Não sei dar nota a este filme. Não sei se vi uma produção subjetiva pretensiosa ou um exercício genuíno de cinema de arte. Tudo o que sei é que carregarei esse filme por um longo tempo - pelo menos - na minha cabeça. Chovendo no molhado: belíssima poesia. Como alguém que já foi um adolescente introspectivo do interior como eu não se identificar?
Tim Burton já esteve em melhor forma (e o Depp também). O filme parece não decidir entre ser uma comédia de humor negro ou um filme de terror. Eu ia gostar se tivesse decidido por qualquer um dos dois. Se tivesse decidido pra comédia, seria uma concorrência MUITO boa pra Família Addams entre as minhas preferidas. Em contrapartida acho que seria perfeito se tivesse focado no aspecto macabro assim como ele fez em Sleepy Hollow e Sweeney Todd... Ou ele falava sobre a adaptação da família (e do BArnabas) - a comédia - ou ele falava do drama pessoal de Barnabas com seus demônios pessoais com Angelique - o terror. Não focar em nenhuma das duas coisas deixou o filme raso... O filme não é ruim, mas é incômodo. A direção de arte é fantástica, e a trilha sonora tbm... ADOREI a Eva Green... Queria que a Pfeiffer tivesse dado mais sangue nessa interpretação, mas não deu... E também fiquei com vergonha alheia da
Não acho que devamos esperar esse filme como um filme de terror. Ele me parece mais um drama sobrenatural que trata de temas recorrentes do suspense. Rotular é tenso. Se tiver a mesma atmosfera de "As Filhas do Fogo" está de ótimo tamanho.
Como destruir uma potencial série de bons filmes com péssimas adaptações. Se o roteiro seguisse pelo menos 60% dos livros seria um roteiro MUITO melhor e bem menos cliché. TALVEZ uma saga de filmes pelo menos tão divertida quanto Narnia (sim, Narnia, mesmo sendo infantil e tendo seus defeitos é MUITO melhor produzida e dirigida). Mas nãaaao, preferem fazer merda com histórias que poderiaaam dar certo. Eu diria que é BEM menos ruim do que o primeiro. E não to falando de comparação com os livros, falo de filme mesmo. Mas ainda assim um filme bem descartável. Uma pena, pois a série de livros renderia ótimos filmes nas mãos certas.
Por incrível que pareça, ao contrário da maioria dos outros filmes, em 13 anos esse filme teve a história bem envelhecida, por não ser forte o suficiente. Mas a direção permanece intacta. Fotografia, movimentos de câmera, todas essas minúcias técnicas tão bem feitas que tornam o filme um suspense delicioso de se assistir. Infelizmente isso nao acontece com os sustos e os efeitos especiais do final. Mas vale a pena a revisita... Zemeckis dá uma AULA de como filmar referenciando e reverenciando (como li num blog) Hitchcock e tudo o mais...
Temos as pessoas loucas que acham esse filme a ultima bolacha do pacote. E tem os que não sabem apreciar um bom filme comercial, de entretenimento e que não tem nenhum compromisso com a realidade ou com alguma filosofia.
Esse filme é pura diversão e a história é divertidíssima e - num nível raso - consegue até ser transgressor. Timur Bekmambetov dirige algumas das melhores cenas absurdas e exageradas de ação que já vi e ainda é cru na sua direção. Um dos meus favoritos, EVER!
Ai caramba! O Nichols conseguiu de novo! Ele consegue tratar de DIVERSOS temas profundos, sem discorrer, apenas narrando! E que sensibilidade, cara! Já é um dos meus contemporâneos preferidos! Sem mania de grandezas, MUITO intimista, bem subjetivo, simples, profundo, inteligente. Não usa muitos artifícios visuais muito claros. Mas é esperto pra filmar. Genial pra escrever. Cria personagens verossímeis e ainda é um bom diretor de atores. Jeff conseguiu superar seu "Shotgun Stories" super bem! ("Mud" está pau a pau com "Take Shelter", no caso, as abordagens e temas são diferentes).
Funciona bem se você pensar nele mais como um teatro filmado e com cenários mais amplos. Como cinema (mesmo só de entretenimento) deixa a desejar. Porém, ri bastante com Dona Hermínia rsrs
É interessante observar que a maioria das pessoas que assistem ao filme caem na mesma pegadinha de "O Grande Truque" do Nolan. E olha que a pegadinha aqui é bem mais desconfiável. Prestidigitação em roteiro de cinema, a boa utilização desta merece estrelas!
