Na minha opinião, esse filme é um convite a retomarmos a análise de personagens da ditadura e a rediscutirmos esse momento de nossa história. Por isso, acho que não cabe exigir deste filme tantos elementos de outros, como uma história mais bem definida ou uma análise documental. Tais pontos faltaram e isto me incomodou, mas não acho que possam desmerecer o filme.
O filme é bom, embora eu sinta falta de uma trama mais explícita. A obra vai tratar da vida clandestina de Marighella, assim como a perda de alguns companheiros de luta, mas, principalmente, sua relação com seu filho. A atuação do Seu Jorge faz o filme ganhar um ar de atemporalidade, servindo para humanizar o personagem de forma que teria sido imagino impossível com o Mano Brown.
Acho que colocarem o personagem do Bruno Gagliasso não contribuiu muito com o filme; o ator tá bom, o personagem é interessante, mas brincar de gato e rato nesse filme foi uma solução meio simplista,seguindo alguns cânones do cinema mainstream. Talvez, por ser o convite a q me referi acima, faça sentido.
Obra de entrada boa para a vida de Marighella, embora eu sinta falta de um documentário melhor sobre o revolucionário (o que já existe é ruim, na minha opiniao). O filme bebeu muito de outros filmes da ditadura, tais como Lamarca e O Que É Isso, Companheiro?
Road movie fantástico que conta um pouco a história da civilização latino-americana e mostra um pouco de suas incontáveis contradições. A pobreza e o subdesenvolvimento são fatores de mudança e incômodo aqui. Obra incrível e ainda serve como forma de humanizar o Che Guevara, anos antes ainda de tornar-se conhecido por este nome.
Impecável!
P.s. ver a galera se doendo por ser um filme retratando a história do Che Guevara é chocante. Gostem dele ou não, entender as motivações de qualquer personagem político é fundamental para compreender sua trajetória, ainda mais quando esta converge com a nossa história latino-americana. Tenho a sensação de que soltam essa verborragia e ficam de birra por medo de gostarem do filme e isso, de alguma forma, contradizer suas convicções...
Não é o tipo de filme que gosto, por isso acho estranho que tenha gostado tanto deste. Já assisti pelo menos umas 3 vezes e em todas as vezes o filme me prendeu. Pra mim é um 4.
Fantástico! Trata da história do julgamento dos militares da ditadura argentina. A obra é extremamente bem dirigida, com uma ótima fotografia (enquadramentos, cores e aspecto de tela), atuações impecáveis e um som maravilhoso. Acho fascinante como conseguiram pegar um tema espinhoso e trataram-no com o peso devido, embora não abram mão de usar alívios cômicos em diversos momentos da trama, dando uma dinâmica boa e ainda rara entre filmes brasileiros - temos muito a aprender com esse filme.
Achei que poderia ter reduzido um pouco do alívio cômico apenas na parte de atuação dos jovens advogados e em suas peregrinações pelo interior da Argentina, mas nada que desmereça o filme.
A apresentação da vida familiar e pessoal do promotor é boa, mas achei que em certos momentos ela quase foi super-expositiva; conseguiram equilibrar, mas poderiam tê-la reduzido um pouco.
Enfim, filme ótimo! Nota 4 e entrou no rol de favoritos.
P.s. que atuação foi aquela do Ricardo Darín? Pqp, já virei fã
O filme é bom, embora eu imaginasse que seguiria por um caminho mais fidedigno. A história do traficante de armas desde sua ascensão à queda segue os arquétipos de Hollywood. A obra é quase uma paródia ou um humor negro, senti falta de uma abordagem mais linear, histórica e que focasse menos em pontos batidos ou desnecessários pra trama (a história da esposa e do irmão por exemplo).
No fim, é um filme pipoca bem interessante. Ainda convida a refletir um pouco sobre a economia e política das armas.
O filme é péssimo, infelizmente. A personagem principal e um ou outro personagem secundários são bem representados, mas além disso, o filme descamba por conta de:
- Muitas atuações ruins;
- Personagens extremamente caricatos e superficiais (ex: amiga da personagem que só pensa em homem, até mesmo no meio das batalhas);
- História que não empolga, mas, além disso, extremamente confusa e entrecortada por uma outra linha do tempo nos EUA. Outro ponto que atrapalha é o fato de não terem delineado o que o filme seria: um drama ou um romance? uma história de guerra ou um drama? tenta ser um pouco de tudo e falha miseravelmente;
- Convenções extremamente batidas são usadas o tempo todo. Quando estas se combinam aos personagens caricatos mencionados acima, o filme torna-se totalmente cansativo;
- CGIs estão horríveis (acho que o diretor deveria ter avaliado este ponto e decidido, então, a reduzir o seu uso ao mínimo possível, mas o que ocorre é que ele parece ter orgulho daquilo e, em determinados momentos, o filme torna-se só um amaranhado de cenas de CGI);
- A fotografia se altera muito bruscamente o tempo todo (muito saturada e colorida em certos momentos, extremamente dessaturada e quase preto e branco em outras, com mudanças rápidas) e que somado ao fato de...
