Um filme perfeito, genial! Obra-prima da sátira e da criatividade. Uma mistura perfeita do absurdismo com o ordinário. Como diria Inácio Araujo: "Jacques Demy nasceu para filmar o que é impossível de filmar".
Kiarostami é mestre em criar poesia. Não aquela poesia maniqueísta feita para impressionar impressionáveis, mas uma poesia construída a partir da identificação do espectador com os personagens e, com isso, sobre o que ele irá extrair da observação de sua trajetória. Nesse sentido, "Gosto de Cereja" é seu ápice (pelo menos dos filmes que vi). Você sente na pele do protagonista e começa a olhar o mundo a partir de seus olhos. Apreende-se tudo o que é aprendido durante a jornada e passa a enxergar as coisas mais banais de outra forma. O efeito Kuleshov desse filme tem um poder imenso, uma das mais belas utilizações desse método. E o final é belíssimo! Uma contemplação sobre a beleza do cinema...
Mais uma obra-prima de Fassbinder! Um de seus filmes mais emocionantes com uma fotografia incrível e uma das montagens mais magníficas do diretor (para dizer o mínimo) que nunca é óbvia, com vários faux raccord e montagens paralelas que criam um universo cativante e emocionante. Lindíssimo!
Um dos filmes mais geniais já feitos! Joe Dante dá uma aula de liberdade cinematográfica em um filme que satiriza o próprio cinema e eleva tudo o que já era genial na primeira parte a centésima potência. Um filme cheio de momentos extremamente engraçados (a minha preferido é, provavelmente, a entrevista que o "mogwai inteligente" faz para a televisão). Estou encantado com esse genial diretor... Obra-prima absoluta!
Esse filme é genial! Grande sátira à globalização (Buenos Aires cheia de "americanos") e ao endeusamento da violência. Isso sem falar da grande mise-en-scene de Verhoeven, um excelente manipulador espacial e rítmico. Filmaço!
Obra-prima absoluta! Um dos melhores filmes de Fellini (senão o melhor). Um filme no qual sonhos se entrelaçam com a realidade ou outros sonhos dentro de sonhos (aprende Nolan...) em uma mise-en-scene nada menos que perfeita. Surrealismo realizado de forma magistral!
Obra-prima incomparável! Nunca vi algo parecido com o que Oliveira fez nesse filme. A linha tênue entre narrador e personagem que o filme cria é coisa de mestre. O melhor "documentário" que já vi, certamente... Louco para ver mais filmes desse incrível diretor.
Sou apaixonado pela mise-en-scene do Fulci. É incrível! Esse é o filme de terror definitivo. Tem praticamente tudo o que o gênero já inventou: zumbi, fantasma, livro amaldiçoado, casa (hotel) mal-assombrada, abertura do inferno, etc.... Interessantíssimo!
Assim como "Petra...", esse filme é um dos mais interessantes estudos sobre submissão que eu já vi. Com um jogo de câmera maravilhoso, Fassbinder nos apresenta uma mulher que nunca conseguiu ser livre. Tudo dá errado para ela, e isso é sufocante. Incrível!
Um filmaço! Dos melhores (e mais subestimados) trabalhos do diretor. E o que dizer do monólogo inesquecível de Ingrid Bergman? “Algumas dessas malditas cenas longas funcionam muito bem. Numa tomada de nove minutos e meio, eu falava o tempo todo; a câmera nunca me deixava e funcionou muito bem. Devo reconhecer que é muito melhor do que ser cortada e montada…”
Esse filme é uma grande obra-prima, das melhores dos anos 90! "Nomi Malone é de um vazio atroz. É um Robocop com o rosto mascarado por quilos de purpurina, onde não se vê sinal de humanidade. Seus movimentos, mesmo quando dança, são robóticos, de um autômato." - Inácio Araujo. Verdadeiras bonecas sexuais em um mundo onde isso garante o sucesso... Incrível!
