Iñárritu não "alisa", ao enfatizar a ambiguidade e o lado podre do ser humano. Um filmão, duro, realista e que incomoda bastante principalmente quem gosta de cachorros. Adorei a trilha sonora e o personagem Chivo, que nos deixa a mensagem de que nunca é tarde demais..
E disse Marx: "Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem (...)". A recriação de de um socialismo que "fracassou", pelos olhos de Alexander, é uma coisa linda, de inflamar a chama (por uma sociedade igualitária), nos corações mais revolucionários... Alexander ♥
Já adorava a capa e o título! E Ao assistir vi tanta beleza... delicado, poético e com a atuação lindinha de Eugênia, também narradora da história. Quem tem uma relação forte com cheiros, irá gostar de Jasminum... quase uma experiência sensorial e um filme para se sentir!
Do lado de cá sou só dor agora...a vida não é mesmo generosa como disse Elise. Um filme que retrata o amor e a tristeza de forma singela...a cena de Maybelle com o pássaro, os flashbacks coloridos e pertubadores de Elise, o espetáculo do final, capaz de nos dividir entre o choro e o riso, a trilha sonora digna de aplausos..enfim, nunca esquecerei das sensações que senti ao assisti-lo, estou desamparada..
"Ainda não percebeu que eu amo o Peter? (...) Peter é uma parte de mim, não entende isso? Trago-o dentro de mim para onde quer que eu vá. Está dentro de mim, nunca me senti assim com ninguém. Se tivéssemos filhos seria diferente, ele é meu filho e sou a filha dele. Não queremos ser espertos ou maduros, por isso brigamos e batemos um no outro e choramos, não queremos crescer. Compartilhamos a mesma corrente sanguínea. Os nossos nervos cresceram juntos de uma maneira estranha, entende? Sempre que Peter não se sente bem o mesmo acontece comigo. Quero correr para casa abraçá-lo e dizer-lhe: de agora em diante entenderei tudo o que diz ou pensa, tudo o que sente."
É maravilhoso quando você anseia por um filme e ele supera suas expectativas! Logo de início somos presenteados com uma fotografia belíssima de encher os olhos. As primeiras cenas filmadas debaixo e os closes nos personagens, nos envolvem e aproximam. Que belo retrato do sertão! Interpretações fortíssimas e personagens incríveis, tão envoltos às suas amarguras e sonhos de uma vida castigada. Me apaixonei por todos eles. Zezita Matos está maravilhosa, Irandhir dá show (como sempre) e o modo como a câmera gira ao seu redor quando ele canta Ney, é puro frenesi. A ludicidade e a poesia da cena do mar também é uma coisa linda, chorei, chorei.. Saí do cinema completamente absorta pelo universo desse filme, sobre o qual poderia falar tanto, porém ainda seria pouco perto do quão comovente e representativa é essa obra. A História Da Eternidade é nossa e faz com que cada vez mais eu ame a sétima arte e me orgulhe do cinema nacional.
De longe, um dos filmes mais lindos, sensíveis e emocionantes que já vi. Cenas delicadas, atuações lindinhas das crianças e uma vontade imensa de pegá-las no colo. Uma história simples e cheia de amor..
Filmaço! Sufocante, denso e de carga extremamente dramática. Confunde no início por conta do jogo de cenas (demanda esforço para compreender), mas quando percebi já estava completamente inserida no universo dos personagens, tão envoltos em suas esperanças e amarguras...como me doeu! Destaque para o ótimo elenco, Benicio Del toro está um espetáculo!
O retrato do encantamento entre duas pessoas..tão bonito os olhares singelos, o toque delicado das mãos, a fotografia bucólica, a trilha sonora fazendo referência à bossa nova, ao Brasil. Um filme de detalhes, delicado, lindo! E o que torna tudo mais charmoso, é saber que Pierre e Anouk se apaixonaram de verdade durante as filmagens. Enchanté..
