Muito bom, quando o filme começa a cansar é a hora do último ponto de virada, que é de cair o queixo! O roteiro é inteligente e consegue enganar quem vê tanto quanto engana aos personagens.
Continuando o debate que começou em muitos cometários atrás...
Sobre o termo Torture Porn atribuído a filmes que seguem está tendencia: Mártires, A invasora, Alta tensão, Eles (francês), Baby Blues, Secuestrados (um pouco, nem tanto), Fronteiras, etc., etc., etc...
Então Julio, a questão é a seguinte. Quando digo Torture Porn estou me referindo a um titulo de gênero atribuído recentemente (década passada) a uma série de filmes similares que rolaram naquele momento. Quando os críticos atribuem um nome, como nesse caso, é uma tentativa de apanhar um conjunto de obras e entende-las como uma tendencia em um momento especifico. Por que se faz filmes assim num momento especifico? É uma pergunta que se pretende investigar, por exemplo.
O Saló, do Pasoline, é um filme da década de 70, que embora faça mais jus ao titulo de Torture Porn literalmente (nisto eu concordo com você) temos que voltar o raciocínio ao que já disse alguns comentários atrás e que é o centro do nosso desentendimento quanto ao termo.
Enfim, o "Porn" de Torture Porn não faz menção exatamente ao sexo, mas, ao explicito que fere o pudor, digamos assim. Também faz alusão à gratuidade. Numa tradução grosseira, digamos que o nome atribuído a tal tendencia (que pode ser considerada sub-gênero, dependendo da aceitação do termo) em português seria: Tortura Explicita e Gratuita.
A versão americana é muuuito boa. Esta versão só vence por ter uma estrutura narrativa levemente diferenciada, que torna o filme mais instigante.
As atuações estão no mesmo nível, alguns dizem que tem atuações ruins, mas, por duas razões: uma porque muitos viram a versão dublada (e voz é parte da atuação) e outra porque acham que japonese que vivem no Japão deveriam agir e ter expressões corporais iguais as ocidentais, o que não é verdade.
É engraçado as pessoas citarem tantas vezes os efeitos especiais do filme. Existe uma única cena com efeitos especiais no filme que é a do video gravando um vigia noturno num corredor, mais nada (fotos editadas no photoshop não podem ser consideradas efeitos especiais...)
É este tipo de obra que procuro quando reservo algum tempo para ficar atrás de uma tela. Infelizmente obras assim não são encontradas em abundância.
Sim, o filme é repulsivo, grotesco, de mau-gosto, beira o intolerável. Exatamente como este mundo que vivemos.
E tendo retratado uma cultural tão diversa da nossa cultura brasileira, ou poderia dizer mesmo ocidental, o filme é completamente universal, infelizmente a exploração faz parte da forma como se estrutura nosso mundo "humano". As aspas para humano porque justamente o filme trata desta comparação de humano e selvagem. Na verdade ele pode ter diversas leituras, mas, creio que todas elas vão levar a uma relação de poder, seja o poder do homem mais favorecido pelo seu próximo, seja do homem sobre o animal, o especismo.
Obra contundente e realização magnifica, pena que seja tão dura tua verdade.
espero que este não seja o melhor do Tsai, senão será decepcionante! Foi o primeiro filme que vi do diretor, já estou com vários outros em casa e estou torcendo para gostar mais deles...
A câmera angular rapidamente remete a Gaspar Noe, mas, por conta da trilha sonora e estética como um todo, é melhor posto ao lado de Gerald Karlg e seu Angst, que inclusive foi influência do Noe.
O vanguardismo impressiona e a fotografia completa, com as câmeras inusitadas e eficientes, a sensação de contemplar o todo, cool e fashion demais para os anos setenta (há controversas! rs).
Comercialmente não houve estreia do filme. Apesar de oficialmente já ter tido estréia em 2011 pelo Sundance.
A data prevista para sua estréia comercial, em cinema ou locadoras, é 15 de setembro, no Japão. Para o resto do mundo ainda sem previsão (se acontecer). De fato Vampire não agradou nada nos EUA!
Pelo novo trailer, já feito para o publico japonês, da impressão de que o filme tem a cara do diretor, em palavras mais claras, fãs de horror ou quem espera ver um filme de vampiros e coisa do tipo, pode desmarcar o "Quero Ver".
Me lembrou o clima melancólico e belo de seu Hana e Alice. Talvez se saisse melhor se tivesse filmado com produtoras europeias, em solo e atores europeus.
