Fotografia pesadíssima, doe na alma. Desde a primeira vez que vi, até hoje, continua tendo o mesmo poder de emocionar, belíssimo trabalho de fotografia, inesquecível.
Esperava bem mais. A história é contada do ponto de vista dos meninos e fica nesse jogo de quebra-cabeça impossível de solucionar que não me agradou. Apesar disso, gostei da visão do Bernardo, em um comentário um pouco abaixo e pode ter sido essa a intenção da Sofia. São 5 garotas, desenvolvem um pouquinho a Cecília, desenvolvem muito a Lux e as outras 3 não ganham a atenção que merecem. Então a forma que essa temática foi desenvolvida me pareceu bastante reducionista. Me vi comparando várias vezes com Mustang, filme indicado ao Oscar desse ano e o peso e as motivações das garotas estão lá o tempo inteiro, é algo q vc sente.
Vendo pela segunda vez, conseguiu ficar pior. Não dá pra levar o terceiro ato a sério, conveniências e mais conveniências do roteiro. Alguns diálogos são ridículos.
Vi a versão estendida e achei a história bem trabalhada faz sentido, é mais séria, sombria, mas diverti sim. A estética é muito bonita, a direção é boa, o Ben Affleck ta mt bem nos personagens, e o Henry Cavill mt bem como Superman. Infelizmente o Lex Luthor destoa completamente do tom do filme, é insuportável ver o Jesse Eisenberg atuando, ele é horrível. Gostaria de saber de pessoas que leem quadrinhos, se essa é a personalidade do Lex. Me lembro do Lex de Smallville e apesar de não assistir, sentia uma apreensão mt grande ao ver o semblante do personagem dado por aquele ator. Um bom filme, muito exagero as críticas q rolam por ai.
e aquele menino no final, quem é ele, o que quer dizer? Li uma análise abaixo bem interessante relativo a fé de Saul, na minha visão ele que quem afundou o plano por algo que não fazia sentido, nem por pode não ser seu filho, mas por já estar morto. "Você vai abandonar o mundo dos vivos pelo mundo dos mortos". Se o filme tem isso como crítica, acho tem mais força. Comentário do Hernane Souza é mt bom, se puderem, leiam.
Pra quem viu O Som ao Redor já percebeu o teor ácido do diretor em relação a classe média brasileira, na qual a temática está muito ligada ao grupo que apoiou o golpe, esse é um dos melhores filmes nacionais. Aquarius saiu na hora certa, é um serviço ao Brasil, o golpe descarado foi denunciado em Cannes, essa é a importância da cultura. Espero mais um excelente filme do Kleber.
Coesão e transição são os grandes defeitos desse filme e aquela sequência em documentário é absolutamente desnecessária e prejudicou a atmosfera do filme. É uma história bem brasileira, toca em pontos importantes, mas é algo que já foi debatido milhares de vezes, não tem força.
Após o final do filme, quando me sentia um tanto consternado por não entregar algo que merecesse tal reconhecimento, meus pensamentos encontram um significado para o filme.
Chegamos a este lugar sem saber de onde viemos e começamos a viver, com não somos imunes a ninguém, acabamos sofrendo por suas decisões. De um período feliz para um estado de desolação completa, derivada de todas as características do ser humano, boas e ruins.
Em meio a toda a tristeza, a desistência parece ser a única saída, o desejo de não mais estar aqui (vejo o suicídio nisso). E a partir desse desejo, ou ato confirmado e imutável, voltamos a algum lugar que nós dá o esquecimento completo da vida. A sequência final, com pedidos de perdão dos dois lados, mostra que a vida é muito mais que materialismo, convenções e prestígio, é a liberdade, por outro lado também mostra que pode haver uma saída, porque a dor, a tristeza, as intenções, os erros são partes da vida que precisam ser compreendidas e superadas.
Um filme que transita ente a alegria e a tristeza e se encerra na triste e prematura despedida.
