Baixaria sublime!!! Uma parábola, um retrato, uma sátira ou uma amostra da sociedade (italiana, européia, ocidental)? Todos são músicos, mas cada um com suas particularidades, devidamente captadas ou durante as entrevistas ou pelo comportamento na capela.
A maneira como Theo Angelopoulos contrapõe o surreal com o real neste filme é intrigante e majestosa. Fiquei ao longo de todo o filme pensando como seria possível duas crianças seguiram a (longa) viagem a frente sem que nenhuma pessoa sequer as impedisse (a não ser pela falta de condições financeiras de seguir a viagem, situação representada brilhantemente pela falta do ticket do trem). Ao final percebi que a resposta estava ao longo de todo filme, tão cruel e evidente quanto na vida real. Destaque para aquela mão (de Deus?) surgindo da água e indo rumo ao céu. De tirar o fôlego...
Magnífico em todos os sentidos!!! Experiência áudio-viso-cultural única que somente o cinema através das mãos e mente de um grande artista poderia nos proporcionar. O título "Sombras dos Ancestrais Esquecidos" talvez seja o mais apropriado para o que tenha sido um dos motivos da realização desse filme: revelar um mundo desconhecido ao nosso mundo.
Levando em consideração que cada personagem representa um instituição da sociedade (igreja, estado, família etc), é um maneira geniosa de detoná-los. O Visante (e Pasolini) estava para família (e a sociedade) o que a serpente (o diabo/deus?) estava para o Éden.
Com uma boa parte de suas películas em preto e branco, Béla Tarr em Almanac of Fall abusa dos tons de cores, nos oferecendo cenas ora monocromáticas ora multicolores, com diferentes usos de nitidez, contraste e brilho. Mas essa inusitada forma de apresentação das cores não é a única coisa marcante do filme. O uso (ou abuso) da câmera para nos proporcionar diferentes ângulos do conflito que não extrapola o apartamento é um show à parte cheio de surpresas. Com diálogos provocativos e um elenco que dá conta do recado, este filme do diretor húngaro é pra se degustado com direito à repetição.
Não poderia existir melhor nome para esse belíssimo filme de Martin Sulík. Literalmente um panorama da vida rural do povo eslováquio que certamente não deve haver mais. Estórias simples e cheias de vida, ora divertidas, ora dramáticas, que, no final, contam a verdadeira História de um lugar, a partir do dia-a-dia do seu povo.
Certamente Socialismo é um filme difícil de se entender por completo, mas, em contrapartida, as partes dizem tudo. Talvez o mais experimental da videografia de Godard. Surpresa para uns e afirmação de uma longa carreira no cinema para outros. O final (se é que se pode dizer que há final e início aqui) provocativo e questionador reflete muito bem o que Godard tem sido para o cinema: transgressor.
Depois de a Argentina ter levado o Oscar 2010 de Melhor Filme Estrangeiro com O Segredo dos Seus Olhos , O Brasil quer a estatueta com Lula, o Filho do Brasil??? Fala sério!!!
Segundo longa do argentino Ezequiel Acuña com título bastante curioso e criativo, sintetizando toda a vida retratada do personagem Nico. Para quem viu e gostou de Nadar Solo certamente esse é um prato cheio. Cheio de sentimentos puros e reflexões sobre a vida de alguém que deseja decolar, mas tem seus anseios.
Ao mesmo tempo que somos convidados a ver um pouco da vida dessas duas famílias, somos suprimidos de detalhes que poderiam nos dizer mais coisas sobre elas. Mas seria mesmo preciso? Como num reality show, apenas a interação entre as pessoas em determinado momento nos diz muitas coisas sobre cada uma e o conjunto todo, mas de uma maneira que exime-nos de ter qualquer sentimento por qualquer criatura apresentada na tela, por mais dramática que seja sua situação.
Não gostei do excesso de cenas slow motion à Matrix. Do resto mantém o bom trabalho da série, com o diferencial do 3D, que acho que foi bem explorado aqui. A cena então em que o sangue parece respingar nos óculos...surreal!!!