Para o cinema asiático, levar seu estilo ao cinema americano (o filme é canadense, eu sei) não foi dessa vez. Para Iwai não será mais nenhuma.
Que pena que a pessoa que cadastrou não incluiu o John Woo como personagem do documentário, como é de praxe. Creio que as pessoas não estejam encontrando o filme na filmografia dele, deve ser por isso que ninguém adicionou como visto, afinal passou na tv.
Se alguns acham que o inicio do filme é monótono eu creio que é porque está pouco acostumado a ver filmes além dos gêneros mais populares, ou simplesmente porque vai ao Audition esperando ver outra coisa, mais um thriller como outros milhares. E mesmo que seja monótono, é justamente desse antagonismo (filme de pretensões mais artísticas e filmes de gênero com diversão visual garantida) que o filme tira a sua força, não fosse isso seria até que um filme comum, exceto pelas
desde que você se lembre de que este filme é de 1999, e o Saw, que as pessoas gostam de comparar, é de 2004 (um ano antes, 2003, já havia Alta tensão do Aja e antes disso muitos e muitos outros filmes tão ou mais fortes circularam no underground).
A influência dos quadrinhos transborda no filme. a narrativa é simplesmente perfeita, junto com suas composições de cena, enquadramentos. Detalhe para os garotos delinquentes: corriam exatamente como nas histórias em quadrinhos (me lembrou a peça de teatro Avenida Dropsie dirigida pelo Felipe Hirsch, onde alguns personagens caminhavam exatamente como nas graphic novels do Will Eisner).
O jogo de sombras é um deleite à parte. Para ser estudado.
Filme maravilhoso, de muita sensibilidade e surpreendente nas direções que toma. Achei a primeira parte um pouco chata, muito por conta da estética, que confesso que não sou apreciador, de forma que o problema não estava no filme, mas, no meu gosto pessoal. Mesmo assim, apartir de um certo ponto de virada (quanto menos souberem melhor) o filme se torna intrigante, te absorve totalmente no drama dos personagens e na sua riqueza visual.
As imagens falam mais que os diálogos, então muita atenção! O seu surrealismo nada tem de nonsense, é pura analogia e simbolismo, que torna a obra muito rica se devidamente apreciada. Basicamente o filme aborda a repressão cultural, nas casas de cultura, nas escolas, etc., ou seja, praticada justamente por aqueles que se dizem seus patrocinadores. É a chamada "força branca", a da colonização cultural.
Mas nada disso vai saltar obvio na sua cara, é antes de tudo um filme para sentir com seu próprio coração e sua própria visão de mundo (cultura), essa é a mensagem final, antes que os créditos subam.
A única que coisa que torna o filme facilmente assistível e reassistível é a estonteante beleza de Shannyn Sossamon, que aliás, diga-se de passagem, perece que só faz filmes ruins. Tá mais do que na hora da modelo desencantar no cinema, achei que seria este filme, mas, ainda vou ter que esperar para ver o primeiro ótimo filme com a garota dos sonhos.
Meio-Dia Preto
3.4 5Muito bom, quando o filme começa a cansar é a hora do último ponto de virada, que é de cair o queixo! O roteiro é inteligente e consegue enganar quem vê tanto quanto engana aos personagens.
A Grande Viagem
3.8 17Road movie religioso mulçumano = tem coisas que só a TV Cultura fazem por você!
Não achei que isso poderia ser bom, que surpresa incrível! Belo filme...
Mártires
3.9 1,6KContinuando o debate que começou em muitos cometários atrás...
Sobre o termo Torture Porn atribuído a filmes que seguem está tendencia: Mártires, A invasora, Alta tensão, Eles (francês), Baby Blues, Secuestrados (um pouco, nem tanto), Fronteiras, etc., etc., etc...
Então Julio, a questão é a seguinte. Quando digo Torture Porn estou me referindo a um titulo de gênero atribuído recentemente (década passada) a uma série de filmes similares que rolaram naquele momento. Quando os críticos atribuem um nome, como nesse caso, é uma tentativa de apanhar um conjunto de obras e entende-las como uma tendencia em um momento especifico. Por que se faz filmes assim num momento especifico? É uma pergunta que se pretende investigar, por exemplo.
O Saló, do Pasoline, é um filme da década de 70, que embora faça mais jus ao titulo de Torture Porn literalmente (nisto eu concordo com você) temos que voltar o raciocínio ao que já disse alguns comentários atrás e que é o centro do nosso desentendimento quanto ao termo.
