Mais um filme incrível dirigido pelo Luchino Visconti que mais se parece com um filme da trilogia da incomunicabilidade, do Michelangelo Antonioni, dada a atmosfera misteriosa e existencialista. As atuações com diálogos potentes, mas nunca com exageros de fala, acompanhadas de uma belíssima fotografia em preto e branco, fazem de Vagas Estrelas da Ursa um filme genial. A
relação de incesto entre os irmãos é muito profunda, tanto é, que lhes causa um misto de sentimentos, uma divisão de paixão e raiva que levam ao profundo desfecho que remete ao trágico final do livro de Goethe, Os Sofrimentos do Jovem Werther.
Excelente filme, dou uma nota 8,7. Faltou bem pouco para eu favoritar com um coração!
"E assim, tanto quanto esta crônica, nada se conclui." A Excêntrica Família de Antoniaé um filme brilhante dirigido pela Marleen Gorris. A obra trata os traumas, as tristezas e as felicidades da vida com uma tamanha naturalidade e doçur, abordando questões filosóficas e nos mostrando a nossa total impotência frente os caminhos da vida e a morte.
Por várias vezes me peguei chorando de emoção enquanto assistia o filme, isso porquê, me lembrei de diversas situações de minha própria vida, além de que, o filme nos ensina que não devemos ser ansiosos ou nos desesperarmos frente às situações, pois o fim é inexorável para nós, na medida em que para o universo infinito e mutável, é apenas uma vírgula.
Fotografia belíssimas, atuações por vezes propositadamente caricatas para fazer com que, nós, na condição de espectadores, criássemos intimidade com os personagens. Tudo é doce e emocionante aqui, desde a fotografia, atuções, roteiro e todo o resto, só podia ter sido dirigido por uma mulher mesmo. Magistral! Nota 10!
Obra prima, mostra como a inquisição utilizava-se da tortura para adquirir falsos testemunhos visando criar um tribunal de exceção para o seu próprio benefício.
Isso dava aos inquisidores poderes quase sobrenaturais que deixa a famosa frase ainda mais viva: QUEM VIGIA O VIGIA?
QUEM FISCALIZA O FISCAL?
QUEM É QUE CHECA OS CHECADORES DE FATOS?
A inquisição nesse filme me lembrou muito a suprema corte do Brasil quanto a de outros países. Ademais, também podemos refletir sobre o método de delação premiada, não seria outra forma de inquisição que visa coagir o interrogado a prestar falsos testemunhos visando um escape da cadeia ou mesmo diminuição de pena?
Enfim, UM FILME HIPER ATUAL, que dá um tapa na cara do espectador, que dá um tapa na cara tanto da esquerda quanto da direita, evidenciando o establishment podre que habita o mundo.
Mostra também que o ser humano deveras ideológico, para qualquer dos lados é ignorante e mostra que toda a idolatria cega é uma severa imbecilidade.
E mostra que todos nós, como indivíduos somos um inquisidor em particular no momento em que fazemos vista grossa para erros e corrupção "de nossos lados" somente pq esses favorecem a derrota da ideologia contrária a nossa! Tomei um tapa de realidade após a sessão! O filme, quando termina aponta o dedo na nossa cara e nos mostra que cada um de nós é um condenado e merecemos sê-lo, pois compactuamos com o establishment podre de forma horrenda!
O objetivo do filme é justamente esse, nos apresentar um mundo florido onde tudo soa como um sonho, e depois, no final, nos retirar da zona de conforto, nos surpreendendo, ao apresentar que a vida não é aquele faz de conta florido e colorido. Mostra que a indiferença existe e reina entre os humanos, e que cedo ou tarde, superamos tudo e todos não são exclusivos, o lugar pode ser suprido por outros. Talvez os espectadores esperassem um final bonito para combinar com a fotografia, mas a magia do filme está justamente nessa contradição.
A primeira coisa que chama atenção no filme é estética. Impressiona como a Direção de Arte mais a Fotografia trabalham numa harmonia formidável. Houve uma obsessiva preocupação com as cores por parte de Agnès Varda. Se um plano tivesse uma placa vermelha, haveria algum detalhe nas vestimentas dos atores que casaria com a mesma paleta de cores. Tudo soa como uma pintura, é tudo tão precisamente escolhido no quadro que nos maravilhamos com isso. Mas o filme é mais do que uma perfeição estética, na medida em que nos ensina que a vida vai e volta e que nós, como seres humanos somos mutáveis.
Talvez a Audrey realmente estivesse postergando o casamento pela paixão (que ainda não estava clara) que ela tinha pela Shirley. Talvez, a mentira da criança não tenha sido realmente uma mentira, Talvez a desculpa que a Audrey dava ao seu pretendente para adiar o casamento (seus alunos) fosse na realidade o seu inconsciente a dizer "quero ficar próxima da Shirley que leciona comigo."
