Shura é um filme de samurai com uma pegada experimental, com algumas invencionices singulares que só vendo mesmo para entender. Me lembrou um pouco alguns recursos que Yoshishige Yoshida utilizou em Eros + Massacre. Lembrando que esse mesmo diretor também fez o provocativo e excelente O Funeral das Rosas.
O Homem que Copiava é um filme nacional sem grandes pretensões mas que cumpre bem o que promete e consegue prender a atenção do espectador com uma história cheia de sutilezas e detalhezinhos e que vai crescendo.
Verhoeven é um mestre do gênero "thriller", e em O Quarto Homem, ele não deixa barato. Trama envolvente, personagens interessantes, desfecho fantástico, não vejo defeitos para por nesse filme. Estou cada vez mais fã do diretor.
Basic Instinct é um classicão do cinema que demorei muito a assistir, um thriller policial e psicológico de primeira linha do Verhoeven que conta com excelentes atuações.
Fail-Safe é um filme injustamente esquecido e que sempre ficará à sombra de Dr. Strangelove do Kubrick, mesmo sendo muito melhor. O nível de tensão é mantido durante todo o filme e é impossível assistí-lo sem se envolver.
Ótimo elenco, filme muitíssimo bem conduzido pelo Sidney Lumet, realmente uma obra-prima.
The Baader-Meinhof Complex é um ótimo filme sobre os movimentos de resistência alemã dos anos 1970. Filme vibrante que merecia ser mais conhecido e reconhecido.
The Life of Emile Zola é um dos primeiros vencedores do Oscar de melhor filme, e é efetivamente um bom filme, embora perca muito ritmo em sua segunda metade.
Difícil acreditar que Oliver! seja um filme do Carol Reed, visto que não tem nada a ver com seus outros trabalhos. Eu particularmente não gostei, achei chato, enfadonho, e esse ator mirim protagonista não me convenceu em momento algum.
Adoro artistas que sabem rir de si mesmos, e achei muito boa a premissa desse filme de atores que destróem a imagem de si mesmos com muito bom humor, interpretando a si mesmos nesse filme bem nonsense mas que cumpre bem o que promete.
The Getaway é um ótimo filme do Sam Peckinpah, um faroeste moderno que muito me lembra No Country For Old Men. E Steve McQueen impecável, como de costume.
Em Equus vemos Sidney Lumet entrando no tema da psicanálise, em um filme que conta com uma das mais impressionantes atuações de Richard Burton, que detona em cena, sobretudo nos intensos monólogos. Peca um pouco por uma certa falta de dinamismo, mas é um grande filme.
Fazia tempo que eu não conferia um filme do Buster Keaton, e a minha escolha para quebrar o tabu foi muito boa. The Navigator é divertido além de ser um filme extremamente complicado de ser realizado em sua época, Buster Keaton era audacioso e corajoso como poucos. Muito bom!
Papillon é um filmaço do Franklin J. Schaffner, um típico "filme de prisão", com personagens fascinantes desempenhados por atores de gabarito. Só agora estou conhecendo o trabalho do Steve McQueen e gostando muito, já o Dustin Hoffman é meu velho conhecido de tempos antigos, já vi vários filmes dele e nunca me decepcionou.
Um filme infelizmente ignorado pelo Oscar, só com uma indicaçãozinha sem muita importância. Achei um filme de primeira linha. E o Schaffner merecia mais destaque como um dos grandes nomes da New Hollywood, embora seja visto em um patamar abaixo de Coppola e Scorsese, por ex.
Os Vingadores (Chushingura) é um épico histórico do Hiroshi Inagaki, um filme bem mais grandioso do que o que lhe rendeu o Oscar, e que poderia figurar entre os clássicos do cinema japonês em uma posição de maior destaque do que está. O único ponto negativo é o filme tentar vender a figura do Toshiro Mifune como de grande destaque no filme, quando ele é um coajuvante beeeem coadjuvante mesmo, uma espécie de 48º ronin.
Filme que tem seus pontos interessantes, mas peca por ser um tanto cansativo e pelo tom excessivamente nacionalista que glamouriza métodos de tortura como "modus operandi" necessário, o trabalho sujo que tem de ser feito e aquela coisa toda que os americanos nos enfiam goela abaixo. É 1000x mais questionável ideologicamente do que American Sniper, por ex. E a Kathryn Bigelow já tá trabalhando em outro filme que também tem a ver com a guerra ao terrorismo, parece que ela vai estacionar no mesmo lugar.
