Vou repetir o mesmo comentário em todos os curtas: Direção, elenco, arte e conceito são impecáveis. Mas o roteiro não tem nada de especial, apenas histórias sem fundamento que não levam a lugar algum. No fim fiquei pensando: O que essa história me acrescentou? Não consegui responder. Mas esse do Caçador de Ratos é com certeza o pior deles.
Vou repetir o mesmo comentário em todos os curtas: Direção, elenco, arte e conceito são impecáveis. Mas o roteiro não tem nada de especial, apenas histórias sem fundamento que não levam a lugar algum. No fim fiquei pensando: O que essa história me acrescentou? Não consegui responder.
Direção, elenco, arte e conceito são impecáveis. Mas o roteiro não tem nada de especial, apenas histórias sem fundamento que não levam a lugar algum. No fim fiquei pensando: O que essa história me acrescentou? Não consegui responder.
Estou pegando uns filmes antigos que eu já deveria ter assistido na adolescência e assistindo agora, no auge da meia idade. E posso dizer que certas obras de arte são atemporais. Requiem para um Sonho é uma delas. O roteiro crítico somado a uma fotografia e edição primorosas!! Os ângulos de câmera e as lentes objetivas distorcidas são completamente fora do padrão hollywoodianos, mas passam muito bem o que deveriam passar: a sensação de vertigem, desconforto e alucinação e confusão que os personagens estão vivendo. As acusações contra as drogas lícitas e ilícitas, colocando-as no mesmo patamar também é muito interessante! Sem contar as ótimas atuações de todo o elenco. E o brinde de ver a Connelly, minha musa da adolescência em um papel tão forte. Filme incrível!!
Esperei muito para assistir esse filme. Já deveria tê-lo visto há muitos anos. Para um jornalista e grande fã de "A Sangue Frio", esse filme é uma obra de arte e uma aula sobre como escrever um livro-reportagem. Corajoso como deve ser. Polêmico como consequência.
Um suspense de mistério muito bem construído. Pena que a sequência final seja tão insossa desnecessária, com o selo caindo nas mãos de um honestíssimo filatelista. Confesso que essa cena me broxou bastante.
Um filme que não pode ser visto com anacronismo, pois possui uma visão de mundo específica de sua época, a visão do Norte desenvolvido como dominante de culturas distintas... ou simplesmente xenofobia. Mas é algo descartável no filme. O que realmente importa é o eixo principal do roteiro, que coloca esse mesmo xenófobo como vilão a partir do momento em que o homem branco do norte se acha dono da natureza. Até que a natureza se volta contra ele próprio. E o principal de tudo é a qualidade técnica do longa, com efeitos práticos convincentes ainda hoje (e pra quem de fato conhecer cinema, é maravilhoso reconhecer no filme cada uma das técnicas utilizadas para compor os quadros). Excelente filme!
Certos filmes envelhecem como vinho. E esse é um deles. Me lembro do frenesi de quando passou na TV, mas nunca assisti. Só o fiz agora, 24 anos após o lançamento. E ainda é um suspense de roer as unhas. Um roteiro que faz com que se ame e odeia o protagonista ao mesmo tempo. O espectador nunca sabe se torce por Ripley ou contra ele. Sem conta o elenco... só tem gente astro de competência no longa.
Miraram em Missão Impossível e não acertaram em nada. Um filme totalmente esquecível. Vale só pra ver a Gal Gadot, que segue linda em todo o papel que faz, mas tirando isso, é um filme fraquíssimo.
Três coisas precisam ser ditas sobre esse filme: aviso aos fãs do Nolan, prós e contras. Aviso aos desavisados fãs do Nolan: não vão achando que esse é mais um filme da linha de identidade tradicional do Nolan. Não é! É algo completamente fora do tradicional de sua carreira (e isso é muito bom).