Não se engane achando que vai ver um filme de extrema complexidade e inteligência de roteiro. Se você espera um denso e dramático "O Grande Truque" você vai se decepcionar. Na verdade, a genialidade (ou não) de "Now You See Me" está justamente no truque que o Louis Leterrier utiliza. Ele brinca sim com a prestidigitação básica da mágica, mas também usa muita pirotecnia e distrações visuais para esconder a verdade. O filme não pretende ser nada super inteligente e não se compromete em nenhum momento com o realismo. É diversão pura e simples, sem personagens complexos demais e pouca profundidade dramática (não que não exista). A direção funciona muito bem, apesar de nos deixar tontos com tanto movimento (é o Leterrier ne?). O elenco estelar está bem, os efeitos são deslumbrantes e o roteiro não tem furos e tem um ritmo ágil - mas também não é o maior exemplo de roteiro bem escrito do mundo. Porém, seus defeitos não apagam o brilho do filme, já que no fim das contas ele cumpre bem o papel a que se propôs, que numa citação BEM livre de uma das personagens é basicamente entreter o público com um pouco de mágica. Não é ser enganado, é se divertir.
Acabei de ver, e não é que me surpreendi com a sensibilidade do filme? Curti! Divertido, sensível, bem feito! Ótimos efeitos visuais, sem muita poluição visual e sonora, bem montado. A gente ENTENDE o que está vendo nas cenas de luta e isso é fundamental. Tem um enredo sessão da tarde, mas é uma sessão da tarde bem executada!
"Aguardei ansiosamente para assistir o filme, mas sem esperar nada muito bom. Acontece que ele me surpreendeu de duas formas diferentes: o roteiro está abaixo do que eu esperava e o visual (incluindo efeitos digitais) até me surpreenderam. [...] A mistura de drama com fantasia nos moldes do “Imaginaerum”, não é inédita, mas é rara e por si só já merece uma conferida. Mas devo confessar que o filme deixou-me com um sentimento incômodo de frustração, não pelo que ele foi, mas pelo que poderia ser. Levando em consideração que é um filme realizado por uma banda sem experiência no assunto e que é o longa de estreia de um diretor que até então havia feito apenas filmes e games, o filme se mostra surpreendentemente agradável de se assistir. Mas ainda assim há algo de decepcionante nele.
Antes que os fãs do Nightwish que AMARAM o filme me apedrejem, direi o porquê:
Simplicidade e profundidade. Acho que isso definiria o enredo. Sem mania de genialidade, sem tentar ser diferente, mas com certeza uma boa história. Sensibilidade e competência. Acho que isso definiria a direção. Sem muita pretensão, sem coisas muito mirabolantes ou cheias de significado, mas bem pautada, sensível, bom ritmo e algumas cenas chegam perto sim do genial. O roteiro não é impecável, tem algumas coisas desnecessárias, outras que poderiam ser mais bem desenvolvidas, mas tem mais acertos do que erros. Nunca esconde demais quando realmente precisamos de uma exposição, mas também não nos subestima com exposições excessivas e informações desnecessárias, assim como revela o necessário para que compreendamos o que aconteceu ali e sempre na hora certa. Tem um ótimo ritmo. Não é apressado demais, mas também não é muito lento. Os personagens principais - Théo, Branca e Pedro - são apresentados agilmente na sequencia inicial, sendo que o Pedro a princípio parece algo e depois vai nos deixando intrigados. É um personagem interessantíssimo - assim como seu avô. Os personagens que aparecem durante "A Busca" também são intrigantes e instigantes. E todos têm uma pequena história pra contar - é quase genial como Luciano Moura conta essas histórias apenas com gestos ou objetos. O elenco em si só presta o Vagner Moura e o LIma Duarte... A Mariana Lima e o menino são fraaacos, mas não acho que tenham comprometido o quadro geral. Os diálogos são simples, mas não óbvios. E o desfecho é na medida. Nada demais, mas nada de menos. Belíssimo, poético, simples, despretensioso, mas certamente um ótimo filme.
Estou com a trilogia dos ap's pra assistir aqui. Primeira missão cumprida. Eu já havia começado a assistir O Inquilino, mas aí baixei a trilogia toda e resolvi ver na ordem.