Enfim, o "Porn" de Torture Porn não faz menção exatamente ao sexo, mas, ao explicito que fere o pudor, digamos assim. Também faz alusão à gratuidade. Numa tradução grosseira, digamos que o nome atribuído a tal tendencia (que pode ser considerada sub-gênero, dependendo da aceitação do termo) em português seria: Tortura Explicita e Gratuita.
Torture Porn = Tortura Explicita e Gratuita
O Grito
3.0 170A versão americana é muuuito boa. Esta versão só vence por ter uma estrutura narrativa levemente diferenciada, que torna o filme mais instigante.
As atuações estão no mesmo nível, alguns dizem que tem atuações ruins, mas, por duas razões: uma porque muitos viram a versão dublada (e voz é parte da atuação) e outra porque acham que japonese que vivem no Japão deveriam agir e ter expressões corporais iguais as ocidentais, o que não é verdade.
O Grito
3.0 170É engraçado as pessoas citarem tantas vezes os efeitos especiais do filme. Existe uma única cena com efeitos especiais no filme que é a do video gravando um vigia noturno num corredor, mais nada (fotos editadas no photoshop não podem ser consideradas efeitos especiais...)
Hana e Alice
3.7 22 Assista Agorae a cena da última audição que Alice faz é uma das melhores cenas do cinema mundial...
Hana e Alice
3.7 22 Assista AgoraFoi o primeiro filme que vi do Iwai
Foi o primeiro filme que vi com a Yu Aoi
Foi o primeiro filme que vi com a Ryoko Hirosue
Hoje sou fã dos três rs...
Cavalo de Duas Pernas
3.7 17É este tipo de obra que procuro quando reservo algum tempo para ficar atrás de uma tela. Infelizmente obras assim não são encontradas em abundância.
Sim, o filme é repulsivo, grotesco, de mau-gosto, beira o intolerável. Exatamente como este mundo que vivemos.
E tendo retratado uma cultural tão diversa da nossa cultura brasileira, ou poderia dizer mesmo ocidental, o filme é completamente universal, infelizmente a exploração faz parte da forma como se estrutura nosso mundo "humano". As aspas para humano porque justamente o filme trata desta comparação de humano e selvagem. Na verdade ele pode ter diversas leituras, mas, creio que todas elas vão levar a uma relação de poder, seja o poder do homem mais favorecido pelo seu próximo, seja do homem sobre o animal, o especismo.
Obra contundente e realização magnifica, pena que seja tão dura tua verdade.
O Rio
3.9 26 Assista Agoraespero que este não seja o melhor do Tsai, senão será decepcionante! Foi o primeiro filme que vi do diretor, já estou com vários outros em casa e estou torcendo para gostar mais deles...
Sorbet ‘3’
2.1 10Gosto mais deste que de Birds por exemplo. Mais instigante
Living
3.7 6A câmera angular rapidamente remete a Gaspar Noe, mas, por conta da trilha sonora e estética como um todo, é melhor posto ao lado de Gerald Karlg e seu Angst, que inclusive foi influência do Noe.
O vanguardismo impressiona e a fotografia completa, com as câmeras inusitadas e eficientes, a sensação de contemplar o todo, cool e fashion demais para os anos setenta (há controversas! rs).
April Story
3.8 26 Assista AgoraUm detalhe, o Shunji Iwai sempre usa cantoras como atrizes e a música sempre tem um papel importante em seus filmes.
A Lilly Chou Chou é a cantora Salyu; a cantora Chara está em Swallowtail Butterfly e Pic Nic...
Eu conheci April Story por causa deste videoclip:
Matsu Takako : after the rain
http://www.youtube.com/watch?v=p_ibf3xc6E4&playnext=1&list=PL97A9B8BB93D11993&feature=results_video
Vampire
3.7 52 Assista AgoraComercialmente não houve estreia do filme. Apesar de oficialmente já ter tido estréia em 2011 pelo Sundance.
A data prevista para sua estréia comercial, em cinema ou locadoras, é 15 de setembro, no Japão. Para o resto do mundo ainda sem previsão (se acontecer). De fato Vampire não agradou nada nos EUA!
Pelo novo trailer, já feito para o publico japonês, da impressão de que o filme tem a cara do diretor, em palavras mais claras, fãs de horror ou quem espera ver um filme de vampiros e coisa do tipo, pode desmarcar o "Quero Ver".
