Revendo 40 anos depois me surpreendi. Me surpreendi de como é péssimo em todos os quesitos. Como Boorman pode fazer algo tão ruim. Como bons atores podem se enfiar em um projeto desses. Até a música do Morricone é ruim e não se encaixa. O roteiro tem mais furos que uma peneira...perdi tempo naquela época e perdi agora de novo achando que por ser jovem era incapaz de compreender o filme.
O que dizer: uma boa diversão com uma revisão do mito de Hércules a partir dos quadrinhos da Radical Comics e com o divertido The Rock. É daqueles para se divertir e não pensar. E como sempre Ian McShane rouba a cena.
O filme vale muito pelas cenas de combate, mas peca em transformar uma história que é real (e por si só inusitada de uma carga de cavalaria em pleno século XXI) em uma patriotada americana da guerra contra o terror. O que faz o filme perder a oportunidade de uma discussão mais séria.É um filme razoável sobre os conflitos recentes travados pelos norte-americanos no mundo árabe
Um excelente melodrama de Vidor. Bem ao estilo da época (Depressão), triste, porém, com a ideia de redenção e superação final (do boxeador fracassado) e com um final que mostra luz no final do túnel. Excelentes interpretações tanto de Beery como de Cooper. Lembrando que a forma de interpretar da época (ainda vindo do cinema mudo) não era a naturalista de hoje, mas com algo mais exagerado.
Os dois primeiros filmes de Balagueró eram uma inovação muito boa. Uma mistura do found footage a la "Bruxa de Blair",com o filme de zumbi a la "Extermínio", de possessão a moda "O Exorcista" e, principalmente, de "A Morte do Demônio" de Sam Raimi só que, ao contrário desse, se levando a sério. Dessa mistura saiu algo interessante na época com um clima de terror bastante angustiante e saindo um pouco dos padrões americanos (tanto que seria copiado por esses). Mas como tudo que vira franquia em razão do sucesso...esse terceiro filme com um novo diretor, tendo Balagueró apenas na produção, abandona a fórmula e vira isso. Jogaram fora o found footage que era parte essencial (chama-se "Rec" não é? ). Da história ficou uma pálida lembrança em alguns momentos e se assumiu de vez como uma cópia muito inferior da franquia demoníaca de Sam Raimi e esquecendo aquele lado sério que tinha e virando para o lado "terrir" como sua franquia inspiradora (a noiva é uma cópia feminina do Ashe até na serra elétrica e na amputação da mão e o noivo com a armadura medieval lembra o terceiro filme de "A Morte do Demônio") e vai tudo pelo ralo para agradar as audiências adolescentes. Que pena!
Gostei da mistura de gêneros filme de guerra com western, mesmo não sendo novidade e tendo exemplares superiores desse mix. Mas é um bom e divertido filme de ação.
Um Hitchcock subestimado que merece ser revisto e reconsiderado. Foge do padrão hitchcockiano, mas a tensão está lá, presente ao longo de toda a história, dando o suspense necessário.
Um filme do jeito que eu gosto: estressante e claustrofóbico. Balatov começou a carreira de diretor acertando direto na veia. E a atriz sósia de Kristen Stewart é perfeita. Tem algo de um David Linch, principalmente nas luzes e na iluminação. Mas Balatov tem um olhar próprio. Buscando mais filmes dele para ver.
Um documento impressionante de um ser humano impressionante que documentou o último quarto de século de história do século XX, no Brasil e no mundo,com um olhar único que o transformou em um dos maiores artistas da imagem (em minha opinião: "O maior"). Sempre fui um grande admirador do fotógrafo Sebastião Salgado e de sua visão social e humanitária. Mas saio ainda mais seu admirador depois de assistir esse filme. Agora do indivíduo humano que ele é. Valeu cada minuto que assisti.
Não me lembro de já ter assistido alguma vez um filme da Tunísia, principalmente depois da Primavera de Tunis. Que grata surpresa. Agonizante, horrível e revoltante. Um filme perfeito de denúncia social de um mal que aflige todo nosso mundo que é a "cultura do estupro". E o Brasil não é exceção, talvez seja até muito pior, como vemos por indicadores e pelos inúmeros casos, de um macrocosmo muito maior, que acompanhamos pela imprensa. Que dizer de um ex-presidente que declarou: "Só não te estupro porque é feia".
Na época quando assisti daria 5 estrelas. Há 20 anos atrás daria 4. Mas reassistindo hoje vejo que envelheceu mal com o tempo e, por isso darei as 3 acima. Mas é um clássico do horror gore abrindo as portas para muito do que ainda viria.
