O verdadeiro e real documentário sobre a coca cola: http://youtu.be/-0UuOe1oxZ4 PS: Já foi retirado inúmeras vezes do youtube é possível que este link se invalide tb. Saudações...
Lucia Luft, diva da colonia ... Tem vzs que nossas vidas são como o leito daquele rio: denso, sujo, lento... um rio monótono, mas muito profundo. Só quem se joga nele sabe dizer de sua profundidade.
Documentário super recomendado só para analisar o circuito perverso do poder, dinheiro e política. Imagina propor uma reforma política nos EUA. Se aqui no Brasil os sujeitos vão a loucura, nos EUA geraria um surto, morte e ... terrorismo lobista.
Só tenho agradecimentos ao Silvio Tendler. Ahhh ... se realmente desejássemos mudar o rumo das coisas. Esse doc nos mostra que o cinema é uma ferramenta transformadora. Obrigada Silvio Tendler!
Tche, tinha na lista o filme como assistido e não lembrava de nada, então assisti novamente. Pq o filme não me engatou? Tem alguma coisa incômoda que não consigo definir. Acho que desejei uma critica sobre a medicalização da vida e não a encontrei. Ponto alto do filme são os diálogos e os relatos em off.
O coletivo Catarse, a proposta Catarse, projeto ou Grupo Catarse tá matando a pau. Sem utopia somos vazios, sem utopia estamos fadados ao fracasso. Por tanto, Utopia é vida! E o Coletivo Catarse tem nos dado a prova de que se liberadas nossas emoções fazemos toda utopia acontecer. O Catarse é sensacional.
O documentário mais honesto e sincero que já assisti. Honesto por sua perseverança. Sincero por sua genial originalidade. Que olhar é esse?! Os olhos atrás das 5 câmeras foram "uma das maiores contribuições para o cinema mundial e humanidade". (Repetindo o pensamento já escrito aqui nos comentários pelo Lucas Lucas). "Corajoso, justo e emocionante!"
A partir do livros didáticos podemos ensinar alguma coisa da verdade ou distorcer os fatos. E podem tornar-se perigoso material de manipulação ideológica. Bacana como a pesquisadora interpretou as diversas linguagens dos livros didáticos produzidos por Israel. Um bom material para os linguistas. Esse doc é mt esclarecedor. Vida longa aos pesquisadores!
A questão palestina não é uma questão dos palestinos, dos árabes, dos judeus. A questão da palestina é uma questão para cada um de nós. É uma questão para o mundo, para a civilização. A Palestina somos todos nós. Todos somos palestinos.
Conta a lenda que o rapaz que interrompeu Lacan cometeu suicídio tempos depois. É fantástico esse momento do seminário. Sempre me reporto a essa intervenção do rapaz e tento compreende-la...
Sem ar... O filme transpira sensualidade do começo ao fim. Uma coisa meio "La vie d'Adèle", claro que sem os refinamentos cinematográficos (apuro técnico), a audaz cena de 6 mim de sexo e sem grandes atrizes. Mas, juro que vi um bocado de Adèle na pele e no olhar peixe morto da Jeanne (Hélène Fillières), um olhar sempre fixo e enamorado (O olhar doente da paixão). Encontrei algumas críticas rasas na net sobre o filme. Será que não existe química entre as atrizes? Seria efeito das estaturas? A crítica disse ser bizarro uma mulher grande com uma mulher pequena. Sinceramente, achei divertido essa diferença de tamanho entre elas, tanto que a própria história delas aborda essa questão. Essa coisa desengonçada deu um toque no filme. Quem nunca se enamorou por gente menor ou maior? Pode ser desconfortável, estranho, mas na horizontal nem dá pra perceber. Interessante os momentos de silêncio e de sons repetitivos, algo que diz muito. Um silêncio excitante, sensual e angustiante.
Un Amour de Femme é um filme interessante, só pelo fato de ser francês, então soa gostoso dizer Un Amour de Femme (eheheheh).
Por fim, o corte da saia da Jeanne é muito sensual. Gostei muito da saia, da atriz vestindo a saia e do filme.
Um documentário feito por uma psicanalista: “Uma psicanalista que faz cinema”, assim Miriam Chnaiderman se auto-define e delimita". É um documentário e tanto, vasculhar e transmitir ao espectador esse mundo das instituições não é qualquer coisa. Chnaiderman vasculhou os arquivos depositados no Núcleo de Documentação do Adolescente (Febem) e em outras instituições onde Janaína esteve, assim, vamos sabendo e nos assombrando do destino dessa menina chamada Janaína. O documentário vai nos levando por questões, como por exemplo, Qual terá sido o destino de uma criança negra, pobre, órfã, e, além de tudo, autista?" Por que alguns pais abandonam seus filhos? E o que é feito das crianças que nascem sem lugar no mundo? Falar de Janaína é contar a história da Febem, do Estatuto da Criança e do Adolescente", que passou a vigorar em 1990, quando Janaína tinha 10 anos de idade. Esse documentário é visceral!
