Sinceramente, não é tudo isso... As cenas nojentas e o plot final podem chocar quem está acostumado a outros estilos de filmes, mas quem, assim como eu, esperava muito mais, vai acabar se frustrando. Acho que se reduzisse em meia hora daria para aumentar algumas estrelas na avaliação, pois eu realmente cheguei ao final pensando "então é isso? e demorou esse tempo todo?"
Para mim, não passa de um filme feito para a Netflix estar com uma produção indicada ao Oscar novamente. Daí vem os diálogos com frases de efeito, o elenco muito bem escalado e o roteiro que poderia ter muito mais potencial.
a crítica ao capitalismo colorido que, por meio de propagandas, vende a si mesmo como a melhor alternativa existente. Entretanto, assim que esse ideal vendido é alcançado, o palco de ilusões estrategicamente criadas é desmoronado. O sonho, na verdade, é o pesadelo. É claro que para as crianças contemporâneas isso nem será percebido hahah mas o filme é feito, em grande parte, para o público nostálgico que assistiu ao primeiro filme na Sessão da Tarde.
Sinceramente, quem está criticando tanto criou expectativas demais, o que é problema do espectador e não do filme em si. Ele é bom para pensar sobre algumas coisas, rir e relembrar as personagens.
Esse filme desperta tantas coisas que se torna até difícil comentar sobre ele. Além disso, nitidamente traz muitas referências (que, graças a uma boa alma, estão pontuadas em comentários abaixo hahah). Peele consegue entrelaçar críticas a diversos segmentos com maestria e muita facilidade. Há a questão racial, a preocupação — acima da própria vida — com registrar algo e, claro, o ponto principal: o ato de domar seres, seja de qualquer espécie, para o entretenimento. Sobre este último ponto, entendo que a crítica recai sobre a maneira como isso é feito, não a prática em si. Uma pequena família, em uma região mais afastada e que trabalha com isso há gerações tratando os cavalos com afeto, como é o caso de OJ, obviamente será esmagada pela lógica moderna de desumanização e lucro acima de tudo.
Ricky logo notou isso e tratou de criar o parque para a apreciação dos alienígenas, percebendo uma questão-chave que leva ao sucesso e ao dinheiro: a espetacularização do horror e, consequentemente, do sofrimento. Ao mencionar o surto que o macaco teve anos atrás, é possível perceber certa satisfação em sua fala, pois foi isso que perpetuou o sucesso do show de TV — afinal, foi justamente aquele episódio que se tornou o mais reproduzido e, se não me engano, chegou a ser regravado. Ao provocar o alienígena para que o mesmo aparecesse sempre no mesmo local e horário, ele aplicou a mesma lógica de monetizar a violência. A lógica de OJ, apesar de também ser pautada no lucro (tendo em vista que seu grande objetivo é o de faturar com imagens inéditas), ainda parte de um local de busca por compreensão do outro, que é o alienígena. Assim como faz com os cavalos, ele observa, entende os gatilhos... Aliás, a questão do olhar também é um elemento principal do filme, tanto no sentido literal de não poder olhar para o alien, como no sentido metafórico de enxergar para além de si mesmo. Isso fica evidente quando Emerald relembra uma situação em que o pai não olhou para ela, mas OJ, sim.
Quem assistiu a Um Lugar Silencioso e Bird Box e amou, mas detestou Não! Não Olhe!... Por favor, repense hahah. Para concluir, a única coisa que eu lamento é não ter assistido a essa obra-prima no cinema!
Mas é claro que quem não tem a mínima noção sobre a realidade, ou ao menos uma unidade de neurônio funcionando, vai reclamar que o filme tem "lacração feminista". Greta Gerwig pensou nas adolescentes e jovens que iriam assistir e se identificar com absolutamente cada detalhe.
Creio que o fato de ter assistido no cinema melhorou a experiência, especialmente por conta da duração e, obviamente, do impacto de ver a explosão em uma tela enorme — o ponto alto e aguardado do filme. O maior fator positivo, em termos de recepção, tem a ver com o fato de que muitas pessoas passaram a buscar a perspectiva de quem sofreu com a bomba, já que isso não é abordado em momento algum do filme e é algo passível de muitas críticas, que chegaram a ser feitas. Ainda assim, achei interessante acompanhar o processo de recrutamento dos cientistas e suas famílias, a criação de praticamente uma nova cidade para prosseguir com a criação da bomba e os testes... Sem falar nos conflitos políticos.
