Excelente filme, uma daquelas obras em que percebemos a grandiosidade um minuto após o término. Fabuloso. Por um pouquinho não dei meia estrela a mais (nota 9)
Excelente filme, poético a nos brindar com um amor impossível que se tornou possível ao quebrar a lógica e o espaço tempo. O amor, a beleza e a arte são capazes de estapear a lógica é vencê-la. Lindíssimo! Dou nota 8,08.
O Delator é um filmaço de John Ford. O filme possui uma tensão tão violenta (e isso é um elogio) que não é habitual em obras da década de 30; tem uma seriedade agressiva a qual nos transfere naquele período de conflito entre Irlanda e Inglaterra com maestria. Sem contar que a atuação de Victor McLaglen interpretando um delator bêbado arrependido está soberba. E em meio a muito ação e a um filme de grande agilidade de roteiro, encontramos também belíssimas cenas de amor entre seres humanos que levam a um final sublime: o arrependimento diante de Deus. Obra prima do cinema!
É um filme que nos mostra que a vida é efêmera e nos apresenta muitos enigmas, no entanto, tais enigmas não são desvendados, pois a revelação (ou não) de tais enigmas fica a critério do espectador. Portanto, o filme é aberto, deixa o espectador livre para fazer inúmeras interpretações. Sombras da Vida acerta em seus planos longos e contemplativos e não pode ser considerado um filme ruim, longe disso, no entanto, também não pode ser considerado um filme péssimo, pois os seus significados que não são claros não permitem isso. Em suma, trata-se de uma obra interessante a qual darei nota 7,18 de 10. Porém, como o cinema é uma obra visual, onde pode se abusar do silêncio e do som e de imagens carregadas de sentimento, filmes que não possuem uma mensagem fechada podem ser exímios, mas não é o caso de Sombras da Vida, que ao meu ver só fez perguntas, mas não deu sequer uma respostas às perguntas que apresentou. Faltou algo, ou melhor : faltou muito - mas ainda assim é um filme bom, mas só bom, nada além disso. Há filmes que não dão respostas, assim como esse, mas que conseguem ser muito melhores...
O filme talvez não seja tão impactante quanto A Greve , Alexandre Nevski ou Encouraçado Potemkin, entretanto, trata-se de um um retrato histórico do que foi aquele período da revolução bolchevique, onde o Czar Nicolau II era um incompetente que não cedia e o povo começou a se revoltar cada vez mais. Embora o Eisenstein, cineasta e propaganda sempre dê um tom de romantismo ao socialismo, o filme é uma maravilha, haja visto as locações totalmente fidedignas com a realidade, a tensão criada com a montagem paralela (técnica de edição que o Eisenstein era um gênio) e as atuações de figurantes incríveis dando toda a tensão fazem de Outubro um filme fenomenal da história do cinema. Pois o preto e branco cai como uma luva para esse filme, que nos leva ainda mais pra perto daquela época longínqua, nos sentimos dentro da revolução russa, não como voyeurs, mas como agentes da mesma. Eisenstein é mesmo um gênio, um dos maiores cineastas da história.
No fundo a tartaruga derrubava a sua jangada porque não queria que ele fosse, ela o amava em segredo, e ele, não entendendo o motivo da tartaruga impedir sua fuga a matou. Mas dessa morte a tartaruga renasceu em humana para fazer companhia ao seu amor, quando o seu amor morreu a sua missão foi cumprida, e enfim ela pode voltar a ser tartaruga. Um filme muito aberto que lhe permite inúmeras interpretações. Uma pequena obra prima.
O relacionamento abusivo entre os dois é doloroso demais, e claro, soma-se a isso uma severa repressão estatal frente a liberdade de expressão. Tudo isso é capaz de destruir mentalmente e fisicamente um indivíduo. O filme, em algumas partes fluir como um falso documentário foi um acerto que só colaborou para a imersão. Excelente obra.