Me lembrou o clima melancólico e belo de seu Hana e Alice. Talvez se saisse melhor se tivesse filmado com produtoras europeias, em solo e atores europeus.
Para o cinema asiático, levar seu estilo ao cinema americano (o filme é canadense, eu sei) não foi dessa vez. Para Iwai não será mais nenhuma.
John Woo: Bala no Prato
3.7 1Que pena que a pessoa que cadastrou não incluiu o John Woo como personagem do documentário, como é de praxe. Creio que as pessoas não estejam encontrando o filme na filmografia dele, deve ser por isso que ninguém adicionou como visto, afinal passou na tv.
Uma História de Amor Sueca
3.6 56 Assista AgoraAssisti o filme por causa desse videoclipe oficial do Thieves like us, quando vi o filme já tinha esse vídeo decorado na cabeça.
Thieves like us - Shyness
http://www.youtube.com/watch?v=1p-qilKyOmo
L-O-V-E
2.0 3Só vale a pena ver a última história, que ótima, todas as outras são péssimas...
O Teste Decisivo
3.6 381Audition merece e muito a fama que tem.
Se alguns acham que o inicio do filme é monótono eu creio que é porque está pouco acostumado a ver filmes além dos gêneros mais populares, ou simplesmente porque vai ao Audition esperando ver outra coisa, mais um thriller como outros milhares. E mesmo que seja monótono, é justamente desse antagonismo (filme de pretensões mais artísticas e filmes de gênero com diversão visual garantida) que o filme tira a sua força, não fosse isso seria até que um filme comum, exceto pelas
cenas gore, que são muito fortes sim,
April Story
3.8 26 Assista AgoraFaz tempo que procuro esse filme, alguém por acaso conseguiu em pt?
Flores do Oriente
4.2 774 Assista AgoraApesar de exagerar no sentimentalismo o filme é maravilhoso.
Koma
3.2 5Muito mirabolante! E laços forçados entre os personagens, sem consistência, sem fluides, só uma história thriller tresloucada. Não convence!
Uma estrela e meia pelas boas atrizes (sub-utilizadas) e pela direção tecnicamente razoável, com boas cenas e fotografia.
A Marca da Maldade
4.1 221 Assista AgoraA influência dos quadrinhos transborda no filme. a narrativa é simplesmente perfeita, junto com suas composições de cena, enquadramentos. Detalhe para os garotos delinquentes: corriam exatamente como nas histórias em quadrinhos (me lembrou a peça de teatro Avenida Dropsie dirigida pelo Felipe Hirsch, onde alguns personagens caminhavam exatamente como nas graphic novels do Will Eisner).
O jogo de sombras é um deleite à parte. Para ser estudado.
Ilusões Perigosas
3.6 51Uma estrela e meia só porque o inicio até a parte onde entra o nome do filme é incrível e o final antecipa a tendencia de...
filmes como Os outros e Sexto sentido.
Cabaré Biblioteca Pascal
3.8 28Filme maravilhoso, de muita sensibilidade e surpreendente nas direções que toma. Achei a primeira parte um pouco chata, muito por conta da estética, que confesso que não sou apreciador, de forma que o problema não estava no filme, mas, no meu gosto pessoal. Mesmo assim, apartir de um certo ponto de virada (quanto menos souberem melhor) o filme se torna intrigante, te absorve totalmente no drama dos personagens e na sua riqueza visual.
As imagens falam mais que os diálogos, então muita atenção! O seu surrealismo nada tem de nonsense, é pura analogia e simbolismo, que torna a obra muito rica se devidamente apreciada. Basicamente o filme aborda a repressão cultural, nas casas de cultura, nas escolas, etc., ou seja, praticada justamente por aqueles que se dizem seus patrocinadores. É a chamada "força branca", a da colonização cultural.
Mas nada disso vai saltar obvio na sua cara, é antes de tudo um filme para sentir com seu próprio coração e sua própria visão de mundo (cultura), essa é a mensagem final, antes que os créditos subam.
Caminho para o Nada
3.1 24A única que coisa que torna o filme facilmente assistível e reassistível é a estonteante beleza de Shannyn Sossamon, que aliás, diga-se de passagem, perece que só faz filmes ruins. Tá mais do que na hora da modelo desencantar no cinema, achei que seria este filme, mas, ainda vou ter que esperar para ver o primeiro ótimo filme com a garota dos sonhos.