Há muito tempo queria assistir e em um domingo despretensioso cumpri essa missão. É o tipo de animação que adoro, pois trata de conflitos existencialistas de forma leve ao decorrer da história. Já nos minutos finais,
a cena em que o Sr. Raposo admira o lobo é fantástica! Ele gostaria tanto de almejar a liberdade de um "animal selvagem" que tentava convencer a si mesmo de que, na verdade, morria de medo de lobos. Ele sabia a todo instante que ter uma família implicava na renúncia de sua liberdade e o filme conduz essa trama de uma maneira muito boa, sendo possível entender tanto a perspectiva do Sr. Raposo como a de sua esposa e seu filho.
o cenário monocromático, os personagens suando e a luz amarelada criam um desconforto enorme. Tem como objetivo ser nojento e repulsivo e realmente isso ocorre em alguns momentos (para mim, não ironicamente são os momentos com as pessoas "normais", nos levando a reparar que os mais desajustados são aqueles que se encaixam em certos padrões). Apesar de não ser algo tão inovador, o filme traz questões interessantes: de fato nos atraímos por quem gostamos ou por sua aparência? Quem define o que é (a)normal e com base em quais parâmetros? E por que, enquanto sociedade, simplesmente compramos essa ideia sem questioná-la?
Pra ficar ruim teria que melhorar muito ainda rs. Sinopse promete o que não cumpre, protagonista completamente antipática e roteiro furadíssimo. Nem a participação de Whoopi Goldberg conseguiu salvar isso aqui.
Ok, é ficção, mas essa coisa de fazer a prova até passar foi bem nada a ver (meritocracia que fala?) porque pessoas com TDAH têm direito a um explicador para fazer esse tipo de exame. O filme poderia até conscientizar um pouco sobre isso.
Me chamou a atenção a forma como os estadunidenses, a princípio, achavam que seriam protegidos por conta de sua nacionalidade, até perceberem que só isso não bastava: ser comunista levaria à morte, independente de qualquer fator. Pesado e ainda muito atual.
O filme é muito bom em termos técnicos, mas reforça, de maneira indireta (ou talvez bem direta mesmo) que indígenas são incivilizados. Isso acontece porque há a construção do "bom selvagem" e do "mau selvagem", e a frase que aparece no início parece justificar a chegada dos europeus como algo positivo e até mesmo necessário: "Uma grande civilização não é conquistada de fora até que tenha destruído a si mesma por dentro". Ou seja, como já estava tudo destruído, a conquista foi positiva porque levou ideais "melhores". Ideia bem errada, né.
Depois de assistir, a sensação é "por que demorei tanto pra ver esse filme?". Entrou pra minha lista de comédias favoritas, apesar de dois pontos negativos: a história de Annie com o policial fica meio ZZzzZz depois de um tempo e as personagens gordas são completamente imbecis e ridicularizadas, o que dá pra "relevar" porque o filme tem uma década, mas não deixa de ser problemático. Ah, brasileiro falando espanhol também foi f*da!
"Por trás de todo grande homem existe uma grande mulher" faz todo sentido aqui. Porém o homem só é "grande" porque trabalha com o pai, enquanto a mulher lava, passa e cozinha. Essa crítica se faz presente ao longo de todo o filme e são situações tão incômodas quanto as cenas em que Hunter desenvolve seu transtorno. Não é somente o esposo, mas também os colegas de trabalho e a mãe dele... Todos exercem algum tipo de controle sobre a mulher. A relação entre esses acontecimentos e a alotriofagia de Hunter é muito bem construída, assim como a jornada em busca do porquê daquilo tudo (e, novamente, a preocupação não é com Hunter, mas com a aparência de uma família perfeita, saudável e feliz). Cheguei a ler um comentário ressaltando que homens e mulheres podem ser impactados de formas diferentes por esse filme e concordo totalmente! Me senti incomodada do início ao fim porque são situação completamente possíveis de vivenciar no dia-a-dia quando se é do gênero feminino: as pessoas vão comentar sobre seu cabelo, seu corpo, suas roupas e se sentirem livres para dar pitaco e questionar o que quiserem.
