Remakes existem desde que Hollywood é Hollywood. É um método que você pode considerar honesto ou não, mas que também pode se tornar uma porta de entrada para que o público visite – ou revisite – um clássico. E o que Poltergeist: O Fenômeno traz é medo: e não medo de fantasmas ou cemitérios amaldiçoados, mas um grande receio de fazer o retorno ao filme de Tobe Hopper. Ainda que essa sensação com o original esteja errada para alguém que não o vê a anos, a versão atual é competente em vários aspectos, porém falha na principal que é assustar o espectador. Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/poltergeist-o-fenomeno-2015-critica/
Sobre O FRANCO-ATIRADOR, novo filme do diretor de Busca Implacável com Sean Penn no elenco estreando hoje.
"Cinco anos não bastaram para Pierre Morel refletir sobre a sua carreira. Pelo menos é isso que se comprava com O Franco-Atirador, um filme que poderia ser estrelado por Liam Neeson (e ser mais um). Continuaria sendo mais um claro, e nenhuma presença de outro ator adiantaria, porque o que essa produção mais tem é um elenco de peso: dois atores vencedores de Oscar, e outro que muitos apostam como o futuro 007. Tanto talento desperdiçado em cenas de ação – empolgantes, é justo dizer – e que não acrescentam em nada em suas carreiras. É mais um exemplo do cinema pasteurizado, de fácil aceitação para o público de atenção mais dispersa, que tem de diferencial a parte de fora, uma camada bonita por causa dos artistas principais."
Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/o-franco-atirador-critica/
O que é a Guerra senão fúria? Entre essas e outras discussões, Corações de Ferro é um retrato fictício da Segunda Guerra Mundial, porém factível. Já há algum tempo os filmes do gênero tem uma serventia que não seja glorificar a batalha. Por não esconder os horrores que cada um dos lados pode assumir em tempos terríveis, David Ayer traz um alerta de como a violência e realidade batem forte. É uma produção crua, visceral e consegue chegar num nível de realismo muito profundo, quebrado apenas pela cor dos rastros dos projéteis disparados nos fazendo, mesmo na qualidade de plateia, participantes daqueles momentos. Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/coracoes-de-ferro-critica/
Ao invés de engrandecer a instituição das forças armadas dos Estados Unidos, Clint Eastwood prefere pagar tributo a um personagem em especial. E Sniper Americano é uma biografia direcionada para qualquer um que esteja disposto a ouvir o seu relato. É uma história sobre a guerra, família e do preço que se paga pelas escolhas pessoais. O diretor não tenta justificar as ações de seu protagonista, ainda que seja fácil se perder nesse caminho. Ele apenas as apresenta, abrindo um leque de questões para que, no fim das contas, o julgamento seja do espectador. Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/sniper-americano-critica/
É para dar uma luz aos detalhes da guerra, fugindo de tiros e explosões, que servem filmes como O Jogo da Imitação. Ao contar as minúcias por detrás de grandes eventos, desvendamos mistérios e entendemos com as peças de jogo complexo se movem por trás da cortina. Além disso, é uma homenagem justa a um gênio, uma retratação necessária e um retrato da natureza humana. Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/o-jogo-da-imitacao-critica/
Sem dúvidas, Cinquenta Tons de Cinza tem um pouco de novidade no cinema, pelo menos para as massas. Essa aura que envolve a produção vem do grande sucesso e falatório da obra original de E. L. James. E pelo menos no que foi para as telas, a questão tão atraente da pornografia do ponto de vista feminino é mais sugerida do que vista. O que não é, necessariamente, um problema. A verdade é que, no seu cerne, essa é mais uma história como tantos outros romances, com o diferencial de que a protagonista é amarrada aqui e ali, experimentando e compartilhando os prazeres do sexo.
Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/cinquenta-tons-de-filme-critica/
O conceito de nota é meramente relativo. Seria o mesmo sete de um igual ao outro? Não, não é. Assim como a nota dada nessa crítica de Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância). O número máximo serve de parâmetro para definir que o filme, a direção, atuação, fotografia, montagem – e que montagem! – estão não só impecáveis, mas surpreendentes. Porém, essa deliciosa produção é uma daquelas poucas em que a nota máxima não representa seu verdadeiro valor. Esta obra crítica, ácida e que traduz a imaginação para tela merece mais que um dez, se isso fosse possível na proposta atual.
Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/birdman-critica/
É absurdo lembrar que os casos descritos em Selma: Uma Luta Pela Igualdade estão apenas meio século atrás de nós. Ao contar uma parte horrível da história americana, a diretora Ava DuVernay faz uma reflexão necessária de um povo que, por muito tempo, colocou de lado e marginalizou grande parte de sua população, mesmo anos depois do fim da escravidão. Esse é um tema histórico, mas que nada tem de antigo e que faz um triste paralelo com outros eventos hoje, e mancha a face da nação mais poderosa do mundo.
Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/selma-uma-luta-pela-igualdade-critica/
Se você procura um filme para essa temporada em que diversão seja a máxima, O Destino de Júpiter é uma escolha certeira, por causa dos efeitos visuais impressionantes, e momentos em que o espectador se segura na cadeira. Já para os mais iniciados na ficção científica, o filme é apenas mais um. Com um ou outro conceito pouco usado, é um conto de fadas espacial que impressiona pelos cenários, mas que é facilmente esquecido. Se antes os Wachowskis pecaram pela profundidade excessiva em A Viagem (Cloud Atlas, 2012), aqui o tom é mais leve, tornando a experiência apenas morna e, aparentemente, mais acessível e fácil de ser digerida.
Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/o-destino-de-jupiter-critica/
O tom de A Teoria de Tudo é, em grande parte, acertado. É a biografia de um dos maiores físicos teóricas da história mas também é um romance, uma visão simplificada de um gênio. E ainda assim, eficiente numa direção firme e com atuações excelentes. E apesar da produção centrar na parte de um homem que era muito mais do que foi retratado, a história agrada ao discursar tanto sobre a física do amor, quanto ao amor à física. Minha crítica completa em http://umtigrenocinema.com/a-teoria-de-tudo-critica/
Para o bem daqueles que não conhecem o original, o diretor Bennett Miller consegue dar a Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo uma aura melancólica e perturbadora, algo que levará à tragédia e deixando o espectador sem saber de onde ela vem – pelo menos aqueles que não sabem seu desfecho. E para aqueles que já sabem, ainda há a força do trio principal, cada um atuando brilhantemente em seus papeis designados, sem exageros. Drama e crime se misturam numa história que prende a atenção pela humanidade de dois personagens e pelos delírios de um outro, numa parábola sobre como alguém acha que pode ter poder sobre a vida. Minha crítica completa em http://umtigrenocinema.com/a-teoria-de-tudo-critica/
O maior destaque de Grandes Olhos é uma – chamemos assim – normalidade por parte de Tim Burton, tão acostumado ao fantástico. A fotografia e a paleta de cores são mais vivas e a história é uma cinebiografia. Em resumo, é um desafio para o diretor e é interessante vê-lo sair de uma zona de conforto. Os personagens estão bem dirigidos e estão em ótimas atuações numa produção que não é apenas real, mas que carrega um forte comentário social. Minha crítica completa em http://umtigrenocinema.com/grandes-olhos-critica/
Sobre "UMA NOITE NO MUSEU 3": A cada minuto que se passava durante a projeção eu me perguntava onde estava aquele espírito e aquela graça tão presentes nos dois primeiros filmes. Cinco anos separam uma obra da outra, e ainda que o filme tenha alguns bons momentos, Shawn Levy fecha a trilogia com a sensação nítida que falta alguma coisa, mostrando que nem sempre o tempo faz bem. Leia a crítica completa em http://umtigrenocinema.com/uma-noite-no-museu-3-o-segredo-da-tumba-critica/
Depois da sessão de O Abutre, ouvi dois colegas jornalistas que se diziam identificados – com um ar de tristeza – e que entendiam às vezes as ações do protagonista. E isso me assustou um pouco. O filme urbano é um conto preocupante e violento que representa uma sociedade que também assim. O anseio pelo chocante é um retrato atual, e o verdadeiro medo é que ele se perpetue. Minha crítica completa em http://umtigrenocinema.com/o-abutre-critica/
E pra quem gosta da mídia podcast, defendemos Interestelar das críticas infundadas no TigreCast 73 | http://umtigrenocinema.com/interestelar-desconstruindo-a-desconstrucao-tigrecast-73-podcast/
A principal preocupação vinda do filme anterior se confirmou, e o que temos em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos é uma produção mediana, estendida ao extremo e que se salva por ser um trabalho baseado em Tolkien. A megalomania de Peter Jackson não destruiu a experiência – afinal, ter visitado de novo a Terra Média é satisfatório – mas é visível a falta de dinâmica do diretor que fecha a nova trilogia com bem menos brilho do que o trabalho impecável que foi a trilogia anteriormente dirigida por ele. Minha crítica completa em http://umtigrenocinema.com/o-hobbit-a-batalha-dos-cinco-exercitos-critica/
Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros
3.6 3,0K Assista AgoraEsse recado foi MODERADO.