Não consigo avaliar os dois filmes separadamente, o Vol. I seria o primeiro ato e termina justamente quando inicia o conflito. Vi os dois filmes em sequência, o roteiro caminha sem problemas, na primeira parte tudo é mt bem apresentado e o início do segundo é promissor. Do meio pro final do Vol.2 comecei a me perguntar do que realmente aquele filme tratava. Sexualidade, moralismo, repressão, vício tudo isso é bem claro, regado de diálogos expositivos, que o Lars não costuma fazer, me fez sentir carência de significado. Anticristo, do próprio Lars, fala da mulher, sexualidade e gravidez (algo próximo da conclusão do Seligman sobre a história da Joe) de maneira muito mais poética, metafórica e aterrorizante, sem falar no drama que é muito mais profundo e imersivo. To pensando se o Lars não fez 5h de filme só pra dizer isso no final:
Os homens fingem interesse pelas mulheres, muitas vezes enquanto estão vulneráveis, para depois poderem se aproveitar. A última frase do Seligman mostra toda a insensibilidade e malvadeza que um ser humano pode ter. Isso também leva a atual questão de vestimentas e estupros. Deixando aqui registrado o pensamento da Joe sobre a pedofilia reprimida por toda a vida, que merecia uma medalha. O melhor momento do filme, oq contrasta com o ato do Seligman.
É um filme extremamente verborrágico, autoexplicativo, com uma das principais temáticas já tratadas de modo muito superior pelo diretor e com um final engraçado.
Senti algo quando eles chegaram em Machu Picchu, acho q foi nostalgia tbm. Além disso, uma raiva imensa dos espanhóis e portugueses e sua prepotência inerente. Pensei, pensei no que todo nosso continente seria sem eles. E o discurso de aniversário do Ernesto foi lindo, temos tanto em comum e estamos tão distantes. A maioria dos brasileiros não se sentem latinos.
Mais um filme que desperta em mim um sentimento fervilhante de liberdade.
Por que, Senhor? Por que permite a vida desse monstro. Um homem marcado para receber a desgraça, poderia ele sobreviver?
Leviatã demonstra com todo a força o poderio das instituições socias e como essa autoridade é extremamente nociva aos cidadãos comuns em muitos casos. Estamos no BRICS, essa narrativa não está longe de nós. O homem comum, trabalhador, honesto atordoado com as pancadas dadas por quem deveria lhe proteger. O Estado intimida.
O início do filme é promissor, estamos crentes numa reviravolta jurídica que dará direito ao Kolya por sua casa, e aí vai um dos méritos do filme, essa otimismo inicial se dissolve numa tragédia inescrupulosa. Um fotografia apocalíptica acompanha todo o filme, não sei se conseguiria terminá-lo se o tom dos minutos iniciais permanecesse até o final.
Outro ponto interessante são os monólogos do Estado que não sabe dialogar, apenas ordenar e o homem comum sequer tem voz (palmas para aquela atriz q fala tão rápido). Em outros tempos esse filme seria colocado na geladeira e o diretor exilado, no mínimo. A crítica é feroz.
Mas o Estado tem um chefe, quem diria, e muito vaidoso por sinal. Eis que surge mais um monólogo, saindo da boca daquilo que supostamente seria o provedor de todos os bens da humanidade, é justamente isso que manipula toda a ordem. É nesse momento que surge um plot twist inacreditável, que quem não estiver atordoado com o destino do Kolya é bem capaz de cair na gargalhada, pois é uma belíssima piada, de extremo mau gosto, é claro.
O homem foi aniquilado e pelo bem de quê. O gerador dessa desgraça individual poderia ser também o motivador do caos coletivo, ou é. Religião e Estado formam aqui um cartel, perigosíssimo e impenetrável. São o monstro Leviatã. Leviatã é um filme trágico, que leva o espectador a sentir na pele as injustiças terrenas, e divinas também.
