Muriel parece um filme mal acabado e não poderia ser diferente, Resnais sutilmente mostra como é o passado de Hélène, Bernard e Alphonse. Lindo, triste, mas ao mesmo tempo é muito rápido.
Uma homenagem e, mais que isso, uma devoção ao cinema. Esse é o objetivo, atingido de forma brilhante, do diretor húngaro György Pálfi. Um deleite para os cinéfilos.
- Com elementos estéticos e narrativos muito bem adequados ao nosso tempo essa adaptação de Aleksandr Sokurov é uma viagem poética. - Venceu o Leão de Ouro da 68.ª Festival de Veneza em 2011.
- Uma situação desinteressante e óbvia mas a real surpresa vem do quanto de interesse Terceira Estrela, sua diretora e a atuação precisas dos quatros atores conseguem extrair da história. Terceira Estrela uma experiência forte é a capacidade de dar real peso à dor e o vazio que acompanham a presença física da morte.
- O figurino extravagante, os bons diálogos e sequências bem elaboradas fazem um filme ótimo mas o destaque mesmo é a atuação do protagonista, John Malkovich.
Caravaggio (lindo exercício estético de Derek Jarman, nesta biografia de um dos maiores pintores do renascimento. sua sexualidade, sua relação com o poder e com seus modelos são suplantados pela beleza estética do filme, que remete às cores e texturas de suas obras)
Um tema delicado e comovente, baseado em fatos reais, o filme tem diálogos inspirados e espirituosos. Vale a pena e merece ser lembrada a vida do jornalista e poeta. Mark O'Brien,
Filme de produção belgo-francesa lançado no Brasil em 1989 conta a história de um célebre tenor que se retirou dos palcos para formar novos talentos, com as exigências da perfeição. No papel principal o barítono belga Jose Van Dam. Dirigido por Gérard Corbiau, o filme, extremamente bem cuidado, é enriquecido pelas obras que vão sendo ouvidas, de Mahler, Verdi, Mozart, Shubert, Shumann e outros e pelo final extremamente lírico e emocionante.
- Antes de fazer as obras-primas "As Diabólicas" e "Salário do Medo", Clouzot já se mostrava um mestre do suspense em "O Corvo". O filme tem uma narrativa que mantém o suspense de maneira constante, com pouca ação física, valorizando o teor psicológico. Além disso, Clouzot faz uma crítica à sociedade e seu comportamento fofoqueiro.
O filme “1492- A conquista do Paraíso”, de Ridley Scott, apresenta um cenário grandioso e fascinante e mais a belíssima música de Vangelis. dá um aspecto épico a odisséia de Colombo em busca do paraíso que se caracteriza em descobrir um novo caminho, uma nova rota para a Ásia navegada pelo Ocidente. Muito Bom.
é um suspense de alto nível, que flerta com o movimento noir. 13 Tzameti é um desses filmes que penetram a mente, lenta e dolorosamente, e se aloja ali por um bom tempo. Saber pouco ou nada sobre a premissa engrandece a experiência, pois a surpresa é grande.
Condenação nos mostra o quanto o ser humano é presa da servidão a si mesmo, do alimento de sua própria ruína. Está aí o reencontro com o inferno e o céu predominantes no filme, essa terrível e bela tomada de consciência. Um filme de palavras, de advertências, de pequenos conselhos.
Fala de uma ampla gama de temas, casamento jovem, casamentos desfeitos, filhos e seu mundo cotidiano, doença terminal (aqui sem dramalhão) e a justiça, questionando a sociedade capitalista. Para tudo isso é preciso talento. Muito bom.
• - Feito para a TV mas com mais qualidade que muitos filmes de cinema. Conta a história de um assassino em série e seu perseguidor persistente, é baseado no caso real do maior assassino em massa da União Soviética. A atuação de todo o elenco está soberba. Muito bom.