Se Kafka fez livros sobre a burocracia que se tornaram clássicos da literatura universal, por que não um filme sobre o mesmo tema capaz de se tornar uma obra-prima? Pois o "I, Daniel Blake" que rendeu a segunda Palma de Ouro a Ken Loach (o que não é pouca coisa) é um puta filme.
A impotência do homem perante à máquina do Estado foi muito bem retratada nesse filme que mostra um homem em uma verdadeira saga por um benefício a que faz direito. E ajuda um pouco a desmistificar essa imagem criada pelo complexo de vira-latas do brasileiro que tem coisas que só acontecem aqui no Brasil, mas lá nos EUA e na Europa é diferente e blablabla...
O segundo filme do Âncora (me recuso a citar o malfadado título brasileiro) é quase tão bom quanto o primeiro. Divertidíssimo, e ainda mais politicamente incorreto, brincando perigosamente com muita coisa delicada. Morri de rir em várias cenas, e a sequência da briga de jornalistas é ainda melhor que a primeira e recheada de participações muito especiais. Ótima comédia.
Shura
4.2 10Shura é um filme de samurai com uma pegada experimental, com algumas invencionices singulares que só vendo mesmo para entender. Me lembrou um pouco alguns recursos que Yoshishige Yoshida utilizou em Eros + Massacre. Lembrando que esse mesmo diretor também fez o provocativo e excelente O Funeral das Rosas.
Na Mira do Chefe
3.7 360In Bruges é uma boa comédia. Colin Farrell é um ator bem canastrão mas dá conta do recado nesse filme.
O Homem Que Copiava
3.5 900 Assista AgoraO Homem que Copiava é um filme nacional sem grandes pretensões mas que cumpre bem o que promete e consegue prender a atenção do espectador com uma história cheia de sutilezas e detalhezinhos e que vai crescendo.
O Quarto Homem
3.8 55Verhoeven é um mestre do gênero "thriller", e em O Quarto Homem, ele não deixa barato. Trama envolvente, personagens interessantes, desfecho fantástico, não vejo defeitos para por nesse filme. Estou cada vez mais fã do diretor.
Instinto Selvagem
3.6 550 Assista AgoraBasic Instinct é um classicão do cinema que demorei muito a assistir, um thriller policial e psicológico de primeira linha do Verhoeven que conta com excelentes atuações.
Limite de Segurança
4.1 22 Assista AgoraFail-Safe é um filme injustamente esquecido e que sempre ficará à sombra de Dr. Strangelove do Kubrick, mesmo sendo muito melhor. O nível de tensão é mantido durante todo o filme e é impossível assistí-lo sem se envolver.
Ótimo elenco, filme muitíssimo bem conduzido pelo Sidney Lumet, realmente uma obra-prima.
Mulan
4.2 1,1K Assista AgoraMulan é uma das melhores animações da Disney dos anos 90 para cá, realmente cativante.
O Grupo Baader Meinhof
4.0 174The Baader-Meinhof Complex é um ótimo filme sobre os movimentos de resistência alemã dos anos 1970. Filme vibrante que merecia ser mais conhecido e reconhecido.
A Vida de Emile Zola
3.7 41 Assista AgoraThe Life of Emile Zola é um dos primeiros vencedores do Oscar de melhor filme, e é efetivamente um bom filme, embora perca muito ritmo em sua segunda metade.
Oliver!
3.8 61 Assista AgoraDifícil acreditar que Oliver! seja um filme do Carol Reed, visto que não tem nada a ver com seus outros trabalhos. Eu particularmente não gostei, achei chato, enfadonho, e esse ator mirim protagonista não me convenceu em momento algum.
É o Fim
3.0 2,0K Assista AgoraAdoro artistas que sabem rir de si mesmos, e achei muito boa a premissa desse filme de atores que destróem a imagem de si mesmos com muito bom humor, interpretando a si mesmos nesse filme bem nonsense mas que cumpre bem o que promete.
Os Implacáveis
3.9 72The Getaway é um ótimo filme do Sam Peckinpah, um faroeste moderno que muito me lembra No Country For Old Men. E Steve McQueen impecável, como de costume.
O Bravo Guerreiro
3.9 18O Bravo Guerreiro é um filme nacional muito bom, injustamente desconhecido que tem uma visão muito crítica (e até hoje muito atual) sobre a política.