No final do filme, quando Audrey sai em disparada em direção ao quarto que Shirley se encontra, eu pensei que ele iria dar um beijo nela e finalmente deixar fluir os seus confusos sentimentos. No entanto, o que acontece é o suicídio da Shirley. Isso eu não entendi bem, achei um pouco over ela ter se suicidado.
No mais, o filme é excelente, com belas interpretações e um roteiro interessante, nos mostra os sentimentos dúbios, o inconsciente e os conflitos que a sociedade nos apresente. Não fosse o final um pouco over eu daria um 9, ainda assim, Infâmia é um belo filme que levará um 8 de minha parte.
O personagem de Lon Chaney lembra muito o Frankenstein. Possui muita força mas é ingênuo, tem cérebro infantil, e justamente por isso, às vezes comete barbáries sem querer. Um filme de excelente roteiro, ágil. Dou nota 8,2, é um grande filme, mas faltou algo para ser 10 e para eu considerar uma obra prima.
A atuação de Andy Griffith nesse filme é facilmente uma das 100 melhores da história do cinema. O filme é espetacular e mostra como o poder pode corromper um homem.
SPOILER AQUI: no fim o homem que tinha palmas e era ovacionado precisou da máquina claque para ser adorado, o silêncio e a solidão terminaram como suas principais companhias. Filmaço, Elia Kazan é um gênio.
Um filme que começa bom, vai se tornando ótimo durante a sessão e encerra-se de forma espetacular. A fotografia é fenomenal, assim como as atuações dos protagonistas que são embaladas por uma trilha instrumental durante o filme inteiro que só para no desfecho, onde o silêncio ganha vida para refletir a tensão dos personagens que
estão prestes a morrer na forca por terem sido condenados a pena de morte.
Muitos filmes humanizam criminosos e o fazem de forma exitosa, no entanto, por vezes pecam pela cafonice, já em A Sangue Frio, a humanização dos assassinos é hiper realista na medida que é uma porrada na boca do estômago do espectador.
Esse filme é dono de uma beleza particular em toda a história do cinema. O personagem do Ove é completamente bem construído graças a exímia atuação do protagonista, mas também, graças ao roteiro que soube colocar detalhes essenciais na narrativa para que pouco a pouco nós espectadores fôssemos criando familiaridade com o personagem Ove. Primeiro o filme objetiva demonizar o protagonista e depois, aos poucos, nós vamos entendendo o motivo de Ove ser como é, e tudo isso para chegarmos no ápice fílmico; os 30 minutos finais. Eu sou um cinéfilo de carteirinha, acostumado a devorar os clássicos, filmes mudos e tutti quanti, porém, essa obra aqui, apesar de contemporânea, ao meu ver, figura entre um dos filmes mais emocionantes que já vi, facilmente um dos 5 filmes que Maia me fizeram chorar de emoção em toda a minha vida, isso se não for o primeiríssimo que mais me fez. A nota que eu dou para essa obra é definitivamente 10/10. O filme me fez pensar em muitas coisas, na importância do matrimônio, na importância da moral numa sociedade, na importância de valorizarmos quem amamos e etc. O personagem Ove, com o seu jeito completamente fechado fez com que eu me lembrasse do meu irmão, o qual é bom, mas não consegue expressar essa bondade, e eu sei que ele sofre por isso, no fundo ele não queria ser assim. A maneira como Ove trava sua esposa, fazendo de tudo por ela me dá a certeza que eu sempre posso melhorar como ser humano! COISA LINDA, FANTÁSTICA, MARAVILHOSA!
A Mãe
4.2 15Filmaço
O Menino que Matou Meus Pais
3.0 514 Assista AgoraE ainda eu tenho que ler no Instagram que as atuações patéticas desse filme são boas. Quem acha isso precisa assistir muitos filmes kkkkkk
Nic
3.9 14Uma obra espetacular, dou uma nota 8,4!
Ainda não acredito que ela matou o próprio filho!
Vagas Estrelas da Ursa
4.1 27Mais um filme incrível dirigido pelo Luchino Visconti que mais se parece com um filme da trilogia da incomunicabilidade, do Michelangelo Antonioni, dada a atmosfera misteriosa e existencialista. As atuações com diálogos potentes, mas nunca com exageros de fala, acompanhadas de uma belíssima fotografia em preto e branco, fazem de Vagas Estrelas da Ursa um filme genial. A
relação de incesto entre os irmãos é muito profunda, tanto é, que lhes causa um misto de sentimentos, uma divisão de paixão e raiva que levam ao profundo desfecho que remete ao trágico final do livro de Goethe, Os Sofrimentos do Jovem Werther.