Considerada um fenômeno russo, a comédia recheada de vodka de Aleksandr Rogozhkin sobre a caça na Rússia traz um monte de esteriótipos típicos do país com a prática e, logicamente, um monte de situações que, por mais bizarras e surreais que sejam aos olhos dos não-russos, poderiam muito bem ser possíveis na realidade (se não são, daí o grande sucesso do filme na Rússia). É interessante a inserção de um personagem estrangeiro na estória, que logo descobrirá que mais importante do que a caça (o resultado) nisso tudo é a caçada (o processo).
Mesmo que as diferenças corporais externas nas crianças de ambos os sexos sejam mínimas, meninos usam sunga e meninas, biquíni (ou maiô). O curta No Bikini expõe muito bem essa situação, deixando ao público uma reflexão sobre essa diferença imposta pelos costumes da sociedade.
Quem trabalha com Recursos Humanos sabe das dificuldades de se conciliar os interesses da empresa com os interesses dos empregados. Se você for então um constante pesquisador da área, aberto a novos conceitos e teorias, sabe o quão difícil é aplicá-los sem provocar resistência e conflitos entre os diferentes atores. O filme em questão aborda muito bem esse cenário. E o melhor, aqui podemos ver a atuação não somente da empresa (direção) e dos colegas, mas também do sindicato, da família e dos amigos, que são muito bem encarnados pelo excelente elenco. No fim, a estória acaba tomando um rumo diferente do imaginado e deixando para o público várias reflexões.
Uma maneira divertida, bizarra, trash, surreal e escatológica de criticar o sistema. As limitações orçamentárias visíveis do filme não impediram que a mensagem fosse dita da maneira como idealizador desejava. Filme para poucos estômagos e pessoas sem muito pudor. Sem dúvida a vagina da Mãe Terra botando mais uma cria no mundo é a cena mais bem bolada do filme.
Os filmes de Aleksandr Sokurov tratam de situações comuns a toda a humanidade, mas que às vezes acabam perdendo seu valor ou sendo ofuscadas por outras coisas que julgamos serem mais importantes para nós em determinado momento. Em o Segundo Círculo, o foco é justamente os últimos momentos de um filho diante do (corpo do) pai. Cenas simples que acabam nos remetendo a inúmeras reflexões sobre todo os relacionamentos entre as pessoas.
Sem dúvida, a fotografia deslumbrante de Amor Laranja é o que mais se destaca neste filme ucraniano, fazendo-nos até esquecer de outros aspectos técnicos que, mesmo estando longe de ser excelentes (por exemplo, o roteiro é simples, mas cheio de saltos, e exige pouca atuação dos atores), indicam um bom início para um artista estreante (e da Ucrânia!). Devo ver novamate, principalmente pelas imagens. Ah...depois de ver o filme, procure saber um pouco mais da História recente da Ucrânia para entender o título do mesmo. Vale a pena!!!
Tipo de filme que a gente encontra por acaso, começa adorar logo nos primeiros minutos e certamente não se esquece tão cedo. Mais uma grande amostra do sempre "cheio de surpresas" cinema argentino.
Três vítimas da guerra. Três línguas. Três desejos. E uma única certeza: aprender a viver com o outro para se manter vivo ou pelo menos mais esperançoso. O Cuco acaba sendo uma bela párabola de como as barreiras que existem entre as pessoas devem ser superadas e toleradas por cada um, para que no fim a vida não se resuma a uma infinita guerra.
Realmente um filme interessante de se ver. Os longos planos de sequência em preto e branco refletem muito bem a própria vida visivelmente entediante (e descolorida) de Matiss, que subtamente se vê envolvido em um caso de suícidio, que passa a lhe dar certo sentido para sua própria vida. Repitindo o que um dos personagens lhe diz: "Normalmente não nos importamos pelos rostos anônimos de pessoas que nos deparamos diariamente até o dia em que elas morrem".
Ensaio de Orquestra
4.0 45 Assista AgoraBaixaria sublime!!! Uma parábola, um retrato, uma sátira ou uma amostra da sociedade (italiana, européia, ocidental)? Todos são músicos, mas cada um com suas particularidades, devidamente captadas ou durante as entrevistas ou pelo comportamento na capela.
Nostalgia
4.3 186O que é esse filme afinal??? Desconfio que se eu assistí-lo novamente, vou morrer de desidratação...