Prós: Não é um filme sobre a bomba atômica. Não é um filme sobre a Segunda Guerra Mundial. Não é um filme sobre superioridade americana ou filosofia de guerra/pacifismo. É um filme sobre um cara, sobre sua ânsia de fazer ciência sem pensar nas consequências e sobre as consequências que ele não pensou.
Contra: não havia necessidade de se fazer uma montagem tão truncada e confusa. O longa se torna quase indecifrável com tantas idas e vindas em três tempos diferentes. Uma montagem mais simples daria muito mais dinamicidade para roteiro e tornaria a trama bem mais interessante.
Ditas essas três questões, de resto não há o que se falar que já não seja cair no clichê da crítica, afinal tecnicamente o filme é impecável. Os efeitos práticos são ótimos. Fotografia e arte são impecáveis.
Um surpreendente. Não vou entrar no mérito do roteiro e das diversas discussões que podem ser levantadas a partir daí, pois precisaria de muito mais espaço para escrever. Basta saber que é um longa com muitas camadas, muitas abordagens uma variedade de questões sociais a serem discutidas. E tudo isso feito de forma leve e bem humorada, sarcástica mesmo; o que torna o filme gostoso e divertido de ser visto. Mas podemos falar de muitos outros méritos. As concepções de mundo desenvolvidas pela direção de arte ou mesmo as diferentes iluminações para mundo diferentes. O elenco impecável, com ótimas atuações e personagens muito bem elaborados. Com certeza um filme que vai entrar pra história.
Uma trama interessante, mas com diversos elementos totalmente dispensáveis algumas "coincidências" muito convenientes para o roteiro. Mas o mais dispensável de tudo é ter Edgar Allan Poe entre os personagens. O cara poderia se chamar Zé das Coves que funcionaria da mesma forma, pois, tirando o nome e aparência, o filme não traz mais nenhuma referência ao autor. Fiquei o filme todo pensando o porquê do autor ter escolhido Poe para ser personagem do romance. O plot twist é interessante, mas dadas as coincidências que citei antes, deixa o filme sem graça.
O problema desse filme já começa no título (em inglês) e no cartaz, que de cara já entregam o final. Mas há muitos problemas no decorrer do longa. Para um espectador desatento, o roteiro até consegue desenvolver um bom plot twist, segurando o mistério até o final. Mas para qualquer pessoa mais atenta, o filme já se entrega logo no início do segundo ato, quando chegam ao hospital: o balão como elemento de duplicidade já denuncia que a partir dali tudo se passa dentro da mente do protagonista. Mesmo assim mantive o benefício da dúvida, achando que não cairiam no clichê e terminei o longa com uma incógnita em mente: por que? Por que assisti esse filme?
Comédia romântica tradicional, seguindo a receitinha de bolo do gênero, redondinha e divertida. Vale a pena pela Amy Adams jovem fazendo algo diferente daquela seriedade que a consagrou.
Não entendi o sucesso desse filme. Um pano de fundo interessante e convincente, mas uma trama fraquíssima e extremamente previsível. Ainda na metade, eu já havia deduzido todo o plot twist do filme. Não me surpreendeu em nada e ainda me deixou incomodado com várias questões. Principalmente o design de produção. Certos conceitos da arte são absurdos. Poderia ter partido para uma alegoria do holocausto e se tornaria bem mais interssante, mas preferiu ser original e se tornou extremamente inocente e fraco. A questão das diversas personalidades poderia ser melhor explorada, as personagens poderiam ser melhor desenvolvidas. Uma pena, tinha potencial.
Um dos melhores da Marvel. Uma ótimo filme de despedida. Um drama comovente e bem desenvolvido, humor na medida certa (sem ficar piegas) e uma trama interessante, que pareceu que seria aleatória (o início do filme é bem aleatório), mas que amarra as pontas do meio pra frente. Fazia tempo que não gostava de um filme da Marvel.