Gosto de Sangue é um ótimo filme de Joel Coen, com um orçamento barato conseguiu realizar um filme eletrizante do começo ao fim, com poucos personagens e com um roteiro interessante. Detalhe para a sequência final. Eu daria algo em se tratando de nota como 7,83.
E mais uma vez Ozu nos presenteia com um filme magnífico. Toda a sensibilidade e inocência é transmitida aos olhos dos espectadores através dos planos onde a câmera é depositada no chão, com o famoso plano/ângulo tatame. A fotografia desse filme, juntamente com a direção de arte é impressionantemente e milimetricamente pensada. Se eu estou elogiando a fotografia? É lógico! Se isso já é um clichê aqui nos comentários do filmow? Também é lógico, entretanto, a fotografia desse filme é fenomenal num sentido diferente do que habitualmente consideramos como fenomenal. Todos os ambientes e planos são compostos por inúmeras linhas, centenas delas, sejam essas horizontais ou verticais. Nas roupas dos personagens, nas sustentações da casa, nos armários, nas janelinhas, nos parquês, nos objetos; tudo é um emaranhado de quadrados e retângulos enclausurados dentro de planos que preenchem absolutamente todo o quadro sem sequer dar um respiro para o espectador. A priori, planos assim são claustrofóbicos e dão uma sensação angustiante aos receptores, entretanto, aqui, mesmo que quebrando propositalmente essa “regra”, isso não ocorre, pois o belíssimo roteiro, leve como a inocência de jovens meninos, se mistura com a claustrofobia dos enquadramentos e nos brinda com um filme absolutamente único na história do cinema. Fantasticamente muito, mas muito bonito. Nota 8,25.
Mais um ótimo filme de James Bond, mesmo que não chegue na magnitude dos três primeiros, esse filme de número 4 é muito interessante e contém os diálogos irônicos e com pitadas sexuais tão habituais nos filmes do 007.
Detalhe para: “importa-se que minha amiga sente aqui com vocês um pouco? Ela acabou de morrer” - enquanto deposita o cadáver da vilã delicadamente no cadeira.
Trata-se de um filme muito belo e sensível, onde retrata com perfeição uma conturbada relação de rompendo que inevitavelmente termina em um tribunal. A obra surpreendeu minhas expectativas, pois esperava uma comédia romântica divertidinha, no entanto é muito mais que isso: é um drama humano que remete a filmes do Bergman como Cenas De Um Casamento. Nota 8,0!
Nashville é um filme esplêndido do Robert Altman. O fato de todas as canções do filme serem originais e terem sido compostas pelos próprios atores faz a obra ainda mais genial. Soma-se a isso os planos gerais que dão uma atmosfera documental ao longa-metragem fazendo com que esse seja deveras realista. As atuações também, um show à parte; remetem a sociedade sulista americana com valores conservadores através dos esteriótipos tão bem roteirizados. E o desfecho nem se fala: exímio!
Stand By Me é um daqueles filmes que percebemos o valor um minuto após o término. Me lembrei dos meus amigos de infância os quais não mais tenho o mesmo contato, no entanto, mantenho-os (não a versão atual) no fundo do meu coração. Nostálgico e reflexivo, dá a famosa sensação de “tristeza alegre”.
Talvez um dos filmes mais injustiçados da história do cinema nacional. O filme merecia figurar entre os concorrentes ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Obra prima! Mas o cinema está cheio de injustiças, filmaços como ''Metropolis'' de Fritz Lang, por exemplo, só foram ter a devida aclamação por parte de crítica e público anos e anos mais tarde. Talvez esse venha a ser o caso do maravilhoso ''A História Da Eternidade'', a justiça merece ser feita.
Duas mulheres dilaceradas pelos seus pensamentos, que, para aliviar suas dores, cantam e fingem para si mesmas que viveram uma vida feliz. Será mesmo? Uma obra prima do Cinema Direto.
