Uma verdadeira força multinacional européia, formada por Bósnia, Eslovênia, Bélgica, França, Itália e Inglaterra, une seus esforços para produzir um filme que critica abertamente a ação das Nações Unidas na Guerra da Bósnia. O resultado é Terra de Ninguém, uma irresistível comédia de humor negro que cinéfilo nenhum deve perder.
Um dos melhores filmes já feitos sobre música. O filme narra basicamente a relação entre Marin Marais, o famoso compositor do barroco francês, e seu mestre, Jean de Sainte-Colombe. No entanto, ele fala bem mais do que isso, e acaba se tornando uma grande reflexão sobre a música, e este aspecto o torna extraordinário.
Alternando entre um estudo psicológico sobre a alienação e perda de direitos, e uma chamada urgente pela militância e atuação sociopolítica revolucionária da geração do final dos anos 60, a delirante montagem de Terayma de imagens fragmentadas, não sequênciais e desbalanceadas reflete a incerteza e o caos interior de um empobrecido - e apropriadamente anônimo - jovem, e de sua família igualmente disfuncional: o pai desempregado e voyeur, uma avó deliberadamente mentirosa, e uma irmã cuja ligação afetiva com seu coelho de pelúcia transformou-se numa obsessão bestial.
Apesar da temática já estar em tantos filmes, este foca mais a dificuldade que a própria família impõe aos jovens, destaca a maldade do mundo e a falta de proteção contra essa maldade. O filme comove e perturba pois dá vontade de entrar na tela mas como é impossível fica uma sensação de impotência.
- O filme de Jos Stelling de 1986 –é sensível, poético, e apesar do aspecto solitário e inóspito nos leva a auto-reflexão acerca de como são formada e mantidas as relações; amorosas, de amizade, como processamos a interferência delas em nossas próprias transformações. E arrebatador porque desconstrói visões poéticas das relações.
Ainda que pareça um mero filme de aventura sobre poder e conquista, o filme foca muito bem o ser humano lida com suas fantasia de controle, uma crítica sócio-política muito clara.
Laurence Olivier faz um trabalho inacreditável em Henrique V. Ele consegue um bom diálogo entre teatro em cinema e traz uma série de novidades na abordagem dramática e história para a obra de Shakespeare, tanto em termos estéticos quanto conceituais.. Henrique V iniciava uma trilha muito especial de adaptações de dramas históricos shakespearianos para o cinema que só viriam a melhorar ao longo dos anos, mas não superado.
O filme conta a história maravilhosa de um amor no limite entre a vida e a morte, ou melhor, para além da vida e da morte; o amor de alguém que tinha consciência de que “vivemos na terra das sombras. O sol sempre está brilhando em outro lugar; depois de uma curva da estrada; além do alto de uma colina”; alguém que, como menino, optou pela segurança; como homem, pela dor. Reflexivo, emocionante, imperdível!O
Ousado e corajoso é um clássico de forte discurso político, onde o mestre Wajda faz uma crítica ferrenha ao socialismo estalinista. Recebeu o Prêmio FIPRESCI no Festival de Cannes.
Bobby Sands, que veio a falecer dois meses depois de uma greve de fome. É esta história que acompanhamos aqui. Fome é em alguma medida um filme feito para o cérebro, mas que passa pelo estômago e pelo coração. Há sempre um dado de violência mesmo que ela não esteja de fato acontecendo na narrativa de McQueen. A forma como os presos são mantidos, ou a violência com que são tratados está o tempo todo impressa em seus corpos, e na destituição de sua humanidade, quando deixam de ser indivíduos para se tornar mais um nome na lista de condenados esperando por uma aguardada liberdade.
12 Years a Slave pode ser considerado um marco na indústria cinematográfica. Sua estética impecável pode ser usada como fonte de pesquisa e o seu enredo mostra de forma clara como foi a escravidão nos EUA e desmistifica a imagem de “bom-senhor” que por muito tempo foi mostrada historicamente. Filme para ser assistidos por todos para que nunca esqueçamos o quão triste e vergonhoso foi o período da escravidão não apenas na América do Norte e nos questionemos sempre diante do preconceito mascarado que ainda presenciamos em dias de hoje, fato esse lamentável.
