Explodindo cabeça e xitando bricós... Kaufman faz outra obra-prima e de quebra presta sua homenagem ao grande filósofo pós-moderno Jean Baudrillard. Impossível não fazer paralelos com The Truman Show, Her, Shine, Big Fish, Forrest Gump e tantos outros com histórias e personagens brilhantes. Everyone is everyone!
Como é bom saber que um filme pode ser muito, mas muito superior que o livro do qual foi inspirado. Sair da narrativa confusa e amadora do livro - no qual a revolução funciona como o pano de fundo para narrar um romance - que teima em focar nas indecisões crepusculescamente irritantes de Katniss e entrar de cabeça na revolução - que é o que realmente importa - é um alívio! Afinal, o foco da história são os jogos vorazes, seja no reality show, na publicidade ou na guerra.
Um dos filmes mais divertidos e sinceros que já vi. Jon Favreau provando que é possível fazer uma bela homenagem aos EUA através de um road - blockbuster - movie simples, sem sentimentalismo ou ufanismo, com bastante qualidade e muito acima da média. E falar oq dessa trilha sonora???
Depois de 10 anos fazendo filmes abaixo da mediocridade - e coincidentemente casado com Helena Boham Carter pelo mesmo período -, Tim Burton volta a fazer cinema de verdade. Não é uma pintura, com o perdão do trocadilho, mas já é uma evolução sensível. Parece que o divórcio fez bem a ele. Já o casamento...
Lembro como se fosse ontem de chegar em casa da escola a tempo de ver o voo 175 da United Airlines atingir a segunda torre principal do WTC. Também acompanhei o início da 2º Guerra do Golfo e vi ao vivo a queda dos primeiros mísseis em Bagdá. Isso despertou em mim o desejo e a curiosidade de ao menos tentar entender tudo aquilo que estava acontecendo - não é à toa que me formei em Relações Internacionais. Esperei muito tempo para que o cinema - minha outra paixão - adaptasse os "bastidores" desse período. Bem, aqui está. Não gosto de qualificar um filme usando apenas uma palavra, e raramente o faço, mas neste caso posso dizer com a boca cheia: Fair Game é perfeito. Não há críticas negativas a serem feitas. Tudo no filme é impecável, contido e pontual, sem exageros. Nenhuma atuação se sobrepõe ao longa, nem a fotografia, nem a trilha sonora, muito menos o drama familiar - que aliás, foi muito bem sopesado para construção das personagens como também para contribuir com o desenvolvimento da narrativa. Em resumo, tudo gira em torno de um bem comum: contar a verdade. Mas o longa vai mais além e não só conta a verdade como a conta elegantemente. Não li o livro de Valerie Plame - o qual estou comprando neste momento -. mas acredito que o filme seja bem fiel aos relatos da ex-agente da CIA. Um exemplo de que é satisfatoriamente possível produzir uma bela adaptação de um livro - seja ele ficcional ou não - para as telonas.
O longa promete, mas não cumpre. A excelente fotografia e as boas atuações, não são suficientes para suprir os erros de continuidade e furos no roteiro. Além disso, para que ter dois grandes atores - JK Simmons e Meryl Streep - se apenas um seria mais do que suficiente - e eficiente - para ser o superior de Jake? Eles prenderam o Omar e não checam o celular do cara a tempo? A Fátima demora um tempão para fuçar nas coisas do namorado? E as tais ligações? Nem para deixar uma sugestão de que elas poderiam existir o diretor foi capaz. Potencial jogando fora, triste...
Esse filme inspirou Stephen King a escrever Um Sonho de Liberdade e a criar o ratinho Mr. Jingles de A Espera de um Milagre. Isso me fez admirar ainda mais o "mestre do terror", mas ao mesmo tempo, deixou-me um pouquinho decepcionado com a homenagem. Pensava que o conto era 100% original, mas não. O que também não desvaloriza nenhuma das obras supracitadas.
