Nascimento: 14 de Fevereiro de 1932 (93 years)
Estocolmo - Suécia
Harriet Andersson, é uma atriz sueca.
É mais conhecida fora da Suécia por fazer parte do elenco de muitos dos filmes de Ingmar Bergman.
Trabalhava como ascensorista em Malmo na década de 1950, quando conheceu o realizador Ingmar Bergman, com quem se envolveu romanticamente.
Bergman concebeu o filme Mónica e o Desejo (Sommaren med Monika; 1953) propositadamente para ela.
Embora o relacionamento amoroso com Bergman tenha sido breve, eles continuaram a trabalhar juntos, Andersson apareceu em vários de seus filmes mais conhecidos, incluindo Smiles of a Summer Night (1955), Through a Glass Darkly (1961), Cries and Whispers (1972) e Fanny and Alexander (1982).
Em Através de um Espelho, em que Andersson apareceu com Max von Sydowe e Gunnar Björnstrand, ela interpreta um esquizofrenia crônica o do filme é tirado de um versículo de Primeiro Coríntios (13:12), onde Paulo de Tarso diz: "Porque agora vemos através de um espelho, em trevas: mas então, face a face; agora conheço em parte; mas então conhecerei até mesmo". como também sou conhecido", a trama trata das ações de quatro pessoas durante um período de vinte e quatro horas em uma antiga casa distante no arquipélago sueco, algumas audiências ficaram chocadas com o retrato vívido de Andersson da presença de Deus representado no mundo sombrio de um esquizofrênico, e sua atuação foi elogiadíssima.
Cônjuge: Bertil Wejfeldt (de 1959 a 1962)
Filha: Petra Wejfeldt