O Oscar deveria premiar filmes singulares, tais como este, raras vezes uma comédia disputa o melhor filme e sendo Relatos Selvagens um filme tão contemporâneo e realista, não poderia perder esse prêmio para um filme de temática saturada como Ida, mesmo que a ideia do filme e todo o seu desenrolar soou muito bem pra mim, uma bela jornada de descoberta e por fim a escolha. Relatos Selvagens é uma obra-prima falada no idioma perfeito, tem inúmeras características para se tornar um filme memorável (já é), uma delas é o primeiro conto seguido dos fantásticos créditos iniciais.
Lindo filme, viva as mulheres e a sua liberdade. Gostei muito das nuances e sutilezas em relação a relacionamentos, falácias e os sentimentos femininos em relação ao comportamento dos homens. Ainda melhor pq não prega a misandria, uma pena que elas não tiveram mais sorte no amor e na fuga.
Vejo todo essa fuga como resultado de outras mulheres não denunciarem seus agressores, a conversa do Hal com a garçonete dá a entender que o Harlan costumava fazer isso com outras mulheres.
Me impressionou a beleza visual mesmo com todo a degradação física dos meios em que os personagens se inseriam, a vivacidade que ele dá àquelas cenas com fotografia em sépia é tão estranha, é tão podre e tão bonita, que paradoxo, muito estranho. Os enquadramentos são fantásticos, poucos closes, deixando a imagem aberta com os personagens interagindo é algo q eu aprecio muito e é algo que nunca tinha visto dessa maneira. Stalker além de tudo é intrigante, como os outros filmes do Tarkovsky que pedem para ser revisados, esse aqui me senti estimulado para tal. Bela obra.
Será q o Vince Gilligan se inspirou na relação do Walter e do Keyes para criar a do Walt e do Hank? Foi oq me veio na cabeça após a frase q finaliza o filme.
Não vejo como um grande estudo de personagem, a personalidade dela fica clara logo no início, quando ainda está no Japão, chegando no Novo Mundo não percebi nada além do desejo, bem questionável, de achar o tesouro prometido em Fargo. É claro q os problemas q ela vivia são percebidos e fortes, se tratando de questões de gênero, mas o final foi bastante desesperançoso, oq poderia ser uma jornada de recomeço.
Filme de tribunal com um clima levíssimo, assisti-lo é uma grande diversão, além de ser intrigante, o que o torna brilhante é o excelente tom humorístico usado.
Filmar em primeira pessoa certamente é uma tarefa difícil que o Gaspar realizou muito bem. O longo plano sequência inicial é fantástico (uns 22 minutos) e dá pra perceber toda a alucinação do personagem, e nessa cena é descrita a ideia central do filme. O problema é a duração mesmo, fiquei com a impressão q ele queria estender o roteiro além do que poderia e talvez até do necessário pra passar a mensagem, lá pro final que a importância do que é mostrado volta e novamente em uma boa sequência e um final satisfatório. Bom filme, com a direção diferenciada do Gaspar, mas que se arrasta por muitos minutos.
O enredo se desenvolve como uma escadinha, a cada degrau um personagem mais temível surge, mas logo outro sobre sobrepõe ao anterior e no final das contas todos aqueles temiam alguém que sequer aparece no filme, curioso, nunca havia visto algo assim. É raro ver um filme no estilo noir que não existam reviravoltas, o enredo aqui é linear e uniforme, possibilitando uma boa apreciação de elementos muito bem utilizados, como câmera lenta, fotografia e a trilha sonora, por vezes sensível, por vezes pulsante, como na sequência inicial. Primeiro filme que vejo com o Ryan, pela fama dele, foi um ótimo protagonista,
Gostei mt do antagonismo da Anna e do Abel e mesmo assim formam um casal que dá certo e é possível acreditar nisso. Ambos estão excelentes, mas é claro o protagonista merece uma ressalva, que atuação incrível do Oscar em um grande personagem, que não foge das brigas comerciais, mas sempre lutando de maneira correta. E que final perfeito! Excelente filme, foi subestimado em 2014.