Com cenas chocantes e ao mesmo tempo comoventes, o filme foca a realidade de crianças que tentam sobreviver na guerra. Relatado de forma brilhante. O filme, aparentemente não se posiciona politicamente na questão, mas dá rosto a pessoas que só conhecemos pelo noticiário. As crianças interpretam de forma grandiosa suas personagens, transmitindo toda a força daquela realidade.
Este foi o primeiro filme feito no Iraque após a queda de Saddam Hussein. Foi ganhador de diversos prêmios internacionais de grande importância.
é um excelente filme biográfico. Realizado pelo cineasta Bruno Nuytten, narra a história da talentosa escultora, dividida entre seu amor obsessivo pelo famoso escultor e seu mestre, Auguste Rodin, e sua paixão pela arte.
Isabelle Adjani nos brinda com uma atuação perfeita, talvez a melhor de sua carreira. Gérard Depardieu, no papel de Rodin, também está ótimo. A fotografia de Pierre Lhomme é de tirar o fôlego e rica em detalhes. A direção de Bruno Nuytten é segura. A trilha sonora de Gabriel Yared é um outro ponto alto do filme. Merecem ainda ser mencionadas, as boas atuações dos atores Alain Cuny, Laurent Grévill e Katrine Boorman.
Com uma narrativa de quase três horas. Com um mundo de sugestões de beleza e de reflexão sobre a condição humana, o filme é como um tratado sobre o erro, sobre a inevitabilidade do erro. O filme é todo moldado a partir da recorrência das experiências e dos erros constitutivos de qualquer aprendizagem.
Ao contrário do que a sinopse pode dar a entender, “Paixões que Alucinam” não é uma investigação criminal, mas uma espécie de irmão mais velho de “Um Estranho no Ninho”. Ao invés de direcionar suas baterias contra a instituição de tratamento de doenças mentais, no entanto, o alvo de Sam Fuller é bem maior e mais abrangente: os Estados Unidos. Cada um dos pacientes do manicômio com quem Barrett trava contato representa uma faceta negra da história da sociedade norte-americana: a Guerra Civil, o racismo e a paranóia provocada pelo aparecimento da bomba atômica.
Filmes dramáticos sem narrativa cansativa, 'A Família Savage' é um deles. Com as atuações Phillip Seymour Hoffman (indicado ao Globo de Ouro) e Laura Linney (indicada ao Oscar) o filme ironiza, desmascara a hipocrisia, comove e ainda consegue divertir. ÓTIMO.
Incomunicabilidade, o principal tema da angústia humana explorada pelo cineasta italiano Michelangelo Antonioni (1912-2007), a incomunicabilidade é expressada através dos trechos narrativos pelos personagens e quando eles passam uns pelos outros sem olhá-los ou falar. Temáticas que envolvem a existência humana em uma obra tão fascinante em suas inquietações religiosas e filosóficas quanto lenta e difícil para o grande público
Roteiro adaptado da novela de Kôbô Abe que coloca seus personagens em estado bruto, um lutando pela sobrevivência e outros totalmente desprovidos de conceitos da civilização. O filme pode ser encarado de várias maneiras mas o diretor faz com que o filme funcione tanto como um estudo do comportamento humano como também um thriller com cara de filme de arte
7- é uma comédia dramática que tem um senso de humor fabuloso e um lado dramático pesadíssimo, que reduz o zeitgeist dos anos 90: AIDS, mendicância, incomunicabilidade, a mídia responsável por tragédias, etc. Contando com uma trama que traz o peso da culpa do personagem Jack Lucas, é um olhar sensível sobre o povo em geral que Nietzche carinhosamente chama de "mal-formados". O filme é tão perfeito em suas citações e em sua narrativa inusitada, que mistura cultura pop com o Santo Graal, Cavaleiros Vermelhos e mendigos, que seu final feliz soa mais do que perfeito. A cena em que Willians persegue sua amada enquanto todos dançam ao seu redor é uma das mais belas e singelas já filmadas na história do cinema
2- Ascensor para o Cadafalso" não é apenas um noir que funciona muito bem, mas é, também, um dos filmes que mais faz relação com as características peculiares da Nouvelle Vague francesa. As lentes da câmera de Malle estão focadas nos jovens. Os mesmos têm atitudes impensadas, e em momento algum, temem as consequências.. É com base nessa questão, que, "Ascensor para o Cadafalso" retrata, por meio dos personagens mais novos, a ousadia dos pioneiros do movimento. Pode ter passado despercebido, mas, sem dúvida alguma, "Ascensor para o Cadafalso" é um filme sensacional, que não se restringe apenas aos requisitos básicos do gênero.