Para quem não sabe o que significa Cinema Direto eis aqui uma explicação que peguei na internet: ''O conceito surge no final dos anos cinquenta e refere-se, na teoria e prática, a um género de documentário que se empenha em captar, sem fins didácticos ou de ilustração histórica, a realidade tal e qual ela é (Feuillade), isto é, que procura "reproduzir" aquilo que na realidade acontece.''
O filme tem seus méritos e isso é evidente, porém, a escolha de um personagem nitidamente jovem para interpretar um ancião foi totalmente equivocada. É impossível não se ater a isso a cada segundo do filme. O protagonista é velho e senil mas anda rápido como um adolescente, suas mãos sequer tem marcas do tempo, por exemplo. Achei um filme bem belo, e o final deveras interpretativo (SPOILER), parece que ela é uma espécie de reencarnação da mulher do senhor que estava em luto por não tê-lo no além da vida e ele estava em luto por não tê-la em vida. Logo aquele deitar na terra na sequência final, por parte do protagonista indicam o reencontro dos dois. Fica subintendido também, que o marido da menina e o ancião protagonista mais jovem, e que esses perderam um filho. Definitivamente tem seus méritos na sensibilidade, mas o protagonista poderia ter uma idade mais convincente com a idade que o personagem demandava. Fiquei com o coração partido por não dar um sete, mas infelizmente ver um ator de 39 anos, por aí, na época, interpretando um ancião de quase 80 me tirou da imersão, não consegui aplicar a suspensão da descrença corretamente, sobretudo na parte em que ele tira a camisa na flores e ostenta músculos e um peitoral jovial. Nota: 6,38
A sequência em que ele faz uma analogia entre aqueles que entram os metrôs com os que pagam tickets para entrar no cinema é fantástica. Como ele compara os trens e metrôs como veias pulsantes do Japão. A cena em que altera-se imagens do deserto, inóspito, com o Japão superpopuloso para elucidar como um lugar no mundo é totalmente diferente do outro é fantástica.
Tem seus méritos, mas tem também seus deméritos. O roteiro é interessante, mas desvaloriza-se ao aplicar muitos, mas muitos plot-twists, de forma que esses (que precisam e foram inventados para surpreender) se tornem corriqueiros. O plot-twist nunca pode se tornar o denominador comum de uma história, sob risco de desvalorizar a trama. E Sobre a namorada do protagonista, percebe-se desde o início que ela era cúmplice das barbáries contra os negros. Isso está deveras telegrafado. No fim consegue trazer alguma angústia ao espectador, porém, por mais que esse, se esforce fortemente para obter a suspensão da descrença tão necessária para analisar uma obra cinematográfica, fica difícil desviar aos olhos perante algumas improbabilidades e irrealidade que a obra ostenta. Nota 6,68
CONTEM SPOILER Excelente filme, a cena em que a falecida esposa abraça o seu marido (moribundo) e diálogos existenciais acompanham-os é brilhante. Toda a sequência da princesa, desde a hora que está sendo carregada em seu carro/trono por seus subordinados até o reflexo do lago e até o coito com o bagre é também magnífico. É um filme muito, mas muito bom mesmo.
Bela sequência final, onde através das fotos todos se mostram culpados para a polícia. E as fotos Jeanne Moreau e Maurice Ronet abraçados dão um final charmosíssimo ao filme, com uma música jazz de Miles Davis.
Adoção
3.8 7 Assista AgoraExcelente filme, uma daquelas obras em que percebemos a grandiosidade um minuto após o término. Fabuloso. Por um pouquinho não dei meia estrela a mais (nota 9)
O Retrato de Jennie
4.1 38Excelente filme, poético a nos brindar com um amor impossível que se tornou possível ao quebrar a lógica e o espaço tempo. O amor, a beleza e a arte são capazes de estapear a lógica é vencê-la. Lindíssimo! Dou nota 8,08.