Ver O Espírito da Colmeia e Cria Corvos em um curto espaço de tempo foi uma grande experiência, especialmente por sentir uma grande intertextualidade entre os dois. Com suas diferenças de linguagem narrativa, temos Ana Torrent brilhando em ambos.
Pra assistir um filme desses tem que ter muita vontade msm, um mínimo clima filosófico pra conseguir aguentar um roteiro lentíssimo e significados difíceis de entender. No final das contas é possível compreender a ideia da obra, que ficam bem explicadas nos 30 minutos finais, muitos bons, boas falas e um grande final. Talvez seja um filme feito para ser revisado (oq não me agradou aqui), especialmente pela primeira parte que de cara pouco diz oq significada, ficando um pouco mais claro na segunda. No final das contas todo esse tempo acaba sendo ofuscado pela importância enorme dos momentos finais, mesmo que seja possível após o final conseguir ligar a situação do astronauta do vídeo. O resultado final para mim é decepcionante, foi chato, e retornando, apesar da qualidade final, o discurso não me encantou.
Bom perceber que a história está sendo contada através da luz e não das palavras. É o filme mais enigmático dele, só que a beleza das imagens faz vc sempre acreditar que está vendo algo com um significado grandioso e é essa beleza, especialmente das cores, verde, vermelha, amarela (inclusive dei uma paradinha pra pesquisar o significado dessas cores e a possível aplicação no enredo), que me faz querer ver esse filme outras vezes.
Clássico, obra-prima, um dos melhores filmes de todos os tempos, concordo com todos os títulos. Essa metalinguagem tão singela e espiritual de um diretor cheio de sentimentos confusos. A brincadeira q o roteiro faz com a incompreensão da narrativa é divertidíssima e aparece em momentos precisos, o papel do crítico é importante. Os minutos iniciais mexeram comigo de uma maneira estranha, não sei explicar. Me parece que na época o patrocínio aos filmes estava crescendo muitíssimo e a insegurança e até maior, insatisfação com o produtor com sua obra era visível. Nenhum filme intencionalmente sensual vai conseguir criar uma harém com mulheres tão lindas e encantadoras. (Me identifico com ele quando apresenta as mulheres da sua infância, me recordo de ser cercado por elas e muitas eram lindíssimas). Linda obra!
Me rendo ao talento da Ana dirigindo, muito criativa e usando de uma belíssima fotografia. Cenas visualmente lindas, com todos os recursos utilizados, apesar de alguns momentos parecer até exagerado. Nunca vi filmes de vampiros. Se vc se satisfaz com belas imagens, vá sem medo, é excelente. Agora se apenas isso não lhe é suficiente, é possível q se decepcione, o filme não tem história e isso me incomodou muito, ele vai como se nada fosse acontecer e realmente não acontece, procurei algum fundo na narrativa, algo q faça vc ter curiosidade com oq vem a seguir, mas não achei. Sheila Vand foi ótima, todo cast foi mt bem. Se esse é o modo com q os filmes de vampiros são conduzidos, inegavelmente é uma obra belíssima visualmente (close no olho do gato, maravilhoso, quem tem sabe q parece de vidro), clássico até pra quem analisa o gênero, também é raso em narrativa e significado.
Quando o oficial puxa a bochecha do cara q ia ser morto, ele desperta, só q depois parece q ele perde a consciência de novo. Seria um erro de continuidade? Foi o momento mais cruel.