Paisagem na Neblina
4.3 129A maneira como Theo Angelopoulos contrapõe o surreal com o real neste filme é intrigante e majestosa. Fiquei ao longo de todo o filme pensando como seria possível duas crianças seguiram a (longa) viagem a frente sem que nenhuma pessoa sequer as impedisse (a não ser pela falta de condições financeiras de seguir a viagem, situação representada brilhantemente pela falta do ticket do trem). Ao final percebi que a resposta estava ao longo de todo filme, tão cruel e evidente quanto na vida real. Destaque para aquela mão (de Deus?) surgindo da água e indo rumo ao céu. De tirar o fôlego...
Os Cavalos de Fogo
4.1 36 Assista AgoraMagnífico em todos os sentidos!!! Experiência áudio-viso-cultural única que somente o cinema através das mãos e mente de um grande artista poderia nos proporcionar. O título "Sombras dos Ancestrais Esquecidos" talvez seja o mais apropriado para o que tenha sido um dos motivos da realização desse filme: revelar um mundo desconhecido ao nosso mundo.
O Dinheiro
3.8 50 Assista AgoraSimples, belo e cruel.
Teorema
4.0 198Levando em consideração que cada personagem representa um instituição da sociedade (igreja, estado, família etc), é um maneira geniosa de detoná-los. O Visante (e Pasolini) estava para família (e a sociedade) o que a serpente (o diabo/deus?) estava para o Éden.
Bullet Ballet
3.7 4Rápido e feroz como uma bala; poético e deslumbrante como o balé.
Almanaque de Outono
4.0 14Com uma boa parte de suas películas em preto e branco, Béla Tarr em Almanac of Fall abusa dos tons de cores, nos oferecendo cenas ora monocromáticas ora multicolores, com diferentes usos de nitidez, contraste e brilho. Mas essa inusitada forma de apresentação das cores não é a única coisa marcante do filme. O uso (ou abuso) da câmera para nos proporcionar diferentes ângulos do conflito que não extrapola o apartamento é um show à parte cheio de surpresas. Com diálogos provocativos e um elenco que dá conta do recado, este filme do diretor húngaro é pra se degustado com direito à repetição.
Panorama
4.0 1Não poderia existir melhor nome para esse belíssimo filme de Martin Sulík. Literalmente um panorama da vida rural do povo eslováquio que certamente não deve haver mais. Estórias simples e cheias de vida, ora divertidas, ora dramáticas, que, no final, contam a verdadeira História de um lugar, a partir do dia-a-dia do seu povo.
Film Socialisme
3.2 128Certamente Socialismo é um filme difícil de se entender por completo, mas, em contrapartida, as partes dizem tudo. Talvez o mais experimental da videografia de Godard. Surpresa para uns e afirmação de uma longa carreira no cinema para outros. O final (se é que se pode dizer que há final e início aqui) provocativo e questionador reflete muito bem o que Godard tem sido para o cinema: transgressor.
Lula, o Filho do Brasil
2.7 1,1K Assista AgoraDepois de a Argentina ter levado o Oscar 2010 de Melhor Filme Estrangeiro com O Segredo dos Seus Olhos , O Brasil quer a estatueta com Lula, o Filho do Brasil??? Fala sério!!!
O Sol
4.0 21Simplesmente brilhante. Melhor aula de História que eu poderia ter sobre o fato, porque as cenas desse filme são praticamente inesquecíveis.
Como um Acidente de Avião
4.0 2Segundo longa do argentino Ezequiel Acuña com título bastante curioso e criativo, sintetizando toda a vida retratada do personagem Nico. Para quem viu e gostou de Nadar Solo certamente esse é um prato cheio. Cheio de sentimentos puros e reflexões sobre a vida de alguém que deseja decolar, mas tem seus anseios.
O Pântano
3.8 94 Assista AgoraAo mesmo tempo que somos convidados a ver um pouco da vida dessas duas famílias, somos suprimidos de detalhes que poderiam nos dizer mais coisas sobre elas. Mas seria mesmo preciso? Como num reality show, apenas a interação entre as pessoas em determinado momento nos diz muitas coisas sobre cada uma e o conjunto todo, mas de uma maneira que exime-nos de ter qualquer sentimento por qualquer criatura apresentada na tela, por mais dramática que seja sua situação.
Resident Evil 4: Recomeço
3.1 1,9K Assista AgoraNão gostei do excesso de cenas slow motion à Matrix. Do resto mantém o bom trabalho da série, com o diferencial do 3D, que acho que foi bem explorado aqui. A cena então em que o sangue parece respingar nos óculos...surreal!!!