É difícil falar sobre o filme sem dar conta da resolução da trama. Por isso, basta dizer que o roteiro mostra as motivações do assassino - revelado na primeira temporada da série - e alguns segredos que Laura Palmer mantinha, como por exemplo o vício em cocaína. No entanto, por mais que o enredo do filme seja, cronologicamente, anterior à série, quem não conhece os personagens ou não sabe muito bem do que Twin Peaks tratava, vai ficar boiando
A história gira em torno de uma trupe de saltimbancos, que percorre a Itália nos inícios dos anos 50, com conflitos de ciúmes, discórdia no grupo. Com participação especial da brasileira Vanja Orico cantando “Meu Limão, Meu Limoeiro”. É um filme que precisa ser descoberto pelos fãs de Fellini e do bom cinema.
Terra de Ninguém
4.0 80Uma verdadeira força multinacional européia, formada por Bósnia, Eslovênia, Bélgica, França, Itália e Inglaterra, une seus esforços para produzir um filme que critica abertamente a ação das Nações Unidas na Guerra da Bósnia. O resultado é Terra de Ninguém, uma irresistível comédia de humor negro que cinéfilo nenhum deve perder.
Todas As Manhãs do Mundo
4.0 31Um dos melhores filmes já feitos sobre música. O filme narra basicamente a relação entre Marin Marais, o famoso compositor do barroco francês, e seu mestre, Jean de Sainte-Colombe. No entanto, ele fala bem mais do que isso, e acaba se tornando uma grande reflexão sobre a música, e este aspecto o torna extraordinário.
À Beira do Abismo
3.8 106 Assista AgoraÉ genial, cheio de reviravoltas, um tipo ideal do gênero noir.,
Joguem Fora Seus Livros e Saiam às Ruas
4.3 43Alternando entre um estudo psicológico sobre a alienação e perda de direitos, e uma chamada urgente pela militância e atuação sociopolítica revolucionária da geração do final dos anos 60, a delirante montagem de Terayma de imagens fragmentadas, não sequênciais e desbalanceadas reflete a incerteza e o caos interior de um empobrecido - e apropriadamente anônimo - jovem, e de sua família igualmente disfuncional: o pai desempregado e voyeur, uma avó deliberadamente mentirosa, e uma irmã cuja ligação afetiva com seu coelho de pelúcia transformou-se numa obsessão bestial.
Para Sempre Lilya
4.2 869Apesar da temática já estar em tantos filmes, este foca mais a dificuldade que a própria família impõe aos jovens, destaca a maldade do mundo e a falta de proteção contra essa maldade. O filme comove e perturba pois dá vontade de entrar na tela mas como é impossível fica uma sensação de impotência.
O Homem da Linha
3.6 10- O filme de Jos Stelling de 1986 –é sensível, poético, e apesar do aspecto solitário e inóspito nos leva a auto-reflexão acerca de como são formada e mantidas as relações; amorosas, de amizade, como processamos a interferência delas em nossas próprias transformações. E arrebatador porque desconstrói visões poéticas das relações.
O Homem que Queria Ser Rei
4.0 50 Assista AgoraAinda que pareça um mero filme de aventura sobre poder e conquista, o filme foca muito bem o ser humano lida com suas fantasia de controle, uma crítica sócio-política muito clara.
Henrique V
3.3 20 Assista AgoraLaurence Olivier faz um trabalho inacreditável em Henrique V. Ele consegue um bom diálogo entre teatro em cinema e traz uma série de novidades na abordagem dramática e história para a obra de Shakespeare, tanto em termos estéticos quanto conceituais..