A direção do Gus foi imitada por Murali K. Thalluri, no filme 2h37. Tendo visto o segundo antes de Elefante, a direção e montagem não me surpreenderam, apesar dos méritos serem inteiramente do Gus. O ponto é em 2h37 os diferentes plano parecem construir um enredo mais poderoso, além de ao final, perceber que esse recurso foi realmente necessário para a narrativa. Em Elefante não vejo esse elemento fazer tamanha diferença, a não ser a de apresentar os personagens. Ainda vi exatamente depois de assistir Politécnica que é enormemente mais impactante, então ver Elefante foi um trabalho, aquele rodeio todo me cansou, como me cansou tbm 2h37 em alguns momentos, só que no final fui recompensando e entendi o objetivo do drama australiano.
A cena que o sangue dele corre em direção ao poço parado de sangue da professora que ele tinha acabado de matar pôs fim na entropia de modo simbólico e é uma das interpretações para todo aquele ódio.
O humor dá pra identificar e curtir com facilidade. O objetivo da trama é q não ficou muito claro, sem falar q me vi perdido algumas vezes durante a projeção. Mais um grande filme do PTA, a primeira vista oq menos gostei dos trabalhos deles, teria q ver novamente pra tentar captar a ideia do roteiro.
Os cortes abruptos caíram muito bem, dão a impressão de rapidez na narrativa. Me surpreendi muito com a direção da Mélanie, dá pra ver q ela tem grande talento em duas coisas. Ótimas atuações, a história prende a atenção, mt bom.
A primeira impressão foi maravilhosa, a segunda será ainda mais. Dos filmes de guerra que já vi, esse aqui consegue ser oq os outros não são, correto, verdadeiro, verossímil, real, sério. A movimentação do personagem Florya permitida por esse roteiro que ao final percebesse que é maravilhoso, é inquestionavelmente aceitável, do surgimentos de novos personagens e seu desaparecimento total momento depois são retratos dessa confusão gerada pela guerra. Não sei quantos foram os dias da narrativa, acredito q no máximo três, e todo pôde ser mostrado.
A cena da vaca, da menina dançando em cima da caixa, as bombas explodindo e a terra voando, a cena do pântano, a surdez, a algazarra insuportável na sequência do incendeio, que direção fantástica.
Que direção fantástica. O elemento que ele usaram para criticar Hitler foi genial, ai vem outra boa decisão do roteiro, conseguir mostrar a crueldade dos alemães e seu ditador sem ser piegas, sem muito falatório sobre isso, esse único elemento falou por si só. Toda a minha sensação gira em torno da palavra verdade, me apoio no comentário de todos que dizem q esse é o ou um dos melhores filmes do gênero.
A minha impressão é que já tinha visto esse filme antes, pelo menos as temáticas por ele abordados, porém, como muitos dizem, o diferencial qualidade artística e boa edição dinâmica de pequenas cenas. Desse modo, o ponto alto do filme foi justamente a sequência do criacionismo e evolucionismo, não sei bem o conceito correto, pela beleza das imagens. Então vale mais da apreciação com valor artístico e autoral, do que propriamente do argumento que não me pareceu trazer nada novo.
Acredito que seja necessário algum conhecimento em psicologia para que a ideia fique mais clara. É muito mais difícil do que Melancolia. Vai oq eu entendi.
Ela passou a acreditar no que diziam sobre as mulheres do século XVI, tomou para si que a natureza feminina era malvada, e ela era assim. Como foi visto a morte do filho teve um impacto devastador dela, pq é designado a mulher total amparo e cuidado com a prole. Apesar do Deffoe tbm ter sentido a morte do filho, foi muito menos intenso, pois ao homem não é tão cobrado essa responsabilidade. Posso fazer analogia com a ideia dos carvalhos, que derrubam várias sementes, mas ela sempre morrem. Tão como o homem, que tem a capacidade de gerar vários descendentes, mas é incumbido de cuidar deles, ele fica alheio às sementes que caem sobre ele.
O desejo carnal a controlava, tanto é que viu seu filho seguir para a janela e continuou com o pênis do Deffoe dentro dela. Então me pareceu ligado esse fato a ela ter cortado o clítoris, órgão com o único objetivo de proporcionar prazer (mais informações por mensagem). Em algum século maluco, eram cortados os clítoris das mulheres, o motivo dado pelos médicos era que causava histeria, epilepsia, loucura e ansiedade. Ainda afirmavam que a excitação sexual causavam desequilíbrio mental nas mulheres.