Não assisti ao 2 e 3, só ao primeiro. Tendo isso em mente, posso dizer que esse é melhor que o primeiro por um único motivo (o mesmo motivo que faz com que o segundo Mercenários seja melhor que o primeiro): o filme não se leva a sério. O primeiro é um filme de ação vazio que se leva a sério. O quarto desiste de qualquer seriedade, extrapola o exagero e se aceita totalmente fora da realidade... e torna isso cômico. A sala de cinema toda só fazia dar risada no meio dos exageros da ação e nos momentos mais dramáticos, a situação era tão absurda que alguém sempre soltava uma piadinha que refletia muito bem meu próprio estado de espírito ao ver o filme. É... talvez eu assista os outros dois um dia.
Resolvi revisitar esse filme 20 anos depois do lançamento (2003-2023) e até que continua legal. Apesar de algumas cenas toscas e de ter umas piores e menos sensuais cena de sexo do cinema, ainda assim consegue prender com uma trama interessante e com arcos bem construídos para os personagens.
O Caçador de Ratos
3.1 30 Assista AgoraVou repetir o mesmo comentário em todos os curtas: Direção, elenco, arte e conceito são impecáveis. Mas o roteiro não tem nada de especial, apenas histórias sem fundamento que não levam a lugar algum. No fim fiquei pensando: O que essa história me acrescentou? Não consegui responder. Mas esse do Caçador de Ratos é com certeza o pior deles.
O Cisne
3.4 28Vou repetir o mesmo comentário em todos os curtas: Direção, elenco, arte e conceito são impecáveis. Mas o roteiro não tem nada de especial, apenas histórias sem fundamento que não levam a lugar algum. No fim fiquei pensando: O que essa história me acrescentou? Não consegui responder.
A Incrível História de Henry Sugar
3.6 164 Assista AgoraDireção, elenco, arte e conceito são impecáveis. Mas o roteiro não tem nada de especial, apenas histórias sem fundamento que não levam a lugar algum. No fim fiquei pensando: O que essa história me acrescentou? Não consegui responder.
Réquiem para um Sonho
4.3 4,4K Assista AgoraEstou pegando uns filmes antigos que eu já deveria ter assistido na adolescência e assistindo agora, no auge da meia idade. E posso dizer que certas obras de arte são atemporais. Requiem para um Sonho é uma delas.
O roteiro crítico somado a uma fotografia e edição primorosas!! Os ângulos de câmera e as lentes objetivas distorcidas são completamente fora do padrão hollywoodianos, mas passam muito bem o que deveriam passar: a sensação de vertigem, desconforto e alucinação e confusão que os personagens estão vivendo.
As acusações contra as drogas lícitas e ilícitas, colocando-as no mesmo patamar também é muito interessante!
Sem contar as ótimas atuações de todo o elenco. E o brinde de ver a Connelly, minha musa da adolescência em um papel tão forte.
Filme incrível!!
Capote
3.8 373 Assista AgoraEsperei muito para assistir esse filme. Já deveria tê-lo visto há muitos anos.
Para um jornalista e grande fã de "A Sangue Frio", esse filme é uma obra de arte e uma aula sobre como escrever um livro-reportagem.
Corajoso como deve ser. Polêmico como consequência.
Charada
4.1 297 Assista AgoraUm suspense de mistério muito bem construído.
Pena que a sequência final seja tão insossa desnecessária, com o selo caindo nas mãos de um honestíssimo filatelista. Confesso que essa cena me broxou bastante.
King Kong
3.8 194 Assista AgoraUm filme que não pode ser visto com anacronismo, pois possui uma visão de mundo específica de sua época, a visão do Norte desenvolvido como dominante de culturas distintas... ou simplesmente xenofobia. Mas é algo descartável no filme.
O que realmente importa é o eixo principal do roteiro, que coloca esse mesmo xenófobo como vilão a partir do momento em que o homem branco do norte se acha dono da natureza. Até que a natureza se volta contra ele próprio.
E o principal de tudo é a qualidade técnica do longa, com efeitos práticos convincentes ainda hoje (e pra quem de fato conhecer cinema, é maravilhoso reconhecer no filme cada uma das técnicas utilizadas para compor os quadros).
