Achei o filme um tanto maçante, do meio pro fim fica óbvio que tudo é uma grande paranóia auto-piedosa do personagem, até chegar na explicação mirabolante e forçada do desfecho.
É difícil criar terror a partir de algo muito evidente. “Noite Passada em Soho”, de tão óbvio, perde o mistério logo no início e é por isso que a construção de medo no filme fracassa. Os fantasmas dos homens opressores (com seus ternos kk) não funcionam em momento nenhum, são muito óbvios pra gerar qualquer tensão. Edgar Wright já perpassou por diferentes gêneros, e com muito êxito, como comédias, ações, zumbis e até video games. Mas no terror… não deu. Fica aqui seu pior filme até então.
É um filme com uma dicotomia óbvia, exagerada — dessa vez entre os que “olham pra cima” e defendem a ciência e os que “olham pra baixo” e vivem na negação. No fim, uma crítica política tão superficial e tão simples que acaba maçante.
No final da década de 90, vieram alguns dos mais famosos filmes baseados no Mito da Caverna de Platão, como “O Show de Truman”, “Matrix” e esse “Cidade das Sombras”. Essas obras estudam indivíduos iludidos por vivências falsas, criadas por seres externos que controlam todo o ambiente — as sombras da Caverna. No caso de “Cidade das Sombras”, os seres externos usam desses artifícios para descobrir o que torna único os seres humanos. O filme é corajoso ao levantar questões como essa, profundas e complexas, mas não me deixa de incomodar uma certa superficialidade nas respostas.
A história do filme acontece nesse vai e vem do personagem, que da sua casa vai pra guerra, volta pra casa, vai de novo pra guerra... e assim por diante, umas quatro vezes. É um tanto esquemático e redundante, já que o estudo da obra, sobre os traumas da guerra, é entregado logo no início, tornando o grande restante da história óbvio e quase maçante.
Isso aqui é um senhor roteiro. Talvez uma influência para o futuro (e grande) “Onde os Fracos Não Tem Vez”, esse “Morte por Encomenda” trata do mesmo ambiente e do mesmo tema — um oeste anárquico onde tudo vale na busca pelo dinheiro.
Acredito que o mais importante do filme “JFK” não é necessariamente explicar como ocorreu o assassinato do presidente, mas sim exibir as diversas falhas existentes na explicação oficial e destacar o direito (e mesmo o dever), dos cidadãos de uma sociedade livre e democrática, de investigar e descobrir a verdade acerca do caso.
É uma obra que reflete sobre o apego — a um emprego, a uma família, a um lugar. “Up in the Air”, título original do filme, pode significar literalmente “no ar”, mas é também uma metáfora para um sentimento de indecisão. Desapegar ou não? Solto no ar ou fixo no chão?
Interessante notar como todos nós somos um pouco como John Malkovich — um grande mosaico daqueles que vieram antes de nós, dessas várias influências que juntas criaram um ser único. E, no futuro, seremos uma pequena parte de outros grandes mosaicos.
Se em Curtindo a Vida Adoidado e Clube dos Cinco, John Hughes consegue retratar a realidade juvenil de modo complexo e profundo, nesse Mulher Nota 1000 ele faz exatamente o contrário, recorrendo à estereótipos no nível mais superficial possível. E é mais ou menos por isso que os dois primeiros são tão bons, e esse último tão ruim.
Alguns adjetivos usados em críticas de arte são verdadeiramente desprezíveis, como “esquecível” ou, pior, “descartável”. No caso de diretores com filmografia extensa, esse tipo de comentário é ainda mais recorrente e aqui temos um bom exemplo. Toda obra de arte, em maior ou menor grau, tem seu valor e sua importância no tempo — toda. E “Broadway Danny Rose” é dessas de maior grau, um dos melhores trabalhos de Allen. O filme é puro sentimento, desses que te tocam, fazem rir e amar.
Instinto Selvagem
3.6 551 Assista AgoraRevisto.
Desejos
3.0 26 Assista AgoraUm “neo-noir” muito bem feito, redondinho. Não deu pra entender uma nota tão baixa da crítica e do público.
Vanilla Sky
3.8 2,0K Assista AgoraAchei o filme um tanto maçante, do meio pro fim fica óbvio que tudo é uma grande paranóia auto-piedosa do personagem, até chegar na explicação mirabolante e forçada do desfecho.
Noite Passada em Soho
3.5 734É difícil criar terror a partir de algo muito evidente. “Noite Passada em Soho”, de tão óbvio, perde o mistério logo no início e é por isso que a construção de medo no filme fracassa. Os fantasmas dos homens opressores (com seus ternos kk) não funcionam em momento nenhum, são muito óbvios pra gerar qualquer tensão. Edgar Wright já perpassou por diferentes gêneros, e com muito êxito, como comédias, ações, zumbis e até video games. Mas no terror… não deu. Fica aqui seu pior filme até então.
Não Olhe para Cima
3.7 1,9KÉ um filme com uma dicotomia óbvia, exagerada — dessa vez entre os que “olham pra cima” e defendem a ciência e os que “olham pra baixo” e vivem na negação. No fim, uma crítica política tão superficial e tão simples que acaba maçante.
