''Apesar de ter negado até o fim da vida, parece que ela usou prisioneiros de campos de concentração como figurantes nesse filme'' - Documentário A História Do Cinema - Uma Odisseia.
Na época em que o cinema recém acostumava-se com o cinema falado esse filme veio para explorar com tudo o som. Citado no filme A História Do Cinema - Uma Odisseia. Nessa época o que antes era crucial, iluminação e decupagem, agora se tornou menos importante, pois era o SOM que queriam explorar. E esse filme foi um dos primeiros a explorar as duas coisas, o som, mas sem perder o brilhantismo cinemático.
Muito embora o filme possua muitas redundâncias, as quais tornam o roteiro, no âmbito da obviedade, por vezes, muito parecido com o cinema clássico hollywoodiano, só que nesse caso, não no bom sentido, "Sedução", de 1929, dirigido por Gustav Machaty possui alguns pontos admiráveis. A sequência onde os protagonistas trocam olhares pela primeira, desejam-se, transam e se afastam um do outro, quando ele pega o trem é parte é de uma delicadeza espetacular. Poucas vezes eu vi cenas de sexo metafóricas tão carregadas de sensualidade. E isso tudo num período em que o conservadorismo era gigante, muito embora mais presente nos EUA, é bem verdade. O filme aqui é da Checoslováquia. A cena onde a protagonista segura o seu bebê, que nasceu morto, é muito potente também. O roteiro com inúmeras coincidências, onde os personagens todos se interligam é um pouco novelesco, porém, tais características negativas não tiram a magnitude do filme, pois a carga sexual perfeita das primeiras sequências relevam os desassertos da obra. Um bom filme, no final das contas, mas só. Nota 7,00. O que tem de grandioso aqui mesmo é a potência das cenas de sexo/sedução/masturbação.
Um filme experimental espetacular realizado por um brasileiro, que foi fundamental na vanguarda do cinema. Influenciou Salvador Dalí a realizar a cena dos olhos no filme do Hitchcock ''Quando Fala O Coração''
ASSISTIR URGENTE! filmou as ruas de NY com câmeras escondidas para dar mais realismo aos filmes, algo inédito em 1927/1928, sobretudo em Hollywood, que era tão habituada com seus estúdios e figurinos glamourosos, dando um tom onírico a trama. Aqui é o REAL que interessa! Os estúdios não gostaram muito do realismo do filme, o qual utilizou NY como locação e determinou que Vidor deveria fazer 7 finais distintos para o filme, inclusive felizes, já que gostavam de desfechos com redenção.
Esse filme apareceu no filme documentário ''Cinema - Uma Odisseia''. Nesse filme está presente a cena onde um personagem derrama uma bebida na mesa e, através da bolha, que reflete seus pensamentos, observa o futuro/passado, ou seja lá o que for. Muito interessante o plano em questão, o da bolha. PROCURAR PARA ASSISTIR!
É impressionante como fica nítido, após assistir Inimigo Público, de 1931, que absolutamente todos os filmes de gângsters posteriores a este foram deveras influenciado por este. Dentre inúmeras características que estabeleceram os filmes de gângster e se tornarem recorrentes nesses filmes, o Inimigo Público conta com várias! Sendo alguma dessas as seguintes: mulheres sendo esnobadas pelos gângsters por decorrência do tráfico e dos amigos desses. Extrema violência sendo tratada como algo rotineiro, ou seja: matar a sangue frio, como quem mata um mosquitinho. Personagens homens machistas e que agridem fisicamente as mulheres. Vingança, competição de traficantes para conquistar um monopólio. Gângsters serem bons com suas famílias como forma de sensibilizar os espectadores, para que esses "torçam" para os criminosos. Absolutamente tudo que é presente em todos os filmes de máfia está aqui, e esse que estabeleceu a tal "receita do bolo".
PS: o final é de tirar o fôlego, fenomenal. Excelente filme.
Excelente filme, cômicamente sombrio e trágico, da sequência em que ele entra no banheiro pela primeira vez em diante o filme é todo espetacular. A obra tem um ótimo roteiro.
Uma das coisas mais fantásticas que eu já vi. O filme mostra o quão somos estéreis em relação ao estado e as burocracias, o quão somos insignificantes ante as autoridades, que nos fazem de fantoche, conduzindo-nos hora para lá hora para cá, como a debochar de nossas caras, como se escravos fôssemos dos órgãos regulamentadores, estatais e burocráticos. O filme comprova que é quase impossível fugir do establishment, que é tão bem orquestrado para nos moldar de forma inconsciente. No fim, Welles e Kafka nos mostram que qualquer homem que heroicamente tenta se impor contra os horrendos oligopólios acaba por se dar mal. Lindo, poético e trágico; literalmente uma verdade deveras inconveniente.