Belíssimo filme, a sinopse é que nos espanta. Parece que a única economia capaz de vencer a economia do sistema é, de fato, a economia do amor. Amor, paixão desejo, tb, são feitos de investimentos: o investimento amoroso, o investimento libidinal, o investimento do ser enquanto desejante... O filme retrata uma geração (a nossa geração) consumida pelo sistema e nos mostra essa desesperança econômica que, possivelmente, os europeus sentem/enfrentam no momento (todos nós sentimos, uns mais, outros menos não importa o lugar do mundo). Mas, os franceses, como bons e eternos enamorados, continuam acreditando no amor, apesar de tudo. Sem exagero, um baita filme. A primeira cena que abre o filme, é fantástica, a partir dela, só dela, já podemos pensar o mundo em que vivemos.
Nunca compreendi o contexto desse filme, tb não pesquisei, ficou por conta da imaginação... mas, posso dizer que é um dos filmes contemporâneos que mais me causa medo. E para elaborar esse medo curto as tiradas sobre a Samara: Matrix e Samara num mesmo enredo... "A Samara liga da onde?" (essa comunidade era sucesso no falecido Orkut.) Filmes de terror não entram na minha lista de favoritos, no entanto, O Chamado e o velhinho Poltergeist (Poltergeist - O Fenômeno, no Brasil) de 1982 e suas sequências, ficaram como símbolos dos medos primitivos neste ser. Curiosamente ambos os filmes possuem aparelhos de TV...
Esse filme sempre me foi sinônimo de medo, prazer e angústia... Comparado com a sensação de fazer xixi na cama e aquele sentimento de culpa posterior... Um clássico, como todas as infâncias...
Assisti sem muitas expectativas, acabou surpreendendo, pois é um filme interessante. Bonita fotografia já que foi filmado nos arredores de West Yorkshire, retratando, assim, de forma fiel o ambiente e locais onde viveu Anne Lister. O figurino é lindo, bem contextualizado a época, a atuação da Maxine Peake não deixa dúvidas de que a história retrata os conflitos morais e as convenções culturais na sociedade da época. Anne Lister, com toda certeza, enfrentou questões semelhantes as que Vita Sackville-West também enfrentou (Lembrei-me todo tempo da história de Vita).
Para quem aprecia histórias biográficas é um ótimo filme, visto que nos remete a este outro que sempre nos beneficia com suas histórias secretas. Filmes e livros biográficos nos incitam a buscar mais, são fontes de pesquisa histórica e subjetiva. Conhecer um pouquinho de Anne Lister nos faz querer saber mais e mais sobre ela, seu diário deve ser maravilhoso.
O filme é interessante, mas poderia ser mais intenso, mais subjetivo, já que se trata de um diário em questão. Os amores e os envolvimentos ficaram abafados, beirando a superficialidade. Faltou intensidade, reflexão e silêncio. A história retrata uma época conservadora e o filme, neste sentido, foi bem conservador, no entanto, não é de uma "falha" cinematográfica, acredito que o formato foi construído assim de forma proposital. Ingleses falando de ingleses...
Anne Lister nos propiciou uma imagem realmente fascinante da vida em uma cidade provincial e me surpreendo não ter sabido dela antes do filme, surpresa que ela não seja mais conhecida. Ela foi uma mulher ferozmente inteligente, que enfrentou homens e mulheres para dizer do seu desejo. Anne Lister é conhecida como a primeira lésbica britânica, no sentido moderno do termo, apelidada de Gentleman Jack, uma grande conquistadora de mulheres.
Recomendo o filme e, posteriormente, a pesquisa sobre a vida de Anne Lister. E aguardar, quem sabe, alguma outra produção mais tenaz e intensa sobre a vida desta poderosa mulher. Espero encontrar, um dia, a publicação de seus diários no Brasil, quem sabe uma boa alma decide publica-los nas terras Tupiniquins.
A História da Coca-Cola
3.2 16O verdadeiro e real documentário sobre a coca cola: http://youtu.be/-0UuOe1oxZ4
PS: Já foi retirado inúmeras vezes do youtube é possível que este link se invalide tb.
Saudações...
Os Famosos e os Duendes da Morte
3.7 670 Assista AgoraLucia Luft, diva da colonia ...
Tem vzs que nossas vidas são como o leito daquele rio: denso, sujo, lento... um rio monótono, mas muito profundo. Só quem se joga nele sabe dizer de sua profundidade.