Excelente filme!
O Talentoso Ripley
3.8 662 Assista AgoraCertos filmes envelhecem como vinho. E esse é um deles.
Me lembro do frenesi de quando passou na TV, mas nunca assisti. Só o fiz agora, 24 anos após o lançamento. E ainda é um suspense de roer as unhas. Um roteiro que faz com que se ame e odeia o protagonista ao mesmo tempo. O espectador nunca sabe se torce por Ripley ou contra ele.
Sem conta o elenco... só tem gente astro de competência no longa.
Agente Stone
3.0 144 Assista AgoraMiraram em Missão Impossível e não acertaram em nada. Um filme totalmente esquecível. Vale só pra ver a Gal Gadot, que segue linda em todo o papel que faz, mas tirando isso, é um filme fraquíssimo.
O Assassino Perfeito
2.5 18 Assista AgoraBanderas devia tá muito necessitado pra aceitar esse papel. Um cara do nível dele fazer um filme ruim desse?
Linha de Frente
3.4 359 Assista AgoraUm filme clichê com um vilão bundão e outro vilão preso. Que roteiro foi esse, minha gente? Haha
Green Book: O Guia
4.1 1,5K Assista AgoraFaz tempo que assisti e não marquei.
Mas gostei bastante. Um ótimo exemplo de arco dramático de um personagem.
Oppenheimer
4.0 1,1KTrês coisas precisam ser ditas sobre esse filme: aviso aos fãs do Nolan, prós e contras.
Aviso aos desavisados fãs do Nolan: não vão achando que esse é mais um filme da linha de identidade tradicional do Nolan. Não é! É algo completamente fora do tradicional de sua carreira (e isso é muito bom).
Prós: Não é um filme sobre a bomba atômica. Não é um filme sobre a Segunda Guerra Mundial. Não é um filme sobre superioridade americana ou filosofia de guerra/pacifismo. É um filme sobre um cara, sobre sua ânsia de fazer ciência sem pensar nas consequências e sobre as consequências que ele não pensou.
Contra: não havia necessidade de se fazer uma montagem tão truncada e confusa. O longa se torna quase indecifrável com tantas idas e vindas em três tempos diferentes. Uma montagem mais simples daria muito mais dinamicidade para roteiro e tornaria a trama bem mais interessante.
Ditas essas três questões, de resto não há o que se falar que já não seja cair no clichê da crítica, afinal tecnicamente o filme é impecável. Os efeitos práticos são ótimos. Fotografia e arte são impecáveis.
Barbie
3.9 1,6K Assista AgoraUm surpreendente.
Não vou entrar no mérito do roteiro e das diversas discussões que podem ser levantadas a partir daí, pois precisaria de muito mais espaço para escrever. Basta saber que é um longa com muitas camadas, muitas abordagens uma variedade de questões sociais a serem discutidas. E tudo isso feito de forma leve e bem humorada, sarcástica mesmo; o que torna o filme gostoso e divertido de ser visto.
Mas podemos falar de muitos outros méritos. As concepções de mundo desenvolvidas pela direção de arte ou mesmo as diferentes iluminações para mundo diferentes. O elenco impecável, com ótimas atuações e personagens muito bem elaborados.
Com certeza um filme que vai entrar pra história.
O Pálido Olho Azul
3.3 274 Assista AgoraUma trama interessante, mas com diversos elementos totalmente dispensáveis algumas "coincidências" muito convenientes para o roteiro.
Mas o mais dispensável de tudo é ter Edgar Allan Poe entre os personagens. O cara poderia se chamar Zé das Coves que funcionaria da mesma forma, pois, tirando o nome e aparência, o filme não traz mais nenhuma referência ao autor. Fiquei o filme todo pensando o porquê do autor ter escolhido Poe para ser personagem do romance.
O plot twist é interessante, mas dadas as coincidências que citei antes, deixa o filme sem graça.
Fratura
3.3 919O problema desse filme já começa no título (em inglês) e no cartaz, que de cara já entregam o final.