Peculiaridades da Caça Nacional
4.0 1 Assista AgoraConsiderada um fenômeno russo, a comédia recheada de vodka de Aleksandr Rogozhkin sobre a caça na Rússia traz um monte de esteriótipos típicos do país com a prática e, logicamente, um monte de situações que, por mais bizarras e surreais que sejam aos olhos dos não-russos, poderiam muito bem ser possíveis na realidade (se não são, daí o grande sucesso do filme na Rússia). É interessante a inserção de um personagem estrangeiro na estória, que logo descobrirá que mais importante do que a caça (o resultado) nisso tudo é a caçada (o processo).
Sem Biquíni
4.8 2Mesmo que as diferenças corporais externas nas crianças de ambos os sexos sejam mínimas, meninos usam sunga e meninas, biquíni (ou maiô). O curta No Bikini expõe muito bem essa situação, deixando ao público uma reflexão sobre essa diferença imposta pelos costumes da sociedade.
Recursos Humanos
3.7 4Quem trabalha com Recursos Humanos sabe das dificuldades de se conciliar os interesses da empresa com os interesses dos empregados. Se você for então um constante pesquisador da área, aberto a novos conceitos e teorias, sabe o quão difícil é aplicá-los sem provocar resistência e conflitos entre os diferentes atores. O filme em questão aborda muito bem esse cenário. E o melhor, aqui podemos ver a atuação não somente da empresa (direção) e dos colegas, mas também do sindicato, da família e dos amigos, que são muito bem encarnados pelo excelente elenco. No fim, a estória acaba tomando um rumo diferente do imaginado e deixando para o público várias reflexões.
Pão e Circo
1.5 8Uma maneira divertida, bizarra, trash, surreal e escatológica de criticar o sistema. As limitações orçamentárias visíveis do filme não impediram que a mensagem fosse dita da maneira como idealizador desejava. Filme para poucos estômagos e pessoas sem muito pudor. Sem dúvida a vagina da Mãe Terra botando mais uma cria no mundo é a cena mais bem bolada do filme.
O Segundo Círculo
3.6 7Os filmes de Aleksandr Sokurov tratam de situações comuns a toda a humanidade, mas que às vezes acabam perdendo seu valor ou sendo ofuscadas por outras coisas que julgamos serem mais importantes para nós em determinado momento. Em o Segundo Círculo, o foco é justamente os últimos momentos de um filho diante do (corpo do) pai. Cenas simples que acabam nos remetendo a inúmeras reflexões sobre todo os relacionamentos entre as pessoas.
Amor Laranja
3.1 2Sem dúvida, a fotografia deslumbrante de Amor Laranja é o que mais se destaca neste filme ucraniano, fazendo-nos até esquecer de outros aspectos técnicos que, mesmo estando longe de ser excelentes (por exemplo, o roteiro é simples, mas cheio de saltos, e exige pouca atuação dos atores), indicam um bom início para um artista estreante (e da Ucrânia!). Devo ver novamate, principalmente pelas imagens. Ah...depois de ver o filme, procure saber um pouco mais da História recente da Ucrânia para entender o título do mesmo. Vale a pena!!!
Nadar Solo
3.7 2Tipo de filme que a gente encontra por acaso, começa adorar logo nos primeiros minutos e certamente não se esquece tão cedo. Mais uma grande amostra do sempre "cheio de surpresas" cinema argentino.
O Cuco
4.2 8Três vítimas da guerra. Três línguas. Três desejos. E uma única certeza: aprender a viver com o outro para se manter vivo ou pelo menos mais esperançoso. O Cuco acaba sendo uma bela párabola de como as barreiras que existem entre as pessoas devem ser superadas e toleradas por cada um, para que no fim a vida não se resuma a uma infinita guerra.
Fallen
3.5 4Realmente um filme interessante de se ver. Os longos planos de sequência em preto e branco refletem muito bem a própria vida visivelmente entediante (e descolorida) de Matiss, que subtamente se vê envolvido em um caso de suícidio, que passa a lhe dar certo sentido para sua própria vida. Repitindo o que um dos personagens lhe diz: "Normalmente não nos importamos pelos rostos anônimos de pessoas que nos deparamos diariamente até o dia em que elas morrem".