- Todos os planos abertos (onde há uso brusco de coadjuvantes) serem totalmente artificiais, me lembraram algumas novelas ruins da globo. Deveriam ter feito maior uso de planos fechados.
Acho difícil descrever este filme sem ser muito expositivo. Ao mesmo tempo, é dificil tentar explicar sobre o que fala, pois assim não conseguiria descrever nada.
Bom, eu recomendo o filme. Ele é de construção lenta e foge ao convencional. Na maior parte das vezes, filmes com essa característica me descem muito mal, mas nesse caso em específico funcionou bem, muito bem.
A história fala de um homem perdido no deserto e que sofre de amnésia. Após seu irmão encontrá-lo e lembrá-lo que ele abandonou sua esposa e seu filho há quatro anos, inicia-se uma trajetória que aos poucos o faz lembrar de sua vida.
Pontos que merecem destaque no filme são as atuações, a fotografia e a trilha sonora. Todos combinando para gerar uma estética quase onírica. Não acho que consiga descrever mais do que isso.
Não me desceu de jeito nenhum. Não encontrei nenhum problema técnico, mas o filme não me comprou. Aguentei até os vinte primeiros minutos, depois disso passei a sentir o peso da obra e percebi que talvez não fosse melhorar. Em certo momento, pensei que já estava terminando o terceiro ato, mas ainda estava na metade.
Para quem gosta dessa nova pegada do pós-terror, pode curtir
Cara, o que neste filme tem para que sua nota seja tão elevada? Achei um porre do início ao fim. Pior que a ideia tinha de tudo para ser uma ótima obra do Allen, mas acho que os atores principais exageraram.
Não tive palavras pra descrever o que senti ao ver este filme. A mescla entre Paris, contracultura, cinema e músicas me deixou fascinado. Acho que é um filme bem pessoal, mas recomendo a todos que assistam.
Tendo gostado de Lady Bird, não sei por que deixei esse filme na gaveta por 3 anos, mas decidi vê-lo ontem (20/09/22) e adorei. Se gostaram do filme de estreia da diretora, irão gostar desse, mas deixe-me dar uma breve explicação para que a experiência seja mais agradável:
É uma história sobre uma família: quatro irmãs principais, sendo uma a protagonista, sua mãe, sua tia e a governanta. Além disso, a história se entrecorta com a da família Laurence, que são ricos. A história se divide em duas linhas do tempo: a principal (em que a protagonista está retornando para ajudar a irmã doente) e as secundárias (os flashbacks que contam suas histórias).
Sobre a montagem, a diretora optou por entrecortar a narrativa "real" com os flashbacks. Embora seja uma decisão comum e que funciona, pode atrapalhar um pouco nesse filme. Inicialmente é possível que se confunda as linhas do tempo, embora dê para perceber as diferenças rapidamente: a narrativa presente tem uma paleta de cores mais fria para ressaltar a melancolia da história, enquanto os flashbacks têm cores vivas e explosivas.
E sobre o que a história se trata? A vida da família March envolvendo carreiras, amores e sonhos. É um bom filme em si mesmo, mas fica melhor pelo fato de ser uma história dirigida por uma mulher contando histórias de mulheres protagonistas. O filme ocorre durante a Guerra de Secessão 1861-65, embora eu acredite que exista algum problema com essa linha temporal (que não cabe discutir aqui).
Duas estrelas pela qualidade técnica, mas o filme termina aqui.
A narrativa é muito enviesada, embora não tenhamos um alerta para isso no início. Todas as qualidades do governo petista, ou as críticas feitas aos opositores deste, são rasas ou consideram aspectos subjetivos (como quando a diretora tenta enquadrar o Temer como um traidor somente utilizando algumas imagens da posse de Dilma).
O filme também pinta a ascensão bolsonarista como um atentado à democracia (embora até neste ponto tenha sido meramente a execução do jogo democrático), mas não avalia várias práticas questionáveis do PT durante o Governo Lula - práticas essas que seriam adotadas e exacerbadas pelo Bolsonaro.