Motivo: Infração dos Termos de Uso.
Equipe Filmow.comPoltergeist: O Fenômeno
2.4 1,3K Assista AgoraRemakes existem desde que Hollywood é Hollywood. É um método que você pode considerar honesto ou não, mas que também pode se tornar uma porta de entrada para que o público visite – ou revisite – um clássico. E o que Poltergeist: O Fenômeno traz é medo: e não medo de fantasmas ou cemitérios amaldiçoados, mas um grande receio de fazer o retorno ao filme de Tobe Hopper. Ainda que essa sensação com o original esteja errada para alguém que não o vê a anos, a versão atual é competente em vários aspectos, porém falha na principal que é assustar o espectador. Crítica completa em
http://umtigrenocinema.com/poltergeist-o-fenomeno-2015-critica/
Rocky II: A Revanche
3.8 360 Assista AgoraEsse recado foi MODERADO.
Motivo: Infração dos Termos de Uso.
Equipe Filmow.comA Incrível História de Adaline
3.7 1,5K Assista AgoraEsse recado foi MODERADO.
Motivo: Infração dos Termos de Uso.
Equipe Filmow.comMad Max: Estrada da Fúria
4.2 4,7K Assista AgoraEsse recado foi MODERADO.
Motivo: Infração dos Termos de Uso.
Equipe Filmow.comMad Max
3.6 724 Assista AgoraEsse recado foi MODERADO.
Motivo: Infração dos Termos de Uso.
Equipe Filmow.comO Franco-Atirador
2.8 164 Assista AgoraSobre O FRANCO-ATIRADOR, novo filme do diretor de Busca Implacável com Sean Penn no elenco estreando hoje.
"Cinco anos não bastaram para Pierre Morel refletir sobre a sua carreira. Pelo menos é isso que se comprava com O Franco-Atirador, um filme que poderia ser estrelado por Liam Neeson (e ser mais um). Continuaria sendo mais um claro, e nenhuma presença de outro ator adiantaria, porque o que essa produção mais tem é um elenco de peso: dois atores vencedores de Oscar, e outro que muitos apostam como o futuro 007. Tanto talento desperdiçado em cenas de ação – empolgantes, é justo dizer – e que não acrescentam em nada em suas carreiras. É mais um exemplo do cinema pasteurizado, de fácil aceitação para o público de atenção mais dispersa, que tem de diferencial a parte de fora, uma camada bonita por causa dos artistas principais."
Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/o-franco-atirador-critica/
Vingadores: Era de Ultron
3.7 3,0K Assista AgoraEsse recado foi MODERADO.
Motivo: Infração dos Termos de Uso.
Equipe Filmow.comO Homem de Palha
4.0 483 Assista AgoraEsse recado foi MODERADO.
Motivo: Infração dos Termos de Uso.
