esse filme aborda tanto tema que merecia um livro, um daqueles quadros explicativos de museu ou um manual. pelo amor. e tu achando que na suécia tava tudo massa.
eu apostaria que esse filme ainda se tornará um clássico (apesar de eu ter dormido mais de 3 vezes vendo ele). acho que o filme seria mais convincente e interessante se trocassem os papéis e dessem o padre principal pro adam driver.
3 observações: 1) um event horizon sem gore 2) me impressiona como os roteiristas de rick and morty conseguem fazer em 20 e poucos minutos o que essa galera não consegue fazer com 1h40 com o tema de viagem interdimensional 3) pelo amor de deus, a netflix destrói nas séries e não acerta UM filme... Ps.: okjay (filme do porco) é ruim pra caramba,
um clássico instantâneo para a millenialzada! <3 a estória de um boy de 17, super blazé, que leu tudo e não viveu nada, e cai de paraquedas no seu colo um revival do marinheiro lindo, solto e massagista, de quebra, rola ainda um sufjan stevens, do nada, quebrando todo o clima dos 80 e dizendo: sim, galera, é pra vocês esse filme! <3
me impressionei com a criatividade das cenas assustadores, todas elas bem elaboradas e jogando muito bem com a classificação etária (vide a cena do boeiro no início). eu acho que é esse recurso gráfico, essa imagens bem desenhadas de terror que são a intensão principal do filme, mais do que os sustos em si. por outro lado, o filme não acerta muito no tempo dos jump scares, apesar de, como dito acima, não me parecer a intensão do filme. entretanto, há uma ótima cena de susto e jogo com a tensão do espectador:
a cena em que Beverly é perseguida até o banheiro pelo pai, acerta-o e, mesmo assim, é capturada por Pennywise é genial!
eu acho que o número de piadas no roteiro atrapalhou um pouco o desenvolvimento dos personagens. o grupo é grande e alguns elementos deles são apresentados apressadamente e/ou pouco resolvidos ao final da película. mas, tendo em vista o tamanho da fonte do roteiro, achei o trabalho competente para um filme de duas horas.
no mais, espero que esse filme abra caminhos para uma nova safra de terror criativo e fantasioso.
Assisti a esse filme já faz quatro dias e ainda tenho pensado bastante nele. Do título, passando pelo cartaz e com o conjunto de cenas que a película traz, o filme me impactou bastante e fico um pouco triste de ver sua nota decrescendo gradativamente aqui no filmow.
Vi uns videos e matérias sobre o filme e parece que a intenção do diretor era realmente deixar algumas coisas em aberto. É a intenção do filme que fiquemos tão aflitos, confusos e tensionados como os personagens, e acredito que essa é a grande graça do filme, o que mantem seu suspense até as últimas cenas, e, meus amigos, que cenas fecham esse filme!!!. Nós só sabemos o que os personagens sabem, e isso é incrível e corajoso da parte da composição do filme!
No entanto, algumas explicações e possíveis leituras têm me vindo e gostaria de compartilhar, tanto para aqueles que acharam o filme muito solto, quanto para aqueles que queiram discutir a respeito. Lá vai um longo comentário com spoilers.
1) A doença. Há uma longa exposição detalhada do quadro "O triunfo da morte" de Pieter Brugel, do século XVI. Tal quadro é um retrato dos efeitos da peste negra na Europa medieval e das demais crises que assolavam a sociedade européia na época. Pode-se entender que a doença que assola o filme é uma variação, ou uma forma de peste bubônica que, dessa vez, colapsou por completo as estruturas sociais, levando ao fim das leis, da polícia e etc. Deixando as pessoas como em um "mundo sem lei". A possível forma de contaminação, dentro do filme, talvez seja a água. Will justifica sua busca como motivada pela busca de água e vemos a família de Paul com um sistema de filtragem de água "suja" em uma cena. O trailer engana nesse aspecto e é aqui que o filme começa uma relação com nossa imaginação. A doença não necessariamente produz zumbis! O trailer passa essa ideia mas, pode ser que alguém infectado fique violento, ou não. Pode tratar-se apenas de uma doença extremamente infecciosa e mortal. Isso (uma certa bestialidade da doença) nunca fica estabelecido no filme!