Aliás, é desnecessário buscar análises políticas pormenorizadas no filme, pois sua premissa justamente é relatar uma análise pessoal sobre o governo. Dessa forma, pra mim, ele não tem nenhum peso científico.
É um bom filme, mas não acho o melhor. É até esquecível, na minha opinião, e olha que o assisti 2 vezes. A história lembra bastante Manhattan, embora eu ache aquele melhor.
É seu melhor filme, na minha opinião. A ambientação é perfeita, com a fotografia e a música servindo para criar uma atmosfera única. A história me cativa de uma maneira pessoal, não consigo descrever. Não vi defeitos.
O filme não é ruim, mas é totalmente pessoal e foge ao convencional. Tarantino sabe como fazer filmes, mas parece que já não liga para os telespectadores. Sua ambição daqui para frente é somente agradar a si. Acho que terminar sua carreira com o décimo filme não é uma má ideia, afinal.
Sou fã do Wes, mas não curti tanto esse filme. Tecnicamente, ele tá melhorando, mas em termos de narrativa, tá ficando cult demais. Ainda espero que ele produza sua obra prima caso continue no processo criativo, mas é inegável que os seus filmes recentes têm sido mais do mesmo.
Um Dia
3.9 3,5K Assista AgoraÉ um filme regular (nota 2). Achei o timing ruim (em certo momento pensei que ofilme tinha terminado, enquanto ainda tinha muito para correr).
É uma história de amor bem bobinha. Não me comprou.
Marighella
3.9 1,1K Assista AgoraNa minha opinião, esse filme é um convite a retomarmos a análise de personagens da ditadura e a rediscutirmos esse momento de nossa história. Por isso, acho que não cabe exigir deste filme tantos elementos de outros, como uma história mais bem definida ou uma análise documental. Tais pontos faltaram e isto me incomodou, mas não acho que possam desmerecer o filme.
O filme é bom, embora eu sinta falta de uma trama mais explícita. A obra vai tratar da vida clandestina de Marighella, assim como a perda de alguns companheiros de luta, mas, principalmente, sua relação com seu filho. A atuação do Seu Jorge faz o filme ganhar um ar de atemporalidade, servindo para humanizar o personagem de forma que teria sido imagino impossível com o Mano Brown.
Acho que colocarem o personagem do Bruno Gagliasso não contribuiu muito com o filme; o ator tá bom, o personagem é interessante, mas brincar de gato e rato nesse filme foi uma solução meio simplista,seguindo alguns cânones do cinema mainstream. Talvez, por ser o convite a q me referi acima, faça sentido.
Obra de entrada boa para a vida de Marighella, embora eu sinta falta de um documentário melhor sobre o revolucionário (o que já existe é ruim, na minha opiniao). O filme bebeu muito de outros filmes da ditadura, tais como Lamarca e O Que É Isso, Companheiro?
Diários de Motocicleta
3.9 827Road movie fantástico que conta um pouco a história da civilização latino-americana e mostra um pouco de suas incontáveis contradições. A pobreza e o subdesenvolvimento são fatores de mudança e incômodo aqui. Obra incrível e ainda serve como forma de humanizar o Che Guevara, anos antes ainda de tornar-se conhecido por este nome.
Impecável!
P.s. ver a galera se doendo por ser um filme retratando a história do Che Guevara é chocante. Gostem dele ou não, entender as motivações de qualquer personagem político é fundamental para compreender sua trajetória, ainda mais quando esta converge com a nossa história latino-americana. Tenho a sensação de que soltam essa verborragia e ficam de birra por medo de gostarem do filme e isso, de alguma forma, contradizer suas convicções...
Stardust: O Mistério da Estrela
3.6 915 Assista AgoraNão é o tipo de filme que gosto, por isso acho estranho que tenha gostado tanto deste. Já assisti pelo menos umas 3 vezes e em todas as vezes o filme me prendeu. Pra mim é um 4.
Argentina, 1985
4.3 334Fantástico! Trata da história do julgamento dos militares da ditadura argentina. A obra é extremamente bem dirigida, com uma ótima fotografia (enquadramentos, cores e aspecto de tela), atuações impecáveis e um som maravilhoso. Acho fascinante como conseguiram pegar um tema espinhoso e trataram-no com o peso devido, embora não abram mão de usar alívios cômicos em diversos momentos da trama, dando uma dinâmica boa e ainda rara entre filmes brasileiros - temos muito a aprender com esse filme.
Achei que poderia ter reduzido um pouco do alívio cômico apenas na parte de atuação dos jovens advogados e em suas peregrinações pelo interior da Argentina, mas nada que desmereça o filme.
