Como é bom ver um filme aberto a múltiplas interpretações, é a terceira vez que assisto e a terceira vez que formulo uma teoria diferente, e o mais louco é que as três podem estar "certas".
Revendo agora pude apreciar melhor aspectos que me passaram batidos quando vi no cinema, principalmente porque a sessão que fui estava cheia daqueles idiotas que ficam tentando adivinhar o final - e quando acertam chamam o filme de "previsível" (ô palavrinha desgraçada). Enfim, é terror dos mais alto nível, seja pelo roteiro magistralmente construído, pela forma como a tensão é construída (que não é algo fácil, haja vista os blockbusters do gênero que falham miseravelmente), pela ótima fotografia, ou mesmo pela frieza à la Haneke.
Terror alegórico é uma maravilha quando bem trabalhado. Muitas referências a clássicos do gênero, como Bebê de Rosemary, O Exorcista e O Iluminado (a casa tem a mesma atmosfera do famigerado Overlook), um design de som que dá nos nervos e ótimas atuações do trio feminino. Um dos melhores desse ano desgraçado até aqui.
É um Spike Lee mais maduro, mas os diálogos expositivos ainda estão lá, o que tira muito da força da fita. É um bom filme, mas não chega perto das grandes obras sobre o Vietnã, como "Apocalypse Now", "The Deer Hunter" e "Full Metal Jacket".
Quem diria que seria preciso uma pandemia pra eu finalmente poder assistir a essa obra-prima na telona, e de forma mais estilosa do que num cinema convencional: no drive-in, sem precisar ouvir ninguém comer pipoca de boca aberta. E é impressionante a riqueza da obra máxima do Lynch: pelo meus cálculos, é a nona vez que assisto ao filme e é a nona vez que descubro novos elementos na projeção, seja uma frase dita no início que "explica" tudo que está por vir, seja um detalhe na mesa da sala que "desvenda" certos mistérios... Que coisa maravilhosa.
A mais perfeita adaptação de uma obra literária. Impressionante como o Visconti conseguiu passar para a telona as principais características de todos os personagens (Príncipe Fabrizio, Tancredi, Angélica, Concetta, padre Pirrone, dom Calógero, etc), vê-los dá a mesma sensação de quando lê-se o livro. Toda a situação política é tratada sem precisar recorrer a facilitações, como diálogos expositivos e narração em off. Terceira vez que assisto, sempre após a releitura da obra do Giuseppe di Lampedusa, e, tal qual um bom Marsala, só melhora com o tempo. E, como a pintura que é ou o próprio vinho siciliano, é necessário paciência para apreciar.
Um dos grandes mistérios do cinema, pra mim, é o fracasso desse filme. Fosse lançado hoje em dia e naufragasse, entenderia, já que vivemos numa época que as pessoas não têm paciência pra um filme de 3h30 - vide o chorume em torno d`O Irlandês. Porém, em 1980, em plena efervescência da Nova Hollywood, apenas um ano após Apocalypse Now e dois de O Franco Atirador, é espantoso que uma obra desse calibre tenha levado um estúdio como o United Artists à falência, que nos levou a atual situação, em que os grandes estúdios só investem em franquias e filmes adolescentes.
Revendo depois de anos só pra confirmar: é o maior filme de gângster já feito, e quem fala isso é alguém que considera que as três partes de "O Poderoso Chefão" estão no mesmo nível.
Realista demais pra ser abstrato, abstrato demais pra ser realista. A suposta transgressão que foi vendida não é muito diferente do que Almodóvar fazia já nos anos 90. Protagonista irritante que a todo momento é exaltada pela direção, nesse sentido lembra muito o "Mommy", do Xavier Dolan, que todo mundo ama mas eu detesto. O melhor aspecto é a questão estética, o "neon aesthetic" foi bem usado, embora longe de um Gaspar Noé e de um Nicolas Winding Refn Pra quem acha interessante histórias envolvendo adultos que se comportam como adolescentes, é uma boa pedida, mas eu não tenho mais paciência pra isso.
Plágio de "A Espera de Um Milagre" com Tonho da Lua de protagonista, roteiro picareta e estrutura de telefilme. Parabéns, algoritmo da Netflix, cê é o bichão mesmo.