Que pedaço de perfeição é esse? Essa foi uma das experiências mais intensas que já tive na sétima arte! A excepcional decupagem se une com o extraordinário design de som para criar uma das coisas mais inacreditáveis do cinema (é impossível respirar no terceiro ato). Sem falar da sensibilidade com que Hitchcock trabalha as interações interpessoais (não tem como segurar as lágrimas com a troca de toques e olhares de Lydia e Melanie no final do filme). Essa visão/revisão de filmes do Hitch que estou fazendo está sendo algo surreal. "Interlúdio", "Vertigo" e agora "Os Pássaros" nunca havia batido tão forte quanto agora... Ansioso para os próximos capítulos.
Foi o melhor filme de terror dos anos 90 que vi até agora, no mínimo. Esse filme é uma obra-prima e fiquei surpreso com a nota baixíssima até lembrar que era a nota do Filmow (quando tudo fez sentido).
Caralho! Como esse filme cresceu nessa minha terceira revisão de "Notorious"! Filme extremamente bem conduzido, com um ritmo perfeito (o que já é esperado do Hitchcock) com cortes e ângulos absolutamente bem pensados. Um uso sublime do zoom e uma Bergman extremamente intrigante, sensual e muito bem trabalhada. E a sequência final é sublime! Uma aula de manipulação temporal. Ontem eu reassisti "Vertigo" e confirmei para mim mesmo que era o melhor do Hitch... Hoje já sei que a concorrência é de alto nível. Rever Hitchcock é comprovar o que há de mais sublime que a sétima arte pode nos oferecer.
Tão bom e tão pesado quanto "King of New York". Ferrara nos brinda com uma direção bêbada para nos mostrar a descida do personagem de Keitel ao "inferno". Incrível!
Se eu criasse, hoje, uma lista de 10 ou 20 melhores filmes de todos os tempos, "La Ronde" certamente entraria. É sobre isso que falo quando digo de coragem cinematográfica! Aqui há uma mistura de quebra da quarta parede com musical em uma história que acompanha as peripécias de diversas pessoas comuns com o objetivo de estudar as relações amorosas de nossa sociedade e a relação do ser humano com o amor e o tempo, explorando a hipocrisia e os interesses das pessoas. E o diretor é expert em pensar a câmera. Uau, que câmera! Varia de planos-sequência inesquecíveis e enquadramentos muito bem pensados, tudo isso com o objetivo de expressar os pensamentos e sentimentos dos diversos personagens da narrativa. Cada sequência desse filme é uma aula de câmera! Corajoso, ousado e inventivo, Max Ophuls nos brinda com essa pérola da sétima arte. Espero que os demais filmes dele que irei assistir estejam no mesmo patamar.
Melville conduz o filme de forma fluida e instigante, só acho q algumas sequências não tem o ritmo necessário. Nesse sentido, faltou um pouco de Hitchcock na direção de Melville; mas o filme é excelente, com um bom controle cênico e uma fotografia belíssima.
Sai perplexo da revisão desse filme. Composições belíssima e um clima claustrofóbico constante. As cenas são muito bem realizadas e a sucessão de planos incríveis deixa a experiencia cada vez mais perturbadora. Essa overdose de luzes, cores e muito estilo criam uma das experiências mais interessantes no cinema de horror. Uma obra-prima <3
Pele de Asno
3.8 78Um filme perfeito, genial! Obra-prima da sátira e da criatividade. Uma mistura perfeita do absurdismo com o ordinário.
Como diria Inácio Araujo: "Jacques Demy nasceu para filmar o que é impossível de filmar".
Gosto de Cereja
4.0 224 Assista AgoraKiarostami é mestre em criar poesia. Não aquela poesia maniqueísta feita para impressionar impressionáveis, mas uma poesia construída a partir da identificação do espectador com os personagens e, com isso, sobre o que ele irá extrair da observação de sua trajetória.
Nesse sentido, "Gosto de Cereja" é seu ápice (pelo menos dos filmes que vi). Você sente na pele do protagonista e começa a olhar o mundo a partir de seus olhos. Apreende-se tudo o que é aprendido durante a jornada e passa a enxergar as coisas mais banais de outra forma. O efeito Kuleshov desse filme tem um poder imenso, uma das mais belas utilizações desse método.