O Adam McKay foi brilhante aqui, não é fácil falar de economia, mas o roteiro consegue brincar com essa dificuldade, procurando facilitar o entendimento (a ideia das participações especiais foi brilhante) e ainda tem uma sacada muito boa ao dizer ao espectador o motivo de se fazer tão complicado. Estilo documentário, dá ao filme uma sensação de rapidez e iminência. Elenco muito grande e forte (já na primeira cena me perguntei se o Bale havia sido indicado, Ryan Gosling e Steve Carell tbm mt bem), é um dos fatores que fazem A Grande Aposta ser um filme estiloso, direção, roteiro e edição, esse último de fundamental importância, são os outros. É um filme legal de assistir, prende a atenção e quem vê em casa pode sempre ir voltando as cenas de explicação, oq ajuda bastante. Meu preferido dentre os indicados ao Oscar na categoria de melhor filme.
As patologias do amor. A história da corda é disparada a mais profunda, muito triste, já q as demais não tem o msm impacto, apesar de achar a segunda bem bonita e a terceira bastante radical, desejei um filme inteiro dedicado ao casal inicial.
O Julgamento de Viviane Amsalem
4.3 83Impecável.
O Cavalo de Turim
4.2 211Intenso como nenhum outro.
Zootopia: Essa Cidade é o Bicho
4.2 1,5K Assista AgoraRi durante toda a cena das preguiças, mt bem feita, sensacional.
A.I. Inteligência Artificial
3.9 2,0K Assista AgoraFotografia pesadíssima, doe na alma. Desde a primeira vez que vi, até hoje, continua tendo o mesmo poder de emocionar, belíssimo trabalho de fotografia, inesquecível.
As Virgens Suicidas
3.8 1,4K Assista AgoraEsperava bem mais. A história é contada do ponto de vista dos meninos e fica nesse jogo de quebra-cabeça impossível de solucionar que não me agradou. Apesar disso, gostei da visão do Bernardo, em um comentário um pouco abaixo e pode ter sido essa a intenção da Sofia. São 5 garotas, desenvolvem um pouquinho a Cecília, desenvolvem muito a Lux e as outras 3 não ganham a atenção que merecem. Então a forma que essa temática foi desenvolvida me pareceu bastante reducionista.
Me vi comparando várias vezes com Mustang, filme indicado ao Oscar desse ano e o peso e as motivações das garotas estão lá o tempo inteiro, é algo q vc sente.
Victoria
3.8 248 Assista AgoraAs curiosidade que leio sobre esse filme só o engrandecem. Incrível oq fizeram. Muito realista.
Interestelar
4.3 5,7K Assista AgoraVendo pela segunda vez, conseguiu ficar pior. Não dá pra levar o terceiro ato a sério, conveniências e mais conveniências do roteiro. Alguns diálogos são ridículos.
Eraserhead
3.9 922 Assista AgoraLi algumas teorias, mas acho q quem entrou na vibe do filme, a loucura dele é melhor que qualquer explicação.
Eraserhead
3.9 922 Assista AgoraQue loucura.
Batman vs Superman - A Origem da Justiça
3.4 5,0K Assista AgoraVi a versão estendida e achei a história bem trabalhada faz sentido, é mais séria, sombria, mas diverti sim. A estética é muito bonita, a direção é boa, o Ben Affleck ta mt bem nos personagens, e o Henry Cavill mt bem como Superman. Infelizmente o Lex Luthor destoa completamente do tom do filme, é insuportável ver o Jesse Eisenberg atuando, ele é horrível. Gostaria de saber de pessoas que leem quadrinhos, se essa é a personalidade do Lex. Me lembro do Lex de Smallville e apesar de não assistir, sentia uma apreensão mt grande ao ver o semblante do personagem dado por aquele ator.
Um bom filme, muito exagero as críticas q rolam por ai.
O Filho de Saul
3.7 254 Assista AgoraPergunta:
e aquele menino no final, quem é ele, o que quer dizer?
Li uma análise abaixo bem interessante relativo a fé de Saul, na minha visão ele que quem afundou o plano por algo que não fazia sentido, nem por pode não ser seu filho, mas por já estar morto. "Você vai abandonar o mundo dos vivos pelo mundo dos mortos". Se o filme tem isso como crítica, acho tem mais força.
Comentário do Hernane Souza é mt bom, se puderem, leiam.