Soube dessas informações no filme Clítoris, Prazer Proibido. Lá uma mulher, presidente de uma organização relacionada ao que vou falar a seguir, teve seu clítoris cortado quando era criança pq ele era maior que o normal, antes disso ele vivia saudável, sem nenhum problema. Após isso ela passou a sentir muitas dores e no ato sexual, ela disse que tomava analgésico, não sentia nem prazer nem dor, depois disse no sexo era 95% dor e 5% prazer, Posso fazer analogia com os pedidos que a Charlotte fazia ao marido que lhe batesse enquanto faziam sexo.
Talvez as mulheres que surgiram no final do final sejam aquelas que morreram ao decorrer do século XVI, já que agora aquela que tomou pra si a mentira e se martirizava por isso já tinha morrido.
Em relação aos animais não consegui chegar a uma conclusão.
Não se Mova, Morra, Ressuscite
4.2 4Nação doente, o desfecho desalentador foi oq mais gostei.
Relatos Selvagens
4.4 2,9K Assista AgoraO Oscar deveria premiar filmes singulares, tais como este, raras vezes uma comédia disputa o melhor filme e sendo Relatos Selvagens um filme tão contemporâneo e realista, não poderia perder esse prêmio para um filme de temática saturada como Ida, mesmo que a ideia do filme e todo o seu desenrolar soou muito bem pra mim, uma bela jornada de descoberta e por fim a escolha.
Relatos Selvagens é uma obra-prima falada no idioma perfeito, tem inúmeras características para se tornar um filme memorável (já é), uma delas é o primeiro conto seguido dos fantásticos créditos iniciais.
Thelma & Louise
4.2 967 Assista AgoraLindo filme, viva as mulheres e a sua liberdade. Gostei muito das nuances e sutilezas em relação a relacionamentos, falácias e os sentimentos femininos em relação ao comportamento dos homens. Ainda melhor pq não prega a misandria, uma pena que elas não tiveram mais sorte no amor e na fuga.
Vejo todo essa fuga como resultado de outras mulheres não denunciarem seus agressores, a conversa do Hal com a garçonete dá a entender que o Harlan costumava fazer isso com outras mulheres.
Stalker
4.3 503 Assista AgoraMe impressionou a beleza visual mesmo com todo a degradação física dos meios em que os personagens se inseriam, a vivacidade que ele dá àquelas cenas com fotografia em sépia é tão estranha, é tão podre e tão bonita, que paradoxo, muito estranho. Os enquadramentos são fantásticos, poucos closes, deixando a imagem aberta com os personagens interagindo é algo q eu aprecio muito e é algo que nunca tinha visto dessa maneira.
Stalker além de tudo é intrigante, como os outros filmes do Tarkovsky que pedem para ser revisados, esse aqui me senti estimulado para tal. Bela obra.
Pacto de Sangue
4.3 247 Assista AgoraSerá q o Vince Gilligan se inspirou na relação do Walter e do Keyes para criar a do Walt e do Hank? Foi oq me veio na cabeça após a frase q finaliza o filme.
Kumiko, a Caçadora de Tesouros
3.6 62Não vejo como um grande estudo de personagem, a personalidade dela fica clara logo no início, quando ainda está no Japão, chegando no Novo Mundo não percebi nada além do desejo, bem questionável, de achar o tesouro prometido em Fargo. É claro q os problemas q ela vivia são percebidos e fortes, se tratando de questões de gênero, mas o final foi bastante desesperançoso, oq poderia ser uma jornada de recomeço.
Testemunha de Acusação
4.5 354 Assista AgoraFilme de tribunal com um clima levíssimo, assisti-lo é uma grande diversão, além de ser intrigante, o que o torna brilhante é o excelente tom humorístico usado.