O Delator
3.9 27O Delator é um filmaço de John Ford. O filme possui uma tensão tão violenta (e isso é um elogio) que não é habitual em obras da década de 30; tem uma seriedade agressiva a qual nos transfere naquele período de conflito entre Irlanda e Inglaterra com maestria. Sem contar que a atuação de Victor McLaglen interpretando um delator bêbado arrependido está soberba. E em meio a muito ação e a um filme de grande agilidade de roteiro, encontramos também belíssimas cenas de amor entre seres humanos que levam a um final sublime: o arrependimento diante de Deus. Obra prima do cinema!
Horizonte Perdido
3.7 32É bom, mas não é o roteiro pra um Capra, na mão de um Resnais seria uma obra prima. 7,50
A Carruagem Fantasma
4.3 116Chorei pra caralho
Sombras da Vida
3.8 1,3K Assista AgoraÉ um filme que nos mostra que a vida é efêmera e nos apresenta muitos enigmas, no entanto, tais enigmas não são desvendados, pois a revelação (ou não) de tais enigmas fica a critério do espectador. Portanto, o filme é aberto, deixa o espectador livre para fazer inúmeras interpretações. Sombras da Vida acerta em seus planos longos e contemplativos e não pode ser considerado um filme ruim, longe disso, no entanto, também não pode ser considerado um filme péssimo, pois os seus significados que não são claros não permitem isso. Em suma, trata-se de uma obra interessante a qual darei nota 7,18 de 10. Porém, como o cinema é uma obra visual, onde pode se abusar do silêncio e do som e de imagens carregadas de sentimento, filmes que não possuem uma mensagem fechada podem ser exímios, mas não é o caso de Sombras da Vida, que ao meu ver só fez perguntas, mas não deu sequer uma respostas às perguntas que apresentou. Faltou algo, ou melhor : faltou muito - mas ainda assim é um filme bom, mas só bom, nada além disso. Há filmes que não dão respostas, assim como esse, mas que conseguem ser muito melhores...
Outubro
4.0 51 Assista AgoraO filme talvez não seja tão impactante quanto A Greve , Alexandre Nevski ou Encouraçado Potemkin, entretanto, trata-se de um um retrato histórico do que foi aquele período da revolução bolchevique, onde o Czar Nicolau II era um incompetente que não cedia e o povo começou a se revoltar cada vez mais. Embora o Eisenstein, cineasta e propaganda sempre dê um tom de romantismo ao socialismo, o filme é uma maravilha, haja visto as locações totalmente fidedignas com a realidade, a tensão criada com a montagem paralela (técnica de edição que o Eisenstein era um gênio) e as atuações de figurantes incríveis dando toda a tensão fazem de Outubro um filme fenomenal da história do cinema. Pois o preto e branco cai como uma luva para esse filme, que nos leva ainda mais pra perto daquela época longínqua, nos sentimos dentro da revolução russa, não como voyeurs, mas como agentes da mesma. Eisenstein é mesmo um gênio, um dos maiores cineastas da história.
A Tartaruga Vermelha
4.1 392 Assista AgoraNo fundo a tartaruga derrubava a sua jangada porque não queria que ele fosse, ela o amava em segredo, e ele, não entendendo o motivo da tartaruga impedir sua fuga a matou. Mas dessa morte a tartaruga renasceu em humana para fazer companhia ao seu amor, quando o seu amor morreu a sua missão foi cumprida, e enfim ela pode voltar a ser tartaruga. Um filme muito aberto que lhe permite inúmeras interpretações. Uma pequena obra prima.
Lenny
4.0 45O relacionamento abusivo entre os dois é doloroso demais, e claro, soma-se a isso uma severa repressão estatal frente a liberdade de expressão. Tudo isso é capaz de destruir mentalmente e fisicamente um indivíduo. O filme, em algumas partes fluir como um falso documentário foi um acerto que só colaborou para a imersão. Excelente obra.
Gosto de Sangue
3.9 158 Assista AgoraGosto de Sangue é um ótimo filme de Joel Coen, com um orçamento barato conseguiu realizar um filme eletrizante do começo ao fim, com poucos personagens e com um roteiro interessante. Detalhe para a sequência final. Eu daria algo em se tratando de nota como 7,83.