Equipe Filmow.comCorações de Ferro
3.9 1,4K Assista AgoraO que é a Guerra senão fúria? Entre essas e outras discussões, Corações de Ferro é um retrato fictício da Segunda Guerra Mundial, porém factível. Já há algum tempo os filmes do gênero tem uma serventia que não seja glorificar a batalha. Por não esconder os horrores que cada um dos lados pode assumir em tempos terríveis, David Ayer traz um alerta de como a violência e realidade batem forte. É uma produção crua, visceral e consegue chegar num nível de realismo muito profundo, quebrado apenas pela cor dos rastros dos projéteis disparados nos fazendo, mesmo na qualidade de plateia, participantes daqueles momentos. Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/coracoes-de-ferro-critica/
Sniper Americano
3.6 1,9K Assista AgoraAo invés de engrandecer a instituição das forças armadas dos Estados Unidos, Clint Eastwood prefere pagar tributo a um personagem em especial. E Sniper Americano é uma biografia direcionada para qualquer um que esteja disposto a ouvir o seu relato. É uma história sobre a guerra, família e do preço que se paga pelas escolhas pessoais. O diretor não tenta justificar as ações de seu protagonista, ainda que seja fácil se perder nesse caminho. Ele apenas as apresenta, abrindo um leque de questões para que, no fim das contas, o julgamento seja do espectador. Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/sniper-americano-critica/
O Jogo da Imitação
4.3 3,0K Assista AgoraÉ para dar uma luz aos detalhes da guerra, fugindo de tiros e explosões, que servem filmes como O Jogo da Imitação. Ao contar as minúcias por detrás de grandes eventos, desvendamos mistérios e entendemos com as peças de jogo complexo se movem por trás da cortina. Além disso, é uma homenagem justa a um gênio, uma retratação necessária e um retrato da natureza humana. Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/o-jogo-da-imitacao-critica/
Cinquenta Tons de Cinza
2.2 3,3K Assista AgoraSem dúvidas, Cinquenta Tons de Cinza tem um pouco de novidade no cinema, pelo menos para as massas. Essa aura que envolve a produção vem do grande sucesso e falatório da obra original de E. L. James. E pelo menos no que foi para as telas, a questão tão atraente da pornografia do ponto de vista feminino é mais sugerida do que vista. O que não é, necessariamente, um problema. A verdade é que, no seu cerne, essa é mais uma história como tantos outros romances, com o diferencial de que a protagonista é amarrada aqui e ali, experimentando e compartilhando os prazeres do sexo.
Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/cinquenta-tons-de-filme-critica/
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
3.8 3,4K Assista AgoraO conceito de nota é meramente relativo. Seria o mesmo sete de um igual ao outro? Não, não é. Assim como a nota dada nessa crítica de Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância). O número máximo serve de parâmetro para definir que o filme, a direção, atuação, fotografia, montagem – e que montagem! – estão não só impecáveis, mas surpreendentes. Porém, essa deliciosa produção é uma daquelas poucas em que a nota máxima não representa seu verdadeiro valor. Esta obra crítica, ácida e que traduz a imaginação para tela merece mais que um dez, se isso fosse possível na proposta atual.
Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/birdman-critica/
Selma: Uma Luta Pela Igualdade
4.2 794É absurdo lembrar que os casos descritos em Selma: Uma Luta Pela Igualdade estão apenas meio século atrás de nós. Ao contar uma parte horrível da história americana, a diretora Ava DuVernay faz uma reflexão necessária de um povo que, por muito tempo, colocou de lado e marginalizou grande parte de sua população, mesmo anos depois do fim da escravidão. Esse é um tema histórico, mas que nada tem de antigo e que faz um triste paralelo com outros eventos hoje, e mancha a face da nação mais poderosa do mundo.
Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/selma-uma-luta-pela-igualdade-critica/
O Destino de Júpiter
2.5 1,3K Assista AgoraSe você procura um filme para essa temporada em que diversão seja a máxima, O Destino de Júpiter é uma escolha certeira, por causa dos efeitos visuais impressionantes, e momentos em que o espectador se segura na cadeira. Já para os mais iniciados na ficção científica, o filme é apenas mais um. Com um ou outro conceito pouco usado, é um conto de fadas espacial que impressiona pelos cenários, mas que é facilmente esquecido. Se antes os Wachowskis pecaram pela profundidade excessiva em A Viagem (Cloud Atlas, 2012), aqui o tom é mais leve, tornando a experiência apenas morna e, aparentemente, mais acessível e fácil de ser digerida.