A Pequena Loja de Suicídios é um paradoxo incrível: fala de um tema delicado em forma de musical. Percebemos essa peculiaridade logo na primeira cena, onde um coral canta uma música "alegre" sobre o tema, enquanto pessoas se jogam de prédios e na frente de caminhões, e caminham pelas ruas com caras tristes e melancólicas. É uma crítica ao ser-humano cada vez mais frio e pessimista, e principalmente ao número crescente de suicídios cometidos diariamente, principalmente na Europa. Uma animação NÃO-recomendável aos pequenos, mas SUPER-recomendável aos crescidos.
Um balanço interessante sobre os efeitos do 11 de Setembro torna o filme um thiller político com um bom clima e com boas sequências. É um bonito filme, aplaudido no Festival de Veneza.
Roman Polanski e Gerard Depardieu juntos. O resultado foi muito intrigante. Através das reminiscências do famoso escritor Onoff (Depardieu) e as intervenções sagazes do Inspector (Polanski), o crime é efetivamente resolvido. O diálogo é excepcional, a atuação de ambos é ótima. Basicamente, este é um filme muito interessante,intrigante e despretensioso. Altamente recomendável.
A mais bem-sucedida incursão do cinema pela obra e o imaginário de Marcel Proust. Pedra fundamental da ruptura narrativa no romance francês, Proust e sua obra monumental sobre o tempo e a memória.
O Físico, ou médico, não apenas mostra de forma didática alguns passos importantes da medicina que conhecemos hoje, como também dá algumas lições que, com nova roupagem ainda devem ser ensinadas nos dias de hoje.
Um dos mais polêmicos filmes de Bertolucci, filmado há quase 30 anos, apresenta um estudo radical e atual sobre as relações mãe-filho. Consegue abordar o incesto de forma profunda e respeitosa. O filme é impactante, mas não gerador de incômodo. A tragédia com seu tom sombrio e doloroso é retratada no solene trágico das Óperas Esse recurso possibilita o filme transcorrer com fluidez, sobretudo considerando o tema abordado
"Confidências Muito Íntimas" é um ótimo filme francês. Dirigido pelo cineasta Patrice Leconte, trata-se de um filme intimista, como o próprio título sugere. Rodado, na maior parte do tempo, em ambientes fechados, tal fato delimita as ações dos personagens principais e representa suas vocações para a solidão.
O excelente trabalho conjunto de Leconte e do Diretor de Fotografia, Eduardo Serra, dando ao escritório de Faber um ar de penumbra, reforça a idéia de tristeza e solidão em que vive o consultor jurídico.
Com uma ótima e sensível atuação, Sandrine Bonnaire torna sua personagem, Anna, inteiramente convincente, mostrando, mais uma vez, ser uma das grandes atrizes do cinema francês. Fabrice Luchini, por sua vez, está perfeito na pele do complicado Faber.
- Ettore Scola retoma o princípio que já havia feito o sucesso de vários de seus filmes: unidade de tempo, de lugar e de ação. Sua câmara se interessa por um grupo de indivíduos, depois a um outro, passa do salão às cozinhas, pinta um quadro desiludido de uma sociedade dobrada sobre si mesma. Filme nostálgico, com personagens pitorescos, muitas vezes reduzidos ao estado de caricaturas. Filme amargo, como se o próprio Scola não acreditasse mais na pertinência de seus propósitos, na possibilidade de mudar a humanidade. Com um elenco de primeira, O Jantar é um grande filme.
Muriel ou o Tempo de um Retorno
3.8 14 Assista AgoraMuriel parece um filme mal acabado e não poderia ser diferente, Resnais sutilmente mostra como é o passado de Hélène, Bernard e Alphonse. Lindo, triste, mas ao mesmo tempo é muito rápido.
Senhoras e Senhores: Corte Final
4.3 43Uma homenagem e, mais que isso, uma devoção ao cinema. Esse é o objetivo, atingido de forma brilhante, do diretor húngaro György Pálfi. Um deleite para os cinéfilos.