Fireworks Wednesday
3.9 13Fireworks Wednesday não é Asghar Farhadi em sua melhor forma e mesmo assim é um filme muito bom que é bem ao estilo dos outros do diretor.
A Coletora de Impostos
3.6 4Divertidíssimo filme do Juzo Itami que sabia fazer comédia como poucos com as mais variadas situações.
Equus
3.9 63Em Equus vemos Sidney Lumet entrando no tema da psicanálise, em um filme que conta com uma das mais impressionantes atuações de Richard Burton, que detona em cena, sobretudo nos intensos monólogos. Peca um pouco por uma certa falta de dinamismo, mas é um grande filme.
O Navegador
4.2 15Fazia tempo que eu não conferia um filme do Buster Keaton, e a minha escolha para quebrar o tabu foi muito boa. The Navigator é divertido além de ser um filme extremamente complicado de ser realizado em sua época, Buster Keaton era audacioso e corajoso como poucos. Muito bom!
Bancando a Ama-Seca
3.9 51Rock-a-Bye Baby é um filme muito bom do Jerry Lewis. A cada filme sou mais fã dele.
Papillon
4.2 324 Assista AgoraPapillon é um filmaço do Franklin J. Schaffner, um típico "filme de prisão", com personagens fascinantes desempenhados por atores de gabarito. Só agora estou conhecendo o trabalho do Steve McQueen e gostando muito, já o Dustin Hoffman é meu velho conhecido de tempos antigos, já vi vários filmes dele e nunca me decepcionou.
Um filme infelizmente ignorado pelo Oscar, só com uma indicaçãozinha sem muita importância. Achei um filme de primeira linha. E o Schaffner merecia mais destaque como um dos grandes nomes da New Hollywood, embora seja visto em um patamar abaixo de Coppola e Scorsese, por ex.
Os Vingadores
3.9 3Os Vingadores (Chushingura) é um épico histórico do Hiroshi Inagaki, um filme bem mais grandioso do que o que lhe rendeu o Oscar, e que poderia figurar entre os clássicos do cinema japonês em uma posição de maior destaque do que está. O único ponto negativo é o filme tentar vender a figura do Toshiro Mifune como de grande destaque no filme, quando ele é um coajuvante beeeem coadjuvante mesmo, uma espécie de 48º ronin.
A Hora Mais Escura
3.6 1,1K Assista AgoraFilme que tem seus pontos interessantes, mas peca por ser um tanto cansativo e pelo tom excessivamente nacionalista que glamouriza métodos de tortura como "modus operandi" necessário, o trabalho sujo que tem de ser feito e aquela coisa toda que os americanos nos enfiam goela abaixo. É 1000x mais questionável ideologicamente do que American Sniper, por ex. E a Kathryn Bigelow já tá trabalhando em outro filme que também tem a ver com a guerra ao terrorismo, parece que ela vai estacionar no mesmo lugar.
O Ás da Velocidade
4.0 8Classicão do cinema mudo, e só o segundo filme que assisto do Harold Lloyd. Bom, divertido, com cenas ousadas e muito bem montadas.
Eu, Daniel Blake
4.3 532 Assista AgoraSe Kafka fez livros sobre a burocracia que se tornaram clássicos da literatura universal, por que não um filme sobre o mesmo tema capaz de se tornar uma obra-prima? Pois o "I, Daniel Blake" que rendeu a segunda Palma de Ouro a Ken Loach (o que não é pouca coisa) é um puta filme.
A impotência do homem perante à máquina do Estado foi muito bem retratada nesse filme que mostra um homem em uma verdadeira saga por um benefício a que faz direito. E ajuda um pouco a desmistificar essa imagem criada pelo complexo de vira-latas do brasileiro que tem coisas que só acontecem aqui no Brasil, mas lá nos EUA e na Europa é diferente e blablabla...
Um clássico moderno, sem mais.
Tudo por um Furo
3.2 340 Assista AgoraO segundo filme do Âncora (me recuso a citar o malfadado título brasileiro) é quase tão bom quanto o primeiro. Divertidíssimo, e ainda mais politicamente incorreto, brincando perigosamente com muita coisa delicada. Morri de rir em várias cenas, e a sequência da briga de jornalistas é ainda melhor que a primeira e recheada de participações muito especiais. Ótima comédia.