Fala-se muito de sociopatia do indivíduo. Mas e a estrutura econômica que condiciona esses trabalhadores à inescrupulosidade? O cara tava na merda no começo do filme. Era isso ou nada.
Perfeito do início ao fim em cada detalhe. Bella Baxter é a intrepidez polimórfica infantil munida da força de uma mulher adulta, uma potência anti-edipiana que não conhece a castração. Protagonista de todos os instantes, ela toma as rédeas e se apropria de cada acontecimento sem jamais se dobrar.
Não bastasse a perfeição do roteiro e da interpretação de Emma Stone, o filme é um show visual - em suas tomadas elaboradíssimas a cada frame (típicas de Lanthimos) e cenários e figurinos de formas e cores caleidoscópicas - e sonoro, com uma trilha sonora erudita contemporânea desconcertante.
A ambientação noir é sensacional, assim como a narrativa. A história vai sendo contada, detalhe por detalhe, e você vai sendo levado querendo saber aonde aquilo vai dar. O final me surpreendeu positivamente também. No entanto, certas coisas ficam implausíveis em muitos momentos. Falta fundamentação para o ódio da menina contra a mãe e fica difícil acreditar que uma mulher tão forte seja tão trouxa em tantos momentos, além da apatia diante de términos e mortes. Joan Crawford é uma boa atriz também mas essa atuação não me chamou tanto a atenção assim também.
Um filme simples, sem um grande clímax, as coisas vão acontecendo sem alarde, está quase no fim, e parece que nada transcorreu. Mas de repente você está chorando, sem saber por quê. A mágica tradicional de Miyazaki de comunicar nos detalhes. Uma gracinha. Também me emocionaram as referências sutis a vários outros personagens de outros filmes, como a bruxa idosa do Castelo Animado, o próprio menino de Totoro, o bebê de Yubaba.
Prometeu muito mais do que entregou. Faz até um bom retrato da tensão entre as classes C e D no mercado de trabalho, é também interessante o clima de apatia que permeia todo o filme (rompido apenas em momentos breves mas luminosos de interação entre a empregada e a filha do casal protagonista), mas o clímax de terror que o filme parece anunciar desde o início não chega. Parece um Polanski broxa.
Em relação ao primeiro, aprofunda bastante o humor negro, ousa ir bem mais além, o que é um ponto muito positivo. As atuações também são perfeitas, principalmente da Joan Cusack (jurei que era a Winona Ryder). O ponto alto é o teatro no acampamento, impagável haha
Gosto da direção do Carpenter e o conceito é bem promissor (não tão revolucionário quanto se proponha - talvez para a época), mas o desenvolvimento não foi muito longe, os personagens são ruins e o elenco é péssimo.
Episódico, digressivo, um pesadelo filmado, Forrest Gump depressivo, o filme que Kafka teria dirigido. Ao mesmo tempo, um mergulho psicológico em um homem castrado e um retrato da decadência social estadunidense. Um filme ambicioso e verdadeiramente singular, onde Ari Aster rompe totalmente os modelos de gênero que antes só subvertia.
Brandon tem uma sensibilidade especial para materializar as multiplicidades sob as identidades. Fiquei em dúvida até o último segundo sobre quanto havia gostado do filme, mas as cenas finais ressignificam toda a trama com um impacto irresistível. A atuação do Christopher Abbott expressa brilhantemente toda a ambiguidade do personagem, de um modo que você consegue quase ver a outra atriz por trás dele.
Um retrato brutal da implacabilidade da elite, da pulsão de morte, do colonialismo, da desintegração da identidade. Ao contrário do que muitos dizem, não vejo excesso algum nas doses cavalares de surrealismo, sexo e violência. Como numa montanha-russa, somos lançados num passeio cada vez mais vertiginoso, acompanhando o processo de descentramento do próprio protagonista, e a direção sabe provocar no espectador essas sensações da forma mais visceral. Uma bela e terrível imagem do samsara.
"Ele me conectou com tudo que eu sentia, porque se eu não estivesse lá, aquele som jamais existiria. Isso me faz lembrar que eu não sou só uma peça sozinha, sem destino nesse lugar, mas que eu sou parte de um todo. E eu gosto muito do meu som conectado com tudo."