Acabei de ver e uow, que frenesi!!! Logo no início, George diz a Martha antes dos convidados chegarem: "espero que não faça mais uma de suas ceninhas", e o que se vê em seguida é delírio puro! Diálogos ácidos, insanos, regados à muito álcool em que toda a sujeira é jogada no ventilador. Um tapa na cara da sociedade hipócrita - representada pelo casal convidado - e quase uma histeria coletiva, em que os mesmos também vão revelando seus podres...incomoda e agride. Nunca me senti tão constrangida ao ver um filme...ia me encolhendo a cada cena e a cada reflexão! Lembrou Cenas de um casamento do Bergman (me causou emoções parecidas) embora com outra abordagem e atuações mais viscerais, onde Elizabeth Taylor está deliciosamente neurótica, dramática, vigorosa e Richard Burton vai pela mesma linha, com uma atuação forte e sarcástica. Genial demais! Que noite longa..ainda bem que amanheceu, ufa!
"Vocês são todos malucos, loucos." "É nosso refúgio quando a irrealidade do mundo é pesada demais, relaxe, aceite. Você não é melhor do que ninguém."
A premissa de Boyhood é super bacana, mas por ter sido filmado durante doze anos com o mesmo ator tornou-se superestimado. Temos aqui uma abordagem antropológica, em que acompanhamos a vida de Mason e de sua família, através de saltos. Porém ao meu ver, o filme falhou em alguns aspectos. Primeiro no roteiro, que gera expectativas e quando se pensa que irá se desenvolver, cai na mesmice. A quantidade de questões sociais abordadas de forma tão superficial, a exemplo da própria adolescência do personagem poderia ter sido mais explorada. Faltaram diálogos mais desenrolados e muita coisa ficou no ar. Senti falta de mergulhar com mais profundidade no universo de Mason (esperei por isso), afinal pelas três horas de filme isso teria sido possível. Enfim, a impressão que dá ao final, é que estamos na condição de meros expectadores da evolução biológica do protagonista (e talvez seja essa a proposta), que vai espichando, mudando o cabelo, o tom de voz, a barba, vivendo algumas experiências novas, a vida vai seguindo, e só. De todo modo, vale uma espiada, embora não surpreenda.
Luzes da Ribalta é uma história de amor, mas sobretudo de amor à arte! Que lindas referências ao cinema mudo, ao ballet, teatro, à música...Ri-se e chora-se simultaneamente no embalo de uma trilha sonora encantadora. A entrega de Chaplin, a paixão, e a doçura de seu olhar para a câmera querendo nos fazer sentir, são o que tornam seu cinema tão mágico e sempre uma experiência única quando assistimos. E o final? Ah, uma explosão de sensibilidade, que nos deixa com um riso bobo, como de quem acaba de receber um presente! Muito obrigada Mr. Chaplin.
Magnólia é incrível! Bem dirigido, com ótimas atuações e histórias bem amarradas. E tão humano, sensível, real...me senti girando freneticamente dentro desse filme como nunca. Envolvente por demais..
Sem palavras para esse filme! Coração apertado e a certeza de que esse mundo não é mesmo para todos. "Alguém tem que morrer pra que os outros valorizem a vida. É um contraste." Pohan!
Tudo funciona nesse filme. O drama pessoal de cada personagem vivido dentro de uma conjuntura de ruptura de vínculos familiar. Tons pastéis do figurino combinando com o cenário minimalista (de cores idem) em consonância à aspereza das situações, os tons de roupas vibrantes que chegam com Pearl, simbolizando alteração na dinâmica familiar. O silêncio. Ambientes fechados, intimistas... Tudo muito sincrônico para contar essa história. Um trabalho bem diferente do Allen (porém não menos genial que os outros), que deixou de lado a veia cômica, para acertar em cheio nesse dramão.
Que coisa mais linda e emocionante esse filme!!! Sem dúvida uma das maravilhas da sétima arte. O retrato do encantamento com o cinema, visto nos olhos marejados da platéia do Cinema Paradiso são cenas que jamais esquecerei..