Vou primeiro fazer um comentário que certamente me renderá vários "unlikes". For starters, eu acho Roman um gênio, particularmente - e isso é algo do meu gosto pessoal - sempre me canso um bocado no início dos filmes dele. Compreendo perfeitamente o que ele está fazendo nos primeiros momentos dos filmes. Ele prepara o terreno de uma forma incrivelmente cuidadosa, tanto que alguns chegam a achar lenta demais. Eu não acho lenta demais, mas tenho um gosto particular por desenvolvimentos mais ágeis - é um problema que eu tenho na literatura com o Stephen King e seus rodeios por exemplo (mas isso é outra história). Sim, infelizmente fui educado em cinema na geração As Panteras Detonando - e não me orgulho disso.
Em contrapartida, desde o início você percebe algo de errado na Carol Ledoux, brilhantemente interpretada por Catherine Deneuve - aliás, a escolha de um "sonho de consumo masculino" para fazer uma personagem que abomina contato físico com homens foi simplesmente genial! E Roman Polanski SABE MESMO como fazer você perceber isso. Os devaneios pensativos dela, que mostram que ela não pensa nem enxerga as coisas de maneira comum, aparecem logo na primeira cena. A paranoia e repressão sexual são perceptíveis mesmo antes de serem externadas em atitudes mais enfáticas dela.
Então, de um interessante e intrigante estudo de uma personagem feminina com problemas óbvios com homens, repentinamente nos vemos num filme de paranoia, loucura e insanidade que nos joga dentro de um pesadelo sem medo de nos fazer tremer. Visualmente genial da primeira à última cena, Repulsa ao Sexo nos faz refletir onde foram parar os diretores que conseguiam contar histórias de maneira brilhante sem que precisassem de diálogos, flashbacks e exposições exageradas pra isso. Sem medo de ser sutil ao citar apenas visualmente fatos da vida de Carol e coisas que normalmente seriam foco de exposição no roteiro, Polanski em contrapartida, faz questão de jogar enfaticamente na nossa cara todos os sinais de perturbação da protagonista. E ele faz isso de modo a nos colocar conscientemente no mundo dela, e quando ela está em cena somos "obrigados" a enxergar tudo do modo como ela enxerga: a realidade está nas entrelinhas da nossa cosmovisão.
Um filme que nas mãos corretas poderia ter sido uma obra prima do suspense. A ambientação perfeita, inundada pela cultura local, clima bizarro e que tinha tudo para tornar o filme uma experiência perturbadora. Infelizmente, o roteiro começa bem e desanda incluindo cenas desnecessárias, personagens dispensáveis e um desfecho que poderia ter sido mais impactante. A direção também faz um trabalho competente na primeira metade do filme, a despeito da produção precária, mas se perde junto com o roteiro. Enfim, uma ideia que poderia nos ter rendido um filme incrível, mas que se perdeu.
Uma das reclamações que mais faço em filmes por aqui é a de que uma grande maioria de filmes com argumentos interessantíssimos e originais se perdem em produções fracas e execuções dignas de desprezo. "O Operário" provoca em mim exatamente a reação contrária. Chovendo no molhado, o Bale está fantástico. A direção é segura e eficiente ao criar o clima de tensão, mistério e segredos incômodos do personagem, o roteiro desenvolve a ideia de maneira calma, mas eficiente, a fotografia me parece propositalmente incômoda... Enfim, é de uma execução incrível. Mas o argumento me deixou um tanto desapontado. Não que seja ruim, é um ótimo argumento, porém visto e revisto em muitos e muitos filmes, e a única coisa original que achei nele é o fato de que no final das contas,
não temos um assassinato sangrento e premeditado, mas um profundo e destrutivo sentimento de culpa por um assassinato acidental,
mas isso não anula o fato de que o filme se torna previsível desde o início por utilizar elementos que nos lembram muito outros filmes com desfecho parecido. Mas claro, é um grande filme, feito do jeito que não se vê muito nos filmes de suspense/drama do século XXI.
Esse é o típico cinema de arte. Uma narrativa que não funcionaria muito bem num livro se não sofresse sérias adaptações e mudanças na história. Digo isso por que as imagens e os sons obviamente são cruciais para que o filme seja completo. Sem eles, o filme seria vazio. É um retrato angustiante de uma sociedade que sempre se ilude com mudanças externas quando a essência - o pior dela - continua a mesma. Poético. E para poucos.