Park Avenue: Dinheiro, Poder e o Sonho Americano
4.3 4Documentário super recomendado só para analisar o circuito perverso do poder, dinheiro e política. Imagina propor uma reforma política nos EUA. Se aqui no Brasil os sujeitos vão a loucura, nos EUA geraria um surto, morte e ... terrorismo lobista.
Privatizações: A Distopia do Capital
4.2 16Só tenho agradecimentos ao Silvio Tendler. Ahhh ... se realmente desejássemos mudar o rumo das coisas. Esse doc nos mostra que o cinema é uma ferramenta transformadora. Obrigada Silvio Tendler!
Geração Prozac
3.6 465Tche, tinha na lista o filme como assistido e não lembrava de nada, então assisti novamente. Pq o filme não me engatou? Tem alguma coisa incômoda que não consigo definir. Acho que desejei uma critica sobre a medicalização da vida e não a encontrei. Ponto alto do filme são os diálogos e os relatos em off.
Circunstância
3.5 133Os "ismos", fundamentalismos, machismos, conservadorismos... Filme muito bom.
Quando Sinto que Já Sei
4.4 41O coletivo Catarse, a proposta Catarse, projeto ou Grupo Catarse tá matando a pau. Sem utopia somos vazios, sem utopia estamos fadados ao fracasso. Por tanto, Utopia é vida! E o Coletivo Catarse tem nos dado a prova de que se liberadas nossas emoções fazemos toda utopia acontecer. O Catarse é sensacional.
Cinco Câmeras Quebradas
4.5 58O documentário mais honesto e sincero que já assisti. Honesto por sua perseverança. Sincero por sua genial originalidade. Que olhar é esse?! Os olhos atrás das 5 câmeras foram "uma das maiores contribuições para o cinema mundial e humanidade". (Repetindo o pensamento já escrito aqui nos comentários pelo Lucas Lucas).
"Corajoso, justo e emocionante!"
Os Palestinos nos Livros Escolares de Israel
4.2 3A partir do livros didáticos podemos ensinar alguma coisa da verdade ou distorcer os fatos. E podem tornar-se perigoso material de manipulação ideológica. Bacana como a pesquisadora interpretou as diversas linguagens dos livros didáticos produzidos por Israel. Um bom material para os linguistas. Esse doc é mt esclarecedor.
Vida longa aos pesquisadores!
Ocupação 101: A Voz da Maioria Silenciada
4.4 22A questão palestina não é uma questão dos palestinos, dos árabes, dos judeus. A questão da palestina é uma questão para cada um de nós. É uma questão para o mundo, para a civilização. A Palestina somos todos nós. Todos somos palestinos.
Jacques Lacan Fala
3.7 4Conta a lenda que o rapaz que interrompeu Lacan cometeu suicídio tempos depois. É fantástico esse momento do seminário.
Sempre me reporto a essa intervenção do rapaz e tento compreende-la...
O Zero Não é Vazio
3.9 13Encantada com o documentário. Encantada com nossas dermes e epidermes da alma. (Com toda certeza o zero não é vazio).
Violette
4.0 99 Assista AgoraSinopse mais objetiva impossível, super no ponto: é isso e deu. Hem?
Um Amor de Mulher
3.0 24Sem ar... O filme transpira sensualidade do começo ao fim. Uma coisa meio "La vie d'Adèle", claro que sem os refinamentos cinematográficos (apuro técnico), a audaz cena de 6 mim de sexo e sem grandes atrizes. Mas, juro que vi um bocado de Adèle na pele e no olhar peixe morto da Jeanne (Hélène Fillières), um olhar sempre fixo e enamorado (O olhar doente da paixão).
Encontrei algumas críticas rasas na net sobre o filme. Será que não existe química entre as atrizes? Seria efeito das estaturas? A crítica disse ser bizarro uma mulher grande com uma mulher pequena. Sinceramente, achei divertido essa diferença de tamanho entre elas, tanto que a própria história delas aborda essa questão. Essa coisa desengonçada deu um toque no filme. Quem nunca se enamorou por gente menor ou maior? Pode ser desconfortável, estranho, mas na horizontal nem dá pra perceber.
Interessante os momentos de silêncio e de sons repetitivos, algo que diz muito. Um silêncio excitante, sensual e angustiante.
Un Amour de Femme é um filme interessante, só pelo fato de ser francês, então soa gostoso dizer Un Amour de Femme (eheheheh).
Por fim, o corte da saia da Jeanne é muito sensual. Gostei muito da saia, da atriz vestindo a saia e do filme.
Procura-se Janaína
4.2 2Um documentário feito por uma psicanalista: “Uma psicanalista que faz cinema”, assim Miriam Chnaiderman se auto-define e delimita".