Angustiante, daqueles que te tiram do eixo! E que personagem interessante a Érika, tão ambígua e tão bem construída por Isabelle Huppert, que arrepia com suas expressões gélidas e "monalísticas". O ponto de partida para entender sua perversão é a relação doentia com a mãe, que a leva a outras relações de dominação, seja em manter-se como a única especialista em Schubert (desprezando Anna e Klemmer), seja em seu jogo sexual com este último. Quando Klemmer modifica o roteiro imposto por ela, assumindo o controle, o jogo perde o sentido. Érika então, começa a se dissolver aos nossos olhos, entrando em colapso. E é Impressionante como Haneke nos faz mudar de posição. Passa-se fácil da irritação à compaixão pela personagem, sendo doloroso vê-la mergulhada em seus conflitos. O filme é muito rico em análises sobre a subjetividade humana e vai muito além da temática sado-masoquista, propondo uma reflexão profunda sobre as relações e a sexualidade. Dispa-se dos seus valores morais e assista! A cena final é um arraso:
Ahh que trilogia mais apaixonante! São três filmes muitos especiais e saber que o primeiro foi inspirado em um encontro real do diretor com uma moça, Amy Lehrhaupt, aumenta ainda mais o charme da história. Eu particularmente gostei mais do segundo - Antes do pôr-do-sol, por retratar um momento crucial, de expectativas e escolhas. Impossível não se apegar aos personagens...já estou com saudades das caminhadas e dos diálogos intermináveis entre eles. Me identifiquei muito com Celine e achei uma pena vê-la perdendo a leveza. É preciso saber viver o ônus do amor.. e a frase de Jesse sintetiza isso no final: "A vida real não é perfeita, não é perfeita mas é a real"... Filme pra vida ♥
De um lirismo e sensibilidade tocantes. A forma singela como questões delicadas são abordadas, alivia um pouco o peso para quem o assiste. Porém é uma história triste. Retrata a dor, mas sobretudo o amor. É também permeada por violência psicológica, e como isso dói..chorei sem cessar a partir dos primeiros 20 mins. O mais bonito é observar Rudi se ressignificando ao mergulhar no universo da esposa, mais por amor do que por arrependimento, acredito. O lindo tom de azul que passeia por todo o filme (em alusão ao casaco de Trudi) colorindo a fotografia é poesia para os olhos... sem falar na cena do Monti Fuji, uma das mais lindas e mágicas que já vi! Estou encantada. Filme super recomendado a quem se interessa por gerontologia, há muitos significados a serem interpretados ali.
Um filme psicológico, daqueles que tocam a alma. Personagens que se fundem e nos confudem, tudo sob uma belíssima fotografia em p&b. Liv Ullmann, impecável - que espetáculo de atriz - fala tudo sem dizer (quase) nada. E o riso irônico de Elisabeth? Sinto que ela chacoteava com a tragédia...
Cenas de um casamento é quase uma terapia aberta assustadora. Bergman impressiona com uma franqueza e sensibilidade sem tamanho ao evidenciar a psiquê humana. Impossível não se identificar em diversos momentos, enquanto se observa um cotidiano sufocante esvaindo-se pelas falas dos personagens. Sem falar na Liv Ullmann, quanta honestidade em sua interpretação! Rouba as cenas com o olhar. Estou muito tumultuada e dolorida. Que catarse! Máximo respeito por Bergman, esse é um dos filmes das minha vida.
- Só não estou disposto a rodar o mundo num calor escaldante.. não se posso estar pescando. - Então será tudo como sempre. - Marianne, será a vida tão traiçoeira que possa dar errado de repente, quase que imperceptivelmente? - Refere-se a nós? - Seria uma questão de fazer a escolha errada? Ou seguimos a mesma trilha sem pensar, até acabarmos num monte de lixo?
Amores Brutos
4.2 818 Assista AgoraIñárritu não "alisa", ao enfatizar a ambiguidade e o lado podre do ser humano. Um filmão, duro, realista e que incomoda bastante principalmente quem gosta de cachorros. Adorei a trilha sonora e o personagem Chivo, que nos deixa a mensagem de que nunca é tarde demais..
"Porque também somos o que perdemos".
Adeus, Lenin!
4.2 1,1K Assista AgoraE disse Marx: "Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem (...)". A recriação de de um socialismo que "fracassou", pelos olhos de Alexander, é uma coisa linda, de inflamar a chama (por uma sociedade igualitária), nos corações mais revolucionários...
Alexander ♥
Jasminum
3.8 10Já adorava a capa e o título! E Ao assistir vi tanta beleza... delicado, poético e com a atuação lindinha de Eugênia, também narradora da história. Quem tem uma relação forte com cheiros, irá gostar de Jasminum... quase uma experiência sensorial e um filme para se sentir!