2) Will está mentindo? Bom, há quatro cenas chaves a respeito da relação de confiança entre Paul e Will. Em nenhuma delas temos a certeza, e nem Paul tem, de que Will está falando a verdade! Isso aumenta a tensão até o final do filme. São elas: O primeiro interrogatório, com Will amarrado na árvore. Logo depois do tiroteio na floresta, quando Will afirma não conhecer os atiradores, mas exita em matar um deles. A incrível conversa no escritório quando Will comenta ser filho único, contradizendo a primeira conversa e alimentando a suspeita em Paul (torta de climão). Por fim, quando Will não deixa que Paul veja os olhos de Andrew, para confirmar se este está contaminado pela doença. É essa relação de confiança e desconfiança, esse não saber se Will está mentindo, que faz com que o final do filme seja tão, tão, tão trágico!
3) A ordem das infecções no final do filme. Bom, sabemos que Stanley (o cachorro) morre, que Andrew apareceu no meio da noite no quarto do avô, e que Travis está infectado no final de tudo. Aqui é preciso especular bastante. Mas, vejo uma possibilidade que amarra bastante coisa. Primeiramente, é interessante pensar que, apesar de os sintomas físicos da doença serem visíveis depois de um certo tempo (acho que no dorso das mãos e nos olhos) pode ser que a doença contamine o hospedeiro mas não se manifeste fisicamente, mas, cause alucinações, insônia, inquietações psíquicas e insônia (o que tem uma relação especial com o título do filme). Logo depois da morte do avô, vemos Travis abraçado com Stanley, o cachorro do avô. Minha hipótese é a de que o cachorro está contaminado e transmite a doença para Travis. A sequência de sonhos e inquietações noturnas de Travis já seriam manifestações da doença. Quando Stanley late para a floresta, pode ser uma alucinação. Quando Travis o persegue, ele ouve sons altos que também podem ser alucinações (lembro que é só ele quem os ouve, posso estar enganado). Stanley foge e, ou ele mesmo volta para casa e morre em decorrência do doença, ou Travis, sonâmbulo , vai procurar Stanley na floresta, encontra-o e o mata. De qualquer forma, seria como sonâmbulo que Travis abre a porta vermelha. Nisso, Andrew já teria se contaminado através de Travis, vemos Travis entregando coisas suas para Andrew colorir e brincar. Andrew, também sonâmbulo, chegaria ao quarto do avô (referência ao primeiro infectado e morto do filme). Travis o leva para a cama dos pais e repara na porta aberta. Instaura-se um interrogatório sobre quem abriu a porta. As famílias se suspeitam mutuamente e o resto é história. Mesmo assim, pode ser que os olhos de Andrew revelassem a doença ou não, isso não fica estabelecido para nós, pois os olhos da criança estão sempre cobertos pela mãe.
4) O final e o título. Mais uma vez, que final... Não via um final assim desde aquele clássico da amargura que é "O nevoeiro". Bom, há uma diferença do tamanho da tela nas sequencias de sonho de Travis, a tela fica mais estreita sempre que Travis sonha. Diante do conflito final entre as famílias e suas repercussões, a tela ganha um terceiro formato, ainda mais achatado, dando a entender que os priores pesadelos de Travis estariam acontecendo ali, na vida real, numa transposição de qualquer valor humano restante naquela família. Travis, então, cai doente e recebe da mãe as mesmas palavras que essa disse para seu avô antes de morrer, dando a entender que ele está morrendo e será assassinado pelos pais e enterrado. Só que, dessa vez a mãe não usa máscara, não evita a infecção. A cena final nos mostra Paul e Sarah, após terem matado Travis, a esperarem a morte pela infecção. Não deram conta de continuar vivos depois de assassinarem toda uma família e ainda matarem sua prole. Toda a vida humana deles se esvaiu e só resta esperar sem esperanças. Eis que o título aparece "It comes at night" que seria melhor traduzido como "Algo vem à noite", podendo esse "It" esse "algo" ser entendido como os sonhos, o sonambulismo, a desconfiança nos outros seres humanos.