Enter The Void: Viagem Alucinante
4.0 870Filmar em primeira pessoa certamente é uma tarefa difícil que o Gaspar realizou muito bem. O longo plano sequência inicial é fantástico (uns 22 minutos) e dá pra perceber toda a alucinação do personagem, e nessa cena é descrita a ideia central do filme. O problema é a duração mesmo, fiquei com a impressão q ele queria estender o roteiro além do que poderia e talvez até do necessário pra passar a mensagem, lá pro final que a importância do que é mostrado volta e novamente em uma boa sequência e um final satisfatório. Bom filme, com a direção diferenciada do Gaspar, mas que se arrasta por muitos minutos.
Drive
3.9 3,5K Assista AgoraO enredo se desenvolve como uma escadinha, a cada degrau um personagem mais temível surge, mas logo outro sobre sobrepõe ao anterior e no final das contas todos aqueles temiam alguém que sequer aparece no filme, curioso, nunca havia visto algo assim. É raro ver um filme no estilo noir que não existam reviravoltas, o enredo aqui é linear e uniforme, possibilitando uma boa apreciação de elementos muito bem utilizados, como câmera lenta, fotografia e a trilha sonora, por vezes sensível, por vezes pulsante, como na sequência inicial.
Primeiro filme que vejo com o Ryan, pela fama dele, foi um ótimo protagonista,
da docura à crueldade
a duvidosa questão que surge na cena que ele fica sentado no carro após levar a facada
Que confusão deve ter dado na cabeça da Irene naquela cena do elevador.
Ótimo filme!
O Ano Mais Violento
3.5 285Gostei mt do antagonismo da Anna e do Abel e mesmo assim formam um casal que dá certo e é possível acreditar nisso. Ambos estão excelentes, mas é claro o protagonista merece uma ressalva, que atuação incrível do Oscar em um grande personagem, que não foge das brigas comerciais, mas sempre lutando de maneira correta. E que final perfeito! Excelente filme, foi subestimado em 2014.
Cria Corvos
4.3 199 Assista AgoraVer O Espírito da Colmeia e Cria Corvos em um curto espaço de tempo foi uma grande experiência, especialmente por sentir uma grande intertextualidade entre os dois. Com suas diferenças de linguagem narrativa, temos Ana Torrent brilhando em ambos.
O Quarto Secreto
3.7 364Pqp, qual a dificuldade de colocar A Cara Oculta como título nacional? Parabéns pelos responsáveis pelo gigantesco spoiler.
Solaris
4.2 369 Assista AgoraPra assistir um filme desses tem que ter muita vontade msm, um mínimo clima filosófico pra conseguir aguentar um roteiro lentíssimo e significados difíceis de entender. No final das contas é possível compreender a ideia da obra, que ficam bem explicadas nos 30 minutos finais, muitos bons, boas falas e um grande final.
Talvez seja um filme feito para ser revisado (oq não me agradou aqui), especialmente pela primeira parte que de cara pouco diz oq significada, ficando um pouco mais claro na segunda. No final das contas todo esse tempo acaba sendo ofuscado pela importância enorme dos momentos finais, mesmo que seja possível após o final conseguir ligar a situação do astronauta do vídeo.
O resultado final para mim é decepcionante, foi chato, e retornando, apesar da qualidade final, o discurso não me encantou.
A Dupla Vida de Véronique
4.1 275 Assista AgoraBom perceber que a história está sendo contada através da luz e não das palavras. É o filme mais enigmático dele, só que a beleza das imagens faz vc sempre acreditar que está vendo algo com um significado grandioso e é essa beleza, especialmente das cores, verde, vermelha, amarela (inclusive dei uma paradinha pra pesquisar o significado dessas cores e a possível aplicação no enredo), que me faz querer ver esse filme outras vezes.