E Buster Keaton, novamente não decepciona! "O Homem Das Novidades" talvez seja o filme mais engraçado de toda a sua carreira. Percebe-se aqui uma direção deveras madura, o uso de planos gerais que são habituais nos filmes de Keaton, sobretudo nos anteriores a esse, dessa vez são menos utilizados para dar lugar a planos médios e mais fechados. Tudo isso intensifica o lado dramático a sua comédia, o plano em que Buster Keaton chora na beira da praia segurando várias medicações enquanto sofre pela a partida de seu amor é de uma sensibilidade ímpar. Obrigo-me a elogiar também a sequência final, a qual ele salva a menina de se afogar, porém, quem leva o crédito é o covarde, que sequer se esforçou para salvar a garota. Naquele momento tudo parece perdido. Ali, ao que tudo indicava, o baixinho Keaton havia perdido a gata de vez, mas eis que surpreendentemente a reviravolta acontece: o seu macaquinho filma toda a verdade, evidenciando que Keaton salvou a garota. Então, na sala de cinema, o projecionista põe o rolo para rodar e eis que nós, espectadores, avistamos toda a cena do salvamento novamente, só que dessa vez sob um novo espectro; planos com ângulos e enquadramentos diferentes do que a primeira vez. Essa alternância de perspectivas é algo incrível, sobretudo se pensarmos que foi realizado em 1928. Mais um brilhante filme do americano. PS: Keaton trajando roupas largas no clube de piscina é hilário. PS: Convido todos a curtirem minha página de cinema lá no Facebook - https://www.facebook.com/Um-Salut-a-S%C3%A9tima-Arte-328709707537093/
Mais um bom filme do Bergman. Só eu percebi que Bergman faz figuração nesse filme? Aparece por 1 segundo, de costas e com o rosto de perfil, usando boina.
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A montagem do filme impressiona, as transições de planos são magníficas e surpreendentes. O filme utiliza raccords sofisticadíssimos para fazer elipses, um exemplo disso é a sequência em que um homem engole algo, então nós é mostrado todo o percurso do alimento (internamente), de forma que isso depois, numa elipse, torne-se um raio-x onde o médico analisa exatamente o interior do rapaz o qual no plano anterior estava engolindo. O montador brinca com cortes invisíveis, raccords e elipses, tudo isso com uma Harmonia, ritmo e fluidez geniais. Outro exemplo de transição de planos geniais é a que acompanhamos, em baixo da terra, um tatu cavar e cavar, comer minhocas e viver no seu habitat natural. Então, através do ponto de vista do tatu observamos sons estranhos e algo penetrando profundamente a terra; muda-se o plano e o suspense termina, era apenas uma velhinha com uma pá carpindo a terra. Esses suspenses de Montagem são geniais. Fabuloso.
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Perfeito, a harmonia que as panorâmicas e os travellings de Dreyer tem com a mise-en-scène é algo incrível. E tudo isso em 1943, quando não era comum no cinema tamanho domínio de câmera para realização de tal balé. Além da genialidade em se tratando de técnica o roteiro não fica aquém, tendo em vista o típico final Dreyeriano onde questionamos-nos se o sobrenatural existe ou não. Ela era uma bruxa? Sim ou não? Eis a questão! Um diretor que filma além da carne, ele adentra a alma, esmiuçando o sentimento de culpa dos personagens!
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Excelente. Alec Guinness fazendo o papel de 8 personagens é super interessante. É claro, a história de vingança também, muito porque a vingança, em minha opinião, fora só um pretexto usado pelo protagonista para aflorar sem culpa o seu lado psicótico de assassino em série. Não foi somente por amor e respeito a sua mãe que ele cometera aqueles assassinatos, mas sim por ganância, para gozar da riqueza alheia. E o final? Trágico, como deveria ser. O crime foi quase perfeito, somente pecou num detalhe: as suas malditas lembranças, que esquecera na penitenciária.
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Terra Baixa
3.0 1''Apesar de ter negado até o fim da vida, parece que ela usou prisioneiros de campos de concentração como figurantes nesse filme'' - Documentário A História Do Cinema - Uma Odisseia.
Ama-me Esta Noite
3.8 25 Assista AgoraNa época em que o cinema recém acostumava-se com o cinema falado esse filme veio para explorar com tudo o som. Citado no filme A História Do Cinema - Uma Odisseia. Nessa época o que antes era crucial, iluminação e decupagem, agora se tornou menos importante, pois era o SOM que queriam explorar. E esse filme foi um dos primeiros a explorar as duas coisas, o som, mas sem perder o brilhantismo cinemático.
