"A esperança é um desejo que se refere ao que não temos (uma falta), que ignoramos se foi ou será satisfeito, enfim cuja satisfação não depende de nós: esperar é desejar sem gozar, sem saber, sem poder. " André Comte-Sponville
Le cinema est-il mortel? "Eu creio que eu sou mortal. Eu amo filmar porque não quero morrer. Intocável, o tempo é um conceito. Eis o vôo. Tempo e vôo são duas... Grandes obsessões." Bigas Lunas
Pourquoi filmez-vous? "Porque gosto de subversão." Merzak Allouache "Filmo, continuo filmando, para suavizar o passo do tempo." Theodoros Angelopoulos
A alma e o universo feminino encerrados e se movendo sob os trilhos de um mundo falocêntrico. Uma história, uma condição e um povo contado pela sensibilidade e pela simplicidade do olhar do Kiarostami.
A poesia do mínimo e do fugidio, do marginal e do tácito. Essa poesia aspira ser como a respiração da própria vida, impalpável e leve, trágica em suas efêmeras epifanias. Essa vida irredutível à linguagem, desliza entre as coisas, que a expressam de maneira indireta e alusiva: sua inexprimível melancolia é evocada pelos ambientes e objetos.
A grande beleza é tocar os limites entre a arte e a vida. Sorrentino consegue transpor as fronteiras entre a literatura, o cinema e a vida. In fondo, è solo un trucco.
"Muitas vezes, no decurso da existência, a realidade me decepcionara porque, ao vislumbrá-la, a minha imaginação, meu único órgão para sentir a beleza, não se lhe podia aplicar, devido à lei inevitável em virtude da qual só é possível imaginar o ausente." Proust, Le Temps Retrouvé
Kirschblüten - Hanami é o encontro de um abraço: nele se tocam o efêmero e eterno. Abraçar é eternizar o transitório, encontrar o eterno naquilo que ele tem de mais fugaz. É encontrar a eternidade no seu instante mais efêmero, como o instante de um abraço.
Em minha noite, tão breve, oh pena o vento vai de encontro às folhas minha tão breve noite completa-se de atroz angústia ouve! escutas o sopro das trevas? dessa felicidade sinto-me estranho. o desespero já me é costume ouve! escutas o sopro das trevas? ali, na noite, algo se passa a lua é vermelha e de angústias e presas a esse teto, que ameaça desabar a cada instante as nuvens, tal qual turba de choradeiras, esperam o deitar das chuvas, um momento e nada mais. por sob a janela, é a noite que treme e a terra a não mais girar por sobre a janela, um estranho inquieta-se a mim e a ti e tu, verdejante, estendes tuas mãos - essas lembranças ardentes - sobre minhas mãos apaixonadas e confias teus lábios, cheios que são do calor da vida, às carícias dos meus lábios apaixonados o vento nos levará! o vento nos levará!
Realidade e ficção se encontram, quando elas se tocam é como sentir o cinema nos abraçando. Com Nema-ye Nazdik Kiarostami faz o amor pelo cinema transbordar do coração, como uma lágrima que escorre do olho...
"Você só trepa comigo por um motivo nostálgico. (...) É isso que eu sou para você, uma antiga lembrança. (...) Me amar demais para me machucar, é isso? Seu amor é mais sobre lealdade ao passado."
O filme nos saúda e passa... Gostaríamos que ele ficasse mais. A profundidade de artistas como Tim e Jeff têm esse poder de permanência, força que poderia ter sido refletida no filme.
vou moer teu cérebro. vou retalhar tuas coxas imberbes e brancas. vou dilapidar a riqueza de tua adolescência. vou queimar teus olhos com ferro em brasa. vou incinerar teu coração de carne & de tuas cinzas vou fabricar a substância enlouquecida das cartas de amor. (música de Bach ao fundo)
Diante do cinema do Bergman me sinto como o Alexander encantado com sua lanterna mágica. Fanny och Alexander re-figura experiências, lembranças e assombrações, na posse das imagens Bergman consegue mostrar e experimentar a irrealidade e a distância do real.
Com Cría Corvos Carlos Saura é capaz de provocar reflexões tão profundas quanto os olhares da Ana Torrent. Um filme capaz de tocar a memória da memória e contar a história da descoberta do tempo e da morte. Saura é simplesmente genial no modo como consegue desmistificar a infância e a dor da perda. E na construção de metáforas para mostrar a falência lenta e dolorosa da família e do autoritarismo. Mistura inigualável de sutileza, força e profundidade. Como os olhos da pequena Ana.
O Deserto dos Tártaros
3.9 26"A esperança é um desejo que se refere ao que não temos (uma falta), que ignoramos se foi ou será satisfeito, enfim cuja satisfação não depende de nós: esperar é desejar sem gozar, sem saber, sem poder. "
André Comte-Sponville
Lumière e Companhia
3.9 20Le cinema est-il mortel?
"Eu creio que eu sou mortal. Eu amo filmar porque não quero morrer. Intocável, o tempo é um conceito. Eis o vôo. Tempo e vôo são duas... Grandes obsessões." Bigas Lunas
Pourquoi filmez-vous?
"Porque gosto de subversão." Merzak Allouache
"Filmo, continuo filmando, para suavizar o passo do tempo." Theodoros Angelopoulos
Dez
4.1 54 Assista AgoraA alma e o universo feminino encerrados e se movendo sob os trilhos de um mundo falocêntrico. Uma história, uma condição e um povo contado pela sensibilidade e pela simplicidade do olhar do Kiarostami.