Mas há muitos problemas no decorrer do longa. Para um espectador desatento, o roteiro até consegue desenvolver um bom plot twist, segurando o mistério até o final. Mas para qualquer pessoa mais atenta, o filme já se entrega logo no início do segundo ato, quando chegam ao hospital: o balão como elemento de duplicidade já denuncia que a partir dali tudo se passa dentro da mente do protagonista.
Mesmo assim mantive o benefício da dúvida, achando que não cairiam no clichê e terminei o longa com uma incógnita em mente: por que? Por que assisti esse filme?
Casa Comigo?
3.6 1,5K Assista AgoraComédia romântica tradicional, seguindo a receitinha de bolo do gênero, redondinha e divertida.
Vale a pena pela Amy Adams jovem fazendo algo diferente daquela seriedade que a consagrou.
Onde Está Segunda?
3.6 1,3K Assista AgoraNão entendi o sucesso desse filme.
Um pano de fundo interessante e convincente, mas uma trama fraquíssima e extremamente previsível. Ainda na metade, eu já havia deduzido todo o plot twist do filme. Não me surpreendeu em nada e ainda me deixou incomodado com várias questões. Principalmente o design de produção. Certos conceitos da arte são absurdos.
Poderia ter partido para uma alegoria do holocausto e se tornaria bem mais interssante, mas preferiu ser original e se tornou extremamente inocente e fraco.
A questão das diversas personalidades poderia ser melhor explorada, as personagens poderiam ser melhor desenvolvidas.
Uma pena, tinha potencial.
Guardiões da Galáxia: Vol. 3
4.2 801 Assista AgoraUm dos melhores da Marvel. Uma ótimo filme de despedida.
Um drama comovente e bem desenvolvido, humor na medida certa (sem ficar piegas) e uma trama interessante, que pareceu que seria aleatória (o início do filme é bem aleatório), mas que amarra as pontas do meio pra frente. Fazia tempo que não gostava de um filme da Marvel.
John Wick 4: Baba Yaga
3.9 691 Assista AgoraNão assisti ao 2 e 3, só ao primeiro. Tendo isso em mente, posso dizer que esse é melhor que o primeiro por um único motivo (o mesmo motivo que faz com que o segundo Mercenários seja melhor que o primeiro): o filme não se leva a sério.
O primeiro é um filme de ação vazio que se leva a sério. O quarto desiste de qualquer seriedade, extrapola o exagero e se aceita totalmente fora da realidade... e torna isso cômico. A sala de cinema toda só fazia dar risada no meio dos exageros da ação e nos momentos mais dramáticos, a situação era tão absurda que alguém sempre soltava uma piadinha que refletia muito bem meu próprio estado de espírito ao ver o filme.
É... talvez eu assista os outros dois um dia.
John Wick: De Volta ao Jogo
3.8 1,8K Assista AgoraNão dá pra negar que é um filme raso, muito raso! Vazio mesmo! Mas tem umas cenas de ação que valem a pena... por serem uma ação bem-feita.
Filhos do Ódio
3.3 36 Assista AgoraVale a pena para conhecer a história do protagonista, mas é uma cinebiografia bem rasa e porcamente explorada. Poderia ser bem melhor.
Anjos da Noite
3.5 603 Assista AgoraResolvi revisitar esse filme 20 anos depois do lançamento (2003-2023) e até que continua legal. Apesar de algumas cenas toscas e de ter umas piores e menos sensuais cena de sexo do cinema, ainda assim consegue prender com uma trama interessante e com arcos bem construídos para os personagens.
Vou dar uma chance para as quatro sequências.
Glass Onion: Um Mistério Knives Out
3.5 651 Assista AgoraTrama mirabolante, enredo megalomaníaco, personagens mal desenvolvidos e um protagonista totalmente deslocado e desnecessário.
Parece mais uma sátira de 007 (sem referência ao Craig) do que de romances de mistério.
O primeiro é bem melhor!