É um filme mais arrastado, mas que prende muito como um suspense psicológico e que ganha dimensões de horror na sua conclusão! Para mim, tá lado a lado com "A bruxa"; "Babadook" e "Corra!". Outras aproximações cinematográficas que me chegam são "The rover - a caçada" e "Sob a pele".
A única coisa que me impediu de imergir mais na trama foi a falta de construção da motivação do assassino. Difícil entender por quê ele enrola e fica vigiando a casa se seu único objetivo manifesto é assustá-la até ela querer estar morta.
The Square - A Arte da Discórdia
3.6 318 Assista Agoraesse filme aborda tanto tema que merecia um livro, um daqueles quadros explicativos de museu ou um manual. pelo amor. e tu achando que na suécia tava tudo massa.
Silêncio
3.8 576eu apostaria que esse filme ainda se tornará um clássico (apesar de eu ter dormido mais de 3 vezes vendo ele).
acho que o filme seria mais convincente e interessante se trocassem os papéis e dessem o padre principal pro adam driver.
O Paradoxo Cloverfield
2.7 780 Assista Agora3 observações:
1) um event horizon sem gore
2) me impressiona como os roteiristas de rick and morty conseguem fazer em 20 e poucos minutos o que essa galera não consegue fazer com 1h40 com o tema de viagem interdimensional
3) pelo amor de deus, a netflix destrói nas séries e não acerta UM filme...
Ps.: okjay (filme do porco) é ruim pra caramba,
A Forma da Água
3.9 2,7Ktipo um amelie poulain encontra o free willy.
sério, não entendi o hype desse filme.
Três Anúncios Para um Crime
4.2 2,0K Assista Agoraé tipo se os irmãos coen e o tarantino tivessem um filho lindo.
Me Chame Pelo Seu Nome
4.1 2,6K Assista Agoraum clássico instantâneo para a millenialzada! <3
a estória de um boy de 17, super blazé, que leu tudo e não viveu nada, e cai de paraquedas no seu colo um revival do marinheiro lindo, solto e massagista,
de quebra, rola ainda um sufjan stevens, do nada, quebrando todo o clima dos 80 e dizendo: sim, galera, é pra vocês esse filme! <3
o final até que é interessante!
Lady Bird: A Hora de Voar
3.8 2,1K Assista Agoraé bem bobinho e white people problems mas,
tão honesto que emociona.
Bom Comportamento
3.8 392Robert Pettinson é um anti-herói com o super poder da malandragem.
O Exorcista
4.1 2,3K Assista Agorasopa de ervilha.
Thor: Ragnarok
3.7 1,9K Assista AgoraTaika! <3
salvou o Thor que só tinha filme chato.
Rubber
3.2 307 Assista Agoraansioso pela sequência!
ps.: se fosse escrito mais recentemente, com certeza ia ter um maluco perguntando "tem no netflix?".
O Castelo de Vidro
3.8 269 Assista Agoraque romantização e passassão de pano absurdas, mano.
juro que fiquei chateado ao longo de todo o filme com a forma como as coisas eram mostradas.
Mãe!
4.0 3,9K Assista Agorae quem é o smilingüido?!
Locke
3.5 444 Assista Agorao filme chato mais legal que eu já vi.
tom hardy é demais, pelor amor de deus.
não deixem de assistir "Bronson" caso curtam o ator.
It: A Coisa
3.9 3,0K Assista Agoraótimo filme de Terror!
me impressionei com a criatividade das cenas assustadores, todas elas bem elaboradas e jogando muito bem com a classificação etária (vide a cena do boeiro no início). eu acho que é esse recurso gráfico, essa imagens bem desenhadas de terror que são a intensão principal do filme, mais do que os sustos em si. por outro lado, o filme não acerta muito no tempo dos jump scares, apesar de, como dito acima, não me parecer a intensão do filme. entretanto, há uma ótima cena de susto e jogo com a tensão do espectador:
a cena em que Beverly é perseguida até o banheiro pelo pai, acerta-o e, mesmo assim, é capturada por Pennywise é genial!
eu acho que o número de piadas no roteiro atrapalhou um pouco o desenvolvimento dos personagens. o grupo é grande e alguns elementos deles são apresentados apressadamente e/ou pouco resolvidos ao final da película. mas, tendo em vista o tamanho da fonte do roteiro, achei o trabalho competente para um filme de duas horas.
no mais, espero que esse filme abra caminhos para uma nova safra de terror criativo e fantasioso.
