Tentei vir escrever uma boa crítica que correspondesse à magnitude e beleza que esse filme sugere, mas meu amor por esse filme é tão imenso e insano que só dá vontade de lotar isso aqui de corações e escrever em capslock. Não sei lidar... Costumo falar que esse filme aborda uma linhagem de gêneros que não dá pra mensurar ponto a ponto, justamente em razão do aspecto dramático, horror, erotismo, whatever. Ora pelo roteiro matador, efeito dramático matador, atuação do Gary Oldman matadora ao nível surreal, produção técnica matadora, tudo funciona bem nesse filme. Considerando os recursos da época, esse filme é um tapa na cara de muitos atuais que só evocam beleza estética (ou sequer isso).
Embora remakes me aterrorizem, eu gostei desse. Evidente que não supera a versão original, but... Não é tão ruim assim (se desconsiderarmos algumas passagens meio blergh).
Elogiar a trilha sonora (sensacional) desse filme é tipo chover no molhado.
O suspense nesse filme é algo que funciona tão bem, literalmente de uma natureza artística que pouco se vê nos filmes de hoje. "As pessoas temem o que não entendem e o que não podem ver". Essa passagem do filme muito fala disso. O desconhecido confere um sentimento agonizante, aquele que não pode ver, aquele que, por sua vez, tende a fantasiar em sua mente fatos e características interpretadas até mesmo enquanto algo surreal. O que foge do real, e sobretudo, o que contradiz às expectativas boas de sua imaginação. E é justamente o que o desconhecido personagem da trama evoca aos outros que o percebem, mas não o veem.
Não podia deixar de apontar aqui algo que achei curioso; quando notei o quadro da cena onde foca, demasiada vezes, a cabeça da mulher do doutor (onde o cérebro em questão habita), de cara logo lembrei da referência aos retratos femininos do fotógrafo Man Ray. Essa referência às histórias que tratam de "o doutor com seus experimentos malucos/macabros/whatever" também é massa.
Essa risadinha macabra da Virginia Leith na maioria das cenas (especialmente onde rola a discussão e no momento em que o doutor é pego pela criatura) ficou pra posteridade.
Se você objetiva raciocinar assistindo um filme ou assisti-lo à noite, vai dormir ou infartar de raiva. É super lento, é parado demais. Mas a atmosfera é sedutora, e principalmente as rimais visuais das cenas. Cheio de sutilezas, bem minucioso. Lírico!
A trama sustenta-se num reflexo de realidade bem ilustrada, isso é muito bom, principalmente se a gente observar pro viés mercadológico e meio publicitário, mas não vou mentir que achei meio méh no aspecto técnico, e entediante em relação a algumas passagens meio maçantes.
Simpatizei com muita coisa - no sentido da produção, mas me incomodei com muitas outras coisas também.
A técnica de rotação de câmera enquanto recurso técnico tem o uso em duas formas com premissas diferentes (executada de uma forma genial). Em primeiro caso, no uso da elipse de tempo construída na narrativa com o uso de rotação de câmera (dificilmente vi isso em outro filme antes). E no segundo caso, na transição de histórias/partes da narrativa. Super autêntico, bem amarradinho junto com a fotografia.
Mas extrapolando essa parte puramente técnica, tenho que admitir que achei fraco o direcionamento da história. Consigo ver com bons olhos cenas isoladas, algumas muito bem feitas. Mas de um modo geral, sobre o roteiro, eu senti que foi falho, ao tentar "imprimir" o aspecto de ~árvore genealógica~ (levando em consideração que as histórias se dão em torno do personagem da primeira parte, na segunda parte: o filho do personagem da primeira; e por fim, na terceira; o filho do da segunda).
Dava pra ligar melhor, achei que ficou quebrada a ligação das passagens de tempo (se perceber, dava pra começar já da segunda pra terceira, soa como se tivesse jogado sem pé nem cabeça a primeira parte da história). O filme tem muitas cenas toscas e um aspecto visual maravilhoso, não é péssimo, nem maravilhoso, mas mediano. Dou 3 pela parte técnica.
Cry Wolf: O Jogo da Mentira
3.1 385Só assisti porque tinha Bon Jovi no elenco.
Pronto, falei.
Terror na Antártida
2.6 338 Assista AgoraBom... Pra dormir.
Possuída Pelo Mal
2.4 62 Assista AgoraOscilava bastante. Por vezes o ritmo tava bom, mas por vezes muito chato.
Drácula de Bram Stoker
4.0 1,4K Assista AgoraTentei vir escrever uma boa crítica que correspondesse à magnitude e beleza que esse filme sugere, mas meu amor por esse filme é tão imenso e insano que só dá vontade de lotar isso aqui de corações e escrever em capslock. Não sei lidar... Costumo falar que esse filme aborda uma linhagem de gêneros que não dá pra mensurar ponto a ponto, justamente em razão do aspecto dramático, horror, erotismo, whatever. Ora pelo roteiro matador, efeito dramático matador, atuação do Gary Oldman matadora ao nível surreal, produção técnica matadora, tudo funciona bem nesse filme. Considerando os recursos da época, esse filme é um tapa na cara de muitos atuais que só evocam beleza estética (ou sequer isso).
Aviso de Tempestade
3.0 103E essa cena da armadilha?
Mulher destruidora é aí, viu?