Muitos apontam os clichês como o maior defeito do filme, mas
esses "clichês" estão longe de ser o problema. Alguns citaram vários filmes abaixo que tem reviravoltas parecidas e nenhum deles é original. Ou ninguém aqui assistiu O Gabinete do Dr. Caligari, que é de 1920? Hollywood nao produz mais ideias originais, darlings, e isso já faz um tempinho. Na verdade, se o roteiro não tivesse forçado tanto e falhado
miseravelmente em fazer as reviravoltas não parecerem absurdas, ele teria usado isso num contexto e num momento narrativo até melhor do que a maioria dos filmes citados como comparação. Se não fosse o roteiro e os personagens mal desenvolvidos, o filme teria sido genial em sua execução sem precisar ser original. Isso por que o Jim Sheridan é um ótimo diretor e foi sua habilidade de criar empatia do público em relação aos personagens que fez com o que o filme não perdesse seu encanto. Junto, é claro, com a fotografia linda. Uma pena. O filme ficou forçado e morno demais para ser inesquecível. Mais um pouco de sensibilidade, menos medo de ousar e um roteiro menos forçado, teriam tornado uma história como essa inesquecível. Ouvi dizer que esse filme foi reeditado pela produtora e ficou bem diferente do que seria a versão do diretor. Triste, queria ter gostado mais dele.
Não li o HQ. Não sei de nada dela, mas adorei esse filme. Considerar ele ótimo é outra coisa. Ele é superficial em muitas coisas, inclusive na relação de Ramona e Scott. Alguns argumentam que vou entender melhor algumas coisas se ler os quadrinhos e tal e que lá os relacionamentos são muito mais profundos e bem desenvolvidos. Ok, eu não tenho problema nenhum com isso. Mas uma adaptação tem que funcionar independentemente de onde veio. "Ahh mas se você ler o original..." NÃO, gente, se eu tiver que ler o original pra entender a ligação entre Ramona e Scott com mais propriedade, significa que o filme não funcionou. Anyway, eu ADOREI, pq eu me diverti MUITO assistindo. Adorei o visual, a fotografia, coreografia é legalzinha, ADOREI as onomatopeias. Ri muito, adorei a trilha sonora. Enfim, divertidíssimo. Não reclamo do Scott ser um ninja superdesenvolvido assim do nada, pelo clima da história. Desde o inicio nos deixam bem claro que estamos indo ver uma história que segue basicamente um estilão game eletronico. Algumas coisas são meio estúpidas, mas funcionam muito bem ali. Mas que dava pra ser MUITO melhor, dava.
Thor Freudenthal? Sério mesmo? E dizem que querem consertar a franquia. Antes fosse o Michael Apted! Acho que seria melhor. E é ÓBVIO que não tem como esse segundo filme ser fiel ao livro completamente. Eles tem que deixar o filme fiel ao livro, porém mantendo uma linha de coerência com o primeiro filme, uma vez que isso não é um reboot e sim uma continuação. Parece que é isso que estão fazendo, o que não me deixa mais animado. O que tinha de bom no elenco do primeiro já não está mais entre nós... Pelo trailer, a produção melhorou ate mas os diálogos continuam óbvios e terríveis (ao contrário dos do livro).. enfim... é esperar pra ver. Espero queimar a minha língua.
Os Famosos e os Duendes da Morte
3.7 670 Assista AgoraNão sei dar nota a este filme.
Não sei se vi uma produção subjetiva pretensiosa ou um exercício genuíno de cinema de arte.
Tudo o que sei é que carregarei esse filme por um longo tempo - pelo menos - na minha cabeça. Chovendo no molhado: belíssima poesia. Como alguém que já foi um adolescente introspectivo do interior como eu não se identificar?
Sombras da Noite
3.1 4,0K Assista AgoraTim Burton já esteve em melhor forma (e o Depp também).
O filme parece não decidir entre ser uma comédia de humor negro ou um filme de terror.
Eu ia gostar se tivesse decidido por qualquer um dos dois. Se tivesse decidido pra comédia, seria uma concorrência MUITO boa pra Família Addams entre as minhas preferidas.
Em contrapartida acho que seria perfeito se tivesse focado no aspecto macabro assim como ele fez em Sleepy Hollow e Sweeney Todd...