Bom Dia
4.3 66E mais uma vez Ozu nos presenteia com um filme magnífico. Toda a sensibilidade e inocência é transmitida aos olhos dos espectadores através dos planos onde a câmera é depositada no chão, com o famoso plano/ângulo tatame. A fotografia desse filme, juntamente com a direção de arte é impressionantemente e milimetricamente pensada. Se eu estou elogiando a fotografia? É lógico! Se isso já é um clichê aqui nos comentários do filmow? Também é lógico, entretanto, a fotografia desse filme é fenomenal num sentido diferente do que habitualmente consideramos como fenomenal. Todos os ambientes e planos são compostos por inúmeras linhas, centenas delas, sejam essas horizontais ou verticais. Nas roupas dos personagens, nas sustentações da casa, nos armários, nas janelinhas, nos parquês, nos objetos; tudo é um emaranhado de quadrados e retângulos enclausurados dentro de planos que preenchem absolutamente todo o quadro sem sequer dar um respiro para o espectador. A priori, planos assim são claustrofóbicos e dão uma sensação angustiante aos receptores, entretanto, aqui, mesmo que quebrando propositalmente essa “regra”, isso não ocorre, pois o belíssimo roteiro, leve como a inocência de jovens meninos, se mistura com a claustrofobia dos enquadramentos e nos brinda com um filme absolutamente único na história do cinema. Fantasticamente muito, mas muito bonito. Nota 8,25.
007 Contra a Chantagem Atômica
3.5 160 Assista AgoraMais um ótimo filme de James Bond, mesmo que não chegue na magnitude dos três primeiros, esse filme de número 4 é muito interessante e contém os diálogos irônicos e com pitadas sexuais tão habituais nos filmes do 007.
Detalhe para: “importa-se que minha amiga sente aqui com vocês um pouco? Ela acabou de morrer” - enquanto deposita o cadáver da vilã delicadamente no cadeira.
Kramer vs. Kramer
4.1 546 Assista AgoraTrata-se de um filme muito belo e sensível, onde retrata com perfeição uma conturbada relação de rompendo que inevitavelmente termina em um tribunal. A obra surpreendeu minhas expectativas, pois esperava uma comédia romântica divertidinha, no entanto é muito mais que isso: é um drama humano que remete a filmes do Bergman como Cenas De Um Casamento. Nota 8,0!
Nashville
3.9 63Nashville é um filme esplêndido do Robert Altman. O fato de todas as canções do filme serem originais e terem sido compostas pelos próprios atores faz a obra ainda mais genial. Soma-se a isso os planos gerais que dão uma atmosfera documental ao longa-metragem fazendo com que esse seja deveras realista. As atuações também, um show à parte; remetem a sociedade sulista americana com valores conservadores através dos esteriótipos tão bem roteirizados. E o desfecho nem se fala: exímio!
Conta Comigo
4.3 1,9K Assista AgoraStand By Me é um daqueles filmes que percebemos o valor um minuto após o término. Me lembrei dos meus amigos de infância os quais não mais tenho o mesmo contato, no entanto, mantenho-os (não a versão atual) no fundo do meu coração. Nostálgico e reflexivo, dá a famosa sensação de “tristeza alegre”.
A História da Eternidade
4.3 448Talvez um dos filmes mais injustiçados da história do cinema nacional. O filme merecia figurar entre os concorrentes ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Obra prima! Mas o cinema está cheio de injustiças, filmaços como ''Metropolis'' de Fritz Lang, por exemplo, só foram ter a devida aclamação por parte de crítica e público anos e anos mais tarde. Talvez esse venha a ser o caso do maravilhoso ''A História Da Eternidade'', a justiça merece ser feita.
Grey Gardens
4.3 105Duas mulheres dilaceradas pelos seus pensamentos, que, para aliviar suas dores, cantam e fingem para si mesmas que viveram uma vida feliz. Será mesmo? Uma obra prima do Cinema Direto.