Bom porém cansativo, mais um da série: filmes que poderiam ser reduzidos em ao menos 30 minutos. O debate sobre sexismo ainda é importante após mais de 20 anos do lançamento do filme (basta ler alguns comentários abaixo 🤮), mas fiquei pensando que não basta incluir mulheres, é preciso reestruturar todo o treinamento que mais parece querer formar psicopatas, não soldados.
Resumo: dois malucos resolvem dar um pião pela América do Sul, mas a moto é velha e um deles é o Che Guevara. Tudo é político (ou você acha mesmo que os filmes estadunidenses são livres de ideologia?), então vamos cortar esse papo de assistir a um filme sobre um líder revolucionário "sem considerar o lado político/ideológico" porque isso é conversa fiada.
"Achei que os negros não tomassem mais chá depois do filme Corra" HAHAHAHAH. Filme genuinamente engraçado (raro de encontrar hoje em dia) e que traz uma boa reflexão, como já pontuaram em outro comentário: quando uma mulher age como um homem, ela incomoda. Mas, além disso, os homens se incomodam uns com os outros também! Achei isso bem legal porque não fica naquela mensagem rasa de "homens não gostam de mulheres mandonas e com atitude", ao contrário, faz uma crítica à própria cultura masculinista que prega que homens devem se tratar de determinado modo, especialmente grosseiro e chulo. Nesse sentido, é legal ter personagens masculinos que fujam desse padrão também, como Will, Kevin e Jamal, por exemplo.
"So you finally joined the club. That club of horrified people who raise holy hell about that disease - that racist hate - but do absolutely nothing to stamp it out."
Curioso como quem luta para salvar o cão é o negro, quase como se a responsabilidade fosse inteiramente dele, o que dialoga bastante com a citação acima, que me impactou muito.
Lendo alguns comentários aqui, concordo tanto com quem diz que é bom como com quem achou ruim. De fato, o fim ficou exageradamente autoexplicativo, o que me deu duas sensações: 1. assumir que o público seria ignorante para entender a crítica feita; 2. imaginar que a recepção do filme seria negativa e, de alguma maneira, tentar justificar o que tentou ser feito e o desfecho. Acho ok a primeira proposta porque pode facilitar o entendimento de algumas pessoas, mas, repetindo, houve um exagero. A cena em que as pessoas estão
é absurdamente mal feita, até parece que pegaram gente aleatória na rua pra filmar de tão forçado que ficou. Em relação à segunda impressão que tive, fica parecendo também que o filme é Muito Bom & Fuderoso e se alguém não gosta é porque não entendeu e/ou é uma pessoa burra. Ou seja, não é legal mais uma vez. Se acabasse com
... Mas depois disso (e até um pouco antes, na verdade) foi só ladeira abaixo. Realmente, é até difícil acreditar que eu assisti ao mesmo filme do início ao fim, porque o começo foi muito bom e só a trilha sonora já me deixava morrendo de medo. Enfim, pra quem gosta dessa temática, recomendo o filme Morte ao Vivo (título original: Tesis).
Maçante, podia ter uma hora e meia de duração tranquilamente... Ou então tirar as partes que servem para encher linguiça e dedicar esse tempo a um final com mais calma e uma atuação menos caricata do detetive.
Faça as contas: o título menciona oito mulheres, mas sete fazem parte do plano. Pronto, já descobriu o plot twist!! Previsível assim. Não fosse a cena em que explicam como todas as outras joias foram roubadas, acho que o filme poderia ter uma avaliação melhor... Mas foi realmente uma coisa que desafiou a inteligência do público.
Saltburn
3.5 848Sinceramente, não é tudo isso... As cenas nojentas e o plot final podem chocar quem está acostumado a outros estilos de filmes, mas quem, assim como eu, esperava muito mais, vai acabar se frustrando. Acho que se reduzisse em meia hora daria para aumentar algumas estrelas na avaliação, pois eu realmente cheguei ao final pensando "então é isso? e demorou esse tempo todo?"
O Mundo Depois de Nós
3.2 880 Assista AgoraPara mim, não passa de um filme feito para a Netflix estar com uma produção indicada ao Oscar novamente. Daí vem os diálogos com frases de efeito, o elenco muito bem escalado e o roteiro que poderia ter muito mais potencial.