Ou ele falava sobre a adaptação da família (e do BArnabas) - a comédia - ou ele falava do drama pessoal de Barnabas com seus demônios pessoais com Angelique - o terror. Não focar em nenhuma das duas coisas deixou o filme raso...
O filme não é ruim, mas é incômodo.
A direção de arte é fantástica, e a trilha sonora tbm... ADOREI a Eva Green... Queria que a Pfeiffer tivesse dado mais sangue nessa interpretação, mas não deu...
E também fiquei com vergonha alheia da
adolescente lobisomem .-. aquilo foi completamente desnecessário e deveria ter sido melhor trabalhado ANTES da revelação pra não ficar random .-.
Quando Eu Era Vivo
2.9 322Não acho que devamos esperar esse filme como um filme de terror. Ele me parece mais um drama sobrenatural que trata de temas recorrentes do suspense. Rotular é tenso. Se tiver a mesma atmosfera de "As Filhas do Fogo" está de ótimo tamanho.
Percy Jackson e o Mar de Monstros
2.8 1,7K Assista AgoraComo destruir uma potencial série de bons filmes com péssimas adaptações.
Se o roteiro seguisse pelo menos 60% dos livros seria um roteiro MUITO melhor e bem menos cliché. TALVEZ uma saga de filmes pelo menos tão divertida quanto Narnia (sim, Narnia, mesmo sendo infantil e tendo seus defeitos é MUITO melhor produzida e dirigida).
Mas nãaaao, preferem fazer merda com histórias que poderiaaam dar certo.
Eu diria que é BEM menos ruim do que o primeiro. E não to falando de comparação com os livros, falo de filme mesmo. Mas ainda assim um filme bem descartável.
Uma pena, pois a série de livros renderia ótimos filmes nas mãos certas.
Revelação
3.4 332 Assista AgoraPor incrível que pareça, ao contrário da maioria dos outros filmes, em 13 anos esse filme teve a história bem envelhecida, por não ser forte o suficiente. Mas a direção permanece intacta.
Fotografia, movimentos de câmera, todas essas minúcias técnicas tão bem feitas que tornam o filme um suspense delicioso de se assistir. Infelizmente isso nao acontece com os sustos e os efeitos especiais do final.
Mas vale a pena a revisita... Zemeckis dá uma AULA de como filmar referenciando e reverenciando (como li num blog) Hitchcock e tudo o mais...
Guardiões da Noite
2.8 104Temos as pessoas loucas que acham esse filme a ultima bolacha do pacote.
E tem os que não sabem apreciar um bom filme comercial, de entretenimento e que não tem nenhum compromisso com a realidade ou com alguma filosofia.
Esse filme é pura diversão e a história é divertidíssima e - num nível raso - consegue até ser transgressor. Timur Bekmambetov dirige algumas das melhores cenas absurdas e exageradas de ação que já vi e ainda é cru na sua direção.
Um dos meus favoritos, EVER!
Amor Bandido
3.7 353 Assista AgoraAi caramba! O Nichols conseguiu de novo!
Ele consegue tratar de DIVERSOS temas profundos, sem discorrer, apenas narrando!
E que sensibilidade, cara! Já é um dos meus contemporâneos preferidos!
Sem mania de grandezas, MUITO intimista, bem subjetivo, simples, profundo, inteligente. Não usa muitos artifícios visuais muito claros. Mas é esperto pra filmar.
Genial pra escrever. Cria personagens verossímeis e ainda é um bom diretor de atores.
Jeff conseguiu superar seu "Shotgun Stories" super bem! ("Mud" está pau a pau com "Take Shelter", no caso, as abordagens e temas são diferentes).
Minha Mãe é Uma Peça: O Filme
3.7 2,6K Assista AgoraFunciona bem se você pensar nele mais como um teatro filmado e com cenários mais amplos. Como cinema (mesmo só de entretenimento) deixa a desejar. Porém, ri bastante com Dona Hermínia rsrs
Donnie Darko
4.2 3,8K Assista AgoraSó eu acho esse filme triste? Ainda mais embalado pela versão do Gary Jules de Mad World?
Poder Paranormal
3.2 701É interessante observar que a maioria das pessoas que assistem ao filme caem na mesma pegadinha de "O Grande Truque" do Nolan. E olha que a pegadinha aqui é bem mais desconfiável.
Prestidigitação em roteiro de cinema, a boa utilização desta merece estrelas!