8½
4.3 409 Assista AgoraClássico, obra-prima, um dos melhores filmes de todos os tempos, concordo com todos os títulos. Essa metalinguagem tão singela e espiritual de um diretor cheio de sentimentos confusos. A brincadeira q o roteiro faz com a incompreensão da narrativa é divertidíssima e aparece em momentos precisos, o papel do crítico é importante. Os minutos iniciais mexeram comigo de uma maneira estranha, não sei explicar.
Me parece que na época o patrocínio aos filmes estava crescendo muitíssimo e a insegurança e até maior, insatisfação com o produtor com sua obra era visível.
Nenhum filme intencionalmente sensual vai conseguir criar uma harém com mulheres tão lindas e encantadoras. (Me identifico com ele quando apresenta as mulheres da sua infância, me recordo de ser cercado por elas e muitas eram lindíssimas).
Linda obra!
Garota Sombria Caminha Pela Noite
3.7 343 Assista AgoraMe rendo ao talento da Ana dirigindo, muito criativa e usando de uma belíssima fotografia. Cenas visualmente lindas, com todos os recursos utilizados, apesar de alguns momentos parecer até exagerado. Nunca vi filmes de vampiros.
Se vc se satisfaz com belas imagens, vá sem medo, é excelente. Agora se apenas isso não lhe é suficiente, é possível q se decepcione, o filme não tem história e isso me incomodou muito, ele vai como se nada fosse acontecer e realmente não acontece, procurei algum fundo na narrativa, algo q faça vc ter curiosidade com oq vem a seguir, mas não achei.
Sheila Vand foi ótima, todo cast foi mt bem.
Se esse é o modo com q os filmes de vampiros são conduzidos, inegavelmente é uma obra belíssima visualmente (close no olho do gato, maravilhoso, quem tem sabe q parece de vidro), clássico até pra quem analisa o gênero, também é raso em narrativa e significado.
Glória Feita de Sangue
4.4 448 Assista AgoraUma pergunta:
Quando o oficial puxa a bochecha do cara q ia ser morto, ele desperta, só q depois parece q ele perde a consciência de novo. Seria um erro de continuidade? Foi o momento mais cruel.
Elefante
3.6 1,2K Assista AgoraA direção do Gus foi imitada por Murali K. Thalluri, no filme 2h37. Tendo visto o segundo antes de Elefante, a direção e montagem não me surpreenderam, apesar dos méritos serem inteiramente do Gus. O ponto é em 2h37 os diferentes plano parecem construir um enredo mais poderoso, além de ao final, perceber que esse recurso foi realmente necessário para a narrativa. Em Elefante não vejo esse elemento fazer tamanha diferença, a não ser a de apresentar os personagens. Ainda vi exatamente depois de assistir Politécnica que é enormemente mais impactante, então ver Elefante foi um trabalho, aquele rodeio todo me cansou, como me cansou tbm 2h37 em alguns momentos, só que no final fui recompensando e entendi o objetivo do drama australiano.
Politécnica
4.0 197A cena que o sangue dele corre em direção ao poço parado de sangue da professora que ele tinha acabado de matar pôs fim na entropia de modo simbólico e é uma das interpretações para todo aquele ódio.
Vício Inerente
3.5 554 Assista AgoraO humor dá pra identificar e curtir com facilidade. O objetivo da trama é q não ficou muito claro, sem falar q me vi perdido algumas vezes durante a projeção. Mais um grande filme do PTA, a primeira vista oq menos gostei dos trabalhos deles, teria q ver novamente pra tentar captar a ideia do roteiro.
Respire
3.8 290 Assista AgoraOs cortes abruptos caíram muito bem, dão a impressão de rapidez na narrativa. Me surpreendi muito com a direção da Mélanie, dá pra ver q ela tem grande talento em duas coisas. Ótimas atuações, a história prende a atenção, mt bom.
Vá e Veja
4.5 755 Assista AgoraA primeira impressão foi maravilhosa, a segunda será ainda mais.