Fausto
3.4 220- Com elementos estéticos e narrativos muito bem adequados ao nosso tempo essa adaptação de Aleksandr Sokurov é uma viagem poética.
- Venceu o Leão de Ouro da 68.ª Festival de Veneza em 2011.
Terceira Estrela
4.0 78 Assista Agora- Uma situação desinteressante e óbvia mas a real surpresa vem do quanto de interesse Terceira Estrela, sua diretora e a atuação precisas dos quatros atores conseguem extrair da história. Terceira Estrela uma experiência forte é a capacidade de dar real peso à dor e o vazio que acompanham a presença física da morte.
Totalmente Kubrick
3.3 38 Assista Agora- O figurino extravagante, os bons diálogos e sequências bem elaboradas fazem um filme ótimo mas o destaque mesmo é a atuação do protagonista, John Malkovich.
A Guerra Acabou
3.8 6- O filme reflete sobre o peso que a guerra pode deixar em algumas pessoas.
Caravaggio
3.5 63Caravaggio (lindo exercício estético de Derek Jarman, nesta biografia de um dos maiores pintores do renascimento. sua sexualidade, sua relação com o poder e com seus modelos são suplantados pela beleza estética do filme, que remete às cores e texturas de suas obras)
As Sessões
3.8 629 Assista AgoraUm tema delicado e comovente, baseado em fatos reais, o filme tem diálogos inspirados e espirituosos. Vale a pena e merece ser lembrada a vida do jornalista e poeta. Mark O'Brien,
Sem Anestesia
4.0 5É O cinema político, engajado e profundamente humano de Wajda
O Mestre da Música
4.1 11Filme de produção belgo-francesa lançado no Brasil em 1989 conta a história de um célebre tenor que se retirou dos palcos para formar novos talentos, com as exigências da perfeição. No papel principal o barítono belga Jose Van Dam. Dirigido por Gérard Corbiau, o filme, extremamente bem cuidado, é enriquecido pelas obras que vão sendo ouvidas, de Mahler, Verdi, Mozart, Shubert, Shumann e outros e pelo final extremamente lírico e emocionante.
Sombras do Pavor
4.0 34 Assista Agora- Antes de fazer as obras-primas "As Diabólicas" e "Salário do Medo", Clouzot já se mostrava um mestre do suspense em "O Corvo". O filme tem uma narrativa que mantém o suspense de maneira constante, com pouca ação física, valorizando o teor psicológico. Além disso, Clouzot faz uma crítica à sociedade e seu comportamento fofoqueiro.
1492: A Conquista do Paraíso
3.5 171O filme “1492- A conquista do Paraíso”, de Ridley Scott, apresenta um cenário grandioso e fascinante e mais a belíssima música de Vangelis. dá um aspecto épico a odisséia de Colombo em busca do paraíso que se caracteriza em descobrir um novo caminho, uma nova rota para a Ásia navegada pelo Ocidente. Muito Bom.
13 Tzameti
3.9 25é um suspense de alto nível, que flerta com o movimento noir. 13 Tzameti é um desses filmes que penetram a mente, lenta e dolorosamente, e se aloja ali por um bom tempo. Saber pouco ou nada sobre a premissa engrandece a experiência, pois a surpresa é grande.
Danação
4.1 51Condenação nos mostra o quanto o ser humano é presa da servidão a si mesmo, do alimento de sua própria ruína. Está aí o reencontro com o inferno e o céu predominantes no filme, essa terrível e bela tomada de consciência. Um filme de palavras, de advertências, de pequenos conselhos.
Tudo o Que Desejamos
3.7 29Fala de uma ampla gama de temas, casamento jovem, casamentos desfeitos, filhos e seu mundo cotidiano, doença terminal (aqui sem dramalhão) e a justiça, questionando a sociedade capitalista. Para tudo isso é preciso talento. Muito bom.
Cidadão X
3.7 58 Assista Agora• - Feito para a TV mas com mais qualidade que muitos filmes de cinema. Conta a história de um assassino em série e seu perseguidor persistente, é baseado no caso real do maior assassino em massa da União Soviética. A atuação de todo o elenco está soberba. Muito bom.