O Clã
3.7 198 Assista Agoracarajo...
Corações Famintos
3.6 74gente do céu, começa uma comédia romântica e descambaleia para um lars von trier
vale muito assistir pelas atuações de adam driver e alba rohwacher, além da crueza com que os temas são abordados.
Dunkirk
3.8 2,0K Assista Agoraacho que o Nolan não acredita em emoções, na moral.
um filme sobre o Brexist.
Um Corpo que Cai
4.2 1,3K Assista Agoramaluco, isso, na época, deve ter explodido umas cabeças!
fora que é difícil não se apaixonar pela são francisco retratada por hitchcock!
Ao Cair da Noite
3.1 976 Assista AgoraAssisti a esse filme já faz quatro dias e ainda tenho pensado bastante nele. Do título, passando pelo cartaz e com o conjunto de cenas que a película traz, o filme me impactou bastante e fico um pouco triste de ver sua nota decrescendo gradativamente aqui no filmow.
Vi uns videos e matérias sobre o filme e parece que a intenção do diretor era realmente deixar algumas coisas em aberto. É a intenção do filme que fiquemos tão aflitos, confusos e tensionados como os personagens, e acredito que essa é a grande graça do filme, o que mantem seu suspense até as últimas cenas, e, meus amigos, que cenas fecham esse filme!!!. Nós só sabemos o que os personagens sabem, e isso é incrível e corajoso da parte da composição do filme!
No entanto, algumas explicações e possíveis leituras têm me vindo e gostaria de compartilhar, tanto para aqueles que acharam o filme muito solto, quanto para aqueles que queiram discutir a respeito. Lá vai um longo comentário com spoilers.
1) A doença. Há uma longa exposição detalhada do quadro "O triunfo da morte" de Pieter Brugel, do século XVI. Tal quadro é um retrato dos efeitos da peste negra na Europa medieval e das demais crises que assolavam a sociedade européia na época. Pode-se entender que a doença que assola o filme é uma variação, ou uma forma de peste bubônica que, dessa vez, colapsou por completo as estruturas sociais, levando ao fim das leis, da polícia e etc. Deixando as pessoas como em um "mundo sem lei". A possível forma de contaminação, dentro do filme, talvez seja a água. Will justifica sua busca como motivada pela busca de água e vemos a família de Paul com um sistema de filtragem de água "suja" em uma cena. O trailer engana nesse aspecto e é aqui que o filme começa uma relação com nossa imaginação. A doença não necessariamente produz zumbis! O trailer passa essa ideia mas, pode ser que alguém infectado fique violento, ou não. Pode tratar-se apenas de uma doença extremamente infecciosa e mortal. Isso (uma certa bestialidade da doença) nunca fica estabelecido no filme!
2) Will está mentindo? Bom, há quatro cenas chaves a respeito da relação de confiança entre Paul e Will. Em nenhuma delas temos a certeza, e nem Paul tem, de que Will está falando a verdade! Isso aumenta a tensão até o final do filme. São elas: O primeiro interrogatório, com Will amarrado na árvore. Logo depois do tiroteio na floresta, quando Will afirma não conhecer os atiradores, mas exita em matar um deles. A incrível conversa no escritório quando Will comenta ser filho único, contradizendo a primeira conversa e alimentando a suspeita em Paul (torta de climão). Por fim, quando Will não deixa que Paul veja os olhos de Andrew, para confirmar se este está contaminado pela doença. É essa relação de confiança e desconfiança, esse não saber se Will está mentindo, que faz com que o final do filme seja tão, tão, tão trágico!