Para quem não sabe o que significa Cinema Direto eis aqui uma explicação que peguei na internet: ''O conceito surge no final dos anos cinquenta e refere-se, na teoria e prática, a um género de documentário que se empenha em captar, sem fins didácticos ou de ilustração histórica, a realidade tal e qual ela é (Feuillade), isto é, que procura "reproduzir" aquilo que na realidade acontece.''
Táxi Teerã
4.0 80 Assista AgoraÉ um filme falsamente cinema direto. O filme simula ser Cinema Direto, porém os acontecimentos são atuados, é nítido.
A Floresta dos Lamentos
4.0 40O filme tem seus méritos e isso é evidente, porém, a escolha de um personagem nitidamente jovem para interpretar um ancião foi totalmente equivocada. É impossível não se ater a isso a cada segundo do filme. O protagonista é velho e senil mas anda rápido como um adolescente, suas mãos sequer tem marcas do tempo, por exemplo. Achei um filme bem belo, e o final deveras interpretativo (SPOILER), parece que ela é uma espécie de reencarnação da mulher do senhor que estava em luto por não tê-lo no além da vida e ele estava em luto por não tê-la em vida. Logo aquele deitar na terra na sequência final, por parte do protagonista indicam o reencontro dos dois. Fica subintendido também, que o marido da menina e o ancião protagonista mais jovem, e que esses perderam um filho. Definitivamente tem seus méritos na sensibilidade, mas o protagonista poderia ter uma idade mais convincente com a idade que o personagem demandava. Fiquei com o coração partido por não dar um sete, mas infelizmente ver um ator de 39 anos, por aí, na época, interpretando um ancião de quase 80 me tirou da imersão, não consegui aplicar a suspensão da descrença corretamente, sobretudo na parte em que ele tira a camisa na flores e ostenta músculos e um peitoral jovial. Nota: 6,38
Sem Sol
4.2 36A sequência em que ele faz uma analogia entre aqueles que entram os metrôs com os que pagam tickets para entrar no cinema é fantástica. Como ele compara os trens e metrôs como veias pulsantes do Japão. A cena em que altera-se imagens do deserto, inóspito, com o Japão superpopuloso para elucidar como um lugar no mundo é totalmente diferente do outro é fantástica.
Corra!
4.2 3,6K Assista AgoraTem seus méritos, mas tem também seus deméritos. O roteiro é interessante, mas desvaloriza-se ao aplicar muitos, mas muitos plot-twists, de forma que esses (que precisam e foram inventados para surpreender) se tornem corriqueiros. O plot-twist nunca pode se tornar o denominador comum de uma história, sob risco de desvalorizar a trama. E Sobre a namorada do protagonista, percebe-se desde o início que ela era cúmplice das barbáries contra os negros. Isso está deveras telegrafado. No fim consegue trazer alguma angústia ao espectador, porém, por mais que esse, se esforce fortemente para obter a suspensão da descrença tão necessária para analisar uma obra cinematográfica, fica difícil desviar aos olhos perante algumas improbabilidades e irrealidade que a obra ostenta. Nota 6,68
Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas
3.6 196 Assista AgoraCONTEM SPOILER Excelente filme, a cena em que a falecida esposa abraça o seu marido (moribundo) e diálogos existenciais acompanham-os é brilhante. Toda a sequência da princesa, desde a hora que está sendo carregada em seu carro/trono por seus subordinados até o reflexo do lago e até o coito com o bagre é também magnífico. É um filme muito, mas muito bom mesmo.
O Estudante de Praga
3.7 12Muitos consideram esse o primeiro filme do expressionismo alemão, e não o Gabinete do Dr Caligari.
Ascensor Para o Cadafalso
4.1 97 Assista AgoraBela sequência final, onde através das fotos todos se mostram culpados para a polícia. E as fotos Jeanne Moreau e Maurice Ronet abraçados dão um final charmosíssimo ao filme, com uma música jazz de Miles Davis.