Estamos apenas em março mas esse filme certamente irá figurar na minha lista de melhores do ano, nem que seja como menção honrosa. Bem que o Bong Joon-Ho colocou Pietro Marcello na sua lista de 20 diretores promissores.
Obra-prima! Como eu gosto do cinema de Terrence Malick, do tom contemplativo e etéreo, da câmera que foca ora na intimidade, ora na paisagem, da narração que dispensa diálogos e, claro, da fotografia deslumbrante. Pra mim, está no mesmo nível de "Dias no Paraíso" e "Além da Linha Vermelha", seus melhores filmes. Três horas que passaram voando!
“The growing good of the world is partly dependent on unhistoric acts; and that things are not so ill with you and me as they might have been, is half owing to the number who lived faithfully a hidden life, and rest in unvisited tombs.”
Bela revisão da obra do HG Wells. Acredito que a função do remake, se é que exista uma, é a de trazer uma nova abordagem pra uma obra já consolidada, de preferência com temas atuais, porque só filmar o que já foi filmado não faz sentido nenhum do ponto de vista artístico. Portanto, considero que "O Homem Invisível" cumpriu bem o seu papel, ao mudar o foco da história pra vítima, abordando a questão do relacionamento abusivo e da violência doméstica, investindo numa atmosfera densa e sufocante. Elogiar a atuação da Elisabeth Moss é chover no molhado, mas o que me surpreendeu foi a direção, que investe em alguns planos bem ousados.
Impressionante como a cada vez que revejo acho melhor. Acabei de assistir pela quinta vez e ainda continuo me impressionando com muita coisa, seja o roteiro perfeito, a trilha sonora espetacular, a direção (esse é um ponto que me chamou mais a atenção agora, há diversos planos-sequências no longa), o design de produção, enfim, se "Parasita" vencesse em todas as categorias do Oscar não seria exagero.
Disparado o pior filme do Oscar. Infelizmente, vai levar o Oscar de melhor atriz já que a Academia adora premiar trabalho que basicamente copia os trejeitos de alguém, vide Remi Malek no ano passado. Scarlett Johansson e Saoirse Ronan perderem pra Renée Zellweger (que não tem culpa, já que faz o que pode pra sustentar esse abacaxi) será um crime, isso sem falar na ausência de Lupita Nyong'o (melhor atuação do ano), Awkwafina, Florence Pugh (por Midsommar) e Ana de Armas. Quanto ao filme, é fraquíssimo e não faz jus a Judy Garland.
Resolvi rever esse filme depois de alguns anos pra ver se o efeito era o mesmo, já que quando foi lançado o "pós-horror" ainda não tinha se estabelecido. Pois continua excelente! Incrível como não é muito complexo fazer um terror de primeira, basta seguir algumas regrinhas: planos abertos e um pouco mais longos, luz contrastante, trilha sonora minimalista, uso da câmera ao invés de um texto explicadinho...enfim, tudo o que os blockbusters de terror não fazem.
Definitivamente, é o único "It" que realmente assusta.
Irmãos Safdie aprimorando o que já tinham feito no ótimo "Good Time". Que filme espetacular, que atuação do Adam Sandler, que roteiro, que trilha sonora. Um dos grandes do grande 2019.
Tinha visto apenas uma vez o filme, na época de seu lançamento, e tinha achado ok, nem de longe comparado às melhores obras do Fincher. Agora, com o fim da década (sim, acabou!) e o consequente surgimento das listas de melhores filmes do período, notei que A Rede Social estava presente na maioria; assim, resolvi revê-lo depois de quase dez anos. E, olha, posso dizer que minha percepção mudou muito. O filme beira a perfeição, seja em termos de direção, de roteiro, de trilha sonora, de elenco, de fotografia, o CGI perfeito no caso dos gêmeos, etc. Definitivamente, o melhor filme de David Fincher.
Realismo mágico no cinema sempre é interessante de observar, principalmente quando acompanhado de comentários sociais. Fotografia e trilha sonoras maravilhosas, em termos de beleza o longa senegalês só fica atrás de "Retrato de Uma Jovem em Chamas" em 2019. Filmão!
Sou uma pessoa que considera uma boa direção mais interessante que um roteiro mirabolante, afinal, cinema é imagem em movimento. Portanto, achei "1917" um obra-prima, merecedor de todo o hype. O que Sam Mendes e Roger Deakins fizeram aqui não sairá tão cedo da minha memória.