Chinatown
4.1 635 Assista AgoraTive a sensação de um filme sem atos e baixos, o que seria bom, se Chinatown tivesse momentos altos. Vai ali na mediana do início ao fim.
Memórias de um Assassino
4.2 366 Assista AgoraFica a dica desse vídeo que mostra a qualidade espetacular da composição visual na comunicação dos personagens.
https://vimeo.com/149936243
A Marca da Maldade
4.1 221 Assista AgoraDireção riquíssima.
Aquarius
4.2 1,9K Assista AgoraPra quem viu O Som ao Redor já percebeu o teor ácido do diretor em relação a classe média brasileira, na qual a temática está muito ligada ao grupo que apoiou o golpe, esse é um dos melhores filmes nacionais. Aquarius saiu na hora certa, é um serviço ao Brasil, o golpe descarado foi denunciado em Cannes, essa é a importância da cultura. Espero mais um excelente filme do Kleber.
O Menino e o Mundo
4.3 735 Assista AgoraCoesão e transição são os grandes defeitos desse filme e aquela sequência em documentário é absolutamente desnecessária e prejudicou a atmosfera do filme. É uma história bem brasileira, toca em pontos importantes, mas é algo que já foi debatido milhares de vezes, não tem força.
O Quarto de Jack
4.4 3,3K Assista AgoraPrimeira parte boa, na segunda parte o diretor não encontra o tom e o drama não consegue ser tocante.
O Conto da Princesa Kaguya
4.4 802 Assista AgoraApós o final do filme, quando me sentia um tanto consternado por não entregar algo que merecesse tal reconhecimento, meus pensamentos encontram um significado para o filme.
Chegamos a este lugar sem saber de onde viemos e começamos a viver, com não somos imunes a ninguém, acabamos sofrendo por suas decisões. De um período feliz para um estado de desolação completa, derivada de todas as características do ser humano, boas e ruins.
Em meio a toda a tristeza, a desistência parece ser a única saída, o desejo de não mais estar aqui (vejo o suicídio nisso). E a partir desse desejo, ou ato confirmado e imutável, voltamos a algum lugar que nós dá o esquecimento completo da vida. A sequência final, com pedidos de perdão dos dois lados, mostra que a vida é muito mais que materialismo, convenções e prestígio, é a liberdade, por outro lado também mostra que pode haver uma saída, porque a dor, a tristeza, as intenções, os erros são partes da vida que precisam ser compreendidas e superadas.
Um filme que transita ente a alegria e a tristeza e se encerra na triste e prematura despedida.
Ninfomaníaca: Volume 2
3.6 1,6K Assista AgoraNão consigo avaliar os dois filmes separadamente, o Vol. I seria o primeiro ato e termina justamente quando inicia o conflito.
Vi os dois filmes em sequência, o roteiro caminha sem problemas, na primeira parte tudo é mt bem apresentado e o início do segundo é promissor. Do meio pro final do Vol.2 comecei a me perguntar do que realmente aquele filme tratava. Sexualidade, moralismo, repressão, vício tudo isso é bem claro, regado de diálogos expositivos, que o Lars não costuma fazer, me fez sentir carência de significado. Anticristo, do próprio Lars, fala da mulher, sexualidade e gravidez (algo próximo da conclusão do Seligman sobre a história da Joe) de maneira muito mais poética, metafórica e aterrorizante, sem falar no drama que é muito mais profundo e imersivo.
To pensando se o Lars não fez 5h de filme só pra dizer isso no final:
Os homens fingem interesse pelas mulheres, muitas vezes enquanto estão vulneráveis, para depois poderem se aproveitar. A última frase do Seligman mostra toda a insensibilidade e malvadeza que um ser humano pode ter. Isso também leva a atual questão de vestimentas e estupros. Deixando aqui registrado o pensamento da Joe sobre a pedofilia reprimida por toda a vida, que merecia uma medalha. O melhor momento do filme, oq contrasta com o ato do Seligman.
É um filme extremamente verborrágico, autoexplicativo, com uma das principais temáticas já tratadas de modo muito superior pelo diretor e com um final engraçado.