Sedução
3.9 4Muito embora o filme possua muitas redundâncias, as quais tornam o roteiro, no âmbito da obviedade, por vezes, muito parecido com o cinema clássico hollywoodiano, só que nesse caso, não no bom sentido, "Sedução", de 1929, dirigido por Gustav Machaty possui alguns pontos admiráveis. A sequência onde os protagonistas trocam olhares pela primeira, desejam-se, transam e se afastam um do outro, quando ele pega o trem é parte é de uma delicadeza espetacular. Poucas vezes eu vi cenas de sexo metafóricas tão carregadas de sensualidade. E isso tudo num período em que o conservadorismo era gigante, muito embora mais presente nos EUA, é bem verdade. O filme aqui é da Checoslováquia. A cena onde a protagonista segura o seu bebê, que nasceu morto, é muito potente também. O roteiro com inúmeras coincidências, onde os personagens todos se interligam é um pouco novelesco, porém, tais características negativas não tiram a magnitude do filme, pois a carga sexual perfeita das primeiras sequências relevam os desassertos da obra. Um bom filme, no final das contas, mas só. Nota 7,00. O que tem de grandioso aqui mesmo é a potência das cenas de sexo/sedução/masturbação.
Arsenal
3.8 13 Assista AgoraPreciso assistir, urgente.
Somente as Horas
4.1 7Um filme experimental espetacular realizado por um brasileiro, que foi fundamental na vanguarda do cinema. Influenciou Salvador Dalí a realizar a cena dos olhos no filme do Hitchcock ''Quando Fala O Coração''
A Roda
3.7 26preciso ver !!!
O Círculo do Casamento
3.8 6Possui uma cena em detalhe de uma xícara de café para insinuar sexo. preciso assistir...
Beijos Que Se Vendem
3.8 4Filme citado no filme A História Do Cinema - Uma Odisseia, possui a cena do coração e etc. assistir. Tem a cena dos bonecos de nevem também...
Aelita - A Rainha de Marte
3.4 9Outro filme citado no documentário A História Do Cinema - Uma Odisseia.
A Turba
4.3 24ASSISTIR URGENTE! filmou as ruas de NY com câmeras escondidas para dar mais realismo aos filmes, algo inédito em 1927/1928, sobretudo em Hollywood, que era tão habituada com seus estúdios e figurinos glamourosos, dando um tom onírico a trama. Aqui é o REAL que interessa! Os estúdios não gostaram muito do realismo do filme, o qual utilizou NY como locação e determinou que Vidor deveria fazer 7 finais distintos para o filme, inclusive felizes, já que gostavam de desfechos com redenção.
Maridos Cegos
3.8 4Filme citado no documentário A História Do Cinema - Uma Odisseia. Preciso ver urgente!
Sem Sol
4.2 36Preciso VER
The Story of the Kelly Gang
3.4 7O Primeiro Longa Metragem da história do Cinema. Preciso assistir.
Condenado
3.9 22Esse filme apareceu no filme documentário ''Cinema - Uma Odisseia''. Nesse filme está presente a cena onde um personagem derrama uma bebida na mesa e, através da bolha, que reflete seus pensamentos, observa o futuro/passado, ou seja lá o que for. Muito interessante o plano em questão, o da bolha. PROCURAR PARA ASSISTIR!
Inimigo Público
3.9 38 Assista AgoraÉ impressionante como fica nítido, após assistir Inimigo Público, de 1931, que absolutamente todos os filmes de gângsters posteriores a este foram deveras influenciado por este. Dentre inúmeras características que estabeleceram os filmes de gângster e se tornarem recorrentes nesses filmes, o Inimigo Público conta com várias! Sendo alguma dessas as seguintes: mulheres sendo esnobadas pelos gângsters por decorrência do tráfico e dos amigos desses. Extrema violência sendo tratada como algo rotineiro, ou seja: matar a sangue frio, como quem mata um mosquitinho. Personagens homens machistas e que agridem fisicamente as mulheres. Vingança, competição de traficantes para conquistar um monopólio. Gângsters serem bons com suas famílias como forma de sensibilizar os espectadores, para que esses "torçam" para os criminosos. Absolutamente tudo que é presente em todos os filmes de máfia está aqui, e esse que estabeleceu a tal "receita do bolo".
PS: o final é de tirar o fôlego, fenomenal. Excelente filme.
O Inquilino
4.0 292Excelente filme, cômicamente sombrio e trágico, da sequência em que ele entra no banheiro pela primeira vez em diante o filme é todo espetacular. A obra tem um ótimo roteiro.
O Processo
4.0 128 Assista AgoraUma das coisas mais fantásticas que eu já vi. O filme mostra o quão somos estéreis em relação ao estado e as burocracias, o quão somos insignificantes ante as autoridades, que nos fazem de fantoche, conduzindo-nos hora para lá hora para cá, como a debochar de nossas caras, como se escravos fôssemos dos órgãos regulamentadores, estatais e burocráticos. O filme comprova que é quase impossível fugir do establishment, que é tão bem orquestrado para nos moldar de forma inconsciente. No fim, Welles e Kafka nos mostram que qualquer homem que heroicamente tenta se impor contra os horrendos oligopólios acaba por se dar mal. Lindo, poético e trágico; literalmente uma verdade deveras inconveniente.