A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets
3.4 230 Assista AgoraEu esperava um roteiro parecido com o do primeiro filme e é justamente isso o que acontece, mas com uma atualização muito boa:
a crítica ao capitalismo colorido que, por meio de propagandas, vende a si mesmo como a melhor alternativa existente. Entretanto, assim que esse ideal vendido é alcançado, o palco de ilusões estrategicamente criadas é desmoronado. O sonho, na verdade, é o pesadelo.
É claro que para as crianças contemporâneas isso nem será percebido hahah mas o filme é feito, em grande parte, para o público nostálgico que assistiu ao primeiro filme na Sessão da Tarde.
Sinceramente, quem está criticando tanto criou expectativas demais, o que é problema do espectador e não do filme em si. Ele é bom para pensar sobre algumas coisas, rir e relembrar as personagens.
Não! Não Olhe!
3.5 1,3K Assista AgoraEsse filme desperta tantas coisas que se torna até difícil comentar sobre ele. Além disso, nitidamente traz muitas referências (que, graças a uma boa alma, estão pontuadas em comentários abaixo hahah).
Peele consegue entrelaçar críticas a diversos segmentos com maestria e muita facilidade. Há a questão racial, a preocupação — acima da própria vida — com registrar algo e, claro, o ponto principal: o ato de domar seres, seja de qualquer espécie, para o entretenimento. Sobre este último ponto, entendo que a crítica recai sobre a maneira como isso é feito, não a prática em si. Uma pequena família, em uma região mais afastada e que trabalha com isso há gerações tratando os cavalos com afeto, como é o caso de OJ, obviamente será esmagada pela lógica moderna de desumanização e lucro acima de tudo.
Ricky logo notou isso e tratou de criar o parque para a apreciação dos alienígenas, percebendo uma questão-chave que leva ao sucesso e ao dinheiro: a espetacularização do horror e, consequentemente, do sofrimento. Ao mencionar o surto que o macaco teve anos atrás, é possível perceber certa satisfação em sua fala, pois foi isso que perpetuou o sucesso do show de TV — afinal, foi justamente aquele episódio que se tornou o mais reproduzido e, se não me engano, chegou a ser regravado.
Ao provocar o alienígena para que o mesmo aparecesse sempre no mesmo local e horário, ele aplicou a mesma lógica de monetizar a violência. A lógica de OJ, apesar de também ser pautada no lucro (tendo em vista que seu grande objetivo é o de faturar com imagens inéditas), ainda parte de um local de busca por compreensão do outro, que é o alienígena. Assim como faz com os cavalos, ele observa, entende os gatilhos...
Aliás, a questão do olhar também é um elemento principal do filme, tanto no sentido literal de não poder olhar para o alien, como no sentido metafórico de enxergar para além de si mesmo. Isso fica evidente quando Emerald relembra uma situação em que o pai não olhou para ela, mas OJ, sim.
Quem assistiu a Um Lugar Silencioso e Bird Box e amou, mas detestou Não! Não Olhe!... Por favor, repense hahah.
Para concluir, a única coisa que eu lamento é não ter assistido a essa obra-prima no cinema!
Barbie
3.9 1,6K Assista AgoraMas é claro que quem não tem a mínima noção sobre a realidade, ou ao menos uma unidade de neurônio funcionando, vai reclamar que o filme tem "lacração feminista". Greta Gerwig pensou nas adolescentes e jovens que iriam assistir e se identificar com absolutamente cada detalhe.
Oppenheimer
4.0 1,1KCreio que o fato de ter assistido no cinema melhorou a experiência, especialmente por conta da duração e, obviamente, do impacto de ver a explosão em uma tela enorme — o ponto alto e aguardado do filme. O maior fator positivo, em termos de recepção, tem a ver com o fato de que muitas pessoas passaram a buscar a perspectiva de quem sofreu com a bomba, já que isso não é abordado em momento algum do filme e é algo passível de muitas críticas, que chegaram a ser feitas.
Ainda assim, achei interessante acompanhar o processo de recrutamento dos cientistas e suas famílias, a criação de praticamente uma nova cidade para prosseguir com a criação da bomba e os testes... Sem falar nos conflitos políticos.