Truque de Mestre
3.8 2,5K Assista AgoraNão se engane achando que vai ver um filme de extrema complexidade e inteligência de roteiro. Se você espera um denso e dramático "O Grande Truque" você vai se decepcionar.
Na verdade, a genialidade (ou não) de "Now You See Me" está justamente no truque que o Louis Leterrier utiliza. Ele brinca sim com a prestidigitação básica da mágica, mas também usa muita pirotecnia e distrações visuais para esconder a verdade.
O filme não pretende ser nada super inteligente e não se compromete em nenhum momento com o realismo. É diversão pura e simples, sem personagens complexos demais e pouca profundidade dramática (não que não exista).
A direção funciona muito bem, apesar de nos deixar tontos com tanto movimento (é o Leterrier ne?). O elenco estelar está bem, os efeitos são deslumbrantes e o roteiro não tem furos e tem um ritmo ágil - mas também não é o maior exemplo de roteiro bem escrito do mundo.
Porém, seus defeitos não apagam o brilho do filme, já que no fim das contas ele cumpre bem o papel a que se propôs, que numa citação BEM livre de uma das personagens é basicamente entreter o público com um pouco de mágica. Não é ser enganado, é se divertir.
Gigantes de Aço
3.7 2,5KAcabei de ver, e não é que me surpreendi com a sensibilidade do filme? Curti! Divertido, sensível, bem feito! Ótimos efeitos visuais, sem muita poluição visual e sonora, bem montado. A gente ENTENDE o que está vendo nas cenas de luta e isso é fundamental. Tem um enredo sessão da tarde, mas é uma sessão da tarde bem executada!
Imaginaerum
3.6 234"Aguardei ansiosamente para assistir o filme, mas sem esperar nada muito bom.
Acontece que ele me surpreendeu de duas formas diferentes: o roteiro está abaixo do que eu esperava e o visual (incluindo efeitos digitais) até me surpreenderam. [...]
A mistura de drama com fantasia nos moldes do “Imaginaerum”, não é inédita, mas é rara e por si só já merece uma conferida.
Mas devo confessar que o filme deixou-me com um sentimento incômodo de frustração, não pelo que ele foi, mas pelo que poderia ser. Levando em consideração que é um filme realizado por uma banda sem experiência no assunto e que é o longa de estreia de um diretor que até então havia feito apenas filmes e games, o filme se mostra surpreendentemente agradável de se assistir. Mas ainda assim há algo de decepcionante nele.
Antes que os fãs do Nightwish que AMARAM o filme me apedrejem, direi o porquê:
http://scriptovisual.blogspot.com.br/2013/05/sobre-o-filme-imaginaerum.html "
A Busca
3.4 714 Assista AgoraSimplicidade e profundidade. Acho que isso definiria o enredo.
Sem mania de genialidade, sem tentar ser diferente, mas com certeza uma boa história.
Sensibilidade e competência. Acho que isso definiria a direção.
Sem muita pretensão, sem coisas muito mirabolantes ou cheias de significado, mas bem pautada, sensível, bom ritmo e algumas cenas chegam perto sim do genial.
O roteiro não é impecável, tem algumas coisas desnecessárias, outras que poderiam ser mais bem desenvolvidas, mas tem mais acertos do que erros.
Nunca esconde demais quando realmente precisamos de uma exposição, mas também não nos subestima com exposições excessivas e informações desnecessárias, assim como revela o necessário para que compreendamos o que aconteceu ali e sempre na hora certa.
Tem um ótimo ritmo. Não é apressado demais, mas também não é muito lento.
Os personagens principais - Théo, Branca e Pedro - são apresentados agilmente na sequencia inicial, sendo que o Pedro a princípio parece algo e depois vai nos deixando intrigados. É um personagem interessantíssimo - assim como seu avô.
Os personagens que aparecem durante "A Busca" também são intrigantes e instigantes. E todos têm uma pequena história pra contar - é quase genial como Luciano Moura conta essas histórias apenas com gestos ou objetos.
O elenco em si só presta o Vagner Moura e o LIma Duarte... A Mariana Lima e o menino são fraaacos, mas não acho que tenham comprometido o quadro geral.
Os diálogos são simples, mas não óbvios.
E o desfecho é na medida. Nada demais, mas nada de menos.
Belíssimo, poético, simples, despretensioso, mas certamente um ótimo filme.