O Homem das Novidades
4.4 42 Assista AgoraE Buster Keaton, novamente não decepciona! "O Homem Das Novidades" talvez seja o filme mais engraçado de toda a sua carreira. Percebe-se aqui uma direção deveras madura, o uso de planos gerais que são habituais nos filmes de Keaton, sobretudo nos anteriores a esse, dessa vez são menos utilizados para dar lugar a planos médios e mais fechados. Tudo isso intensifica o lado dramático a sua comédia, o plano em que Buster Keaton chora na beira da praia segurando várias medicações enquanto sofre pela a partida de seu amor é de uma sensibilidade ímpar. Obrigo-me a elogiar também a sequência final, a qual ele salva a menina de se afogar, porém, quem leva o crédito é o covarde, que sequer se esforçou para salvar a garota. Naquele momento tudo parece perdido. Ali, ao que tudo indicava, o baixinho Keaton havia perdido a gata de vez, mas eis que surpreendentemente a reviravolta acontece: o seu macaquinho filma toda a verdade, evidenciando que Keaton salvou a garota. Então, na sala de cinema, o projecionista põe o rolo para rodar e eis que nós, espectadores, avistamos toda a cena do salvamento novamente, só que dessa vez sob um novo espectro; planos com ângulos e enquadramentos diferentes do que a primeira vez. Essa alternância de perspectivas é algo incrível, sobretudo se pensarmos que foi realizado em 1928. Mais um brilhante filme do americano. PS: Keaton trajando roupas largas no clube de piscina é hilário. PS: Convido todos a curtirem minha página de cinema lá no Facebook - https://www.facebook.com/Um-Salut-a-S%C3%A9tima-Arte-328709707537093/
Um Barco Para a Índia
3.4 15 Assista AgoraMais um bom filme do Bergman. Só eu percebi que Bergman faz figuração nesse filme? Aparece por 1 segundo, de costas e com o rosto de perfil, usando boina.
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A Sete Provas
3.7 2Teixeirinha pula a ponte móvel do Guaiba. É como se o Cazuza pulasse do Cristo Redentor...
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Coração de Luto
3.5 12Esse filme lotou as salas de cinema, foi recorde de público. É um filme bem bonitinho sobre nosso grande Teixeirinha, daria nota 6,84.
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Hukkle
3.9 21A montagem do filme impressiona, as transições de planos são magníficas e surpreendentes. O filme utiliza raccords sofisticadíssimos para fazer elipses, um exemplo disso é a sequência em que um homem engole algo, então nós é mostrado todo o percurso do alimento (internamente), de forma que isso depois, numa elipse, torne-se um raio-x onde o médico analisa exatamente o interior do rapaz o qual no plano anterior estava engolindo. O montador brinca com cortes invisíveis, raccords e elipses, tudo isso com uma
Harmonia, ritmo e fluidez geniais. Outro exemplo de transição de planos geniais é a que acompanhamos, em baixo da terra, um tatu cavar e cavar, comer minhocas e viver no seu habitat natural. Então, através do ponto de vista do tatu observamos sons estranhos e algo penetrando profundamente a terra; muda-se o plano e o suspense termina, era apenas uma velhinha com uma pá carpindo a terra. Esses suspenses de
Montagem são geniais.
Fabuloso.
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Dias de Ira
4.3 37Perfeito, a harmonia que as panorâmicas e os travellings de Dreyer tem com a mise-en-scène é algo incrível. E tudo isso em
1943, quando não era comum no cinema tamanho domínio de câmera para realização de tal balé. Além da genialidade em se tratando de técnica o roteiro não fica aquém, tendo em vista o típico final Dreyeriano onde questionamos-nos se o sobrenatural existe ou não. Ela era uma bruxa? Sim ou não? Eis a questão! Um diretor que filma além da carne, ele adentra a alma, esmiuçando o sentimento de culpa dos personagens!
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As Oito Vítimas
4.1 33 Assista AgoraExcelente. Alec Guinness fazendo o papel de 8 personagens é super interessante. É claro, a história de vingança também, muito porque a vingança, em minha opinião, fora só um pretexto usado pelo protagonista para aflorar sem culpa o seu lado psicótico de assassino em série. Não foi somente por amor e respeito a sua mãe que ele cometera aqueles assassinatos, mas sim por ganância, para gozar da riqueza alheia. E o final? Trágico, como deveria ser. O crime foi quase perfeito, somente pecou num detalhe: as suas malditas lembranças, que esquecera na penitenciária.
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