Alguns Deus Ex Machina espalhados ao longo da narrativa diluem um pouco a tensão, mas a direção cuidadosa de Bresson, aproveitando cada pequeno ângulo e som, traz o espectador para dentro da cela, tornando-o cúmplice do protagonista. Ótimo filme.
Um filme que só poderia ser feito nos EUA. Esta filosofia de dar o sangue (literalmente) para atender aos caprichos megalomaníacos de um homem egocêntrico, sofrendo todo tipo de assédio moral, tomando na cara e ainda gostando é tão batida quanto nojenta. Fui até a metade e achei muito.
Os easter eggs e os diálogos afiados estão lá, junto de um par de cenas marcantes, mas, ao contrário de outras protagonistas dos filmes do Almodóvar, achei a Leo um pouco unilateral, e lá pelas tantas o roteiro vai dando uma esfriada. Mas o saldo final é positivo.
Procurei por este filme graças ao trecho do metrô, que vi em uma página do Facebook, e que fora de contexto parecia brilhante. Infelizmente, o roteiro é dos mais bobos, com personagens tomando decisões burras o tempo todo, levando 2h para resolver uma trama que levaria 15 minutos para ser concluída, dando a impressão de que toda aquela correria serviu para nada. Salva-se apenas a interpretação de Gena. A criança tem momentos bons e ruins, mas, no geral, consegue segurar um papel bem difícil para alguém de sua idade.
Há muito que não saia do cinema com um sorriso tão grande no rosto. O filme é repleto de uma sinceridade que comove e aquece o coração. Pessoas idosas são fascinantes e cágados são incríveis. Lynch e Stanton, que dupla incrível!
Até então, todos os filmes que entravam para minha lista de favoritos respeitavam o critério de terem, de alguma forma, elevado minha alma, tornando possível, através de suas imagens, cores, movimentos e tantos outros elementos, transportar-me para um mundo além de mim, e isto tudo estava atrelado a uma sensação boa. Eis que "Vá e Veja" realiza o movimento oposto, lançando-me a um mundo assustadoramente tangível, movendo emoções negativas, de tristeza, aflição, raiva, desolação. Isto me deu uma nova dimensão sobre a arte: não importa quais sentimentos estejam envolvidos, o que importa é que não passar indiferente. E é impossível permanecer impassível a cada cena deste filme magnífico. Não sei quando nem se irei me recuperar dele um dia, quiçá assistir a ele novamente, mas uma coisa é certa: eu não sou mais o mesmo depois de "Vá e Veja", e todo ser humano deveria seguir as instruções de seu título.
O filme é brilhantemente alicerçado por diálogos gritantes para falar sobre a incomunicabilidade. Sobre como é difícil nos fazer entender. É sobre o marido que não sabe escolher palavras em que a esposa seja capaz de acreditar, a mãe que se comumica através da música, e finalmente a irmã que encontra, em sua doença, um impedimento físico para se expressar. Há muito sentimento ali, e não há limites para as formas de expressá-los, apenas medo e ansiedade de compreendê-los. Belíssimo.
A degradação física, espiritual e moral dos protagonistas é tão sutil que chega a dar medo, demonstrando o quão frágil é a linha que separa a civilidade da barbárie. Magnífico.
Hitchcock não e um diretor muito dado a sutilezas, e aqui esta característica me incomodou mais que em outros trabalhos, vide que as frentes narrativas apresentadas davam tanta margem a ambiguidade, porém ele opta por explicar a trama bem didaticamente em duas sequências. A desconstrução da femme fatale em uma mocinha boboca e ingênua é outro ponto negativo. Destacam-se os planos abertos, com ótimos takes de São Francisco. Divertido, mas só.
O roteiro é cheio de conveniências que facilitam o desenvolvimento, mas sua pobreza é compensada por aspectos ténicos, marca do diretor. Bava faz carpintaria como ninguém.
Sabe quando sua mãe dizia que você não deveria ter medo do escuro, pois não havia nada de diferente nele? Pois então, "Ao Cair da Noire" traz a essência dessa máxima elevada a enésima potência. Um grande nada querendo ser alguma coisa.