A história é interessante. O problema é o da maioria dos filmes nórdicos: não se cria empatia com os personagens. Mas é um bom filme de Kormakur antes de Katla (que até hoje não sei pq cancelaram já que era um mistério agoniante) e de sua ida para Hollywood.
A obra-prima de Fincher. Tudo perfeito: direção, atuações, roteiro e uma mensagem anarquista perfeita do livro de Palahniuk. Sim, anarquista e não fascista como muitos críticos gostam de chamar por causa da violência e das células meio militarizadas que Durden cria. A mensagem também não é contra o capitalismo, como outros supõe, mas contra uma característica muito específica desse sistema: a sociedade de consumo do final do século XX, totalmente descontrolada e esmagadora. Onde nossas decisões do que ter e usar são determinadas de cima para baixo pelas grandes corporações e pelas agências de publicidade, bem como pelos modismos (muito antes das redes sociais) e a alienação social causada pelo sistema.E Tyler é o líder dessa revolução política messiânica. Com cada um de nós sentindo esse despertar e percebendo nossa condição no filme. E que plot twist incrível.
O Exorcista II: O Herege
2.1 306 Assista AgoraRevendo 40 anos depois me surpreendi. Me surpreendi de como é péssimo em todos os quesitos. Como Boorman pode fazer algo tão ruim. Como bons atores podem se enfiar em um projeto desses. Até a música do Morricone é ruim e não se encaixa. O roteiro tem mais furos que uma peneira...perdi tempo naquela época e perdi agora de novo achando que por ser jovem era incapaz de compreender o filme.
Hércules
3.0 789 Assista AgoraO que dizer: uma boa diversão com uma revisão do mito de Hércules a partir dos quadrinhos da Radical Comics e com o divertido The Rock. É daqueles para se divertir e não pensar. E como sempre Ian McShane rouba a cena.
12 Heróis
3.3 154 Assista AgoraO filme vale muito pelas cenas de combate, mas peca em transformar uma história que é real (e por si só inusitada de uma carga de cavalaria em pleno século XXI) em uma patriotada americana da guerra contra o terror. O que faz o filme perder a oportunidade de uma discussão mais séria.É um filme razoável sobre os conflitos recentes travados pelos norte-americanos no mundo árabe
Meu Ofício é Matar
3.8 23 Assista AgoraUm excelente suspense noir com Sinatra arrasando como o vilão. É um pouco desconhecido hoje, mas vale a pena a revisão.
O Quarto do Pânico
3.4 958Um Fincher menor, mas mesmo assim um Fincher. Suspense bem dosado, prende a atenção até o final.
O Campeão
3.9 23Um excelente melodrama de Vidor. Bem ao estilo da época (Depressão), triste, porém, com a ideia de redenção e superação final (do boxeador fracassado) e com um final que mostra luz no final do túnel. Excelentes interpretações tanto de Beery como de Cooper. Lembrando que a forma de interpretar da época (ainda vindo do cinema mudo) não era a naturalista de hoje, mas com algo mais exagerado.
[REC]³ Gênesis
2.2 1,5K Assista AgoraOs dois primeiros filmes de Balagueró eram uma inovação muito boa. Uma mistura do found footage a la "Bruxa de Blair",com o filme de zumbi a la "Extermínio", de possessão a moda "O Exorcista" e, principalmente, de "A Morte do Demônio" de Sam Raimi só que, ao contrário desse, se levando a sério. Dessa mistura saiu algo interessante na época com um clima de terror bastante angustiante e saindo um pouco dos padrões americanos (tanto que seria copiado por esses). Mas como tudo que vira franquia em razão do sucesso...esse terceiro filme com um novo diretor, tendo Balagueró apenas na produção, abandona a fórmula e vira isso. Jogaram fora o found footage que era parte essencial (chama-se "Rec" não é? ). Da história ficou uma pálida lembrança em alguns momentos e se assumiu de vez como uma cópia muito inferior da franquia demoníaca de Sam Raimi e esquecendo aquele lado sério que tinha e virando para o lado "terrir" como sua franquia inspiradora (a noiva é uma cópia feminina do Ashe até na serra elétrica e na amputação da mão e o noivo com a armadura medieval lembra o terceiro filme de "A Morte do Demônio") e vai tudo pelo ralo para agradar as audiências adolescentes. Que pena!
Sangue e Ouro
3.2 72 Assista AgoraGostei da mistura de gêneros filme de guerra com western, mesmo não sendo novidade e tendo exemplares superiores desse mix. Mas é um bom e divertido filme de ação.
Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio
3.2 960 Assista AgoraA franquia só vai decaindo...e a série dos "Invocação" não é exceção. Muito atrás do primeiro filme. Uma diversão razoável e nada mais.
O Homem Errado
3.9 96 Assista AgoraUm Hitchcock subestimado que merece ser revisto e reconsiderado. Foge do padrão hitchcockiano, mas a tensão está lá, presente ao longo de toda a história, dando o suspense necessário.
Marinheiro de Encomenda
4.2 42 Assista AgoraBuster Keaton fantástico!
Tesnota
3.4 24Um filme do jeito que eu gosto: estressante e claustrofóbico. Balatov começou a carreira de diretor acertando direto na veia. E a atriz sósia de Kristen Stewart é perfeita. Tem algo de um David Linch, principalmente nas luzes e na iluminação. Mas Balatov tem um olhar próprio. Buscando mais filmes dele para ver.
Joias Brutas
3.7 1,1K Assista AgoraSimplesmente um dos filmes mais estressantes que já vi. Nervosismo o tempo todo. Amei.
Beirute
3.2 46 Assista AgoraIntriga e espionagem com um gosto mais real. Me lembrou um John Le Carré. Vale a pena.
A Queda
3.2 738 Assista AgoraUm suspense muito bem feito. Simples, sem enrolação, só muita tensão. Competente.
O Sal da Terra
4.6 450 Assista AgoraUm documento impressionante de um ser humano impressionante que documentou o último quarto de século de história do século XX, no Brasil e no mundo,com um olhar único que o transformou em um dos maiores artistas da imagem (em minha opinião: "O maior"). Sempre fui um grande admirador do fotógrafo Sebastião Salgado e de sua visão social e humanitária. Mas saio ainda mais seu admirador depois de assistir esse filme. Agora do indivíduo humano que ele é. Valeu cada minuto que assisti.
Adeus à Linguagem
3.5 118 Assista AgoraUm tédio. Goddard cada vez mais pretensioso e vazio.
Guerra Sem Cortes
3.7 28 Assista AgoraImpressionante. Um retrato cruel e realista de mais uma campanha vergonhosa dos americanos.
Me Leve para um Lugar Legal
3.1 19 Assista AgoraFilme que foi feito de encomenda já para ser "cult". Por isso com pouco valor.
A Bela e os Cães
4.0 32Não me lembro de já ter assistido alguma vez um filme da Tunísia, principalmente depois da Primavera de Tunis. Que grata surpresa. Agonizante, horrível e revoltante. Um filme perfeito de denúncia social de um mal que aflige todo nosso mundo que é a "cultura do estupro". E o Brasil não é exceção, talvez seja até muito pior, como vemos por indicadores e pelos inúmeros casos, de um macrocosmo muito maior, que acompanhamos pela imprensa. Que dizer de um ex-presidente que declarou: "Só não te estupro porque é feia".
Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio
3.8 1,4K Assista AgoraNa época quando assisti daria 5 estrelas. Há 20 anos atrás daria 4. Mas reassistindo hoje vejo que envelheceu mal com o tempo e, por isso darei as 3 acima. Mas é um clássico do horror gore abrindo as portas para muito do que ainda viria.
Sobrevivente
3.4 27A história é interessante. O problema é o da maioria dos filmes nórdicos: não se cria empatia com os personagens. Mas é um bom filme de Kormakur antes de Katla (que até hoje não sei pq cancelaram já que era um mistério agoniante) e de sua ida para Hollywood.
Clube da Luta
4.5 4,9K Assista AgoraA obra-prima de Fincher. Tudo perfeito: direção, atuações, roteiro e uma mensagem anarquista perfeita do livro de Palahniuk. Sim, anarquista e não fascista como muitos críticos gostam de chamar por causa da violência e das células meio militarizadas que Durden cria. A mensagem também não é contra o capitalismo, como outros supõe, mas contra uma característica muito específica desse sistema: a sociedade de consumo do final do século XX, totalmente descontrolada e esmagadora. Onde nossas decisões do que ter e usar são determinadas de cima para baixo pelas grandes corporações e pelas agências de publicidade, bem como pelos modismos (muito antes das redes sociais) e a alienação social causada pelo sistema.E Tyler é o líder dessa revolução política messiânica. Com cada um de nós sentindo esse despertar e percebendo nossa condição no filme. E que plot twist incrível.
Lunchbox
4.1 134 Assista AgoraUma pequena e delicada peça sobre a solidão. Mesmo em um lugar onde o que não falta são pessoas como a Índia. Vale muito assistir e se deliciar.