Separados Pelo Sangue
3.8 29O Jeff Nichols é fantástico! Só acho que eu teria gostado MUITO mais de Shotgun Stories se não tivesse assistido Abril Despedaçado do Walter Salles :P
Repulsa ao Sexo
4.0 461 Assista AgoraEstou com a trilogia dos ap's pra assistir aqui.
Primeira missão cumprida.
Eu já havia começado a assistir O Inquilino, mas aí baixei a trilogia toda e resolvi ver na ordem.
Vou primeiro fazer um comentário que certamente me renderá vários "unlikes".
For starters, eu acho Roman um gênio, particularmente - e isso é algo do meu gosto pessoal - sempre me canso um bocado no início dos filmes dele.
Compreendo perfeitamente o que ele está fazendo nos primeiros momentos dos filmes. Ele prepara o terreno de uma forma incrivelmente cuidadosa, tanto que alguns chegam a achar lenta demais.
Eu não acho lenta demais, mas tenho um gosto particular por desenvolvimentos mais ágeis - é um problema que eu tenho na literatura com o Stephen King e seus rodeios por exemplo (mas isso é outra história). Sim, infelizmente fui educado em cinema na geração As Panteras Detonando - e não me orgulho disso.
Em contrapartida, desde o início você percebe algo de errado na Carol Ledoux, brilhantemente interpretada por Catherine Deneuve - aliás, a escolha de um "sonho de consumo masculino" para fazer uma personagem que abomina contato físico com homens foi simplesmente genial!
E Roman Polanski SABE MESMO como fazer você perceber isso.
Os devaneios pensativos dela, que mostram que ela não pensa nem enxerga as coisas de maneira comum, aparecem logo na primeira cena. A paranoia e repressão sexual são perceptíveis mesmo antes de serem externadas em atitudes mais enfáticas dela.
Então, de um interessante e intrigante estudo de uma personagem feminina com problemas óbvios com homens, repentinamente nos vemos num filme de paranoia, loucura e insanidade que nos joga dentro de um pesadelo sem medo de nos fazer tremer.
Visualmente genial da primeira à última cena, Repulsa ao Sexo nos faz refletir onde foram parar os diretores que conseguiam contar histórias de maneira brilhante sem que precisassem de diálogos, flashbacks e exposições exageradas pra isso.
Sem medo de ser sutil ao citar apenas visualmente fatos da vida de Carol e coisas que normalmente seriam foco de exposição no roteiro, Polanski em contrapartida, faz questão de jogar enfaticamente na nossa cara todos os sinais de perturbação da protagonista.
E ele faz isso de modo a nos colocar conscientemente no mundo dela, e quando ela está em cena somos "obrigados" a enxergar tudo do modo como ela enxerga: a realidade está nas entrelinhas da nossa cosmovisão.
A Antropóloga
2.6 51Um filme que nas mãos corretas poderia ter sido uma obra prima do suspense.
A ambientação perfeita, inundada pela cultura local, clima bizarro e que tinha tudo para tornar o filme uma experiência perturbadora. Infelizmente, o roteiro começa bem e desanda incluindo cenas desnecessárias, personagens dispensáveis e um desfecho que poderia ter sido mais impactante.
A direção também faz um trabalho competente na primeira metade do filme, a despeito da produção precária, mas se perde junto com o roteiro.
Enfim, uma ideia que poderia nos ter rendido um filme incrível, mas que se perdeu.
O Operário
4.0 1,3K Assista AgoraUma das reclamações que mais faço em filmes por aqui é a de que uma grande maioria de filmes com argumentos interessantíssimos e originais se perdem em produções fracas e execuções dignas de desprezo.
"O Operário" provoca em mim exatamente a reação contrária.
Chovendo no molhado, o Bale está fantástico. A direção é segura e eficiente ao criar o clima de tensão, mistério e segredos incômodos do personagem, o roteiro desenvolve a ideia de maneira calma, mas eficiente, a fotografia me parece propositalmente incômoda... Enfim, é de uma execução incrível.
Mas o argumento me deixou um tanto desapontado.
Não que seja ruim, é um ótimo argumento, porém visto e revisto em muitos e muitos filmes, e a única coisa original que achei nele é o fato de que no final das contas,
não temos um assassinato sangrento e premeditado, mas um profundo e destrutivo sentimento de culpa por um assassinato acidental,
Mas claro, é um grande filme, feito do jeito que não se vê muito nos filmes de suspense/drama do século XXI.