A Noiva de Chucky
2.5 682Fico imaginando na vida real... Alguém presentar uma inocente criança com uma criatura dessas... um Chucky de presente...
O Chamado 2
3.0 759 Assista AgoraDa série: assisti há mil anos, mas as cenas continuam até hoje na mente.
Entrevista Com o Vampiro
4.1 2,2K Assista AgoraPor que a maioria dos filmes que trabalham com vampiros não chega ao dedinho do pé de Entrevista com o Vampiro? Baita clássico. ♥
A Profecia
3.0 443 Assista AgoraEmbora remakes me aterrorizem, eu gostei desse. Evidente que não supera a versão original, but... Não é tão ruim assim (se desconsiderarmos algumas passagens meio blergh).
Jogos Mortais 2
3.4 852 Assista AgoraAssisti aos 11/12 anos, e naquela época tremi na base.
O Cérebro Que Não Queria Morrer
3.5 78 Assista AgoraElogiar a trilha sonora (sensacional) desse filme é tipo chover no molhado.
O suspense nesse filme é algo que funciona tão bem, literalmente de uma natureza artística que pouco se vê nos filmes de hoje. "As pessoas temem o que não entendem e o que não podem ver". Essa passagem do filme muito fala disso. O desconhecido confere um sentimento agonizante, aquele que não pode ver, aquele que, por sua vez, tende a fantasiar em sua mente fatos e características interpretadas até mesmo enquanto algo surreal. O que foge do real, e sobretudo, o que contradiz às expectativas boas de sua imaginação. E é justamente o que o desconhecido personagem da trama evoca aos outros que o percebem, mas não o veem.
Não podia deixar de apontar aqui algo que achei curioso; quando notei o quadro da cena onde foca, demasiada vezes, a cabeça da mulher do doutor (onde o cérebro em questão habita), de cara logo lembrei da referência aos retratos femininos do fotógrafo Man Ray. Essa referência às histórias que tratam de "o doutor com seus experimentos malucos/macabros/whatever" também é massa.
Essa risadinha macabra da Virginia Leith na maioria das cenas (especialmente onde rola a discussão e no momento em que o doutor é pego pela criatura) ficou pra posteridade.
Uma belezura de filme!
Fim dos Tempos
2.5 1,4K Assista AgoraSonífero total.
Bárbara
3.5 87 Assista AgoraSe você objetiva raciocinar assistindo um filme ou assisti-lo à noite, vai dormir ou infartar de raiva. É super lento, é parado demais. Mas a atmosfera é sedutora, e principalmente as rimais visuais das cenas. Cheio de sutilezas, bem minucioso. Lírico!
Sem Face
3.2 14♥
Geração Prozac
3.6 465Chatinho. O que salva é a diva Jessica Lange no elenco.
Aqui é o Meu Lugar
3.6 580 Assista AgoraCheyenne super cativante.
Gelo Negro
3.4 11Quando soube que o Eicca Toppinen junto ao Apocalyptica fariam a trilha sonora sangrei de alegria por dentro e corri pra assistir.
O Lado Bom da Vida
3.7 4,7K Assista AgoraAchei mimizento, e mais um daqueles dramas apelativos com desfecho previsível.
My Chemical Romance: Life on the Murder Scene
4.8 19 Assista AgoraNostalgia define.
A Grande Virada
3.3 138 Assista AgoraA trama sustenta-se num reflexo de realidade bem ilustrada, isso é muito bom, principalmente se a gente observar pro viés mercadológico e meio publicitário, mas não vou mentir que achei meio méh no aspecto técnico, e entediante em relação a algumas passagens meio maçantes.
A Cela
3.1 393 Assista AgoraTenho um caso de amor antigo com esse filme ♥
Sob o Sol de Satã
3.7 22A premissa é bem abordada, sem encheção de linguiça, e com uma estética visual de cena simplesmente maravilhosa e incomparável.
Taxidermia: Histórias Grotescas
3.4 344 Assista AgoraSimpatizei com muita coisa - no sentido da produção, mas me incomodei com muitas outras coisas também.
A técnica de rotação de câmera enquanto recurso técnico tem o uso em duas formas com premissas diferentes (executada de uma forma genial). Em primeiro caso, no uso da elipse de tempo construída na narrativa com o uso de rotação de câmera (dificilmente vi isso em outro filme antes). E no segundo caso, na transição de histórias/partes da narrativa. Super autêntico, bem amarradinho junto com a fotografia.
Mas extrapolando essa parte puramente técnica, tenho que admitir que achei fraco o direcionamento da história. Consigo ver com bons olhos cenas isoladas, algumas muito bem feitas. Mas de um modo geral, sobre o roteiro, eu senti que foi falho, ao tentar "imprimir" o aspecto de ~árvore genealógica~ (levando em consideração que as histórias se dão em torno do personagem da primeira parte, na segunda parte: o filho do personagem da primeira; e por fim, na terceira; o filho do da segunda).
Dava pra ligar melhor, achei que ficou quebrada a ligação das passagens de tempo (se perceber, dava pra começar já da segunda pra terceira, soa como se tivesse jogado sem pé nem cabeça a primeira parte da história). O filme tem muitas cenas toscas e um aspecto visual maravilhoso, não é péssimo, nem maravilhoso, mas mediano. Dou 3 pela parte técnica.
Alien: O Oitavo Passageiro
4.1 1,3K Assista AgoraUma obra de arte.