Costumo gostar muito dos gialli do Martino, e as expectativas que eu tinha para esse, por sua atmofera onírica, eram bem altas. Porém, entre os que eu já visitei, este foi o que menos me agradou. Depois da ótima sequência de abertura, um marasmo toma conta da tela, com uma protagonista chata e um roteiro que não se decide. Outro elemento clássico do gênero que ficou de fora e contribuiu para sua falta de tirmo: as mortes. Quase não há assassinatos, nem uma presença de um assassino que desperte a curiosidade do público. A resolução é besta, furada e poderia ser bem mais corajosa.
Irritante desde as personagens burras até o roteiro que não cansa nunca de tentar surpreender, mas cheio de furos astronômicos (o ácido que jorrava das criaturas era bastante seletivo, aparecia e sumia ao sabor do ritmo da ação; a estação toda está em chamas porém os elevadores funcionam perfeitamente...) e uma barulheira chata que anula praticamente tudo o que o primeiro longa consolidou.
Os Demônios
3.9 153Moral da história: gente, por favor, vão transar!
Um Condenado à Morte Escapou
4.4 69Alguns Deus Ex Machina espalhados ao longo da narrativa diluem um pouco a tensão, mas a direção cuidadosa de Bresson, aproveitando cada pequeno ângulo e som, traz o espectador para dentro da cela, tornando-o cúmplice do protagonista. Ótimo filme.
48 Horas!
3.5 5Um bom trabalho do Cavalcanti, que cria um roteiro coeso, embasado por cenas de ação empolgantes e personagens bem desenvolvidas.
Faces
4.1 62Tentar assistir a este filme sóbrio é um teste de resistência.
Whiplash: Em Busca da Perfeição
4.4 4,1K Assista AgoraUm filme que só poderia ser feito nos EUA. Esta filosofia de dar o sangue (literalmente) para atender aos caprichos megalomaníacos de um homem egocêntrico, sofrendo todo tipo de assédio moral, tomando na cara e ainda gostando é tão batida quanto nojenta. Fui até a metade e achei muito.
Cães Raivosos
4.1 99 Assista AgoraAmostra
Os 32...
A Flor do Meu Segredo
3.7 160Os easter eggs e os diálogos afiados estão lá, junto de um par de cenas marcantes, mas, ao contrário de outras protagonistas dos filmes do Almodóvar, achei a Leo um pouco unilateral, e lá pelas tantas o roteiro vai dando uma esfriada. Mas o saldo final é positivo.
Glória
3.7 40Procurei por este filme graças ao trecho do metrô, que vi em uma página do Facebook, e que fora de contexto parecia brilhante. Infelizmente, o roteiro é dos mais bobos, com personagens tomando decisões burras o tempo todo, levando 2h para resolver uma trama que levaria 15 minutos para ser concluída, dando a impressão de que toda aquela correria serviu para nada. Salva-se apenas a interpretação de Gena. A criança tem momentos bons e ruins, mas, no geral, consegue segurar um papel bem difícil para alguém de sua idade.
Lucky
4.1 193 Assista AgoraHá muito que não saia do cinema com um sorriso tão grande no rosto. O filme é repleto de uma sinceridade que comove e aquece o coração. Pessoas idosas são fascinantes e cágados são incríveis. Lynch e Stanton, que dupla incrível!
Vá e Veja
4.5 754 Assista AgoraAté então, todos os filmes que entravam para minha lista de favoritos respeitavam o critério de terem, de alguma forma, elevado minha alma, tornando possível, através de suas imagens, cores, movimentos e tantos outros elementos, transportar-me para um mundo além de mim, e isto tudo estava atrelado a uma sensação boa. Eis que "Vá e Veja" realiza o movimento oposto, lançando-me a um mundo assustadoramente tangível, movendo emoções negativas, de tristeza, aflição, raiva, desolação. Isto me deu uma nova dimensão sobre a arte: não importa quais sentimentos estejam envolvidos, o que importa é que não passar indiferente. E é impossível permanecer impassível a cada cena deste filme magnífico. Não sei quando nem se irei me recuperar dele um dia, quiçá assistir a ele novamente, mas uma coisa é certa: eu não sou mais o mesmo depois de "Vá e Veja", e todo ser humano deveria seguir as instruções de seu título.