A Balada de Narayama
4.3 31Em se tratando de decupagem, mise en scène e iluminação o filme é impecável.
A Excêntrica Família de Antonia
4.3 359"E assim, tanto quanto esta crônica, nada se conclui."
A Excêntrica Família de Antoniaé um filme brilhante dirigido pela Marleen Gorris. A obra trata os traumas, as tristezas e as felicidades da vida com uma tamanha naturalidade e doçur, abordando questões filosóficas e nos mostrando a nossa total impotência frente os caminhos da vida e a morte.
Por várias vezes me peguei chorando de emoção enquanto assistia o filme, isso porquê, me lembrei de diversas situações de minha própria vida, além de que, o filme nos ensina que não devemos ser ansiosos ou nos desesperarmos frente às situações, pois o fim é inexorável para nós, na medida em que para o universo infinito e mutável, é apenas uma vírgula.
Fotografia belíssimas, atuações por vezes propositadamente caricatas para fazer com que, nós, na condição de espectadores, criássemos intimidade com os personagens. Tudo é doce e emocionante aqui, desde a fotografia, atuções, roteiro e todo o resto, só podia ter sido dirigido por uma mulher mesmo. Magistral! Nota 10!
Stalingrado - A Batalha Final
4.0 63Filme incrível, pena que o filmow não permite notas quebradas, pois esse filme merece nota 8,6 de 10.
O Martelo das Bruxas
4.1 28Obra prima, mostra como a inquisição utilizava-se da tortura para adquirir falsos testemunhos visando criar um tribunal de exceção para o seu próprio benefício.
Isso dava aos inquisidores poderes quase sobrenaturais que deixa a famosa frase ainda mais viva: QUEM VIGIA O VIGIA?
QUEM FISCALIZA O FISCAL?
QUEM É QUE CHECA OS CHECADORES DE FATOS?
A inquisição nesse filme me lembrou muito a suprema corte do Brasil quanto a de outros países. Ademais, também podemos refletir sobre o método de delação premiada, não seria outra forma de inquisição que visa coagir o interrogado a prestar falsos testemunhos visando um escape da cadeia ou mesmo diminuição de pena?
Enfim, UM FILME HIPER ATUAL, que dá um tapa na cara do espectador, que dá um tapa na cara tanto da esquerda quanto da direita, evidenciando o establishment podre que habita o mundo.
Mostra também que o ser humano deveras ideológico, para qualquer dos lados é ignorante e mostra que toda a idolatria cega é uma severa imbecilidade.
E mostra que todos nós, como indivíduos somos um inquisidor em particular no momento em que fazemos vista grossa para erros e corrupção "de nossos lados" somente pq esses favorecem a derrota da ideologia contrária a nossa! Tomei um tapa de realidade após a sessão! O filme, quando termina aponta o dedo na nossa cara e nos mostra que cada um de nós é um condenado e merecemos sê-lo, pois compactuamos com o establishment podre de forma horrenda!
A Maçã
3.9 101Alguém pode me explicar melhor sobre o simbolismo da Maçã 🍎 nesse filme?
Tempo de Cavalos Bêbados
4.1 56 Assista AgoraÓtimo filme
As Duas Faces Da Felicidade
4.0 120 Assista AgoraO objetivo do filme é justamente esse, nos apresentar um mundo florido onde tudo soa como um sonho, e depois, no final, nos retirar da zona de conforto, nos surpreendendo, ao apresentar que a vida não é aquele faz de conta florido e colorido. Mostra que a indiferença existe e reina entre os humanos, e que cedo ou tarde, superamos tudo e todos não são exclusivos, o lugar pode ser suprido por outros. Talvez os espectadores esperassem um final bonito para combinar com a fotografia, mas a magia do filme está justamente nessa contradição.
As Duas Faces Da Felicidade
4.0 120 Assista AgoraA primeira coisa que chama atenção no filme é estética. Impressiona como a Direção de Arte mais a Fotografia trabalham numa harmonia formidável. Houve uma obsessiva preocupação com as cores por parte de Agnès Varda. Se um plano tivesse uma placa vermelha, haveria algum detalhe nas vestimentas dos atores que casaria com a mesma paleta de cores. Tudo soa como uma pintura, é tudo tão precisamente escolhido no quadro que nos maravilhamos com isso. Mas o filme é mais do que uma perfeição estética, na medida em que nos ensina que a vida vai e volta e que nós, como seres humanos somos mutáveis.
Será que ela morreu de desgosto?
Infâmia
4.4 300Talvez a Audrey realmente estivesse postergando o casamento pela paixão (que ainda não estava clara) que ela tinha pela Shirley. Talvez, a mentira da criança não tenha sido realmente uma mentira, Talvez a desculpa que a Audrey dava ao seu pretendente para adiar o casamento (seus alunos) fosse na realidade o seu inconsciente a dizer "quero ficar próxima da Shirley que leciona comigo."