Esse filme é a prova que não dá para confiar no hype do Oscar. Podiam muito bem ter colocado Nightcrawler entre os indicados a Melhor Filme e Jake Gyllenhaal no lugar de Bradley Cooper para Melhor Ator. Aliás, como pode este último ser indicado pela terceira vez consecutiva com suas interpretações medíocres? Daria ainda para indicar Gone Girl no lugar dessa vergonha para Melhor Roteiro Adaptado. O filme é um desastre!
Só quem sofreu ou sofre de depressão consegue se colocar no lugar de Sandra. Julianne Moore também merece levar o prêmio da Academia, mas a entrega de Marion é assustadora. Sua atuação é maior que o próprio filme. Agora, só nos resta torcer.
Bennett Miller entrega um filme sóbrio e sem exageros. A tensão acompanha o longa até o clímax trágico e inevitável. Até que enfim consegui ver o Channing Tantum que Hollywood idolatra. E o que falar de Mark Ruffalo? Excepcional, o melhor das três atuações pra mim. Mas obviamente o destaque vai para Steve Carell. Desde sua primeira aparição sabemos que John du Pont tem sérios problemas
Acabei de assistir Locke e estou chocado. Atuação de Tom Hardy é brilhante, muito além do esperado, é bom ficar de olho nele. A fotografia de Haris Zambarloukos é contida e extremamente eficiente em retratar o sentimento do protagonista. A montagem de Steven Knight é pontual, me lembrou muito Michael Mann e o seu ótimo Colateral. Ah, e o roteiro é honesto, não trai o expectador e nem subestima sua inteligência.
O surpreendente longa de Lasse Hallström é leve, fluido e previsível - o que não deixa de ser um elogio. O longa possui momentos brilhantes que nos emocionam pela beleza e sensibilidade que o bom cinema nos reserva e não pelo sentimentalismo barato e trilha sonora açucarada. Sem contar com a acertada escolha do local das filmagens que engrandeceu ainda mais a elegante fotografia de Linus Sandgren. Infelizmente, e se eu pudesse colocar um ponto de exclamação aqui eu o faria, após a cena que para mim foi a mais bela e artística do longa - mais exatamente aos 1h08m59s -, o filme tropeça e perde sua fluidez. É uma pena que, por já sabermos como a história termina, acabamos satisfeitos já no prato principal e a sobremesa acaba nos dando uma pequena azia, com o perdão do trocadilho metalinguístico.
Como sempre eu tenho um dedo maldito para selecionar filmes. Um dos longas mais belos que tive o prazer - e a dor - de assistir. Não dá para não relacionar o drama de Juliete com o da minha avó e o meu próprio. Arte no conceito mais puro do signo.
A construção da personagem Günther Bachmann pelo genial e saudoso Philip Seymour Hoffman é assustadoramente brilhante com seu sotaque, postura, trejeitos e até o modo de andar!
Bom, segue o veredito. Interestelar é apenas mais um blockbuster. Não passa de um projeto megalomaníaco e super valorizado pela publicidade dos estúdios envolvidos. A falta de sensibilidade na direção dos atores, os planos fechados, a exagerada mixagem de som, que chega a prejudicar a bela trilha sonora de Zimmer, a reviravolta do terceiro ato e a conclusão desastrosa, se não, absurda, fazem de Interestelar um filme medíocre. Um filme bom, digamos, um pouco acima do satisfatório. Mas não a obra-prima que a maioria está afirmando.
Sinédoque, Nova York
4.0 477Explodindo cabeça e xitando bricós... Kaufman faz outra obra-prima e de quebra presta sua homenagem ao grande filósofo pós-moderno Jean Baudrillard. Impossível não fazer paralelos com The Truman Show, Her, Shine, Big Fish, Forrest Gump e tantos outros com histórias e personagens brilhantes. Everyone is everyone!
Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
3.8 2,4K Assista AgoraComo é bom saber que um filme pode ser muito, mas muito superior que o livro do qual foi inspirado. Sair da narrativa confusa e amadora do livro - no qual a revolução funciona como o pano de fundo para narrar um romance - que teima em focar nas indecisões crepusculescamente irritantes de Katniss e entrar de cabeça na revolução - que é o que realmente importa - é um alívio! Afinal, o foco da história são os jogos vorazes, seja no reality show, na publicidade ou na guerra.