Um dos melhores estudos sobre luto dos últimos tempos . Infelizmente depois que entrou na Netflix passou a receber muitas avaliações negativas, culpa do algoritmo que o coloca como recomendação pra pessoas que procuram filme de terror barato ou thriller. Kristen Stewart é uma baita atriz, tendo inclusive vencido o César (o Oscar francês). Mas esses franceses não entendem nada de atuação, quem sabe é o "cinéfilo" brasileiro...
Há muito tempo li o livro da Louisa May Alcott porque era o preferido de uma guria que eu estava interessado. Se o flerte (me sinto com 99 anos ao escrever essa palavra) não deu certo, a leitura foi interessante e serviu pra eu perder alguns preconceitos literários. Pois eis que, em 2019, a Greta Gerwig faz aquilo que muito julgam impensável: um-filme-que-é-melhor-que-o-livro.Tudo na película é maravilhoso, desde as atuações de praticamente todo o elenco - principalmente Saoirse Ronan e Florence Pugh, justamente indicadas ao Oscar -, até o uso das cores, passando pela ótima estrutura narrativa e a bela sacada da metalinguagem do final.
Nem deveria perder meu precioso tempo comentando isso, mas um doc não tem obrigação nenhuma de ser "imparcial"; um doc nada mais é do que a visão de seu realizador sobre determinado fato. Só isso. E em "Democracia em Vertigem" a Petra Costa em nenhum momento tem a pretensão de fazer um relato "imparcial" (como se isso existisse...), ela simplesmente realiza um trabalho extremamente pessoal com o virtuosismo que já havia caracterizado suas obras anteriores. Não sei se merece o Oscar porque não vi os demais, mas que é um belo documentário, isso é.
Sempre gostei muito de obras ambientadas no mar, ou com sua influência, como Moby Dick, O Velho e o Mar e O Lobo do Mar; também sempre gostei do terror de Lovecraft, Poe e Stevenson, bem como os filmes do expressionismo alemão. Quando um filme junta tudo isso e ainda acrescenta atuações espetaculares de Pattinson e Defoe, mais uma fotografia que dá vontade de emoldurar, temos um filme que é uma obra-prima. Certamente irei ao cinema assisti-lo.
Parte técnica medíocre e roteiro confuso, sendo uma colcha de retalhos da trilogia original combinado com um soft reboot da trilogia prequel. As atuações de Daisy Ridley e Adam Driver estão abaixo dos filmes anteriores. Nostalgia em dose capaz de matar um mamute (não foi um elogio). Como muitos já disseram, o grande problema dessa trilogia foi a falta de planejamento, com o melhor filme, "Os Últimos Jedi", destoando dos demais em quase tudo. Meu comentário ficou meio ilógico mas combina com o que acabei de assistir.
Tudo nesse filme é maravilhoso, mas a discussão sobre a história de "Orfeu e Eurídice" e os minutos finais ao som de Vivaldi são espetaculares. Seguramente, o filme mais lindo que vi esse ano.
Mais fiel à obra da Agatha Christie do que a maioria das adaptações que já vi; quem tem uma certa familiaridade com os livros vai pegar muitas referências. Pela forma como que as coisas se revelaram, lembrou muito "O Assassinato de Roger Ackroyd", pra mim o melhor livro da Rainha do Crime. Além disso, Rian Johnson subverte vários clichês como já havia feito no ÓTIMO Os Últimos Jedi.
Grande filme, mais um bela surpresa desse excelente 2019.
Que filme MASSA! Fui ver com as expectativas lá embaixo, achando que seria algo meio clichê e tal, mas caí do cavalo. O longa já abre com um plano-sequência à la "Boogie Nights" que já me fez dizer um "opa!". Aliás, a direção é ótima, Lorena Scaria recém conheço e já considero pacas. As atuação da Jennifer Lopez e da Constance Wu são muito boas, mas não sei se pra Oscar, como vi sendo cogitado. O roteiro tem alguns probleminhas que fazem o filme perder um pouco do fôlego a partir da metade. Também acho que é o típico filme pra ser visto no cinema, em casa acho que não terá o mesmo impacto.