No final do filme, quando Audrey sai em disparada em direção ao quarto que Shirley se encontra, eu pensei que ele iria dar um beijo nela e finalmente deixar fluir os seus confusos sentimentos. No entanto, o que acontece é o suicídio da Shirley. Isso eu não entendi bem, achei um pouco over ela ter se suicidado.
No mais, o filme é excelente, com belas interpretações e um roteiro interessante, nos mostra os sentimentos dúbios, o inconsciente e os conflitos que a sociedade nos apresente. Não fosse o final um pouco over eu daria um 9, ainda assim, Infâmia é um belo filme que levará um 8 de minha parte.
Um Assunto de Mulheres
4.2 77Obra-prima.
Carícia Fatal
4.0 9O personagem de Lon Chaney lembra muito o Frankenstein. Possui muita força mas é ingênuo, tem cérebro infantil, e justamente por isso, às vezes comete barbáries sem querer. Um filme de excelente roteiro, ágil. Dou nota 8,2, é um grande filme, mas faltou algo para ser 10 e para eu considerar uma obra prima.
Céu e Inferno
4.4 60Nunca vi um filme ruim de Kurosawa em toda a minha vida. Mais um filmão!
Microcosmos: Fantástica Aventura da Natureza
4.4 33Sem brincadeira, a cena de sexo entre os caracóis é uma das mais belas cenas de sexo da história do cinema. Poesia, hiper sensível.
Um Rosto na Multidão
4.3 42A atuação de Andy Griffith nesse filme é facilmente uma das 100 melhores da história do cinema. O filme é espetacular e mostra como o poder pode corromper um homem.
SPOILER AQUI: no fim o homem que tinha palmas e era ovacionado precisou da máquina claque para ser adorado, o silêncio e a solidão terminaram como suas principais companhias. Filmaço, Elia Kazan é um gênio.
Cais das Sombras
4.2 17Excelente, 8,5. Só achei que o cachorrinho
iria até o corpo do Gabin
[spoiler][/spoiler]
A Sangue Frio
4.1 65 Assista AgoraUm filme que começa bom, vai se tornando ótimo durante a sessão e encerra-se de forma espetacular. A fotografia é fenomenal, assim como as atuações dos protagonistas que são embaladas por uma trilha instrumental durante o filme inteiro que só para no desfecho, onde o silêncio ganha vida para refletir a tensão dos personagens que
estão prestes a morrer na forca por terem sido condenados a pena de morte.
Por que você fez isso?
- Nem eu sei direito.
Milagre em Milão
4.1 40 Assista AgoraSerá que o final representa que eles foram mortos pelos burocratas?
Baleias de Agosto
4.1 82 Assista AgoraSensibilidade pura, até chorei.
A Culpa dos Pais
4.0 26 Assista AgoraQuase favoritei, faltou muito pouco! Costumo chorar em filmes assim, só fiquei com os olhos lacrimejados, não sei porque. Enfim: nota 8.93 - FILMAÇO!
Um Homem Chamado Ove
4.2 382 Assista AgoraEsse filme é dono de uma beleza particular em toda a história do cinema. O personagem do Ove é completamente bem construído graças a exímia atuação do protagonista, mas também, graças ao roteiro que soube colocar detalhes essenciais na narrativa para que pouco a pouco nós espectadores fôssemos criando familiaridade com o personagem Ove. Primeiro o filme objetiva demonizar o protagonista e depois, aos poucos, nós vamos entendendo o motivo de Ove ser como é, e tudo isso para chegarmos no ápice fílmico; os 30 minutos finais. Eu sou um cinéfilo de carteirinha, acostumado a devorar os clássicos, filmes mudos e tutti quanti, porém, essa obra aqui, apesar de contemporânea, ao meu ver, figura entre um dos filmes mais emocionantes que já vi, facilmente um dos 5 filmes que Maia me fizeram chorar de emoção em toda a minha vida, isso se não for o primeiríssimo que mais me fez. A nota que eu dou para essa obra é definitivamente 10/10. O filme me fez pensar em muitas coisas, na importância do matrimônio, na importância da moral numa sociedade, na importância de valorizarmos quem amamos e etc. O personagem Ove, com o seu jeito completamente fechado fez com que eu me lembrasse do meu irmão, o qual é bom, mas não consegue expressar essa bondade, e eu sei que ele sofre por isso, no fundo ele não queria ser assim. A maneira como Ove trava sua esposa, fazendo de tudo por ela me dá a certeza que eu sempre posso melhorar como ser humano! COISA LINDA, FANTÁSTICA, MARAVILHOSA!