Chef
3.7 784 Assista AgoraUm dos filmes mais divertidos e sinceros que já vi. Jon Favreau provando que é possível fazer uma bela homenagem aos EUA através de um road - blockbuster - movie simples, sem sentimentalismo ou ufanismo, com bastante qualidade e muito acima da média. E falar oq dessa trilha sonora???
Amor Pleno
3.0 558Terrence Malick é o tipo de artista que consegue nos fazer chorar com um pote de ervilhas.
O Conto da Princesa Kaguya
4.4 803 Assista AgoraArte no sentido mais puro do signo
Grandes Olhos
3.8 1,1K Assista grátisDepois de 10 anos fazendo filmes abaixo da mediocridade - e coincidentemente casado com Helena Boham Carter pelo mesmo período -, Tim Burton volta a fazer cinema de verdade. Não é uma pintura, com o perdão do trocadilho, mas já é uma evolução sensível. Parece que o divórcio fez bem a ele. Já o casamento...
Jogo de Poder
3.4 221 Assista AgoraLembro como se fosse ontem de chegar em casa da escola a tempo de ver o voo 175 da United Airlines atingir a segunda torre principal do WTC. Também acompanhei o início da 2º Guerra do Golfo e vi ao vivo a queda dos primeiros mísseis em Bagdá. Isso despertou em mim o desejo e a curiosidade de ao menos tentar entender tudo aquilo que estava acontecendo - não é à toa que me formei em Relações Internacionais. Esperei muito tempo para que o cinema - minha outra paixão - adaptasse os "bastidores" desse período. Bem, aqui está. Não gosto de qualificar um filme usando apenas uma palavra, e raramente o faço, mas neste caso posso dizer com a boca cheia: Fair Game é perfeito. Não há críticas negativas a serem feitas. Tudo no filme é impecável, contido e pontual, sem exageros. Nenhuma atuação se sobrepõe ao longa, nem a fotografia, nem a trilha sonora, muito menos o drama familiar - que aliás, foi muito bem sopesado para construção das personagens como também para contribuir com o desenvolvimento da narrativa. Em resumo, tudo gira em torno de um bem comum: contar a verdade. Mas o longa vai mais além e não só conta a verdade como a conta elegantemente. Não li o livro de Valerie Plame - o qual estou comprando neste momento -. mas acredito que o filme seja bem fiel aos relatos da ex-agente da CIA. Um exemplo de que é satisfatoriamente possível produzir uma bela adaptação de um livro - seja ele ficcional ou não - para as telonas.
O Suspeito
3.3 163 Assista AgoraO longa promete, mas não cumpre. A excelente fotografia e as boas atuações, não são suficientes para suprir os erros de continuidade e furos no roteiro. Além disso, para que ter dois grandes atores - JK Simmons e Meryl Streep - se apenas um seria mais do que suficiente - e eficiente - para ser o superior de Jake? Eles prenderam o Omar e não checam o celular do cara a tempo? A Fátima demora um tempão para fuçar nas coisas do namorado? E as tais ligações? Nem para deixar uma sugestão de que elas poderiam existir o diretor foi capaz. Potencial jogando fora, triste...
Alcatraz: Fuga Impossível
4.0 527 Assista AgoraEsse filme inspirou Stephen King a escrever Um Sonho de Liberdade e a criar o ratinho Mr. Jingles de A Espera de um Milagre. Isso me fez admirar ainda mais o "mestre do terror", mas ao mesmo tempo, deixou-me um pouquinho decepcionado com a homenagem. Pensava que o conto era 100% original, mas não. O que também não desvaloriza nenhuma das obras supracitadas.
Sniper Americano
3.6 1,9K Assista AgoraEsse filme é a prova que não dá para confiar no hype do Oscar. Podiam muito bem ter colocado Nightcrawler entre os indicados a Melhor Filme e Jake Gyllenhaal no lugar de Bradley Cooper para Melhor Ator. Aliás, como pode este último ser indicado pela terceira vez consecutiva com suas interpretações medíocres? Daria ainda para indicar Gone Girl no lugar dessa vergonha para Melhor Roteiro Adaptado. O filme é um desastre!