E o final é belíssimo! Uma contemplação sobre a beleza do cinema...
Lili Marlene
3.8 40Mais uma obra-prima de Fassbinder!
Um de seus filmes mais emocionantes com uma fotografia incrível e uma das montagens mais magníficas do diretor (para dizer o mínimo) que nunca é óbvia, com vários faux raccord e montagens paralelas que criam um universo cativante e emocionante.
Lindíssimo!
Gremlins 2: A Nova Geração
3.3 283 Assista AgoraUm dos filmes mais geniais já feitos! Joe Dante dá uma aula de liberdade cinematográfica em um filme que satiriza o próprio cinema e eleva tudo o que já era genial na primeira parte a centésima potência. Um filme cheio de momentos extremamente engraçados (a minha preferido é, provavelmente, a entrevista que o "mogwai inteligente" faz para a televisão).
Estou encantado com esse genial diretor... Obra-prima absoluta!
Tropas Estelares
3.5 467 Assista AgoraEsse filme é genial! Grande sátira à globalização (Buenos Aires cheia de "americanos") e ao endeusamento da violência. Isso sem falar da grande mise-en-scene de Verhoeven, um excelente manipulador espacial e rítmico. Filmaço!
Satyricon de Fellini
3.8 145 Assista AgoraObra-prima absoluta! Um dos melhores filmes de Fellini (senão o melhor). Um filme no qual sonhos se entrelaçam com a realidade ou outros sonhos dentro de sonhos (aprende Nolan...) em uma mise-en-scene nada menos que perfeita.
Surrealismo realizado de forma magistral!
O Dia do Desespero
4.0 2Obra-prima incomparável! Nunca vi algo parecido com o que Oliveira fez nesse filme. A linha tênue entre narrador e personagem que o filme cria é coisa de mestre. O melhor "documentário" que já vi, certamente... Louco para ver mais filmes desse incrível diretor.
Terror nas Trevas
3.6 133Sou apaixonado pela mise-en-scene do Fulci. É incrível!
Esse é o filme de terror definitivo. Tem praticamente tudo o que o gênero já inventou: zumbi, fantasma, livro amaldiçoado, casa (hotel) mal-assombrada, abertura do inferno, etc.... Interessantíssimo!
História de uma Prostituta
4.1 6Simplesmente perfeito! Uma mistura de poesia com brutalidade sensacional.
Martha
4.0 24Assim como "Petra...", esse filme é um dos mais interessantes estudos sobre submissão que eu já vi.
Com um jogo de câmera maravilhoso, Fassbinder nos apresenta uma mulher que nunca conseguiu ser livre. Tudo dá errado para ela, e isso é sufocante. Incrível!
Sob o Signo de Capricórnio
3.3 63 Assista AgoraUm filmaço! Dos melhores (e mais subestimados) trabalhos do diretor.
E o que dizer do monólogo inesquecível de Ingrid Bergman?
“Algumas dessas malditas cenas longas funcionam muito bem. Numa tomada de nove minutos e meio, eu falava o tempo todo; a câmera nunca me deixava e funcionou muito bem. Devo reconhecer que é muito melhor do que ser cortada e montada…”
Showgirls
3.0 210 Assista AgoraEsse filme é uma grande obra-prima, das melhores dos anos 90!
"Nomi Malone é de um vazio atroz. É um Robocop com o rosto mascarado por quilos de purpurina, onde não se vê sinal de humanidade. Seus movimentos, mesmo quando dança, são robóticos, de um autômato." - Inácio Araujo.
Verdadeiras bonecas sexuais em um mundo onde isso garante o sucesso... Incrível!
Janela Indiscreta
4.3 1,2K Assista AgoraCarte de amor de Hitchcock para o cinema...
Viridiana
4.2 141A versão de Buñuel para a "Santa Ceia"...
Via Láctea ou O Estranho Caminho de São Tiago
3.8 30Obra-prima absoluta! Certos aspectos me lembrou um pouco o Weekend de Godard.