O Som ao Redor
3.8 1,1K Assista AgoraEsse é o típico cinema de arte. Uma narrativa que não funcionaria muito bem num livro se não sofresse sérias adaptações e mudanças na história.
Digo isso por que as imagens e os sons obviamente são cruciais para que o filme seja completo. Sem eles, o filme seria vazio.
É um retrato angustiante de uma sociedade que sempre se ilude com mudanças externas quando a essência - o pior dela - continua a mesma.
Poético. E para poucos.
A Casa dos Sonhos
3.2 1,4K Assista AgoraMuitos apontam os clichês como o maior defeito do filme, mas
esses "clichês" estão longe de ser o problema. Alguns citaram vários filmes abaixo que tem reviravoltas parecidas e nenhum deles é original. Ou ninguém aqui assistiu O Gabinete do Dr. Caligari, que é de 1920? Hollywood nao produz mais ideias originais, darlings, e isso já faz um tempinho.
Na verdade, se o roteiro não tivesse forçado tanto e falhado
miseravelmente em fazer as reviravoltas não parecerem absurdas, ele teria usado isso num contexto e num momento narrativo até melhor do que a maioria dos filmes citados como comparação.
Se não fosse o roteiro e os personagens mal desenvolvidos, o filme teria sido genial em sua execução sem precisar ser original.
Isso por que o Jim Sheridan é um ótimo diretor e foi sua habilidade de criar empatia do público em relação aos personagens que fez com o que o filme não perdesse seu encanto. Junto, é claro, com a fotografia linda.
Uma pena. O filme ficou forçado e morno demais para ser inesquecível. Mais um pouco de sensibilidade, menos medo de ousar e um roteiro menos forçado, teriam tornado uma história como essa inesquecível.
Ouvi dizer que esse filme foi reeditado pela produtora e ficou bem diferente do que seria a versão do diretor. Triste, queria ter gostado mais dele.
Scott Pilgrim Contra o Mundo
3.9 3,2K Assista AgoraNão li o HQ. Não sei de nada dela, mas adorei esse filme.
Considerar ele ótimo é outra coisa. Ele é superficial em muitas coisas, inclusive na relação de Ramona e Scott. Alguns argumentam que vou entender melhor algumas coisas se ler os quadrinhos e tal e que lá os relacionamentos são muito mais profundos e bem desenvolvidos. Ok, eu não tenho problema nenhum com isso.
Mas uma adaptação tem que funcionar independentemente de onde veio. "Ahh mas se você ler o original..." NÃO, gente, se eu tiver que ler o original pra entender a ligação entre Ramona e Scott com mais propriedade, significa que o filme não funcionou.
Anyway, eu ADOREI, pq eu me diverti MUITO assistindo. Adorei o visual, a fotografia, coreografia é legalzinha, ADOREI as onomatopeias. Ri muito, adorei a trilha sonora. Enfim, divertidíssimo.
Não reclamo do Scott ser um ninja superdesenvolvido assim do nada, pelo clima da história. Desde o inicio nos deixam bem claro que estamos indo ver uma história que segue basicamente um estilão game eletronico. Algumas coisas são meio estúpidas, mas funcionam muito bem ali.
Mas que dava pra ser MUITO melhor, dava.
O Profissional
4.3 2,2K Assista AgoraPra mim o melhor filme que já vi do Bensson.
As Vantagens de Ser Invisível
4.2 6,9K Assista AgoraEu não conseguiria fazer um comentário imparcial sobre esse filme. Só posso dizer que curti :D
Percy Jackson e o Mar de Monstros
2.8 1,7K Assista AgoraThor Freudenthal? Sério mesmo?
E dizem que querem consertar a franquia. Antes fosse o Michael Apted! Acho que seria melhor.
E é ÓBVIO que não tem como esse segundo filme ser fiel ao livro completamente. Eles tem que deixar o filme fiel ao livro, porém mantendo uma linha de coerência com o primeiro filme, uma vez que isso não é um reboot e sim uma continuação.
Parece que é isso que estão fazendo, o que não me deixa mais animado. O que tinha de bom no elenco do primeiro já não está mais entre nós... Pelo trailer, a produção melhorou ate mas os diálogos continuam óbvios e terríveis (ao contrário dos do livro).. enfim... é esperar pra ver. Espero queimar a minha língua.