Tinha visto no cinema e minha reação foi "hum, ok". Revi agora pra tirar a dúvida e a sensação foi a mesma. É um bom filme, mas tem algumas coisas que me incomodaram. Por exemplo, o filme mistura os gêneros da mesma forma que "Parasita", mas, ao contrário do filme coreano aqui parece tudo meio forçado, só falta aparecer na tela uma mensagem dizendo "agora começa o suspense", "agora começa o drama", etc; os diálogos são expositivos demaaaais (é o grande mal do cinema nacional, aliás) e alguns são muito ruins (como quando o Lunga pergunta pro Pacote: "você não foi seguido?"Sério?). As interpretação são sofríveis. com exceção da Sonia Braga e do alemão. Outra coisa: me disseram que o filme é cheio de sutilezas, de subtexto; não tem nada disso: tudo é gritado no megafone. Enfim, não acho que tudo isso seja demérito do filme, mas o meu gosto é outro. Talvez a causa seja a grande influência do João Carpinteiro, que é um cineasta que eu nunca consegui apreciar muito. Vale a pena assistir, mas essa nota tá inchada. Ah, e que bom que o ótimo "A Vida Invisível" foi escolhido como representante brasileiro no Oscar, a obra do Karim é bem melhor.
Martin Eden
3.7 23Estamos apenas em março mas esse filme certamente irá figurar na minha lista de melhores do ano, nem que seja como menção honrosa. Bem que o Bong Joon-Ho colocou Pietro Marcello na sua lista de 20 diretores promissores.
Uma Vida Oculta
3.9 154Obra-prima! Como eu gosto do cinema de Terrence Malick, do tom contemplativo e etéreo, da câmera que foca ora na intimidade, ora na paisagem, da narração que dispensa diálogos e, claro, da fotografia deslumbrante. Pra mim, está no mesmo nível de "Dias no Paraíso" e "Além da Linha Vermelha", seus melhores filmes. Três horas que passaram voando!
“The growing good of the world is partly dependent on unhistoric acts; and that things are not so ill with you and me as they might have been, is half owing to the number who lived faithfully a hidden life, and rest in unvisited tombs.”
Não Há Mal Algum
4.0 34Urso de Ouro em Berlim. Só vem.
O Homem Invisível
3.8 2,0K Assista AgoraBela revisão da obra do HG Wells. Acredito que a função do remake, se é que exista uma, é a de trazer uma nova abordagem pra uma obra já consolidada, de preferência com temas atuais, porque só filmar o que já foi filmado não faz sentido nenhum do ponto de vista artístico.
Portanto, considero que "O Homem Invisível" cumpriu bem o seu papel, ao mudar o foco da história pra vítima, abordando a questão do relacionamento abusivo e da violência doméstica, investindo numa atmosfera densa e sufocante. Elogiar a atuação da Elisabeth Moss é chover no molhado, mas o que me surpreendeu foi a direção, que investe em alguns planos bem ousados.
Parasita
4.5 3,6K Assista AgoraImpressionante como a cada vez que revejo acho melhor. Acabei de assistir pela quinta vez e ainda continuo me impressionando com muita coisa, seja o roteiro perfeito, a trilha sonora espetacular, a direção (esse é um ponto que me chamou mais a atenção agora, há diversos planos-sequências no longa), o design de produção, enfim, se "Parasita" vencesse em todas as categorias do Oscar não seria exagero.
Um Alguém Apaixonado
3.6 117 Assista AgoraUm alguém apaixonado sou eu depois desse filme, não sei porque levei tanto tempo pra assisti-lo. Que falta faz o Kiarostami!
Mulheres do Século XX
4.0 415 Assista Agora"Anos depois de ela partir, eu finalmente me casarei e terei um filho. Eu tentarei explicar como era a avó dele.
Mas isso é impossível"
Judy: Muito Além do Arco-Íris
3.4 356Disparado o pior filme do Oscar. Infelizmente, vai levar o Oscar de melhor atriz já que a Academia adora premiar trabalho que basicamente copia os trejeitos de alguém, vide Remi Malek no ano passado. Scarlett Johansson e Saoirse Ronan perderem pra Renée Zellweger (que não tem culpa, já que faz o que pode pra sustentar esse abacaxi) será um crime, isso sem falar na ausência de Lupita Nyong'o (melhor atuação do ano), Awkwafina, Florence Pugh (por Midsommar) e Ana de Armas.