Os Pássaros
3.9 1,1KQue pedaço de perfeição é esse? Essa foi uma das experiências mais intensas que já tive na sétima arte!
A excepcional decupagem se une com o extraordinário design de som para criar uma das coisas mais inacreditáveis do cinema (é impossível respirar no terceiro ato). Sem falar da sensibilidade com que Hitchcock trabalha as interações interpessoais (não tem como segurar as lágrimas com a troca de toques e olhares de Lydia e Melanie no final do filme).
Essa visão/revisão de filmes do Hitch que estou fazendo está sendo algo surreal. "Interlúdio", "Vertigo" e agora "Os Pássaros" nunca havia batido tão forte quanto agora... Ansioso para os próximos capítulos.
Os Invasores de Corpos: A Invasão Continua
3.0 83 Assista AgoraFoi o melhor filme de terror dos anos 90 que vi até agora, no mínimo.
Esse filme é uma obra-prima e fiquei surpreso com a nota baixíssima até lembrar que era a nota do Filmow (quando tudo fez sentido).
Interlúdio
4.0 269 Assista AgoraCaralho! Como esse filme cresceu nessa minha terceira revisão de "Notorious"!
Filme extremamente bem conduzido, com um ritmo perfeito (o que já é esperado do Hitchcock) com cortes e ângulos absolutamente bem pensados. Um uso sublime do zoom e uma Bergman extremamente intrigante, sensual e muito bem trabalhada.
E a sequência final é sublime! Uma aula de manipulação temporal.
Ontem eu reassisti "Vertigo" e confirmei para mim mesmo que era o melhor do Hitch... Hoje já sei que a concorrência é de alto nível.
Rever Hitchcock é comprovar o que há de mais sublime que a sétima arte pode nos oferecer.
Um Corpo que Cai
4.2 1,3K Assista AgoraSem palavras... Se eu começar a escrever sobre nunca mais irei parar, cada plano tem algo de relevante a ser comentado.
Vício Frenético
3.9 124Tão bom e tão pesado quanto "King of New York".
Ferrara nos brinda com uma direção bêbada para nos mostrar a descida do personagem de Keitel ao "inferno". Incrível!
A Ronda
3.9 13 Assista AgoraSe eu criasse, hoje, uma lista de 10 ou 20 melhores filmes de todos os tempos, "La Ronde" certamente entraria.
É sobre isso que falo quando digo de coragem cinematográfica! Aqui há uma mistura de quebra da quarta parede com musical em uma história que acompanha as peripécias de diversas pessoas comuns com o objetivo de estudar as relações amorosas de nossa sociedade e a relação do ser humano com o amor e o tempo, explorando a hipocrisia e os interesses das pessoas.
E o diretor é expert em pensar a câmera. Uau, que câmera! Varia de planos-sequência inesquecíveis e enquadramentos muito bem pensados, tudo isso com o objetivo de expressar os pensamentos e sentimentos dos diversos personagens da narrativa. Cada sequência desse filme é uma aula de câmera!
Corajoso, ousado e inventivo, Max Ophuls nos brinda com essa pérola da sétima arte. Espero que os demais filmes dele que irei assistir estejam no mesmo patamar.
O Samurai
4.2 145Melville conduz o filme de forma fluida e instigante, só acho q algumas sequências não tem o ritmo necessário. Nesse sentido, faltou um pouco de Hitchcock na direção de Melville; mas o filme é excelente, com um bom controle cênico e uma fotografia belíssima.
Zombie: A Volta dos Mortos
3.7 181Uma pegada bem diferente do Romero, e bem melhor também....
Um controle de mise en scene impecável, incrível!
Suspiria
3.8 981 Assista AgoraSai perplexo da revisão desse filme. Composições belíssima e um clima claustrofóbico constante.
As cenas são muito bem realizadas e a sucessão de planos incríveis deixa a experiencia cada vez mais perturbadora.
Essa overdose de luzes, cores e muito estilo criam uma das experiências mais interessantes no cinema de horror.
Uma obra-prima <3