Uma narrativa muito bem estruturada. Todos os pequenos elementos conduzem a trama para uma conclusão muito coesa do desenvolvimento do protagonista. O filho do Stephen King aprendeu muito bem com o pai a arte do drama com fachada de terror.
Bom filme. Talvez se não soubesse do hype e de que foi distribuído pela A24, tivesse curtido mais, pois esperei algo muito original, e foi um terror sobrenatural convencional.
Chega a ser inacreditável que este filme é do mesmo diretor de O Nascimento de uma Nação. De amigo da Ku Klux Klan, em 2 anos, Griffith se torna diretor favorito de Lênin e a principal inspiração dos cineastas soviéticos, tanto pelo conteúdo quanto pela forma. A imagem da Eternal Mother é uma das metáforas mais belas do cinema e o segmento da Dear One por si só já daria um filme belíssimo, um retrato visceral e extremamente didático da precarização da classe trabalhadora e sua queda na marginalidade.
O Abutre
4.0 2,5K Assista AgoraFala-se muito de sociopatia do indivíduo. Mas e a estrutura econômica que condiciona esses trabalhadores à inescrupulosidade? O cara tava na merda no começo do filme. Era isso ou nada.
Pobres Criaturas
4.1 1,2K Assista AgoraPerfeito do início ao fim em cada detalhe. Bella Baxter é a intrepidez polimórfica infantil munida da força de uma mulher adulta, uma potência anti-edipiana que não conhece a castração. Protagonista de todos os instantes, ela toma as rédeas e se apropria de cada acontecimento sem jamais se dobrar.
Não bastasse a perfeição do roteiro e da interpretação de Emma Stone, o filme é um show visual - em suas tomadas elaboradíssimas a cada frame (típicas de Lanthimos) e cenários e figurinos de formas e cores caleidoscópicas - e sonoro, com uma trilha sonora erudita contemporânea desconcertante.
Um dos melhores filmes da década já.
Agonia de Amor
3.5 42A obsessão do personagem do Gregory Peck pela mulher ambígua e a forma como a câmera descreve esse sentimento me remeteram muito a Vertigo.
Alma em Suplício
4.2 140 Assista AgoraA ambientação noir é sensacional, assim como a narrativa. A história vai sendo contada, detalhe por detalhe, e você vai sendo levado querendo saber aonde aquilo vai dar. O final me surpreendeu positivamente também. No entanto, certas coisas ficam implausíveis em muitos momentos. Falta fundamentação para o ódio da menina contra a mãe e fica difícil acreditar que uma mulher tão forte seja tão trouxa em tantos momentos, além da apatia diante de términos e mortes. Joan Crawford é uma boa atriz também mas essa atuação não me chamou tanto a atenção assim também.
Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar
4.2 993 Assista AgoraUm filme simples, sem um grande clímax, as coisas vão acontecendo sem alarde, está quase no fim, e parece que nada transcorreu. Mas de repente você está chorando, sem saber por quê. A mágica tradicional de Miyazaki de comunicar nos detalhes. Uma gracinha. Também me emocionaram as referências sutis a vários outros personagens de outros filmes, como a bruxa idosa do Castelo Animado, o próprio menino de Totoro, o bebê de Yubaba.
Trabalhar Cansa
3.6 211Prometeu muito mais do que entregou. Faz até um bom retrato da tensão entre as classes C e D no mercado de trabalho, é também interessante o clima de apatia que permeia todo o filme (rompido apenas em momentos breves mas luminosos de interação entre a empregada e a filha do casal protagonista), mas o clímax de terror que o filme parece anunciar desde o início não chega. Parece um Polanski broxa.
Mahou Shoujo Madoka Magika Movie 4
2.8 2Como assim em 10 anos ainda não fizeram esse final?
Corpo Fechado
3.7 1,3K Assista AgoraEsperava Fragmentado, recebeu Marvel.
A Menina que Matou os Pais: A Confissão
3.1 220 Assista AgoraO melhor dos três filmes.