Tinha visto no cinema na época do lançamento e achei uma obra-prima, mas creditei isso a uma empolgação momentânea. Porém, revendo, achei ainda melhor. Lembra muito os épicos do tempo em que Hollywood fazia cinema pra adultos, e com a marca inconfundível de James Gray, diretor para adultos e, por isso mesmo, subestimado.
Pena que a maioria assiste a essa preciosidade esperando um Indiana Jones da vida.
Eu tinha "A Melhor Juventude" baixado no PC há anos, mas nunca tinha me animado pra assistir. Pois eis que, de forma absolutamente aleatória, o filme é lançado comercialmente no Brasil 17 anos depois do original, e eu finalmente tenho a oportunidade de vê-lo como deve ser visto: no cinema, com direito a um entreatos. Meu único comentário é: obra-prima!
Casamento Sangrento
3.5 947 Assista AgoraSe arrependimento matasse eu teria
explodido igual ao povo do filme
por não ter visto na época do lançamento. Certamente, o slasher da década.
Palm Springs
3.7 468 Assista AgoraMelhor filme do ano até aqui e prova de que ainda dá pra fazer algo diferente num gênero aparentemente saturado como é o das comédias românticas.
Possessão
3.9 589Como é bom ver um filme aberto a múltiplas interpretações, é a terceira vez que assisto e a terceira vez que formulo uma teoria diferente, e o mais louco é que as três podem estar "certas".
O Chalé
3.3 723 Assista AgoraDesafiei minha madrasta e olha o que aconteceu:
Boa Noite, Mamãe
3.5 1,5K Assista AgoraRevendo agora pude apreciar melhor aspectos que me passaram batidos quando vi no cinema, principalmente porque a sessão que fui estava cheia daqueles idiotas que ficam tentando adivinhar o final - e quando acertam chamam o filme de "previsível" (ô palavrinha desgraçada).
Enfim, é terror dos mais alto nível, seja pelo roteiro magistralmente construído, pela forma como a tensão é construída (que não é algo fácil, haja vista os blockbusters do gênero que falham miseravelmente), pela ótima fotografia, ou mesmo pela frieza à la Haneke.
Relíquia Macabra
3.3 260Terror alegórico é uma maravilha quando bem trabalhado. Muitas referências a clássicos do gênero, como Bebê de Rosemary, O Exorcista e O Iluminado (a casa tem a mesma atmosfera do famigerado Overlook), um design de som que dá nos nervos e ótimas atuações do trio feminino.
Um dos melhores desse ano desgraçado até aqui.
Corpos Ardentes
3.7 109 Assista AgoraBrian de Palma + Double Indemnity + Out of the Past = um dos melhores neo-noir já feitos.
Filmaço que merecia ser mais conhecido.
A Vastidão da Noite
3.5 575 Assista AgoraA maior surpresa de 2020 até aqui e prova de que orçamento baixo não é problema quando você tem um bom roteiro e sabe dirigir.
Destacamento Blood
3.8 448 Assista AgoraÉ um Spike Lee mais maduro, mas os diálogos expositivos ainda estão lá, o que tira muito da força da fita. É um bom filme, mas não chega perto das grandes obras sobre o Vietnã, como "Apocalypse Now", "The Deer Hunter" e "Full Metal Jacket".
Cidade dos Sonhos
4.2 1,7K Assista AgoraQuem diria que seria preciso uma pandemia pra eu finalmente poder assistir a essa obra-prima na telona, e de forma mais estilosa do que num cinema convencional: no drive-in, sem precisar ouvir ninguém comer pipoca de boca aberta.
E é impressionante a riqueza da obra máxima do Lynch: pelo meus cálculos, é a nona vez que assisto ao filme e é a nona vez que descubro novos elementos na projeção, seja uma frase dita no início que "explica" tudo que está por vir, seja um detalhe na mesa da sala que "desvenda" certos mistérios...
Que coisa maravilhosa.
Um Corpo que Cai
4.2 1,3K Assista AgoraQue Deus perdoe essas pessoas ruins que ficam caçando furos de roteiro.
Sangue Negro
4.3 1,2K Assista AgoraJuntamente com Mulholland Drive, o grande filme do século até aqui.
A Época da Inocência
3.5 249 Assista AgoraQuando Scorsese encontra Tolstói.
Lawrence da Arábia
4.2 417 Assista AgoraNão é por nada não, mas esse é o maior filme de todos os tempos.