Cinco
4.0 4 Assista AgoraA poesia do mínimo e do fugidio, do marginal e do tácito. Essa poesia aspira ser como a respiração da própria vida, impalpável e leve, trágica em suas efêmeras epifanias. Essa vida irredutível à linguagem, desliza entre as coisas, que a expressam de maneira indireta e alusiva: sua inexprimível melancolia é evocada pelos ambientes e objetos.
Shirin
3.7 9Kiarostami é a linguagem experimentando a ousadia de ser linguagem. Em Shirin, Abbas diz a misteriosa fraqueza dos rostos humanos.
A Grande Beleza
3.9 463 Assista AgoraA grande beleza é tocar os limites entre a arte e a vida. Sorrentino consegue transpor as fronteiras entre a literatura, o cinema e a vida. In fondo, è solo un trucco.
"Muitas vezes, no decurso da existência, a realidade me decepcionara porque, ao vislumbrá-la, a minha imaginação, meu único órgão para sentir a beleza, não se lhe podia aplicar, devido à lei inevitável em virtude da qual só é possível imaginar o ausente."
Proust, Le Temps Retrouvé
Enter The Void: Viagem Alucinante
4.0 871 Assista AgoraEnter the Void é o cinema experimentando o cinema como uma droga psicotrópica.
Hanami: Cerejeiras em Flor
4.4 291Kirschblüten - Hanami é o encontro de um abraço: nele se tocam o efêmero e eterno. Abraçar é eternizar o transitório, encontrar o eterno naquilo que ele tem de mais fugaz. É encontrar a eternidade no seu instante mais efêmero, como o instante de um abraço.
Une jeune fille
3.2 4O espaço é uma extensão do gesto.
Following
4.0 302 Assista AgoraWhere is my box?
O Vento Nos Levará
3.9 40 Assista AgoraEm minha noite, tão breve, oh pena
o vento vai de encontro às folhas
minha tão breve noite completa-se de
atroz angústia
ouve! escutas o sopro das trevas?
dessa felicidade sinto-me estranho.
o desespero já me é costume
ouve! escutas o sopro das trevas?
ali, na noite, algo se passa
a lua é vermelha e de angústias
e presas a esse teto,
que ameaça desabar a cada instante
as nuvens, tal qual turba de choradeiras,
esperam o deitar das chuvas,
um momento e nada mais.
por sob a janela,
é a noite que treme
e a terra a não mais girar
por sobre a janela, um estranho
inquieta-se a mim e a ti
e tu, verdejante,
estendes tuas mãos - essas lembranças
ardentes -
sobre minhas mãos apaixonadas
e confias teus lábios, cheios que são do
calor da vida,
às carícias dos meus lábios apaixonados
o vento nos levará!
o vento nos levará!
Forough Farrokhzad
Close Up
4.3 117Realidade e ficção se encontram, quando elas se tocam é como sentir o cinema nos abraçando. Com Nema-ye Nazdik Kiarostami faz o amor pelo cinema transbordar do coração, como uma lágrima que escorre do olho...
Em Paris
3.7 252"Você só trepa comigo por um motivo nostálgico. (...) É isso que eu sou para você, uma antiga lembrança. (...) Me amar demais para me machucar, é isso? Seu amor é mais sobre lealdade ao passado."
Canções de Amor
4.1 829 Assista AgoraÉ, é preciso confessar: Les Chansons D'amour é dolorosamente apaixonante.
Bem Amadas
3.5 254 Assista AgoraLes Bien-aimés é um filme meio-a-meio: metade do tempo Honoré quase acerta, a outra metade quase erra.
Paisagem na Neblina
4.3 129Angelopoulos esculpe o tempo: fundindo passado, presente e futuro, montando na tela a realidade que os olhos são capazes de sentir mas não são de ver.
Saudações de Tim Buckley
3.5 58O filme nos saúda e passa... Gostaríamos que ele ficasse mais. A profundidade de artistas como Tim e Jeff têm esse poder de permanência, força que poderia ter sido refletida no filme.
Daquele Instante em Diante
4.4 25Milágrimas porque sei dos caminhos da vida do artista, se peso logo sinto, totalmente à revelia, que tal o impossível?
Assombração Urbana com Roberto Piva
4.3 4vou moer teu cérebro. vou retalhar tuas
coxas imberbes e brancas.
vou dilapidar a riqueza de tua
adolescência. vou queimar teus
olhos com ferro em brasa.
vou incinerar teu coração de carne &
de tuas cinzas vou fabricar a
substância enlouquecida das
cartas de amor.
(música de
Bach ao fundo)
Roberto Piva
O Medo Devora a Alma
4.3 105 Assista AgoraA ternura do olhar cruel do Fassbinder dói.
A Infância de Ivan
4.3 155 Assista AgoraTarkovsky descobrindo o seu próprio olhar, uma luz que deita por sobre as coisas, entre reflexos e sonhos.
Através das Oliveiras
4.0 55 Assista AgoraNessa brincadeira do Kiarostami de esconde-esconde entre realidade e ficção, eu achei, eu achei o cinema.
Fanny e Alexander
4.3 215Diante do cinema do Bergman me sinto como o Alexander encantado com sua lanterna mágica. Fanny och Alexander re-figura experiências, lembranças e assombrações, na posse das imagens Bergman consegue mostrar e experimentar a irrealidade e a distância do real.
Cria Corvos
4.3 199 Assista AgoraCom Cría Corvos Carlos Saura é capaz de provocar reflexões tão profundas quanto os olhares da Ana Torrent. Um filme capaz de tocar a memória da memória e contar a história da descoberta do tempo e da morte.
Saura é simplesmente genial no modo como consegue desmistificar a infância e a dor da perda. E na construção de metáforas para mostrar a falência lenta e dolorosa da família e do autoritarismo. Mistura inigualável de sutileza, força e profundidade. Como os olhos da pequena Ana.