Quanto ao filme, é fraquíssimo e não faz jus a Judy Garland.
Corrente do Mal
3.2 1,8K Assista AgoraResolvi rever esse filme depois de alguns anos pra ver se o efeito era o mesmo, já que quando foi lançado o "pós-horror" ainda não tinha se estabelecido. Pois continua excelente! Incrível como não é muito complexo fazer um terror de primeira, basta seguir algumas regrinhas: planos abertos e um pouco mais longos, luz contrastante, trilha sonora minimalista, uso da câmera ao invés de um texto explicadinho...enfim, tudo o que os blockbusters de terror não fazem.
Definitivamente, é o único "It" que realmente assusta.
Joias Brutas
3.7 1,1K Assista AgoraE a vontade de tatuar "A24" só aumenta.
Irmãos Safdie aprimorando o que já tinham feito no ótimo "Good Time". Que filme espetacular, que atuação do Adam Sandler, que roteiro, que trilha sonora. Um dos grandes do grande 2019.
A Rede Social
3.6 3,1K Assista AgoraTinha visto apenas uma vez o filme, na época de seu lançamento, e tinha achado ok, nem de longe comparado às melhores obras do Fincher. Agora, com o fim da década (sim, acabou!) e o consequente surgimento das listas de melhores filmes do período, notei que A Rede Social estava presente na maioria; assim, resolvi revê-lo depois de quase dez anos. E, olha, posso dizer que minha percepção mudou muito. O filme beira a perfeição, seja em termos de direção, de roteiro, de trilha sonora, de elenco, de fotografia, o CGI perfeito no caso dos gêmeos, etc. Definitivamente, o melhor filme de David Fincher.
Atlantique
3.6 129Realismo mágico no cinema sempre é interessante de observar, principalmente quando acompanhado de comentários sociais. Fotografia e trilha sonoras maravilhosas, em termos de beleza o longa senegalês só fica atrás de "Retrato de Uma Jovem em Chamas" em 2019. Filmão!
1917
4.2 1,8K Assista AgoraSou uma pessoa que considera uma boa direção mais interessante que um roteiro mirabolante, afinal, cinema é imagem em movimento. Portanto, achei "1917" um obra-prima, merecedor de todo o hype. O que Sam Mendes e Roger Deakins
fizeram aqui não sairá tão cedo da minha memória.
Personal Shopper
3.1 384 Assista AgoraUm dos melhores estudos sobre luto dos últimos tempos . Infelizmente depois que entrou na Netflix passou a receber muitas avaliações negativas, culpa do algoritmo que o coloca como recomendação pra pessoas que procuram filme de terror barato ou thriller.
Kristen Stewart é uma baita atriz, tendo inclusive vencido o César (o Oscar francês). Mas esses franceses não entendem nada de atuação, quem sabe é o "cinéfilo" brasileiro...
Adoráveis Mulheres
4.0 975 Assista AgoraHá muito tempo li o livro da Louisa May Alcott porque era o preferido de uma guria que eu estava interessado. Se o flerte (me sinto com 99 anos ao escrever essa palavra) não deu certo, a leitura foi interessante e serviu pra eu perder alguns preconceitos literários.
Pois eis que, em 2019, a Greta Gerwig faz aquilo que muito julgam impensável: um-filme-que-é-melhor-que-o-livro.Tudo na película é maravilhoso, desde as atuações de praticamente todo o elenco - principalmente Saoirse Ronan e Florence Pugh, justamente indicadas ao Oscar -, até o uso das cores, passando pela ótima estrutura narrativa e a bela sacada da metalinguagem do final.
Democracia em Vertigem
4.1 1,3KNem deveria perder meu precioso tempo comentando isso, mas um doc não tem obrigação nenhuma de ser "imparcial"; um doc nada mais é do que a visão de seu realizador sobre determinado fato. Só isso.
E em "Democracia em Vertigem" a Petra Costa em nenhum momento tem a pretensão de fazer um relato "imparcial" (como se isso existisse...), ela simplesmente realiza um trabalho extremamente pessoal com o virtuosismo que já havia caracterizado suas obras anteriores.
Não sei se merece o Oscar porque não vi os demais, mas que é um belo documentário, isso é.
Jojo Rabbit
4.2 1,6K Assista Agora"Aconteça o que acontecer a você
Beleza e terror
Apenas siga em frente
Nenhum sentimento é o fim."