Alabama Monroe
4.3 1,4K Assista AgoraDo lado de cá sou só dor agora...a vida não é mesmo generosa como disse Elise. Um filme que retrata o amor e a tristeza de forma singela...a cena de Maybelle com o pássaro, os flashbacks coloridos e pertubadores de Elise, o espetáculo do final, capaz de nos dividir entre o choro e o riso, a trilha sonora digna de aplausos..enfim, nunca esquecerei das sensações que senti ao assisti-lo, estou desamparada..
Da Vida das Marionetes
4.3 70"Ainda não percebeu que eu amo o Peter? (...) Peter é uma parte de mim, não entende isso? Trago-o dentro de mim para onde quer que eu vá. Está dentro de mim, nunca me senti assim com ninguém. Se tivéssemos filhos seria diferente, ele é meu filho e sou a filha dele. Não queremos ser espertos ou maduros, por isso brigamos e batemos um no outro e choramos, não queremos crescer. Compartilhamos a mesma corrente sanguínea. Os nossos nervos cresceram juntos de uma maneira estranha, entende? Sempre que Peter não se sente bem o mesmo acontece comigo. Quero correr para casa abraçá-lo e dizer-lhe: de agora em diante entenderei tudo o que diz ou pensa, tudo o que sente."
Bergman ♥
A História da Eternidade
4.3 448É maravilhoso quando você anseia por um filme e ele supera suas expectativas! Logo de início somos presenteados com uma fotografia belíssima de encher os olhos. As primeiras cenas filmadas debaixo e os closes nos personagens, nos envolvem e aproximam. Que belo retrato do sertão! Interpretações fortíssimas e personagens incríveis, tão envoltos às suas amarguras e sonhos de uma vida castigada. Me apaixonei por todos eles. Zezita Matos está maravilhosa, Irandhir dá show (como sempre) e o modo como a câmera gira ao seu redor quando ele canta Ney, é puro frenesi. A ludicidade e a poesia da cena do mar também é uma coisa linda, chorei, chorei.. Saí do cinema completamente absorta pelo universo desse filme, sobre o qual poderia falar tanto, porém ainda seria pouco perto do quão comovente e representativa é essa obra. A História Da Eternidade é nossa e faz com que cada vez mais eu ame a sétima arte e me orgulhe do cinema nacional.
Filhos do Paraíso
4.4 344 Assista AgoraDe longe, um dos filmes mais lindos, sensíveis e emocionantes que já vi. Cenas delicadas, atuações lindinhas das crianças e uma vontade imensa de pegá-las no colo. Uma história simples e cheia de amor..
21 Gramas
4.0 888 Assista AgoraFilmaço! Sufocante, denso e de carga extremamente dramática. Confunde no início por conta do jogo de cenas (demanda esforço para compreender), mas quando percebi já estava completamente inserida no universo dos personagens, tão envoltos em suas esperanças e amarguras...como me doeu! Destaque para o ótimo elenco, Benicio Del toro está um espetáculo!
Um Homem, Uma Mulher
4.1 87O retrato do encantamento entre duas pessoas..tão bonito os olhares singelos, o toque delicado das mãos, a fotografia bucólica, a trilha sonora fazendo referência à bossa nova, ao Brasil. Um filme de detalhes, delicado, lindo! E o que torna tudo mais charmoso, é saber que Pierre e Anouk se apaixonaram de verdade durante as filmagens. Enchanté..
"É uma loucura recusar a felicidade."
Quem Tem Medo de Virginia Woolf?
4.3 498 Assista AgoraAcabei de ver e uow, que frenesi!!!
Logo no início, George diz a Martha antes dos convidados chegarem: "espero que não faça mais uma de suas ceninhas", e o que se vê em seguida é delírio puro! Diálogos ácidos, insanos, regados à muito álcool em que toda a sujeira é jogada no ventilador. Um tapa na cara da sociedade hipócrita - representada pelo casal convidado - e quase uma histeria coletiva, em que os mesmos também vão revelando seus podres...incomoda e agride. Nunca me senti tão constrangida ao ver um filme...ia me encolhendo a cada cena e a cada reflexão! Lembrou Cenas de um casamento do Bergman (me causou emoções parecidas) embora com outra abordagem e atuações mais viscerais, onde Elizabeth Taylor está deliciosamente neurótica, dramática, vigorosa e Richard Burton vai pela mesma linha, com uma atuação forte e sarcástica. Genial demais! Que noite longa..ainda bem que amanheceu, ufa!