É um documentário e tanto, vasculhar e transmitir ao espectador esse mundo das instituições não é qualquer coisa. Chnaiderman vasculhou os arquivos depositados no Núcleo de Documentação do Adolescente (Febem) e em outras instituições onde Janaína esteve, assim, vamos sabendo e nos assombrando do destino dessa menina chamada Janaína.
O documentário vai nos levando por questões, como por exemplo, Qual terá sido o destino de uma criança negra, pobre, órfã, e, além de tudo, autista?" Por que alguns pais abandonam seus filhos? E o que é feito das crianças que nascem sem lugar no mundo?
Falar de Janaína é contar a história da Febem, do Estatuto da Criança e do Adolescente", que passou a vigorar em 1990, quando Janaína tinha 10 anos de idade.
Esse documentário é visceral!
Esquecendo Cheyenne
3.3 19Belíssimo filme, a sinopse é que nos espanta.
Parece que a única economia capaz de vencer a economia do sistema é, de fato, a economia do amor. Amor, paixão desejo, tb, são feitos de investimentos: o investimento amoroso, o investimento libidinal, o investimento do ser enquanto desejante... O filme retrata uma geração (a nossa geração) consumida pelo sistema e nos mostra essa desesperança econômica que, possivelmente, os europeus sentem/enfrentam no momento (todos nós sentimos, uns mais, outros menos não importa o lugar do mundo). Mas, os franceses, como bons e eternos enamorados, continuam acreditando no amor, apesar de tudo. Sem exagero, um baita filme. A primeira cena que abre o filme, é fantástica, a partir dela, só dela, já podemos pensar o mundo em que vivemos.
O Chamado
3.4 1,5K Assista AgoraNunca compreendi o contexto desse filme, tb não pesquisei, ficou por conta da imaginação... mas, posso dizer que é um dos filmes contemporâneos que mais me causa medo. E para elaborar esse medo curto as tiradas sobre a Samara: Matrix e Samara num mesmo enredo... "A Samara liga da onde?" (essa comunidade era sucesso no falecido Orkut.) Filmes de terror não entram na minha lista de favoritos, no entanto, O Chamado e o velhinho Poltergeist (Poltergeist - O Fenômeno, no Brasil) de 1982 e suas sequências, ficaram como símbolos dos medos primitivos neste ser. Curiosamente ambos os filmes possuem aparelhos de TV...
A Fantástica Fábrica de Chocolate
4.0 1,1K Assista AgoraEsse filme sempre me foi sinônimo de medo, prazer e angústia... Comparado com a sensação de fazer xixi na cama e aquele sentimento de culpa posterior... Um clássico, como todas as infâncias...
O Diário Secreto de Miss Anne Lister
3.8 90Assisti sem muitas expectativas, acabou surpreendendo, pois é um filme interessante. Bonita fotografia já que foi filmado nos arredores de West Yorkshire, retratando, assim, de forma fiel o ambiente e locais onde viveu Anne Lister. O figurino é lindo, bem contextualizado a época, a atuação da Maxine Peake não deixa dúvidas de que a história retrata os conflitos morais e as convenções culturais na sociedade da época. Anne Lister, com toda certeza, enfrentou questões semelhantes as que Vita Sackville-West também enfrentou (Lembrei-me todo tempo da história de Vita).
Para quem aprecia histórias biográficas é um ótimo filme, visto que nos remete a este outro que sempre nos beneficia com suas histórias secretas. Filmes e livros biográficos nos incitam a buscar mais, são fontes de pesquisa histórica e subjetiva. Conhecer um pouquinho de Anne Lister nos faz querer saber mais e mais sobre ela, seu diário deve ser maravilhoso.
O filme é interessante, mas poderia ser mais intenso, mais subjetivo, já que se trata de um diário em questão. Os amores e os envolvimentos ficaram abafados, beirando a superficialidade. Faltou intensidade, reflexão e silêncio. A história retrata uma época conservadora e o filme, neste sentido, foi bem conservador, no entanto, não é de uma "falha" cinematográfica, acredito que o formato foi construído assim de forma proposital. Ingleses falando de ingleses...
Anne Lister nos propiciou uma imagem realmente fascinante da vida em uma cidade provincial e me surpreendo não ter sabido dela antes do filme, surpresa que ela não seja mais conhecida. Ela foi uma mulher ferozmente inteligente, que enfrentou homens e mulheres para dizer do seu desejo. Anne Lister é conhecida como a primeira lésbica britânica, no sentido moderno do termo, apelidada de Gentleman Jack, uma grande conquistadora de mulheres.
Recomendo o filme e, posteriormente, a pesquisa sobre a vida de Anne Lister. E aguardar, quem sabe, alguma outra produção mais tenaz e intensa sobre a vida desta poderosa mulher. Espero encontrar, um dia, a publicação de seus diários no Brasil, quem sabe uma boa alma decide publica-los nas terras Tupiniquins.
“I know how to please girls.”