O Farol
3.8 1,6K Assista AgoraSempre gostei muito de obras ambientadas no mar, ou com sua influência, como Moby Dick, O Velho e o Mar e O Lobo do Mar; também sempre gostei do terror de Lovecraft, Poe e Stevenson, bem como os filmes do expressionismo alemão. Quando um filme junta tudo isso e ainda acrescenta atuações espetaculares de Pattinson e Defoe, mais uma fotografia que dá vontade de emoldurar, temos um filme que é uma obra-prima. Certamente irei ao cinema assisti-lo.
Star Wars, Episódio IX: A Ascensão Skywalker
3.2 1,3K Assista AgoraCara, como eu detesto 3D!!!
Parte técnica medíocre e roteiro confuso, sendo uma colcha de retalhos da trilogia original combinado com um soft reboot da trilogia prequel. As atuações de Daisy Ridley e Adam Driver estão abaixo dos filmes anteriores. Nostalgia em dose capaz de matar um mamute (não foi um elogio).
Como muitos já disseram, o grande problema dessa trilogia foi a falta de planejamento, com o melhor filme, "Os Últimos Jedi", destoando dos demais em quase tudo. Meu comentário ficou meio ilógico mas combina com o que acabei de assistir.
Retrato de uma Jovem em Chamas
4.4 899 Assista AgoraTudo nesse filme é maravilhoso, mas a discussão sobre a história de "Orfeu e Eurídice" e os minutos finais ao som de Vivaldi são espetaculares. Seguramente, o filme mais lindo que vi esse ano.
Entre Facas e Segredos
4.0 1,5K Assista AgoraMais fiel à obra da Agatha Christie do que a maioria das adaptações que já vi; quem tem uma certa familiaridade com os livros vai pegar muitas referências. Pela forma como que as coisas se revelaram, lembrou muito "O Assassinato de Roger Ackroyd", pra mim o melhor livro da Rainha do Crime. Além disso, Rian Johnson subverte vários clichês como já havia feito no ÓTIMO Os Últimos Jedi.
Grande filme, mais um bela surpresa desse excelente 2019.
História de um Casamento
4.0 1,9K Assista AgoraScarlett Johansson e Adam Driver em suas melhores atuações da carreira. Pronto, é só isso que precisa ser dito.
As Golpistas
3.5 538 Assista AgoraQue filme MASSA! Fui ver com as expectativas lá embaixo, achando que seria algo meio clichê e tal, mas caí do cavalo. O longa já abre com um plano-sequência à la "Boogie Nights" que já me fez dizer um "opa!". Aliás, a direção é ótima, Lorena Scaria recém conheço e já considero pacas. As atuação da Jennifer Lopez e da Constance Wu são muito boas, mas não sei se pra Oscar, como vi sendo cogitado. O roteiro tem alguns probleminhas que fazem o filme perder um pouco do fôlego a partir da metade. Também acho que é o típico filme pra ser visto no cinema, em casa acho que não terá o mesmo impacto.
Bacurau
4.3 2,8K Assista AgoraTinha visto no cinema e minha reação foi "hum, ok". Revi agora pra tirar a dúvida e a sensação foi a mesma. É um bom filme, mas tem algumas coisas que me incomodaram. Por exemplo, o filme mistura os gêneros da mesma forma que "Parasita", mas, ao contrário do filme coreano aqui parece tudo meio forçado, só falta aparecer na tela uma mensagem dizendo "agora começa o suspense", "agora começa o drama", etc; os diálogos são expositivos demaaaais (é o grande mal do cinema nacional, aliás) e alguns são muito ruins (como quando o Lunga pergunta pro Pacote: "você não foi seguido?"Sério?). As interpretação são sofríveis. com exceção da Sonia Braga e do alemão. Outra coisa: me disseram que o filme é cheio de sutilezas, de subtexto; não tem nada disso: tudo é gritado no megafone.
Enfim, não acho que tudo isso seja demérito do filme, mas o meu gosto é outro. Talvez a causa seja a grande influência do João Carpinteiro, que é um cineasta que eu nunca consegui apreciar muito.
Vale a pena assistir, mas essa nota tá inchada. Ah, e que bom que o ótimo "A Vida Invisível" foi escolhido como representante brasileiro no Oscar, a obra do Karim é bem melhor.