A Pequena Loja de Suicídios
3.7 774A Pequena Loja de Suicídios é um paradoxo incrível: fala de um tema delicado em forma de musical. Percebemos essa peculiaridade logo na primeira cena, onde um coral canta uma música "alegre" sobre o tema, enquanto pessoas se jogam de prédios e na frente de caminhões, e caminham pelas ruas com caras tristes e melancólicas.
É uma crítica ao ser-humano cada vez mais frio e pessimista, e principalmente ao número crescente de suicídios cometidos diariamente, principalmente na Europa. Uma animação NÃO-recomendável aos pequenos, mas SUPER-recomendável aos crescidos.
O Relutante Fundamentalista
3.6 32 Assista AgoraUm balanço interessante sobre os efeitos do 11 de Setembro torna o filme um thiller político com um bom clima e com boas sequências. É um bonito filme, aplaudido no Festival de Veneza.
Uma Simples Formalidade
4.0 74Roman Polanski e Gerard Depardieu juntos. O resultado foi muito intrigante. Através das reminiscências do famoso escritor Onoff (Depardieu) e as intervenções sagazes do Inspector (Polanski), o crime é efetivamente resolvido. O diálogo é excepcional, a atuação de ambos é ótima. Basicamente, este é um filme muito interessante,intrigante e despretensioso. Altamente recomendável.
O Tempo Redescoberto
3.6 17A mais bem-sucedida incursão do cinema pela obra e o imaginário de Marcel Proust. Pedra fundamental da ruptura narrativa no romance francês, Proust e sua obra monumental sobre o tempo e a memória.
O Físico
3.8 310 Assista AgoraO Físico, ou médico, não apenas mostra de forma didática alguns passos importantes da medicina que conhecemos hoje, como também dá algumas lições que, com nova roupagem ainda devem ser ensinadas nos dias de hoje.
La Luna
3.6 60Um dos mais polêmicos filmes de Bertolucci, filmado há quase 30 anos, apresenta um estudo radical e atual sobre as relações mãe-filho. Consegue abordar o incesto de forma profunda e respeitosa. O filme é impactante, mas não gerador de incômodo. A tragédia com seu tom sombrio e doloroso é retratada no solene trágico das Óperas Esse recurso possibilita o filme transcorrer com fluidez, sobretudo considerando o tema abordado
Confidências Muito Íntimas
3.4 10"Confidências Muito Íntimas" é um ótimo filme francês. Dirigido pelo cineasta Patrice Leconte, trata-se de um filme intimista, como o próprio título sugere. Rodado, na maior parte do tempo, em ambientes fechados, tal fato delimita as ações dos personagens principais e representa suas vocações para a solidão.
O excelente trabalho conjunto de Leconte e do Diretor de Fotografia, Eduardo Serra, dando ao escritório de Faber um ar de penumbra, reforça a idéia de tristeza e solidão em que vive o consultor jurídico.
Com uma ótima e sensível atuação, Sandrine Bonnaire torna sua personagem, Anna, inteiramente convincente, mostrando, mais uma vez, ser uma das grandes atrizes do cinema francês. Fabrice Luchini, por sua vez, está perfeito na pele do complicado Faber.
O Jantar
4.0 15- Ettore Scola retoma o princípio que já havia feito o sucesso de vários de seus filmes: unidade de tempo, de lugar e de ação. Sua câmara se interessa por um grupo de indivíduos, depois a um outro, passa do salão às cozinhas, pinta um quadro desiludido de uma sociedade dobrada sobre si mesma. Filme nostálgico, com personagens pitorescos, muitas vezes reduzidos ao estado de caricaturas. Filme amargo, como se o próprio Scola não acreditasse mais na pertinência de seus propósitos, na possibilidade de mudar a humanidade.
Com um elenco de primeira, O Jantar é um grande filme.