O Leopardo
4.2 105 Assista AgoraA mais perfeita adaptação de uma obra literária. Impressionante como o Visconti conseguiu passar para a telona as principais características de todos os personagens (Príncipe Fabrizio, Tancredi, Angélica, Concetta, padre Pirrone, dom Calógero, etc), vê-los dá a mesma sensação de quando lê-se o livro. Toda a situação política é tratada sem precisar recorrer a facilitações, como diálogos expositivos e narração em off.
Terceira vez que assisto, sempre após a releitura da obra do Giuseppe di Lampedusa, e, tal qual um bom Marsala, só melhora com o tempo. E, como a pintura que é ou o próprio vinho siciliano, é necessário paciência para apreciar.
O Portal do Paraíso
3.8 47 Assista AgoraUm dos grandes mistérios do cinema, pra mim, é o fracasso desse filme.
Fosse lançado hoje em dia e naufragasse, entenderia, já que vivemos numa época que as pessoas não têm paciência pra um filme de 3h30 - vide o chorume em torno d`O Irlandês. Porém, em 1980, em plena efervescência da Nova Hollywood, apenas um ano após Apocalypse Now e dois de O Franco Atirador, é espantoso que uma obra desse calibre tenha levado um estúdio como o United Artists à falência, que nos levou a atual situação, em que os grandes estúdios só investem em franquias e filmes adolescentes.
Era uma Vez na América
4.4 530 Assista AgoraRevendo depois de anos só pra confirmar: é o maior filme de gângster já feito, e quem fala isso é alguém que considera que as três partes de "O Poderoso Chefão" estão no mesmo nível.
Ema
3.5 80 Assista AgoraRealista demais pra ser abstrato, abstrato demais pra ser realista.
A suposta transgressão que foi vendida não é muito diferente do que Almodóvar fazia já nos anos 90. Protagonista irritante que a todo momento é exaltada pela direção, nesse sentido lembra muito o "Mommy", do Xavier Dolan, que todo mundo ama mas eu detesto. O melhor aspecto é a questão estética, o "neon aesthetic" foi bem usado, embora longe de um Gaspar Noé e de um Nicolas Winding Refn
Pra quem acha interessante histórias envolvendo adultos que se comportam como adolescentes, é uma boa pedida, mas eu não tenho mais paciência pra isso.
O Poderoso Chefão: Parte III
4.2 1,1K Assista AgoraSubestimado e injustiçado. Os últimos 30 minutos são das coisas mais espetaculares da história do cinema.
Milagre na Cela 7
4.1 1,2K Assista AgoraPlágio de "A Espera de Um Milagre" com Tonho da Lua de protagonista, roteiro picareta e estrutura de telefilme. Parabéns, algoritmo da Netflix, cê é o bichão mesmo.
Z: A Cidade Perdida
3.4 320 Assista AgoraTinha visto no cinema na época do lançamento e achei uma obra-prima, mas creditei isso a uma empolgação momentânea. Porém, revendo, achei ainda melhor. Lembra muito os épicos do tempo em que Hollywood fazia cinema pra adultos, e com a marca inconfundível de James Gray, diretor para adultos e, por isso mesmo, subestimado.
Pena que a maioria assiste a essa preciosidade esperando um Indiana Jones da vida.
O Oficial e o Espião
3.7 70 Assista AgoraMais atual, impossível. O plano final representa muito bem o espírito do nosso tempo.
E o que eu mais gosto no cinema do Polanski é que ele, ao contrário de um Spielberg, sempre evita o sentimentalismo. No final, seria muito mais fácil
alterar a história e criar uma amizade forçada entre o Picquart e o Dreyfus do que fazer o que foi feito: "eles nunca mais se encontraram".
A Liberdade é Azul
4.1 650 Assista AgoraRevejo de tempos em tempos só pra confirmar a perfeição dessa obra. Nunca a liberdade foi tão bem retratada no cinema.
A Melhor Juventude
4.3 55Eu tinha "A Melhor Juventude" baixado no PC há anos, mas nunca tinha me animado pra assistir. Pois eis que, de forma absolutamente aleatória, o filme é lançado comercialmente no Brasil 17 anos depois do original, e eu finalmente tenho a oportunidade de vê-lo como deve ser visto: no cinema, com direito a um entreatos.
Meu único comentário é: obra-prima!