Diários de Motocicleta
3.9 827Soy loco por ti, América;
Soy loco por ti de amores...
Senti algo quando eles chegaram em Machu Picchu, acho q foi nostalgia tbm. Além disso, uma raiva imensa dos espanhóis e portugueses e sua prepotência inerente. Pensei, pensei no que todo nosso continente seria sem eles. E o discurso de aniversário do Ernesto foi lindo, temos tanto em comum e estamos tão distantes. A maioria dos brasileiros não se sentem latinos.
Mais um filme que desperta em mim um sentimento fervilhante de liberdade.
Leviatã
3.8 299Por que, Senhor? Por que permite a vida desse monstro.
Um homem marcado para receber a desgraça, poderia ele sobreviver?
Leviatã demonstra com todo a força o poderio das instituições socias e como essa autoridade é extremamente nociva aos cidadãos comuns em muitos casos. Estamos no BRICS, essa narrativa não está longe de nós. O homem comum, trabalhador, honesto atordoado com as pancadas dadas por quem deveria lhe proteger. O Estado intimida.
O início do filme é promissor, estamos crentes numa reviravolta jurídica que dará direito ao Kolya por sua casa, e aí vai um dos méritos do filme, essa otimismo inicial se dissolve numa tragédia inescrupulosa. Um fotografia apocalíptica acompanha todo o filme, não sei se conseguiria terminá-lo se o tom dos minutos iniciais permanecesse até o final.
Outro ponto interessante são os monólogos do Estado que não sabe dialogar, apenas ordenar e o homem comum sequer tem voz (palmas para aquela atriz q fala tão rápido). Em outros tempos esse filme seria colocado na geladeira e o diretor exilado, no mínimo. A crítica é feroz.
Mas o Estado tem um chefe, quem diria, e muito vaidoso por sinal. Eis que surge mais um monólogo, saindo da boca daquilo que supostamente seria o provedor de todos os bens da humanidade, é justamente isso que manipula toda a ordem. É nesse momento que surge um plot twist inacreditável, que quem não estiver atordoado com o destino do Kolya é bem capaz de cair na gargalhada, pois é uma belíssima piada, de extremo mau gosto, é claro.
O homem foi aniquilado e pelo bem de quê. O gerador dessa desgraça individual poderia ser também o motivador do caos coletivo, ou é.
Religião e Estado formam aqui um cartel, perigosíssimo e impenetrável. São o monstro Leviatã.
Leviatã é um filme trágico, que leva o espectador a sentir na pele as injustiças terrenas, e divinas também.
Timbuktu
3.8 134 Assista AgoraEsperava um filme mais extremista. As cenas mais bonitas funcionam melhor sozinhas do que em conjunto. A cena final é maravilhosa.
A Grande Aposta
3.7 1,3KO Adam McKay foi brilhante aqui, não é fácil falar de economia, mas o roteiro consegue brincar com essa dificuldade, procurando facilitar o entendimento (a ideia das participações especiais foi brilhante) e ainda tem uma sacada muito boa ao dizer ao espectador o motivo de se fazer tão complicado.
Estilo documentário, dá ao filme uma sensação de rapidez e iminência. Elenco muito grande e forte (já na primeira cena me perguntei se o Bale havia sido indicado, Ryan Gosling e Steve Carell tbm mt bem), é um dos fatores que fazem A Grande Aposta ser um filme estiloso, direção, roteiro e edição, esse último de fundamental importância, são os outros.
É um filme legal de assistir, prende a atenção e quem vê em casa pode sempre ir voltando as cenas de explicação, oq ajuda bastante.
Meu preferido dentre os indicados ao Oscar na categoria de melhor filme.
Deixando registrado essa frase pra vc msm (eu).
No fundo do coração todos esperam o fim do mundo.
Dolls
4.2 119As patologias do amor. A história da corda é disparada a mais profunda, muito triste, já q as demais não tem o msm impacto, apesar de achar a segunda bem bonita e a terceira bastante radical, desejei um filme inteiro dedicado ao casal inicial.