"Vocês são todos malucos, loucos."
"É nosso refúgio quando a irrealidade do mundo é pesada demais, relaxe, aceite. Você não é melhor do que ninguém."
Boyhood: Da Infância à Juventude
4.0 3,7K Assista AgoraA premissa de Boyhood é super bacana, mas por ter sido filmado durante doze anos com o mesmo ator tornou-se superestimado. Temos aqui uma abordagem antropológica, em que acompanhamos a vida de Mason e de sua família, através de saltos. Porém ao meu ver, o filme falhou em alguns aspectos. Primeiro no roteiro, que gera expectativas e quando se pensa que irá se desenvolver, cai na mesmice. A quantidade de questões sociais abordadas de forma tão superficial, a exemplo da própria adolescência do personagem poderia ter sido mais explorada. Faltaram diálogos mais desenrolados e muita coisa ficou no ar. Senti falta de mergulhar com mais profundidade no universo de Mason (esperei por isso), afinal pelas três horas de filme isso teria sido possível.
Enfim, a impressão que dá ao final, é que estamos na condição de meros expectadores da evolução biológica do protagonista (e talvez seja essa a proposta), que vai espichando, mudando o cabelo, o tom de voz, a barba, vivendo algumas experiências novas, a vida vai seguindo, e só. De todo modo, vale uma espiada, embora não surpreenda.
Luzes da Ribalta
4.5 281 Assista AgoraLuzes da Ribalta é uma história de amor, mas sobretudo de amor à arte! Que lindas referências ao cinema mudo, ao ballet, teatro, à música...Ri-se e chora-se simultaneamente no embalo de uma trilha sonora encantadora. A entrega de Chaplin, a paixão, e a doçura de seu olhar para a câmera querendo nos fazer sentir, são o que tornam seu cinema tão mágico e sempre uma experiência única quando assistimos. E o final? Ah, uma explosão de sensibilidade, que nos deixa com um riso bobo, como de quem acaba de receber um presente! Muito obrigada Mr. Chaplin.
Magnólia
4.1 1,3K Assista AgoraMagnólia é incrível! Bem dirigido, com ótimas atuações e histórias bem amarradas. E tão humano, sensível, real...me senti girando freneticamente dentro desse filme como nunca. Envolvente por demais..
As Horas
4.2 1,4KSem palavras para esse filme! Coração apertado e a certeza de que esse mundo não é mesmo para todos.
"Alguém tem que morrer pra que os outros valorizem a vida. É um contraste."
Pohan!
Interiores
4.0 230Tudo funciona nesse filme. O drama pessoal de cada personagem vivido dentro de uma conjuntura de ruptura de vínculos familiar. Tons pastéis do figurino combinando com o cenário minimalista (de cores idem) em consonância à aspereza das situações, os tons de roupas vibrantes que chegam com Pearl, simbolizando alteração na dinâmica familiar. O silêncio. Ambientes fechados, intimistas... Tudo muito sincrônico para contar essa história. Um trabalho bem diferente do Allen (porém não menos genial que os outros), que deixou de lado a veia cômica, para acertar em cheio nesse dramão.
Cinema Paradiso
4.5 1,4K Assista AgoraQue coisa mais linda e emocionante esse filme!!! Sem dúvida uma das maravilhas da sétima arte. O retrato do encantamento com o cinema, visto nos olhos marejados da platéia do Cinema Paradiso são cenas que jamais esquecerei..
A Professora de Piano
4.0 688 Assista AgoraAngustiante, daqueles que te tiram do eixo! E que personagem interessante a Érika, tão ambígua e tão bem construída por Isabelle Huppert, que arrepia com suas expressões gélidas e "monalísticas". O ponto de partida para entender sua perversão é a relação doentia com a mãe, que a leva a outras relações de dominação, seja em manter-se como a única especialista em Schubert (desprezando Anna e Klemmer), seja em seu jogo sexual com este último. Quando Klemmer modifica o roteiro imposto por ela, assumindo o controle, o jogo perde o sentido. Érika então, começa a se dissolver aos nossos olhos, entrando em colapso. E é Impressionante como Haneke nos faz mudar de posição. Passa-se fácil da irritação à compaixão pela personagem, sendo doloroso vê-la mergulhada em seus conflitos.