A Crônica Francesa
3.5 287A primeira crônica é bem legal, já as outras duas são menos inspiradas. Num geral, um filme inferior aos anteriores do Wes.
Pequena Miss Sunshine
4.1 2,8K Assista AgoraToda família é como essa combe né — cheia de problemas, mas, de alguma forma, continua seguindo em frente.
Cães de Guerra
3.6 312 Assista AgoraEsse aqui é “O Lobo de Wall Street” para menores de idade kk
Cidade das Sombras
3.6 283 Assista AgoraNo final da década de 90, vieram alguns dos mais famosos filmes baseados no Mito da Caverna de Platão, como “O Show de Truman”, “Matrix” e esse “Cidade das Sombras”. Essas obras estudam indivíduos iludidos por vivências falsas, criadas por seres externos que controlam todo o ambiente — as sombras da Caverna. No caso de “Cidade das Sombras”, os seres externos usam desses artifícios para descobrir o que torna único os seres humanos. O filme é corajoso ao levantar questões como essa, profundas e complexas, mas não me deixa de incomodar uma certa superficialidade nas respostas.
Sniper Americano
3.6 1,9K Assista AgoraA história do filme acontece nesse vai e vem do personagem, que da sua casa vai pra guerra, volta pra casa, vai de novo pra guerra... e assim por diante, umas quatro vezes. É um tanto esquemático e redundante, já que o estudo da obra, sobre os traumas da guerra, é entregado logo no início, tornando o grande restante da história óbvio e quase maçante.
Cowboys & Aliens
2.8 1,4K Assista AgoraÉ óbvio que esse filme tem muita coisa sem sentido, mas num ponto eles acertam em cheio — Olivia Wilde é realmente de outra planeta, meu deus.
Morte Por Encomenda
3.1 43 Assista AgoraIsso aqui é um senhor roteiro. Talvez uma influência para o futuro (e grande) “Onde os Fracos Não Tem Vez”, esse “Morte por Encomenda” trata do mesmo ambiente e do mesmo tema — um oeste anárquico onde tudo vale na busca pelo dinheiro.
JFK: A Pergunta Que Não Quer Calar
3.9 157 Assista AgoraAcredito que o mais importante do filme “JFK” não é necessariamente explicar como ocorreu o assassinato do presidente, mas sim exibir as diversas falhas existentes na explicação oficial e destacar o direito (e mesmo o dever), dos cidadãos de uma sociedade livre e democrática, de investigar e descobrir a verdade acerca do caso.
Trem Mistério
4.0 51 Assista Agora“Você sequer é meu cunhado e atirou em mim!” KKKKKKKKKKKKK meu deus
Despertar dos Mortos
3.9 318 Assista AgoraO consumismo insaciável dos mortos e dos vivos.
Sexo, Rock e Confusão
3.5 246É tipo um “Clube dos Cinco” que deu bastante errado.
Endiabrado
3.0 353 Assista AgoraO filme perde totalmente o sentido a partir do momento que o primeiro e único desejo do homem não foi simplesmente ficar com a mulher/diabo.
O Segredo da Cabana
3.0 3,2KÉ um Show de Truman junto com Pânico — um reality show fictício estudando os clichês do gênero de terror. Não tão original quanto parece.
Amor Sem Escalas
3.4 1,4K Assista AgoraÉ uma obra que reflete sobre o apego — a um emprego, a uma família, a um lugar. “Up in the Air”, título original do filme, pode significar literalmente “no ar”, mas é também uma metáfora para um sentimento de indecisão. Desapegar ou não? Solto no ar ou fixo no chão?
Maus Momentos no Hotel Royale
3.6 339 Assista AgoraSeguinte, o mistério da trama é até envolvente, mas o sentimentalismo que permeia a história é forçado e acaba prejudicando o resultado final.
Quero Ser John Malkovich
4.0 1,4K Assista AgoraInteressante notar como todos nós somos um pouco como John Malkovich — um grande mosaico daqueles que vieram antes de nós, dessas várias influências que juntas criaram um ser único. E, no futuro, seremos uma pequena parte de outros grandes mosaicos.
Garotas Selvagens
3.1 357 Assista AgoraO maior “plot twist” do filme é revelar que ele não se trata de um suspense. Na verdade, é uma comédia, e boa.
Mulher Nota 1000
3.3 276 Assista AgoraSe em Curtindo a Vida Adoidado e Clube dos Cinco, John Hughes consegue retratar a realidade juvenil de modo complexo e profundo, nesse Mulher Nota 1000 ele faz exatamente o contrário, recorrendo à estereótipos no nível mais superficial possível. E é mais ou menos por isso que os dois primeiros são tão bons, e esse último tão ruim.
Broadway Danny Rose
3.8 96Alguns adjetivos usados em críticas de arte são verdadeiramente desprezíveis, como “esquecível” ou, pior, “descartável”. No caso de diretores com filmografia extensa, esse tipo de comentário é ainda mais recorrente e aqui temos um bom exemplo.
Toda obra de arte, em maior ou menor grau, tem seu valor e sua importância no tempo — toda. E “Broadway Danny Rose” é dessas de maior grau, um dos melhores trabalhos de Allen. O filme é puro sentimento, desses que te tocam, fazem rir e amar.