A apresentação da vida familiar e pessoal do promotor é boa, mas achei que em certos momentos ela quase foi super-expositiva; conseguiram equilibrar, mas poderiam tê-la reduzido um pouco.
Enfim, filme ótimo! Nota 4 e entrou no rol de favoritos.
P.s. que atuação foi aquela do Ricardo Darín? Pqp, já virei fã
O Senhor das Armas
3.8 905 Assista AgoraO filme é bom, embora eu imaginasse que seguiria por um caminho mais fidedigno. A história do traficante de armas desde sua ascensão à queda segue os arquétipos de Hollywood. A obra é quase uma paródia ou um humor negro, senti falta de uma abordagem mais linear, histórica e que focasse menos em pontos batidos ou desnecessários pra trama (a história da esposa e do irmão por exemplo).
No fim, é um filme pipoca bem interessante. Ainda convida a refletir um pouco sobre a economia e política das armas.
Cinema Paradiso
4.5 1,4K Assista AgoraCom essa nota e o status de cult, parece até implicância dar nota baixa, mas não me desceu, não. 2 estrelas por ser regular
Noite Passada em Soho
3.5 741 Assista AgoraFilme fraco do Wright
A Sniper Russa
3.8 75 Assista AgoraO filme é péssimo, infelizmente. A personagem principal e um ou outro personagem secundários são bem representados, mas além disso, o filme descamba por conta de:
- Muitas atuações ruins;
- Personagens extremamente caricatos e superficiais (ex: amiga da personagem que só pensa em homem, até mesmo no meio das batalhas);
- História que não empolga, mas, além disso, extremamente confusa e entrecortada por uma outra linha do tempo nos EUA. Outro ponto que atrapalha é o fato de não terem delineado o que o filme seria: um drama ou um romance? uma história de guerra ou um drama? tenta ser um pouco de tudo e falha miseravelmente;
- Convenções extremamente batidas são usadas o tempo todo. Quando estas se combinam aos personagens caricatos mencionados acima, o filme torna-se totalmente cansativo;
- CGIs estão horríveis (acho que o diretor deveria ter avaliado este ponto e decidido, então, a reduzir o seu uso ao mínimo possível, mas o que ocorre é que ele parece ter orgulho daquilo e, em determinados momentos, o filme torna-se só um amaranhado de cenas de CGI);
- A fotografia se altera muito bruscamente o tempo todo (muito saturada e colorida em certos momentos, extremamente dessaturada e quase preto e branco em outras, com mudanças rápidas) e que somado ao fato de...
- Todos os planos abertos (onde há uso brusco de coadjuvantes) serem totalmente artificiais, me lembraram algumas novelas ruins da globo. Deveriam ter feito maior uso de planos fechados.
Encontros e Desencontros
3.8 1,7K Assista AgoraRuim, cansativo, arrastado e sem premissa. A química entre os personagens é inexistente. Mirou no Linklater e no Woody Allen, acertou no Adam Sandler
Paris, Texas
4.3 697 Assista AgoraAcho difícil descrever este filme sem ser muito expositivo. Ao mesmo tempo, é dificil tentar explicar sobre o que fala, pois assim não conseguiria descrever nada.
Bom, eu recomendo o filme. Ele é de construção lenta e foge ao convencional. Na maior parte das vezes, filmes com essa característica me descem muito mal, mas nesse caso em específico funcionou bem, muito bem.
A história fala de um homem perdido no deserto e que sofre de amnésia. Após seu irmão encontrá-lo e lembrá-lo que ele abandonou sua esposa e seu filho há quatro anos, inicia-se uma trajetória que aos poucos o faz lembrar de sua vida.
Pontos que merecem destaque no filme são as atuações, a fotografia e a trilha sonora. Todos combinando para gerar uma estética quase onírica. Não acho que consiga descrever mais do que isso.
Um Assaltante Bem Trapalhão
3.7 93Se vc quer começar a ver Woody Allen, comece aqui. Que filme hilário!
O Quarto de Jack
4.4 3,3K Assista AgoraO início é muito bom, mas acho que perde o fôlego após
a fuga do garoto e sua mãe.
Mulher-Maravilha
4.1 2,9K Assista AgoraAssisti no cinema. Totalmente esquecível.
Estômago
4.2 1,6K Assista AgoraEu não gostei, embora reconheça os seus pontos fortes, inclusive a audácia de fazer um filme que foge completamente aos padrões de filmes brasileiros
Pearl
3.9 992Não me desceu de jeito nenhum. Não encontrei nenhum problema técnico, mas o filme não me comprou. Aguentei até os vinte primeiros minutos, depois disso passei a sentir o peso da obra e percebi que talvez não fosse melhorar. Em certo momento, pensei que já estava terminando o terceiro ato, mas ainda estava na metade.