A Pele que Habito
4.2 5,1K Assista AgoraPsicologicamente doentio e cinematograficamente genial
Dois Dias, Uma Noite
3.9 543Só quem sofreu ou sofre de depressão consegue se colocar no lugar de Sandra. Julianne Moore também merece levar o prêmio da Academia, mas a entrega de Marion é assustadora. Sua atuação é maior que o próprio filme. Agora, só nos resta torcer.
O Homem Duplicado
3.7 1,8K Assista AgoraQuando se une a genialidade dos mestres José Saramago e Stanley Kubrick, o resultado não poderia ser nada menos que brilhante
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
3.3 808 Assista AgoraBennett Miller entrega um filme sóbrio e sem exageros. A tensão acompanha o longa até o clímax trágico e inevitável. Até que enfim consegui ver o Channing Tantum que Hollywood idolatra. E o que falar de Mark Ruffalo? Excepcional, o melhor das três atuações pra mim. Mas obviamente o destaque vai para Steve Carell. Desde sua primeira aparição sabemos que John du Pont tem sérios problemas
O Abutre
4.0 2,5K Assista AgoraUma das obras-primas do ano. O final deixa um pouco a desejar, mas não é nada que comprometa a obra. Sim, a entrega de Jake é assustadora!
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
3.9 2,0K Assista AgoraQuis sair do cinema...
Locke
3.5 442 Assista AgoraAcabei de assistir Locke e estou chocado. Atuação de Tom Hardy é brilhante, muito além do esperado, é bom ficar de olho nele. A fotografia de Haris Zambarloukos é contida e extremamente eficiente em retratar o sentimento do protagonista. A montagem de Steven Knight é pontual, me lembrou muito Michael Mann e o seu ótimo Colateral. Ah, e o roteiro é honesto, não trai o expectador e nem subestima sua inteligência.
A 100 Passos de Um Sonho
3.8 215O surpreendente longa de Lasse Hallström é leve, fluido e previsível - o que não deixa de ser um elogio. O longa possui momentos brilhantes que nos emocionam pela beleza e sensibilidade que o bom cinema nos reserva e não pelo sentimentalismo barato e trilha sonora açucarada. Sem contar com a acertada escolha do local das filmagens que engrandeceu ainda mais a elegante fotografia de Linus Sandgren. Infelizmente, e se eu pudesse colocar um ponto de exclamação aqui eu o faria, após a cena que para mim foi a mais bela e artística do longa - mais exatamente aos 1h08m59s -, o filme tropeça e perde sua fluidez. É uma pena que, por já sabermos como a história termina, acabamos satisfeitos já no prato principal e a sobremesa acaba nos dando uma pequena azia, com o perdão do trocadilho metalinguístico.
Há Tanto Tempo Que Te Amo
4.0 290Como sempre eu tenho um dedo maldito para selecionar filmes. Um dos longas mais belos que tive o prazer - e a dor - de assistir. Não dá para não relacionar o drama de Juliete com o da minha avó e o meu próprio. Arte no conceito mais puro do signo.
O Homem Mais Procurado
3.5 200 Assista AgoraA construção da personagem Günther Bachmann pelo genial e saudoso Philip Seymour Hoffman é assustadoramente brilhante com seu sotaque, postura, trejeitos e até o modo de andar!
Interestelar
4.3 5,7K Assista AgoraBom, segue o veredito. Interestelar é apenas mais um blockbuster. Não passa de um projeto megalomaníaco e super valorizado pela publicidade dos estúdios envolvidos. A falta de sensibilidade na direção dos atores, os planos fechados, a exagerada mixagem de som, que chega a prejudicar a bela trilha sonora de Zimmer, a reviravolta do terceiro ato e a conclusão desastrosa, se não, absurda, fazem de Interestelar um filme medíocre. Um filme bom, digamos, um pouco acima do satisfatório. Mas não a obra-prima que a maioria está afirmando.