Crítica completa em http://umtigrenocinema.com/o-destino-de-jupiter-critica/
A Teoria de Tudo
4.1 3,4K Assista AgoraO tom de A Teoria de Tudo é, em grande parte, acertado. É a biografia de um dos maiores físicos teóricas da história mas também é um romance, uma visão simplificada de um gênio. E ainda assim, eficiente numa direção firme e com atuações excelentes. E apesar da produção centrar na parte de um homem que era muito mais do que foi retratado, a história agrada ao discursar tanto sobre a física do amor, quanto ao amor à física. Minha crítica completa em http://umtigrenocinema.com/a-teoria-de-tudo-critica/
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
3.3 809 Assista AgoraPara o bem daqueles que não conhecem o original, o diretor Bennett Miller consegue dar a Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo uma aura melancólica e perturbadora, algo que levará à tragédia e deixando o espectador sem saber de onde ela vem – pelo menos aqueles que não sabem seu desfecho. E para aqueles que já sabem, ainda há a força do trio principal, cada um atuando brilhantemente em seus papeis designados, sem exageros. Drama e crime se misturam numa história que prende a atenção pela humanidade de dois personagens e pelos delírios de um outro, numa parábola sobre como alguém acha que pode ter poder sobre a vida. Minha crítica completa em http://umtigrenocinema.com/a-teoria-de-tudo-critica/
Grandes Olhos
3.8 1,1K Assista grátisO maior destaque de Grandes Olhos é uma – chamemos assim – normalidade por parte de Tim Burton, tão acostumado ao fantástico. A fotografia e a paleta de cores são mais vivas e a história é uma cinebiografia. Em resumo, é um desafio para o diretor e é interessante vê-lo sair de uma zona de conforto. Os personagens estão bem dirigidos e estão em ótimas atuações numa produção que não é apenas real, mas que carrega um forte comentário social. Minha crítica completa em http://umtigrenocinema.com/grandes-olhos-critica/
Frozen: Uma Aventura Congelante
3.9 3,0K Assista AgoraPara quem gosta de podcast, gravamos um sobre Frozen | http://umtigrenocinema.com/frozen-uma-aventura-congelante-tigrecast-76-podcast/
Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba
3.2 359 Assista AgoraSobre "UMA NOITE NO MUSEU 3": A cada minuto que se passava durante a projeção eu me perguntava onde estava aquele espírito e aquela graça tão presentes nos dois primeiros filmes. Cinco anos separam uma obra da outra, e ainda que o filme tenha alguns bons momentos, Shawn Levy fecha a trilogia com a sensação nítida que falta alguma coisa, mostrando que nem sempre o tempo faz bem. Leia a crítica completa em
http://umtigrenocinema.com/uma-noite-no-museu-3-o-segredo-da-tumba-critica/
O Abutre
4.0 2,5K Assista AgoraDepois da sessão de O Abutre, ouvi dois colegas jornalistas que se diziam identificados – com um ar de tristeza – e que entendiam às vezes as ações do protagonista. E isso me assustou um pouco. O filme urbano é um conto preocupante e violento que representa uma sociedade que também assim. O anseio pelo chocante é um retrato atual, e o verdadeiro medo é que ele se perpetue. Minha crítica completa em http://umtigrenocinema.com/o-abutre-critica/
Interestelar
4.3 5,7K Assista AgoraE pra quem gosta da mídia podcast, defendemos Interestelar das críticas infundadas no TigreCast 73 | http://umtigrenocinema.com/interestelar-desconstruindo-a-desconstrucao-tigrecast-73-podcast/
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
3.9 2,0K Assista AgoraA principal preocupação vinda do filme anterior se confirmou, e o que temos em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos é uma produção mediana, estendida ao extremo e que se salva por ser um trabalho baseado em Tolkien. A megalomania de Peter Jackson não destruiu a experiência – afinal, ter visitado de novo a Terra Média é satisfatório – mas é visível a falta de dinâmica do diretor que fecha a nova trilogia com bem menos brilho do que o trabalho impecável que foi a trilogia anteriormente dirigida por ele. Minha crítica completa em http://umtigrenocinema.com/o-hobbit-a-batalha-dos-cinco-exercitos-critica/