Para quem gosta dessa nova pegada do pós-terror, pode curtir
Tudo Pode Dar Certo
4.0 1,1KCara, o que neste filme tem para que sua nota seja tão elevada? Achei um porre do início ao fim. Pior que a ideia tinha de tudo para ser uma ótima obra do Allen, mas acho que os atores principais exageraram.
Os Sonhadores
4.1 1,9K Assista AgoraNão tive palavras pra descrever o que senti ao ver este filme. A mescla entre Paris, contracultura, cinema e músicas me deixou fascinado.
Acho que é um filme bem pessoal, mas recomendo a todos que assistam.
Adoráveis Mulheres
4.0 975 Assista AgoraTendo gostado de Lady Bird, não sei por que deixei esse filme na gaveta por 3 anos, mas decidi vê-lo ontem (20/09/22) e adorei. Se gostaram do filme de estreia da diretora, irão gostar desse, mas deixe-me dar uma breve explicação para que a experiência seja mais agradável:
É uma história sobre uma família: quatro irmãs principais, sendo uma a protagonista, sua mãe, sua tia e a governanta. Além disso, a história se entrecorta com a da família Laurence, que são ricos. A história se divide em duas linhas do tempo: a principal (em que a protagonista está retornando para ajudar a irmã doente) e as secundárias (os flashbacks que contam suas histórias).
Sobre a montagem, a diretora optou por entrecortar a narrativa "real" com os flashbacks. Embora seja uma decisão comum e que funciona, pode atrapalhar um pouco nesse filme. Inicialmente é possível que se confunda as linhas do tempo, embora dê para perceber as diferenças rapidamente: a narrativa presente tem uma paleta de cores mais fria para ressaltar a melancolia da história, enquanto os flashbacks têm cores vivas e explosivas.
E sobre o que a história se trata? A vida da família March envolvendo carreiras, amores e sonhos. É um bom filme em si mesmo, mas fica melhor pelo fato de ser uma história dirigida por uma mulher contando histórias de mulheres protagonistas. O filme ocorre durante a Guerra de Secessão 1861-65, embora eu acredite que exista algum problema com essa linha temporal (que não cabe discutir aqui).
Em suma, pode dá uma chance: é um bom filme.
Democracia em Vertigem
4.1 1,3KDuas estrelas pela qualidade técnica, mas o filme termina aqui.
A narrativa é muito enviesada, embora não tenhamos um alerta para isso no início. Todas as qualidades do governo petista, ou as críticas feitas aos opositores deste, são rasas ou consideram aspectos subjetivos (como quando a diretora tenta enquadrar o Temer como um traidor somente utilizando algumas imagens da posse de Dilma).
O filme também pinta a ascensão bolsonarista como um atentado à democracia (embora até neste ponto tenha sido meramente a execução do jogo democrático), mas não avalia várias práticas questionáveis do PT durante o Governo Lula - práticas essas que seriam adotadas e exacerbadas pelo Bolsonaro.
Aliás, é desnecessário buscar análises políticas pormenorizadas no filme, pois sua premissa justamente é relatar uma análise pessoal sobre o governo. Dessa forma, pra mim, ele não tem nenhum peso científico.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
4.1 1,1K Assista AgoraÉ um bom filme, mas não acho o melhor. É até esquecível, na minha opinião, e olha que o assisti 2 vezes. A história lembra bastante Manhattan, embora eu ache aquele melhor.
Manhattan
4.1 595 Assista AgoraÉ seu melhor filme, na minha opinião. A ambientação é perfeita, com a fotografia e a música servindo para criar uma atmosfera única. A história me cativa de uma maneira pessoal, não consigo descrever. Não vi defeitos.
Era Uma Vez em... Hollywood
3.8 2,3K Assista AgoraO filme não é ruim, mas é totalmente pessoal e foge ao convencional.
Tarantino sabe como fazer filmes, mas parece que já não liga para os telespectadores. Sua ambição daqui para frente é somente agradar a si. Acho que terminar sua carreira com o décimo filme não é uma má ideia, afinal.
A Crônica Francesa
3.5 287 Assista AgoraSou fã do Wes, mas não curti tanto esse filme. Tecnicamente, ele tá melhorando, mas em termos de narrativa, tá ficando cult demais. Ainda espero que ele produza sua obra prima caso continue no processo criativo, mas é inegável que os seus filmes recentes têm sido mais do mesmo.