A Família Addams 2
3.5 382 Assista AgoraEm relação ao primeiro, aprofunda bastante o humor negro, ousa ir bem mais além, o que é um ponto muito positivo. As atuações também são perfeitas, principalmente da Joan Cusack (jurei que era a Winona Ryder). O ponto alto é o teatro no acampamento, impagável haha
Scanners: Sua Mente Pode Destruir
3.5 251A trilha sonora e a sequência final são absolutamente incríveis.
Eles Vivem
3.7 735 Assista AgoraGosto da direção do Carpenter e o conceito é bem promissor (não tão revolucionário quanto se proponha - talvez para a época), mas o desenvolvimento não foi muito longe, os personagens são ruins e o elenco é péssimo.
Beau Tem Medo
3.2 416 Assista AgoraEpisódico, digressivo, um pesadelo filmado, Forrest Gump depressivo, o filme que Kafka teria dirigido. Ao mesmo tempo, um mergulho psicológico em um homem castrado e um retrato da decadência social estadunidense. Um filme ambicioso e verdadeiramente singular, onde Ari Aster rompe totalmente os modelos de gênero que antes só subvertia.
Possessor
3.4 301 Assista AgoraBrandon tem uma sensibilidade especial para materializar as multiplicidades sob as identidades. Fiquei em dúvida até o último segundo sobre quanto havia gostado do filme, mas as cenas finais ressignificam toda a trama com um impacto irresistível. A atuação do Christopher Abbott expressa brilhantemente toda a ambiguidade do personagem, de um modo que você consegue quase ver a outra atriz por trás dele.
Piscina Infinita
3.0 366 Assista AgoraUm retrato brutal da implacabilidade da elite, da pulsão de morte, do colonialismo, da desintegração da identidade. Ao contrário do que muitos dizem, não vejo excesso algum nas doses cavalares de surrealismo, sexo e violência. Como numa montanha-russa, somos lançados num passeio cada vez mais vertiginoso, acompanhando o processo de descentramento do próprio protagonista, e a direção sabe provocar no espectador essas sensações da forma mais visceral. Uma bela e terrível imagem do samsara.
Sorria
3.1 855 Assista AgoraA trama é clichê e as atuações são fracas, mas a atmosfera macabra é bem construída.
Marcel a Concha de Sapatos
3.8 104 Assista Agora"Sabe por que eu sorrio tanto? Porque vale a pena."
Marcel a Concha de Sapatos
3.8 104 Assista Agora"Ele me conectou com tudo que eu sentia, porque se eu não estivesse lá, aquele som jamais existiria. Isso me faz lembrar que eu não sou só uma peça sozinha, sem destino nesse lugar, mas que eu sou parte de um todo. E eu gosto muito do meu som conectado com tudo."
O Telefone Preto
3.5 1,1K Assista AgoraUma narrativa muito bem estruturada. Todos os pequenos elementos conduzem a trama para uma conclusão muito coesa do desenvolvimento do protagonista. O filho do Stephen King aprendeu muito bem com o pai a arte do drama com fachada de terror.
O Escândalo
3.6 460 Assista AgoraAdoro o estilo ficção documental.
Fale Comigo
3.6 976 Assista AgoraBom filme. Talvez se não soubesse do hype e de que foi distribuído pela A24, tivesse curtido mais, pois esperei algo muito original, e foi um terror sobrenatural convencional.
Oppenheimer
4.0 1,1KChato pacarai.
Intolerância
4.0 108 Assista AgoraChega a ser inacreditável que este filme é do mesmo diretor de O Nascimento de uma Nação. De amigo da Ku Klux Klan, em 2 anos, Griffith se torna diretor favorito de Lênin e a principal inspiração dos cineastas soviéticos, tanto pelo conteúdo quanto pela forma.
A imagem da Eternal Mother é uma das metáforas mais belas do cinema e o segmento da Dear One por si só já daria um filme belíssimo, um retrato visceral e extremamente didático da precarização da classe trabalhadora e sua queda na marginalidade.
Escola Base - Um Repórter Enfrenta o Passado
3.6 32Muito digno esse repórter.