Sonata de Outono
4.5 491O filme é brilhantemente alicerçado por diálogos gritantes para falar sobre a incomunicabilidade. Sobre como é difícil nos fazer entender. É sobre o marido que não sabe escolher palavras em que a esposa seja capaz de acreditar, a mãe que se comumica através da música, e finalmente a irmã que encontra, em sua doença, um impedimento físico para se expressar. Há muito sentimento ali, e não há limites para as formas de expressá-los, apenas medo e ansiedade de compreendê-los. Belíssimo.
A Flauta Mágica
4.0 43 Assista AgoraJá era fã do Papageno desde quando ele ajudou o Frodo a destruir o Um Anel.
Vergonha
4.3 118A degradação física, espiritual e moral dos protagonistas é tão sutil que chega a dar medo, demonstrando o quão frágil é a linha que separa a civilidade da barbárie. Magnífico.
O Sétimo Selo
4.4 1,0KPra assistir de joelhos.
Um Corpo que Cai
4.2 1,3K Assista AgoraHitchcock não e um diretor muito dado a sutilezas, e aqui esta característica me incomodou mais que em outros trabalhos, vide que as frentes narrativas apresentadas davam tanta margem a ambiguidade, porém ele opta por explicar a trama bem didaticamente em duas sequências. A desconstrução da femme fatale em uma mocinha boboca e ingênua é outro ponto negativo. Destacam-se os planos abertos, com ótimos takes de São Francisco. Divertido, mas só.
A Garota Que Sabia Demais
3.8 36O roteiro é cheio de conveniências que facilitam o desenvolvimento, mas sua pobreza é compensada por aspectos ténicos, marca do diretor. Bava faz carpintaria como ninguém.
O Discreto Charme da Burguesia
4.1 282 Assista AgoraMe deu fome.
O Teste Decisivo
3.6 381Desinstalei o Tinder.
Ao Cair da Noite
3.1 976 Assista AgoraSabe quando sua mãe dizia que você não deveria ter medo do escuro, pois não havia nada de diferente nele? Pois então, "Ao Cair da Noire" traz a essência dessa máxima elevada a enésima potência. Um grande nada querendo ser alguma coisa.
Todas as Cores da Escuridão
3.6 32Costumo gostar muito dos gialli do Martino, e as expectativas que eu tinha para esse, por sua atmofera onírica, eram bem altas. Porém, entre os que eu já visitei, este foi o que menos me agradou. Depois da ótima sequência de abertura, um marasmo toma conta da tela, com uma protagonista chata e um roteiro que não se decide. Outro elemento clássico do gênero que ficou de fora e contribuiu para sua falta de tirmo: as mortes. Quase não há assassinatos, nem uma presença de um assassino que desperte a curiosidade do público. A resolução é besta, furada e poderia ser bem mais corajosa.
Cinco Bonecas Para a Lua de Agosto
3.0 22Primeiro Bava que não desceu.
Uma Lagartixa num Corpo de Mulher
3.6 43Fulci suberve a fórmula dos sonhos de forma genial, desconstruindo 1h30 de filme em 10 minutos. Grande giallo!
A Mansão Macabra
3.5 86Que filme subestimado!
Obrigatório para quem gosta de "O Iluminado"!
Aliens: O Resgate
4.0 809 Assista AgoraIrritante desde as personagens burras até o roteiro que não cansa nunca de tentar surpreender, mas cheio de furos astronômicos (o ácido que jorrava das criaturas era bastante seletivo, aparecia e sumia ao sabor do ritmo da ação; a estação toda está em chamas porém os elevadores funcionam perfeitamente...) e uma barulheira chata que anula praticamente tudo o que o primeiro longa consolidou.