O filme é muito rico em análises sobre a subjetividade humana e vai muito além da temática sado-masoquista, propondo uma reflexão profunda sobre as relações e a sexualidade. Dispa-se dos seus valores morais e assista!
A cena final é um arraso:
. O ato de se ferir é simbólico? Era Klemmer o alvo, ou aquilo foi uma forma de se penitenciar?
Across the Universe
4.1 2,1K Assista AgoraSalva-se pelos Beatles e pelo Bono. No mais, nem a lisergia de algumas cenas convence...uma pena, esperava bem mais.
Antes da Meia-Noite
4.2 1,5K Assista AgoraAhh que trilogia mais apaixonante! São três filmes muitos especiais e saber que o primeiro foi inspirado em um encontro real do diretor com uma moça, Amy Lehrhaupt, aumenta ainda mais o charme da história. Eu particularmente gostei mais do segundo - Antes do pôr-do-sol, por retratar um momento crucial, de expectativas e escolhas. Impossível não se apegar aos personagens...já estou com saudades das caminhadas e dos diálogos intermináveis entre eles. Me identifiquei muito com Celine e achei uma pena vê-la perdendo a leveza. É preciso saber viver o ônus do amor.. e a frase de Jesse sintetiza isso no final: "A vida real não é perfeita, não é perfeita mas é a real"...
Filme pra vida ♥
Antes do Pôr-do-Sol
4.2 1,5K Assista AgoraAquela valsinha ♥
Meu favorito da trilogia.
Hanami: Cerejeiras em Flor
4.4 292De um lirismo e sensibilidade tocantes. A forma singela como questões delicadas são abordadas, alivia um pouco o peso para quem o assiste. Porém é uma história triste. Retrata a dor, mas sobretudo o amor. É também permeada por violência psicológica, e como isso dói..chorei sem cessar a partir dos primeiros 20 mins.
O mais bonito é observar Rudi se ressignificando ao mergulhar no universo da esposa, mais por amor do que por arrependimento, acredito. O lindo tom de azul que passeia por todo o filme (em alusão ao casaco de Trudi) colorindo a fotografia é poesia para os olhos... sem falar na cena do Monti Fuji, uma das mais lindas e mágicas que já vi! Estou encantada. Filme super recomendado a quem se interessa por gerontologia, há muitos significados a serem interpretados ali.
Meu Mestre, Minha Vida
4.0 111 Assista AgoraClássico inesquecível da sessão da tarde. Ótimo pra quem se interessa pela temática..filme pra ser revisto muitas vezes.
Quando Duas Mulheres Pecam
4.4 1,1K Assista AgoraUm filme psicológico, daqueles que tocam a alma. Personagens que se fundem e nos confudem, tudo sob uma belíssima fotografia em p&b. Liv Ullmann, impecável - que espetáculo de atriz - fala tudo sem dizer (quase) nada. E o riso irônico de Elisabeth? Sinto que ela chacoteava com a tragédia...
Cenas de um Casamento
4.4 232Cenas de um casamento é quase uma terapia aberta assustadora. Bergman impressiona com uma franqueza e sensibilidade sem tamanho ao evidenciar a psiquê humana. Impossível não se identificar em diversos momentos, enquanto se observa um cotidiano sufocante esvaindo-se pelas falas dos personagens. Sem falar na Liv Ullmann, quanta honestidade em sua interpretação! Rouba as cenas com o olhar. Estou muito tumultuada e dolorida. Que catarse!
Máximo respeito por Bergman, esse é um dos filmes das minha vida.
- Só não estou disposto a rodar o mundo num calor escaldante.. não se posso estar pescando.
- Então será tudo como sempre.
- Marianne, será a vida tão traiçoeira que possa dar errado de repente, quase que imperceptivelmente?
- Refere-se a nós?
- Seria uma questão de fazer a escolha errada? Ou seguimos a mesma trilha sem pensar, até acabarmos num monte de lixo?