3) A ordem das infecções no final do filme. Bom, sabemos que Stanley (o cachorro)
morre, que Andrew apareceu no meio da noite no quarto do avô, e que Travis está infectado no final de tudo. Aqui é preciso especular bastante. Mas, vejo uma possibilidade que amarra bastante coisa. Primeiramente, é interessante pensar que, apesar de os sintomas físicos da doença serem visíveis depois de um certo tempo (acho que no dorso das mãos e nos olhos) pode ser que a doença contamine o hospedeiro mas não se manifeste fisicamente, mas, cause alucinações, insônia, inquietações psíquicas e insônia (o que tem uma relação especial com o título do filme). Logo depois da morte do avô, vemos Travis abraçado com Stanley, o cachorro do avô. Minha hipótese é a de que o cachorro está contaminado e transmite a doença para Travis. A sequência de sonhos e inquietações noturnas de Travis já seriam manifestações da doença. Quando Stanley late para a floresta, pode ser uma alucinação. Quando Travis o persegue, ele ouve sons altos que também podem ser alucinações (lembro que é só ele quem os ouve, posso estar enganado). Stanley foge e, ou ele mesmo volta para casa e morre em decorrência do doença, ou Travis, sonâmbulo , vai procurar Stanley na floresta, encontra-o e o mata. De qualquer forma, seria como sonâmbulo que Travis abre a porta vermelha. Nisso, Andrew já teria se contaminado através de Travis, vemos Travis entregando coisas suas para Andrew colorir e brincar.
Andrew, também sonâmbulo, chegaria ao quarto do avô (referência ao primeiro infectado e morto do filme). Travis o leva para a cama dos pais e repara na porta aberta.
Instaura-se um interrogatório sobre quem abriu a porta. As famílias se suspeitam mutuamente e o resto é história. Mesmo assim, pode ser que os olhos de Andrew revelassem a doença ou não, isso não fica estabelecido para nós, pois os olhos da criança estão sempre cobertos pela mãe.
4) O final e o título. Mais uma vez, que final... Não via um final assim desde aquele clássico da amargura que é "O nevoeiro". Bom, há uma diferença do tamanho da tela nas sequencias de sonho de Travis, a tela fica mais estreita sempre que Travis sonha. Diante do conflito final entre as famílias e suas repercussões, a tela ganha um terceiro formato, ainda mais achatado, dando a entender que os priores pesadelos de Travis estariam acontecendo ali, na vida real, numa transposição de qualquer valor humano restante naquela família. Travis, então, cai doente e recebe da mãe as mesmas palavras que essa disse para seu avô antes de morrer, dando a entender que ele está morrendo e será assassinado pelos pais e enterrado. Só que, dessa vez a mãe não usa máscara, não evita a infecção. A cena final nos mostra Paul e Sarah, após terem matado Travis, a esperarem a morte pela infecção. Não deram conta de continuar vivos depois de assassinarem toda uma família e ainda matarem sua prole. Toda a vida humana deles se esvaiu e só resta esperar sem esperanças. Eis que o título aparece "It comes at night" que seria melhor traduzido como "Algo vem à noite", podendo esse "It" esse "algo" ser entendido como os sonhos, o sonambulismo, a desconfiança nos outros seres humanos.
É um filme mais arrastado, mas que prende muito como um suspense psicológico e que ganha dimensões de horror na sua conclusão! Para mim, tá lado a lado com "A bruxa"; "Babadook" e "Corra!". Outras aproximações cinematográficas que me chegam são "The rover - a caçada" e "Sob a pele".
Blueberry: Desejo de Vingança
2.8 21um filme cheio de recursos (belos efeitos especiais e planos longos da paisagem), mas com uma montagem tão ruim que joga tudo no lixo.
Hush: A Morte Ouve
3.5 1,5KMerece aplausos só pelo fato de todos os personagens serem inteligentes, o que é raro nesse sub-gênero do terror. Um filme dinâmico e que prende bem.
A única coisa que me impediu de imergir mais na trama foi a falta de construção da motivação do assassino. Difícil entender por quê ele enrola e fica vigiando a casa se seu único objetivo manifesto é assustá-la até ela querer estar morta.
Rock n' Roll: Por Trás da Fama
3.1 33mais besta e desnecessariamente longo que filme indiano.
Frank
3.7 596 Assista Agorai love you all!
(que final, que final!)