Henrique V iniciava uma trilha muito especial de adaptações de dramas históricos shakespearianos para o cinema que só viriam a melhorar ao longo dos anos, mas não superado.
Terra das Sombras
3.8 51O filme conta a história maravilhosa de um amor no limite entre a vida e a morte, ou melhor, para além da vida e da morte; o amor de alguém que tinha consciência de que “vivemos na terra das sombras. O sol sempre está brilhando em outro lugar; depois de uma curva da estrada; além do alto de uma colina”; alguém que, como menino, optou pela segurança; como homem, pela dor. Reflexivo, emocionante, imperdível!O
O Homem de Mármore
4.1 16Ousado e corajoso é um clássico de forte discurso político, onde o mestre Wajda faz uma crítica ferrenha ao socialismo estalinista. Recebeu o Prêmio FIPRESCI no Festival de Cannes.
Fome
4.0 310Bobby Sands, que veio a falecer dois meses depois de uma greve de fome. É esta história que acompanhamos aqui.
Fome é em alguma medida um filme feito para o cérebro, mas que passa pelo estômago e pelo coração. Há sempre um dado de violência mesmo que ela não esteja de fato acontecendo na narrativa de McQueen. A forma como os presos são mantidos, ou a violência com que são tratados está o tempo todo impressa em seus corpos, e na destituição de sua humanidade, quando deixam de ser indivíduos para se tornar mais um nome na lista de condenados esperando por uma aguardada liberdade.
12 Anos de Escravidão
4.3 3,0K12 Years a Slave pode ser considerado um marco na indústria cinematográfica. Sua estética impecável pode ser usada como fonte de pesquisa e o seu enredo mostra de forma clara como foi a escravidão nos EUA e desmistifica a imagem de “bom-senhor” que por muito tempo foi mostrada historicamente. Filme para ser assistidos por todos para que nunca esqueçamos o quão triste e vergonhoso foi o período da escravidão não apenas na América do Norte e nos questionemos sempre diante do preconceito mascarado que ainda presenciamos em dias de hoje, fato esse lamentável.
Tartarugas Podem Voar
4.4 162Com cenas chocantes e ao mesmo tempo comoventes, o filme foca a realidade de crianças que tentam sobreviver na guerra. Relatado de forma brilhante. O filme, aparentemente não se posiciona politicamente na questão, mas dá rosto a pessoas que só conhecemos pelo noticiário.
As crianças interpretam de forma grandiosa suas personagens, transmitindo toda a força daquela realidade.
Este foi o primeiro filme feito no Iraque após a queda de Saddam Hussein. Foi ganhador de diversos prêmios internacionais de grande importância.
Camille Claudel
4.0 90é um excelente filme biográfico. Realizado pelo cineasta Bruno Nuytten, narra a história da talentosa escultora, dividida entre seu amor obsessivo pelo famoso escultor e seu mestre, Auguste Rodin, e sua paixão pela arte.
Isabelle Adjani nos brinda com uma atuação perfeita, talvez a melhor de sua carreira. Gérard Depardieu, no papel de Rodin, também está ótimo. A fotografia de Pierre Lhomme é de tirar o fôlego e rica em detalhes. A direção de Bruno Nuytten é segura. A trilha sonora de Gabriel Yared é um outro ponto alto do filme. Merecem ainda ser mencionadas, as boas atuações dos atores Alain Cuny, Laurent Grévill e Katrine Boorman.
As Coisas Simples da Vida
4.3 120Com uma narrativa de quase três horas. Com um mundo de sugestões de beleza e de reflexão sobre a condição humana, o filme é como um tratado sobre o erro, sobre a inevitabilidade do erro. O filme é todo moldado a partir da recorrência das experiências e dos erros constitutivos de qualquer aprendizagem.
Paixões que Alucinam
4.2 83 Assista AgoraAo contrário do que a sinopse pode dar a entender, “Paixões que Alucinam” não é uma investigação criminal, mas uma espécie de irmão mais velho de “Um Estranho no Ninho”. Ao invés de direcionar suas baterias contra a instituição de tratamento de doenças mentais, no entanto, o alvo de Sam Fuller é bem maior e mais abrangente: os Estados Unidos. Cada um dos pacientes do manicômio com quem Barrett trava contato representa uma faceta negra da história da sociedade norte-americana: a Guerra Civil, o racismo e a paranóia provocada pelo aparecimento da bomba atômica.