Dos filmes de guerra que já vi, esse aqui consegue ser oq os outros não são, correto, verdadeiro, verossímil, real, sério. A movimentação do personagem Florya permitida por esse roteiro que ao final percebesse que é maravilhoso, é inquestionavelmente aceitável, do surgimentos de novos personagens e seu desaparecimento total momento depois são retratos dessa confusão gerada pela guerra. Não sei quantos foram os dias da narrativa, acredito q no máximo três, e todo pôde ser mostrado.
A cena da vaca, da menina dançando em cima da caixa, as bombas explodindo e a terra voando, a cena do pântano, a surdez, a algazarra insuportável na sequência do incendeio, que direção fantástica.
Que direção fantástica.
O elemento que ele usaram para criticar Hitler foi genial, ai vem outra boa decisão do roteiro, conseguir mostrar a crueldade dos alemães e seu ditador sem ser piegas, sem muito falatório sobre isso, esse único elemento falou por si só.
Toda a minha sensação gira em torno da palavra verdade, me apoio no comentário de todos que dizem q esse é o ou um dos melhores filmes do gênero.
A Árvore da Vida
3.4 3,1K Assista AgoraA minha impressão é que já tinha visto esse filme antes, pelo menos as temáticas por ele abordados, porém, como muitos dizem, o diferencial qualidade artística e boa edição dinâmica de pequenas cenas. Desse modo, o ponto alto do filme foi justamente a sequência do criacionismo e evolucionismo, não sei bem o conceito correto, pela beleza das imagens.
Então vale mais da apreciação com valor artístico e autoral, do que propriamente do argumento que não me pareceu trazer nada novo.
Anticristo
3.5 2,2K Assista AgoraAcredito que seja necessário algum conhecimento em psicologia para que a ideia fique mais clara. É muito mais difícil do que Melancolia. Vai oq eu entendi.
Ela passou a acreditar no que diziam sobre as mulheres do século XVI, tomou para si que a natureza feminina era malvada, e ela era assim. Como foi visto a morte do filho teve um impacto devastador dela, pq é designado a mulher total amparo e cuidado com a prole. Apesar do Deffoe tbm ter sentido a morte do filho, foi muito menos intenso, pois ao homem não é tão cobrado essa responsabilidade. Posso fazer analogia com a ideia dos carvalhos, que derrubam várias sementes, mas ela sempre morrem. Tão como o homem, que tem a capacidade de gerar vários descendentes, mas é incumbido de cuidar deles, ele fica alheio às sementes que caem sobre ele.
O desejo carnal a controlava, tanto é que viu seu filho seguir para a janela e continuou com o pênis do Deffoe dentro dela. Então me pareceu ligado esse fato a ela ter cortado o clítoris, órgão com o único objetivo de proporcionar prazer (mais informações por mensagem). Em algum século maluco, eram cortados os clítoris das mulheres, o motivo dado pelos médicos era que causava histeria, epilepsia, loucura e ansiedade. Ainda afirmavam que a excitação sexual causavam desequilíbrio mental nas mulheres.
Soube dessas informações no filme Clítoris, Prazer Proibido. Lá uma mulher, presidente de uma organização relacionada ao que vou falar a seguir, teve seu clítoris cortado quando era criança pq ele era maior que o normal, antes disso ele vivia saudável, sem nenhum problema. Após isso ela passou a sentir muitas dores e no ato sexual, ela disse que tomava analgésico, não sentia nem prazer nem dor, depois disse no sexo era 95% dor e 5% prazer, Posso fazer analogia com os pedidos que a Charlotte fazia ao marido que lhe batesse enquanto faziam sexo.
Talvez as mulheres que surgiram no final do final sejam aquelas que morreram ao decorrer do século XVI, já que agora aquela que tomou pra si a mentira e se martirizava por isso já tinha morrido.
Em relação aos animais não consegui chegar a uma conclusão.
É clítoris ou clitóris?