Soul
4.3 1,4KAqui a Disney mostrou que SABE o que faz!
O Fantástico Sr. Raposo
4.2 932 Assista AgoraHá muito tempo queria assistir e em um domingo despretensioso cumpri essa missão.
É o tipo de animação que adoro, pois trata de conflitos existencialistas de forma leve ao decorrer da história. Já nos minutos finais,
a cena em que o Sr. Raposo admira o lobo é fantástica! Ele gostaria tanto de almejar a liberdade de um "animal selvagem" que tentava convencer a si mesmo de que, na verdade, morria de medo de lobos. Ele sabia a todo instante que ter uma família implicava na renúncia de sua liberdade e o filme conduz essa trama de uma maneira muito boa, sendo possível entender tanto a perspectiva do Sr. Raposo como a de sua esposa e seu filho.
Peles
3.4 590 Assista AgoraO filme é todo construído a partir de um incômodo. Logo na cena inicial,
antes mesmo de saber que a senhora está nua,
Apesar de não ser algo tão inovador, o filme traz questões interessantes: de fato nos atraímos por quem gostamos ou por sua aparência? Quem define o que é (a)normal e com base em quais parâmetros? E por que, enquanto sociedade, simplesmente compramos essa ideia sem questioná-la?
Uma Irmã Nada Perfeita
2.4 36 Assista AgoraPra ficar ruim teria que melhorar muito ainda rs. Sinopse promete o que não cumpre, protagonista completamente antipática e roteiro furadíssimo. Nem a participação de Whoopi Goldberg conseguiu salvar isso aqui.
Operação Supletivo - Agora Vai!
2.8 59 Assista AgoraDá pra rir um pouco...
Ok, é ficção, mas essa coisa de fazer a prova até passar foi bem nada a ver (meritocracia que fala?) porque pessoas com TDAH têm direito a um explicador para fazer esse tipo de exame. O filme poderia até conscientizar um pouco sobre isso.
Desaparecido - Um Grande Mistério
4.1 84Me chamou a atenção a forma como os estadunidenses, a princípio, achavam que seriam protegidos por conta de sua nacionalidade, até perceberem que só isso não bastava: ser comunista levaria à morte, independente de qualquer fator. Pesado e ainda muito atual.
Apocalypto
3.8 840O filme é muito bom em termos técnicos, mas reforça, de maneira indireta (ou talvez bem direta mesmo) que indígenas são incivilizados. Isso acontece porque há a construção do "bom selvagem" e do "mau selvagem", e a frase que aparece no início parece justificar a chegada dos europeus como algo positivo e até mesmo necessário: "Uma grande civilização não é conquistada de fora até que tenha destruído a si mesma por dentro". Ou seja, como já estava tudo destruído, a conquista foi positiva porque levou ideais "melhores". Ideia bem errada, né.
O Lagosta
3.8 1,4K Assista AgoraFilme f*da!
Fiquei com a impressão de que David morreu ao tentar arrancar os olhos com a faca e por isso a mulher míope está narrando tudo.
Missão Madrinha de Casamento
3.2 1,7K Assista AgoraDepois de assistir, a sensação é "por que demorei tanto pra ver esse filme?". Entrou pra minha lista de comédias favoritas, apesar de dois pontos negativos: a história de Annie com o policial fica meio ZZzzZz depois de um tempo e as personagens gordas são completamente imbecis e ridicularizadas, o que dá pra "relevar" porque o filme tem uma década, mas não deixa de ser problemático. Ah, brasileiro falando espanhol também foi f*da!
Devorar
3.7 366 Assista Agora"Por trás de todo grande homem existe uma grande mulher" faz todo sentido aqui. Porém o homem só é "grande" porque trabalha com o pai, enquanto a mulher lava, passa e cozinha. Essa crítica se faz presente ao longo de todo o filme e são situações tão incômodas quanto as cenas em que Hunter desenvolve seu transtorno. Não é somente o esposo, mas também os colegas de trabalho e a mãe dele... Todos exercem algum tipo de controle sobre a mulher. A relação entre esses acontecimentos e a alotriofagia de Hunter é muito bem construída, assim como a jornada em busca do porquê daquilo tudo (e, novamente, a preocupação não é com Hunter, mas com a aparência de uma família perfeita, saudável e feliz).