A Família Savage
3.6 118Filmes dramáticos sem narrativa cansativa, 'A Família Savage' é um deles. Com as atuações Phillip Seymour Hoffman (indicado ao Globo de Ouro) e Laura Linney (indicada ao Oscar) o filme ironiza, desmascara a hipocrisia, comove e ainda consegue divertir. ÓTIMO.
Amor Pleno
3.0 558Incomunicabilidade, o principal tema da angústia humana explorada pelo cineasta italiano Michelangelo Antonioni (1912-2007), a incomunicabilidade é expressada através dos trechos narrativos pelos personagens e quando eles passam uns pelos outros sem olhá-los ou falar. Temáticas que envolvem a existência humana em uma obra tão fascinante em suas inquietações religiosas e filosóficas quanto lenta e difícil para o grande público
A Mulher da Areia
4.5 96Roteiro adaptado da novela de Kôbô Abe que coloca seus personagens em estado bruto, um lutando pela sobrevivência e outros totalmente desprovidos de conceitos da civilização.
O filme pode ser encarado de várias maneiras mas o diretor faz com que o filme funcione tanto como um estudo do comportamento humano como também um thriller com cara de filme de arte
O Pescador de Ilusões
3.8 167 Assista Agora7- é uma comédia dramática que tem um senso de humor fabuloso e um lado dramático pesadíssimo, que reduz o zeitgeist dos anos 90: AIDS, mendicância, incomunicabilidade, a mídia responsável por tragédias, etc. Contando com uma trama que traz o peso da culpa do personagem Jack Lucas, é um olhar sensível sobre o povo em geral que Nietzche carinhosamente chama de "mal-formados". O filme é tão perfeito em suas citações e em sua narrativa inusitada, que mistura cultura pop com o Santo Graal, Cavaleiros Vermelhos e mendigos, que seu final feliz soa mais do que perfeito. A cena em que Willians persegue sua amada enquanto todos dançam ao seu redor é uma das mais belas e singelas já filmadas na história do cinema
O Mistério de Picasso
4.2 385- Curiosa tentativa de registrar a obra de Picasso, melhor dizendo do que se passa na cabeça do pintor na hora de criar uma obra.
Ganhou Prêmio Especial do Júri em Cannes 1956. Indispensável para admiradores de arte e pintura, pode ser aborrecido para leigos.
Ascensor Para o Cadafalso
4.1 97 Assista Agora2- Ascensor para o Cadafalso" não é apenas um noir que funciona muito bem, mas é, também, um dos filmes que mais faz relação com as características peculiares da Nouvelle Vague francesa. As lentes da câmera de Malle estão focadas nos jovens. Os mesmos têm atitudes impensadas, e em momento algum, temem as consequências.. É com base nessa questão, que, "Ascensor para o Cadafalso" retrata, por meio dos personagens mais novos, a ousadia dos pioneiros do movimento. Pode ter passado despercebido, mas, sem dúvida alguma, "Ascensor para o Cadafalso" é um filme sensacional, que não se restringe apenas aos requisitos básicos do gênero.
Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer
3.9 273 Assista AgoraÉ difícil falar sobre o filme sem dar conta da resolução da trama. Por isso, basta dizer que o roteiro mostra as motivações do assassino - revelado na primeira temporada da série - e alguns segredos que Laura Palmer mantinha, como por exemplo o vício em cocaína. No entanto, por mais que o enredo do filme seja, cronologicamente, anterior à série, quem não conhece os personagens ou não sabe muito bem do que Twin Peaks tratava, vai ficar boiando
Mulheres e Luzes
3.8 21 Assista AgoraA história gira em torno de uma trupe de saltimbancos, que percorre a Itália nos inícios dos anos 50, com conflitos de ciúmes, discórdia no grupo. Com participação especial da brasileira Vanja Orico cantando “Meu Limão, Meu Limoeiro”. É um filme que precisa ser descoberto pelos fãs de Fellini e do bom cinema.