Beverly Hills Cop, Trading Places e The Nutty Professor. Em 2007, pelo papel como "James "Trovão" Early" em Dreamgirls, ele recebeu o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante e uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

Murphy também é reconhecido como ator de voz (dublador), fazendo a voz do burro falante na quadrilogia Shrek e do dragão Mushu no filme da Disney Mulan. Murphy tem a distinção de ter estrelado em mais continuações do que qualquer outro ator de Hollywood. Tal lista inclui os filmes: Beverly Hills Cop II (1987), Another 48 Hours. (1990), Beverly Hills Cop III (1994), Dr. Dolittle 2 (2001), Nutty Professor II: The Klumps (2000), Shrek 2 (2004), Shrek The Third (2007) e Shrek Forever After (2010).

Companheira: Paige Butcher (desde 2012)
Cônjuge: Nicole Mitchell Murphy (de 1993 a 2006)
Filhos: Bria Murphy, Shayne Audra Murphy, Izzy Oona Murphy
Irmãos: Charlie Murphy, Vernon Lynch