Cheguei a ler um comentário ressaltando que homens e mulheres podem ser impactados de formas diferentes por esse filme e concordo totalmente! Me senti incomodada do início ao fim porque são situação completamente possíveis de vivenciar no dia-a-dia quando se é do gênero feminino: as pessoas vão comentar sobre seu cabelo, seu corpo, suas roupas e se sentirem livres para dar pitaco e questionar o que quiserem.
Por fim, a descoberta de Hunter em relação a seu pai é fantástica, assim como a cena em que ela o confronta.
Até o Limite da Honra
3.7 349 Assista AgoraBom porém cansativo, mais um da série: filmes que poderiam ser reduzidos em ao menos 30 minutos.
O debate sobre sexismo ainda é importante após mais de 20 anos do lançamento do filme (basta ler alguns comentários abaixo 🤮), mas fiquei pensando que não basta incluir mulheres, é preciso reestruturar todo o treinamento que mais parece querer formar psicopatas, não soldados.
Diários de Motocicleta
3.9 827Resumo: dois malucos resolvem dar um pião pela América do Sul, mas a moto é velha e um deles é o Che Guevara.
Tudo é político (ou você acha mesmo que os filmes estadunidenses são livres de ideologia?), então vamos cortar esse papo de assistir a um filme sobre um líder revolucionário "sem considerar o lado político/ideológico" porque isso é conversa fiada.
Do Que os Homens Gostam
2.9 115 Assista Agora"Achei que os negros não tomassem mais chá depois do filme Corra" HAHAHAHAH. Filme genuinamente engraçado (raro de encontrar hoje em dia) e que traz uma boa reflexão, como já pontuaram em outro comentário: quando uma mulher age como um homem, ela incomoda. Mas, além disso, os homens se incomodam uns com os outros também! Achei isso bem legal porque não fica naquela mensagem rasa de "homens não gostam de mulheres mandonas e com atitude", ao contrário, faz uma crítica à própria cultura masculinista que prega que homens devem se tratar de determinado modo, especialmente grosseiro e chulo. Nesse sentido, é legal ter personagens masculinos que fujam desse padrão também, como Will, Kevin e Jamal, por exemplo.
Endemoniada
4.0 316Esse filme é a própria definição de sororidade! E foi com que ele que aprendi que vingança é com os sul-coreanos.
Cão Branco
3.7 181"So you finally joined the club. That club of horrified people who raise holy hell about that disease - that racist hate - but do absolutely nothing to stamp it out."
Curioso como quem luta para salvar o cão é o negro, quase como se a responsabilidade fosse inteiramente dele, o que dialoga bastante com a citação acima, que me impactou muito.
Um Clássico Filme de Terror
2.7 423Lendo alguns comentários aqui, concordo tanto com quem diz que é bom como com quem achou ruim. De fato, o fim ficou exageradamente autoexplicativo, o que me deu duas sensações:
1. assumir que o público seria ignorante para entender a crítica feita;
2. imaginar que a recepção do filme seria negativa e, de alguma maneira, tentar justificar o que tentou ser feito e o desfecho.
Acho ok a primeira proposta porque pode facilitar o entendimento de algumas pessoas, mas, repetindo, houve um exagero. A cena em que as pessoas estão
na praia
a Elisa dando um tiro na cara dele, ok
Enfim, pra quem gosta dessa temática, recomendo o filme Morte ao Vivo (título original: Tesis).
Entre Facas e Segredos
4.0 1,5K Assista AgoraMaçante, podia ter uma hora e meia de duração tranquilamente... Ou então tirar as partes que servem para encher linguiça e dedicar esse tempo a um final com mais calma e uma atuação menos caricata do detetive.
Oito Mulheres e um Segredo
3.6 1,1K Assista AgoraTinha tudo pra ser ótimo: elenco, figurino, trilha sonora... Mas com roteiro ruim, só milagre mesmo.
Faça as contas: o título menciona oito mulheres, mas sete fazem parte do plano. Pronto, já descobriu o plot twist!! Previsível assim. Não fosse a cena em que explicam como todas as outras joias foram roubadas, acho que o filme poderia ter uma avaliação melhor... Mas foi realmente uma coisa que desafiou a inteligência do público.